Game of Thrones entre as séries mais caras da TV: Blackwater custou $8 milhões

O Business Insider fez uma matéria sobre a produção de Game Of Thrones e o episódio mais caro já produzido para a televisão: Blackwater, exibido na segunda temporada.

Batalha de Blackwater

Batalha de Blackwater

Segundo David e Dan, criadores da série, a preparação para este episódio começou ainda na primeira temporada:

“Toda essa história de Blackwater remete à primeira temporada … nós deveríamos ter uma batalha com Tyrion e acabamos não sendo capaz de executá-la”, disse Benioff a EW. “Nós sempre prometemos a nós mesmos, nós vamos ter a nossa grande batalha.”

De acordo com George R. R. Martin, roteirista do episódio, este seria o mais difícil de escrever em toda a temporada:

“David e Dan me deram o episódio mais difícil da temporada. Eu acho que foi uma vingança sutil pela a criação de uma série difícil de produzir.”

A média de custo de um episódio de Game Of Thrones gira em torno de 6 milhões de dólares, segundo a E!, o que torna a série uma das mais caras da televisão.

David Benioff e D. B. Weis criadores, roteiristas e produtores de Game Of Thrones.

David Benioff e D. B. Weis criadores, roteiristas e produtores de Game Of Thrones.

“Blackwater” não seria um episódio típico, por isso os criadores foram até os executivos da HBO pedir mais dinheiro, segundo disseram a GQ:

Benioff: “Nós tivemos uma teleconferência muito intensa com os executivos da HBO Foi estranho:. Eles disseram: ‘Então, de quanto vocês estão falando, um extra de $ 500.000? Nós dissemos, ‘Nããão …. “Vocês precisam de um milhão de dólares? “Ummmm …. ‘

Weiss: “Eu acho que nós pedimos  2.5 milhões de dólares. Recebemos 2 milhões e alguma coisa. Isso é um monte de dinheiro na TV…”

Em comparação alguns episódios de séries de TV custam na faixa de 2 milhões.

PARA ONDE FOI ESSE DINHEIRO?

 

Normalmente o grande orçamento do show inclui as filmagens em vários locais, em lugares como a Irlanda do Norte, Marrocos e Croácia.

Para o episódio da “Batalha de Água negra” o grande orçamento foi para uma sequência de luta de três partes que consistia em um grande batalha naval, luta de praia, e do assalto ao castelo. As filmagens para a cena aconteceram em Belfast, onde Benioff disse que gravou a cada noite por cerca de um mês.

game-of-thrones-ship

water-tank-game-of-thrones water tank game of thronesship-game-of-thrones ship building game of thronesguards in tower game of thrones game of thrones ship

De acordo com um vídeo da 2ª temporada, o orçamento foi espalhado por navios de construção, efeitos visuais, e mais de 250 figurantes que precisavam de trajes e treinamento de luta. Um navio de guerra em tamanho real, com base em navios do século 14, foi construído e incluía um grande deck acima e abaixo do solo.

Segundo Benioff, em Blackwater foram usados mais efeitos do que em qualquer outro episódio até aquele ponto.

“Tentamos evitar efeitos visuais excessivos no show, mas com “Blackwater“não houve alternativa”, disse Benioff à EW. “[Os membros da equipe de efeitos visuais] Steve [Kullback] e Rainer [Gombos] encontraram uma grande equipe de assistentes de tecnologia e o que eles fizeram, na nossa opinião completamente imparcial, foram alguns dos melhores efeitos visuais na história da televisão.”

Tudo isso para fazer “Blackwater”, mas será que o preço valeu a pena para a HBO e “Game of Thrones”?

weapons-game-of-thrones horses game of thrones horses cgi game of thrones game of thrones castle towers castle game of thrones

Comentários do episódio mostraram que foi recebido de forma tão positiva que alguns chamaram de melhor episódio da série “preenchido com o máximo de espetáculo como qualquer episódio de TV.” O episódio foi premiado no Hugo 2013 e teve uma das maiores audiência da série, com algo em torno de 3,38 milhões de telespectadores. O que levou a um maior interesse na série e as classificações não baixaram desde então.

Até o final da 3 ª temporada, o público de “Game of Thrones ‘” quase dobrou, para 5,39 milhões de telespectadores – para não mencionar os milhões a mais que assistem através do serviço de streaming online da HBO, HBO Go. Apesar de “Blackwater” ter ajudado a tornar “Game of Thrones”, um dos programas mais populares, a maior batalha ainda pode estar por vir.

“Não há outra batalha maior do que a que está chegando, e veremos até o final da quarta temporada,” disse Benioff à GQ.

Veja o making of de Blackwater aqui, e veja nossas resenhas com spoilers e sem spoilers do episódio.

gif wildfire agua negra fogovivo gif wildfire agua negra fogovivo

 

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • (SPOILER DANÇA DOS DRAGÕES)
    Fico imaginando quanto vai custar a cena da Dany e do Drogo na arena de Meeren… o.O

  • Joao Palmadas

    ” ‘Tudo isso para fazer ‘Blackwater’, mas será que o preço valeu a pena para a HBO e ‘Game of Thrones’ ?’ ”

    Acho que outro investimento poderia render mais. Mas se você está falando em arte, é claro que valeu a pena. A arte não tem preço.

    ” ‘Não há outra batalha maior do que a que está chegando, e veremos até o final da quarta temporada,’ disse Benioff à GQ.”

    Se for mais grandioso que Blackwater e quase tão trágico que o Casamento Vermelho (que mais trágico não poderá ser), então com certeza será um episódio para a história. Eu acho difícil, mas tomara que eles consigam.

  • Thallys Rodrigo

    Batalha na Muralha vai ser foda demais, imagino as batalhas de Meereen e de Winterfell como vão ficar <3

  • Myriel

    Agora vamos aguardar o episódio 9 desta temporada!

    Será que em The Winds of Winter e A Dream of Spring teremos outra(s) batalha(s) tão épica(s)? Eu aposto meus dragões de ouro que sim, e que a adaptação para a série vai estourar o orçamento novamente!

  • Samara Oliveira Teles

    Na verdade depois que se faz a modelagem 3d é só reaproveitar ela fazendo animações com o mesmo modelo. A galera coloca todo o esqueleto do dragão e é só fazer o movimento depois mexendo esses ossos, aí toda malha acompanha o movimento. Acho que essa ultima versão do drogo ta muito boa já, é só aumentar a dimensão dele que ta otima pra cena. Claro se a HBO quiser fazer outro dragão aí pode aumentar bastante os custos e tudo mais. Acho que no caso tudo vai depender também das partículas que vão ser usadas, porque quanto mais demorado for pra empresa processar o render , ela cobrará mais caro.

  • Marco Antônio Freitas

    Sim, mas ‘Blackwater’ não é o episódio mais caro produzindo na TV, o piloto de Fringe por exemplo custou 10 milhões e tambem já não é o mais caro, dizem que o de Lost custou 14, mas o mais caro que tive noticia foi o de Boardwalk Empire que custou 18, ainda vale mencionar que GOT não é a série mais custosa que já exibida, a última temporada de Friends custou em média 10 milhões por episódio. De todo modo curioso para descobrir o custo desta 4ª temporada.

  • Ok, corrigido.
    Obrigada.

  • Quando eu vi esse episódio pela primeira vez eu ainda não havia lido os livros, e graças a deus (R’hllor) não tinha pego nenhum spoiler, então pude aproveitar 100% do ep.
    Desde as primeiras cenas você percebe que algo grandioso esta por vir, você fica ansioso, com medo do que pode acontecer, e cria expectativas absurdas para o que vai acontecer. E não se decepciona!!! Isso que eu achei mais fantastico, você não se decepciona com ele. E na ultima cena vc ainda solta um ‘caralho… que episódio foda’.
    Enfim, é um ep muito bem feito e que consegue te prender mesmo que vc assista mais de uma vez (ja testei e fiquei apreensivo da mesma maneira).

    E QUE VENHA A BATALHA DA MURALHA!!!!!!!!

  • Tiago Baldissara

    Também acho que sim, o George Martin já falou que duas grandes batalhas vão acontecer antes da metade do Winds of Winter. Se você já leu até o quinto, sabe quais são.

  • Marcelo Serrano

    Pior que eu acho Blackwater meia boca. A cena da explosão de fogo-vivo é perfeita, mas as demais cenas de lutas são razoáveis, assim como as demais lutas de espada da série. Eu creio que isso tenha mais a ver com a dificuldade de fazer algo muito fluído com enormes espadas. Porém, se pegarmos filmes já antigos como Coração Valente, a comparação fica feia para a série.

  • Danilo Souza

    Levando em consideração que o núcleo de Dany é onde há mais CG, não acredito que será tão complicado/caro para se fazer quanto a Blackwater e a Batalha da Muralha.
    Não sei como funciona o custo para se fazer uma cena em CG, é só uma impressão. 🙂

  • João Victor

    Essa cena tem tudo para ser uma das mais espetaculares de todos os tempos!

  • Saulo Vieira

    Eu gostei muito desse episódio, mas nenhum episódio vai reproduzir a emoção que eu senti no 03×04, quando a Daenerys dá um cano no mestre Kraznyz e liberta os Imaculados.

  • Quis dizer não somente o Drogon, mas o contexto da Arena com vários figurantes (assim como em Blackwater), lutas e finalmente a cena dela com o Drogon.

  • Matheus Borges

    Concordo, a parte da explosão, fogo vivo, é linda. Mas a luta em si é bem sem graça. :/

  • Lucas

    Tinha visto esse episodio primeiro antes de ler o livro e gostei pra caramba, tanto que tinha visto umas 3 vezes, no livro criei muita expectativa antes da batalha, mais acho que foi por ter bem mais detalhe. Mais de fato a batalha no livro PRA MIM não foi tão emocionante como na série.(talvez por eu ja ter visto mil vezes)

  • Eduardo Fernandes

    talvez essa cena aconteça na 6º temporada, mas como parece que adiantaram alguns arcos não duvido nada que possam fazer no final da 5º temporada, mas uma coisa é certa vai ser uma cena épica, os dragões nessa temporada já estão incríveis, a tendência é com mais 2 temporadas garantidas o orçamento seja maior, ganha o show, ganha a HBO, ganha os espectadores dessa série maravilhosa que pra mim é Top 3 com certeza.
    Aguardando ansioso a Batalha de Castle Black, segundo Beniof vai ser grandiosa!!!!!!
    Tomara!!!!!!

  • SergioFVS

    [SPOILER LIVRO 3]
    Acho que superará sim, afinal também teremos a Víbora e a Montanha entre as cenas da Batalha de CastleBlack, e podemos ter também Goldshit, isso seria épico suficiente pra mim, melhor que isso só uma senhora enforcando alguns Freys.

  • Alex

    SPOILER!!
    Batalha da dany e qual mais?Não me recordo

  • Anon Anonimo

    A batalha no norte, Stannis vs Ramsay.

  • hey_johnny

    Alguém sabe me dizer o valor para se adicionar a HBO ao pacote da NET?

  • Roberto

    Boa observação. Foi o que notei também. As lutas em terra foram escurecidas para camuflar as imperfeições. Porém o fogo vivo foi bem mais explosivo que no livro. abs

  • Roberto

    Friends custou essa fortuna pq cada ator ganhava 1 milhão de dollares por capítulo.abs

  • Roberto

    Que assim seja em nome da qualidade. abs

  • Roberto

    Nossa! Que gastem muito para satisfazer a minha imaginação ao ler esse capítulo. abs

  • pelamor cara, liga lá e pergunta
    (mas sério, deve ser 30 reais a mais)

  • hey_johnny

    O atendimento ” está indisponível, tente mais tarde”. Obrigado pela informação e simpatia.

  • hahahaha 😉 desculpa o ‘jeitinho’ é que realmente esse é o tipo de coisa que vc tem que ver com a sua operadora, né? depende mto. mas a NET cobra 30 conto a mais.

  • Flávio Gama

    Até lá a série vai bater mais e mais recordes de audiência e mais grana vai entrar no bolso da HBO e dos produtores. Assim espero!

  • Spock Balboa

    Tiveram que pegar uma linha de crédito com o Banco de Ferro.

  • 40 reais, pelo menos em SC. Pelo menos foi o que a atendente falou, quando chegar a fatura sempre é outra história. :/