Entrevistamos Felipe Ferri: um figurante brasileiro em Game Of Thrones

Vocês devem estar lembrados de Dubrovnik, pois já comentamos muito sobre ela aqui no site. É uma bela cidade histórica, rodeada por muralhas e fortificações, que vem sendo utilizada como cenário para as gravações de Porto Real. O Felipe Augusto Sviaghin Ferri foi até lá com a intenção de participar das gravações da 4ª tempora de Game Of Thrones e fez um relato detalhadíssimo em seu blog. Nós fizemos uma entrevista com esse paulistano que teve a grande oportunidade de participar das filmagens da quarta temporada como figurante nas cenas do casamento do Rei Joffrey e Margaery Tyrell, filmadas em Dubrovnik, na Croácia. Se você sonha em participar de Game of Thrones, não pode deixar de ler esse texto até o final!

Felipe Ferri, figurante brasileiro em Game Of Thrones.

Felipe Ferri, figurante brasileiro em Game Of Thrones.

Vejam abaixo parte do relato que o Felipe publicou em seu site:

Parti de Londres para Dubrovnik no voo das 5 da manhã, após ter passado a noite no aeroporto de Gatwick. […]

Entrei no terreno da base dos figurinos e já senti que estava entrando em outro mundo. Logo de cara pedi ajuda a um rapaz que estava fantasiado com a armadura vermelha dos guardas dos Lannister. Ele me levou até o local onde eu deveria me apresentar e fui atendido por uma moça, que me cumprimentou falando “Ah, você que é o rapaz do Brasil? Bem vindo!” e me pediu para esperar.

A experiência já estava sendo muito legal. Eu estava dentro de um enorme galpão, sentado em um canto onde várias fileiras de cadeiras estavam organizadas. […]

Enquanto observava as fantasias eu ficava imaginando qual seria a fantasia que eu usaria. Durante a negociação prévia por e-mail, o gerente dos figurantes me havia dito que eu seria um membro da nobreza. Achei muito legal esta possibilidade, mas devido a mudanças de agenda eles tiveram que trocar minha fantasia. Então fiquei secretamente desejando que, com um pouco de sorte, eu pudesse receber alguma armadura de soldado. […]

Algumas visões eram surreais e fascinantes. Por exemplo, ver um soldado de armadura mexendo em seu iPhone; um idoso nobre tomando suco de caixinha; uma moça da nobreza saindo do banheiro químico; um soldado com um maço de cigarros em sua bota. Esses anacronismos eram tão interessantes e bizarros que eu não conseguia parar de simplesmente ficar caminhando em volta e observando. […]

Figurantes em Game Of Thrones.

Figurantes em Game Of Thrones.

O que posso afirmar é que a produção da série é fenomenal. Acho que meu respeito pelo esforço que a equipe de produção realiza aumentou em várias ordens de grandeza. Principalmente porque dias depois da filmagem eu tive chance de visitar o mesmo lugar, completamente limpo, e aí eu tive a verdadeira sensação da transformação que estes caras conseguiram realizar no local.

Of Thrones.

Figurantes em Game Of Thrones.
Esperando pelo ônibus para voltar para a base das fantasias.

A cena era um grande festim, e o local estava preparado para tal. Havia dezenas de grandes mesas, com pratos, talheres e belas comidas falsas. Eu fiz uma contagem por alto e pude contar mais de 100 figurantes fazendo o papel de homens e mulheres nobres. A produção da série era tão cuidadosa que, para filmar de forma realista um festim com mais de cem convidados, eles fizeram um festim com mas de cem convidados! E a atenção aos detalhes era impressionante. […]

para um fã da série, uma das partes mais legal disto tudo é poder ver de perto seus personagens favoritos e vê-los atuando. Tive a sorte de estar presente em uma cena crucial da quarta temporada, então todos os personagens de King’s Landing estavam lá: Joffrey, Margaerie e sua avó, Tyrion e Lady Sansa, Lord Tywin, Lady Cersei, Loras Tyrell e seu pai, Podrick, Grand Meister Pycelle, Lord Varys, Lady Brienne, ser Jamie e Bronn. Era impressionante vê-los ao vivo, principalmente porque eu não conseguia deixar de vê-los como seus personagens. Era muito estranho então vê-los fazendo piadinhas durante as filmagens, ou vê-los simplesmente sendo normais quando não estavam filmando. Eles eram simpáticos e acessíveis, e quando não estavam com pressa (porque deveriam trocar o figurino, por exemplo) eles paravam para conversar e tirar fotografias. Por isso foi um choque quando, por exemplo, fui conversar com a atriz que interpreta a Cersei e ela foi super legal comigo e posou para uma foto. A personagem dela é uma mulher arrogante, manipuladora e calculista, o que contrastou com sua personalidade na vida real. […]

A sexta feira, o último dia de gravações, foi especial. Quando a última cena foi gravada, começou uma celebração envolvendo todo mundo que estava no set. As pessoas estavam felizes, batendo palmas, e aproveitando para tirar fotos uns dos outros. Neste momento ninguém da produção estava reclamando! Eu senti uma pontinha de tristeza, pois esta experiência tão incrível estava chegando ao fim. […]

SQt4HKK

Leia o relato super completo do Felipe aqui em seu blog. E veja abaixo a entrevista em que fizemos algumas perguntas muito interessantes para quem deseja ser figurante de Game Of Thrones no futuro.

Você foi de São Paulo diretamente para Dubrovnik já com o trabalho como figurante agendado e apenas com esse objetivo?
Dubrovnik era apenas um dos destinos que eu havia planejado para uma viagem pela Europa que realizei no ano passado. Eu já tinha interesse em passar por Dubrovnik porque era um lugar significativo para minha família – a minha avó morou lá antes de emigrar para o Brasil. Por coincidência, soube que GoT era gravado lá e, por maior coincidência ainda, descobri fuçando na internet que a gravação seria bem no período em que eu pretendia viajar, com alguns pequenos ajustes de itinerário. Então eu agendei minha participação como figurante desde o Brasil, mas antes de ir a Dubrovnik eu fui para Londres, onde eu já tinha um compromisso agendado.

Como foi a negociação para conseguir sua participação?
Não é tão difícil quanto você possa imaginar! Fuçando na internet eu descobri o nome da empresa que estava auxiliando a HBO nas gravações na Croácia e mandei um e-mail para eles explicando que sou um grande fã da série e perguntando se eu poderia participar como figurante. Recebi uma resposta do gerente dos figurantes, que me pediu algumas fotos. Depois que mandei as fotos ele me disse que eu poderia participar e me disse as datas em que eu deveria estar lá para filmar.

Você diria que a experiência te trouxe mais compensação financeira ou apenas como fã da série?
Como fã da série, claro! O pagamento era razoável, e ainda havia três refeições por dia, mas eu teria feito tudo de graça! 😀

Além de fluência em inglês e conhecer pessoas, o que você acha que te levou a conseguir o papel?
Eu acho que não há grandes exigências. É essencial ter fluência em inglês, porque sem ela é impossível entender as instruções durante a filmagem. Eu acredito que foi fácil conseguir o papel porque eles tinham uma grande demanda de figurantes e porque eu fui lá na cara de pau e pedi para participar. A maior dificuldade para quem for programar uma viagem apenas para isto é que o calendário das filmagens pode variar, então você tem que ter flexibilidade para estar lá nas datas em que eles precisam.

Dá pra ver que você ficou realmente maravilhado com a experiência de participar de uma série com uma produção tão grandiosa, fale um pouco sobre a visão que você tinha antes e que você tem agora da série.
Eu já adorava a série de TV e tinha adorado o primeiro livro. Ter participado das filmagens fez com que eu me sentisse parte daquele mundo! Eu acho que vai ser estranho ver a Cersei e o Joffrey na série, agora que eu descobri como são simpáticos na vida real, mas acho que isso eu supero fácil.

Pelo seu relato parece que boa parte dos figurantes eram também fãs da série, você diria que boa parte estava lá pela série ou apenas pelo papel? Eles já tinham trabalhado como figurante anteriormente?
A minha impressão na Croácia foi que a maior parte dos participantes na verdade estava lá pelo dinheiro. A maior parte dos croatas com quem eu conversava nem conhecia a série, especialmente os mais velhos. Os mais jovens, no entanto, depois de participarem das filmagens me diziam como tinham se arrependido de nunca terem assistido antes, de tão fantástica que a experiência estava sendo! Mas havia no meio dos figurantes vários estrangeiros que haviam viajado apenas para participar das filmagens. Estes eram os fãs hardcore! Acho que em outros locais de filmagem como a Irlanda a proporção de fãs entre os figurantes deve ser bem maior.

Como foi a emoção de estar tão perto de um dos núcleos mais fantásticos da série e participar de um ponto alto da 4ª temporada?
Aaaaah foi incrível! Infelizmente eu presenciei alguns grandes spoilers, alguns deles sendo filmados repetidas vezes, mas é a melhor forma possível de receber spoilers! Eu havia me arrependido de não ter lido o segundo e o terceiro livros até aquele momento, porque deixei de reconhecer alguns personagens muito legais, mas pelo menos me encarreguei de fazer isso rapidamente depois das filmagens. Além disso, fiquei impressionado com a riqueza de detalhes da produção, desde os figurinos até os cenários.

Você ainda pretende realizar essa experiência novamente? Talvez na Islândia, no próximo ano?
Eu adoraria, mas não tenho planejado fazer isso de novo no futuro próximo.

Você poderia dar alguma dica para quem tenham interesse em participar como figurante nos próximos anos?
A experiência é fantástica e não consigo recomendar o suficiente. Apesar de ser cansativo (a jornada de trabalho era de 15 horas diárias), acho que vale totalmente a pena dedicar uma viagem de férias apenas para isto. E a dica, bem, é arriscar! Não é difícil descobrir as épocas de filmagem e as empresas que fazem o recrutamento de extras pela internet. Depois, é só mandar um e-mail! Mas acho que deve ser um pouco mais fácil de conseguir na Croácia, por isso não desanime se não for aceito para os outros sets de filmagem.

Felipe Ferri  com bandeira Lannister-Baratheon tremulando ao vento, no topo da Lovrijenac.

Felipe Ferri com bandeira Lannister-Baratheon tremulando ao vento, no topo da Lovrijenac.

Devido a um contrato de confidencialidade com a HBO, o Felipe não pôde nos fornecer nenhuma imagem de seu trabalho, todas as imagens dos bastidores publicadas neste post, foram retiradas deste álbum.

ATUALIZAÇÃO: Veja imagens da participação do Felipe aqui.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Finn Desgraça

    Caaaraca que sortudo! haha

  • João Vianini

    Não pode publicar a foto com a Lena?

  • Não, infelizmente, pelo contrato ele não pode. =(

  • Leonardo Salomão Dos Reis

    Eu vou fazer um intercâmbio de 1 ano na Islândia e uma das minhas vontades é de participar das filmagens. É muito bom saber que não é tão difícil assim de conseguir uma vaga de figurante.

  • BrunO_R

    Eita, tão fácil assim?? Acho que vou me candidatar

  • thiago

    Inveja desgraçada q eu tô sentindo, vou tentar ser figurante na cena de uma certa arena de Daznak. kkkkkkk

  • hahahahahah todo mundo com invejinha branca!!!! ^_^

  • charles arthur

    Nossa, queria muito também nessa cena, conhecer Danearys e Tyrion numa tacada só! Ainda ver como funciona o esquema pra que todos olhem pro mesmo ponto onde depois estará o dragão kkkkk

    Além do que, tenho esperanças de que introduzam Belvas e Merreca, são personagens que tenho uma simpatia gigantesca também.

  • charles arthur

    Boa sorte man, e já estou com inveja de tu só por passar 1 ano na Islândia, lugar supremo!

  • João Vianini

    Pena! hahahaha

  • Juliana

    Ele poderá divulgar as fotos depois da exibição da quarta temporada?

  • Felipe Augusto Sviaghin Ferri

    Oi Márcia! Você está certa, eu é que sou leigo… Lá o pessoal falava “costume” e eu traduzi para o português… 🙂 Desculpa pelo erro…

  • Felipe Augusto Sviaghin Ferri

    Não creio que eu possa divulgar as fotos que tirei (teoricamente era proibido tirar fotos)… Mas vou capturar imagens das cenas em que eu aparecer (se não me cortarem!) e aí eu divulgo… 🙂

  • Felipe Augusto Sviaghin Ferri

    Ae pessoal, postei em meu blog as fotos das cenas onde apareço no banquete de casamento do Joffrey. O link é: http://patineteavela.blogspot.com.br/2014/04/o-casamento-do-joffrey-finalmente.html?showComment=1397561882666

  • Quézia Yuuh

    “(…) vai ser estranho ver a Cersei e o Joffrey na série” Joffrey?? Acho que não hein

  • Felipe

    seria uma pena se…….vaza-se ‘-‘

  • Ele postou já. rsrsrs

  • Vanessa Rangel

    Normal…eu trabalhei na Disney e lá eles também falam ”costume”. 🙂