A notícia do “professor que ameaça alunos com spoilers” é verdadeira?

gameofthrones
O título da notícia que todo mundo clicou essa semana é maravilhoso: “Professor ameaça alunos barulhentos com spoilers de Game of Thrones“. É isso mesmo. Um professor de matemática francês teria inventado uma técnica poderosa para eliminar a zoeira na sala de aula: Sempre que sua aula ficava muito caótica, ele simplesmente escrevia um spoiler de Game of Thrones no lousa: “Ah, você não terminou de ler A Tormenta de Espadas? Então eu vou começar a escrever aqui na lousa quem morre na história“.  Muitos professores a partir de agora devem estar inspirados com isso. É maldoso e talvez pedagógico… e é brilhante.

Mas olha, quanto mais vemos isso se espalhar pela rede como lágrimas na chuva, mais temos a sensação de que a notícia tem potencial de ser um hoax gigantesco baseado no comentário de um cara anônimo em um fórum sueco francês. Alguém checou a fonte? Alguém se deu ao trabalho de procurar o cara para entrevistá-lo? Pois, é… não. O proprio site que deu a notícia a coloca como algo não confirmado. Depois de tanto se falar sobre isso pelo mundo (The Guardian, Folha de São Paulo, Mashable, Telegraph) os alunos da sala poderiam ter aparecido e confirmado a história, certo? Foi o caso? Não. Não temos sequer o nome do professor. A versão sueca do jornal Metro levantou essa bola depois de descobrir, ao entrevistar o dono do fórum (Danstonchat.com), que essa era apenas a segunda vez que ele havia sido procurado pela imprensa. A primeira havia sido por um jornalista francês. Com falta de fontes, parece notícia pra gerar clique.

Professores, sintam-se inspirados. Essa é, de fato, uma excelente maneira de engajar os alunos em sala de aula, uma vez que hoje em dia não há arma mais poderosa do que a informação. A gente só gostaria que ela tivesse sido mais apurada pelos jornais. Dá a sensação de ser uma campanha viral de marketing para a 4ª temporada da série, que estreia em duas semanas.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Felipe Bini

    Já que estamos no assunto… O DansTonChat não é sueco, mas francês.

  • VenomBHz

    Isso não muda nada, o que vale é a ideia. No caso se a ideia foi do professor ou do carinha que postou no forum realmente não faz diferença! Foi genial!

  • muda sim cara, é jornalismo preguiçoso baseado em lenda urbana te usando pra gerar clique em banner. isso tem sido muito comum e é assustador.

  • sim! 😀 valeu, bini!

  • Isabelle Azevedo

    Eu já estava achando que era marketing, porque todos os sites estavam publicando. Já estava achando estranho.
    Acho que é coisa da HBO mesmo.

  • thiago

    kkkkkkkkkkkkkk.
    No primeiro ano do ensino médio, eu estava lendo A Guerra dos Tronos. Quando o período de provas começou, eu não tinha tempo para ler a não ser nos horários especiais de matérias técnicas.

    O problema era que meu professor de informática já estava lendo A Tormenta de Espadas, então, droga, a última coisa que eu me lembro daquela aula foi:
    “Ah! Sabia que a Catelyn morre?”

  • Eduardo Amorim

    Cada uma q aparece kkkkk

  • Caio Moreira

    Golpe baixo

  • Ihhh, os moderadores do site encontraram um jeito de punir os desordeiros de plantão.
    Vou correndo ler os capitulos soltos do WoW antes que eu seja pego. KKKKKK

  • Gustavo

    Kkkkkkkkk

  • LadyTargaryen

    Uma bela campanha publicitárias de oportunidade tbm, um buzz que viralizou, nas vésperas do lançamento da 4ª temporada…

  • Eduardo Amorim

    Tbm to quase começando a ler acho q quando traduzirem o da Arya eu não vou aguentar Huehue

  • Que espírito de porco, hein?

  • Odair Jose

    Nós estamos esperando para ver como Game of Thrones vai trazer a segunda metade de A Tormenta de Espadas para a vida televisão, mas muitos artistas já colocaram a sua própria rotação visual sobre eventos que veremos na 4 ª temporada.