Curiosidades sobre a criação do Purple Wedding por George R. R. Martin

ATENÇÃO: SPOILERS A SEGUIR.

Quem matou Joffrey? Qual evento histórico inspirou o casamento Púrpura? E o que Martin queria que você sentisse ao ler isso nos livros?

game-of-thrones-01
No ano passado, a gente ficou sabendo que O Casamento Vermelho de Edmure Tully e Roslin Frey foi inspirado no Black Dinner escocês: O rei da Escócia estava lutando contra o clã dos Black Douglas, e ofereceu a paz em certo momento dando ao jovem conde de Douglas passagem segura em suas terras. No final das contas, tudo isso era uma mentira para trazer a presa para o seu covil: durante o jantar, homens começaram a batucar em um tambor, ofereceram ao conde a cabeça de um javali negro (símbolo da morte), arrastaram seus homens para o pátio e os assassinaram.

O Casamento Púrpura de Joffrey e Margaery também tem um evento histórico real como inspiração. Entrevistado pela EW, George R. R. Martin revela:

“Me baseei um pouco na história a morte de Eustace, o filho do rei Stephen da Inglaterra. Stephen tinha usurpado a coroa de sua prima, a imperatriz Maude, e eles travaram uma longa guerra civil e anarquia a guerra estavam destinadas e serem herdadas aos segundos de sua geração, porque Maude teve um filho e Henry e Stephen também. Mas Eustace morreu engasgado em uma festa. As pessoas ainda debatem isso milhares de anos mais tarde: Ele sufocou até a morte com a comida e vinho ou foi envenenado? “

Martin ainda fala nessa entrevista muitas coisas legais ao redor da criação da morte de Joffrey. Ele criou a trama com bastante cuidado introduzindo o próprio veneno que ele usou no início da franquia.

“O veneno que é usado para matar JofFrey é o mesmo que introduzi anteriormente nos livros e os seus sintomas são semelhantes à asfixia. . . Assim, uma festa é o momento perfeito para usá-lo. Eu acho que a intenção do assassino não era transformar este em um outro casamento vermelho, com assassinato em massa e carnificina. Acho que a idéia com a morte de Joffrey era fazer com que parecesse um acidente.”

759998_got_mp_091013_ep402-25871
Sobre como e quando Martin planejou matar Joffrey, ele conta que planejava isso desde o que o primeiro livro foi escrito em 1996 e que passou os anos seguintes criando a trama, tendo a escrito somente em 1998. O livro foi publicado em 2000.

Parte disso aconteceu porque há muito escuridão nesses livros. Eu tenho sido muito sincero no meu desejo de escrever uma história onde as decisões têm conseqüências e ninguém está a salvo. Mas eu não quero que seja uma história implacavelmente sombria, eu não acho que todo mundo iria ler os livros se tudo fosse apenas escuridão e desespero e se as pessoas estivessem apenas sendo terrivelmente torturadas e mutiladas e morrendo . De vez em quando você tem que dar aos mocinhos uma vitória – onde os caras que possuem leves tons de cinza vençam os caras que são um tom mais escuro de cinza. O Casamento Vermelho e este  que os fãs chamam de casamento Púrpura ocorrem no mesmo livro. Na série de TV, os acontecimentos se separaram entre as temporadas. Mas a morte de Joffrey era, em alguns aspectos, um contrapeso para os leitores à morte de Robb e Catelyn . Isso mostra que ninguém está seguro, às vezes os bons ganham, às vezes os bandidos ganham. Ninguém está a salvo. Eu também tentei fornecer um certo momento de emoção com a morte. Quero dizer, Joffrey como um ser monstruoso como ele é – e, certamente, ele não é tão monstruoso nos livros como ele é na sériede TV, e Jack trouxe algumas coisas novas incríveis para o papel que de alguma forma fez dele alguém ainda mais repugnante do que ele está foi escrito no livro – mas Joffrey nos livros ainda é um garoto de 13 anos de idade. E há um momento em que ele sabe que está morrendo e que ele não consegue respirar e olha para Tyrion e para a mãe e para as outras pessoas no recinto com apenas terror em seus olhos, você sabe, “Ajude-me, mamãe, eu estou morrendo.” E nesse momento, acho que até Tyrion vê um menino de 13 anos de idade morrer diante dele. Então eu não quero que ele seja inteiramente, “Hey -ho, a bruxa está morta.” Eu queria que o impacto da morte ainda trouxesse sentimentos mais complexos para parte do público, que eles não necessariamente apenas vibrassem.

Agora algo que todo mundo procurou em nossa wiki durante toda a semana desde que o episódio foi exibido no último domingo: Quem matou Joffrey?

Isso é respondido de maneira um tanto quanto sugestiva ainda no livro A Tormenta de Espadas, e provavelmente será respondido em breve na série. Mas Martin respondeu essa pergunta para a revista Rolling Stone no início da semana:

 A conclusão tirada pelos leitores mais cuidadosos é a de que Joffrey foi morto pela Rainha dos Espinhos [Olenna], usando um veneno que estava na rede de cabelos de Sansa, então, se todos pensaram que ele foi envenenado, Sansa seria a culpada. Ela certamente tem uma boa razão para isso. Eu trago isso a tona porque eu acho que é uma questão interessante de redenção. É quase como matar Hitler. Será que a Rainha dos Espinhos precisa de redenção? Ela matou Hitler ou um garoto de 13 anos? Ou ambos? Ela certamente tem bons motivos para tirar Joffrey do jogo. Depois de tudo o que ouviu dele, ela percebeu que ele era bastante instável e se casaria com sua amada neta. A Rainha dos Espinhos estudou Joffrey bem o bastante para saber que, em algum ponto, ele se cansaria de Margaery e ela seria maltratada da mesma forma que Sansa foi. Mesmo que ela tenha removido Joffrey da história, a neta ainda poderá conseguir a coroa, sem precisar se colocar em risco. Então, neste caso, o fim justifica os meios? Eu não sei. Isso é o que eu gostaria que os leitores e telespectadores debatessem.

Se não ficou claro o que George quis dizer nesta entrevista, é legal saber o seguinte: A rede se cabelos de Sansa foi substituída na série pelo colar de pedras púrpuras que ela ganha de presente de Dontos.

tumblr_n3o9e11Kdn1s5574zo1_500Em tempo: na nossa wiki você encontra o resumo de quase todos os personagens e de todos os livros, se estiver curioso para saber os desdobramentos deste acontecimento tão importante da série: Acesse: wiki.gameofthronesbr.com/index.php

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Loler

    To achando que pra tentar prever o futuro de GOT, a galera vai precisar estudar um pouco de História e Geografia, só um pouco

  • Olenna estava certíssima, lembrando ainda que Loras faz parte da guarda Real nos livros e ele mataria Joffrey, caso ele espancasse ou estuprasse Margaery. Seria tiro, porrada e bomba esse casamento kkkkkkkkk

  • Hugo Ferreira

    Pra mim é isso que faz sentido, foi a Olenna que matou o Joffrey. Mas só achei estranho que ele devia estar bebendo daquela taça que o Mace Tyrell deu pra ele…
    Mas pequeno por menor

  • Tiago Mendes

    Pois é.. Loras é o espelho de Jaime quando mais novo, exceto pela opção sexual. Caso surpreendesse Joffrey maltratando a Margery não pensaria duas vezes e se tornaria um regicida.

  • Andrea Avalos

    Vamos debater, então, George. Eu acredito que Joffrey precisava morrer, tinha que morrer. Não existe redenção para Joffrey. Existe redenção para Jaime, existe, tal vez, redenção para Theon, mas para Joffrey? Não.

  • Eduardo Nogueira

    Ele não falou da participação do mindinho nisso tudo

  • Nymeria Sand

    Interessante isso sobre a dúvida dele ter sido envenenado ou não. Na série fica bem claro na hora que ele não estava apenas se engasgando, porque começa a sangrar por todo lado, mas no livro, só quando o Pycelle faz a autópsia, confirma que não havia nada na garganta do Joffey. Quando li, só conseguia visualizar o menino arranhando a garganta, desesperado, tantando respirar. Inclusiva é uma imagem bem angustiante, que infelizmente não teve na série.

  • Luana

    Eu sei que era uma criança de 13 anos, mas era uma criança de treze anos babaca, sádica, e o pior, com poder nas mãos sobre todo um reino. Se ele tivesse demonstrado, de alguma forma, que se tivesse a chance de crescer sob outro tipo de influência ele seria diferente, eu acho que teria sentido algum tipo de compaixão, mas o Joffrey só tendia a piorar e isso ainda era amplificado pela posição que ele ocupava. Então sim, eu fiquei com o sorriso do Coringa na cara quando ele começou a engasgar e só faltei fazer uma dancinha da vitória.

    Só lamento mesmo por que vou sentir falta do Jack Gleeson, ele é muito foda. Fora isso, estou ansiosa pelo que está por vir 😛

  • Rebeca Pires

    eu só acho que na morte de Joffrey teve participação de Oleena e Mindinho para um golpe de estado, se não como ele saberia a hora certa de tirar Sansa de Porto Real??

  • Hudson R. Jesus

    Acredito que foi o Mindinho, como sempre. Ele é o mestre do jogo. Todos são peões em suas mãos.

  • Tiago Da Silva Ferreira

    Inclusive a série tem falhado em explorar a personalidade do Loras. Isso é importante, até por que isso será explorado pela Cersei no futuro.

  • Mariana Schneider

    “Exceto pela opção sexual” que, no caso, a do Loras é menos excêntrica…

  • Marcelo Dias

    Também esperei ele “arranhando, tirando tiras de carne com as unhas e nervos duros com pedra” igual no livro. Infelizmente

  • Marcelo Dias

    ou ler os livros do George mesmo.

  • Rômulo Souza

    Pausei o episódio na cena que a Olenna está falando com Sansa no Casamento, e – me parece – que falta uma pedra.Fiz isso porque simplesmente ao ler os livros me pareceu que realmente poderia ter sido ela, enfim são apenas detalhes. Acho que a equipe do GoTbr poderia postar a imagem…

  • Bacellar
  • Rômulo Souza

    ah sim, desculpa, estava aguardando a Análise sem spoilers 😀

  • Lionel Dayne

    Pooo. todo mundo aqui indagando sobre a Morte e “adivinhando” que foi a Ollena ou ela e o Mindinho. Grandes Gênios vocês! Não que no livro alguns capitulos depois da morte do Joffrey o Mindinho fale claramente pra Sansa que ele e a Ollena fizeram isso né?? putz.
    O que tem que se discutir é se o Mindinho realmente teve alguma participação nisso já que ele apesar de ser um bom espião e realmente bem inteligente, sempre contava vantagem de coisas que não fez para se passar por alguem ainda mais astuto.
    De certo que ele sabia sobre o acontecimento com antecipação e que o Dontos que entregou a rede pra Sansa estava trabalhando pra ele. Por tanto há de se ter quase certeza que dessa vez ele não mentiu e realmente mancomunou com a rainha dos espinhos. Mas é estranho nessa entrevista aí o GrrM não ter citado o nome do Mindnho.
    Minha aposta após isso então é que Ollena usou o Mindinho pra saber quem era próximo da Sansa ele pode ter indicado o Dontos que trabalhou pra Ollena e depois contou tudo pro Mindinho..

  • Lionel Dayne

    Mas ela meio que adiou o aumento de poder dos Tyrell já que por conta disso adia o casamento real e os Lannisters continuam reinando (mesmo que com os tyrells aparticipando dos conselhos) meio que sozinhos.. A influencia sobre o Rei vem toda a partir do Tywin.
    Mas ela fez certo mesmo pensando a logo prazo SPOILER: A Margaery vem fazendo a cabeça do Tommem e quando eles se casarem ela poderá ser a verdadeira governanta do Reino influenciando o Rei.

  • Lionel Dayne

    Existe em westeros então uma nova orientação sexual? Jaime é adelphóssexual

  • Rodrigo

    Só sei que com a morte de Joffrey vai começar tudo de novo.

  • Felipe Lobato

    Curiosidade:

    Essa mesma Anarquia que Martin citou foi usada como inspiração para a Dança dos Dragões, guerra civil entre Rhaenyra Targaryen e Aegon II.

    Assim como Henry herdou o Trono com a pretensão da mãe, Aegon III também. A diferença é que o filho de Aegon II teve a cabeça arrancada a mando do marido de Rhaenyra, enquanto Eustace morreu engasgado.

  • Felipe Lobato

    E usem e abusem da wiki, gente. É muito boa (principalmente os meus artigos, claro x]) auheuheueh

  • Mallandrox dos mamilos rosados

    Não precisa se justificar por ter matado o Joffrey não, dona.

  • a verdade

    ainda não entendi de onde as pessoas tiraram q olenna era assassina, pra mim tava tão óbvio q era o mindinho

  • Pati

    se era para parecer um acidente prq precisava que o veneno estivesse com a sansa? não podia estar escondido na roupa da própria Olenna??? Até parece que a intenção era incriminar a Sansa e Tyrion mesmo… Mas se ela já sabia sobre o plano do Mindinho pra tirar a Sansa de Porto Real, sem tempo de notarem que o veneno veio de uma pedra que faltava em sua rede de cabelo, isso não ajudaria em nada a incriminar os dois… então supoe-se que a Olenna não sabia do plano do Mindinho sobre a Sansa, mas aí seria a velha Olenna tão cruel a ponto de querer condenar a morte uma garota tão sofrida e inocente como a Sansa? dúvidas…

  • Miguel Oliveira ¬¬’

    Foi uma ação conjunta do Mindinho com a Olenna, já que um não conseguiria fazer tudo sem o outro. Mas, quem pôs o veneno foi a Olenna então ela foi a assassina “principal”

  • rouland

    Na verdade foi uma conspiração que envolvia os dois, não?

  • Messinho’

    Na verdade acho que aí entra o papel do Mindinho. Ele sabe a capacidade mental que Tyrion têm, então envolveu tanto Sansa quanto o anão na equação pra poder ter sua Cat e ainda tirar um jogador da mesa.

  • Vitor

    Na minha opinião ela (Rainha dos Espinhos) não tinha intenção de fazer parecer que a Sansa foi culpada pelo “acidente” e sim Tyrion, o plano foi perfeitamente arquitetado pelo Mindinho que já iria aproveitar para tirar Sansa de Porto Real logo em seguida, quem sai como culpado mesmo é o Duende.

  • Samir Saif Tomaz

    Mindinho e Varys são excelentes jogadores, mas estão longe de serem mestres que dominan o jogo dos tronos. O que diferencia eles de Tyrion, por exemplo é que muitas vezes ele parece e por circunstancias se comporta como peao no tabuleiro, mas, ele reconhece, antecipa e sabe executar movimentos mais complexos que um simples peão. Mindinho faz o que Maquiavel sabia fazer, estreitava as relações da corte de um lado, criava conflitos de outro. Ainda prefiro Varys.

  • Samir Saif Tomaz

    Bingo!

  • Daniel

    Talvez mudem na série e coloquem outra pessoa como culpado hehehe

  • Daemon Dhhn

    Redenção para Jaime? O que ele fez de errado? Salvou uma cidade?

  • Hellysson Wesley

    bom acho que vcs sabem o quanto o Mindinho tinha o controle da situação. pois ele era o mestre dos irmãos Kettleback (desculpa se escrevi errado) que são os mercenários que são contratados pela rainha a qual ela tinha um caso com o Osmund (se não me engano) ate que o promoveu a guarda real e eles parecem muito no Festim dos Corvos na conspiração de Cersei. Na serie inclusive não percebi a entrada deles na história, mas a origem deles é lá dos Fingers ( os dedos, inclusive a mesma de Mindinho)

  • Rafael

    Era isso que eu ia falar, acho que ideia de incriminar Tyrion foi do Mindinho, uma por causa do Tyrion ser quem é e outra pra colocar a Sansa como sua aliada, ou seu novo peão, ou seu objeto de desejo, ou todas as anteriores.

    Mas olha só como é a vida, agora Tyrion está a um passo (mais pra uma longa maratona na realidade) de se aliar a Mãe do Dragões, minha aposta, ele será Mão da Rainha, vamos ver como o Mindinho se sai dessa, lembrando que um Lannister sempre paga suas dividas..

  • Renato

    Aleijou um menino de 10 anos 🙂

  • Cassio Oliveira

    Não lembro se nos livros o Tywin se envolve na trama da morte do Joffrey de alguma maneira, mas eu não consigo parar de pensar em que do mesmo jeito que o Martin (que escreveu tanto o S03E09 quanto o S04E02) matou a Talysa para encurtar caminhos de desenvolvimento da personagem na Série ou abafar teorias sobre ela, ele colocou aquele papo da Olena com o Tywin para sugerir que o velho tinha algum dedo na parada, ele seria o maior interessado na morte do imprevisível Joffrey e mais ainda em tirar o Tyrion do jogo, então, se eu estiver minimamente certo: Olena e Tywin conspiraram com o Mindinho sobre o envenenamento e colocaram o Dontos (que tbm tem muito interesse na morte do Joff) consciente nisso, e a sansa como consequência (boa pro mindinho).

  • Jotave

    Mindinho simplesmente deve ter combinado com Olenna que levaria um
    colar cheio de venenos no pescoço da Sansa e que ela deveria pegar algum
    e matar o Joffrey. Se ela não pegasse, o colar estaria lá e ninguém
    descobriria o veneno. Olenna não sabia da parte de tirar Sansa de Porto Real, até porque não havia necessidade de Mindinho falar.

  • Alucard

    KKKKKKKKKK, disse tudo, só genio aqui

  • Alaycan Dantas

    Na minha opinião, Joffrey foi morto por Shai! Ela deveria estar escondida, vendo a sena do homem que ama, ser literalmente humilhado durante o Casamento Purpura. Com as suspeitas voltando-se para Thyrion, este será obrigado a atravessar o Mar Estreito e viajar a procura de segurança, aonde certamente viveria com Shai, para sempre!

  • Daemon Dhhn

    Aleijou, mas se não tivesse feito poderia morrer junto com sua irmã e seus 3 filhos. Ele salvou dezenas de milhares, seu saldo está um tanto positivo.

  • Rafael

    Minha opinião, era bem capaz dele saber o que aconteceria, mas não fez nada pra impedir, ele não meteria seu dedo diretamente nessas coisas, lembre-se que sangue nunca toca a tunica de Tywin Lannister, mas dos seus lacaios ae é outra coisa…

    Neste caso eu tenho duvidas que ele esteja ligado dando algum apoio moral, mas é capaz de ser ligado pela inércia de impedir o ocorrido.

    Dele com o Tyrion é uma questão complicada de responder, pois Tywin odeia o Tyrion por motivos listados já e talvez port motivos mais obscuros, mas ele nunca duvidou da capacidade do anão, mesmo em negando seu filho em varios momentos, ele não seria estúpido de perceber a inteligência do seu caçula. As vezes eu tenho a impressão que o pai de uma forma escrota e sem noção ainda tentava ensinar o filho em alguns momentos, a cena após o casamento vermelho, dele explicar o plano, na forma que ele fala que ele não deve buscar aplausos, sinceramente eu acho essa relação tão complicado e dificil de entender que tenho muitas duvidas a respeito dela. Sabe é facil saber como Tyrion se sente, pois estamos na cabeça dele, mas não estamos na cabeça do Tywin pra saber.

  • Raphaela Vicente

    Na minha opinião, ele foi morto por Varys… ALERTA só quem leu o quinto livro vai me entender

  • Juliana

    Atirou uma criança de uma torre…

  • AP

    acho que quem matou joffrey foi realmente Ollena.acredito que mindinho deu a rede de cabelo para sor Dontos entregar para Sansa,e no casamento Ollena pegar uma das pedras e colocar na torta de Joffrey(sim,no livro a TORTA esta envenenada),acho isso pois depois de sansa contar como Joffrey é um monstro para Ollena e margaery ela ficou com pena de Sansa e temeu por sua neta sofrer o mesmo,então ela combinou com mindinho tudo isso e envenenou Joffrey.

  • Mickey Lucas

    não pode ser… ou pode.
    pra mim, quem matou joffrey, robb e balon, foi a bruxa vermelha. como eles morreram não conta.

  • Carmine

    Ok, quero começar uma discussao aqui sobre o fato de ter sido a Olenna ou nao. Tenho um ponto aqui que nunca vi ser discutido em lugar nenhum…

    No casamento real, o Joffrey ganha uma taça gigantesca de Mace Tyrell, que é utilizada como cálice nupcial. Isto é, o noivo e a noiva partilham da mesma bebida desse cálice durante a festa. O ponto é: nao acho que a Sra. Olenna colocaria o veneno na taça sendo que a Margaery, sua neta, poderia ser envenenada também! Pra mim isso ficou muito óbvio, e o Mindinho só falou pra Sansa que tinha sido a Olenna porque ele tem alguma intençao por trás disso, já que ele é o maior mentiroso/manipulador dos Sete Reinos!

    Entao, sempre pensei que o assassino seria outra pessoa mesmo… só nao sei quem…

    Alguém pensa assim também?

  • GUI

    Não fez a dancinha da vitória??? Putz… vacilo. Aqui em casa todo mundo fez. Muita alegria pra um momento só.

  • Pati

    acho que a Margaery já sabia do plano, e quando viu a avó colocar a pedra na taça ela parou de beber.

  • Carmine

    Uhm, bom ponto, mas pensando bem, nao acho que quem quer que tenha arquitetado o plano teria contado pra Margaery, já que ela tem tendências muito fofoqueiras com as primas, como é mostrado no quarto livro… E também, pra mim parece que envenamento é um tipo de conspiracao muito discreta, algo que seria feito por uma única pessoa somente. Além disso, a Margaery nao ia querer que Joffrey morresse, porque mesmo se fosse prometido a ela se casar depois com Tommen, ela ia demorar muito pra ser a rainha de verdade.

  • Felisberto Albuquerque

    Jaime tem seus pecados… salvar a cidade e milhares contam, mas a fama que ficou foi a de regicida. Mas pra mim seu maior pecado foi ter participação na tramóia da difamação e estupro coletivo de Tysha, a 1ª esposa de Tyrion. Foi sádico demais fazer isto com um irmão.

  • Matheus Borges

    Nos livros a Shae não ama o Tyrion e também não está no casamento do Joffrey. Ela nos livros é só uma puta que quer crescer em PR e acaba se fodendo.

  • Homem Vitruviano

    Ela não matou os reis, ela preveu a morte deles. Já ia acontecer, ela sabia disso.

  • Homem Vitruviano

    Você não leu os livros né!? A Shae não tem envolvimento nenhum nisso, e não, o Tyrion não vai viver com ela.

  • Homem Vitruviano

    Se o Tyrion foi incriminado de propósito logo a Sansa seria também, por ser mulher dele, assim como foi nos livros. Eu acho que o veneno estava no colar da Sansa unicamente pra Olenna não ter tanta proximidade assim com o veneno, pra nada dar errado talvez. Sobre incriminar o Tyrion, acho que foi um azar dele, porque no livro é a torta que está envenenada, e ninguém poderia saber que o Tyrion iria ter que servir vinho ao Joffrey, o que acabou o colocando como suspeito número 1.

  • Matheus Borges

    Eu li e não entendi e,e

  • Luana

    Se fizesse a dancinha ia acabar perdendo algum detalhe da cena -q

  • Brr Knustt

    Pati <3

  • Roberto

    Eu também acho. Martin nunca foi óbvio.

  • Zélia Leticia Dantas Bezerra

    É preciso lembrar que a Margaery dos livros é diferente da Margaery da serie. Nos livros ela não tem esse desejo louco de ser rainha, isso é algo que parte do pai dela para elevar mais os Tyrell que sempre foram vistos de cima porque não descendiam de reis. Acho perfeitamente possivel que a Margaery soubesse do plano, o fato dela ser fofoqueira com uma coisa e outra não quer dizer que um segredo como esse ela fosse revelar. Ela sabia o monstro que o Joffrey era com a Sansa e também sabia que só seria questão de tempo até ela ter que pagar o pato… A Olenna podia perfeitamente ter convencido ela, uma vez que ela parece ser muito protetora com os netos, os Lannister não vao desprezar ajuda dos Tyrell, então Margaery seria rainha, independente de quem fosse o rei, tanto que foi só o Joffrey morrer e a pressão pra ela casar com o Tommen começou.

  • Fernando Hax

    A Shae é uma seguidora de acampamento, ama o ouro, e quem “cagar” mais ouro, leva. Desculpem mas tive que escrever isso.

  • Marina Giangiulio

    Uma possibilidade é Tywin ter matado Joffrey, já que era muito difícil manipulá-lo. Enquanto Tommen (irmao de joffrey) ja nem tanto! Meio louco tudo isso mas é possivel, tanto que no final do ultimo episódio o avô ja aparece ensinando e controlando o neto a pensar da mesma forma que pensa!

  • Mickey Lucas

    cara…. nunca pensei por esse lado. mas…
    agora fiquei na dúvida sobre a ‘reencarnação’ do mance rayder