Quem são os pais de Jon Snow? Parte VI

Continuando a série de hipóteses sobre quem pode ser a mãe ( e o pai ) de Jon Snow, vamos discutir algumas possibilidades já levantadas pelos fãs ao longo das nossas discussões sobre quem podem ser os pais de  Jon Snow. Na hipótese de haver fatos suficientes também iremos refutar algumas dessas possibilidades quando possível.

benjen e jon snow

 

Benjen Stark: Benjen passou toda a guerra em Winterfell. Além disso, um consenso entre os que discutem as teorias em torno de Jon é que ele era jovem demais na época para ter tido um filho.

Robert Baratheon: Dificilmente seria uma opção. Robert parece ter estado no Vale com Eddard quando a guerra começou, e depois foi para Ponta Tempestade, provavelmente por mar, o que levaria tempo. Certamente, levou uns dois meses indo para a guerra em que ou estava a caminho de Ponta Tempestade ou na sua proximidade, e por quatro meses na guerra estava provavelmente lutando através dos Sete Reinos indo para as Terras Fluviais.

Além disso, de todas as supostas mães de Jon (veja as parte 1 a 3 da discussão). Robert e Lyanna seria a única possibilidade aqui, e isso requer que Robert tenha tido alguma intimidade com Lyanna no prazo de até 3 meses após o início da guerra. Sabemos que o nascimento de Jon Snow ocorreu entre 8-9 meses antes do nascimento de Daenerys e sabemos que Daenerys nasceu quase exatamente nove meses depois da morte de Rhaegar e o Saque de Porto Real. Isso colocaria o nascimento de Jon no prazo de um mês, mais ou menos, por volta do Saque. A guerra durou por volta de um ano, por isso especula-se que Jon tenha sido concebido entre 1 a 3 meses após o início da Rebelião e quando Lyanna já havia sido sequestrada por Rhaegar, o que a impediria de ter um filho com Robert nesse período. Dificilmente isso pode ter acontecido.

Robert Baratheon

Também deve-se destacar que Robert acredita que Jon é um filho bastardo de Eddard Stark. Por que Eddard teria motivos para esconder mais um filho bastardo de Robert se há tantos disponíveis pelo reino?

Finalmente, nos livros, o cabelo preto de Robert Baratheon é uma característica famosa dominante da família Baratheon.

Howland Reed: sua localização é desconhecida. Acredita-se que ele estava no Gargalo nos primeiros meses da guerra, e, em seguida, teria se juntado às forças de Lorde Eddard. Uma possibilidade é de que ele tenha sido um dos primeiros a relatar o suposto crime de Rhaegar contra a Casa Stark, sugerindo que ele esteve próximo de Lyanna na época. A aparência de Howland Reed é desconhecida, embora seus filhos tenham cabelos castanhos e olhos verdes. Mas por que Ned esconderia um filho de Howland e quem seria a mãe de Jon neste caso? Ashara? Wylla? Lyanna?

Arthur Dayne: a sua localização não é clara, exceto no final da guerra, quando ele estava na Torre de Alegria, ao que parece, provavelmente ele foi o amigo mais próximo do príncipe Rhaegar e que provavelmente acompanhou Rhaegar desde o início da guerra até quando Rhaegar partiu para Porto Real pelo Tridente. Isso significaria que ele pode ter passado muito tempo com Lyanna. O que não implica que eles tenham tido um relacionamento, já que ele é um dos cavaleiros mais admirados no reino. Além disso, ele poderia também ter olhos violeta, uma característica dos Dayne mas isso também é desconhecido e não garantido.

Ned Stark na prisão

Brandon Stark: essa tem sido uma hipótese levantada por várias pessoas, mas novamente há um problema, a Linha do Tempo. Brandon morreu antes da rebelião se iniciar (em 282 DD), o que nos leva a crer que Brandon morreu alguns meses antes da concepção de Jon. Pela análise da linha do tempo, sabemos que Jon nasceu por volta de um mês antes ou depois do Saque de Porto Real, por isso ele teria que ser concebido há algum ponto após o início da Rebelião e após a morte de Brandon. Exceto, caso estejamos errados sobre a época do nascimento de Jon Snow.

Refutando todos esses possíveis pais, voltamos novamente a possibilidade de que seja Eddard Stark o pai de Jon Snow ou ainda Rhaegar Targaryen. Estas duas possibilidades já foram abordadas nas partes IIIIIIIV  e V das teorias sobre os pais de Jon Snow.

E vocês em qual das teorias acreditam? Será que no fim da história isso ainda terá alguma importância? Desabafem aí nos comentários. Os spoilers estão liberados.

Fonte: Citadel, Wiki.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Ana Luiza

    Acho mais plausível acreditar que Jon é filho do Rhaegar com a Lyanna. E me arrisco (talvez seja muita “viagem” minha) a dizer que Lyanna não foi sequestrada, foi por que amava Rhaegar. Pode ser que a história do estupro e rapto tenha sido contada pelo Robert apenas pra sustentar a idéia de que Rhaegar era perigoso, e o ego ferido, pela idéia de ter sido rejeitado pela Lyanna. Acredito fortemente nisso. Mas pode ser que eu esteja redondamente enganada. (:

  • LyannaStarkWIC

    Há quem diga que uma testemunha chave possa ser Gerold Dayne, vulgo Darkstar. Ele teria sido escudeiro de Ser Arthur e presenciou a batalha na torre da alegria. Um bom motivo para Doran considera-lo o homem mais perigoso de Dorne.

  • Leia a parte 3.

  • Luh

    Isso é o q 90% dos fãs acreditam, se isso serve de alguma coisa kkk

  • Rodrigo Faggion

    john tem o sangue dos dragões, é filho do raeghar veeei

  • Felisberto Albuquerque

    Um dos maiores mistérios das Crônicas sem dúvida…. Mas a meu ver pouca coisa vai se resolver com a solução deste mistério: Jon Snow não vai abandonar a Muralha…. ele já teve esta chance quando Stannis lhe ofereceu Winterfell, a mudança do nome Snow para Stark (por decreto real um bastardo passa a ser legítimo) e a mão de Val em casamento. E ele escolheu a Honra como Aemon Targaryen fez a muito tempo atras… è claro que gostaria que Martin resolvesse este mistério, mas não ficaria tão desapontado se ele não o fizesse e deixasse os fãs no vácuo com as suas teorias….

  • Marcus Morais

    Seria até triste e, ao mesmo tempo, estranho, se a parte III não se confirmasse. Tudo parece facilmente refutável depois que se lê a teoria hehe

  • Bruno Lopes Vasconcelos

    R + L = J. Essa é a única que faz sentido. Só não concordo com o fato absoluto que Lyanna era apaixonado por Rhaegar. Ela podia ser apaixonada desde o Harrenhall, como pode ter se apaixonado depois, algo bem estilo Sindrome de Estocolmo. O fato é que independente do ato sexual consentido ou não, R + L= J.

  • Felisberto Albuquerque

    Gerold tem muito o que explicar sobre a tentativa de assassinato de Myrcella… Se ele for testemunha chave deste mistério também e ainda for um suposto blackfyre como andam divagando por ai… este cara seria realmente o cara dos segredos não só em Dorne, mais em toda westeros…Meu deus quando que o 6º livro vai ser lançado mesmo…?

  • Ele já confirmou que vai resolver.

  • Felisberto Albuquerque

    Mas mesmo assim, vc há de concordar que Jon não vai abandonar a Muralha… Ele ja demonstrou que não vai fazer isto…. As palavras de Aemon soaram forte no seu consciente e sempre vão estar soando… das teorias é claro que fico um pouco seduzido por R + L = J… mas em se tratando de GRRM eu não duvido que seja mesmo filho de Ned…. Que os outros o levem Martin…quando sai o 6º livro…??? tendo urticária aqui com estas discussões…

  • Martins

    Defendo plenamente que ele filho de Rhaegar e Lyanna, por todos os pontos nos livros (a honra de Ned como marido, a morte da Lyanna e sua “cama de sangue”, a promessa feita por Ned a irmã, o fato de Jon ser parecido com os Stark porque TEM sangue Stark, a visão na casa dos Imortais onde a Dany vê a rosa azul na muralha, a flor preferida de Lyanna). Não acho que ele seja um Targaryen “do sangue do dragão” assim como a Dany, afinal ele não tem as características físicas deles….. mas certamente concordo que ele seja filho de Rhaegar, sobrinho de Daenerys. E putz, eu realmente torço pra que a Dany conheça ele e role um lance ae…. até mesmo depois da confusão que terminou lá na muralha no final da Dança dos Dragões, e que ele controle Viseryon ou Rhaegal. Eu li uma teoria um tempo atrás, desconsiderando a veracidade das datas de nascimento, de que a Daenerys poderia ser a filha da Lyanna com Rhaegar e que Jon seria seu gêmeo, não idêntico obviamente, e que Ned não quis levar consigo a Dany porque é claro que todos notariam o cabelo platinado e os olhos lilases dela e, já que tinham matado o príncipe Aegon e a princesa Rhaenys, porque não matariam ela também??? Mas Jon era parecido com os Starks, então Ned resolveu criá-lo como filho e despachou sua sobrinha com Viserys pro outro lado do mar……. é meio loka essa teoria, mas me fez pensar……:)

  • Juliana Ribas

    Depois do final da Dança acho que o Jon “abandonará” a Patrulha mas não a muralha e a luta com os “outros”, portanto quando ele (e nós) descobrirmos sua origem, que eu tb acredito que seja R+L, ela pode sim influenciar no seu destino, afinal de contas ele pode ser uma das cabeças do dragão, cfme a profecia, e para ser uma delas ele tem que saber que é um Targaryen…. tenso ficar na especulação kcta, tb quero ler logo o livro 6, 7, 8 rsrsrs

  • Bruno Lopes Vasconcelos

    Só os Deuses sabem. E a ansiedade aumentando…

  • Marcus Morais

    Juramento da Patrulha da noite: “A noite chega, e agora começa a minha vigia. Não terminará até a minha morte. […]” LEMBRANDO QUE OS SPOILERS FORAM LIBERADOS. Se o Jon tiver morrido mesmo, no último capítulo dele no aDwD, e ele ressuscitar de alguma forma (Melisandre, ou wargando, sei lá), ele vai poder abandonar a Muralha, sem ferir os seus votos, já que o juramento termina na morte. Acho que seria uma sacada legal do Martin.

  • Luh

    Concordo com vc. Eles terem se apaixonado n é tão absoluto q fato de Jon ser filho deles em si. Mesmo assim, ainda acho bem provável e acredito mto q foi isso q aconteceu.

  • Augusto Barros

    Mas os dois momentos são diferentes. Aemon dá aquela lição em um momento egoísta de Jon, quando ele quer sair para lidar com um problema pessoal e não havia white walkers na muralha. Ninguém sabe o que vem por aí, mas certamente será algo muito mais grandioso, mesmo comparado com os planos de Stannis. No momento da invasão e da grande noite, o Jon Snow seria fundamental como senhor da patrulha da noite e uma das cabeças do dragão dando início a reunificação dos Sete Reinos para enfrentar o “cramulhão sem nome” junto com a Melisandre, o Bran e os outros X-Men… he he he

  • Augusto Barros

    Acho o príncipe Doran sagaz demais para deixar escapar um Targaryen sobrevivente, seja para usá-lo para alçar o poder, seja para se vingar da traição do próprio Rhaegar.

  • Daenerys não nasceu em Porto Real, quando a mãe dela fugiu estava ainda grávida e Aerys ainda não tinha sido morto/deposto. Viserys tb ficou vivo. Muito difícil essa teoria de Dany e Jon se encaixar na Linha do tempo.

  • Rodnei Santos

    O que mais manja de tudo que rolou foi o tal do Howland Reed. Que pra mim, guarda consigo algo (ou alguem) de toda essa batalha na torre.. Pq pensa, o que leva o cara a ficar tão de bituca enquanto o bixo pega… Bran vai trocar ideia com ele e descobrir tudo… I BELIEVE!

  • Rodnei Santos

    Creio que Jon Lutara com os outros como esta destinado a Lutar.. E não sairá da muralha! Não por causa votos sem validade depois de uma pós morte, nem por permissão de Algum rei, que pode sim permitir com uma ordem Real ( como já foi dito tanto por Robb e Stannis) mas por desejo que permanecer lá, cumprindo sua vigia..

  • Felisberto Albuquerque

    No que Stannis fez aquela oferta pra lá de tentadora ele se lembrou do que Aemon lhe falou… Isto aliado ao sentimento de traição á memória de Robb…

  • Maluco

    Uma teoria que não foi levantada e que eu acho bem plausível, é que o Jon é filho da Barbrey Dustin e do Brandon Stark, ela é bem grande, mas muito interessante.

  • Karoline Lino

    É verdade… Dá até um medinho de de repente essa não ser a estória e a gente ficou tão encantado com a teoria que não conseguiu mais ver lógica em nenhuma outra.

  • Felisberto Albuquerque

    Realmente é plausível a sua teoria, mas com relação a Patrulha da Noite…. Não vejo como aceitável, Jon abandonar o Norte (assim fica melhor)… Mesmo ele descobrindo que é filho de Rhaegar e Lyanna Stark….. Ainda tem a batalha contra os outros e o Deus que não pode ser mencionado… Tem toda a sua relação com os selvagens… Tem a Val que sinceramente o Jon devia dar uns pega nela pra esquecer a Ygritte (ja pensou depois de um rala e rola a Val virar pra ele e dizer: Vc não sabe nada João das Neves!) … E tem um fato que me ocorreu: Todos se lembram somente de ele seria um Targaryen, se a equação R+L=J for verdadeira, mas ao meu ver, Jon ainda seria um bastardo, no caso seria um Blackfyre do que propriamente um Targaryen… Afinal ele seria fruto de uma relação extraconjugal de Rhaegar…. Ele nem poderia ser um Stark verdadeiro, continuaria a ser um Snow, pois Lyanna não era casada com Rhaegar…Exceto se houve uma união sacramentada (pelos costumes antigos ou pelos sete) entre Rhaegar e Lyanna… o que eu acho IMPROVÁVEL…. Fora a expectativa de ele ser uma das cabeças do Dragão, a revelação não mudaria em muito o destino de Jon Snow Blackfyre… Ele não teria lugar na corte em Porto Real ja que estamos esquecendo dos eventos que culminaram com a invasão e retomada de Poleiro do Grifo pelo Jon Connington e garoto que o acompanha… Estamos esquecendo do Aegon, que tanto pode ser um legítimo Targaryen como pode ser também um Blackfyre… Cara são tantas as possibilidades e tanta coisa por acontecer que duvido que acabe em dois livros…

  • José Luiz Borsatto Junior

    Gosto muito dessa teoria!

  • Augusto Barros

    Mas como eles apoiariam o Roose Bolton de boa sabendo que podem ter o verdadeiro senhor de Winterfell por perto?

  • yuri

    Também tenho acredito que o mais plausível seja que jon é realmente filho de Rhaegar, e se for também torço para que ele controle um dos dragões único problema é do mesmo jeito a linhagem Targaryen se limitaria ele um irmão juramentado e Dany estéril

  • Myriel

    Se Jon e Daenerys tiverem algum tipo de relacionamento vai ser uma das piores abordagens da saga. Jon fez um juramento, e mesmo se fosse ressucitado (caso tenha morrido) não creio que ele abandonaria seus deveres como membro da Patrulha.

    E vale notar que Daenerys tem uma queda por homens com características muito diferentes que Jon ou mesmo Aegon VI.

  • Eduardo Amorim

    Não querendo polemizar, mas acho q a teoria R+L=J até é a que mais se encaixa mais acho q as pessoas querem tanto que seja assim q eles já até imaginam Jon como uma cabeça do Dragão, prevejo que se isso não acontecer vão pedir a cabeça de GRRM. O livro é tão inesperado isso q o torna tão bom e a quanto tempo tem pessoas falando de R+L=J que acho q nem vai ter graça se isso realmente acontecer, torcendo para q GRRM famoso Troll apronte mais uma das suas :D.

  • Myriel

    Essa teoria tem tomado grandes dimensões ultimamente. Arrisco a dizer que ela tem a mesma relevância que R+L=J, e seria muito mais surpreendente na minha opinião.

  • Se Jon for filho de Brandon Stark então George terá que explicar por que ele mentiu sobre a idade de Jon Snow anteriormente, pois como foi dito no texto, de acordo com a linha do tempo que se conhece atualmente, ele morreu muito antes de Jon Snow ser concebido, portanto ou ele mentiu (e as entrevistas dele, pelo menos as antigas, são consideradas relevantes para os desenvolvimentos das teorias…) ou a teoria é inválida.

  • Eu não imagino Jon como cabeça do dragão ou como regente dos Sete Reinos, só pq ele poderia ser um dos filhos de Rhaegar, mas pra mim a teoria é válida, porém não sei o que George pretende fazer com o restante da história.

  • Calvin

    Uma coisa me ocorreu há pouco tempo: Será que Jon Connington não sabe de algo? Ele era um dos amigos mais próximos de Rhaegar depois de Arthur Dayne, pode ser que soubesse que Lyanna estava grávida mas por acreditar que a imagem de seu príncipe poderia ser manchada tenha optado por manter esse fato em segredo.

  • Altieres Pinheiro

    No fim do “A Dança dos Dragões”, o Jon meio que abandona seus votos para defender a honra de sua família, quando decide atacar Winterfell. Não acho que seria difícil acontecer o mesmo por uma mulher (veja a Ygrite).

    Apesar de também shippar D+J, sei que difícilmente o GRRM atenderá este desejo dos fãns. Tem outras coisas mais importantes para entrarem no já curto espaço dos dois livros restantes.

    🙂

  • Eduardo Amorim

    Sim tbm acho essa Teoria a mais aceitável, mas as vezes acho q as pessoas levam pro lado de fã de R+L e tem q ser de qualquer jeito e não aceitam pensam de outra possibilidade.

  • Altieres Pinheiro

    Esta linha do tempo nunca foi confirmada pelo GRRM, certo? Talvez, como as outras características da história (boatos, mentiras e interpretações de fatos de forma contraditória), as ordens dos nascimentos tenham sido alteradas ou, ao menos, omitidas por razões obvias. Não há certidões de nascimento em Westeros.

  • Ele mesmo em entrevista disse quando Jon Snow nasceu, está registrado no Westeros.org. Na seção Citadel, So spake Martin: http://www.westeros.org/Citadel/SSM/

    Se ele informou isso errado, então temos que desconsiderar essas teorias…

  • Rafael

    Parece que cada levantamento que vocês fazem levam mais a crer que Jon é filho de Rhaegar com Lyanna. Falo isso pq fiz isso também lendo e releendo livros, westeros.org e todas essas coisas…É muito viável R + L = J.

    Mas acho interessante quando o pessoal vê isso e já considera que sendo assim ele será Rei, ora..um Rei é um lider preferencialmente aceito por todos, se você levar o modelo de governo de Westeros, ele ser filho de Rhaegar o torna Rei, mas ae entra um porém, um governo de qualquer tipo deve ter aceitação do povo sempre, então ser Rei não garante aceitação, nem ser Mão do Rei, Joffrey e Tirion provam isso, um por ser um idiota e o outro por preconceito não tinham a aceitação geral, governavam muito mais pelo medo e por associação a outras figuras do que por motivos de estarem no posto simplesmente. Jon sendo filho de Rhaegar simplesmente não o coloca como Rei, o que o faria ser Rei é sua capacidade de liderança, ser Comandante da Patrulha da Noite é já estar em um posto de liderança e assim ele era bem “aceito”, com oposição que todos sabemos, mas lembro o livro fica meio claro que no geral a maioria gostava dele, até Stannis gostava dele!!

    Resumindo, acho que um ponto que Martin coloca na historia é essa questão de constituição de governos, que é a parte mais importante da política e a forma que Westeros é governada, é inatural. A liderança é algo que tem que partir de uma escolha do povo, quando ela é tirânica, como é em Westeros desde de sempre tende ao fracasso. Então eu acho que se forem considerar Jon o grande lider, considerem ele mais pelo que ele é não por quem é seu pai.

  • jorge_lito

    E como você imaginaria Jon? Você acredita R+L=J? Também não imagino ele como regente dos Sete Reinos (não tem nada haver com ele). O meu palpite sobre Jon é que ele teria alguma ligação com Azor Ahai e que ele seja filho de Lyanna e Rhaegar…

  • Joao Palmadas

    Jon Snow é filho do Rhaegar, é Azor Ahai, vai empunhar a lumiféra e vai comandar os homens honrados dos sete reinos contra o Antigo Inimigo, os White Walkers.

    E as intriguinhas de King’s Landing? Ah, ele está muito acima disso. Os Littlefingers, os Varys, as Cerseis e todos os que quiserem envolvê-lo nessas intriguinhas serão frustados e os sete reinos acabarão por ignorá-los. Reis, dinastias e jogadores do game of thrones passam, a muralha fica. E o antigo inimigo também fica, do outro lado dela. Talvez não no sexto, mas no sétimo livro da série se tornará óbvio que quem comanda Castel Black é mais importante do que quem comanda King’s Landing.

  • Bruno

    Eu não gosto da teoria R+L= J .Preferia que ele fosse filho de Benjen,o que eu realmente acho que é (isso poderia ser um dos motivos para ele se juntar a patrulha da noite).

  • Cara, lê o texto. Benjen era criança…pq Ned ia guardar um filho bastardo do irmão que tá vivo em segredo?

  • Paula

    Como a maioria, eu acho mais plausível a teoria de que ele seja filho de Rhaegar e Lyanna. Agora, abandonar o Norte, virar rei, se envolver com a Dany, controlar um dragão e mais um par de coisas que a galera acredita ( e alguns torcem) não vejo sentido e acho que não vai rolar mesmo!

  • Stenio Camara

    Jon, provavelmente deve ser filho de Rhaegar mesmo. Ainda acho que ele seria uma cabeça de dragão e como ele não curte muito o “jogo dos tronos”, a Dany quando chegar vai simpatizar com ele por essa característica dele. Lembrando que os produtores foram questionados por GRRM sobre os pais de Jon e eles acertaram de primeira, ou seja, não pode ser uma teoria muito mirabolante. ela ja deve estar ai entre nós.

  • Myriel

    Isso é questionável. Ramsay ameaçou o Lorde Comandante da Patrulha da Noite. Imagine se ele tivesse ameaçado qualquer outra irmandade juramentada, até mesmo em outras epocas. A Guarda Real sob o comando de Gerold Hightower ou Barristan Selmy dificilmente deixaria uma ameaça desse tipo de lado. Até Jaime Lannister, se recebesse uma carta nesse estilo, faria o mesmo que Jon fez.

    Apesar disso, concordo que a decisão que ele tomou foi precipitada para sua posição. Aliás, Jon tomou muitas decisões que contrariaram a ideologia de seus companheiros durante a Dança, até chegar naquele ponto.

    Sobre Ygritte, Jon pouco se importou em vê-la morrer em plena batalha. Nesse caso, o dever falou mais alto no final.

  • Tatiza Feitosa Lima

    Acredito que a descoberta sobre os pais do Jon tenha sim uma certa relevancia para a historia, entretanto não significará um final feliz,já que felicidade não é algo recorrente na históra!!!hehehehehehe George é George né…

  • Myriel

    Na história de Meera e Jojen sobre a participação de Howland no Torneio de Harrenhal (em 281), Benjen é descrito como “The Wolf Pup”. Isso provavelmente significa que ele tinha pouca idade à epoca, talvez menos de 10 anos. A idade de Benjen, porém, nunca foi revelada.

  • É o que eu penso, George já disse que não vai ter um final feliz.

  • Benjen nunca se casou, se ele tivesse um filho bastardo seria o menor dos problemas dele, Ned não precisaria assumir isso. Por esse lado a lógica seria que ele fosse filho de Brandon, se ele não estivesse morto. Pra mim, ou ele é filho de Lyanna ou de Ned. O resto não se encaixa na história.

  • Vinicius

    Pois é, final feliz não é com ele kkk.
    É tipo quando as pessoas acreditam que depois de se vingar, Arya será uma senhora realizada de Winterfell vivendo com seus irmãos. Isso não vai rolar. Arya tem um propósito que é a vingança. Depois de cumpri-la e tendo visto tudo o que viu, ter se corrompido, etc, é mais provável que ela abandone de vez sua identidade e retorne a Bravos como instrumento do Deus De Muitas Faces, para o resto da vida.
    Não seria o final feliz que os fãs esperam para ela, mas seria um final mais provável e digno da tragetória dela.

  • Calvin

    Eu até que vejo, a ascendência dele não teria a relevância que parece ter para a historia se assim não fosse. Não acho que todas essas coisas vão acontecer, mas outras não são tão implausiveis assim. Tudo caminha para uma reunião das várias tramas em uma só.

  • Felisberto Albuquerque

    Final AGRIDOCE… . Se o Sor Vovô, o Areo Hotah sairem vivos desta eu ja me dou por satisfeito… Os Personagens secundários mais FODÕES de todos os tempos… SPOILER ALERT: Aliás tenho a minha opinião de que fosse o Areo contra a Montanha ao invés daquele pamonha do Oberyn, o Areo tinha dividido o Gregor ao meio… tinha feito PUDIM de Clegane à moda de Norvos.

  • Felisberto Albuquerque

    Se Sor VoVô tivesse recebido uma carta daquelas ele não descansaria até ter a cabeça do Ramsay na ponta de uma lança… Imagina o Victarion Greyjoy recendo uma carta destas então??… Antes de esfolar vivo o Ramsay ele o faria ser estuprado por toda a frota de ferro.

  • Ives Leocelso Silva Costa

    Meu maior medo é que não tenha relevância nenhuma e o mistério continue indefinido

  • Não lembro com detalhes das datas desde o Torneio de Harrenhal ou o Saque de Porto Real, mas haveria a possibilidade de que Jon Snow fosse o próprio Aegon Targaryen, que de alguma maneira tenha escapado das mãos de Sor Armory Lorch e de Sor Gregor Clegane?

    Digo isto, pois GRRM parece ser muito apegado às visões e profecias, e a visão da Daenerys na casa dos imortais foi um tanto marcante na minha opinião!

  • A visão de Daenerys na Casa dos Imortais é de Aegon e não de Jon Snow.
    Mesmo que Jon seja filho de Rhaegar, este não estaria presente no momento do seu nascimento. A mulher da cena é Elia e o menino é Aegon. Veja esse post: http://www.gameofthronesbr.com/2011/10/explicando-casa-dos-imortais.html

  • Calvin

    Um casamento entre Rhaegar e Lyanna não é tão improvável, você com certeza não sabe mas há um desdobramento que eu até acho interessante dessa teoria; de que como Aegon, o Conquistador, teria se casado com ambas as irmãs ao mesmo tempo, a poligamia seria tecnicamente permitida aos Targaryen (embora tenha caído em desuso). Um argumento a favor disso é a Batalha da Torre da Alegria: Três guardas reais optarem por proteger o bastardo de um príncipe no lugar do rei de direito, que pelas regras de sucessão é Viserys, não é muito lógico; mas eles na verdade estarem aguardando o rei e a rainha-mãe terem condições de viajar é.

  • Alan Camelo

    Acho que Jon é realmente filho de Rhaegar e Lyanna. Assim como acho que Tyrion é filho de Aerys. Daenerys e Tyrion se juntarão a ele na Batalha contra os Outros. Mas, quanto ao trono, ainda acho que Sansa será a rainha, já o rei…deve ser Tyrion mesmo.

  • Felisberto Albuquerque

    Quando a Batalha da Torre da Alegria acontece, Rhaegar ja esta morto no Tridente…. O motivo de ter três membros da Guarda Real ali e o que de fato aconteceu na Torre, só Howland Reed poderá responder… O problema é que segundo eu li aqui mesmo neste site, o GRRM disse que não teria POV do Howland Reed e sim algum outro personagem teria que encontra-lo e ele falaria sobre o que ocorreu… Na Guerra dos Tronos aquela parte em que Ned sonha e há a descrição da conversa entre Ned e os três cavaleiros da Gurada Real não é nada menos do ÉPICA…. Uma das melhores partes de toda a saga… E o que mais me chama atenção é que dentre os três membros da Guarda Real que estavam ali, dois eram EXCEPCIONAIS espadachins: Sor Gerold Hightower e Sor Arthur Dayne (imagina a Guarda Real formada por estes dois mais Sor Barristan Selmy e Jaime Lannister …. pra agora ter Jaime pitoco, Sor Loras que é um fanfarrão, Sor Boros e Sor Merryn que são espancadores de mulheres…..quanta decadência).

  • Verdade, George já disse que não vai ter mais nenhum pov novo. 🙁

  • Calvin

    Sim, você está certo não deveria ser tão veemente afinal nada ainda foi confirmado, mas pra mim é a única explicação possível; eu acho até que foi por isso que o sonho-lembrança da Batalha da Torre da Alegria não foi incluída na série, a mais famosa das teorias das Crônicas ficaria mais famosa ainda. E de fato a Guarda Real decaiu depois de Robert, mas há uma explicação bastante óbvia pra isso: Era preciso consolidar o seu reinado não exatamente seguro inicialmente assegurando o apoio de casas influentes, as nomeações para a Guarda portanto se guiaram principalmente pelos sobrenomes (as personalidades foi algo considerado secundário nas escolhas); aproveitando não posso deixar de citar minha teoria para o fim de Sor Boros e Sor Merryn (duvido que esses dois sobrevivam a queda dos Lannisters), nos contos de Duck & Egg é dito que a punição para quem fere um membro da família real é ter a mão decepada, por isso se Jon tornar-se rei essa acredito será a punição que ele aplicará pelas agressões na Sansa, pelo menos sobre Sor Boros, Sor Merryn acho que morrerá pela Agulha. Sei que são meio clichês, mas acho impossível qualquer grande obra não ter um pouco disso.

  • Felisberto Albuquerque

    Posto aqui a conversa épica entre Ned, Gerold Hightower, Arthur Dayne e Oswell Whent:

    “Procurei-os no Tridente – disse-lhes Ned.
    Não estávamos lá – respondeu Sor Gerold.
    Seria uma aflição para o Usurpador se tivéssemos estado – continuou Sor Oswell.
    Quando Porto Real caiu, Sor Jaime matou o vosso rei com uma espada dourada, e eu me pergunto onde estariam.
    Longe
    – disse Sor Gerold -, caso contrário, Aerys ainda possuiria o Trono de
    Ferro e o nosso falso irmão estaria ardendo nos sete infernos.
    Eu vim
    a Ponta Tempestade para levantar o cerco – disse-lhes Ned -, e os
    senhores Tyrell e Redwyne baixaram os estandartes, e todos os seus
    cavaleiros dobraram os joelhos para nos jurar fidelidade. Tinha certeza
    de que os encontraria entre eles.
    – Nossos joelhos não se dobram facilmente – disse Sor Arthur Dayne.
    – Sor Willem Darry fugiu para Pedra do Dragão, com a sua rainha e o Príncipe Viserys, Pen­sei que pudessem ter velejado com ele.
    Sor Willem é um homem bom e leal – disse Sor Oswell.
    Mas não pertence à Guarda Real – fez notar Sor Gerold. – A Guarda Real não foge.
    Nem ontem, nem hoje – confirmou Sor Arthur, e preparou o elmo.
    Fizemos um juramento – explicou o velho Sor Gerold.
    Os espectros de Ned puseram-se ao seu lado, com espadas fantasmagóricas nas mãos. Eram sete contra três.
    E
    hoje começa – disse Sor Arthur Dayne, a Espada da Manhã. Desembainhou
    Alvorada e a segurou com ambas as mãos. A lâmina era pálida como vidro
    leitoso, viva de luz.
    Não – disse Ned com tristeza na voz. – Hoje termin”

    Faço observações que me soam interessantes:
    a) Os três sabiam do que tinha ocorrido no Tridente e em Porto Real;
    b) O trecho que mais me intriga é: “FIZEMOS UM JURAMENTO (dito por Sor Gerold)….. E HOJE COMEÇA (complementa Sor Arthur).
    Palavras que podem ser somente efeito dos delírios de Ned, mas que não deixam de ser enigmáticas… Afinal eles ja tinham um juramento para com Aerys… Será que naquele dia eles fizeram um NOVO juramento???

  • Myriel

    Curiosidade: essas famosas ilustrações abaixo, elaboradas pelo artista Amoka, são as que melhor representam Jon Snow na minha opinião.

    http://awoiaf.westeros.org/images/e/e2/Jon_Snow_Amoka.jpg

    http://wiki.gameofthronesbr.com/images/e/e2/Jon_Snow_Amoka.jpg

    É engraçado como os traços de Jon nessas ilustrações me fazem lembrar dos Targaryen, apesar das características Stark. Não sei se o artista fez de maneira intenciona, mas se analisarmos que Jon é esguio, e isso é uma característica comum nos Targaryen, podemos associá-lo ainda mais a Rhaegar. Amoka, porém, nunca desenhou Rhaegar.

  • Juh S.T.

    R +L = J é o que parece mais óbvio e o que deve ser a verdade, só espero que o bom
    velhinho não mude o final só porque todo mundo já descobriu…

    Não tem nada haver com a historia, mas eu tenho uma pergunta….
    Se a Dany ganhar a guerra dos tronos e virar a rainha de westeros…. O que
    adianta? Ela é estéril, virar rainha, tacar fogo em tudo e derrubar todos os
    outros oponentes é muito trabalho para alguém que nem vai poder perpetuar a sua
    descendência… Eu torço muito por ela, mas acho que não vai rola… Martin não
    acabaria a historia com algo tão clichê e obvio em minha opinião, a única
    mulher e com o coração mais nobre dos que estão disputando o trono ganhar? Difícil…
    mas se acontecer eu vou amar!! kk

  • Tatiza Feitosa Lima

    Essa parte sobre o Tyrion pra mim pode ser que não se concretize pois me lembro das Profecias da Quaithe que são bem claros.Até mesmo sobre nosso querido anão ela pede a Daenerys que não confie nele.Portanto…

  • Delamidia

    Se houvesse algum homem na trama, sem família e sem pinto mas que possuísse boas chances de ser rei, acha que ele abriria mão do poder por não conseguir perpetuar a descendência? A resposta é não, porque não se trata apenas disso.

    Não se trata só de perpetuar a espécie. Daenerys perdeu a família, a infância, viveu de esmolas e viu o irmão enlouquecer e descontar nela suas frustrações. E claro, ainda foi vítima de tentativa de assassinato a mando do rei Robert.
    Estéril ou não, a vingança já é motivo suficiente para “virar rainha, tacar fogo em tudo e derrubar todos os outros oponentes” como você escreveu… Aliás, acho a vingança uma das mais puras motivações…

    Apesar disso tenho algumas teorias a respeito e realmente acho que Dany não vai se sentar no trono de ferro (pelo menos não por muito tempo) Mas mesmo que ela morra, não será uma questão de “o que adianta” como você colocou. Não se trata de adiantar ou não, de ser clichê ou não. Se trata da caminhada dos personagens em busca da vingança ou redenção.

    Uma curiosidade, quem não seria clichê ao se sentar no trono de ferro?

  • Delamidia

    Independente de quem se sente no trono, espero que seja um conquistador de fato, que fique com os sete reinos quem derramou sangue, sangrou, conquistou. Espero que o trono não seja dado de presente a Sansa.

    E mesmo Se ela liderar algo, vou achar um abuso que depois da família dela ter sido massacrada retirada/massacrada no Norte, ela não queira conquistar aquele lugar e viver lá. Sansa é do Norte e só verei honra nela quando retomar suas raízes, raízes de sua família massacrada e não com o bumbum colado no trono que possivelmente será dado a ela de presente.

  • Wellington Rodrigues

    Jon Snow é fruto do relacionamento entre Rhaegar Targaryen e Lyanna Stark. Jon Snow foi entregue a Eddard Stark por Lyanna Stark logo após Ned lutar contra Lord Commander, Ser Gerold Hightower, Ser Oswell Whent e Ser Arthur Dayne na Tower of Joy onde era feita a segurança de Lyanna Stark ordenada por Rhaegar Targaryen.

    Ned encontrou sua irmã em uma situação que ele descreve como “in a bed of blood” talvez devido ao parto e que causou a morte de Lyanna Stark, nesse momento Ned faz uma promessa a sua irmã que nunca foi revelada.

    A única pessoa ainda viva que presenciou esse momento foi Howland Reed o qual salvou Ned de ser morto por Ser Arthur Dayne, pai de Lord Edric Dayne que mais tarde conta para Arya Stark que Jon Snow e ele tiveram a mesma “ama de leite” Wylla (depois da morte do pai Ser Arthur Dayne foi entregue aos cuidados de Wylla).

    Wylla é citada por Ned como a mãe de Jon Snow em uma conversa com Robert Baratheon (episódio 2 da primeira temporada). Na mesma conversa Robert diz Wylla deveria ser muito boa de cama para ter conseguido tirar 1 hora da honra de Eddard Stark.

    Wylla além de “ama de leite” foi também o álibi encontrado por Ned para não revelar a verdade sobre Jon Snow e também não quebrar a promessa que fez para sua irmã.

    Ned nunca perderia sua honra, Winter Is Coming!

  • leandrosr

    Válida sua opinião, mas tudo que você citou já foi exposto aqui mesmo, na terceira parte dessa teoria: http://www.gameofthronesbr.com/2011/03/quem-sao-os-pais-de-jon-snow-parte-iii.html

  • Calvin

    Acho que só uma pessoa viva pode dizer se Jon tem alguma semelhança física com Rhaegar, seu xará Jon Connington o único sobrevivente do círculo íntimo dele, por isso embora seja algo até o momento pouco provável espero que aconteça futuramente. Mas fora isso talvez ele tenha algumas semelhanças de personalidade com seu pai biológico, Rhaegar é citado como uma pessoa triste e solitária adjetivos que também cabem em Jon; sei que o “bastardo” tem motivos de sobra pra ser assim, entretanto ainda pode ser muito significativo.

  • Martins

    Alguém concorda que a Dany é Azor Ahai??? A profecia não dizia que o guerreiro enviado pelos deuses despertaria os dragões da pedra…?? Não foi isso que a Dany fez? Ela devolveu a vida aos ovos petrificados.. ela acordou os dragões… eu sei que nao tem nada a ver com essa matéria, mas tem tanta gnt que acha q é o Jon esse tão esperado guerreiro, mas seria tão óbvio!

  • Jose Leitao

    Hodor.

  • Airton Sousa

    Cara, tudo bem nada a ver ele no trono de ferro,mas a afirmação do sangue dele ser de dragão pode reforçar o fato de ele ser Azor Ahai e se ele for ressucitado mais ainda, acho que faz mais sentido ele ser o heroi que empunha a espada magica tendo sangue real de dragão do que ele sendo um bastardo qualquer,segundo Melissandre o sangue real não é comrrompido em um filho bastardo (lembrem-se de Edric Storm) então isso da mais um reforço para ele ser o escolhido não pra sentar no trono de ferro mas sim para liderar os homens na luta contra O Outro e os WW ele tem mais direito de ser Azor Ahai aos olhos de R’hllor do que Stannis(pois seu sangue real é de um trono roubado), enfim faz mt sentido GRRM disse uma vez que as vezes o que vai acontecer no livro pode ser percebido por um bom leitor e que ele não mudaria a historia se por acaso alguma teoria estivesse correta

  • Felipe Mota

    Acho que o Jon vai acabar se encontrando com a Daenerys e deverão juntos enfrentar os White Walkers, e talvez até nasca um relacionamento entre eles, porém uma coisa que normalmente ninguem lembra é que Azor Ahai só conseguiu sua Luminífera com o Coração de sua Nissa Nissa, e acho que seria muito cliche o Jon ter que transpassar um espada pelo coração da Dany, e ainda mais, como o Jon não acordou dragões da pedra ( a não ser que ele acorde um dragão de gelo de dentro da muralha, teoria que li nesse blog: http://drunkwookieblog.wordpress.com/2013/01/16/bran/), eu acho que a Dany, por ser Azor Ahai terá ela que transpassar uma espada pelo coração de Jon! Dando um fim que acho digno pro nosso herói.

  • Fernando Moura

    O que sei… é que Jon tomou três furadas de adaga e um corte no pescoço, excetuando isso, matarei eu mesmo o GRRM caso o Jon esteja realmente morto no próximo livro.

  • Martins

    Verdade, por isso não levei muito a sério…só achei interessante 😉

  • Delamidia

    Muito inteligente seu argumento.

  • Nuno Cristiano Silva

    Howland Reed chamada à receção!!!!!

  • Rodrigo Konrad

    No texto que vou escrever tem algumas teorias, mas também alguns SPOILERS…

    Acho interessante a teoria de que Jon é filho de Rhaegar e Lyanna. Darei aqui minha argumentação, em apoio às já comentadas em outras discussões.

    O fato de Jon ser um Targaryen é altamente aceito, ainda mais se concluirmos que Daenerys precisará de um marido ao seu lado no trono. Se levarmos em conta que o incesto é prática recorrente na família Targaryen, é muito aceitável esse argumento.

    Acredito que nossa Khaleesi trará o fogo de seus dragões para exterminar os outros, que a essa altura, já estarão dominando Westeros. Acredito também que ela extinguirá a muralha, alegando que todo o povo é livre, etc. Com isso, Jon deixará de ser um irmão da patrulha, deixando pra trás o seu manto negro e seus votos de castidade, abrindo a porta para um relacionamento forte e duradouro com nossa heroína de cabelos loiros-platinados, gerando descendentes Targaryen/Starks, que são as duas casas mais devastadas desde o início da história (sem contar que a narração gira quase que entorno delas). E se for levantada a questão de que Dany é estéril, peço para que seja lembrado que a mesma nasceu na tormenta, “tirou” dragões de pedras, não se queimou no fogo, já enfrentou sozinha a magia dos Imortais, etc. Ou seja: para ela, nada é impossível, (sem levar em conta a tal da profecia que – para muitos – já foi realizada quando ela acorda ensopada de sangue…).

    Outro fato que acredito ser relevante. Dany já disse diversas vezes que busca vingança contra todos que se rebelaram contra sua família, e isso inclui os Starks. Imaginem se a história acabasse em uma carnificina Stark pelas mãos da Targaryen? (se bem que matar Starks foi a moda do verão em Westeros). Sua relação com Jon traria toda a narrativa favoravelmente para o lado dos remanescentes da casa de Winterfeel que, após vencerem o inverno trazido pelos outros, enfrentarão juntos com a Khaleesi os Greyjoy e sua corneta paralisadora de dragões à moda Chapolin Colorado, ajudados por Theon, que terá sua redenção.

  • Calvin

    Em algumas partes dos livros é dito que Rhaegar possuía grande habilidade musical, sei que essas coisas não são necessariamente hereditárias, mas já me ocorreu a seguinte cena clichê: Alguém entregar a harpa do príncipe ao Jon e o intimar a tocá-la afim de provar sua ascendência, os presentes acham ser uma prova absurda pois não comprovaria nada e tentam argumentar que ele não saberia usá-la, mas para surpresa de todos Jon a pega e a toca divinamente, depois conta que quando criança treinou por um tempo para ser bardo parando depois que Ned o proibiu, atitude que ele nunca antes havia entendido.

  • Daniel

    Gente na boa…. se o jon pertencesse a família targaryen ele teria cabelo loiro, pois o livro relata que os targaryen tinham essa caracteristica…

  • Daniel

    Se tem alguém ai lendo o livro vai se deparar com alguns fatos importantes que podem responder essa pergunta( No quarto ou no quinto livro)

  • Daniel

    principalmente em um capitulo de Sir Barristan Selmy

  • Na boa, leia todas as partes…

  • Karoline Lino

    Socorro!

  • Calvin

    Eu mesmo estou reconhecendo que é clichê, não precisa ofender.

  • Calvin

    Penso em algo parecido, se o Jon vai se tornar rei no final eu não sei, mas se isso acontecer não será por causa de sua linhagem, como foi com Robert ela servirá apenas para digamos manter as aparências. Muitos afirmam que o ele assumir o trono seria algo impossível pois ele continuaria sendo bastardo (Rhaegar afinal já era casado), entretanto há pelo menos duas possibilidade: a Dany o legitimar, e a antiga prática da poligamia entre os Targaryen. Daenerys acredita que é estéril, portanto se a verdadeira filiação de Jon chegar aos seus ouvidos, para garantir a sobrevivência de sua casa talvez ela pense em fazer isso; quanto a segunda opção, como a poligamia já foi permitida a eles (Aegon, o Conquistador, casou com ambas as irmãs ao mesmo tempo), alguns defendem que ela nunca deixou de ser apenas caiu em desuso, e Rhaegar teria resolvido reviver esse costume casando com Lyanna. Mas nada disso faz diferença, mesmo se uma Dany agonizante com suas últimas forças decidir assinar a legitimação de seu sobrinho, ou um septão qualquer aparecer e jurar pelos Sete que celebrou o casamento, não será o suficiente para dar o trono de ferro a ele. Muitos não acreditarão (ou fingirão não acreditar), dirão que o decreto foi falsificado ou que o septão está mentindo. Ou darão outra desculpa qualquer. Caso o Jon queira ser rei, terá que lutar pela coroa.

  • Mariana Santoro

    Spoilerrrrrr do livro O Cavaleiro dos Sete Reinos

    no livro das aventuras de Dunk e Egg é conhecida a historia de que Aemon Targaryen tinha um ovo de dragão… mas não se sabe nada além disso.

    Imagina se o Jon é Targaryen e encontra um ovo na muralha e O.O CREINDEUSPADI rsrsrsrsrs

  • Hugo Nascimento

    Acredito que de cada dez fãs nove aprovam a teoria que Jon e realmente filho de Lyanna e Raeghar, parando para analisar olhem bem essa passagem do livro, a profecia de Quaithe, feita para Dany:

    Logo virá a égua descorada e, depois dela, os outros. A lula gigante e a chama escura, o leão e o grifo, o filho do sol e o dragão do pantomimeiro.

    Spoiler 5º livro

    A eguá descorada já chegou, os outros atacaram a patrulha no Punho dos Primeiros Homens, Os Homens de ferro também apareceram para ajudar, A chama escura ou Blackfire acredito eu que seja Aegon, que desceu em Westeros e é um forte pretendente ao trono com a ajuda de Varys, o Leão e o Grifo também surgem na dança, sendo Tyrion e Jon Connington(que deve ter alguma importância significativa nos próximos livros), o filho do sol é Quentin Marttel e então surge por fim a última peça do quebra cabeça, o dragão do pantomimeiro.
    Claro que se trata de Jon Snow, o pantomimeiro sempre foi Eddard Stark, que o camuflou para que Robert não o matasse. Edd fez isso porque amava Lyanna e jamais permitiria que um parente fosse assassinado ainda criança.

    Assim as 3 cabeças do Dragão seriam Dany, Jon e Aegon. Mas há quem diga que Tyrion também é do sangue do dragão e iria gostar muito dessa linha de raciocínio(meu personagem preferido).

    Li algumas teorias que se encaixam ainda melhor, pois, Jon depois da possível morte, ressuscitará como Azoh Ahai, com ajuda de Melissandre, só ainda não encontrei alguma pista para a Luminifera e como ele a conseguirá.

    Segundo as mesmas teorias a existe um Dragão de gelo adormecido na muralha(que ajudou Brandon a construí-la), que pode ser acordado com O corno de Inverno de Joramun, que esta nas mãos de San Tarly. Este Dragão só pode ser controlado por um Warg, caso de Jon.

    Até o nome da serie, As crônicas do gelo e fogo, deixa a brecha para essa possibilidade, pois se há dragões de fogo pode também haver dragões de gelo, citados pela velha ama em varias histórias que se comprovaram reais sempre.

    Então o que acharam?

  • Matheus Vasconcelos

    .

  • Allan Ricardo Coutinho

    Nem todos os Targaryens tem cabelos loiros prateados alguns na linhagem não tinha ,isso se explica até como forma genética ,os genes dos Targaryens são recessivos por isso eles queriam manter a linhagem pura casando-se entre irmãos e parentes para que se mantesse as caracteristicas.

  • Felipe Genaro

    Tem razão Allan, os Baratheons descendem supostamente de bastardos Targaryens

  • Dani Negredo

    Moda do verão foi foda…ri alto =P

  • Martins

    Cara, eu também pensei na possibilidade de acordarem um dragão de gelo, seria mto legal Jon controlá-lo, A Song of Ice and Fire… Só não concordo que o dito “Aegon” seja uma das três cabeças.. não vejo ele como um dragão assim como a Dany…na vdd acho q ele é mesmo um Blackfire que estão tentando fazer passar por um Targaryen!!

  • Martins

    A princesa Rhaenys, filha de Rhaegar com a Princesa Elia Martell, também era uma Targaryen e tinha características físicas do povo de Dorne (pelo lado de sua mãe).

  • Martins

    Cara, vc apontou exatamente oq venho me perguntando a muito tempo. A maioria do pessoal ama o Tyrion, eu mesmo gosto mto dele, mas Quaithe parece dar bons conselhos a Dany e ela realmente disse pra não confiar no leão….o Lannister mais próximo a ela é o Tyrion….então, consequentemente……………

  • Tatiza Feitosa Lima

    Como eu venho percebendo George sempre dá pistas sobre o futuro, as profecias servem não só para Dany como para nós tbm!!E até agora entre as profecias da Casa dos Imortais e as da Quaithe é possivel ver que elas podem sim se realizar(Ou melhor boa parte delas já se realizou,só faltam algumas coisas).Acredito que a postura da Dany em relação ao Tyrion vai ser de desconfiança já que foi o irmao dele que assassinou o pai dela e etc…

  • Hellysson Wesley

    Concordo contigo acho que o Tyrion é um Targeryan e o Tywin só nao o matou pq ele amava a Joanna Lanister e a pedido dela ele criou o menino. Eu sei é dificil imaginar o Tywin amoroso, mas sei lá né.

  • Hellysson Wesley

    Só pra complementar o Eddard pesquisou naquele livro grandao que pediu ao Meistre Pycelle e comprovou que loiros quando se casavam com com cabelos morenos. Os cabelos morenos permaneciam dominantes. Fato que ele comprovou comparando um casamento Lanister com Baratheon. Isso logo no primeiro Livro. Então acho que o Jon é Targaryen.

  • Hellysson Wesley

    Creio que Tyrion seja Targeryan e Aegon é descendente dos Blackfyre que esta nos contos de Dunk e Egg a historia detalhada. Pois la varios nomes Blackfire surgem. Ainda nos contos revelam que muito dos habitantes daquela area do poleiro do grifo eram a favor dos Blackfyre. como o senhor a qual dunk juramentou a casa por um tempo nas terras de Dorne.

  • sam

    Eu acho que essa teoria já está mais do que obvia, mas … Vocês sabem né, de George R.R Martin pode se esperar tudo!!

  • Felipe Coutinho

    Então pq o suposto Aegon teria os cabelos dourados por baixo da tinta azul? A Elia Martell era morena

  • Caroline Oliveira

    E outra o GRRM já escreveu sobre o dragão de gelo (acho q o site ja ate falou sobre isso) ele é temível e mais perigoso, mais eu acredito q Aegon n seja um Targeryan.

  • Hellysson Wesley

    e a Lyanna Stark também. para esse Aegon ser filho de Raeghar, o Raeghar nao poderia ter dormido com nenhuma das duas para ter o Aegon. Talvez encaminhando na teoria que Aegon é Blackfyre.

  • Vera

    Por mim Sansa pode ser a próxima Stark a ser morta pelo autor!

  • Felipe

    O dragão tem três cabeças, ele é um blackfyre, o Aegon, a bandeira da casa é um dragão de três cabeças, esqueçam o jon.

  • João Daniel

    Desde que li o quinto livro há uma suspeita que gostaria de compartilhar com vcs. Daenerys tem 3 dragões, portanto é de se imaginar que Martin precisaria de três cavaleiros para eles. Obviamente, esses cavaleiros teriam que ser do sangue do dragão. Então temos Daenerys e provavelmente Aegon (que pode ser um Blackfire ou não). Falta um. Na minha opinião existem duas opções:

    1) Tyrion (que poderia ter sido concebido de forma forçada por Aerys, e que por isso, sua mãe ao saber que estava grávida não contou nada ao seu marido mas tentou abortá-lo, o que resultou no nanismo de Tyrion e sua morte no parto).

    2) Jon Snow. Até aqui nada há de novo, mas um fato que despertou minha atenção é que eu li uma teoria que afirmava que a Septã Lemore poderia ser Ashara Dayne. Baseado nisso eu comecei a me perguntar porque ela fingiria sua morte e apareceria como preceptora de Aegon? A única resposta satisfatória que consegui elaborar era que na verdade Lyanna e Rhaegar tiveram GÊMEOS!!! Um deles puxou aos Stark e outro aos Targaryen. Ned prometeu à irmã que protegeria seus filhos da ira de Robert. Mas seria impossível para Ned esconder entre os seus uma criança com características Targaryen. Então resolveu procurar Ashara, que tinha conhecido no Torneio de Harenhall e por quem tinha se apaixonado. Todos sabem que os Dayne possuem olhos violeta, que são totalmente diferentes das outras casa de Dorne. Até aí tudo bem, Aegon poderia ter sido criado em Tombastela como um bastardo. Mas Ned não sabia o motivo porquê Ashara tinha se afastado da corte. Se ele tivesse a desonrado (o que fica difícil de acreditar pela natureza de Ned) não teria coragem de procurá-la. Pra mim quem fez isso foi seu irmão Brandon, que era conhecido pelo sua impetuosidade (Sor Barristan faz alguma referência a isso no 5º livro). Acho que quando Ned apareceu em Tombastela com a Alvorada e duas crianças, Ashara de algum modo tinha perdido o seu filho (no 5º livro Tyrion repara que Lemore tem marcas de uma cesariana), e acaba resolvendo adotar Aegon, mas para isso resolveu deixar Westeros. Assim acabou se refugiando em Pentos, onde conheceu Ilyrio (que era casado com uma Blackfire) e começou a fazer parte da conspiração para colocar Aegon no trono.

    Assim, Jon Snow e Aegon são irmãos, filhos de Rhaegar com Lyanna, gelo e fogo. E juntos com Daenerys e seus dragões reviverão Aegon o conquistador e suas irmãs, para reconquistar Westeros que terá sido dominada pelos Outros.

    Então? O que vocês acham?

  • Victor Hugo Dantas

    A linhagem masculina targaryen nasce com cabelos dourados, ao que me parece, é comum os homens sempre transferirem sua genética em westeros.

    Ned descobriu que Robert não era pai dos filhos de cersei pela cor do cabelo, talvez a raiva de catelyn seja pq Jon é o herdeiro legítimo de winterfell, já que os outros filhos nasceram com aparencia tully.

  • Agnes Castaño

    muito boa! morrer no parto normal de 2 crianças é um tanto provável. essa ideia se explica bem…

  • Agnes Castaño

    cara, da pra encaixar também a possibilidade de o aegonzinho ser gêmeo do jon, filhos de R+L e não um blackfire (a lyanna pode ter morrido justamente por parir duas crianças).

    a teoria tá aqui nos coments e uma não invalida a outra, só elimina algumas opções.

  • Agnes Castaño

    genética é loteria

  • Agnes Castaño

    adorei seu comentário.,,

  • Agnes Castaño

    Barristan Selmy tmb pode…

  • Agnes Castaño

    nuossa já pensou! mas se Sansa for rainha Mindinho será rei…

  • Agnes Castaño

    eu fiquei reparando nas mudanças da narração do tyrion, ou seja, na sua personalidade… desde que ele foi preso por “regicídio”, durante a fuga toda, ele meio que parece começar a se comportar mais como o Jaime (que tmb está em um arco muito legal)… bom pra resumir, algumas vezes eu pensei na possibilidade de o Tyrion se tornar uma Aranha…

  • Agnes Castaño

    seria o final feliz que eu gostaria pra ela! não consigo realmente imaginar mais nada…
    é a cara da Arya, pra ela não existe mais absolutamente nada e ela é ninguém.,,

  • leandrosr

    Barristan, Cersei, provavelmente, o pessoal de Dorne que deve ter vindo para o casamento de Elia e até Varys que já era mestre dos sussorros do pai de Rhaegar.

  • Carol BB

    Não confere. O cabelo prateado dos Targeryan pode muito bem ser recessivo. Ou seja, só se perpetua porque eles casavam-se entre si. Isso explicaria o fato da filha de Rhaegar ter o colorido da mãe (Ellia de Dorne). Da mesma forma, Jon pode ser filho de Lyanna e ter herdado suas características. Não esquecendo que Ned ao se despedir de Jon faz questão de frisar que ele “pode não ter seu nome, mas tem seu sangue”… Se Jon é na verdade sobrinho de Ned, eles continuam dividindo o mesmo sangue. Proteger a vida de Jon, contra um possível ataque de Robert, seria uma das únicas justificativas plausíveis para que Ned nunca tenha contado de quem Jon é filho….

  • Calvin

    Sim, mas duvido que qualquer um desses venha a se dar conta da semelhança (caso ela exista), pelo menos não antes que “alguém” aponte.

  • Alan Siqueira Patrialli

    Jon Snow é Dornês, filho do Víbora Vermelha e Elia, um incesto.

  • Gabriel Camargo

    No livro o cavaleiro dos sete reinos Baelor quebra lanças é um Targaryen legitimo de cabelos escuros filho de uma princesa de Dorne.
    Sendo assim Jon pode ser filho de Rhaegar que puxou a cor dos cabelos de Lyanna.
    Assim como Baelor puxou os cabelos escuros da princesa de Dorne.

  • Virgílio Santos

    Eu achei bem legal a série de posts. Porém uma coisa que achei ruim é a apelação pra importância de Jon Snow. A importância dele, sendo um bastardo *Stark* não pode ser questionada, principalmente em Westeros que os plots são desenrolados por caprichos, ou seja, um bastardo Stark, criado em Winterfell, é sempre um potencial senhor de Winterfell, em uma situação adversa, unir o Norte e ganhar uma guerra e virar Rei. Assim como um Blackfyre pode ser realmente um problema gigantesco. Se bastardos não fossem pessoas a se notar, não teriam tantos caçados e mortos como já se viu na série inteira.

    Além disso, o contexto principal no qual ele se insere, a Muralha, o nome não importa tanto, mas sim o sangue… na Muralha Jon Snow é Lorde, sim e seu sangue de Stark conta e muito, tanto politicamente quanto da força que carrega e depois da Muralha então, nem se conta, considerando inclusive que ele é um troca peles.

    No trailer por exemplo ele é simplesmente quem representa esse núcleo da Night’s Watch. Pra o Ned, ele é importante mesmo que seja um bastardo, mesmo sendo filho dele com Wylla. E o personagem não para de crescer de forma coerente a tanto montar um dragão, quanto a ser um lendário Lord commander que se falará por mais mil anos de quando liderou a defesa do reino contra os White Walkers (digno de um bastardo Stark, ou não?).

    Eu gosto da ideia dele ser filho da Lyanna, mas se ele for simplesmente o filho de Ned com Wylla, ainda assim o potencial dele não é limitado podendo ser sim um grande personagem na história

  • Ricardo Pires

    Gostei muito dessa teoria do Aegon ser irmão de Jon… e a do Tyrion então!… seria surpreendente… o que não daria para ver a cara do Tywin Lannister descobrindo que o “anão” é filho do “rei louco”…

  • Ricardo Pires

    Cara eu já acho que o Tyrion possa sim ser um Targaryan bastardo como Jon… mais em relação ao Tywin, provavelmente criou ele sem saber a verdade…

  • Ricardo Pires

    Gostaria que Jon fosse um Targaryen… mais temos que levar essa teoria dos olhos e cabelos Targaryen em consideração… no decorrer dos livros o autor sempre poem em questão esse detalhe nos Targaryen… e Jon deveria ter pelo menos uma dessas características… (nem que seja uma marca de nascença para alegar sua linhagem).

  • Ricardo Pires

    Também acho isso… mais que Jon terá um papel fundamental nessa proferia tenho certeza…

  • Ricardo Pires

    gostaria muito… A moça não faz nada. Até agora não fez nada de importante… até a Arya (muito mais nova), percorreu grandes passos…

  • Ricardo Pires

    Acho que não… por que se fosse, ele teria ido atrás de Jon tmb…

  • Ricardo Pires

    Se o autor colocasse a Sansa como rainha no final da história, eu ficaria puto… não pelo Tyrion, mais pq a Sansa só sabe chorar e se lamentar…
    Deveria se Jon e Dani…. Talvez até o Aegon…

  • Martins

    Segundo os livros o Tywin amava muito Lady Joanna – “Tywin governava aos Sete Reinos ao passo que Senhora Joanna governava Tywin”. Mas eu tenho q concorda contigo, duvido mto que ele criasse um bastardo do Aerys se soubesse q Tyrion não era seu filho.
    Eu tbm não duvido q Tyrion seja uma das cabeças, junto de Jon talvez, uma coincidência estranha que pode ter relação ou não, mas que é engraçada, é que as mães da Dany, do Jon e do Tyrion morreram no parto para que seus filhos viessem ao mundo – quiçá as três cabeças tenham isso em comum…….

  • Martins

    Bem, dai vc tá lidando com probabilidades né cara. A princesa Rhaenys, filha de Rhaegar com a Princesa Elia Martell, também era uma Targaryen e tinha características físicas do povo de Dorne (pelo lado de sua mãe). Aegon por sua vez puxou as características valirianas por parte de Rhaegar……e na boa, eu duvido que o jovem Griff seja um Targaryen, eu acho que ele é um Blackfyre e representará o falso dragão – ‘Dragão Pantomineiro’ – da visão da Dany do futuro…..

  • M.L. Silva

    sério gente, ainda nem comecei o segundo livro, mas desde que eu li sobre a Lyanna eu saquei que ela era a mãe o Jon. A morte dela e toda a história do Ned já sugere muito isso, e aquele ponto de vista da mãe dele que ele descreveu logo no início do livro também condiz com ela. E quanto mais o personagem dele evolui (pelo menos na série) mais eu identifico semelhanças dele com o que imagino ser o perfil de um Targaeryan lendo o primeiro livro, mas também tem aquele papo de *assim como com vários outros personagens. Não sei se vou mudar de ideia quando avançar mais a leitura, mas pra mim até agora é realmente a Lyanna e o Rhaegar

  • M.L. Silva

    não acho, até porque teoricamente foi possível a família Baratheon ter sangue Targaeryan, o Jon poderia ter também. Vc vê na série que a aparência Valiriana já não é vista nem em Essos, os Targaeryan são assim mais porque se casam entre irmãos. Os próprios bebês do Rhaegar já não nasceram mais com o cabelo prateado e os olhos violeta.

  • Mayron

    Gente vocês já ouviram falar de genes recessivos né? Os targaryens só tem tais características porque perpetuavam a linhagem entre si. Qualquer relação com outras pessoas que não sejam Targaryen faz tais características desaparecerem, o que não faz do Jon menos Targaryen. Um dos filhos do Principe Rhaegar com a princesa de Dorne puxou a mãe, ou seja…sem cabelos pratas nem olhos violetas. E não estamos falando de uma criança bastarda…

  • Guilherme Moraes

    não importa muito de quem jon snow é filho, ele vai morrer mesmo.

  • Valeria Calixto

    Morrer acredito que não, pois ele será fundamental na luta contra os outros, e pode ser o Azor , pois Melissandre tem visoes dele nas chamas quando pede ao Deus vermelho para mostrar o verdadeiro rei. e outra coisa confio na profecia que o Azor-ahai renasce, talvez seja esse o motivo do quase morte dele, pois nunca vi nenhum personagem morrer em Se proprio POV, lembro ainda que era o proprio Jon que estava vendo ele na neve ensanguentado, poderia estar wargando no fantasma, tem a teoria tb que quando for colocar fogo em seu corpo ele renascerá.

  • Calvin

    Muitos dizem que mesmo se (ou quando) a teoria for confirmada pouco iria mudar, afinal a sua condição de bastardo permaneceria: Não haveria portanto como Jon se tornar rei no final (coisa desejada por muitos), e mesmo caso houvesse ele provavelmente não iria querer. Bem, quanto a questão da bastardia, ela sempre pode ser retirada (talvez Daenerys faça isso afim de garantir a continuidade de sua casa), ou quem sabe tecnicamente nunca tenha existido de fato (como já citei Rhaegar aproveitando-se do precedente de Aegon I pode ter optado por casar com Lyanna, o que faria Jon legitimo); agora quanto a provável falta de ambição dele relembrando o que disse Cersei Lannister, em um dos seus raros momentos de inteligência, no jogo dos tronos “se vence ou se morre, não tem meio termo”, assim pode não existir alternativa para o “bastardo” caso ele queira garantir sua sobrevivência (e dos seus) além de lutar pelo trono. Entretanto isso apenas se não encontrar outra alternativa, como na seguinte situação: Jon, não mais Senhor Comandante da Patrulha da Noite mas na condição de líder não oficial da família (afinal seria o ainda único homem adulto), propõe a Daenerys que em troca de anistia total aos Starks e aos outros participantes da Rebelião de Robert o Norte a reconhecerá como rainha, ela no entanto recusa; ele então não vendo outra opção, não necessariamente nessa ordem, revela sua filiação, a prova ao apoderar-se de um dos seus dragões e declara-lhe guerra.

  • Generator Van der Nantes

    Acho que você não está prestando muita atenção.

  • Guest

    Sinceramente, o que eu acho é que vocês QUEREM que o Jon seja filho do Rhaegar, pois o tendencialismo nos posts é óbvio, para mim o Jon é a perfeita imagem de um homem do norte, desde o inicio nenhum dos protagonistas representou tão bem os conflitos nortenhos ou esteve tão imerso neles. Eu, sinceramente, ficaria decepcionado se ele fosse um targaryen, já que o mais bacana do personagem está justamente na maneira como se orgulha de ser filho de Ned Stark, da sua devoção aos deuses antigos, e a sua relação com o norte de modo geral. Além disso porque um targaryen receberia um lobo gigante? Estes estavam obviamente destinados aos filhos de Eddard stark, porque ele o receberia um se não fosse um deles? Sei que muitos aqui são fãs assumidos do Jon, mas eu não acredito que o Jon seja um targaryen e se for vou me decepcionar bastante, já que para mim ele é a principal representação dos Stark de Winterfell. Além disso não vejo o Jon como um bom candidato ao trono, a não ser que se queira transformar GOT em uma novelinha melodramática sobre o pobre bastardo que sempre foi mal visto por todos, mas que o na verdade era o senhor por direito dos 7 reinos e irá reinar justo e absoluto (que chatice)”. A história dele, até o presente momento, simplesmente não deu nenhum passo em direção a transformá-lo no possivel rei de Westeros, e teriam que forçar bastante para fazê-lo agora. Isso é o que eu acho.

  • Marília Melo

    Pois é, o G. Martin já falou em um desses eventos que não gosta de saber as teorias dos fãs, porque fica com vontade de contrariá-los… =(

  • Cristiano.Monteiro

    Porra… Vc pode terminar as cronicas…

  • Thiago Bode

    Mesmo sendo filho de Rhaegar, ele também é filho de Lyanna, que é nortenha e carrega todos os traços Stark, como a devoação aos deuses antigos e a aparência física. Sobre o lobo gigante, eles foram enviados pelo corvo de três olhos (bryden rivers) o que não importa o fato de quem seja o pai de Jon. Não existe nada que comprova tal teoria, mas ficou bastante explicito o fato de Ned ter encontrado Lyanna logo depois de dar a luz. Qual foi o destino do bebê se não for o próprio Jon? Eu acredito bastante nessa teoria.

  • Mab Castro

    Sem falar que Jon é um Bastardo, então ninguém nota, ou olha para ele com algum cuidado. O único de KL que teve contato com Jon, foi o Tyrion, e Tyrion não chegou a ter contato com Rhaegar. Mas o fenótipo de Jon bate com a descrição dos Targaryen.

    “Jon era esguio e escuro, enquanto Robb era musculoso e claro; este era gracioso e ligeiro; seu meio-irmão, forte e rápido.”

    “Viserys respondeu. Era um jovem magro com mãos nervosas e um ar febril nos olhos de um tom claro de lilás.”

    “Seu primeiro pensamento, na vez seguinte em que parou, foi Viserys, mas um segundo olhar fez Dany mudar de idéia. O homem tinha os cabelos do irmão, mas era mais alto, e seus olhos eram de um tom escuro de índigo, e não lilases.”

    Segundo os livros, Rhaegar era magro e alto. E vemos a Cersei comparar ele com Aurane Waters. Apesar de magro, ele não tinha o rosto fino de Viserys, nem Jon é descrito assim.

    “Aurane Waters. Não era a primeira vez que a rainha observava Waters, um jovem magro com olhos verdes acinzentados e cabelos louro prateados. A primeira vez que ela o viu, por meio segundo ela pensou que ele fosse Rhaegar Targaryen retornando das cinzas. É o cabelo, ela disse a si mesma. Ele não tem metade da graciosidade que Rhaegar tinha. A cara dele é muito fina, e ele tem aquela covinha no queixo.

    – É magra demais – disse Viserys. Seus cabelos, do mesmo tom louro-prateado dos dela, tinham sido puxados para trás e bem atados com uma presilha de osso de dragão. Era um visual severo que dava ênfase às linhas duras e magras de seu rosto.

    Já dos Starks não temos uma descrição assim de Eddard, mas apenas de Benjen, vejamos como Benjen é descrito:

    “O tio de Jon tinha feições angulosas e era descarnado como um penhasco, mas havia sempre uma sugestão de riso em seus olhos azul-acinzentados.”

    Benjen é descrito como de feições angulosas e magro (descarnado = desprovido de carnes), o que leva ao entendimento que Benjen também tinha linhas angulosas e magras no rosto.

    Já Jon, como descrito anteriormente, era esguio (alto e magro) e escuro, mas também gracioso e ligeiro.

    “Mais de uma noite ela havia assistido o príncipe Rhaegar no salão, tocando sua harpa de cordas de prata com seus longos e elegantes dedos.”

    “A primeira vez que ela o viu, por meio segundo ela pensou que ele fosse Rhaegar Targaryen retornando das cinzas. É o cabelo, ela disse a si mesma. Ele não tem metade da graciosidade que Rhaegar tinha.”

  • Calvin

    Farei uma previsão ousada, até o final da saga (no último livro provavelmente), Jon terá um filho (talvez com a Val), ao qual herdará os traços targaryen mais conhecidos (cabelos prateados e olhos de cor índigo), comprovando assim definitivamente a linhagem do “bastardo”.

  • Álvaro

    Se você parar pra pensar, Mirri Maz Duur fez a seguinte profecia sobre o retorno de Khal Drogo:

    “When the sun rises in the west and sets in the east,” said Mirri Maz Duur. “When the seas go dry and mountains blow in the wind like leaves. When your womb quickens again, and you bear a living child. Then he will return, and not before.”

    Talvez ela não queria dizer que o Drogo vai voltar à vida, mas que a Dany vai encontrar sua cara-metade novamente, que poderia ser o Jon (apesar de eu detestar Jonerys) e, consequentemente, engravidar novamente. Já li por aí que o sol que nasce no oeste e e põe no leste possa ser Quentyn Martell, o mar que seca é o mar dothraki que sofreu com uma estiagem, as montanhas que sopram ao vento como folhas possam ser as pirâmides de Meeren que os dragões de Dany queimaram e que suas cinzas voaram ao vento…

    Enfim, a minha teoria para a Dany é que ela seja Azor Ahai (previsível mas plausível). Afinal, ela “”matou”” Khal Drogo, como se ele fosse Missa Missa, renasceu nas chamas, ressuscitou os dragões de pedra, teve uma estrela/cometa de fogo nessa época e etc. A parte da fumaça e sal poderia talvez ser a fumaça do fogo e o sal ter algo a ver com o Mar Dothraki? Não sei e nem vou saber até ler Os Ventos do Inverno.

  • João Daniel

    Pois é Cristiano, é justamente o que eu estou fazendo. Eu narro RPG e estou continuando GoT a partir do 6º livro, com os meus amigos interpretando alguns dos personagens principais.

  • Joao Paulo Oliveira Acorinthe

    Em “A tormenta das espadas” Robb chega a falar sobre o titulo de jon com Catelyn… é claro que Catelyn vai contra, mas Robb pede que todos os seus vassalos coloquem seus celos em um documento, o cp termina com ele pedindo os celos, mas não se sabe se esse documento foi ou não feito. pode ser que esse documento seja encontrado, e o transformaria em um legitimo Stark.

  • Camila Rezende

    Catelyn no casamento vermelho morreu num capítulo em que era POV

  • Marlon Xavier

    E esses traços Nortenhos não podem ser herdados por Lyanna? Ou só homens podem doar essa herança aos filhos? Assim, ele teria o sangue Stark, poderia ter um lobo, o cabelo escuro, a atitude, etc e tal. Além disso, me pergunto se o Jon, pra ser rei, não teria que quebrar os votos da Guarda da Noite, e abandonar seu posto. Ned talvez tenha considerado isso, prometendo contar a Jon sobre sua mãe quando ele sabia que Jon teria feito o juramento, talvez impedindo de tomar o trono de Robert, na época ainda vivo.

  • Natália Pereira

    Estive lendo todos os posts desta teoria, e também, a maioria dos comentários. Quase todos que vi que não aceitam a teoria R+L=J se apegam no fato de que Jon tem os cabelos escuros.
    Eu estou lendo o primeiro livro, e no capítulo que Eddard conversa com Cersei a respeito dos filhos dela, está claramente escrito “Não importava o quanto Ned recuasse nas quebradiças páginas amarelas,encontrava sempre o ouro cedendo perante o carvão”. Acho que isso acaba de uma vez com as desconfianças quanto a cor do cabelo, mesmo que não confirme a teoria do Jon ser realmente um Targaryen.

  • Ivo “O Mal” Drago

    EU não sei onde comentar isso, mas eu acho que o Jon morreu no fim do quinto livro pra ser revivido pela Melisandre e ficar livre do Juramento da Patrulha…

  • Tatiza Feitosa Lima

    Égua descorada é a tal doença,os outros na verdade não são os White Walkers.A lula gigante é óbvio só podem ser os irmãos Greyjoy que tem como simbolo a lula gigante,a chama escura é o sacerdote do fogo que tem uma tatuagem no rosto em formato de chama e sua pele é NEGRA igual carvão!!O leão é o Tyrion, o grifo pode ser Jon Coninggton,o filho do sol Quentin Martell e o dragão de pantomimeiro só pode ser esse Aegon falso. Acredito que as profecias devem ser relacionadas,portanto,as visões na casa dos imortais são muito importantes para se tirar uma conclusão!

  • Paula Mariano

    Em “O Cavaleiro dos Sete Reinos”, o autor deixa claro que existem Targaryens de cabelos escuros, devido ao matrimônio dos Dragões com as princesas de Dorne, é o caso de Baelor Quebra Lanças dentre outros. Portanto, os cabelos escuros de Jon Snow podem ser herança genética de Lyanna. Genéticamente falando a probabilidade é maior dos olhos e cabelos escuros prevalecerem sobre os claros (aulas de biologia!). Acredito também que se Jon Snow tiver sangue real nas veias, ainda assim ele continua representando muito bem os nortenhos, afim de contas sua provável mãe é uma Stark.

  • Calvin

    Exatamente, um legitimo “Stark”, não Targaryen, portanto tecnicamente esse documento talvez não seja suficiente para torná-lo um candidato ao Trono de Ferro, mas quem sabe. Pode ser que as pessoas não parem para pensar nisso, Henrique Tudor, o vencedor final da Guerra das Rosas (uma das inspirações de Martin), também tinha uma pretensão um tanto questionável, afinal descendia de um bastardo de sangue real que foi “legitimado” com a condição de nem ele ou sem descendentes poderem herdar o trono inglês, entretanto ninguém se lembrou desse detalhe quando o rei Henrique VII foi coroado.

  • Calvin

    Como já disse anteriormente, pra mim os indícios dessa teoria são tão fortes que sua confirmação em minha opinião é quase apenas uma “formalidade”, tanto que mais até que a própria revelação estou mais ansioso pra saber o meio escolhido por Martin para prová-la ao povo de Westeros (afinal lá não existe teste de DNA). Uma das possibilidades ao qual pensei é Jon futuramente ter um filho (talvez com a Val), e o menino nascer a cara do seu avô Rhaegar.

  • Eu tenho sérias dúvidas se isso vai ser de conhecimento popular e notório em Westeros.

  • Calvin

    Também compartilho dessas dúvidas, há a questão das dificuldades de comunicação e principalmente da como citei complicação de ser provado sem sombra de dúvida (testemunhos sempre podem ser contestados, afinal), entretanto não vejo a revelação tendo relevância para a história de outra forma. Daenerys, por exemplo, permanece irredutível em sua posição de não perdoar Ned Stark de ter “traído” seu pai, apesar dos vários pedidos de Sor Barristan, no entanto talvez a descoberta que ele salvou o sobrinho dela de Robert venha faze-la repensar sua opinião.

  • Ravi

    Realmente eu espero que antes mesmo de alguem provar que realmente Jon Snow e filho de rhaegar e lyaana, ele possa sobreviver do ataque no final do livro =(

  • Luiz Augusto

    sim ele morre mas Melissandre o ressuscita

  • Drink Graal

    De alguma forma tendo a acreditar que Jon é filho de Lyanna e Rhaegar, mas Martin é mestre em quebrar nossas teorias. Entretanto, apesar de seu apetite e matar personagens, não creio que Jon Snow tenha morrido e que provavelmente seja revivido por Melissandre, alguém tem alguma luz para oferecer sobre isso ?

  • Calvin

    Uma teoria corrente é que ele entraria no corpo do fantasma e depois retornaria para o seu.

  • Drink Graal

    Outra teoria que cheguei a ver, seria sobre sua ressurreição por meio de Melissandre como vimos acontecer com Catelyn e Dondarion. Apesar de ter dúvidas acerca dessa possibilidade, o final do texto classifica como ” frio “, o que de fato demonstra que a morte não aconteceu, provavelmente um desmaio, ou realmente ele wargou. Outra coisa, os seus atacantes, não eram aqueles prováveis, discordantes sim, mas não os seus inimigos dentro da Muralha…

    certo só trouxe mais perguntas…

  • Geovane Matias Rastello

    Acho que se o Jon for realmente filho de Lyanna e Rhaegar faz toda a diferença pro livro, porque está constantemente relatado nos livros que o dragão tem 3 cabeças, ou seja, 3 Targaryens no poder. Outro fator importante é a amizade de Jon com Meistre Aemon, o último Targaryen vivo (ou quase) em Westoris. Talvez isso venha a influenciar as alianças de Jon no futuro, se ele sobreviver é claro.

  • Geovane Matias Rastello

    além de tudo o que foi dito, o lobo do Jon é albino, completamente diferente de todos os outros, pode significar o estado bastardo dele OU que ele não é apenas um Stark. E se for parar para pensar, do mesmo jeito que os Starks controlam os lobos gigantes, a Deanerys está começando a controlar o Drogon, apesar de muita dificuldade. Convenhamos, um dragão é muito mais perigoso e selvagem do que um lobo gigante.

  • Geovane Matias Rastello

    Outro destino possível é ele sentar no Trono de Ferro pelos os seus “irmãos” Starks; no último capítulo do Jon no Dança dos Dragões, Jon quebra os seus votos e pergunta aos seus irmãos da Patrulha se alguem queria ir com ele lutar contra o Bastardo do Bolton. É uma teoria, mas pela família e pelas pessoas que amamos, fazemos qualquer coisa não é mesmo?

  • Geovane Matias Rastello

    putz cara, faz sentido a sua teoria, até porque, Aegon, o Jovem Griff, parece ter idade semelhante a do Jon, “um garoto jovem” é como Griff vê o príncipe Targaryen. Mas todo mundo sabe que quem vai comandar os Targaryen à vingança será a Daenerys, aquela lá não vai abaixar a cabeça pra ninguem, mano ela chicoteou um DRAGÃO. Nenhum homem vai conseguir domar ela.

  • Ju

    Eu já tinha pensado nessa possibilidade também, mas eu tinha pensado na possibilidade de ser uma menina ainda sumida em algum lugar além do mar… Ainda tenho duvidas de que Arthur Dayne realmente morreu na Torre da Alegria, ele mesmo pode juntamente com Nedd Stark ter forjado a sua morte e ter ido com a outra criança para além do mar estreito. Do Tio Martin podemos esperar tudo…e acho muito difícil dois “meninos” ( Ned Stark E o Reed ) terem matado o melhor cavaleiro de Westeros. Mas eu acho que esse Aegon é realmente um falso Dragão.
    O Tyrion também pode ter sangue Targaryen, mas não precisa necessariamente ser uma das cabeças do dragão, ele pode ajudar a reinar como mão do Rei ou Rainha.

  • Ju

    Concordo em partes… mas eu Realmente acho que esse Dragão de gelo vai ser despertado.
    Com isso teriam que ser 4 cavaleiros para 4 Dragões. ( 3 de Fogo e um de Gelo).
    A Luminífera eu acho que é a Gelo a espada do Ned Stark. Pois ninguém sabe a sua origem, mas se sabe que os Starks são descendentes dos Primeiros homens e a GELO era uma das espadas mais antigas dos 7 reinos. E quando Tywin Lannister derreteu a espada para fazer duas, ela ficou com as chamas esculpida nela como se ela tivesse pegando fogo.

  • Ju

    Na verdade não é certo que a Danny é realmente estéril.
    Pois o que foi dito a ela foi uma profecia, que pode ser interpretada de várias formas.
    Por exemplo na casa dos imortais eles citam uma criança, que pode ser um filho que ela virá a ter, eles citam que ela vai ter que lutar e encontrar o amor, não se sabe pois as profecias tem varias interpretações, mas no final de tudo pode ser que ela encontre novamente o amor e tenha filho.

  • Ju

    O que você fala não tem muito sentido, pois mesmo ele sendo filho de Rhaegar ele também é filho de Lyanna Stark, e pelo pouco que falam dela, não tinha mulher mais Nortenha que ela, cavalgava melhor que muito homem, sabia lutar, tinha a fé dos Deuses antigos…. E era muito mais selvagem do que até mesmo o Ned Stark. Quanto ao Lobo, era para as crianças Stark, não necessariamente para os filhos do Ned Stark, e o lobo do Jon é o único lobo branco. E outra o Jon foi criado no norte pelo Ned, é claro que ela ia ter a fé e as crenças dos Nortenhos. Os outros filhos do Ned também são Tully e tem muita da educação da mãe, mas o Jon não por a esposa do Ned não gostava dele por ser um bastardo. Quanto ao governo talvez ele seja um bom Rei sim, independente de ser ou não filho do Rhaegar, pois ele é justo, honrado e bom no comando, como mostra ele a frente da patrulha da noite… Ele seria até melhor que muitos que estão no poder como a Cercei e outros….

  • Ju

    Eu acho pouco provável o Jon ser filho de Brandon, pela ordem cronológica da História. Brandon morreu cerca de um mês antes do inicio da Guerra, pois é esse o tempo de viagem do Norte até a Capital ( mais ou menos )… A guerra durou cerca de um ano ou um pouco a mais. Jon nasceu no final da guerra, ou um mês antes no máximo… se ele fosse filho de Brandon ele teria que ser no miníno um ano mais velho do que o Rob Stark, que foi concebido bem depois do início da guerra, e eles tem a mesma idade. Então pela ordem cronológica e a idade do Jon, fica impossível ele ser filho do Brandon, a não ser que ele nasceu de 14 meses…rsrs

  • Ju

    Não necessariamente…
    Não temos certeza se a mulher na foto é a Elia ou a Lyanna Stark.

    A visão diz uma mulher com uma criança, perguntando que nome seria, ele fala Aegon, mas se pergunta qual nome seria melhor para um Rei? Isso vai da interpretação do texto, mais em momento algum ele afirma que o nome da criança é Aegon, ele cita o nome se perguntando que nome seria melhor para um rei, em referencia a Aegon o Conquistador…

    Logo depois ela pede para ele fazer uma canção para a criança, ele diz que é a canção de gelo e fogo, por que ele cantaria a canção de gelo e fogo para um filho da Elia, que vem de Dorne e um dos símbolos é o Sol? Não faz muito sentido.

    Óbvio que ele não iria falar qualquer outro nome, pois o único filho homem de Rhaegar é o Aegon, pelo menos que nos sabíamos nessa altura da História, ele não poderia deixar nenhuma referência a Lyanna, pois ia ficar obvio demais… As profecias deixam tudo nas entre linhas… para ter milhares de diferentes interpretações…

  • Calvin

    Foi o que quis dizer quando disse “e dos seus”, pensei que tinha ficado claro. Outra possibilidade ainda é ele tomar o trono afim de ter o poder de retirar a mácula de traidor do nome de “seu pai”, a verdade é o aquilo que o rei diz que é, afinal.

  • Flavio Matheus

    Penso nos caminhantes como um inimigo que não pode ser vencido apenas contido, como um mal necessário para o equilíbrio, então consigo enxergar tranquilamente Jon vivendo na muralha preso ao dever, posso ver um dragão e um lobo branco ao seu lado, vejo a rainha voando em seu dragão até a muralha para encontrar conselho e conforto nos braços de seu amado rsrsrs eu viajo cada dia em uma possibilidade essa é a dos últimos dias kkk

  • Marcus Vinicius

    Tem uma passagem no livro, em que fala que jon e seus oficiais conversaram por mais de duas horas, mas não fica explícito o que realmente aconteceu nessa conversa, em segundo lugar, eles modificaram o plano original, o que pode nos levar a crer, que essa situação poderia ter sido pensada previamente.
    Na segunda parte (na hora em que jon supostamente morre) Wick ataca Jon, e logo depois Jon retoma a consciência, pra depois perdê-la de novo (o que de fato, pode explicar, porque sua mão travou ao tentar desembanhar a garralonga.) e literalmente, entrar na mente de Bowen Marsh que finaliza esse processo.
    Logo de primeira eu fiquei estressado com essa situação, mas depois de ler e reler algumas vezes essas partes, eu percebi isso. Tomara que Jon não esteja morto.

  • Leonardo Vale

    Vocês leram todos os livros já publicados em inglês?
    é bem claro que robert odiava rhaegar, pois ele amava lyanna e rhaegar pegou a lyanna para fazer ciumes à Robert, dai um dos motivos da guerra.
    Logo ned protege a irmâ levando o filho dela com rhaegar como se fosse seu e cria em winterfell com o nome de jon.
    simples assim. jon é irmão de daenerys
    Outra coisa, jon não morre, ele vai se casar com daenerys como é costume na familia e vai montar o dragão negro na guerra!

  • Guga

    Acho sua teoria bastante plausível, mas, corrija-me se estiver errado, Jon seria sobrinho de Daenerys, visto que ela e Rhaegar são irmãos.

  • Guga

    Nunca podemos esquecer os interesses comerciais nessas histórias; pode ser que a explicação detalhada das origens do Jon venha em alguma publicação nos moldes do “Cavaleiro dos Sete Reinos”que, por sinal, deverá ter uma continuação falando da ascenção do Egg ao poder e a abdicação do Aemon.

  • Hugo Rafael

    Sim, mas assim como o Guga disse, ele seria sobrinho da Dany, assim como o “Aegon” (pra mim ele não passa de um pretendente blackfyre, mas o Jon connigton me deixa em dúvidas). E acho que quem montaria o Drogon seria a Daenerys (Azor Ahai renascida, pois nasceu em pedra do dragão, e a reencarnação pode ser uma mulher e etc… ), e o Jon montaria o Viserion, que é branco e representa muito mais a personalidade do Jon, parecido com o Fantasma e a própria neve.

  • Giovanna Givoni

    eu amei essa teoria <3. faz sentido e muito!!! <3<3<3

  • Pedro

    Li diversos comentários e vejo que a maioria leva muito em consideração a questão do trono de ferro mas eu acredito que na verdade o climax da historia seria uma guerra contra os outros durante o inverno, seja Jon filho de R+L ou não( teoria que acredito), ele não morreu e voltara com grande importância na historia, afinal enquanto todos os outros estão lutando e destruindo os 7 reinos, Jon é o unico que continua defendendo-o. Ainda acredito que de qualquer forma a verdadeira rainha será Dany, e ela seus dragões serão fundamentais na guerra contra os outros, algo que Jon com certeza percebera na sequencia da estoria.

  • fernanda nantes

    Ahhh que pena, as datas sempre me confundem… Eu no ínicio pensava que tanto o jon como a Daenerys eram filhos do rhaegar com a Lyanna, pois foi dito que a mãe de Dany Rhaella também morreu no parto… Eu pensava que era uma mentira ou algo do tipo para esconder os bebês, realmente é bem confuso mas sei que tem muita coisa a ser revelada entre Ned, Whilla, Ashara, howland, rhagar, Lyanna e também Jorah, tenho a impressão que ele sabe de alguma coisa.

  • Carolina Costa D’Ávila

    Isso é insano. Daenerys monta Drogon, não Jon. Se ele e Dany se relacionarem ou casarem certamente não será porque é uma tradição familiar. E só é mais claro que Lyanna e Rhaegar se amavam se o livro tivesse figurinhas com coraçõezinhos. A única motivação que pode existir além dos dois se amarem é Rhaegar entender o papel de sua união com Lyanna no sentido do fruto desta união, Jon. É uma suspeita que tenho porque quando meistre Aemon está febril no barco com Sam e fica sabendo de Daenerys, ele menciona uma profecia e diz que Rhaegar acreditava que a pessoa da profecia era seu filho com Elia, Aegon. Só que não ficamos sabendo em que momento Aemon e Rhaegar conversam sobre isso, se foi antes ou depois do rapto de Lyanna – provavelmente antes. Portanto, pode ser que depois de encontrar Lyanna e ter se apaixonado por ela, ele tenha acreditado que um filho com Lyanna seria a pessoa da profecia e não mais Aegon.

  • LadyTargaryen

    Eu já cheguei a imaginar algo do tipo tbm, faria sentido afastar e esconder os dois, como em Star Wars.

  • Joao Marcos

    Algo me deixou muito apreensivo nesse último capítulo do
    Jon, vamos lá! Havia algo de errado no lobo, ele nunca rosnaria para Jon,
    Fantasma é parte dele como fica claro nas passagens anteriores. Além disso, a
    carta que ele recebe releva claramente que Arya não é mais cativa. Então, qual
    o motivo de Jon convocar um ataque contra o Bastardo do Bolton, ele não saiu da
    muralha por coisas piores como a morte de Ned e a de Robb. Claramente, também,
    há algo errado ele não consegue empunhar a espada, Melissandre diz que ele deve
    procura-la, ele não acreditava nela, porém ela sabia da carta e das respostas
    que Jon queria e que estavam nela, é deixado claro para o leitor que Jon
    percebe isso, e se Jon procura Melissandre antes e ela faz um feitiço e não é o
    verdadeiro Jon que foi apunhalado.

  • Marcus Vinicius

    Realmente, eu tinha me esquecido dessa parte, do que aconteceu com o mance rayder e o cabeça de ossos! bem lembrado !!!

  • Carlos Alexandre Santos

    A Rebelião durou dois anos, não um. Por isso acho que a idade do Robb e do Jon estão erradas, eles deveriam ser mais velhos que o reinado de Robert em pelo menos alguns meses.

  • eli

    concordo com ele todos querem que jon seja um , targaryen ,e ficam presos a teoria que ele é filho de Rhaegar e Layana para ele ser o herdeiro do trono de ferro. Mas Jon snow ,não tem os poderes de dragão como a Daeneryes .Mesmo supostamente sendo filho de Rheagar ele ainda não e herdeiro direto do trono existem.Existem outras possibildades dele ser um targaryen mesmo sendo filho de Ned.
    para o que vai servir ele ser um targaryen se ele não é sucessor e não tem poderes de dragão para lutar contra os outros.
    também não consigo ver o jon como um rei não por problemas com o personagem mas sim por ele ser a imagem da guarda da noite que de certa forma acho cada guarda da noite mais importante que o rei pois eles realmente vão fazer algo de importante.
    E so entre nos prefiro, jon, morto do que abandonando a muralha permanentemente.
    não defendo muito essa teoria R+L=J porque existem outras mesmo essa sendo a que tenha mais hype acho, que o autor vai nos surprender com fatos já existentes.
    vai que é N+L=J ou N+D ou outros. Nao acredito que ele seja sobrinho de Daenerys mas sim seu irmão Ooooooooo.pelo menos assim ele seria ,o herdeiro pelo ao menos uma utilidade teria.

  • eli

    despertar um dragão de gelo e quem vai controlar o jon acho que se esse dragão deve ser controlado por bran pois ele é bem melhor warg que o joão das neves.o dragão de gelo seria imune aos outros?

  • eli

    a única diferença e que jon não tem nem indícios de poder dos targaryen como imunidade as chamas ou a doençãs

  • Letícia

    Cara…não. O Jon e a Dany serem irmãos gêmeos é demais!!!! Ia ser a maior porcaria da face da terra!!! Tô rindo muito aqui!!! Se isso fosse verdade eles se “saberiam”, tipo…os Targs têm visões e os Starks são wargs, então tipo…à essas alturas já teriam sonhado ou se “visto” por ai. No entando o que é sabido é que elem sabem da existência um do outro.

  • Letícia

    Eu só vejo três motivos para o Jon ser um Targ:
    1- Ele é o Azor Ahai ou …
    2- Ele será o rei (nesse cenário a Dany morre ou na guerra com os Outros ou numa possível disputa alá “dança dos dragões” entre os herdeiros Targaryen (ela e Jon e possivelmente o Tyron). Ele fica com o trono no final, o grande bastardo da história, que ironia, Ou…
    3- O Jon será pai do (s) filhos da Dany , mesmo sem saber que ele é um Targ. Essa teoria é meio sem noção, mas pode ser que aconteça. Eles não precisam se apaixonar nem casar, nem nada, mas precisam ter um filho ou dois ( para casarem entre si e salvar a dinastia Targaryen). Se o tal do Aegon lá é um Blackfire, então a Dany é a última Targ legitima, até conhecer o Jon ( assumindo que o Rhaegar tenha se casado escondido com a Lyana). Não acho que ele transaria com a Dany sabendo que é tia dele, mas pode ser que aconteça antes da grande revelação. Assim ela teria herdeiros pelo menos, 75% Targ que ainda tem 25% de chance de serem Wargs (por serem Staks). Ela só ganha com isso…Mas nesse cenário o Jon morre no final, pq o GRRM prometeu um fim agridoce, e isso deve querer implicar que eles não serão felizes para sempre.
    Eu aposto no lance do Azor Ahai para a TV e em um possível AA + filhos com a Dany para o fim dos livros.

  • Letícia

    Ela foi revivida por Toros de Myr (sacerdote vermelho qu acompanha Lord Beric), ou seja, mais uma prova de que o Jon não está morto!!