True Detective: ótima razão pra assinar HBO um pouco mais cedo

The Sopranos, The Wire, Rome e Game of Thrones… Essas são apenas algumas da superproduções que, no decorrer dos anos, ajudaram a provar que a HBO faz, como ela mesma costuma anunciar, muito mais do que simples televisão. Se você assiste ou assistiu essas e outras séries de outras emissoras, provavelmente sabe do que eu estou falando. HBO é quase cinema. Em alguns casos, até melhor.

Com True Detective, que já chegou arrombando as portas de 2014, a história não podia ser diferente. A série até lembra em poucos aspectos alguns outros dramas policiais (temos o detetive alcóolatra, pai de família e infiel e o detetive que é quase tão excêntrico e estranho quanto o serial killer que eles procuram) mas existem os diferenciais, e é justamente por causa deles que ela ganhou o público e a crítica em geral.

true-detective-the-long-bright-dark

A série foi criada por Nic Pizzolato, autor premiado de romances do gênero policial cuja principal característica é a atmosfera obscura presente nos episódios da série – todos escritos por ele, que teve sua primeira experiência na televisão escrevendo dois dos melhores episódios de The Killing“Orpheus Descending” e “What You Have Left”, ambos da primeira temporada, exibida em 2011. A narrativa também lembra a de filmes como “Zodiac”“Seven” (ambos de David Fincher) e “Memórias de um Assassino” (Joon-ho Bong), que exploram as faces mais terríveis da psique humana. Sob a direção impecável de Cary Joji Fukunaga (também presente em todos os 8 episódios), a fotografia, as locações (Louisiana dá medo) e a trilha sonora ajudam a compor essa aura de horror lovecraftiano.

Por falar na narrativa, ela se passa em duas épocas diferentes: 1995, quando Martin Hart (Woody Harrelson) e Rust Cohle (Matthew McConaughey) começam a investigar a morte de Dora Lange e em 2012, quando os dois detetives são interrogados por outros dois policiais (Michael Potts e Tory Kittles) que querem saber mais sobre o caso supostamente solucionado por eles há dezessete anos. Isso tudo torna a relação entre os dois personagens principais e os acontecimentos que os levaram aquela situação – e que vão sendo revelados pouco a pouco, durante os depoimentos – ainda mais intrigantes do que a investigação propriamente dita.

Church4.998153ba2083cf214ffe0b0ce75d4e721-1024x576 download

Em termos de atuação, não há muito o que dizer sobre Woody Harrelson e Matthew McConaughey. O primeiro, que está filmando atualmente a continuação da saga “Jogos Vorazes”, já foi indicado duas vezes ao Oscar, uma delas na categoria Melhor Ator pelo filme “O Povo contra Larry Flint”, de 1996, onde interpretou o protagonista nada polêmico. Quanto ao segundo, bem, confesso que não gostava muito dele, até assistir essa série (Também confesso que não conhecia muito bem o ator, pois sempre que o via estava no cartaz de alguma comédia romântica do tipo Jennifer Lopez, por isso tinha um certo preconceito contra ele). Mas isso foi bom, pois quando me deparei com o primeiro monólogo do detetive Cohle (ele tem vários desses no decorrer da trama, e todos são puro ouro), a minha surpresa foi tamanha que a primeira coisa que fiz foi assistir “Clube de Compras de Dallas” (Dallas Buyers Club), filme pelo qual concorre ao Oscar de Melhor Ator, onde ele interpreta um peão mucho loco que acaba contraindo AIDS e passa a vender medicamentos ilegais a lá Breaking Bad – outra obra-prima da TV, mas que talvez, só em seus melhores episódios tenha conseguido alcançar a delicadeza e a primazia da produção de True Detective.

O resultado foi que, bem, não preciso dizer quem é meu favorito pra faturar a estatueta esse ano. Não só do Oscar como dos Emmys e Golden Globes que virão. “Rusty” Cohle é um dos personagens mais sombrios e bem construídos que eu já vi.

tumblr_n0w5qoGdkj1qiuc6yo1_500

Além deles dois, o elenco ainda conta com Kevin Dunn, Michelle Monaghan, a belíssima Alexandra Daddario e vários outros atores fantásticos.

The_King_in_YellowEmbora o nome da sére seja True Detective, o sobrenatural também é um ponto que, embora não seja central, está muito presente e é, até certo ponto, relevante para a história. Especialmente do ponto de vista investigativo. Toda a mitologia da série pode ser melhor compreendida a partir da leitura do livro “The King In Yellow”, de Robert W. Chambers (disponível para Kindle, de graça, aqui nesse link que teve suas histórias adaptadas no filme The Yellow Sign (2001), do diretor indepentente Aaron Vanek  e do conto “An Inhabittant of Carcosa”  de Ambrose Bierce.

Além de inteligente, o roteiro é dotado de reviravoltas e um prato cheio pra quem gosta de frases de efeito, ação na medida certa, diálogos pesados e questionáveis no que diz respeito à conduta, vícios e à própria salvação da raça humana, como é possível perceber nas frases extremamente niilistas usadas para promover a série “Man is the cruelest animal” (O homem é o animal mais cruel), “Darkness becomes you” (A escuridão se torna você) ou “Touch darkness and darkness touches you back” (Toque a escuridão e ela lhe tocará de volta).

true-detective-e4-t

E levando em conta que a história se passa em dois períodos diferentes, inicialmente tendo como base os depoimentos dos dois protagonistas, Nic Pizzolato cria diversas incoerências entre o que é dito por eles e o que realmente aconteceu. Artifícios como esse levantam, a cada segundo, dúvidas e mais dúvidas na cabeça de quem está assistindo, fomentando discussões e teorias que circulam aos montes pela internet, e nos deixando cada vez mais curiosos pra saber o que vai acontecer.

true-detective-seeing-things2

Enfim, depois de três ou quatro episódios, você está viciado. Isso se não for capturado logo nos dois primeiros. Eu sou um desses, como vocês podem perceber, e já arrastei a equipe toda do site pra Louisiana comigo.

True Detective está no seu quinto episódio (o sexto será nesse domingo, dia 23/02), com exibição simultânea no Brasil e nos EUA. Ainda dá tempo de assistir os episódios passados e correr pro telefone pedindo, ao menos, uns quatro meses de HBO (a quarta temporada de Game of Thrones começa no dia 6 de abril) se você quer assistir ao final dessa maravilha junto com todo o mundo (menos o Obama, que a essa altura deve estar disfarçado soltando spoilers do final no reddit).

Iw67zYH

“E como em todos os sonhos, no fim há sempre um monstro.”

Ah, e quando digo “final”, é “final” mesmo. Como se trata de uma antologia, ano que vem, em sua segunda temporada, a série contará uma história diferente, assim como nos anos seguintes. Então Marty e Rusty darão lugar a outros verdadeiros detetives, que provavelmente serão tão geniais quanto eles.

Confira o trailer oficial logo abaixo, sabendo que ele não faz nenhuma justiça à grandeza da série:

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Elias Rosa

    “outra obra-prima da TV, mas que talvez, só em seus melhores episódios tenha conseguido alcançar a delicadeza e a primazia da produção de True Detective.”

    Gosto muito da série, demorei 1 ou 2 semanas pra ver o primeiro episódio, mas depois disso eu não parei de ver, é muito boa mesmo.

    Acho que é meio injusto comparar esses fatores… as duas produções, BrBa e True Detective são ótimas, não mostram aquela coisa batida que vemos nas series que são feitas sem tanto cuidado. Devido ao fato de True Detective ter menos episódios a chance de ter um episódio mais fraco é pequena… e isso que deixa um pouco injusto, mas é compreensível. Em BrBa todo episódio tem sua importância pra trama e a “ação” é maior, no meu ponto de vista, porque são duas pessoas não tão experientes no ramo lidando com bandidos, a chance de dar merda é grande… o único episódio que eu não vi muita importância foi o Fly, o maldito episódio da mosca kk’

    Essa série não vai agradar todos, isso é fato, o desenvolvimento da série é “devagar” (não tem ação desenfreada que nem em filmes do gênero, mas tivemos um episódio muito bom com muita ação para os “padrões” da série… alguns até compararam com GTA) mas eu compreendo isso, tem que ser assim pois é o conceito da série, e eu gosto disso, bastante diálogos, explorando os protagonistas que dão show… e também a parte onde mostram eles no passado.

    As duas séries tem seus méritos e isso que é legal, poder estar acompanhando séries que são tão boas que da pra ter uma comparação saudável entre as duas.

    Flw’

  • Diego Borges

    Alexandra Daddario é linda demais!

  • Eduardo Amorim

    Já tenho a HBO, mas ainda não vi a série vou tentar ver os primeiros episódios, pra ver se realmente é boa!

  • wlad_br

    Fui pego pela séria quando foi anunciada. Quando vi Mud com Matthew McConaughey (que compensa muito ver), já tinha uma ideia que estava vindo algo muito bom. Mas com o passar dos episódios foi me surpreendendo com a qualidade da série.

    Ela é muito melhor do esperava e pensava que poderia ser. É superior a muitos filmes e não tenho dúvidas, que irá levar tudo que puder no Emmy.

  • BrunO_R

    Estou acompanhando, vi os dois primeiros episódios e já achei foda só pela atuação dos caras!

  • BrunO_R

    Cara, eu vi aquela menina no filme do Percy Jackson e nunca imaginei que ela já tinha idade pra fazer aquilo! Só depois que vi a cena no episódio 2, fui pesquisar a idade dela (28 anos!!)…Sempre achei que ela tinha uns 17/18 anos…É gata demais mesmo!!

  • Eu tambem tinha preconceito com o Matthew McConaughey mas de um dia pro outro o cara acordou e virou 1 puta ator. Muito doido isso

  • BrunO_R

    Bacellar, encontrei esse making of no youtube, se quiser adicionar no teu post fique à vontade, se não, fica o link pra quem quiser ver:

    http://www.youtube.com/watch?v=zoYq2bDaGt4

  • leoff

    Quem tiver mais curiosidade sobre “The King in Yellow”, o pessoal do Site Lovecraft está preparando uma tiragem limitada do livro com tradução em português. Mais informações aqui: https://www.facebook.com/oreideamarelo

  • João Paulo Nogueira

    Muito boa a série, eu assisti as terças na HBO 2, e realmente muito boa, me prendeu depois do quarto episódio, no inicio eu achei um pouco chato, porem depois…. a serie e muiiiito boa!!

  • Alucard

    Amo esta série. E nao é só pela cena que Daddario oferece os seios, kkkk, série ótima. E vcs sao ousados hein, confessar que BAIXARAM Dallas Buyers Club, kkkk, pena que os fãs ja detectaram o assassino. Posso revelar aqui ou nao?

  • juliana.

    Essa série é realmente genial, diferente de tudo que já vi na tv. Me fisgou no primeiro episódio, e a cada um que passa minha admiração só aumenta. Uma pena que são só 8 episódios.

    Sem palavras pra cenal final do episódio 4, seis minutos de tensão filmados de uma só vez… foi incrível! Acho que o fato de ter sida escrita e dirigida por uma pessoa, ao invés de ficar trocando como vemos em praticamente todas as outras séries, deu linearidade que só deixa a série melhor.

    Matthew McConaughey tombando na cara de todo mundo, o cara tá sensacional no papel, merece ganhar muitos prêmios! Ele tem outro filme muito bom que foge dos antigos papéis que estávamos acostumados a ver, “Killer Joe”. É do William Friedkin (que fez O Exorcista) e vale a pena não só pelo história do filme, mas pela atuação do McConaughey.

  • Paloma R F

    pra mim já a melhor série de 2014, o final do episódio 4 é de arrepiar! Sempre fui fá do Wood Harrelson e do Matthew McConaughey (justamente por causa das comédias românticas, que eu adoro). Recomendo!

  • Paloma R F

    A minha irmã sentou pra assistir comigo outro dia e me perguntou: “Pq esse cara tá tão acabado no futuro?”, e eu respondi: “é por isso q eu to vendo, pra saber o q aconteceu q ele ficou desse jeito”, a série te prende não só pra vc saber quem cometeu o crime, mas tb pra saber o q houve com esses detetives ao longo do caminho.

  • Bacellar

    Amo Breaking Bad, mas acho que, justamente por True Detective ter menos episódios, é muito difícil termos um “Fly” entre eles, por exemplo. Por isso disse que os episódios de True Detective podem ser comparados aos melhores de BrBa. Abraços!

  • Bacellar

    Também achei isso. Quando vi que ela tava na série achei que ia ser, tipo, a filha de Woody Harrelson. Esses dias ela tuitou “Obama viu meus peitos”, hehehehe. Muito gatinha.

  • termino a segunda de house of cards hj pra começar true detective.
    sou o único membro do site que ainda não assistiu e me sinto excluída das conversas!!1!1!1!!!

  • Bacellar

    Assista!

  • Bacellar

    Acho que ele está no melhor momento da carreira.

  • Bacellar

    Hahahaha. Tive essa mesma impressão, Santino.

  • Bacellar

    Valeu Bruno!

  • Bacellar

    Legal!

  • Bacellar

    O único filme do Oscar que está nos cinemas daqui é O Lobo de Wall Street, Marcelo. O resto eu tive que baixar mesmo, hehehe. E segura esse spoiler aí rapaz! hahahaha. Abraço!

  • Bacellar

    Concordo Juliana. Esqueci de mencionar isso no texto. Obrigado pela indicação! 🙂

  • Bacellar

    Hahahahahaha. Vai ficar viciada também!

  • Alucard

    Nao to julgando, baixei todos tbm (o Lobo eu vi no cinema), kkk, só falta ver Nebraska e Filomena, dos candidatos ao oscar. E torço por 12 anos um escravo como melhor filme, pro Mathew ganhar o oscar de melhor ator, e a Cate Blanchett de melhor atriz. Sobre o assassino segurarei, é um chute apenas, mas tenho 99% que acertaram.

  • Eduardo Amorim

    Tava olhando os dias que passa, mas não vai ter reprise dos primeiros episódios só do 5 que é o mais recente, vc sabe um site onde eu possa baixar??

  • Alucard

    Matthew ja mostrou mudança em MUD, que é um filmaço, Killer Joe entao, kkkkk, e até na ponta em Lobo de Wall Street ele está memoravel.

  • Guest

    eu recomendo aqui, tem muuuuitas series, e tudo super atualizado e organizado!

  • Eduardo Amorim

    Aqui onde?? 🙁 editarão seu post ou vc esqueceu de digitar aonde?

  • Não divulgamos downloads aqui no site. Não adianta pedir, nem compartilhar os links.

  • Eduardo Amorim

    Sem problemas é que não sabia.

  • Alucard

    Concordo, uma coisa é fazer uma grande série com 8 capitulos, outra é fazer uma grande serie e manter o nivel durante 5 temporadas, com mais de 60 episodios.

    TD é fantastica, mas BB é outro nivel.

    Claro que se TD manter o nivel durante as proximas temporadas, pode ate superar, mas a HBO ja adiantou que sera outra historia com outros detetives na segunda temporada.

    Fico pensando o quanto eles pagaram pra estes 2 monstros do cinema toparem fazer uma série.

  • Eles são produtores também. 😉

  • Rorschach Cure

    eu estou baixando essa serie depois que eu vi que tinha muita coisa sobre o “Rei do Amarelo”,fiquei curioso,todos estão falando muito bem dessa serie.

  • Ivan Alves Monteiro

    The Lincoln Lawyer, outro ótimo filme com ele, saindo do gênero de comédias românticas, que vale a pena ver.

  • Rorschach Cure

    exato,isso é imperdível ,acho que não existe o livro traduzido para o nosso idioma,o meu email já esta como um dos interessados.O Mundo Fantástico de H.P. Lovecraft é o melhor livro com as historias do H.P Lovecraft que ja foi lançado no brasil.

  • Já vi esse filme, também, é ótimo. Curto muito esse ator, recomendei tempo de matar também pro Bacellar.

  • PHSA

    Além de tudo que já foi dito, no post e nos comentários, fiquei boquiaberto com a fotografia da série. Assistindo o episódio 1 apenas, meu cerébro entrou em conflito sem saber se lia as legendas ou apreciava a fotografia das cenas. Coisas de mínimos detalhes, como figurino, cenário, e, principalmente, a cena da mulher morta no início. O local, a coroa, a forma como ela estava, o clima do dia, que provavelmente foi escolhido a dedo, dando um ar sombrio que eu espero que permaneça até o fim.

  • Alucard

    Vlw linda.

  • Bruno William

    O quinto episódio foi mind-blowing. Não vejo a hora de assistir o episódio de hoje!
    Obama e suas vantagens de ser o presidente do EUA! 🙁

  • Que porra de filme doido esse coreano, tô assistindo aq e me perguntando qual a semelhança… Kkkkkkkkkkk

  • sdsdsdd

    Assisti ep 1-4. Ep 1-3 totalmente parado, mas continuei perseverante e vi o ep 4, nos ultimos 15 min finais tem ação com motociclistas e talz. Mas todo mundo ta falando dessa série bla bla bla. Pessoal nunca assistiu um sons of anarchy que tem essa msm ação em todo episodio. Depois assistirei o 5 ep que dizem que é tão bom quanto o ep 4

  • J.

    E essa Lili Simmons? Jesus do céu!

  • Bacellar

    SOA é uma das minhas preferidas mas também não é assim 100% ação, hehehe.

  • ssdddww

    é 99% XD
    huahaa
    Mas sério gostaria que o sons tivesse a hype que esses breaking bad, true detective tem.
    Talves se o Obama assistir e divulgar o sons, ai acontece.
    Ep 5 do true detective deu uma melhorada, mas não é essas coisas…
    Vou ver o 6 agora.

  • Bacellar

    HAHAHAHA. Essa do Obama foi muito boa, cara. Também acho que SOA não tem o reconhecimento que merece.

  • Renan

    neh, fazia aqueles filmes bestas de sessão da tarde, ai do nada resolveu mudar. Ate no trovão Tropical ele ja tava melhor.

  • Juliana Ribas

    Bom fiz uma maratona de True Detective esse fds e o que dizer…
    Confesso que fui dormir com a alma meio sombria porque eu absorvo as histórias que assisto, e aqueles cenários do último epi dormiram e acordaram comigo… eca! Achei muito macabra a história toda que eles investigaram e fiquei com vontade de ver o resto dos “animal faces” sendo presos, ou mortos de forma bem fria…
    Concordo com todos os elogios à série, os cenários, a fotografia (apesar de não saber distingui-la ainda muito bem de cenário kkkkkkk), a abertura nem se fala, e principalmente as atuações… incríveis!
    Eu adoro comédias românticas então sempre curti o Mathew, e nessa série dá vontade de abraça-lo e ajudá-lo a encontrar um sentido melhor pra vida rs.
    O Woody me fez ficar em dúvida quanto a sua personalidade devido ao seu gosto por ninfetas mas ok, o ator arrasou mesmo, adorei e torci muito por ele, com pausa para o momento drama qdo achei que ele tinha levado aquela machadada no coração =O
    Valeu mesmo a dica galera!
    😉