George R. R. Martin conseguiu “matar” até seu próprio website

58b9e4efgw1eej44vj9kmj21a81b9kbyO polêmico excerto de The Winds of Winter (Os Ventos do Inverno) liberado ontem por George R. R. Martin, o Matador, ontem foi tão acessado, mas tão acessado, que deixou seu website e blog fora do ar. Apesar disso, o mestre, bem-humorado, escreveu um post pedindo desculpas e agradecendo a procura e os comentários positivos a cerca do capítulo.

Ele ainda aproveitou pra contar um pouco da história de “Mercy”.

Eu mencionei que este capítulo teve uma rica história. É verdade. O primeiro rascunho foi escrito há mais de uma década atrás. Originalmente, era para ser o capítulo de abertura de Arya após o infame “salto de cinco anos” que a história daria, a sua primeira aparição em A Dança dos Dragões, como inicialmente concebido. Em seguida, ele supostamente teria sido uma parte de O Festim dos Corvos, depois de abandonado o intervalo de cinco anos e de terem sido divididos os livros. Em seguida, ele teria sido o capítulo conclusivo de Arya em A Dança dos Dragões. Mas parecia mais com um capítulo de abertura do que de fechamento, por isso pouco antes de A Dança dos Dragões ser publicado, o meu editor e eu concordamos em removê-lo do livro e transferi-lo para Os Ventos [do Inverno]. É claro que foi revisto, encurtado, polido, e ajustado a cada passo do caminho, de modo que a versão no meu site tem algumas diferenças significativas em relação à versão do “salto de cinco anos”.

arya_stark_and_nymeria_by_monsterling-d664jro

Uma Arya mais velha, ao lado de Nymeria (Arte: Jacqueline Jocson | NÃO É UM SPOILER DO CAPÍTULO EM QUESTÃO)

Se o público em geral achou o capítulo um pouco “pesado” demais, imagine o que pensariam dessa versão com uma Arya mais adulta?

E vocês que já leram, o que acharam? Dividam suas opiniões com a gente aqui nos comentários.

O capítulo foi replicado em inglês aqui no site, e já estamos trabalhando numa tradução (são 16 páginas!). Enquanto esperam, que tal ler os outros capítulos de Os Ventos do Inverno que já traduzimos?

O sexto volume das Crônicas de Gelo e Fogo ainda não tem data de lançamento prevista.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Arya é foda até fora dos livros… Não vejo a hora de ler a Tradução!

  • Édipo Pereira

    George, O Matador!

  • Samir Saif Tomaz

    Do jeito que a coisa vai, já teremos lido metade do livro quando chegar as prateleiras.

  • Vaz

    SPOILER!
    O arco da Arya ficou deslocado nos últimos livros, mas pela leitura desse capítulo dá pra ver que ela será um personagem principal em Ventos. Parece que ela abandonou a casa do branco e preto e está atrás da sua vingança (lista de nomes que ela sempre fala), por puro acaso um ela encontra em Braavos. Acredito que ela está tentanto retornar à Westeros, pois cita-se muito os portos e navios que vão pra lá.

  • Marina de Oliveira Galvão

    É um capítulo muito forte. Especialmente se você considerar que não houve o salta de cinco anos. Mas o capítulo mostrou coisas importantes acerca da determinação de Arya e da sua nova “vida”. Eu quero saber agora em que ponto George vai começar a dar mais humanidade aos seus personagens ao invés de tirar, pois até agora o único que parece querer voltar a ser mais humano ou dar mais vazam a esse sentimento é o Jaime, que ao que tudo indica vai morrer em breve.

  • Arny

    Acho que de todas as tramas que quero ver se desenrolarem.. os Dragões de Dany; o futuro do Jayme; Stoneheart; o outro pretendente (poleiro do grifo.. evitando spoilers)… a da Arya é o que mais me intriga.

  • Rafael

    Li partes por causa da minha curiosidade, mas não vou ler tudo pq prefiro esperar o livro, acho que o George faz essa media com o pessoal que ta louco pra ver como vai indo o livro, mas na minha opinião é melhor esperar ele lançar e ler tudo de uma vez.

    Não me levem a mau, eu estou louco pra ler esses capítulos, mas estou me controlando pra ler o livro concluído, pq sei que não vou me contentar apenas com esses capítulos esporádicos e apenas vai aumentar a minha ansiedade. rs

  • Hanna Martell

    Eu tmb achei forte, mas nesse capítulo ela já terminou o treinamento ?

  • Vaz

    Só pra saber mesmo, sou novo por aqui. Sou ruim de informática! Eu não vejo o que eu escrevo ou eu escrevi algo que não era pra ser aqui neste post? Site muito legal, sempre acompanho.

  • Vaz

    Como ela desliza para a forma de mais de uma pessoa facilmente, acredito que sim, ou está pra terminar.

  • leandrosr

    Seja bem vindo Vaz! Todos os comentários passam por moderação antes de serem publicados, por isso pode demorar um pouco para seu comentário aparecer.

  • Eduardo Amorim

    16 paginas, se continuar assim com os capítulos já lançados e se lançarem mais alguns até WoW já vão ter saído umas 100 pgs, por isso q não vou ler antes aguardar o livro msm.

  • Wercton

    (OFF) só pra avisar que o título do episódio 37 já foi divulgado :v Petyr <3

  • mauricio braglia

    hummm……parece que Arya vai pegar um barquinho para westeros……. mas tão cedo ela aprende depressa.

  • mark carvalho

    George R. R. Martin,
    O esfolador de Livros.

    Por todos os deuses peso misericórdia (Mercy), mais um capitulo esse
    George Bolton esfolol seu livro, mas uma veis.

  • rodrigo_Seven

    Para os leigos em linguagem erudita da língua Portuguesa:
    Peso = Peço
    esfo(lol) = Esfolou
    mas = Mais
    veis = Vez.

  • Messinho’

    Na verdade cita-se muitos navios porque ela passa pelo cais frequentemente para ir pra O Portão (acho que esse é o nome da casa de shows)

  • Judah88

    E olha que o cara, em tese, é um leitor. Agora imagina a grande massa que mal lê uma revista ou jornal, kkk

  • Matheus Borges

    Essa Arya da arte tá muito Megan Fox ._.

  • Maria Lira

    concordo plenamente. Arya é minha favorita exatamente por que ela é imprevisível.

  • Hellysson Wesley

    kkk To achando ela parecida com Lara croft do Tomb raider. Arya era pra ser a mais feinha. Como Martin coloca no livro que Sansa chamava ela de Arya cara de cavalo.

  • Hellysson Wesley

    To com muitas expectativas de ver a Arya chutando a bunda do Walder Frey depois de matar todos os freys com o exercito de lobos que sua loba comanda la nas florestas de Westeros. Vixe fui longe. Mas nao é impossivel. E ainda sussurrar VALAR MORGHULIS e sua loba Nymeria terminar o trabalho com uma imagem nada agradavél. À mesma maneira de daenerys e seu espetacular DRACARYS

  • Teddy Snow

    E o Jon cara? aheiuaheiuah

  • Arny

    Quando terminei o Festim/Dança não soube mais o que esperar do Jon.. se ele sair daquela com a ajudinha da Melisandre (daquele jeitinho dela…) eu volto a prestar atenção nele.. até lá o desenvolvimento da Arya me fascina.

  • Arny

    Eu mal posso esperar para ver a trama dela em Bravos. Apesar de achar que as coisas realmente interessantes que acontecem lá vão rolar só na próxima temporada.

  • Esse livro será lindo!

  • Igor Trindade Almeida

    é Martin cara, ela morre de qualquer jeito

  • Hanna Martell

    (SPOILERS) eu to achando q ela vai voltar para Westeros no navio de Hary Swyft, mas eu ñ acredito q ele vai resolver a situação com o Banco de Ferro

  • Julia Gomes

    Achei incrivel, não da nem para considerar algo que R.R Martin escreva polemico, algo leve escrito por ele que talvez passaria a nos surpreender. Como ele mesmo diz, realmente, Mercy tem mais cara de capitulo de abertura.