Teorias de gelo e fogo: Tyrion, leão ou dragão?

Esta teoria é apresentada através da tradução do texto Segredos e Mentiras: Pecados de um pai, da série do usuário ghostlovesinger do site Tower of The Hand. O texto foi traduzido pelo leitor Thiago Garcia e enviado a administração do Game Of Thrones BR. Nesse texto é apresentada uma discussão em torno da possibilidade de Tyrion ser um Targaryen, filho de Aerys, o rei louco. Apesar de considerar essa teoria improvável, existem alguns elementos que a respaldam, sendo uma teoria recorrente aqui nos comentários. Por isso, nada melhor do que apresentar a teoria completa para apreciação.

O texto contém informações sobre o passado, que são abordadas em A Dança dos Dragões, portanto, se você ainda não leu o livro, pare agora.

Segredos e mentiras I: Pecados de um pai

Por ghostlovesinger de Tower of the Hand

 

Tyrion Lannister - Game of Thrones by Jean-Pascal

Tyrion Lannister – Game of Thrones
by Jean-Pascal

Parece natural começar com o bastião da dinastia da família Targaryen. Em A Dança dos Dragões, Sor Barristan Selmy revela que o pai de sua rainha, rei Aerys II, não se casou com sua irmã por amor. Sor Barristan ainda comenta brevemente os companheiros amorosos desejados pelos respectivos pais de Dany. O amante de Rhaella nunca tem seu nome mencionado por Sor Barristan, mas sua identidade pode ser descoberta; enquanto que a revelação dos afetos amorosos do Rei Aerys tem sérias implicações em uma teoria a longo prazo.

 O velho cavaleiro inclinou a cabeça. –Sua mãe, a rainha sempre esteve ciente do seu dever. – Estava belo com sua armadura de ouro e prata, com sua capa branca atravessada em seus ombros, mas parecia alguém que sofria com uma grande dor, como se cada palavra fosse uma pedra que tinha que passar. – Quando era pequena, no entanto… uma vez se envolveu com um jovem cavaleiro das Terras da Tormenta que usava seu favor em um torneio, e ele nomeou ela, rainha do amor e da beleza. Uma coisa breve.

– O que aconteceu com este cavaleiro?

– Abandonou sua lança no dia em que vossa mãe se casou com vosso pai. Depois se transformou em um homem muito piedoso, e ouvi-o dizer-se que apenas A Donzela poderia substituir a rainha Rhaella em seu coração. Sua paixão era impossível. Um cavaleiro com terras não é um consorte adequado para uma princesa de sangue real.

Capítulo VII de Daenerys em Dança dos Dragões

Enquanto que Sor Barristan nunca disse o nome desse jovem cavaleiro que ganhou o favor da Princesa Rhaella, suas palavras contém informação suficiente para decifrar a identidade do homem sem muita dificuldade. Sabemos de alguém que era das Terras das Tormentas, e era um lutador de justas tão bom que ganhou ao menos um torneio, até que deixou as justas e se converteu em alguém piedoso. Ainda sendo um personagem menor na história, é alguém com quem já nos encontramos: Sor Bonifer Hasty, a quem Jaime Lannister outorga o controle de Harrenhal para expulsar os últimos homens de Gregor Clegane.

O próprio Sor Bonifer havia sido um jovem cavaleiro promissor, mas algo havia acontecido com ele, uma derrota ou uma desgraça, um encontro com a morte, e depois havia decidido que as justas eram uma grande vaidade e havia deixado a lança de lado definitivamente.

Capítulo III de Jaime no Festim dos Corvos

 Tudo isto se encaixa muito bem com a descrição do consorte e de Rhaella e seu destino. Combinado com o fato de que Hasty é de fato das Terras das Tormentas e fomos testemunhas em primeira mão de sua piedade nas suas interações com Jaime, as evidências são quase irrefutáveis. De fato, para ser uma teoria das Crônicas de Gelo e Fogo, é quase óbvia, tendo em conta o fato de que lembramos que Hasty segue vivo.

Já que Hasty teve uma importância tão mínima nos livros até agora (aparece apenas no capitulo de Jaime e na referência de Sor Barristan) é difícil saber como está revelação afetaria o curso dos livros, se é que afetaria. A única especulação que parece remotamente plausível é perguntar-se como poderia reagir Hasty a volta dos TargaryensDaenerys é filha de Rhaella por parte de Aerys, e Aegon é seu neto. Hasty se juntou a eles por ter o mesmo sangue que Rhaella? Lutou fielmente contra eles por sua relação com Aerys? Importa algo, já que é um cavaleiro ao mando de apenas sessenta e oito espadas? São preguntas sem respostas, e tampouco devemos dedicar tempo demais a elas.

Joanna Lannister, a obsessão de um Rei Louco

Mas em contrapartida, vamos nos concentrar em analisar o caso dos desejos do Rei Louco, que poderiam muito bem ter fortes implicações nos próximos livros. 

E meu pai? Teve alguma mulher que amara mais que sua rainha?

Sor Barristan se agitou em sua cadeira. –Não, não amado, desejado seria uma palavra mais adequada, mas… eram só fofocas de cozinha, sussurros de lavadeiras…

Eu quero saber. Nunca conheci meu pai. Quero saber tudo sobre ele. O bom e… o resto.

A suas ordens– O cavaleiro de branco escolheu suas palavras com cuidado. –O príncipe Aerys… quando era jovem, foi apaixonado por uma certa dama do Rochedo de Casterly, uma prima de Tywin Lannister. Quando ela e Tywin se casaram, seu pai bebeu muito vinho na festa e ouvia-o dizer que era uma grande lástima que o direito do senhor a primeira noite havia sido abolido. Uma piada de bêbados, nada mais do que isso, mas Tywin Lannister não é um homem que ouvida essas palavras, ou as… as liberdades que vosso pai tomou no ritual de núpcias… –Seu rosto enrijeceu. –Ele falou demais, Minha Senhora. Eu…

Capítulo VII de Daenerys em A Dança dos Dragões

A noção de que o Rei Aerys pode ter feito sexo com Joanna Lannister não é algo novo para muitos fãs, e é uma parte fundamental da teoria que sugere que Tyrion, é um bastardo do Rei Louco. Já havia razões suficientes para explicar o rancor entre Aerys e Tywin (Aerys rechaçando Cersei como mulher para Rhaegar, Aerys nomeando Jaime para a Guarda Real) e para o ódio de Tywin ao seu filho mais jovem (seu status como anão, o fato de que Joanna morrera ao dar-lhe a luz).

Nunca houve nenhuma evidencia real para sugerir que Aerys havia copulado ou violentado Joanna; e estas teorias eram simplesmente uma maneira de tentar explicar que havia uma possibilidade de que Tyrion não era filho de Tywin. Agora, entretanto, temos uma confirmação. Agora sabemos que Aerys desejava Joanna, que estando um “pouco alterado” expressou seus desejos e que tomou “liberdades” durante a cerimônia de núpcias, e que ganhou a ira de Tywin. E agora a pregunta que nós fazemos é: Quando esse trecho interfere com a possível ascendência Targaryen de Tyrion?

Sor Barristan continuou. –Também vi o casamento entre vosso pai e vossa mãe. Peço que a senhora me perdoe, mas ali não havia carinho, e o reino pagou caro, minha rainha.

Capítulo IV de Daenerys em A Dança dos Dragões.

Este é um trecho interessante. Temos que nos dar conta de que Selmy disse que o Reino, não só individuo ou grupo, pagaram pela falta de afeto entre o rei e a rainha. O que quer dizer Sor Barristan com isso? Poderia ter sido um fator na loucura de Aerys? Isso parece improvável uma vez que se aceita de forma geral que a Resistência de Valdocaso é a maior causa que levou o rei a um estado paranoico, e quando chegamos ao capítulo do ponto de vista de Selmy, aprendemos que ele culpa a si mesmo por resgatar Aerys e não livrar o Reino de sua selvageria. De que outra maneira pode a infelicidade do casal real ter afetado diretamente o reino?

Primeiramente, devemos considerar quem está falando. Barristan Selmy deixa o serviço a um rei, em teoria Baratheon, para buscar o último Targaryen. Sabemos que ele não tinha em alta estima o reinado de Robert, ele mesmo disse que agora ele via a vitória de Robert como um desastre para o Reino, e a vitória de Robert foi possível porque Lord Tywin não foi ajudar o rei frente aos rebeldes. Quando finalmente toma uma atitude para selar o destino da dinastia Targaryen. Sabemos agora que o ressentimento inicial de Tywin não ocorreu por causa de Cersei e Jaime e sim pelo desejo que Aerys tinha pela sua mulher, Joanna. Uma separação entre antigos amigos por uma mulher desejada por ambos não é lá a mais estranha das ocorrências. Neste contexto, é fácil entender como Selmy poderia ver a luxúria de Aerys e a falta de apreço por sua própria esposa como a circunstância que conduziu a divisão entre Rochedo Casterly e Porto Real, permitindo ao final Robert vencer a guerra.

Dada esta informação, parece razoável assumir que o conflito central entre Aerys e Tywin era Joanna Lannister. De fato, Aerys não fez nada para curar essas antigas feridas rechaçando Cersei para Rhaegar e nomeando Jaime para a Guarda Real, mas o agravante vinha de antes. Além disso, gostemos ou não, a confirmação de qualquer tipo de laço romântico ou sexual entre Aerys e Joanna eleva a teoria de que “Tyrion é um Targaryen” a níveis de probabilidades maiores do que jamais havíamos desfrutado.

Há de se considerar que Selmy nunca disse que Aerys e Joanna chegaram a ter relações sexuais, consentidas ou não. Se você acha ou não que eles tiveram relações sexuais, depende do quão forte você acredita na evidência sugerindo que Aerys seja o verdadeiro pai de Tyrion. Contudo o fato de que agora temos uma confirmação para basear esta teoria, no lugar de uma mera especulação, nos dá muito mais oportunidades. Agora que sabemos da conexão entre Aerys e Joanna:

  • O quão circunstancial é que Tyrion um pouco mais louro que seus irmãos e que seja fascinado por dragões?
  • É de todo impossível que Aerys, ao tornar-se rei, decidiu tomar tudo aquilo que desejava quando era príncipe?
  • Começou o uso hipócrita de prostitutas de Tywin, deduzido por sua relação com Shae e os túneis que conduziam da Torre até ao prostíbulo de Chataya, depois da morte de sua mulher…ou antes, talvez porque ele tinha uma razão para evitar sua cama?
Tyrion Lannister por Amoka

Tyrion Lannister por Amoka

 

De acordo com estas perguntas, muitas versões desta teoria especulam que Tywin e Joanna tentaram abortar a criança com contraceptivos como o chá da lua, um erro que resultaria no nanismo de Tyrion e na morte de Joanna no parto.

Ou talvez Tywin nunca soube do incidente. Se isso aconteceu, parece que até Barristan Selmy, um dos guardiões dos segredos do rei, não sabia sobre isso – ou ele não disse, pois seria embaraçoso. Que tipo de “liberdades” afinal teve Aerys? 

Sendo convencido por tudo isso, ou não, o argumento resume-se em interpretações simbólicas ou literais dos diálogos: as últimas palavras de Tywin “Você não é meu filho” contra as palavras da sua irmã Genna a Jaime “Tyrion é filho de Tywin, não você”.

Como resultado, a certeza ou falsidade da teoria depende do que pensa cada um. Como alguém que antes duvidava, contudo, devo dizer que agora estou quase convencido. Previamente, uma relação entre Aerys e Joanna era algo unicamente inventado para ajustar as necessidades de uma teoria, que também era inventada. Agora a teoria está baseada em uma evidencia e assim o cálculo de probabilidades trocou de lado.

Como rei, Aerys Targaryen tinha o poder e o costume de tomar tudo o que queria. Agora sabemos que ele queria Joanna Lannister. Portanto, é mais provável que tomara Joanna, de uma maneira ou de outra, do que tenha esquecido ela. Contrariamente ao que eu e outros havíamos escrito previamente, de fato ele teve grandes oportunidades para ficar com Joanna, já que Joanna era uma das companheiras de Rhaella e, mais tarde, a mulher que “comandava” Lord Tywin quando ele era a Mão do Rei, sugerindo que ela passava um tempo significativo na corte de Porto Real e que portanto estava “ao seu alcance”.

Se uma relação sexual entre Aerys e Joana é provável, uma gravidez também é igualmente provável, dado especialmente pela aparente fertilidade de Joanna: gêmeos na primeira tentativa é geralmente um bom indicador. E se a gravidez é algo possível, quem poderia ser um candidato com mais possibilidades do que Tyrion Lannister, apoiado por evidencias circunstanciáveis que o conectam com a Casa Targaryen?

A revelação do verdadeiro pai de Tyrion, se assim acontecesse, não invalidaria o arco da história do personagem, nem muito menos diminuiria sua perturbada relação com Tywin. Contribuir com os ‘materiais genéticos’ para fazer um filho não é igual a criá-lo. Tyrion é filho de Tywin, como disse Genna Lannister; provou isso durante sua cena com Cersei antes da Batalha de Água negra, e outra vez quando mandou uma flecha de uma besta diretamente as entranhas de Tywin. Descobrir que Aerys é seu pai biológico complicaria e ampliaria sua história, não a diminuiria. Pessoalmente, eu acho que é bastante provável que o Anão tenha sangue Targaryen em suas veias graças a luxuria do Rei Louco, e que isto causará sérios estragos quando for revelado.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Ismael

    é mais provável Cercei e Jaime serem filhos de Aerys, eles nasceram primeiro… tanto que Cercei, acusa Tyrion de ter causado a morte de sua mãe…

  • Ismael

    Mais provável Cercei e Jaime serem filhos de Aerys, eles até se parecem, e eles nasceram primeiro,… tanto que Cercei acusa Tyrion de ser o causador da morte da mãe quando o mesmo nasceu…

  • Djacir Junior

    (Estou assumindo que todo mundo aqui leu os 5 livros, ok?)

    Nesse caso, seria mais provável que Aerys fosse o pai de Cersei e Jaime, não? Tyrion é o irmão mais novo e com mais de 9 anos de diferença, tempo suficiente para o desejo de Aerys por Joanna desaparecer com o tempo. Talvez as liberdades que o Rei tomou foram somente algumas passadas de mão, algumas palavras desrespeitosas, mas se o ato sexual tivesse ocorrido nem mesmo Tywin Lannister teria a capacidade de perdoar ele, o Senhor de Lannister era extraordinariamente maduro quando mais jovem, mas não me parece que ele fosse agir com cabeça limpa em um episódio desses. Aerys estava bêbado, e provavelmente fez várias coisas embaraçosas, mas não deve ter tentado usar dos seus privilégios reais para fazer uma bobagem dessas.

    E quando Tywin disse que Tyrion não era o filho dele, provavelmente foi uma tentativa fraca de deserdar ele, ao passo que o Tyrion respondeu que era igual ao pai, mas “escrito” em letra pequena. Mesma situação da Genna, que quis dizer que Jaime, apesar de não ser nenhum idiota, não tinha o mesmo tipo de capacidade de Tyrion e que o seu irmão anão era mais parecido com o pai. O que é engraçado, até porquê depois que Jaime perdeu a mão ele se transformou de forma que ele está se tornando, da sua própria maneira, mais parecido com Tywin.

    Fora isso, creio que a história ficaria uma droga se começassem a aparecer bastardos Targaryen de todos os cantos. Sem dúvidas o “Jovem Grifo”/Aegon Targaryen é relacionado com a Dany, mesmo sendo um Blackfyre ele ainda é descedente de Aegon IV, assim como a Rainha de Meeren, e é muito provável que existam bastardos Targaryen ou descendentes da casa pelas “Crownlands” e pelas “Stormlands” (Família Baratheon), mas a possibilidade de 3 dos personagens principais da saga serem descendentes de Aerys já ia ser uma bela forçada de barra por parte do GRRM.

  • MarcusVinicius94

    “Sor Barristan Franziu o nariz e disse:

    – Vossa Grassa não deveria estar aqui, respirando esses humores negros.

    – Sou do sangue dragão – Dany lhe recordou – alguma vez já viu o um
    dragão com o fluxo?- Viserys sempre afirmara que os Targaryen eram imunes ás
    pestilências que afligiam as pessoas comuns e, tanto quanto ela podia dizer,
    era verdade. Conseguia se lembrar de estar com frio, com fome e com medo,
    mas nunca doente.

    (A DANÇA DOS DRAGÕES -PG406)”

    Tyrion
    quase se afogou nos Sofrimentos (rio) e não apresentou nenhum sinal de ter pego escamagris, enquanto o cavaleiro do grifo entrou no mesmo rio e contraiu a doença.

    E ele também ficou no acampamento fora das muralhas de Meerem e não
    contraiu o Fluxo,ja sua amiga (a anã que esqueci o nome agora) parece ter
    contraído a doença.

  • Alex Vieira Rêgo

    Se tratando do tio Martin, toda teoria é provável sim rsrs

  • Rodrigo Lucas Pereira

    Para mim quem parece ser filho do rei louco é Jaime e Cersei,
    até pelo fato do incesto, o rei não querer casar Cersei com seu filho. E a
    frase, as últimas palavras de Tywin “Você é meu filho” contra as
    palavras da sua irmã Genna a Jaime “Tyrion é filho de Tywin, não você”, esse é o motivo
    do ódio do de Tywin, o unico dos filhos que
    é dele ser um anão e explica a loucura da Cersei também. Mas é só especulação
    minha mesmo.

  • Lucas vicentin

    Mas a Cercei e o Jaime já eram nascidos no casamento do Tywin e da Joanna?

  • Bruno Dionisio

    Só tem uma coisa que pra mim não bate, Jaime e Cersei são mais velhos que o Tyrion, isso implicaria em dizer que eles nasceram antes do casamento de Tywin com Joanna, mas do jeito que o Tywin era, acho meio impossível ele ter filhos antes do casamento, acho até mais provável ele ter se casado pois a Joanna ja estava com os gêmeos na barriga.
    Pelo menos pra mim, acho dificil Tyrion ser Targaryen.

  • MarcusVinicius94

    Veja bem, a teoria em nenhum momento fala que o Aerys teria abusado da Joanna no dia do casamento dela, o casamento foi apenas o estopim; onde se tornou evidente o seu “apresso” por ela.E o Tywin não poderia fazer nada, como você mesmo falou: “ele era extremamente maduro”. E sabia que para levantar espadas contra o rei, teria que tornar público o acontecimento.

  • Lucas Andrade

    Eu acho que Jaime e Cersei que são filhos de Aerys.

  • Hugo Franco

    No final de Dança dos Dragões, Daenerys parece ter pegado a égua descorada. No ultimo capitulo dela, ela defecava e tinha sede demais e tinhas sangue fresco pelas suas coxas quase todo tempo, sintomas do fluxo sangrento.

  • Paulo Frank

    Gente, na teoria não está dizendo que a Joanna e o Aerys tiveram relações no casamento!! Tywin foi Mão do Rei por mtos anos! Consequentemente Joanna visitava regularmente Porto Real. Oportunidade não faltou para Aerys “investir” nela!

  • Carolina Moraes

    Faz tempo que eu especulo essa teoria, mas pra isso eu aproveitei para mentalizar outras evidências.

    No 5º livro, quando Tyrion acidentalmente cai no rio (que dizem transmitir escamagriz) ele mergulha na água contaminada e fica intacto, em compensação, o cavaleiro que o salvou apenas encosta as mãos e já manifesta os sinais do escamagris. Ao mesmo tempo, Daenerys diz para Barristan que não tem medo da ‘égua descorada’ porque segundo seu falecido irmão, os Targaryen não adoecem.

    Ponto para Tyrion Targaryen, ele não adoeceu.

    Outro detalhe que ficou completamente por fora da série, mas que no livro é citado em exaustão. Tyrion tem heterocromia, ou seja, um olho de cada cor. Um dos olhos é verde como típico de sua família, o outro é azul. (Um sinal da genética Targaryen?)

    E por fim, bem… ele é muito inteligente, muito inteligente mesmo, muito acima da média até em comparação ao seu pai (ou talvez nem seja seu pai…).

    Já cheguei a especular que, quem sabe… que Tywin descobriu a traição e ele mesmo matou sua esposa no momento de raiva ao ver que seu suposto filho era bastardo, o adotou e o manteve por uma questão de não deixar suspeitas com relação a sua própria imagem. (Como o poderoso Tywin ficaria com a fala de corno?) Talvez até por esse motivo ele odeie tanto o filho, o trate tão mal, e se recuse a deixar rochedo casterly em suas mãos.

    E só pra finalizar, esse já é um detalhe bem brega, mas bem brega mesmo. Há quem diga que os dragões da Daenerys são uma pista, ela ficou com o dragão negro Drogon pra si, e os outros dois? Um é branco com os olhos vermelhos (John Snow, é seu?) e o outro é verde com os olhos dourados (Tyrion seria esse pra você?)

  • Revoredo

    Não tava muito crente nessa teoria não… muito absurda, na minha opinião… Mas q vc falou isso das doenças, comecei achar bem provável… apesar das deformidades, não há menção de que Tyrion tenha ficado doente nunca… mesmo seu pai provavelmente tendo o criado mal, mandado para os esgotos, prostitutas, sua estadia na Muralha, o escamagris, o Fluxo… realmente, bem observado!

  • Tem teorias de que tvz ela tenha tido um aborto ou tenha ficado menstruada.

  • Essa frase é no diálogo que ele tem com Jaime, como está no texto., nesse diálogo ele fala, “Você é meu filho”, logo não está incorreto.

    http://i.imgur.com/FSG0ZeP.png

  • MarcusVinicius94

    Vocês não estão entendendo direito.
    Em nenhum momento foi dito que o rei louco abusou da Joanna no dia do casamento. Leiam de novo, com mais atenção, e tentem não distorcer as coisas.

  • MarcusVinicius94

    Acho que não estamos em sintonia. HEHE

    O trecho a qual me refiro é esse: em interpretações simbólicas ou literais dos diálogos: as últimas palavras de Tywin “Você é meu filho” contra as palavras da sua irmã Genna a Jaime “Tyrion é filho de Tywin, não você”.

    Na verdade, as últimas palavras do Tywin foram: “Você não é meu filho.”

  • MarcusVinicius94

    Tem outro fato também, que não quer dizer nada, mas enfim:
    A mãe do Jon morreu no parto dele, a mãe da Dany morreu no parto dela, a mãe do Tyrion morreu no parto dele… Não que isso seja uma prova concreta…È só um fato curioso.

  • Monyze Negreiros

    A verdade é que há provas que tanto o Tyrion quanto os gêmeos Cersei e Jaime sejam filhos do Louco Rei Aerys. O texto dá umas ótimas deduções a favor do Tyrion.
    Sobre Jaime e Cersei, bem, a Cersei já deu sua pequena amostra de loucura e de grande apreço pelo fogo-vivo, algo bem a cara dos Targaryen. Fora o incesto entre os irmãos, algo que eles sempre viram como natural e aceitavel.

    O velho Martin deixou as pontas soltas à favor das duas possibilidades. Ou a nenhuma das duas.

  • Carolina Moraes

    É disso que eu estou falando 😉 isso reforça muito a teoria

  • Dentre as últimas palavras de Tywin A JAIME e não a TYRION, estão Você é meu filho, como está no texto e no trecho, vc que está interpretando o texto de outra forma.
    Abra o livro e confira.

  • MarcusVinicius94

    Concordo com quase tudo, exceto que o Tywin tenha matado a Joanna.Ele era um homem muito sensato e com a cabeça no lugar .Ele sabia que (levando em conta que tudo isso tenha acontecido) a Joanna não teve culpa em relação ao que aconteceu, caso tenha acontecido, provavelmente foi forçada. E, caso essa teoria for realmente verídica, o mais provável é que ela tenha morrido de parto, assim como as mães de Jon e Danny.

  • Mab Castro

    Vallar e Matarys, filhos de Baelor, Quebra-lanças, morreram por causa da Grande Praga da Primavera. Acho que não existe isso de Targaryen ser imune a doenças.

  • MarcusVinicius94

    AHHHH
    Achei que estivesse se referindo as últimas palavras do Tywin ao Tyrion. =]

  • Hugo Franco

    Na primeira vez que li, pensei que ela ficou menstruada mesmo, mas depois q reli o capítulo, ela mesma tenta convencer que aquilo é sangue de lua, na parte:

    “(…) A visão de tanto vermelho a assustou. ‘Sangue de lua, é apenas meu sangue de lua’, mas não se lembrava de ter um fluxo tão intenso.”

    Eu torço pra ela ter pegado o fluxo, assim o Khal Jhaqo não irá leva-la para o Vaes Dothrak com medo. kkk

  • Bom, parece mesmo que ela estava doente.
    Eu acho que ele vai ficar com medo mesmo é do dragão e não da doença dela KKKKK

  • Concordo Mab.

  • Ana Paula Souza

    Penso exatamente como você. Seria até uma reviravolta mais interessante, visto que estamos falando do G. R. R. Martin.

  • MarcusVinicius94

    Assim como nem todos os Targaryen são imunes ao fogo, acredito que nem todos são imunes a doenças.

  • natasha

    isso é impossivel, ja que tyrion é o filho mais novo. para ser targaryen ele teria que ter nascido primogenito. os gemeos ainda nao tinham nascido durante a noite de nupcias, portanto, nao faz nenhum sentido.

  • jorge_lito

    Tyrion é mais Lannister do que Cercei e Jaime JAMAIS serão. É o único filho que é parecido com Tywin…
    Não consigo ver Tyrion como Targaryen, caso seja o Martin tem que dá uma explicação bem plausível…

  • Matheus

    Na verdade eu acho que o Viserion seria do Tyrion por ser dourado e creme e o Viserys ter sido morto com ouro…. ouro, dourado, Lannister.

  • Matheus

    Se não fosse pela teoria ” Quem são os pais de Jon Snow 4 & 5″ eu tb acharia isso, mas como a teoria de Jon ser um Targaryen é mt convencente e o dragão tem três cabeças so tem espaço pra mais um… Tyrion ou então possa ser o Jaime tb porque uma coisa e certa: ele é o valonqar da cercei ai tbm pode ser mas sei la sera que to viajando demais?

  • Natan Mattos

    A relutância de Tywin em aceitar o anão como herdeiro natural do Rochedo é um indício fortíssimo de que este é um bastardo, além da cor dos olhos, que são diferentes, como acontece com os bastardos Targaryan, e claro, o fato dele não ter contraído escamagris ao cair na água infectada, assim com Dany, Tyrion não adoece.

  • Matheus

    Merreca o nome da anã

  • Hugo Franco

    kkkkkkkkkk Perto de Drogon, o fluxo é resfriado. kk

  • Mab Castro

    Targaryens NÃO são imune a fogo, isso o Martin já disse diversas vezes. A Dany é um caso à parte. O mesmo ocorre com as doenças. Nenhum Targaryen até o momento se mostrou imune a elas, pelo contrário, eles morreram de peste, como o Vallar e o Matarys. Portanto, não se pode usar isso como característica para explicar uma possível ascendência Targaryen do Tyrion.

  • Matheus

    Nem todo Targaryen é um dragão

  • Matheus Alves

    Na boa, se Tyrion fosse realmente meio Targaryen eu acho que ia perder um pouco da graça, sei lá, se ele conseguir montar um dragão sem nem mesmo ter sangue Targaryen resultaria em uma dinâmica muito mais diferenciada ao livro.

  • Filipe Melo

    Juntando a teoria do John, é coincidência as mães de Daenearys, Snow e Tyrion terem morrido no parto?
    Afinal, não foi da morte que os dragões nasceram?

  • Hugo Franco

    Além disso, o Nanismo é uma doença genética. kkk

  • Guest

    Não creio q Tyrion é Targaryen, por se parecer muito com Tywin (não fisicamente). E como vc disse sobre relutância em aceitar ele como herdeiro por ser bastador eu duvido pq se Tywin soubesse q ele fosse bastador já o teria matado ele não aceitaria isso.

  • LyannaStarkWIC

    GRRM lançou a moeda agora vamos ver pra que lado cai. Acho que se Tyrion fosse realmente filho de Aerys as coisas iam ficar fáceis demais para ele, vejo ele apenas como uma peça sendo movida pelo destino. O ressentimento de Tywin em relação ao filho vem na comparação com os gemeos que nasceram belos enquanto que ele não foi capaz de gerar um filho que superasse as suas expectativas.

    George gosta de explorar lados dramáticos da história, se por outro lado Jaime e Cersei fossem filhos do Rei Louco, Jaime, além de ter matado o rei que havia jurado proteger, teria matado o próprio pai para a satisfação e vingança pessoal de Tywin. O fato de Aerys ter chamado Jaime, um cavaleiro habilidoso mais ainda muito jovem, para a guarda real pode ser um indício de que o rei queria o filho por perto. Outra evidência é o fato de Cersei e Joffrey terem herdado o gene da loucura, as atitudes masoquistas do garoto foram comparadas diversas vezes a do Rei Louco, supostamente seu avô.

  • Eu achei estranho isso estar na teoria, mas considerando que é um mundo ele pode inventar o que quiser… oO

  • Paloma R F

    já pensei nessa possibilidade! o fato de tyrion gostar de dragões pode ser um mero acaso.

  • MarcusVinicius94

    Isso é simples.
    Caráter, princípios, inteligência…Nenhum desses citados são características genéticas.
    Ele foi criado sendo rejeitado pelo seu pai (ou o que ele acha ser seu pai), oque uma criança faz para buscar a aprovação dos pais? Tenta impressiona-los. E qual forma melhor de impressionar o pai que tentar ser como ele? Jaimes e Cercei nunca precisaram buscar a aprovação do Lorde Tywin, por conta disso seguiram seus próprios caminhos. Nos capítulos do Tyrion fica bem claro o apresso que ele tinha pelo pai(mesmo ele tendo matado ele no final das contas), ele admirava muito o pai, e queria muito que ele o reconhecesse.Isso tudo fica bem claro depois que ele acorda da batalha da água negra, quando a primeira coisa que ele faz é ir falar com o pai para tentar arrancar um único elogio que seja.

  • Larissa_Alves

    Aaaah… Essa teoria do coito realizado entre Joane e Aerys, é uma faca de dois gumes, se ela for realmente verídica, possa ser que Tyrion seja um Targaryan ou que Cercei e Jaime sejam Targaryan… Já pesaram? kkkkkkkk
    E essa última opção pode ser bem provável mesmo…Lembram do evento em que a Cersei queimou a Torre da Mão? Ela observava de modo medonho o acontecimento, lembrando até o Rei Louco, não sei não…

  • Bill T.Prefect

    E como diabos ele parecer com o Tywin na personalidade é um indicio dele ser um Lannister? Personalidade é criada pela convivência não genética.

  • Patrick

    Mas o texto está dando a entender que são as últimas palavras de Tywin a Tyrion mesmo..

  • Patrick

    Como assim? Tem muitas coisas mal explicadas com relação a Tyrion ser de fato um Lannister. Para mim, o principal é o fato dele ter uma fascinação que beira a anormalidade por dragões.

    Mas claro, também não podemos descartar a possibilidade Cercei e Jaime também serem Targaryen, visto o fascínio de Cercei por fogo vivo e o incesto, marca Targaryen.

  • Patrick

    Não é impossível se você pensar que a mãe dele passou muito tempo na corte, mesmo depois do nascimento de Cersei e Jaime.

  • Patrick

    Porque forçada? A infidelidade é recorrente em Westeros, ela pode ter consentido ou até seduzido o rei, porque não? Neste caso Tywin, que não é nenhum Abençoado pode ter sim, matado a própria esposa.

  • Nath

    Imagina que doido o Tyrion descobrir que é Targaryen, criar asas de dragão nas costas e soltar uns paranauê da hora no ar!

  • Myriel

    Acredito que o outro dragão (Rhaegal) seria para o Aegon/Faegon. Um dragão é um dragão, não improta se é vermelho (Targaryen) ou negro (Blackfyre).

    Se Aegon for realmente Aegon, então fica mais interessante. Afinal, Rhaegal vem de Rhaegar, pai de Aegon (embora ele também possa ser o pai de Jon).

    Apesar disso, eu já nem acredito fielmente que o Aegon será importante para o enredo. Ele pode morrer a qualquer instante, embora há quem acredite que o Martin não vai matá-lo por tê-lo incluído tardiamente (argumento fraco, pois basta analisar o caso do Quentyn, por exemplo).

  • Larissa_Alves

    Cara… Agora você voou, não tinha me atinado a isso…kkkkkkkkkkkkk

  • PedroGLMPS

    Pepepepeperaê, algum nobre cavaleiro ou dama me ajude aqui por favor: Como que o Tyrion teria sido concebido no dia do casamento do Tywin sendo que ele é mais velho que os irmãos? A Joanna teve os gêmeos antes do casamento? O Tyrion só poderia ser Targaryen se o Aerys tivesse dado uma cavucada na Joanna depois que ela já tivesse o Jaime e a Cersei

  • Djacir Junior

    Porém, ele poderia manifestar seu ressentimento de outras formas, renunciar ao Cargo de Mão (como ele fez 16 anos depois) por um motivo qualquer seria uma alternativa útil. Estamos falando de um estupro, ou no mínimo, um caso entre a esposa do mais temido senhor dos 7 reinos e o Rei do Trono de Ferro. Tywin é astuto, maduro, mas é orgulhoso acima de tudo.

    Ele não precisaria declarar rebelião por causa de uma mulher, ele não é um imbecil galante como o Robert, era só ele fortalecer sua própria posição, lentamente, através de alianças, e esperar pelo momento, que poderia vir em alguns anos, Aerys não era exatamente louco nessa altura, mas ele nunca me pareceu o mais competente dos monarcas. Aerys dificilmente poderia fazer alguma coisa, imagine o inferno que ia ser lutar contra os Lannister no terreno deles, além do fato que Tywin tem a lealdade absoluta de seus nobres (Os Reyne e os Tarbeck já tinha sido varridos do mapa).

  • Carolina Costa D’Ávila

    *SPOILERS* Faz sentido talvez por um fato conhecido: o dragão tem 3
    cabeças. Daenerys é uma. Há a teoria de que Jon é filho de Rhaegar, o
    que poderia transformá-lo na segunda. Falta outra. Pra mim, pelo menos,
    não faz sentido que as cabeças não tenham sangue Targaryen. E Daenerys
    não pode ter filhos – pelo menos não de acordo com Mirri Maaz Dur.

  • Danilo Martins

    Achei a teoria excelente e totalmente plausível, mas só uma coisa me intrigou.
    Se o Rei Louco manifestou desejo pela Joana do dia do casamento dele com Tywin, então ele não poderia ter tido relações com ela nesse dia, afinal Tyrion é o filho mais novo.
    Minha dúvida é, ele ainda era príncipe nessa época? Se sim, fica mais fácil entender uma vez que ele começou a matar todos seus antigos desejos depois de se tornar Rei.

  • Danilo Martins

    Mas se a Joana morreu no parto o Tyrion é o mais novo e não o mais velho certo?
    Confesso que não lembro certamente a idade deles, mas creio que ele seja o mais novo.

  • Luciano gonçalves dos santos

    pela teoria levantada foi na epoca que o Tywin foi mão ,muitos acreditam que Jon é filho de rhaegar sendo assim , Dany , Jon e Tyrion com sangue Targaryen formariam as 3 cabeças do dragão, mas isso por enquanto não passa de teoria dos fãs que aguardam os ventos do inverno

  • Luciano gonçalves dos santos

    Jon é mais nortenho do que o Robb , é mais Stark do que o Robb mas pode ser filho do Targaryen Rhaegar ,seu lado STARK pode ter vindo de Lyanna,teoricamente sua mãe, Joanna, mãe de tyrion é LANNISTER, ou seja, mesmo Tyrion sendo filho do rei louco ele não deixa de ser um LANNISTER. Não estou afirmando que a teoria é correta mas ela é plausível

  • Luciano gonçalves dos santos

    Joana era uma leoa que comandava o poderoso Tywin, o Tyrion é filho de uma leoa, é Leão por natureza, o título está incorreto, Tyrion é só Leão ou é Leão e Dragão?

  • Gabriel Sansigolo

    Profundo! teoria é totalmente plausível, eu realmente não creio, são poucas teorias envolvendo o Tyrion…

  • AthosGuizzardi

    Daenerys é tão poderosa assim pq ela é Nissa Nissa que dá origem à Luminifira (os dragões), e outra, quando Aerys põe depósitos de fogvivo sob Porto Real para queimar Robert e seus exércitos ele realmente cria que renasceria como seus ancestrais de Valíria. No livro Jaime diz isso, o que me leva a crer que quanto maior o vinculo do Targaryen com Valíria então mais seus pdoeres se revelam e no livro nós temos casos de clarividência da parte deles, contato com a mente de animais, imunidade ao fogo e tantos outros bem semelhantes aos povos além-da-muralha que nos torna novament á teoria de que o gelo são os Outros, o fogo são so dragões e a canção gerada por eles é a magia do mundo que vem quando estes se manifestam. ( A song of ice and fire)

  • Renan

    SPOILER – A Dança dos Dragões – Há ainda a possibilidade de a terceira cabeça ser Aegon, o jovem príncipe que retorna a Westeros junto com a Companhia Dourada. Claro que há a teoria de que ele não é um Targaryen de verdade, mas, né, vai saber.

  • Pedro Henrique

    Tywin disse: Você não é meu filho,pode teorizar mas sem distorcer os fatos.

  • jorge_lito

    Sim, não deixa ser um Lannister. Isso todo mundo já sabe. Mas o que eu tô dizendo é que dos 3 filhos de Tywin, o Tyrion é que puxou mais características dele…

  • jorge_lito

    Gene da loucura foi hilário. kkkk

  • jorge_lito

    Cara eu acho mais fácil a Cercei e o Jaime terem sangue Targaryen do que Tyrion.

  • Filipe Melo

    voou é coisa boa? haha

  • Lucas vicentin

    Pra mim a teoria se invalida pelo fato do Tyrion ser mais novo que seus irmãos 9 anos. Se algo realmente tivesse acontecido na noite de nupcias, quem seria filho do Aerys seria o Jaime e a Cercei.
    Esse negócio das “três cabeças Targaryen” faz mais sentido com o Jon sendo a terceira cabeça.

  • Felipe Lobato

    Daeron II Targaryen, avô do Valarr e do Matarys, morreu de peste também. Fora que Daeron, o Bêbado, morreu de doença venérea.

  • Felipe Lobato

    Só a Daenerys parece ser imune ao fogo. Digo isso pelo que acontece no final do Dança.

    E nenhum Targaryen é imune a doenças. Basta ver a Daenerys no fim do Dança.

  • Felipe Lobato

    Os Targaryen ficam doentes o tempo todo. Daeron II, Valar e Matarys Targaryen morreram de peste. Daeron, o Bêbado, morreu de doença venérea. Maekar I Targaryen teve varíola.

  • Elen

    Isso explica no fim do texto, já que a Joana viva na corte cm o Tywin…

  • Eduardo Amorim

    qm não gosta dragões né lol.

  • Joao Palmadas

    Na série, Tywin diz Tyrion que não o matou quando ele nasceu porque ele, apesar de ser um monstrinho deformado, ainda era um Lannister. Esse foi o sacrifício que Tywin fez pela Casa Lannister.

    Se a teoria prosperar, então será mais uma diferença entre a série e os livros. E olhem que essa cena teve um bom efeito na televisão.

  • Diego Natan Canteri

    O fato de Tyrion estar vivo para mim já indica que ele é Lannister.

  • Larissa_Alves

    É simm… Voou, tá subiu, evoluiu… ^-^

  • Zélia Leticia Dantas Bezerra

    Embora a teoria desperte em mim uma certa simpatia (Tyrion montado em um dos três dragões, imagina que foda! Com aquela mente dele e mais um dragão, ele dominava o mundo), vale lembrar que o acesso de Aerys a Joanna não foi assim por tanto tempo. Não há indicativo que diga que ela permaneceu na corte com Tywin enquanto ele era mão do rei, como a Cat que ficou em Winterfell quando o Ned foi nomeado. Joanna morreu em Casterly Rock, de acordo com as descrições do príncipe Oberyn de que ele e Élia receberam a notícia quando estavam chegando a Casterly Rock, então ela não ficou necessariamente na corte o tempo todo, estava no Oeste quando Tyrion nasceu, quando morreu, o que é bem antes de Tywin romper com o rei. Sempre imaginei que a Joanna tivesse permanecido no castelo, cuidando de Casterly Rock enquanto o marido estaria em Porto Real, assim como a Cat fez, muito embora o Jon Arryn foi mão por muitos anos, e a Lysa ficava com ele na corte (ao menos pelo que deu pra entender dos livros). SE algo tivesse acontecido entre Joanna e Aerys, e Tywin sabia disso, por que ele só teria rompido com o rei anos depois? Caso algo tenha ocorrido acho pouco provável que o Tywin tenha ficado sabendo, não imagino que ele admitiria esse tipo de insulto, ainda mais de um rei que ele claramente considerava fraco. E a julgar pela descrição de vários personagens, especialmente da Genna e o Kevan, sobre a relação entre Tywin e Joanna, acho pouco provável que, se o Aerys tivesse forçado ela a algo, ela não tivesse “denunciado” ele para o Tywin, e se ela “mandava” nele como diziam, porque não o faria romper logo com o rei que a tinha estuprado? Creio que pra levar essa teoria em consideração, pensando no caráter dos personagens, teria que se levar em consideração a possibilidade da Joanna ter traído o Tywin por vontade própria, e por isso, fortalecendo ainda mais a ideia de que o grande leão do oeste era, de fato, controlado pela esposa.
    O que agora me veio uma outra teoria ainda mais mirabolante… Será que, caso Tyrion seja mesmo filho de Aerys, o próprio Aerys não saberia disso? Ter seu filho bastardo como senhor de Casterly Rock não poderia ter sido uma motivação para transformar Jaime em um Guarda Real? Zombar mais ainda de Tywin tirando seu herdeiro legítimo e colocando Tyrion na sucessão de Casterly Rock, e se fosse o caso e ele soubesse do filho isso corrobora a ideia de Aerys e Joanna terem tido um caso, e não ter sido necessariamente forçado.
    Cada vez que penso em uma teoria, me surgem duas outras na cabeça x.x

  • Diego Natan Canteri

    Quem fez o texto está errado quando diz que as probabilidades estão a favor da teoria. Até parece que Tywin, o homem que aconselhou o pai a devolver o Lord Tarbeck dividido em três partes em troca de três Lannisters aprisionados, e que reconstruiu o poderio Lannister no oeste iria mesmo se deixar controlar pela esposa ao ponto de virar “manso”… Se ela traísse ele sem ele saber Tywin não teria nenhum ressentimento contra Tyrion além dele ser um “monstrinho”, e francamente isso ficaria muito sem sentido se assim fosse. Se o rei houvesse estuprado a esposa de Tywin ele não ofereceria depois a filha para Rhaegar.

    Eu acho que essas “liberdades” foram momentos em que o rei aproveitou aquela cerimonia de despir os noivos para fazer qualquer coisa, mas não ao ponto de ter relações com Joanna, ou então ele fez alguma proposta indecente, qualquer coisa assim.

    Claro que se o GRRM quiser ele coloca, mas eu acho que ele trabalhou demais a imagem do Tywin pra agora destrui-la de vez. É muito mais dramático um pai que rejeita o próprio filho do que um que rejeita o filho bastardo da própria esposa.

    Outra coisa, se Tyrion não for filho de Tywin, ele perde a pretensão ao Rochedo Casterly.

  • Diego Natan Canteri

    Tywin Lannister não deixaria viva uma criança que:

    Nasceu de uma traição.
    “Matou” (bote muitas aspas aí) sua esposa no parto.
    É totalmente deformada.

    O único motivo pra essa criança continuar viva é que ela é Lannister, se não fosse 100% Lannister Tywin não protegeria tanto ao Tyrion.

  • Fernanda Reis

    Eu acho que era as duas coisas: ela menstruou e ficou doente também, porque me lembro que diz que ela tinha diarreia e estava vomitando

  • Franklin Soares

    Exatamente… O texto foi muito bem redigido, quem não prestou atenção nos livros acaba se confundindo….O Dragão tem três cabeças, Daenerys, Aegon e Jon…Fechou…

  • Drunkwookie

    gostaria de saber pq meus comentários não estão sendo autorizados pela moderação

  • Eduardo Amorim

    Concordo contigo se Tyrion não fosse Lannister ele já estaria morto, Tywin não é o tipo de homem q aceitaria traição muito menos um filho bastardo. Mas como vc disse é GRRM q sabe oq vem a seguir.

  • Henrique Moreira

    Um filho sempre adota o sobrenome e a Casa do pai, como na idade média, assunto que já foi levantado no livro questionando pq o Jofrrey usava o simbolo Lannister e não o Baratheon, então nesse caso se a teoria for confirmada ele seria um Dragão e não um leão!

  • Ivânia Taboada

    Para mim não bate certo essa teoria porque ele foi o último a nascer e a mãe morreu a dar luz, e se formos a ver apesar de ele ser rejeitado pelo Tywin é o mais parecido ao pai em termos de inteligência e táctica! É mais provável serem os gémeos Jamie e Cersei filhos de Aerys (principalmente pela atracção e amor que sentem um pelo o outro) do que Tyrion, até porque ambos são incoerentes e agem sem pensar ao contrário de Tyrion que usa muito bem a sua cabeça como o pai!

  • Drunkwookie

    Muita gente está falando sobre a noite de nupcias de Twin… acredito que não foi nesse momento que Tyrion foi concebido, e sim, quando Aerys visitou Rochedo Casterly.

  • Revoredo

    Sim, da mesma forma que Viserys se machucava com fogo e Dany não. Nem todos os Targaryen partilham dos “super poderes” da família. Hehe

  • Henrique Moreira

    Nunca tinha lido essa teoria, no entanto quando comecei a ler, me pareceu completamente plausível! E não acho que caso se comprove, ela ira diminuir a importância ou o sofrimento na trajetória de Tyrion.

    1 – Quando é dito a Jaime por Genna que Tyrion sim é filho de Tywin; foi dito com relação a sua inteligência, perspicacia, seu conhecimento, sua capacidade politica, etc…… Como todos que leem o livro podem perceber, Jaime não é burro, mas está longe de ser um grande estrategista como Tywin e Tyrion…….. Jaime jamais descobriria que Pycelle passava informações a rainha, por exemplo…

    2 – Não foi dito que o Rei Louco teve relações com Joanna durante o ritual da noite de núpcias, que consiste na noiva ser despida e ser levada ao seu quarto por todos os senhores presentes no casamento enquanto esses lhe dizem “besteiras”, mas sim que tomou certas liberdades, o que pode ser entendido como… foi um pouco além do que devia, portanto não faz sentido algum alguém imaginar que Jaime e Cersei (com S) possam ser filhos do Louco. O fascínio de Cersei ao olhar o fogo vivo queimando a torre, se dá pelo fato de ela estar saboreando a sensação real de poder, afinal este seria o momento a partir do qual ela “esta no poder” sem nenhum homem para lhe dizer o que fazer e queimar uma torre, um simbolo fálico, não é nada mais do que destruir o Machismo (desconstruir a ideia de que é necessario um Penis para reinar, reclamação recorrente de Cersei (com s)). Não preciso nem relatar que o caso de adultério é um traço de perversão comportamental e não de genética, e que ela como a maioria dos criminosos usa outros exemplos (Targaryens) para justificar a sua perversão.

    3 – o Dragão ter 3 cabeças – Apesar da morte de milhares de pessoas nos livros, sempre tive pra mim que os 3 principais são: Jon, Tyrion e Daenerys! Todos são personagens criados para que se crie afeição por eles desde o inicio: O Bastardado, o rejeitado e a solitária, são a santa trindade do livro (apesar do ultimo capitulo de Jon). Não acredito que Aegon seja um Targaryen verdadeiro, não creio que um personagem que em tese, seria tão importante, seria apresentado a 2 livros do fim.
    Uma coisa ficou estabelecida no Dança, os dragões não atacam aqueles que possuem sangue Targaryen, e quando vejo entrevistas do Martin dizendo a dificuldade que ele tem de juntar Dany e Tyrion acho que esse é o ponto chave sobre o qual ele tanto reluta em chegar onde Tyrion tendo sangue Targaryen não seria atacado pelos dragões!

    4 – Tywin – Um homem frio e calculista, um excelente estrategista e extremamente orgulhoso. Conhecemos ele dessa forma e sabemos que o seu orgulho é maior do que qualquer coisa, acredito que Aerys tenha estuprado Joanna e que desse estupro nasceu Tyrion, (não queria mas tenho que ressaltar que ocorreu anos após o casamento de Tywin e Joanna,) E provavel que Tywin tenha tentado convencer Joanna a abortar o filho, causando a má formação de Tyrion. Acredito que a pedido de Joanna e por amor a ela, Tywin não tenha assassinado Tyrion quando criança.
    Tywin descobrindo o estupro, por toda a sua figura maquiavélica, jamais se daria a arroubos de fúria e declararia guerra contra o reino, ele sabia que se o fizesse sozinho seria derrotado facilmente, afinal quem não iria querer ser a nova mão do rei? Sabiamente ele esperou que o momento certo em que uma revolução acontecesse para ter a sua vingança.
    Aerys era louco, mas não era burro, sabia que precisava de Tywin e que Tywin precisava dele para continuar a ser mão do rei e aumentar a fama e o poder da familia Lannister. Aerys sabia que se tivesse aceitado que Rhaegar se casasse com Cersei a familia Lannister continuaria no poder mesmo com a sua morte, que poderia ser acidental (veneno), por isso vetou o casamento e manteve a relação mutua de dependencia, e como ambos sabiam que o único filho verdadeiro de Tywin era Jaime, Aerys o tornou um cativo ao torna lo um Guarda Real impedindo que o o pai se rebelasse sobre o risco de perder seu UNICO filho, mesma tatica usada com Theon e assim manteve Tywin sobre controle durante alguns anos, até que a revolução começasse e Tywin visse sua chance de vingança, afinal de contas um Lannister sempre paga as suas dívidas!

    Algumas partes dessa teoria são tão subjetivas quanto as do Jon, mas estão longe de diminuir a importância ou a trajetória de alguns personagens e acho elas completamente plausiveis….. Abs

  • Nilton Xavier

    Melhor é que se o Tyrion for realmente Targaryen, só sobra um pra ser o valonqar da Cersei. 🙂

  • Nilton Xavier

    [SPOILERS, TALVEZ]

    Vamo lá, se o Tyrion realmente for um Targaryen o Jaime seria com certeza o valonqar da Cersei, mas se por motivos de ordem cronológica os filhos do Aerys forem a Cersei e o Jaime, a Dany pode ser a valonqar da Cersei, que louco! ‘-‘

  • Sloany Medeiros

    Se Aegon for Aegon mesmo… muitas dúvidas! Preciso de outro livro Martin!! Cadê Ventos do Inverno? Sofrendo… Espero q Tyrion seja filho de Twyn é o q melhor se encaixa e dá mais valor a tudo q já ocorreu. Claro q eu como todo mundo gostaria do Duende com um dragão…

  • Carolina Costa D’Ávila

    Me parece absolutamente ridículo você pensar que Aerys recusaria casar Cersei com Rhaegar por (possivelmente) ser incesto. A história (quase) inteira da família Targaryen em Westeros é uma história de incesto. Irmãos casam com irmãs para garantir a “pureza”, fosse por mera crença moral de não misturar o sangue ou fosse para manter o poder político nas mãos da família, exclusivamente. Tem certeza que você leu os livros?

  • Carolina Costa D’Ávila

    Pai sagrado. Cara, Jaime e Cersei jamais viram o incesto como “natural” ou “aceitável”. Eles amam um ao outro, mas isso não significa que não saibam o que estão fazendo, que não saibam que o reino inteiro condena, e que as religiões também. Nem todo mundo segue o que é “aceitável” para a sociedade, e isso é algo que deveríamos compreender com facilidade. Mas tudo bem. O fato de alguém gostar de fogovivo não o faz Targaryen. Cersei nem gostava de fogovivo como uma predileção, ela simplesmente teve a idéia de utilizar, e achou a idéia brilhante – veja bem, o que ela gosta é a idéia que ela tem, que ela acha genial, e que realmente funcionaria, visto que é uma arma que independe de números de pessoas.
    É claro que a genética não é determinante. É possível que Cersei e Jaime fossem sim filhos do Aerys, apesar de não terem nenhum fenótipo que nos diga tal coisa. Mas, apesar das dicas do Martin serem confusas e poucas, ele pelo menos tem o costume de utilizar os fenótipos para dar dicas. Portanto, se Jaime e Cersei fossem filhos do Aerys, creio que teria algo neles – qualquer característica física, por menor que fosse – que demonstrasse isso. Até porque personalidade e preferências não são definidos por genética. É pelo modo que a pessoa é criada.

  • Carolina Costa D’Ávila

    Vocês estão falando bobagens gigantescas. Não existe tal coisa como: “ele é filho do fulano, tem que agir como ele e gostar das mesmas coisas que ele”. Isso é ridículo. Genética é diferente de criação. Grande parte da personalidade de uma pessoa tem a ver com o ambiente no qual ela é criada, aquilo que lhe é ensinado, suas experiências, as pessoas ao redor e, claro, aquilo que ela é intimamente. Martin nos mostra isso: Rhaegar é filho de Aerys, mas não é como o pai. Tyrion é esperto como Tywin, mas sua índole, suas decisões e preferências são bem diferentes. Arya é completamente diferente de Sansa, e as duas são irmãs, têm o mesmo sangue e a mesma crianção.

  • Carolina Costa D’Ávila

    Não creio que alguém realmente acredite nisso.

  • Carolina Costa D’Ávila

    Nada a ver. Tywin podia não saber. (No caso de ser verdade).

  • Carolina Costa D’Ávila

    Não. Catelyn ficou em Winterfell porque Bran estava machucado e não poderia viajar. Robb ficou porque ele já era grande o suficiente para ser Lorde de Winterfell na ausência do pai.

  • Carolina Costa D’Ávila

    Acho que as pessoas têm que parar de presumir que, se a teoria fosse verdade, Tywin saberia. Não há qualquer relação entre uma coisa e outra. Ele podia só desconfiar ou ter ciúmes, mas saber que Aerys engravidou sua esposa é outra coisa.

  • Flavio Rios

    Discordo, Acredito que Jaime/Cersei sejam filhos do Aerys, ele “teve” relações com a joanna no casamento, sendo assim seriam o caso de ser os primeiros filhos, e também você pega caracteristicas. Tywin > Tyrion: Astucia, Inteligencia, Cautelosidade, e coragem. Aerys > Cersei : Loucura pelo fogo (quando cersei queima a torre da mão com o corpo do pai cita uma parte), os devaneios e devastão da cersei no reino.
    Outra coisa que comprova minha teoria é a tia do jaime ter dito “Tyrion é filho de Tywin, não você”, Acho também que tywin sempre repugnou o tyrion porque, o aerys teve um filho com a mulher dele, e eles sairam os filhos “perfeitos”, e tyrion já nasceu defeituoso (anão), e assassino.

  • PedroGLMPS

    Sim, realmente ele é mais novo, me confundi nas palavras.

  • PedroGLMPS

    Isso se aquela teoria de que o Aegon irmão da Daenerys é fake for comprovada. Mas acho que um final com Dany, Jon e Tyrion juntos seria um final muito “fácil” pro Martin, mas seria legal

  • Monyze Negreiros

    Há um trecho em algum livro em que Cersei o Jaime (não lembro em qual POV) falava que um era feito para o outro, que nasceram juntos, um pertencia ao outro, e eles morreriam juntos. algo assim. Mas eu não encontrei…

    Claro, se Cersei e Jaime estivessem 100% calmos em relação ao incesto eles não teriam mantido em segredo; mas entre eles era sim algo normal:

    pág 221 de A tormenta de espadas

    “Nunca tinha conseguido suportar estar muito tempo separado
    de sua gêmea. Até quando crianças, costumavam enfiar-se nas camas um do outro e
    dormir de braços entrelaçados. Até no
    ventre. Muito antes de a irmã florescer ou do advento de sua própria
    masculinidade, tinham visto éguas e garanhões nos campos e cães e cadelas nos
    canis e brincado de fazer o mesmo”.

    No mesmo parágrafo Jaime lembra-se que a aia de sua mãe os pegou ele e a irmã no flagra e trocou os dois de quartos, em cantos opostos de Rochedo Casterly.
    E Jaime acrescenta:

    “(Sua mãe) disse-lhes que não podiam voltar a fazer aquilo nunca mais, caso contrário não teria alternativa e seria obrigada a contar ai senhor pai deles. Mas não precisariam
    ter medo. Aquilo fora um pouco antes de ela morrer ao dar à luz Tyrion”.

    Os dois cometerem incesto é prova de que são bastardos Targaryens? Não. Na verdade, nada do todo mundo está comentando aqui é. Mas são pequenas pistas que podem estar apontando uma possibilidade.

    pág 737 – A Tormenta de Espadas

    Diálogo entre Daenerys e Ser Barristan Selmy:

    – (…) A verdade é que queria observá-la durante algum
    tempo antes de lhe jurar a minha espada. Para me certificar de que não era…

    – Filha do meu pai? – se não era filha do pai, quem seria?

    -…Louca – concluiu ele. – Mas não vejo na senhora a mácula.

    – A mácula? – irritou-se Dany.

    – Não sou um meistre para lhe citar história, Vossa Graça.
    Minha vida foram as espadas, não os livros. Mas qualquer criança sabe que os Targaryen sempre dançaram demasiado perto da loucura. Seu pai não foi o primeiro. O Rei Jaehaerys disse-me um dia que a loucura e a grandeza eram dois
    lados da mesma moeda. “Sempre que um novo Targaryen nasce”, disse ele, “os deuses atiram uma moeda ao ar e o mundo segura a respiração para ver de que lado cairá”.

    É sugerido que a loucura dos Targaryen tem algo de genético, que se manifesta em algumas gerações, algumas pessoas, e outras não. E basta ler qualquer POV da Cersei para ver que ela definitivamente não é sã: os sentimentos contraditórios, a paranoia, a megalomania. Me arrisco a dizer que ela tem os POV mais perturbados dentre os personagens, mais mentalmente frágil.

  • Line

    Mas no livro tem uma parte que diz que John é o que mais se parece com Ned…O que dá a entender que realmente John é filho de Ned.

  • Stenio Camara

    Genna à Jaime: “Tyrion é filho de Tywin, não você”. Creio que essa frase de Genna veio tratar exclusivamente das habilidades que Tyrion herdou do pai, como manipulação, talento para administração e para estrategias de batalha. Frieza em seus atos…enfim. Creio que as palavras dela nao tenham nada a ver com essa questão abordada acima.

  • Flávio Balula

    É isso mesmo!!!!!

  • Luciano gonçalves dos santos

    Henrique, me refiro ao sangue e não ao sobrenome, até porque o sobrenome também não é dragão e leão e sim Lannister ou Targaryen. Tyrion sendo filho do louco ou do Tywin tem sangue de Leão, resta saber se é puro ou misturado.

  • Diego Natan Canteri

    Aí ele só detesta o Tyrion por ser feio mesmo… pra que colocar esse background todo pro Tyrion se nem pra justificar a raiva do Tywin serve?

  • Diego Natan Canteri

    Acho que você se confundiu um pouco, eu lembro que Cat quase tem um troço quando descobre que o Bran vai ser levado embora e vai ter de ficar com o Robb e Rickon enquanto as meninas e Bran irão para Porto Real…

  • Diego Natan Canteri

    Uma das “pistas” da teoria é exatamente Tywin desprezar Tyrion. Como ele desprezaria o filho da esposa por não ser dele se nem ao menos sabia que o filho era de outro?

  • Diego Natan Canteri

    1 – Você está tirando a interpretação mais obvia e torcendo a frase para a interpretação que mais cabe na teoria.

    3 – Você não quer que Aegon seja a terceira cabeça e prefere Tyrion, mas isso não fortalece a teoria, já que a chance de Tyrion ser a terceira cabeça é a mesma de qualquer outro personagem.

    4 – Seu argumento não faz sentido! Aerys precisava de Tywin e tal, mas estuprou a esposa do Senhor do Oeste… Ai o Tywin assume a mansidão da galhada e continua no cargo de mão, além disso ele ainda oferece a filha ao filho de seu potencial inimigo dando de graça a possibilidade do rei louco ficar com ela como prisioneira. Ai depois da guerra o Aerys ainda iria ter esperança de receber ajuda do marido da mulher estuprada, bem até que essa é a unica parte que faz sentido, o que não faz sentido é apenas o Tywin não ter ajudado de verdade o Aerys depois de tanto tempo polindo a galhada e lambendo a bota do rei…

  • Luciano gonçalves dos santos

    Olha que Aegon pode ser falso: trecho da casa dos imortais- fúria dos reis

    Um dragão de pano oscilou em mastros por cima de uma multidão exultante. De uma torre fumegante, um grande animal de pedra levantou voo, exalando fogo de sombras…. Mãe de dragões, matadora de mentiras.”

    fonte: http://www.gameofthronesbr.com/2011/10/explicando-casa-dos-imortais.html#ixzz2q8rVRPE3

  • Luciano gonçalves dos santos

    Pedro,o suposto Aegon seria sobrinho da Dany e não irmão

  • Pedro Fernando Maldonado

    Acho dificil demais, hahah, é mais facil jaime e cersei serem os filhos de Aerys, o cara nao ia cozinhar a joanna por 9 anos, se ele queria algo, como rei seria naquele dia do casamento… ai o mais logico seria jaime e cersei targaryes… mas Tyrion fica dificil engulir, ainda o que é discutido em varios foruns, é que essas dicas pró Tyrion Targaryen servem pra qlqr um, os sonhos com dragoes, qualquer um que fosse fascinado poderia ter tais sonhos. Bran teve inumeros.. são criaturas fascinantes pra qualquer um. Os motivos de Tywin não gostar de seu filho são mtos, ser um anão, ter “matado” a mãe durante o nascimento, e por ai vai. Quanto ao aspecto fisico, acho que a melhor explicação é a proximidade genética entre Tywin e sua prima, o que acarretou em Tyrion nascesse com tais problemas (acho meio balela o papo dele parecer com um dragão, rabo, like Rhaego..). E por ai vai, acho mto dificil, e prefiro Tyrion como um Lannister ;D

  • Marcelo Marcondes

    Ou é ele ou é o Jon

  • Marcelo Marcondes

    O Principe Targaryen perdido é o Jon ou ele

  • Henrique Moreira

    1 – Não ISOLE a frase, releia o capitulo do livro no qual ela foi dita e o seu contexto! Existe uma expressão em inglês: “I’m my father son” usada para justificar a sua semelhança com o seu pai, mas no que tange a PERSONALIDADE! Independente da teoria o que a frase quer ressaltar é isso, que Jaime não possui as habilidades de Tywin e Tyrion para politica, que é justamente o que ele está começando a tentar fazer nesta parte da história, consertar tudo de “errado”! É engraçado que levar a frase “você não é filho de Tywin…” ao pé da letra pode E levar Tywin dizendo a Tyrion “você não é meu filho” é inconcebível! Leia o capitulo e não isole a frase!

    2 – Acho que todo mundo que le o livro não quer que Aegon seja o dragão, ninguem o conhece portanto não pode gostar dele! Estamos a 2 livros do fim da saga, acho difícil um escritor como Martin inserir um personagem com TAMANHA importância tão perto do fim, não da tempo de você se afeiçoar ao personagem. E até agora que todos tenhamos certeza, só existe um dragão, Dany! E repito, junte a teoria as entrevistas de Martin (aqui no game tem varias) dizendo o quão difícil é para ele juntar Dany a Tyrion pq ele vai chegar em um ponto chave do personagem e ai a teoria passa a fazer um pouco de sentido!

    3 – Um rei faz o que deseja! Aerys desejava Joanna e a estuprou, Tywin não pode revidar, Aerys é o rei! Lembra da série onde Cersei mostra a Midinho que poder, é poder e ela é uma rainha proclamada após uma revolução, o que dizer de um Dragão cuja dinastia se perpetua a séculos!Estuprar a mulher de Tywin serve para mostrar que apesar de todo o poderio e fama que possui ele jamais será tão poderoso quanto o rei! Serve para mostrar quem tem o maior “penis”! Vale lembrar de coração valente e da prima nocte (não sou bom em latim), que da direito ao senhor das terras de transar com a noiva durante a lua de mel,ou seja, mostrar quem é o Senhor e quem é o servo!
    Lembre-se que o povo não se rebela contra o Rei, eles gostam dos Targaryen, quem se rebela são Jon Arryn, Ned Stark, os Tullys e Robert o Usurpador, cada um por seu motivo pessoal!
    Tywin teme Aerys, casamentos são alianças políticas, ele oferece Cersei ao FUTURO rei, principe Rahegar em caso de morte do atual quem assume é o principe e como em um jogo de xadrez ele estaria garantindo a sua familia no poder, poderia assassinar Aerys, seja por vingança ou simplesmente por sede de poder! Tywin anseia por poder acima de tudo, é isso que ele ama, seu nome, seu orgulho e o poder que tem! Ele não levantaria a bandeira da revolução dos cornos, seria motivo de chacota em todo reino, justamente o que ele detesteria, Tywin tem um motivo pessoal para lutar, mas que se levado a tona, não soaria romantico e sim galhofa! Afinal Aerys era o rei e poderia fazer o que quisesse! Estamos em uma monarquia mediaval o mais parecido com ditadura o possivel!
    Aerys espera receber o apoio de Tywin, pq jamais achou que fosse perder, afinal tinha o apoio da maior parte do reino, tinha seu único filho como “cativo” ao seu lado na sala do trono.
    Tywin mudou de opnião com relação a ajudar o rei, pq já não acreditava que ele pudesse ganhar a batalha e ja tinha feito a aliança com Robert oferecendo Cersei para sua rainha e acreditava que quando invadisse porto real Jaime tomaria a atitude certa, ficando ao lado de seu pai ao invés do rei louco que queria queimar o mundo e renascer como um dragão!

    Repito é tudo subjetivo, mas não tem como admitir que não é possível!

  • thor

    eu acho que tyron e targaryen mas não acho que voi estrupo do rei loco a joanna e não acho que algum dia o twin descobriu acho que rejeitar o filho pra cercei e colocar jaime na guarda real e so loucura dele e ele era burro sim isso e provado em valdocaso e com o que ele fez com os stark mas antes de se feio ele era um targaryen e cercei diz que eles eram todos bonitos e acho que joanna so se deixo lev ar mais levo um tempo e possivel que ela tenha tentado abortar o filho sozinha e a provamaior e olhos de tyron que como em todos bastardos targaryen nao sao comuns

  • PedroGLMPS

    E vdd. Preciso ler os livros de novo pq já to esquecendo de tudo…

  • Diego Natan Canteri

    1 – Essa frase da Geena pode no máximo não atrapalhar a sua teoria, mas você fez questão de colocar como uma prova cabal, logo você utilizou uma falácia. Quem separou a frase do contexto do livro todo inclusive foi você.

    2 – Stannis só aparece no segundo livro e se você for ver nos sites gringos ele em 2011 já tinha uma base razoável de fãs, alguns até bem xiitas. Além do mais, você nem sabe se vão ter mais dois livros, sete ou mais ainda, o Martin mesmo fala nas entrevistas que ele nem tem mais previsões e mesmo que fossem dois, um livro é suficiente pra um bom personagem, Drogo que o diga. Se a quantidade de páginas fosse o importante a Sansa seria amada por todos.

    3 a – Você não tem a minima ideia de como funciona o sistema feudal. Só mesmo em uma ditadura ao estilo da Coreia do Norte o lider teria esse poder. Numa monarquia feudal e mesmo nas absolutistas o rei estava sempre na corda bamba tendo de equilibrar os interesses e poderes de cada um. Westeros não consegue passar cinquenta anos em paz, sem que uma rebelião aconteça.

    3 b – O povo não se rebela contra o rei? E daí? Quando que eu citei o povo de algum lugar? O povo ta pouco se (,,,) pra quem senta no trono de ferro como bem diz barristan, o povo reza por colheitas, por filhos saudáveis, por blablablabla…

    3 c – “O rei faz o que quizer!” (Jofrey Baratheon) A gente viu como essa política é valida tanto nos livros quanto na série… só que não, aliás, Rhaegar desejava Lyanna e a sequestrou – resultado, o irmão dela foi tirar satisfação contra o próprio filho do rei na capital do reino, pra você ver como ele tinha medo do Aerys. Quando Jon declara guerra ao trono de ferro ele está quase sozinho, ele espera que o norte siga Eddard e espera que a tempestade siga Robert, mas são só esperanças, embora mesmo assim havia a possibilidade de os exércitos das terras da tempestade serem destruídos antes mesmo de chegarem ao tridente, como realmente seriam se o Oeste tivesse se unido ao rei.

    3 d – Outro caso foi o da cidade de Valdocaso, onde o rei Aerys foi prender o senhor da cidade com um pequeno exército e acabou preso, pra você ver como esse Aerys era temido, essa rebelião começou por causa de alguns direitos não concedidos e o senhor da cidade não teve medo de escalar o conflito contra o “temível dragão lelé da cuca” . Tywin se postou fora da cidade com um grande exército, mas não pôde avançar, pois o senhor de valdocaso ameaçou que se o exército avançasse ele iria matar o rei, ora, se ele tivesse uma rixa contra o rei e quisesse ele morto ele teria avançado mesmo assim, o que poderia acontecer? Ele perderia o cargo de mão do rei, no máximo. Isso aconteceu provavelmente dois ou três anos depois do nascimento de Tyrion.

    3 e – Se a filha dele fosse entregue ao filho do rei como esposa, obviamente ela se tornaria tão cativa quando Jaime, ora bolas, melhor prometer tirar o filho da guarda real e dar ele em casamento à filha mais velha dos Tully, ou mesmo pedir a mão de Catelyn para o próprio Tywin e dar a mão de Cersei aos Tyrell. Três casas, todas fazendo fronteira com as terras reais sendo duas delas as duas mais poderosas de westeros, antes que o norte e Dorne soubessem da revolta Porto Real já estaria sitiada. Com muito menos apoio Jon iniciou uma rebelião…

    3 f – Não vamos comparar mindinho com Tywin né… mindinho é um grande político, um mafioso de primeira, um empresário competente e um banqueiro milagroso, mas na hierarquia política de westeros ele naquele momento era um grande de um zero à esquerda, qual o poder dele? Um pedacinho de terra nos dedos, um castelo que mais parece um farol abandonado, uma governanta e um caseiro, taí o poder feudal do nosso amigo, ele era muito rico, muito poderoso em porto real, mas para fins de guerra ele não tinha nada. Agora compare com Tywin, senhor do leste com seu poder ultra-consolidado, só nas terras pessoais dele ele poderia juntar uma quantidade considerável de cavaleiros, juntando com todo o poder dos vassalos dele e mais os mercenários que ele poderia contratar, ai você junta com o poder de uma aliança entre a campina, o tridente e o oeste… olha só como o cara é fraco, mas segundo você um show off de cinco soldados talvez fosse o suficiente pra fazer ele desistir.

  • Diego Natan Canteri

    Negativo, bastardos não usam o nome do pai, usam sempre um nome padrão, no caso Hill para o oeste e Rivers para as terras da coroa.

  • Ele não pode ser um Targaryan porque ele não tem nariz!

    Preciso estudar mais esta teoria da conspiração. Pois tem uma cena que não me recordo de ter nos livros, onde o Tyrion pergunta se o Twin nunca fez nada pelos outros e ele diz que fez sim, deixou o anão viver, isso não lembro de ter nos livros, vou tentar recuperar esta parte e teorizar algo, mas com tantos incestos, puladas de cerca, toma la da cá, tudo é possível a princípio. Acho que o Martin escreve entre-linhas quem vive quem morre. Twin não criaria o guri se tivesse a mínima dúvida. Só se aparecer uma aia do nada pra dizer que serviu de colchão. Enfim falei um monte e não falei nada rs. Devaneei

  • Filipe Melo

    Ned parece John que parece Arya que parece Lyana.

  • Leonardo Kenji

    Eu penso que o Tywin odeia tanto o Tyrion por ele ser o unico filho dele, mas por ter nascido com deficiencia. E Jaime e Cersei serem “perfeitos” e serem filhos do Aerys.

  • Val

    Tirou as palavras da minha boca… Estava pensando exatamente isso
    Porém, se fosse assim pq Tywin privilegiaria tanto Jaime?

  • Yvens Rebouças Serpa

    Ele não tem nariz porque cortaram, não porque ele nasceu sem.

  • Yvens Rebouças Serpa

    Ou alguém que ainda não apareceu na série, mas sim nos livros…

  • Yvens Rebouças Serpa

    Vindo do Martin, eu consideraria baixíssima a hipótese do valonqar da Cersei ser o Tyrion. Seria óbvio demais.
    Acho muito mais provável que tenha mais algum filho do Tywin por aí.

  • Yvens Rebouças Serpa

    Porque o Tywin amava a esposa que morreu no parto. Porque o único herdeiro “válido” dele é um “monstrinho feio” e uma ofensa direta ao seu orgulho. Porque o Tyrion não seria guerreiro nenhum. Porque o Tyrion casou-se com uma prostituta. Mais?

  • Yvens Rebouças Serpa

    Morto ao acaso? Se ele fosse morto seria uma mancha muito maior na honra do Tywin. Antes criar um bastardo que ninguém sabe, do que matá-lo e anunciar aos sete reinos a traição de sua esposa. Tywin era muito frio para deixar que a raiva dele manchasse a própria honra.

  • Yvens Rebouças Serpa

    Se ele for filho da Joanna, o que me parece ser 100% de certeza, ele ainda seria um Lannister, independente do pai, não? É um jogo de palavras, ele não estaria necessariamente mentindo, embora, claro, o filho é considerado da casa do pai e não da mãe.

  • Natália

    Mas mesmo que o Tyrion seja um Targaryen , ele continua sendo irmão da Cersei e do Jaime por parte de mãe , então mesmo que ele não seja filho de Tywin , ele ainda é filho de Joana , por tanto ele ainda poderia ser o valonqar da Cersei não importa quem fosse o pai.

  • Só lembrando que o Jaime é mais novo que a Cersei 😉

  • Era uma piada Sheldon. =)

  • Zélia Leticia Dantas Bezerra

    De forma alguma, Cat iria ficar em Winterfell de qualquer jeito. Inclusive, quando Ned fala sobre levar o Bran pra Porto Real, ela da um pequeno piti, mas o Ned argumenta que o Bran é um menino doce e fácil de gostar, e por isso seria saudável ele crescer junto com o príncipe pra estreitar as relações entre a nova geração de Starks e Baratheons, já que o Joffrey e o Robb não se deram bem.

  • Felipe Lobato

    A família não tem “super poderes”. O fato da Dany não se queimar na pira do Drogo ou na Arena de Daznak é algo que ainda precisa ser explicado. Nunca nenhum Targaryen foi à prova de fogo além dela, nem os que montavam dragões.

    Dizer que Tyrion é Targaryen por não ficar doente é ridículo. Todos eles ficavam.

  • Paula Renata Carvalho

    Eu acho o seguinte, quando Aegon conquistou Westeros ele tinha 3 dragões e 3 Targaryens para montá-los, certo? Bom A Danny tem 3 dragões e seria ótimo se ela conquistasse Westeros com 3 targaryens montados neles.

    Mas quem seriam os três? Até antes de ler essa teoria eu estava apostando em Danny, Jon e o menino Aegon… mas esse menino Aegon é meio mole, não tem nada do fogo Targaryen nele.

    Eu ficaria LOUCA de felicidade se os três a montarem os dragões fossem Danny, Jon e Tyrion. Imagina??? Fantástico!

  • Diego Natan Canteri

    E não é isso que eu to dizendo meu amigo? De que adianta o Tyrion ser filho do Aerys (só que não é), se nem pra justificar a raiva do Tywin serve? Isso que você citou é o que todo mundo sabe! Percebeu que nenhum desses motivos que você citou tem a ver com quem é o pai do Tyrion? Será que vossa excelsa personalidade entende agora? Ou precisa que eu desenhe a questão para que você entenda o paradoxo? Ou ainda talvez você vai preferir responder perguntas que não foram feitas?

  • Diego Natan Canteri

    Acidentes acontecem, crianças ficam doentes com muita facilidade, principalmente em Westeros e ninguém estranharia se um bebê morresse de doença. Era só dar veneno pro moleque e ele estaria morto, não era filho dele mesmo então nem a ira divina o Tywin iria temer.

  • Diego Natan Canteri

    Essa teoria é 100% furada.

  • Diego Natan Canteri

    É notório que a maior parte das pessoas em Westeros não considera que bastardos sejam parte da família, ainda mais bastardos da esposa. Bastardo de Lannister não é Lannister é Hill, na melhor das hipoteses e na pior é cadáver.

  • Malu

    Ainda acho que a Cersei Lannister e a chave pra historia toda, não sei porque mais acho!

  • Malu

    So se apesar de tudo, apesar de toda a raiva de Tywin, a fidelidade dele estivesse com Aerys, não por ele mais por Joanna, por isso, casar Cersei com Robert, manteria um Lannister no trono, mais na verdade uma Targaryen no trono, mais apesar de tudo, de Jaime ser um guarda, não…. perai, ele pode secretamente ter ajudado o Jaime a matar o rei,tanto que ele se senta no trono, possivelmente esperando que o Tywin viesse e tomasse, ja que o maior beneficiário nessa historia toda seria ele por ele ser “pai” dos gêmeos, pois o único filho dele que poderia reclamar o trono pra ele e um anão, não poderia, fazer isso, ele pode muito bem ter usado isso ao favor dele apesar de tudo!
    – loucura eu sei, mais saiu aqui agora, não sei –

  • Matheus Gattass

    Na verdade, Rivers é usado nas Terras Fluviais. As Terras da Coroa tem como nome padrão Waters. 😉

  • Henrique Moreira

    Diego, o que eu estou fazendo aqui nos comentários é divagar sobre o tema levantado, deixar minha imaginação voar.
    O que realmente ira acontecer nos livros, só o bom Velhinho sabe, saiba que não assumi a teoria como verdade absoluta, só não acho impossível (assim como quem a formulou) e a teoria ganhou minha afeição!

    1 – Diego, releia o meu segundo post e você vai ver que eu disse “independente da teoria” (que não é minha diga se de passagem) desde o meu primeiro post eu não quero sustentar teoria nenhuma quando ressaltei esse ponto do Jaime (e o Ponto da Cersei no item 2)! Só quis dar a minha interpretação do pq a frase foi dita, sem querer fazer uso da mesma como prova cabal para qlq teoria, como você mesmo disse, essa é a interpretação óbvia, mas como você pode ver em muitos dos comentários, os leitores estão usando esse trecho para definir que a teoria é impossível, esses sim, isolando a frase do contexto, e alguns dizendo que a frase da Gemma, o incesto, o incêndio na torre, definiriam uma possível filiação dos gêmeos a Aerys!

    2 – Diego, realmente você tem razão, não quero que Aegon seja rei e nem dragão, quero que ele seja falso e que ele morra, e sim, um personagem pode ficar marcado para sempre em apenas 1 livro, FATO, mas acho muito difícil me afeiçoar a Aegon, um personagem cujo a trajetória eu não acompanhei, cujo a personalidade eu não conheço, cujo as metas, desejos, vontades me são desconhecidos, alguém que eu não vi crescer como personagem e acho dificil fazer isso em 2 livros (em tese) finais que possuem mais de 10 personagens cada um com seu ponto de vista!
    Sansa pode não ser amada, mas você a conhece, sabe quem ela é e o que quer (tudo bem que ela é uma idiota, concordo), mesmo que ela seja uma lerda você sabe quem ela é! E isso é algo que Martin sempre reclama do fim de o Senhor dos Anéis quando Aragorn vira rei, quem é Aragorn senão um guardião com uma espada quebrada e descendente de reis? quais são os seus planos para a terra média? Sua politica monetaria? ele irá exterminar os Orcs? Etc?
    Levando em consideração que são somente mais 2 livros, de acordo com a ultima previsão, é muito pouco tempo para gostar do Rei de direito ao trono de ferro. (estou levando em consideração que a sociedade de Westeros é machista portanto entre Dany e Aegon a preferencia é do 2º)

    3 (a.) – Sinceramente não tenho certeza, mas acho que todas as grandes rebeliões para tomar o Trono de Ferro, foram com pelo menos um Targaryen, rebeliões por independência, terras, etc, são constantes em Westeros, mas se não me engano para tomar o trono a de Robert foi a única sem um Targaryen liderando. O nome era importante tanto que Robert é conhecido como o usurpador.

    3 (b) – Causas populares, precisam do povo, você precisa aumentar seus seguidores, revoluções drásticas como tirar uma dinastia do poder necessitariam de um clamor popular ou força bruta, como por exemplo a instituição e destituição de uma ditadura militar, é necessário ou que o povo se una para retirar o tirano ou que você tenha dragões para matar geral e mostrar que quem manda é você! O clamor do povo é tão importante que uma das maiores preocupações de Tyrion no cargo de mão é alimentar a cidade para diminuir a insatisfação do povo e vale lembrar que o rei quase foi morto na Bacia das Pulgas, pelo povo insatisfeito por passar fome!

    3(c)- “Um rei faz o que quer” frase que demostra a arrogância e a sensação de poder total que alguns reis em westeros costumam ter, não significa que não havera reações: Joffrey matou Ned e viu o norte se rebelar; Aerys queimou os Starks e viu o norte se rebelar; Rhaegar “sequestrou” (acho que ela fugiu com ele) Lyanna e viu Robert se revoltar; Starks são uma das familias mais poderosas em Westeros e nada disso impediu que reis tomassem essas atitudes arrogantes e burras, fizeram o que queriam e arcaram com as consequencias, por isso não acho impossivel o rei estuprar a mulher de seu senhor, mesmo que este seja Tywin Lannister, afinal ele é o rei e faz o que quer!

    3(d) – Valdocaso tambem serve pra mostrar o nivel da arrogancia de Aerys, achando que conseguiria fazer tudo. Se Tywin deixasse Aerys morrer, teria o seu nome manchado pra sempre como aquele que deixou o rei morrer, ele não é o Jaime, ele pensa! Tywin dá muito valor ao seu nome e a sua reputação. Perderia o cargo de mão, o orgulho, os privilegios, o respeito dos outros lordes, etc ele o faria de um jeito que jamais descobrissem que ele estava por trás de tudo, é só lembrar quem moveu as cordas durante um certo casamento vermelho…… deixando a fama ruim para os Frey!

    3(e)- Cersei só seria cativa enquanto Aerys vivesse, o que seria muito pouco tempo caso isso acontecesse! Quanto a tirar Jaime da Guarda Real, isso nunca aconteceu até acontecer com Sor Barristan, ato infantil de Cersei que Tywin faz questão de ressaltar! Quando Jaime volta sem a mão Tywin inclusive diz que expulsa lo da guarda real não seria problema ja que Cersei abriu o precedente apos Barristan

    3(f) – SE (repito SE) tal estupro realmente ocorreu o fraco era Tywin, mesmo com seu poder, dinheiro, etc ele tem um inimigo incrivel, seu ego, naquele momento ele não levantaria a bandeira de forma declarada contra Aerys baseado no seu medo de ficar conhecido como o lider da revolução dos cornos ou simplesmente entrar em uma guerra que não pode vencer (a campina, o norte, o tridente, etc ainda não tinham motivos para destruir os targaryen da face da terra. A campina sempre foi conhecida por se manter ao lado do rei, dorne era aliada atraves de casamento, os nortenhos nada tinham para reclamar, etc, etc….. como juntar aliados que não querem lutar? quem será o revolucionário? Ele vai dizer olha Jon Arryn eu fui corno e não gostei estou afim de matar o rei, vem comigo?… ) Nesse momento (possivel data do estupro, nascimento de Tyrion) Aerys ainda pode levantar todo o reino contra quem quisesse. Quando começa a revolução Tywin se retira de porto real e fica analisando a situação de fora para se aliar somente quando tem certeza de que poderá vencer, sem nem mesmo entrar em campo de batalha, aniquilando os targaryen restantes de uma só vez.

  • Capitão Hipster

    jon é filho da wylla e do ned! fuck rhaegar theory!

  • Diego Natan Canteri

    É que me confundi nessa confusão tão confusa, hehe.

  • Diego Natan Canteri

    1 – Ok, mas você utilizou expressões fortes demais, “sim é” “foi”… isso transforma o sentido da frase em uma afirmação de certeza. Mas se você está dizendo que não era sua intenção, então ok, é uma possibilidade o que você disse.

    2 – Certo, eu entendi o que você quis dizer, mas mesmo assim eu acho que dois livros é mais que o suficiente. Eu entendo o seu ponto de vista nesse caso, mas eu acho que uma coisa muito legal do Martin é a capacidade de nos mostrar o caráter de seus personagens e como eles se comportam utilizando poucas páginas ou algumas páginas de vários capitulos, mas também tem a capacidade de moldar a personalidade de outros personagens . Volto a mostrar o exemplo de Drogo e de Sansa. A Sansa é um personagem que simplesmente não evolui e ela está em quatro livros e é uma POV, mas continua pelo menos até o começo de AFFC com uma mentalidade muito parecida com a que tinha no final de AGOT e talvez por isso as pessoas não gostem muito dela. Enquanto isso drogo apareceu em um livro, não era um dos personagens principais e mesmo assim foi um dos mais marcantes na estoria. Outros exemplos são Stannis e Jaime, Stannis foi construido aos poucos e Jaime foi construido aos solavancos, enquanto Stannis mostra a mesma personalidade do inicio de ACOK com sua personalidade sendo reforçada a cada capitulo o Jaime começa AGOT como um babaca e em ASOS ele muda completamente. Ou seja, o Drogo leva um livro pra deixar sua marca, Jaime aparece desde o primeiro, mas é no segundo e terceiro que ele mostra mesmo sua personalidade, Stannis leva três livros para se firmar e a Sansa ainda não mostrou muito a que veio, embora ela seja importante talvez ela nem mude durante a estoria ou faça igual o Jaime e se torne interessante em um par de capítulos. A gente não sabe se Aegon vai ser um personagem estilo Sansa, um Jaime/Melisandre, um Stannis/Jon Snow/Davos, ou um Drogo/Arys Oakheart. Pelo que percebi em Dança o Aegon ainda não se firmou ainda, o Martin não quis mostrar como ele é, ele é ao mesmo tempo inseguro e temerário, ao mesmo tempo que o grifo protege também acaba abafando a personalidade do garoto, mas é muito duvidoso que o grifo viva até o final da saga, então talvez o grifo seja o velho Mormont do pequeno dragão.

    3.a: Não conhecemos muito da história de westeros, mas houveram duas guerras civis sem pretendentes ao trono. O levante da Fé Militante e o desafio de Valdocaso.

    3.b: E desde quando isso é um levante popular? Guerra é um assunto de nobres e não de plebeus. Claro que as vezes os senhores ordenam às vilas que uma força de infantaria seja enviada para reforçar o exército do senhor antes da campanha, mas isso não depende da vontade deles de lutar.

    3.c:Você diz “não significa que não haveriam reações”, mas seu argumento inteiro é baseado em “Tywin não reagiria”. Se era possível para Aerys estuprar a esposa de Tywin também é tão possível para Tywin estuprar o próprio Aerys, mas isso não é provável e eu digo isso no mais literal dos termos, pois até agora eu não vi nenhuma prova de que algo tenha acontecido. Tywin não reage de maneira alguma, ele age normalmente por mais uns três anos.

    3.d: Valdocaso não demonstra muita coisa na verdade além da fraqueza de Aerys. Era uma cidade contra o rei de westeros, era tipo um municipio de 50 mil habitantes que houvesse se rebelado contra o governo federal. Aerys pecou em levar pouca gente com ele, mas antes disso a coisa só escalou porque Aerys era fraco e insistiu em resolver as coisas sozinho. Tywin teria mandado um harpista pra tocar as Chuvas de Castamere e o problema estaria resolvido, pois Tywin é arrogante, mas com motivos para ser mesmo. Agora, outra coisa que você diz e não faz nenhum sentido é que Tywin teria medo de perder o cargo, ora essa, Tywin se demitiu pouco tempo após valdocaso. E se ele tivesse avançado isso não mancharia a reputação dele, ficaria obvio que o responsável pela morte de Aerys era em primeiro lugar o senhor de valdocaso e em segundo do próprio aerys, é como no casamento vermelho, onde ele matou os starks por procuração, depois ele saquearia a cidade e vingaria o rei. Mas ainda assim o que você parece querer dizer é que naquela hora ele achava que avançar e eventualmente perder o rei que estava cativo ia manchar a reputação dele, mas depois invadir porto real enganando o rei, mandar o filho juramentado matar aerys e matar os netos do rei e uma princesa de Dorne não manchariam a reputação dele!!! Tywin não é Ned ele não se preocupa com honra, ele quer ser temido e quer que a família dele seja temida, pois é o legado dele, por isso não tolera insultos e risadas. É como ele disse para Jaime na série na primeira temporada, na cena em que ele esfola um cervo, ele pergunta porque Ned ainda esta vivo e diz que se você deixa que te ataquem uma vez seus inimigos criarão coragem.

    3.e: Não entendi direito sua frase inicial, por favor pode falar mais sobre isso? O resto é questão de vontade, o que aconteceu no caso de Cersei é que ela demitiu um guarda, que era um dos melhores da estoria, para colocar o cão em seu lugar e contra a vontade do guarda que saiu. Mas no final das contas a gente percebe que isso por si só não é aquelas coisas, Se tywin vencesse uma rebelião ele poderia exigir até mesmo a dissolução da guarda real e a diminuição dos poderes reais, igual a rebelião dos barões na Inglaterra.

    3.f: Bem, pra inicio de conversa não ocorreu, hehehe. Se o estupro ocorresse seria um fato sério, Tywin era um grande senhor e em nenhum lugar é dito que o pais inteiro é brinquedo do rei. O motivo para o tridente e campina lutarem seria além da desforra contra o rei os casamentos que Tywin poderia fazer. Ao que parece o unico reino que realmente é sempre fiel ao trono é Dorne. Os nortenhos tem bastante gente, invadir o norte é impossível, mas ainda assim o norte é longe, Dorne e o Vale também ficam relativamente longe, só a tempestade estaria em condições de ajudar o rei assim rapidamente e a pergunta que fica é se eles estariam assim tão entusiasmados para defenderem o rei se o motivo fosse mesmo o estupro da esposa de Tywin, eu imagino que a tempestade e dorne ajudariam Aegon de um jeito ou outro, mas o Vale e o Norte são uma incógnita. Mas nessa briga de três contra três Tywin estaria em vantagem.

    Eu estava relendo as profecias no site westeros. org, na parte “the citadel: prophecies”, eles dizem lá que o próprio Martin afirma que as três cabeças do dragão não necessariamente precisam ser Targaryens e citam que as cabeças podem ser além de Dany, Tyrion, Bran, Aegon, Arya e até mesmo o Cão(!?!). Outra coisa interessante é que quando Rhaegar faz a profecia para Dany na casa dos imortais ele está segurando Aegon no colo, o que teria também sido confirmado pelo Martin. Por fim outros personagens tem sangue Valyriano também, com certeza Stannis e provavelmente Varys, sendo que Stannis talvez descenda de um bastardo dos targaryen, já que acredita-se que Orys Baratheon é irmão de Aegon I, mas todos tem certeza que Orys era Valyriano.

  • Carolina Moraes

    Levando em consideração que ‘o valonqar’ é ‘o irmão mais novo’ e não necessáriamente o irmão mais novo da cersei, qualquer caçula pode ser o valonqar, até a Arya, até a Sansa ^^ (essa é a teoria doida da galera, eu curti)

  • Carolina Moraes

    Realmente… Tyrion vive até determinado momento tentando ser reconhecido por seu pai, tentando mostrar seu valor.

  • Carolina Moraes

    Pois é… dragão é dragão, vermelho ou negro. Mas algo me diz que esse menino não vai durar muito 🙁 algo me diz que ele vai falecer em breve.

  • Carolina Moraes

    Foi isso oque eu pensei ^^

  • Carolina Moraes

    Pois é, ambos os 3 tiveram suas mães morrendo no parto, coincidência? haha

    Mas essa teoria doida do Tywin matar a própria esposa foi só fanfarronice minha, não é muito provável não, é que eu não gosto do Tywin de qualquer maneira, vibrei de alegria quando o Tyrion matou ele.

  • Matheus

    Hi-Five

  • Matheus

    Não to lembrando de ter “sangue nas partes intimas” como sintoma da égua. Tem mesmo?

  • Matheus

    Nenhum Targaryen é a prova de fogo, alguns são apenas mais resistentes, tanto é que o Quentyn morreu e a Dany só saiu com o cabelo pegando fogo (super normal).

  • Stenio Camara

    Talvez Flavio. Acho que GRRM nos da varias possibilidades reais pra tirar o foco da que realmente deve ser a verdadeira. Estão todos desejando e torcendo pra que Tyrion seja filho de Aerys mas na verdade Tyrion nasceu por ultimo, e creio que a parte em que cita que Aerys tomou liberdade demais com a esposa de Tywin possa ter gerados os gemeos. Tyrion seria o unico filho legitimo de Tywin e ainda nasceu “defeituoso”. Gostei da teoria. Pena que há embasamento pra pensar que Tyrion tambem seja filho de Tywin! Estamos de mãos atadas.

  • Stenio Camara

    De fato Carolina. Pode ser qualquer irmão mais novo, eu axo. Tenho que reler essa parte da profecia. mas a Sansa nem a Arya seriam os mais novos. Pode ser a Daenerys ou quem sabe até mesmo o Bran.

  • Stenio Camara

    exato….

  • Stenio Camara

    Como foi dito aki em cima. Pode ser qualquer filho mais novo, não só irmão dela. Vindo de GRRM, vai ser o menos provavel.

  • Stenio Camara

    O site poderia nos trazer mais desses posts. Um otimo passa-tempo para leitores apaixonados. vejo muitos poucos posts sobre teorias aqui no site e por ai fora, pelos sites gringos é o que mais tem, só esperando para serem traduzidos. Como não tenho inglês fluente, isso me atrapalha. Então peço que voces( Ana, Lidiany e CIA…) possam nos dar mais disso! Abç

  • Felipe Lobato

    Devem ser Daenerys, Jon (confirmando que ele é filho de Rhaegar) e o Aegon (que mesmo sendo Blackfyre, teria sangue Targaryen).

    Como precisa ter sangue Targaryen pra montar (exigência confirmada no The Princess and The Queen), acho que seria legal os 3. Aegon é “uma mentira a ser combatida pela Dany”. Então ela deve dar um dragão pra ele e depois vai ter que lutar contra ele no dragão. Bem legal xD

  • Olá Stenio, tenho pretensão de publicar mais alguns em breve, o problema é que são bastante trabalhosos esses posts.

  • Myriel

    Me diga como a teoria de Tyrion ser um Targaryen pode fazer mais sentido que a própria história de Aegon VI. Além disso, Aegon pode ter “sangue de dragão Blackfyre”, caso seja um impostor. E depois do epílogo de A Dança dos Dragões, com o discurso de Varys, acredito fielmente que Aegon seria o melhor rei para Westeros.

    Também é importante recordar que há a possibilidade do corpo de Jon virar carniça no próximo volume. Assim, ele perderá o “sangue de dragão”, se ele realmente o teve.

  • Messinho’

    A mãe do Jon morreu?

  • Aí é outra teoria, veja a parte 3.http://www.gameofthronesbr.com/tag/mae-de-jon-snow

  • Messinho’

    Mas é isso, Tão fazendo teorias com base em teorias.

  • Sim!!!!!

  • Messinho’

    Podia ser somente porque o filho matou a mãe mesmo…

  • Messinho’

    Não entendi. Qualquer filho mais novo que ela mas que não seja necessariamente irmão dela?

    Não posta esse comentário.

  • Messinho’

    Traduzir sem distorcer o significado deve ser um pé no saco.

  • O maior problema das teorias é buscar os trechos conferir tudo, dá trabalho pra ficar realmente bom. 🙁

  • Diego Natan Canteri

    Sim, mas é o que eu estou falando! Só que o próprio artigo dá como premissa várias vezes que Tywin sabia de tudo. E se ele não sabia a teoria fica cada vez mais desacreditada.

    “Começou o uso hipócrita de prostitutas de Tywin, deduzido por sua relação com Shae e os túneis que conduziam da Torre até ao prostíbulo de Chataya, depois da morte de sua mulher…ou antes, talvez porque ele tinha uma razão para evitar sua cama?”

    “De acordo com estas perguntas, muitas versões desta teoria especulam que Tywin e Joanna tentaram abortar a criança com contraceptivos como o chá da lua, um erro que resultaria no nanismo de Tyrion e na morte de Joanna no parto.”

  • Messinho’

    Se meu inglês fosse melhor eu ajudava. =|

  • Nilton Xavier

    Acho que o Martin não deixaria a Cersei com a certeza de que o Tyrion mataria ela a toa, e grande vai ser a surpresa dela quando/se for o Jaime, enfim, não tem como discutir teorias.

  • Stenio Camara

    A profecia diz que ela vai ser morta por um “valonqar” mas nao especificou que é o “valonqar” dela. Ou seja, vai ser morta por um irmão mais novo. Mas pode ser que não seja necessariamente o irmão mais novo dela. É apenas uma teoria levantada aqui. Messinho*

  • Stenio Camara

    Entendo Lidi…Pq a carencia de materiais novos angustia um pouco. Se meu ingles fosse melhor eu tambem ajudava. Mas espero que role mais posts desse tipo! abcs

  • Blz, eu até tô fazendo alguns esses dias, mas tá bem devagar, antigamente eu tinha mais tempo, mas com o mestrado agora, tá tenso aq! XD

  • Messinho’

    Eu entendi pelos outros comentários abaixo, tanto é que pedi pra não postarem o comentário kkkk. Mas obrigado pela resposta.

  • Stenio Camara

    ah tah. Nao saquei que nao era pra responder. hehe
    Na hora…abc

  • Stenio Camara

    Pois é…o mestrado segue, o trabalho segue, só quem não “segue” são os livros de GRRM…

  • KKKKKKKKKKKKKKKKKK é isso mesmo!!!!

  • Messinho’

    Com relação a teoria, talvez seja a Sansa, ou até a Dany, e seriam duas teorias se unindo. Essa do valonqar e a profecia da mulher mais jovem e mais bonita que ia substituir ela.

  • Arthur

    Gostaria de saber oque vocês acham da relação Varys-Tyrion.Varys sendo claramente um lealista Targaryen e sempre tendo em mente proteger Tyrion na corte,acho que fica claro que Varys está escondendo algo que muita pouca gente sabe em relação a Tyrion.

  • Stenio Camara

    Fik meio obscuro falar disso com alguma certeza. Mas eu ainda acho provável que seja um dos irmãos da própria Cersei. Torço pra isso…

  • Messinho’

    Contanto que ela morra sofrendo, pode até ser o Hodor.

  • Stenio Camara

    kkkk amem…

  • Louize H. Milanesi

    Eu acho que rolou um probleminha de interpretação em relação à declaração do Aerys. Se ele disse que “era uma grande lástima que o direito do senhor a primeira noite havia sido abolido” Significa que SE o direito não tivesse sido abolido, a primeira noite da Joanna seria com ele, pq ele era senhor do Tywin, porém se o direito foi abolido e ele se lamentou, PRA MIM, fica claro que a primeira noite da Joanna foi com o Tywin.

    Além do mais no trecho “as… as liberdades que vosso pai tomou no ritual de núpcias…” fala apenas que ele tomou liberdades no ritual de núpcias! Não diz que ele tomou liberdades COM A JOANNA no ritual. E aliás, vcs não acham que dizer na cara do servo que pegaria a mulher dele não é uma liberdade?

    Eu curti a teoria do Jaime e da Cersei serem os targ, mas tem outras coisas que evidenciam que o mais provavel é que seja o Tyrion mesmo. Li em outro site uma menção a algum dos livros onde fala que outros bastardos Targ sairam com heterocromia, como o Tyrion.

    E como o Martin adooooora esconder coisas nos livros, nada mais explícito mas que passou sem ser notado do que isso:

    “Quando era ainda uma criança solitária nas profundezas de Rochedo Casterly, era frequente montar dragões pelas noites fora, fingindo ser um principezinho perdido Targaryen, ou um senhor dos dragões valiriano a pairar bem alto sobre campos e montanhas. Uma vez, quando os tios lhe perguntaram que presente desejava pelo dia do seu nome, suplicara-lhes um dragão. A Dança dos Dragões – capítulo 05, Tyrion II”

    E ainda sobre dragões, acho que tem um detalhe que ng lembrou [não li todos os comentários]: Edric Storm, Melissandre e o dragão de pedra!
    É, vcs lembram que a Melissandre queria queimar o Edric Storm vivo pra acordar o dragão de pedra? Quando os 3 ovos foram entregues a Danny eles eram …. pedra! [talvez não seja lá muito relevante, mas li algo sobre uma quarta cabeça]

  • priscila nonato

    Faz muito sentido sua colocação ,talvez tyrion e jon snow sejam “irmãos ” de Daenerys e sentem nos dois dragões 🙂

  • Alf

    acho que teorizar que talvez Aerys seja pai de Cersei e Jaime tambem funcionaria mesmo sendo meio sem noção, a primeira noite de Joanna seria com ele e dai viriam os gêmeos. Por isso Daenerys seria valencar *seila como escreve* neh e estragularia Cersei até a morte e isso faria sentido considerando seu ódio pelos Lannister. Por isso mesmo Aerys não deixaria seu filho se casar com a própria irmã causando a raiva do Tywin, mesmo que seja um costume antigos dos Targaryen. Isso aplicaria se aplicaria a frase dizendo que Jaime não é filho do lannister e tals. O caso seria mais antigo mas Tywin não conseguiria aceitar que seu unico filho foi quem matou sua esposa e por isso ia achar que era tudo culpa do rei. Mas as duas teorias fazem sentido então é dificil dizer.

  • Louize H. Milanesi

    Sobre o valonquar … por alguma razão acho que será a Arya. Dos nomes que ela cita para sua vingança um dos poucos que ainda ta vivo é a Cersei.

  • Rafael Laginha

    Um Targaryen fica doente? Não nas palavras de Daenerys lembrando uma conversa com o finado Viserys. Este argumenta que o sangue do dragão não é atingido por doenças, sendo que a própria Daenerys concorda com o relato tendo em vista que não lembrava de ter ficado “de cama” por qualquer doença… Agora um fato curioso… Quando Tyrion estava em sua jornada junto com Aegon rumo ao encontro de Dany, podemos lembrar que as pessoas que tinham o mínimo contato com as “criaturas” infectadas por escamagris adquiriam a praga. Naquela oportunidade, Tyrion foi agarrado por um infectado e rumou rio a baixo. Seu salvador (Connington “Grifo”) que pouco contato teve com a criatura se lascou em banda. Outro relato interessante foi o contato do Duende (então escravo) com seu então portador da “égua descorada” , vemos que Tyrion e uma escrava chamada Doce cuidaram pessoalmente do doente, sendo que tempo depois a tal da Doce foi pro saco e o nosso querido anão estava intacto. O fato da notável “imunidade” de Tyrion somado ao fato da narrativa do Sor Vovô sobre a luxúria de Aerys me deixam muito propenso a acreditar em tal teoria, relembrando também que o “O dragão tem três cabeças”. Grande abraço!

  • Não custa nada lembrar que Viserys era louco. Não há comprovação de que os Targaryens sejam imortais, imunes a doenças ou ao fogo.

  • Stephanie Thomas

    Além da questão da escamagris, Aerys rejeitou a Cersei e colou o Jaime na guarda real, Jaime deveria ser o Lannister do Rochedo. Seria o sucessor natural do pai. Talvez Aerys ciente da paternidade de Tyrion, tenha feito está manobra para colocá-lo como o herdeiro do Rochedo, assim deixando seu bastardo com grande status, também.

  • Stephanie Thomas

    Tem uma diferença entre ser Targaryen e Ser do sangue do dragão. O Viserys não era do sangue do dragão…

  • Miqueias Vieira de Oliveira

    Eu não acho que ele seja um Targaryen por que se assim o fosse Tywin teria conseguido livrar-se dele. E um outro ponto é por que manter um filho de uma pessoa que você odeia e a qual ajudou a destronar? Acho que Tyrion é filho de Tywin e Tywin é cego demais para ver que ele é o único que pode criar uma dinastia de mil anos.

  • Bruno Lopes Vasconcelos

    Não sei se isso tem nos livros, teria que reler, mas na série, precisamente no ep. 9 da 1 temporada, Tyrion e Shae brincam do jogo do fogo e o Tyrion se queima. Se ele fosse uma cabeça do dragão, ele não poderia se queimar.

    Como disse, isso é na série, não sei se nos livros tem essa parte.

  • Raquel Terceiro

    e tbm no final do terceiro livro o tywin fala pro tyrion que ele não é filho dele, só que o tyrion pensa que é só por desgosto e raiva (já que nesse momento ele acabara de disparar um dardo contra tywin)

  • Lucas Oliveira

    Os Targarye não são imunes à doenças, Daeron II e parte de sua dinastia morreu devido à uma praga. O neto dele também chamado Daeron morreu de doença venérea. Aerion Morreu queimado por fogo vivo. Provavelmente Aegon V e seu filho Duncan morreram queimados. Essas histórias são só para endeusar os Targaryen, eles sofrem dos mesmos males que os outros.

  • Fernando Moura

    Mas Dany, em seu último capítulo no livro 5 parece sofrer de uma doença enquanto vagueia pelo mar dothraki – égua descorada, talvez – o que não comprova sua imunidade…

  • Benedito Braz

    Desde que li o primeiro livro da série e vi que os olhos de Tyrion eram de cores diferentes e um deles é púrpura (é isso mesmo?), eu me peguei pensando na relação entre os olhos púrpura que geralmente são dos Targaryen.

    Seja como for, se Tyrion for filho de Aerys, então ele é quem tem a melhor pretensão ao Trono de Ferro no fim das contas. Nada de Daenerys, nada de Aegon.

  • Benedito Braz

    De onde você tirou isso, Stephanie? Em todos os livros não vi nada que leve a crer nisso. Ser Targaryen É O MESMO que ser do sangue do dragão. Maaaaaas os Targaryen se queimam SIM e adoecem SIM. Daenerys é a exceção, até onde sabemos. Ela não se queima, já que, como tudo parece indicar, ela é Azor Ahai, não o Stannis (para desilusão de Melissandre).

  • Vabretha

    A questão de “ser do sangue do dragão” é levantada pela própria Daenerys, quando ela enfrenta Viserys. Meu livro está emprestado, mas darei uma olhada quando devolverem.

  • Os Targaryen não são imunes ao fogo. Ter o sangue do dragão é uma modo de falar…

  • Benedito Braz

    Se achar me manda, pois não lembro da Dany questionando o que é ser do sangue do dragão em parte alguma dos livros.
    Ser do sangue do dragão, em todos os livros, é só uma figura de linguagem pra dizer que a pessoa em questão é uma Targaryen. A mesma coisa acontece quando se diz das outras casas qualquer coisa relativa ao seu “mascote”, como, por exemplo, quando Cercei fala que é uma leoa do rochedo e por aí vai.

    OBS: em tempo, Daenerys continua sendo a única pessoa imune ao fogo até onde sabemos.

  • Então, fui ler aqui a parte do livro 1 que apresenta o Tyrion e achei coisas bem pertinentes. Ele tem heterocromia, todos sabem. Um olho verde e outro negro. Outra coisa, ali na teoria diz que Tyrion é um pouco mais loiro que os irmãos, mas no livro aqui está dando a descrição do Jon para o anão e diz o seguinte: “Um olho verde e um negro espreitavam sob uma cascata de cabelos corredios e tão louros que pareciam brancos. Jon o observou fascinado.” Sei lá, esses cabelos platinados ai são coisa de Targaryen e a heterocromia é já foi noticiada por bastardos Targaryen. Uma moça dos Grandes Bastardos, filhos do Rei Aegon IV, o Indigno, chamada Shiera Seastar tinha olhos de cor diferente também. Pra mim, o Tyrion é um bastardo Targaryen.

  • Felipe Bini

    Targaryens adoecem. Viserys era um imbecil.

  • Junior Mota

    Negativo, por mais que ele seja targaryen ele não seria mais do que um bastardo. E em que mundo um bastardo vem antes de um fruto do casamento?

  • Pedro Henrique

    Targaryens já morreram de doença.

  • Pedro Henrique

    “Tyrion é filho de Tywin,não você.” Não tem nada a ver com isso.

  • Pedro Henrique

    TARGARYENS ADOECEM,FOR GOD’S SAKE!

  • É difícil enfiar isso na cabeça das pessoas…

  • Pedro Henrique

    Maekar I tinha o cabelo igual ao do Tyrion. Mas mesmo assim,pra mim ele tá longe de um targ.

  • Pedro Henrique

    Tywin não se preocupa em manchar a honra ou não,contanto que ele esteja em cima e com seu nome e seu estardante botando medo em todos. E ele é acostumado a matar crianças,cara. Só rever a história de Westeros.

  • Pedro Henrique

    Cara,isso aconteceu com dois bastardos Targaryen ao longo de trocentos anos,falar que isso acontece normalmente é errado. E TARGARYENS ADOECEEEEEEEEEM.

  • Vinicius Santhiago

    em? Se o menino for mesmo aegon ele é targaryen e nao blackfire…ja o Jon, se for mesmo filho de rhaegar, é que seria um blackfire, pois rhaegar era casado com outra, entao Jon continua sendo um bastardo

  • Lyanna

    E nao era praticamente óbvio supormos que o amante de Raella era um personagem Zé, que mal aparece em uma passagem de apenas 1 dos 5 livros??
    Óbvio! Como ngm percebeu?

  • Maíra

    Li uma teoria parecida em um site gringo, mas que, após muitas discussões dos leitores, tendia mais para Cersei ser Targaryen (Jaime não necessariamente, apesar de eles terem uma relação incestuosa ser bem Targaryen, além da tia de Jaime dizer que ele não é filho de Tywin), com várias citações da descrição de Cersei parecer Aerys, com olhos de fogo, o fato dela ter queimado a torre da mão, e outras manias incendiárias dela. Concordo que há vários indícios fortes sobre Tyrion ser Targaryen, mas gosto mais da teoria de Cersei, reforçando que quem irá matar ela é Dany, sua irmã, e não Tyrion, segundo a profecia. (me desculpe a falta de referências escritas, mas não tenho os livros e li isso há muito tempo e não achei o link!)

  • João Paulo Bernardes

    Já que vocês so trduziram, poderiam linkar direto para o post original em inglês, Colocar a fonte somente da raiz do site, é praticamente a mesma coisa que por: “Fonte: Google”.

  • luana rodrigues

    para mim os gêmeos é que são os filhos bastardos do rei louco , tywin renega tyrion porque ele revela tudo o que ele é (como a mente estratégica )e tenta esconder (como as aventuras com prostitutas)

  • Bruno Miguel Correa

    Tyrion cai no rio e não é contaminado pelo escamagris, fato que prova que Tyrion é um Targaryen. Pois os mesmos nao são contaminados por doenças.

  • Fernanda Bezerra

    Mas o detalhe ai é que voces tao praticamente afirmando que Joanna vivia em KL o que NAO É VERDADE

    EIS um trecho q mostra q ela vivia no Rochedo …alem disso Aerys ficou anos na Fortaleza Vermelha aapos ter sido feito refem e so saiu de la depois q Joanna ja tinha falecido

    entao esse papo de que ”já que Joanna era uma das companheiras de Rhaella e, mais tarde, a mulher que “comandava” Lord Tywin quando ele era a Mão do Rei, sugerindo que ela passava um tempo significativo na corte de Porto Real e que portanto estava “ao seu alcance”.

    Se uma relação sexual entre Aerys e Joana é provável, uma gravidez também é igualmente provável” é totalmente forçado e até uma inverdade

    Uma

    vez, a aia da mãe pegou-os no ato… não se lembrava bem do que estavam fazendo, mas, fosse o

    que fosse, havia horrorizado a Senhora Joanna. Ela mandou a aia embora, mudou o quarto de

    Jaime para o outro lado de Rochedo Casterly, colocou um guarda à porta do de Cersei e disse-lhes

    que não podiam voltar a fazer aquilo nunca mais,

  • Mari

    Existem mais evidências, como:

    – “todo anão é bastardo aos olhos de um pai”. Tyrion fala isso para Jon Snow.
    – Tyrion é genial, extremamente inteligente. Targaryens não nascem loucos ou geniais?
    – Tyrion não é contaminado pela escamagris. Apesar de existirem vários Targaryens que morreram de doença e Daenerys pega a égua descorada, ela diz que é mais raro eles ficarem doentes.

  • Mari

    Daemon Blackfyre descorda. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Mas até onde eu sei, o dragão tem três cabeças…
    Temos uma Targaryen pura e depois provaveis bastardos.

  • Mari

    Em o Cavaleiro dos sete Reinos vários Targaryens morrem na praga da primavera!

  • MBMR

    Nossa excelente teoria…
    Agora estou “acreditando” também.

  • Agnes Castaño

    Blackfire é uma família, a família de um bastardo targaryen específico e não só o nome que se dá a todos os bastardos targaryen… o aegonzinho poderia ser um blackfire de sangue (ou seja, um filho legítimo de uma família bastarda, porém com sangue de dragão)

  • Agnes Castaño

    pode ser que ele nem saiba…

  • Carol BB

    E se, ao invés de Tyrion, Jaime e Cersei são na verdade filhos de Aerys? Eles podem ser fruto das liberdades que Aerys tomou na noite de núpicias de Joanna… Jaime um Targaryen seria um belo twist na história.
    Considerando que Cersei parece que não vai durar muito, “o dragão”continuará tendo “3 cabeças”…..

  • Valdir Souza

    e quanto daenerys com a egua descorada?
    Targaryens não são imunes a doenças, podem até ter uma resistencia melhor, mas imunidade não, houveram reis targaryen que morreram por causa de doença.

  • Richard Carvalho

    Mas aí vem a pergunta: se o Tywin sabia de certa forma que o Tyrion não era seu filho, por que não dar cabo dele antes disso tudo?

  • Vítor José Rodrigues

    Um olho é preto e o outro é verde.

  • Vítor José Rodrigues

    Viserys era um retardado presunçoso.
    A maioria das coisas que ele disse não devem ser levadas como realidade, mas sim como a simples OPINIÃO distorcida dele.

    Isso fica bem claro quando o Barristan começa a descrever os mesmos eventos e pessoas que o Viserys descrevera antes à Dany.

  • Vítor José Rodrigues

    Daenerys NÃO É exceção.
    O Funeral do Drogo não deve ser levado como regra, já que até o PRÓPRIO MARTIN já AFIRMOU que aquilo foi um evento de pura sorte (dadas as circunstâncias mágicas haviam precedido aquilo) e que ela NÃO sobreviveria se fizesse aquilo de novo.

  • Vítor José Rodrigues

    A respeito de “ser sangue de dragão”, isso é uma conclusão que a Dany tem depois de ver o Viserys morrendo dada a ironia da situação, já que ele se auto-proclamava tanto “o Dragão”, mas no fim, enquanto ela tomava seus banhos em água escaldante, ele não conseguiu sobreviver ao ouro derretido.

    P.S.: Resistência maior ao fogo não quer dizer IMUNIDADE ao fogo.
    A resistência ser maior ou menor ao fogo tem a ver com o indivíduo, não é necessariamente igual à todos os Targaryens, assim como o tamanho máximo que os dragões atingiam (não sei se tem relação uma coisa com a outra, mas se tiver, até que faz sentido).

  • Ivan Carvalho

    Em várias oportunidades o Tywin insinuou que não tinha muito certeza de que Tyrion era filho dele. A princípio, isso parecia vir do fato de que a esposa morreu no parto enquanto Tyrion nasceu com ananismo, mas sob o olhar dessa teoria, talvez ele sempre teve a desconfiança (por isso tentou abortar) mas depois que a criança nasceu, não ousou fazer qq atentado contra sua própria casa pensando no que isso acarretaria para sua imagem de principal casa do reino

  • rodolfo gutman

    Manter o filho daquele que você odeia seria uma ideia bem Tywin, ele poderia descontar a frustação e a raiva que sentia de Aegis II em seu filho, em vários momentos temos o Tywin sendo cruel com o Tyrion.

  • Amanda

    A teoria é realmente boa, e se existem indícios de um filho de Joanna ser do Aerys, esses indícios apontam para o Tyrion.

    Mas gosto mais da versão onde o Tyrion é filho do Tywin, o único que herda o raciocínio lógico do pai, por ser o único filho dele. Realmente, Sor Barristan não especifica quais foram as “liberdades” tomadas pelo rei na noite de núpcias, mas fica claro seu desejo, e nada impede que ele não tenha tomado liberdades em outra ocasião, no dia seguinte, na semana seguinte, enfim. Alguém comentou embaixo que a linha cronológica não bate, para o Tyrion ser filho do Aerys em virtude da Joanna ficar mais em Casterly Rock. Então considerando que os gêmeos são mais velhos, provavelmente gerados no início do matrimônio, há possibilidade de eles serem Targaryen.

    Como argumentos eu uso a tendência ao incesto, a loucura e paranoia de Cersei em relação ao Jaime (ciúmes doentio) e aos filhos. Combinemos que matar a melhor amiga aos 10/12 anos por ciúmes do irmão é meio psicótico. E o fato de o Jaime evoluído, versão 2.0, me lembra um pouco o que foi dito até agora da personalidade de Rhaegar.

    E seria ótimo meeeesmo, o valonqar da Cersei ser a Dany.

    Acho que se forem os gêmeos, Tywin não só nunca descobriu, como nem deve ter desconfiado disso. E pelas evidências, o Rei Louco ficou louco quando já era Rei, e nos últimos 5~10 anos de vida. Mesmo que antes ele fosse uma pessoa difícil ou meio paranóica, ele ainda era um princípe, e aparentemente bonito (até agora não ouvi falar de um Targaryen feio, aparentemente a beleza é item indispensável pra ser parte da família), então o que indica que a Joanna não teria correspondido o interesse do príncipe? Ou pelo menos aceitado passar uma noite com ele?

    Gosto bastante dessa versão porque, sei lá, não acho tão mágica a versão do Tyrion voando em um dos dragões, acho que ele tem que ser foda de outro jeito.

    Até porque – mudando um pouco a reta – ainda que Aegon não seja o Aegon filho Rhaegar e Elia, mesmo que ele seja um Blackfyre, pra mim Blackfyres também são dragões, só porque vieram de uma linha de bastardos não os faz menos dignos (se fosse assim o Neves tava ferrado). Então gostaria que o Aegon montasse um dos dragões no final.

  • Carlos Roberto Sales

    O que mais aponta para essa teoria seria a resistencia de Tyrion a ser contaminado por doenças, vide episódios da viagem com Jon Conington (escamagris) e a égua descorada (no exército sitiante de Meeren), característica dos Targaryen.

  • Felipe Lobato

    Os Targaryen ficam doentes como qualquer um.

    Daeron II, Valarr e Matarys morreram da Grande Peste de Primavera. Daeron Drunk Targaryen morreu de doença venérea. Maekar Targaryen teve varíola.

    E a própria Daenerys adoece.

  • Kamila

    Temos dois Targaryen. Não vamos esquecer do filho legítimo de Rhaegar, Aemon.

  • Kamila

    faz muito sentido Arthur!! Não engulo essa história de Varys ser bonzinho com um Lanister. Sabemos que ele tá do lado dos Targaryen, se ele é blackfire ou não, é outra historia! Estamos cansados de saber que praticamente foi Tywin quem decidiu os vencedores revolta. Porque entao Varys iria defender seu filho????? A não ser que ele saiba que Tyrion é filho do Mad King!!

  • Manderly

    Ser resistente não é ser imune. Nem todos cavalgaram a égua descorada. Não acho que isso refute o argumento do Arquimeistre CRS. Meu jovem Felipe Stark

  • Michele Leite

    Concordo com tudinho que você disse! Pra mim Cersei e Jamie são muito mais Targaryens do que o anão (e não só por eles acharem que incesto é ok). Isso sem contar que Joffzinho era tão pirado quanto o Rei Louco… Acharia ótimo se o único filho de verdade de Tywin fosse Tyrion, todo o seu legado, sua família, representados por um anão sem nariz, (altos loopings do véio na cova, só de desgosto).

  • Júlia Machado

    Dá pra fazer um letreiro bem chamativo e colocar na página principal do site escrito “Os Targaryen Adoecem”???

  • e pegam fogo tb ahahahaha

  • Elizabeth Gomes

    Vale lembrar que ela sofre queimaduras sim na cena da arena na Dança dos Dragões

  • Marianna Meirinho

    Li por ai que: Jon Snow descreveu uma vez Tyrion como ter o cabelo tão loiro que as vezes parece branco, e mais, Tyrion tem um olho verde (muito Lannister) e um olho negro … e a cor dos olhos Daenerys é descrito nos livros como ser tão roxo que é praticamente preto.

    Acho q cola..

  • Vicente Araujo

    Tem um ponto não levantado sobre Tyrion no que diz respeito a essa teoria… Varys o envia para pentos aos cuidados de Illiryo Mopatis… sabemos que os dois sempre conspiraram a favor dos targaryen (Viserys, Daenerys e Aegon)… Varys sabe todos (ou quase todos) segredos de todas pessoas… e o fato de Tyrion ser extremamente inteligente faz com que em algum momento ele mesmo ira descobrir sobre sua ascendência. Junte isso ao fato de o Pai dele o odiar e dizer antes de morrer que Tyrion nao ser seu filho. Ah e sobre Varys,pra quem leu o livro do cavaleiro dos sete reinos ai vai uma pista… Egg raspava a cabeça para que ninguem percebesse a cor de seus cabelos e o identificasse como um Targaryen… sera que Varys raspa a Cabeça ou é mesmo Careca?

  • Caio Oliveira

    Legalzinho isso, mas se Tyrion foi gerado no dia do casamento de Joanna e Tywin, considerando que ele é oito anos mais novo que os irmãos, isso significa que Cersei e Jaime seriam bastardos (o que não é o caso).

  • Rickie Chaos

    Boa teoria, mas não me sai da cabeça um trecho de Dança dos Dragões onde a tia do Tyrion (irmã do Twyn) diz ao Jaime o que já tinha frisado varias vezes com o Senhor de Rochedo de Casterly – “Tyrion é seu filho, nao jaime” –
    Sempre achei esse dialogo dos dois (que é bem mais que isso é claro) maravilhoso, alem de dizer mais do relacionamento dos 2 (pai e filho). O ódio do Twyn pelo filho já é bem explicado pela relação obsessão em refazer a imagem da família pós Tytos Lannister. Mas essa teoria nos leva a pensar mais e mais…. Pois ainda sim falta uma cabeça do Dragão! (ainda aposto no Jon, rsrsrs)

  • Thiago Eidt

    Podemos lembrar também o fato de que, até mesmo Rhaegar afirma que o dragao tem 3 cabeças, encaixando-se as hipoteses de que Jon é filho de Lianna, então Tyrion, Danaerys e Jon seriam as 3 cabeças do dragão, contando que o jovem Griffin seja de fato, como alguns dizem um Blackfyre ou até filho do Illirio Mopatis, entao se encaixaria na história e tanto na canção de fogo e gelo da Lianna.

  • João Victor

    Acho que essa teoria caberia muito bem, principalmente com as 3 cabeças dos dragões, mas é pouco provável, Tyrion se parecesse muito com Tywin, muito mais que Jaime e que Cersei ( não no físico, mas a forma de pensar ), acho que o GRRM é muito cuidadoso com detalhes ( taí os 90 anos pra lançar 1 livro ), e se Jon for um Targaryen eu acho muito difícil que Tyrion também fosse, pela diferença física entre eles principalmente, e que dois personagens importantes tendo o mesmo desfecho não seria muito a cara dele, acho que um dos dois é um Targaryen, os dois é muito difícil, e se for pra apostar eu aposto no Jon.

  • Judah88

    Parir um dragão mostrou-se uma tarefa nada fácil, uma vez que Danny, uma das cabeças confirmadas, levou sua mãe Rhaella à morte logo após o parto.
    Jon vem em seguida, com vários fatos e passagens que dão quase certeza à teoria R+L=J, e da mesma maneira Lyanna morreu ao dá-lo à luz.
    Por fim temos Tyrion, que também matou sua mãe ao nascer.

  • Pedro Verceze

    Mas se o Tyrion foi concebido no casamento de seus pais, quando foram Jaime e Cersei? Teriam sido feitos antes do casamento? pouco provável

  • Mari

    Esse aí é quase certeza que é Blackfyre.

  • Andhy

    Tyrion não necessariamente foi concebido no casamento de Joanna e Tywin. “de fato ele teve grandes oportunidades para ficar com Joanna, já que Joanna era uma das companheiras de Rhaella e, mais tarde, a mulher que “comandava” Lord Tywin quando ele era a Mão do Rei, sugerindo que ela passava um tempo significativo na corte de Porto Real e que portanto estava “ao seu alcance”.”

  • Luana Miranda

    Eu também gosto dessa teoria de que são Jamie e Cersei os filhos do Rei Louco, por conta da cronologia, do incesto e da loucura de Cersei e de Joff. Isso faria com que Jaime não fosse apenas regicida, mas também parricida! (Assim como Tyrion).
    E acho que a Tia Genna sabe (ou pelo menos desconfia).
    Mas penso que o valoquar de Cersei não é Dany, e nem mesmo Tyrion, eu acho que é o próprio Jaime. Eu sei que eles são gêmeos, mas Cersei nasceu primeiro, fazendo que Jaime seja, tecnicamente, seu irmão mais novo = valoquar…o que seria o máximo, porque Cersei sempre pensou em Jaime como seu Campeão e salvador, e em Tyrion como seu assassino!
    ….mas isso só os próximos livros dirão.

  • espectomorfador

    Faz até bastantinho sentido.Até na parte da história ,tipo ,o Tyrion é arrastado pelo destino até o exercito Targaryen bem quando estes mobilizam suas tropas para finalmente retomar o trono. É como se os Targaryen estivessem se reunindo para a batalha final. Mas eu acredito que não, o Tyrion é uma miniatura do Tywyn , mas que este anazinho ainda vai nos surpreender muito isso vai.

  • Jon Snow

    suas ideias nao correspondem aos fatos. Jaime e Cersei tem o cabelo loiro dourado e olhos verdes dos lannisters. e o falecido lorde Tywin deveria ter conhecimento do nascimento bastardo de Tyrion, pois sempre quis que Jaime fosse herdeiro e em nenhuma das hipoteses ser o anão, como já foi provado por Tywin Lannister em pessoa.

  • Jon Snow

    E as idades, tentei fazer uma conta pelos interpretes cronologicos do livro, o Tyrion foi concebido na morte de Joanna quando os gêmeos tinha 9 anos, ou seja, foi muito depois do casamento. Lorde Tywin foi Mão do Rei por 20 anos, suponho que engravidou Joanna com 4 anos de casamento já que Jaime matou o Rei Louco com 16. 16 anos depois foi nomeado Mão do Rei novamente e somado mais dois anos para morrer na latrina, por seu ”filho”. Suponho que Jaime tenha 33 anos e Tyrion 24.

  • Carol Nazareth

    Rickon é o menos provável

  • Luis Arruda Antonio Soares

    Creio que Tyrion seja filho de Tywin, mas não Jaime e Cercei. Como dito por Barristan Selmy o Rei Louco tomou certasiberdades na noite de nupcias, e devido ao fato de que Cercei e Jaime foram concebidos de primeira tentativa ha uma chance de que ambos sejam filhos de Aerys, nao de Tywin. Genna era proxima de Joanna o que poderia indicar que joanna possa ter falado das”liberdades” tomadas pelo Rei, que a levaram a deduzir quem era o verdadeiro pai de ambos

  • Vera

    não tinha pensado nisso, mas faz TODO sentido!

  • Sebastião Lopes Júnior

    Faltou mencionar outros pontos que só consolidam a teoria: A fascinação de Tyrion pelo fogo-vivo e seu uso em larga escala na batalha da Água Negra. A não contaminação de escamagris mesmo em contato direto com o homem de pedra que o submergiu no Roine.