Quem são os pais de Jon Snow? Parte V

Continuando nossa série de discussões sobre a maternidade (e também paternidade) de Jon Snow, vamos abordar uma passagem do livro V, A Dança dos Dragões. As dúvidas em torno da mãe de Jon Snow levanta teorias bastante discutidas entre os fãs, principalmente naqueles que acreditam que há muito mistério envolvendo os acontecimentos do mundo criado por George R. R. Martin.

fishersmans-daughter-by-jules-breton

FISHERMAN’S DAUGHTER, POR JULES BRETON

Atenção! Este post contém spoilers do livro A Dança dos Dragões!

Em A Dança dos Dragões, Lorde Godric Borrell narrou a Davos Seaworth a história de um pescador e sua filha que trouxeram Ned Stark em segredo para o Norte no início da Rebelião de Robert. O pescador morreu em uma tempestade, mas sua filha continuou com sucesso e trouxe Ned às Irmãs antes que o barco afundasse. Ao fim da jornada, Ned entregou-lhe um saco de prata e a deixou com um bastardo na barriga, a quem a filha do pescador nomeou Jon Snow em homenagem a Jon Arryn.

Este é o trecho do livro, onde Lorde Godric conta sua versão da história a Davos:

Na aurora da Rebelião de Robert. O Rei Louco tinha enviado uma mensagem ao Ninho de Águia exigindo a cabeça do Stark, mas Jon Arryn enviou-lhe o desafio em resposta. Mas Vila Gaivota permaneceu leal ao trono.
Para chegar a casa e convocar os vassalos, o Stark teve de atravessar as montanhas até aos Dedos e arranjar um pescador que o levasse para o outro lado da Dentada. Uma tempestade apanhou-os no caminho. O pescador afogou-se, mas a filha fez o Stark chegar às Irmãs antes de o barco ir ao fundo. Diz-se que ele a deixou com um saco de prata e um bastardo na barriga. A moça chamou-lhe Jon Snow, em homenagem ao Arryn.

Essa história pode ser verdadeira, assim como pode ser mais um boato acerca da mãe de Jon, como os que correm o reino a respeito de Ashara Dayne ser a verdadeira mãe.

Vamos analisar os fatos e verificar por que a hipótese de que a mãe de Jon Sow é a filha do pescador pode ser considerada nula.

1. A Linha do tempo:

Sabemos que Ned encontrou a filha do pescador no início da Rebelião de Robert, que se iniciou por volta do ano 282 DD (após o desembarque de Aegon o Conquistador), e acredita-se que Jon Snow nasceu no ano 283 DD. Como ele e Robb Stark tem idades semelhantes, espera-se que tenham nascido em épocas próximas. Logo, a história de Lorde Godric não se encaixa na Linha do tempo que conhecemos, assim como nas versões em que Ashara Dayne e Wylla são as possíveis mães de Jon Snow, pois este teria uma diferença de idade perceptível em relação a Robb.

ATUALIZAÇÃO: a título de esclarecimento, outra pista que evidencia o fato de que Jon não foi concebido no início da Rebelião de Robert é que o nascimento de Jon ocorreu entre 8-9 meses antes do nascimento de Daenerys e sabemos que Daenerys nasceu quase exatamente nove meses depois da morte de Rhaegar e o Saque de Porto Real. Isso colocaria o nascimento de Jon no prazo de um mês, mais ou menos, por volta do Saque. A guerra durou por volta de um ano, por isso especula-se que Jon tenha sido concebido entre 1 a 3 meses após o início da Rebelião. [SSM]

2. Por que esconder essa história?

Quais motivos Ned teria para esconder que a verdadeira mãe de Jon Snow era apenas a filha de um pescador?

ned-stark-jon-snow

“Na próxima vez que nos vermos, falaremos sobre sua mãe.” Eddard Stark antes de partir para a morte em Porto Real [vídeo].

“Quem quer que a mãe de Jon tenha sido, Ned deve tê-la amado intensamente, pois nada que Catelyn disse o convenceu a mandar o menino embora.” – Catelyn.

Por que Ned nunca revelara a verdadeira identidade desta moça, nem mesmo para seu próprio filho? Ou para sua esposa, Catelyn? Por que ele guardaria esse mistério em tanto segredo? Será que ele realmente poderia ter amado tanto assim uma moça com quem conviveu tão pouco? Parece bastante improvável.

3. Mais uma vez, a honra de Eddard…

Se tem um personagem que sempre coloca a honra acima de tudo, inclusive de sua própria segurança é Eddard. Pela descrição que temos dele através de outros personagens (como Jaime Lannister, por exemplo) não parece que Eddard tenha sido um irresponsável que deixou a mãe de um filho seu (mesmo que bastardo) com apenas um saco de prata em suas mãos e foi embora.

Seria possível que ele tenha cometido essa atrocidade e depois a moça tenha morrido e deixado o bebê órfão e mais tarde ele tenha sentido tanto remorso que não consegue contar a verdade?

Mesmo assim, ainda temos o problema da Linha do Tempo que não se encaixa e o fato de que se trata de mais um boato, vindo de uma pessoa que mal poderia conhecer Eddard Stark, como ele teria tanta certeza de que este boato seria verdadeiro?

Então o que podemos esperar da história de Lorde Godric?

Poderia haver mais de um Jon? A filha do pescador poderia já estar grávida ou ter concebido um bastardo filho de outro homem e o boato em torno de Ned ter se espalhado?

Ou então, podemos estar errados a respeito da idade de Jon (mesmo com as evidências em torno de sua idade ser próxima a de Robb) e ele ser realmente neto do pescador.

Não deixe de conferir as parte I, II, III e IV das teorias sobre a mãe de Jon Snow, que envolvem Wylla, Ashara Dayne e Lyanna Stark + Rhaegar Targaryen.

E vocês em qual das teorias acreditam? Será que no fim da história isso ainda terá alguma importância? Desabafem aí nos comentários. Os spoilers estão liberados.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • LadyTargaryen

    Êeee assuntinho que rende! xD
    Se no final das contas Jon for mesmo só o filho de uma rameira qualquer, vou rir eternamente…

  • Revoredo

    Bom, uma coisa que pode ter acontecido, é sim o Eddard ter tido esse filho, ou mesmo um com Ashara Dayne, o que não quer dizer que seja o mesmo Jon Snow que conhecemos… Ned pode ter salvo o “filho de Lyanna” (caso ela estivesse mesmo grávida, e caso seja o Jon Snow que conhecemos) e o colocado no lugar de um bastardo seu que possa ter morrido, ou ainda estar vivo mas vivendo com a mãe em algum lugar.

  • George o maior troll de todos os tempos….

  • Adriano Francisco dos Santos

    Desde que li o primeiro livro eu acredito que Jon é filho de Lyanna Stark.

  • Rômulo José Tonin

    Eu acredito que ele seja realmente filho do Rhaegar Targaryen, mas que isso pode ficar oculto… Talvez Martin nem confirme isso, e talvez fiquemos sem respostas sobre a paternidade de Jon.
    Porém, me pego pensando na mesma coisa que foi tratada nesse post: Por que Eddard esconderia de Catelyn e faria ela odiar TANTO o Jon, sendo que ele poderia contar que ele era filho de sua irmã e que criou Jon por uma promessa? Por que deixar que Jon fosse excluído e tratado como um bastardo por Catelyn?
    Também há a questão do “Prometa-me, Ned”. Não tem como saber que promessa foi essa… talvez ele tenha prometido não contar a ninguém e guardar esse segredo. Enfim, seja qual for a identidade dos pais de Jon, acredito que possamos esperar uma grande surpresa, até por que, estamos falando de George R. R. Martin… hahahaha

  • Guilherme Tarifa

    Pra falar a verdade, a história mais plausível e emocionante, seria Jon ser filho de Rhaegar e da Lyanna…mas, eu fico criando teorias loucas, como por exemplo, eu estava relendo esses dias A Tormenta, e vi lorde Hoster delirando acerca do aborto que ele teoricamente obrigou Lysa a fazer…já pensou se Jon for filho da Lysa? kkkkk…com o Brandon (irmão de Ned), por exemplo? hahahaha…Claro que eu aposto muito mais em Lyanna e Rhaegar, e acho que de todas as teorias que estamos pensando (Tyrion “Targaryen”, por exemplo), essa é uma que os fãs já conseguiram acertar, só se o autor for extremamente bom em nos despistar para que os pais do Jon sejam outros que não Lyanna e Rhaegar.

  • Adriano Francisco dos Santos

    O que eu gosto do mundo de George é o fato de você não saber o que pode acontecer ou que historia é real até você estar na perspectiva correta.

  • Pra mim é Lyanna e Rhaegar, não adianta.
    Mas acho que isso nunca vai ser revelado na cara e “nunca terá uma importância na trama”.
    Espero que essa teoria se confirme no próximo livro, vendo Jon Snow renascer das cinzas e provando ser Azor Ahai, assim, filho de Rhaegar.
    Ou o Jon nem morre e a mãe dele é uma qualquer…

  • Guilherme Caran

    Essa teoria é a que chega mais perto da verdade, já que Jão da Neves é filho do boto.

  • KKKKKK

  • Mohamad Kammouni

    Mas essa parte do aborto é que ela ficou grávida do mindinho, foi explicado.

  • Guilherme de Rocamora

    Um bom motivo pro Ned manter o fato de que Jon é filho de Rhaegar em segredo, é que se isso chegasse de alguma forma aos ouvidos de Robert, este iria querer matar Jon, porque ele seria o verdadeiro herdeiro do trono de ferro. Não que Ned não confiasse em Catelyn, talvez ele só não quisesse correr riscos de mais alguém escutar, ou algo do tipo. Lyanna provavelmente tinha noção de que Robert mandaria matar Jon, portanto pediu pro Ned manter segredo de TODOS, pra garantir que o novo rei não descobrisse. E Ned, honrado como só ele, manteve a promessa. A questão é que, se Ned era o único a saber disso, é bem possível que o Martin não deixe exatamente claro quem é realmente a mãe do Jon, assim como vc disse hahaha. Presumindo que essa teoria é a verdadeira, é claro.

  • Guilherme de Rocamora

    Vai ser hilário… Mas ainda assim não vai tirar o mérito dele como Patrulheiro. O mais impressionante pra mim será o fato de que o Eddard realmente manchou sua honra, tendo um filho bastardo haha

  • Joao Palmadas

    Se Jon Snow é um targaryen, então ele não é irmão de Sansa, é primo. E, se ele é primo, ele pode casar com ela, não é? Sabem por que digo isso? Pelo que acabei de ler, num site gringo:

    In the Hedge Knight, Dunk and Egg go to a tourney held at Ashford to celebrate Lord Ashford’s daughter’s 13th name-day. Lady Ashford has 5 champions fighting on her behalf and anyone who defeats a champion ends up replacing their opponent as a champion for Lady Ashford. In the end, the 5 champions who end up defending Lady Ashford are:

    1) Lyonel Baratheon

    2) Leo Tyrell

    3) Tybolt Lannister

    4) Humfrey Hardyng

    5) Prince Valarr Targaryen

    When you look at the names of the champions’ families and the fact they fight for a 13 year old maid, especially with the family Hardying, we find out that they correspond strongly with Sansa’s suitors in A Song of Ice and Fire.

    1) Sansa’s first betrothed to Joffrey Baratheon

    2) Sansa’s then planned to be wed to Willas Tyrell

    3) Sansa’s married to Tyrion Lannister

    4) Sansa’s now being betrothed to Harry Hardyng

    The fact that GRRM put Hardyng in that mix is what really makes me think this is a sly foreshadowing of Sansa’s future husband/suitors in TWOW and beyond. But, there’s one suitor that we have yet to see, the Targaryen suitor (foreshadowed by Valarr Targaryen).

    I think this makes a particularly strong case for Aegon VI Targaryen being a suitor for Sansa in TWOW or ADOS. It would round out the set nicely and lend credence to Sansa playing a large role in Westerosi Politics in the upcoming books.

    Agora, eu acho que o Targaryen não é o simpático Aegon VI (Que não temos certeza se é ou não um Targaryen, eu acho que é mas não dá para ter certeza ainda). O Targaryen é Jon Snow.

  • Guilherme Neiman

    No Dança dos Dragões quando o Jon está negociando com Stannis a posse dos Selvagens em troca de um exército, Stannis diz a seguinte frase:
    “— Regateia como uma velha com um bacalhau, Lorde Snow. Será que Ned Stark o gerou em alguma peixeira? Quantos homens?”
    Eu acho mais plausível R+L=J, mas pra quem achou essa teoria interessante, essa é uma observação legal.

  • É quase certo que o George fez esse mistério pra no final revelar que o Jon é filho da Lyanna com o Rhaegar. O meu medo é: George TROLLAR TODO MUNDO, e mudar a história só porque todo mundo já sabe.

  • O filho da Lysa era do Mindinho. E mesmo que fosse com o Brandon, não explicaria a ordem cronológica e o Jon seria bem mais velho que o Robb

  • Eu acho que tenha importância, não acredito que um mistério tenha sido escondido durante 5 livros, pra se revelados nos ultimos e não tenha nenhuma importância. Ia ser o troll de todos os tempos

  • Rafael

    Toda vez que aparece uma nova teoria sobre a mãe de Jon Snow, mais fico convencido que ele é filho da Lyanna com Rhaegar.

    Logico que a teoria de Lyanna e Rhaegar é tão forte por causa da internet, pois alguém foi lá e levantou essa bola e quando você foi analisar, você acaba não contestando tanto.

    Logico que você tem que supor algumas coisas e acreditar em outras, por exemplo Rhaegar era tão nobre assim quanto dizem ou ele era o escroto que o Robert descreve? Será que ele era louco como tanto outros de sua familia? Se você acredita que ele é nobre então você deve supor que ele não sequestrou Lyanna, se acredita que ele era um louco/escroto então ele sequestrou ela, mas se ele sequestrou como exatamente ele fez isso? Lyanna está mais para Arya que para Sansa, isso quer dizer ela saberia se defender.

    a teoria Lyanna e Rhaegar não é incontestável, mas é bem possível.

  • Rafael

    Tem uma importância se por acaso ele for ser um cavaleiro de dragão. Acredita-se que os dragões prefiram o sangue dos Targaryen.

    E se a gente for levar isso de sangue a risca, Jon teria o sangue Stark e Targaryen, o sangue dos primeiros homens e dos ultimos descendentes de Valyria.

  • Stenio Camara

    kkkkkkk

  • Victor Hugo Macedo

    Pelo que GRRM já mosterou antes é quase certeza que Jon seja mesmo filho de Rhaegar e de Lyanna… Principalmente pela visão de Dany na Casa dos Imortais!

  • Exato.
    Quando digo “nunca terá uma importância na trama”, me refiro que não acredito que por ele ser filho de Rhaegar, ele vá conquistar o trono de ferro por todos saberem que ele é um meio Targaryen. Digo na questão de vir “a público” a verdade sobre seus pais.
    Ser um cavaleiro dragão nessa questão é o mesmo que ser Azor Ahai, pq a maioria de Westeros não deduziria que ele é Azor Ahai por ser da linhagem de Rhaegar.
    Assim como se ele se tornar um cavaleiro dragão, ninguém vai entender pq. Ele é o bastardo de Ned Stark, e ninguém duvida disso no mundo, ninguém sabe quem é sua mãe apenas (no universo das crônicas). Caso ele venha a se tornar um cavaleiro depois de retornar como Azor Ahai, vão dar a explicação que simplesmente ele consegue subir em um dragão por ser Azor Ahai.
    Resumindo, quando digo que não terá importância e não será revelado, me refiro ao universo dentro da trama. Tipo, não acredito que alguém vá falar pra ele “Você é filho de Lyanna e Rhaegar.” E com essa frase o mundo vai mudar…. não.
    Pra mim ele é filho deles (ou não). Ele é Azor Ahai (ou não) e ele vai ser um cavaleiro de dragão (ou não). Mas tudo isso sem o Martin escrever “Lyanna e Rhaegar”…
    Ou não…rs

  • Hahaha
    Pois é, pra mim nunca será revelado com todas as palavras.
    Mas sim com acontecimentos. Ele se tornando Azor Ahai (confirmando o “príncipe prometido” que Rhaegar fala), ele se tornando um cavaleiro dragão (provando que tem sangue Targaryen) ou ambos.
    O velho Martin tem cara de troll, atitudes de troll e o riso dele é muito troll, ahahhahaa.

  • Maluco

    Lidi, vc já viu a teoria de que o Jon é filho da Barbrey Dustin? Ahco uma das mais plausíveis junto com a da Lyanna e Rhaegar.

  • Já sim, outra parte da discussão. 🙂

  • Se for a visão do bebê, o bebê é Aegon.

  • Martin já disse que vai esclarecer Lyanna e Rhaegar.

  • LyannaStarkWIC

    Do que exatamente Lyanna morreu se não em trabalho de parto? É quase certo que Ned saiu da Torre da Alegria com um bebê no colo, mas será que ele levou a criança até Winterfell? Seria engraçado se o filho de Lyanna e Rhaegar tivesse o tempo todo sido criado por Howland Reed em Greywater.

    E sim, Jon seria mesmo filho de Ned e nunca iríamos saber quem é sua verdadeira mãe.

    Embora todas as evidências apontem para R+L=J não confio nem um pouco em GRRM, o cara já demonstrou ser o mestre das reviravoltas

  • Guest

    Nada vai tirar da minha cabeça q R+L=J mais eu não consigo botar muita fé pq GRRM sempre da muitos detalhes dos personagens e ele não deu indicios de aparencia q elevasse q o Jon fosse pelo menos filho do Rhaegar, q ele tem as caracteristicas dos Stark não da pra discutir, mais e as caracteristicas Targaryen ?

  • Victor Hugo Macedo

    Não, essa não, a parte que fala que brota uma rosa azul no meio de uma parede de gelo. Provavelmente a flor azul é Jon na Muralha, seja ele como Lorde Comandante ou sobrevivendo ao ataque da Dança

  • Leia a parte 4

  • mas o Howland Reed estava com o Ned na torre da alegria, então há uma possibilidade de que ele saiba sobre o Jon (se for o caso)

  • LadyTargaryen

    Meses sem mulher, pressão durante a guerra, muito vinho: receita para qualquer um ter um momento de fraqueza. E nem julgaria o Ned por isso, ao menos ele criou o mlk e não o deixou na merda como o Robert fazia…

  • LadyTargaryen

    Tbm acho que não mudará nada, pelo menos não em termos diplomáticos. Mesmo que se revele para o povo a sua verdadeira origem, ele continuará sendo um bastardo, então tecnicamente, sem direito ao Trono. Quanto aos termos misticos é esperar pra ver, essa história de Azor Ahai ainda vai se mostrar muito mais complicada do que parece e pelo andar da carruagem não vai ser apenas uma pessoa compartilhando essa profecia…

  • LadyTargaryen

    Opa! Bem legal essa teoria… É como se o ditado “Podemos prever o futuro estudando o passado” estivesse sendo usado n’As Crônicas. Será que podemos fazer o mesmo com outros plots?

  • Eduardo Amorim

    Só acho q muitos vão acabar muito revoltados com GRRM. kkkkkkkk

  • Myriel

    Essa hipótese foi muito boa, João Palmadas! De fato, não tem como negar a semelhança dessa noiva com a Sansa.

    Mas eu sou a favor de que o noivo de Sansa seja Aegon VI. A não ser que no final não existam mais Outros, nem a Muralha seja mais necessária (e consequentemente a Patrulha seja extinta), Jon Snow deve ser o Senhor Comandante, mesmo se tiver virado salame na Dança.

  • Ralf

    Minha teoria não encaixa com nenhuma dessas apresentadas pelo site, embora fico fascinado com as análises para avaliar cada teoria apresentada.

    Tem uma pista na série, na primeira temporada, que não consta dos livros e gostaria de compartilhar aqui. Acredito q essas pistas surgem porque o autor dos livros oferece algumas dicas sobre os segredos da trama aproveitando para incrementar coisas que poderia ter escrito nos livros e passou batido e também para manter o frescor de novidade na série. Por isso, uma dica na série considero ser relevante para a trama geral, especialmente quando não consta nos livros.

    No episódio 2 da primeira temporada, Cersei conversa com Catelyn e revela uma coisa curiosa. Cersei teve um bebê que no meio da noite o levaram. Essa pequena informação pode nos levar a seguinte teoria.

    Ned teve um caso com Cersei e ela engravidou. Depois, surgiu a situação em que Ned precisava casar com Catelyn e Cersei com Robert e eles prometeram um ao outro, manter esse bebê em segredo. Ou, o mais provável, Cersei com sua ganância chantageou Ned a assumir o bastardo e manter sigilo, até porque levaria uma guerra entre Robert e Ned. Entre Porto Real e o Norte.

    O dever fala mais alto para Ned.

    Ou seja, Jon Snow seria filho de Cersei Lannister e Eddard Stark

  • Zélia Leticia Dantas Bezerra

    Meu medo também é esse. Sou muito L+R=J

  • Infelizmente não dá pra tomar essa informação como verdade, pois muita coisa da série foi inventada e não se reflete nos livros.

  • Luh

    Essa teoria pode ser descartada pelo simples fato de que quando David Bennioff e Dan Waiss acertaram a identidade da mãe de Jon e ganharam os direitos autorais para fazer a série, ADWD ainda n tinha sido lançado XD
    Rhaegar e Lyanna estão disparaaaaado na frente.

  • Luh

    N sei se estou certa nisso, mas lembro de ter lido q dps de uma confusão q teve para determinar quem seria rei, no qual parece q tinham dois na briga, sendo um uma mulher, foi determinado q todos os membros masculinos da família real (Targaryen) passariam na frente de qualquer membro feminino para ocupar o trono, mesmo estes sendo bastardos. Se isso for verdade, então importaria sim.
    Mas n tenho certeza, só me lembro de ter visto isso em algum lugar na internet q falava sobre o passado dos Targaryen. Me corrijam se eu estiver errada.

  • Elton

    O 1o argumento está certo? Se ela engravidou em 282 o filho poderia nascer em 283, 9 meses depois. Da mesma forma, Lyana foi “sequestrada” em 282, quando teoricamente engravidou. Está estranho esse argumento. Ou então eu perdi algo. Podem me explicar?

    Outra coisa que eu não estou entendendo é que todo mundo está comentando que Jon é cavaleiro Dragão. Mas ele queimou a mão ao salvar o Mormont (tanto na série quanto no livro). Isso não deveria ser relevante, já que o fogo não pode ferir um Dragão?

  • Leia a resenha de The Princess and The Queen.

  • Luh

    “A Casa Targaryen saiu muito enfraquecida da guerra, principalmente devido à morte da maior parte de seus dragões. Para evitar outra crise sucessória do tipo, o Trono de Ferro passou a seguir uma versão extrema do costume ândalo, passando à frente das mulheres todos os possíveis herdeiros do sexo masculino.”

    “Primeiro a preferência dos filhos a herança em detrimento das mulheres, a guerra começa pois os Targaryens não mantém os costumes dos Sete Reinos, e o rei nomeia sua filha primogênita Rhaenyra em lugar de seu filho mais velho.”

    “Por último, o fato de os dragões preferirem como “cavaleiros” os de sangue Targaryen, mesmo que sejam bastardos.”

    Falei q foi uma confusão pq confundo a Rebelião Blackfyre com Dança dos Dragões. Dps de um tempo tudo vai se misturando XD

  • Lucas

    kkkkkkk, isso seria um plot twist… aposto que ninguém esperaria.

  • Elton

    Inclusive ele pode ser Targaryen no livro e Baratheon na série. Sao histórias diferentes, apesar de uma se basear na outra.

  • Eduardo Amorim

    Eu creio q a série não vá mudar tanto assim isso acabaria com a historia.

  • Eduardo Amorim

    meu deus só acho essa sua teoria bem loca *~*

  • LadyTargaryen

    Faz sentido…

  • LadyTargaryen

    Entendi, mas vc acha que no meio de uma disputa tão acirrada que podemos prever entre Stannis, Lannisters, Jovem Grifo, Dany e até Mindinho e Sansa, o povo vai levar essa questão do passado a sério? Sei lá, acho que mesmo que se descubra que R+L=J seja vdd, muita gente não acreditaria por ele não ter nem um pingo de característica aparente Targaryen, e além disso prefeririam acreditar na historinha dos bebês trocados e que o Jovem Grifo seja quem ele alega ser pq ele seria “legítimo” e o Jon continuaria sendo bastardo…

  • Elton

    Pessoal do blog pode me responder? É que eu fiquei realmente confuso com o argumento. E esse mistério sobre a paternidade do Jon é um dos que eu mais gosto.

  • A Rebelião de Robert começou em 282, Ned deveria encontrado esta garota antes ou no início da rebelião. Do momento em que eles se encontraram até o momento em que o Jon Snow que conhecemos nasceu se passou mais de um ano. Lembre-se que nos livros destaca-se que Jon e Robb tem ambos a mesma idade.

    Outra pista que evidencia o fato de que Jon não foi concebido no início da Rebelião de Robert é que o nascimento de Jon foi entre 8-9 meses antes de Daenerys, e que Daenerys nasce quase exatamente nove meses depois da morte de Rhaegar e o Saque de Porto Real. Isso colocaria o nascimento de Jon prazo de um mês, mais ou menos, por volta do Saque. A guerra durou por volta de um ano, por isso especula-se que Jon tenha sido concebido entre entre 1 a 3 meses após o início da guerra.

    Já que não ficou claro, vou adicionar esse trecho nessa parte da Linha do Tempo. Fonte: http://www.westeros.org/Citadel/SSM/Entry/1040

  • drmingus

    Se isso fosse verdade, não teria sentido algum Ned falar para Cersei ir embora da corte quando descobriu que Jofrey e os irmãos não são filhos de Robert, já que se Ned contasse a Robert, Cersei também revelaria a a respeito de Jon Snow. Cersei jamais afundaria sozinha.

  • Tatiza Feitosa Lima

    Bom…eu acabei de ler ADWD e bom..tem uma parte em que o Bran vê o pai dele fazendo uma oração em frente a árvore “…deixe os crescer como irmãos,com apenas amor entre eles-rezou- e deixe que minha senhora encontre perdão em seu coração…”. Pra mim pelo menos,fica claro que a oração é em relação a Jon(Theon talvez?Já que Catelyn tbm não aprovava a presença dele em Winterfell??).Por que crescer como irmãos SE eles são irmãos(mesmo que bastardo)??E aí alguém acha isso relevante de alguma forma??

  • Luh

    Pode ser, pode ser q não. Vai depender da forma como as coisas se desenrolarem. O q está sendo discutido são teorias do q pode acontecer baseado em fatos do passado. Ou seja, se R+L=J é verdadeiro, e mais o fato de ele ter direitos ou não por ser bastardo pode implicar em certas consequências no futuro. Mas como isto vai ser tratado não tem como prever. Vai depender de como tudo vier a tona.

  • Luh

    N acho q seja pra Theon, pq msm q Catelyn n aprovasse a presença dele, n acho q ela ficou tão ofendida como ela ficou qnd era o Jon. E bom, se R+L=J é vdd, então eles n são irmãos né… E ele pode estar pedindo para Catelyn encontrar perdão porque ele n queria q os futuros anos de casamento fossem arruinados por causa de algo q ela pensa q ele fez. E o “com apenas amor entre eles” para q o fato de eles acreditarem q ele seja um irmão bastardo (msm ele n sendo) n atrapalhe na relação dos irmãos, para q o segredo continue bem guardado, mas com um futuro sem intrigas por um fator q nem ao menos é verdadeiro.

  • Tatiza Feitosa Lima

    Só acho engraçado que em nenhum comentário vejo alguém falando sobre essa parte em especifico!!Pode ser uma pista mais do que clara de quem vai descobrir os mais diversos segredos da saga seja o Bran inclusive sobre seu irmão/primo…

  • Tatiza, tem post em rascunho sobre as visões de Bran, sai em breve. 😉

  • Filipe Melo

    Minha reação quanto li essa parte foi: “Ah, sim, claro!”

  • Elton

    Obrigado. Com a explicação ficou claro.

  • kkkkkk eu também fiquei sim tô acreditando…

  • Por nada, depois que vc falou percebi que a explicação foi mto pequena. 😉

  • Guilherme de Rocamora

    É verdade, esqueci desse detalhe kkkkkkkkkk valeu por lembrar 😀

  • Messinho’

    AI.MEU. CORASSAUM.

  • Guilherme de Rocamora

    Talvez…. É que eu lembrei do Jaime quando comentei isso, de como ele negou fazer sexo com aquela menina (faz um tempo que eu li, então não lembro o nome) na Tormenta, em Harrenhal. Mas pensando melhor, Jaime amava Cersei, enquanto Ned ainda não amava Catelyn naquela época… acho que só lendo o livro pra saber o que vai acontecer hahaha

  • Messinho’

    Wait… o.o … Hold on…WTF … 0.0 … OMG… O.O

  • Messinho’

    Quenhe essa fulana?

  • Messinho’

    Comassim? Eles conseguiram os direitos autorais num jogo de perguntas com o Martin?

  • Do livro 5, senhora muito interessante…

  • Ah sim, beleza, na parte 3 eu falei da rosa tb. 😉

  • Onde esse povo pensa essas coisas?
    Acho que eles colocam notinhas na parede e ficam rabiscando essas loucuras, tipo Carrie de homeland, é muito doido, mas faz sentido.

  • Messinho’

    Juro que não lembro dela. Lembro do nome, mas da personagem…

  • Messinho’

    Li algo sobre ela agora numa googleada. Não consigo encontrar ligação com o Jon. Mas vamos ver. Espero essa teoria

  • Luh

    Eles falam sobre isso na entrevista q postaram aqui. Foi respondendo essa pergunta q eles ganharam o Martin kk

  • Tata Baughtter

    Só quero dizer que AMO quando postam teorias aqui no Site. A forma como embasam tudo fica incrível e ajudam muito a pessoas que como eu leram os livros já ha algum tempo e não lembra tantos dos detalhes. Parabéns!
    Em relação as Teorias sobre a Paternidade (e Maternidade) do Jon Snow, creio que todos concordamos que o George vai nos surpreender. Independente se for mesmo R+L=J, ainda assim, muito só descobriram essa possibilidade lendo na internet (como eu, rsrsrs). O George traz muitos elementos nos livros que abre um leque de interpretações diversas! Mas sinto que isso pode sim interferir de alguma forma no desenrolar da historia. Nada do Universo do Martin é em vão. Nada.

  • Obrigada Tata, em breve teremos mais.

  • João Schepp

    tambem pensei nesta chance, no começo achei impossivel Jon ser meio Targaryen, mas Martin ”matou” o irmão de Daenerys com ouro derretido e o calor o destruiu mesmo sendo Targaryen . temos que observar com cuidado as informações a esse respeito e não deixar qu nosso desejo como fãs interfira nosso raciocinio

  • George já afirmou em várias entrevistas: os Targaryens não são imunes ao fogo.

  • Tatiza Feitosa Lima

    Acho que o medo de todo mundo é esse. Mas o Martin deixa sempre muitas pistas sobre o futuro de seus personagens.O problema é que a gente não quer aceitar por que a gente sempre deseja que as histórias tenham um final feliz.Nos fomos preparados para a morte do Ned, da Catelyn e do Robb de forma um pouco sutil, mas nós estávamos confiantes assim como os personagens de que nada ruim ia acontecer…No ultimo livro nos POVs do Jon dá pra sentir frequentemente de que algo não vai acabar tão bem, vc acaba sendo preparado de alguma forma…A teoria L+R é muito forte só que eu realmente não acredito que só por isso terá um final feliz,já que estamos falando de um suprer TROLL que é o Martin!!Hehehehehehe 🙂

  • Erika

    Ainda estou no primeiro livro mas não resisto em olhas as teorias, afinal acompanho a série também e a história de Jon sempre foi uma das que mais me intrigou. Só queria debater uma coisa que me intrigou assim que li e nunca vi nada a respeito, talvez nos livros já tenha esclarecido, mas Ashara é descrita tendo olhos violetas, mas isso não é uma das principais características dos Targaryens? Obrigada.

  • LuisIzb

    Seria legal se fosse o Jon o futuro marido de Sansa e, sendo ele também o Azor Ahai, tudo se repita como ocorrido na profecia original e ele tempere a nova luminífera recém-forjada no coração de Sansa (sua esposa) hahah xD
    eu até gosto da Sansa, mas isso seria demais…

  • A resposta do George pra isso foi que Liz Taylor tb tem olhos violetas e não é Targaryen. Oo

  • Rafael

    Eu entendi o que você quis dizer, que mesmo sendo verdade ele ser filho de Rhaegar e Lyanna, o que tornaria ele Rei, essa realidade não teria valor para ele socialmente, é aquela questão dele ser importante, mas ao mesmo tempo politicamente não ser. Isso apenas mudaria se alguem grande comprasse essa historia, o que pode acontecer pois existe alguém vivo que sabe o que realmente aconteceu com Lyanna.

    E quando digo que ele é Rei, é porque caso ele seja filho de Lyanna,podemos supor facilmente que ele se casou com o Rhaegar, pois a guarda real estava protegendo ela, e a guarda real protege a familia real.

    O que torna as coisas ironicas, Joffrey era um bastardo e coroaram ele rei, e Jon Snow era um legitimo herdeiro tratado como um bastardo, pelo menos isso deu caráter a ele. rs

  • Rafael

    Os Daynes, realmente tem aparência parecida com os Targaryens, mas isso não quer dizer muito coisa realmente.

    Se levar isso em conta o ancestral dos Baratheons dizem ser um bastardo Targaryen e ele tinha cabelo preto.

  • Thiago Athanázio

    Rhaegar e Lyanna, em minha opnião, ainda é a teoria que melhor se encaixa. Em tudo! Lembrando que Ned aceitou confessar traição, não somente para salvar Sansa, e sim por ter a oportunidade de encontrar Jon na muralha. “A promessa” a Lyanna.
    Quando li esse trecho, pra mim foi tão óbvio que era apenas um despistar de Martin, que nem dei importância.

  • LadyTargaryen

    É, nunca se sabe. Eu só sou cética mesmo quando se trata de teoria em cima de teoria.

  • Vinicius Constantino

    Eu tenho uma teoria… Não tenho todos as datas e trechos dos livros… Só uma teoria. Quem se interessar em investigar pode procurar pelos trechos e partes pelos livros.

    Acredito que John Snow é filho de Lyana Stark e Robert Baratheon.

    Vamos aos porquês:

    Ned ama John Snow. Sempre bancou o bastardo apesar de todo ódio de sua esposa.

    Ned encontrou com Lyana no seu leito de morte toda ensanguentada.

    Robert era apaixonado pela Lyana. Tanto que começou uma guerra por ela.

    Rhaegar Também era apaixonado pela irmã do Ned. Então quando sequestrou a mulher e levou para seu cativeiro, deve ter descoberto lá que ela estava esperando um filho de outro.

    Quando Ned a encontrou na sala cheia de sangue, esse sangue pode ser de um parto mal sucedido. Algo pode ter dado errado e Lyana morreu no parto.

    Outra coisa, a semente é forte. John é bem parecido com os homens Baratheons.

    Naquela sala Lyana falou algumas coisas à Ned que são segredo até hoje. Então pode ser que Ned tenha entrado no cativeiro e visto sua irmã morrer no parto e levado seu sobrinho, filho do Rei usurpador, e o criado como seu filho, e para proteger a criança, não contou esse segredo a ninguém.

    Viajei?

  • Marco Antonio Bianchini

    nossa cara vc viajou demais! sério… pq entao ned nao daria a robert (seu melhor amigo) o seu filho com a mulher que ele amava (lyana). segundo que a linha do tempo nao bate. vc diz que ele parece os homens baratheons, meu o livro todo diz que jon é parecido com arya… que parece um homem do norte… mas antes de tudo meu a linha do tempo nao bate demais… pra ser assim jon teria que ser consebido no torneio de harrenhall

  • Laís Severo

    George Martin disse em entrevista que não mudaria alguma coisa porque todo mundo “já descobriu”. Afinal, no livro há pistas apontando para algo, e se ele mudasse de repente, ficaria incoerente com o que tinha mostrado antes. Ainda bem 🙂

  • Laís Severo

    Sério? Tem link da entrevista? (Ou sei lá onde ele disse isso)

  • É verdade, ja vi uma entrevista onde ele disse isso.

  • Ralf

    Aproveitando que estamos falando de quem é filho de quem, tenho outra teoria:

    Samwell Tarly é filho de Robert Baretheon!!!

    Isso explica algumas coisas. O desprezo do pai e a tendência a gordura.
    O pai, Randyll Tarly, confrontou Robert durante a rebelião e foi derrotado. Melessa Florent, a mãe de Sam, pode ter tido um caso com Robert e quando Randyll descobriu, descontou a raiva no seu filho a ponto de afastá-lo do irmão, deixá-lo dormindo com as irmãs, deserdá-lo e enviá-lo para a muralha.

    Pra mim, faz sentido.

  • Joao Palmadas

    Me esclareçam, porque agora eu tenho umas dúvidas:

  • Vamos falar sobre isso em outro post, não vamos fugir do assunto desse aqui. 🙂

  • Ivan Vargas

    Acho este GRRM um imbecil.. mata todos os personagens e esta historia dos pais de Jon Snow, deve ser outra caduquice dele;;;;

  • Eu vi essa entrevista, ele fez pro Google. Maravilhosa!!!
    Tomara que cumpra, cara!

  • Marie

    Sempre odiei o Robert, e esse foi um dos maiores motivos. desde a primeira vez em que ele apareceu no primeiro livro, fiquei espumando de ódio. Se eu estivesse no leito de morte dele, e ele dissesse que “foi um rei tão ruim quanto Aerys”, eu diria que foi mesmo, MORRA. O reinado dele só “deu certo” porque coincidiu com o verão.

  • João Vitor Scedrzyk Braga

    Durante a leitura dos livros também pensei nessa possibilidade. Tratando-se das tramas que acontecem em Westeros, acho bem plausível!

  • Uma das melhores teorias da conspiração que eu já li. E não duvido nem um pouco.

  • Ele não viajou não, quem leu os livros pensou nisso sim. É a tese mais sensata de todas, tão clara e óbvia na minha opinião que acho que o Martin vai nos surpreender com outra menos sensata de Rhaegar por exemplo. “Prometa-me” Robert e Lyana nem eram casados os starks tem honra…Se ela foi sequestrada, na “idade da pedra”, quem iria querer ou amar um filho dum suposto sequestro/estupro? Não faz sentido, por mais que Lyana amasse Rhaegar, o Ned não iria amar tanto assim pois ele teria feito uma “batalha por nada” Arriscado vidas por uma irmã inconsequente, mesmo que a perdoasse, não amaria o filho dela como ama Snow.

    No sense

  • Discordo, no post acima explico o porque rs.
    Mas este é o legal, existem todas as possibilidasdes =)

  • “Cada vez que me pressionam eu mato um stark” (RRMartin) kkkk

    Analisando Jon, o pov dele, teríamos que ver qual importância dele para que não seja mais um morto ou /vivo(ou os dois) no livro. Se Jon for filho de uma pescadora que importância tem ele se manter vivo(para o livro)? Os Starks sempre foram os “donos da Muralha” o que pressupõe Jon ter sanque Stark(também) Mas de quem é o sangue? Lyana ou Ned? Para ser filho de Ned, creio que seja de alguém importante como Ashara Dayne: Segue: “Se eu tivesse vencido o torneio, ela olharia para mim e não para Ned” palavras resumidas de Sor Barristan. E Ned conheceu ela antes de amar Catelyn, Se for filho de Lyana, seja com quem for o pai, tem sanque Targaryan também, afinal Roberth também tem. O mais “politicamente corretinho” seria sangue “Stark Baratheon atargaryado”.O que justificaria todo amor de Ned por ele. Essa willa tem que aparecer mais, para que possamos mudar as teorias, essa parte eu gostei no Martin, ele nos deu opção, mesmo que mude para qualquer uma das 3. Pior é aparecer que ele é filho da Josefa criada na ultima página da última linha do último parágrafo.

    Qualquer que seja os pais, Jon, é Stark sem dúvida nenhuma. A semente é forte, Jon já provou que é Stark, então baseado na frase da semente, creio que seja do Ned mesmo com a Ashara que é uma história que parece bonitinha e fofa… Mas no livro dele é tudo muito rude rs.

  • Samara Imad

    Bom, eu adredito na teoria de que ouve uma troca de bebes quando Ned Stark foi entregar a espada de Arthur Dayne para a sua irmã . Ned levava com ele o filho de Lyana e Raeghar e encontrou Ashara Dayne com um filho fruto do seu relacionamento com Bran Stark, Jon Snow . Ele trocou os bebes e levou Jon junto com ele para o Norte e Ashara virou a Septã Lemore criando a criança como Aegon . Ned Stark disse a verdade quando afirma que Jon Snow é um Stark e tem seu sangue ……

  • Lukkas Souza

    faz sentido, mas se ele fosse baratheon não acho que ele seria tão frouxo

  • Nigellus

    De Robert Baretheon pode-se esperar esse tipo de coisa…
    Pra quem comeu alguem na cama do irmão no dia do casamento deste irmão e o fez “conviver” com o bastardo por um tempo isso não impede mesmo…
    Embora tenha contradições Arrin dizia que a semente do Robert era forte e a descrição de seus filhos sempre são de cabelos negros e do tipo guerreiro como o ferreiro que anda com a Arya por um tempo.

  • Ivan Milazzotti

    Eu concordo, pra mim Jon é filho de Lyana, também achei isso quando li, faz todo sentido. Mas pra mim é com Rhaegar e não com Robert.

  • Nigellus

    Complica pois dizem que John é parecido com o Ned… e não com Robert que seus filhos se parecem com ele… outro motivo seria… porque esconder o filho de seu pai ja que ele era tão amigo do Robert?… não teria nenhum problema com isso, Robert seria rei e seu sobrinho seria princepe e Robert nunca trataria um filho seu com Lyanna como um Bastardo mesmo casando-se com uma Lanister

  • Nigellus

    O problema de ser somente de 1 a 3 meses apos o inicio da guerra é o fato dos deslocamentos… Quando Robert vai ao norte sua comitiva demora se não me engano quase dois meses, embora uma pessoa sozinha pudesse fazer antes esse trajeto devemos pensar que todo o deslocamento é feito com tropas… e que levaria a John a não ser filho de ninguem perto dos Dayenes, o que o faria filho de Lyana… a não ser que John seja filho de uma acompanhante de tropas (putas que acompanham soldados) ou se o Ned tenha cometido o mesmo erro do filho ficando com alguma donzela nobre ou não mas que teve que abandona-la por ja esta casado

  • Nigellus

    É só eu ou mais alguem acha que o Martin vai ter que escrever mais uns 5 livros para amarrar todas as pontas soltas que ele deixou pra tras ou então dividir livros assim como “O festim dos Corvos” e a “Dança dos Dragões” (que que ainda conto como um livro só) rs

  • Joao Palmadas

    Eu acho que o Martin vai escrever sobre Westeros enquanto for vivo, mesmo que ele tenha dito que abandonará o assunto quando tiver terminado a série.

    Agora, quantos livros serão, isso eu não sei. Espero que ele viva muito e que sejam muitos.

  • Paloma R F

    Cara essa teoria é a melhor até agora, eu não tinha ouvido falar dela, com certeza é a mais plausível!

  • Viviane Fernandes

    felicidade total ao ler sobre as visões de Bran…rs

  • Cidicley Miranda

    Meu povo, essa história da paternidade do John estava resolvida quando a Arya encontra um garoto na taberna que lhe conta que conheceu a mãe do John. Não lembro exatamente dos detalhes, pois li a Tormenta em sua edição francesa e não estou mais com o livro. Mas lembro que Arya tinha ficado muito emocionada ao descobrir a verdadeira história do irmão e que gostaria de ser a primeira a lhe revelar a identidade de sua mãe.

  • Acho que só vc acreditou nessa versão…

  • Cidicley Miranda

    Bom, mas se o único que sabia da verdade morreu, quem vai contar isso pro John? A história do garoto pra Arya me pareceu convincente, se bem desde o início suspeitei que o John fosse filho da Lyana. E adoraria que isso se revelasse verdade. Mas pelo visto vai ser mais um elemento especulatório que não vai dar em nada na história.

  • Davi_Gilmar

    Moça, já leu a respeito de Howland Reed?

  • Martins

    Cara, Jon é filho da Lyanna… porque, até mesmo antes de ver as diversas teorias, percebe-se ao ler os livros muitos pontos favoráveis… como a lembrança do Ned sobre a promessa feita a Lyanna em sua “cama de sangue” (onde no livro este termo é mencionado como sendo os momentos ante e pós um parto); as visões de Dany na casa dos imortais sobre a rosa azul do inverno na Muralha (menção clara a Jon como filho da Lyanna que amava essa rosa); o fato do Jon ser realmente do sangue de Ned, como seu sobrinho e sendo muito parecido com Arya, sua então prima; e convenhamos, Ned era O Cara quando se falava sobre honra, ele pelo menos teria a decência de falar a senhora sua esposa Catelyn quem teria sido a mãe dele se realmente a tivesse traído, um segredo que seria compreensível vindo de Ned caso ele tenha jurado a Lyanna que não revelaria a identidade de seu filho com medo dele ser morto por Robert ou até mesmo os Lannisters, depois do que fizeram com os outros filhos de Rhaegar. Ele é um bastardo realmente, mas com sangue Stark e Targaryen, na minha humilde opinião….

  • Leia a parte 3. 😉

  • Martins

    Não haveria necessidade de esconder a verdadeira identidade do Jon se o Robert fosse seu pai…. nem ele e nem Lyanna eram casados a época, então Jon poderia ser reclamado como filho legítimo do Robert e criado como um Baratheon….

  • Martins

    Eu li é realmente tudo o que eu penso ;p

  • Guest

    Os Targaryens do “sangue do dragão” tem uma incrível tolerância ao fogo, mas não são imunes, o próprio autor afirmou muitas vezes…e nem todo Targaryen É do “sangue do dragão”..as vezes são só loucos mesmo.

  • 🙂

  • Vinícius Heringer

    Também acredito nessa teoria. E fico pensando se ele viria a montar um dragão, mas o que me decepciona a quanto esse pensamento e o fato dele ter queimado a mão no momento que defendia o o Lord Mormont. Sr. Comandante da Muralha. Dos Cadáveres que voltaram a vida.

  • Vinícius Heringer

    Essa teoria deu um nó na minha cabeça. Mas também e top. Tem algum lugar que fala mais dela?

  • Nightfear

    Vinícius, na verdade, ele ter queimado a mão não afeta as suas chances de montar um dragão, pois o próprio George R. R. Martin disse em uma entrevista em 1999, recentemente transcrita pelo Game Of Thrones BR, que os Targaryen não são à prova de fogo. Segue o trecho:

    “Granny: Targaryen são imunes ao fogo uma vez que formam um “vínculo” com seus dragões?

    George_RR_Martin: Granny, obrigado por perguntar. Isso me dá a oportunidade de esclarecer um equívoco comum (que ainda dura até hoje…). OS TARGARYENS NÃO SÃO IMUNES AO FOGO! O nascimento dos dragões de Dany foi único, mágico, maravilhoso, um milagre. Ela foi apelidada de “Aquela Que Não Queima” porque andou entre as chamas e viveu para contar. Mas seu irmão, é claro, não foi imune a ouro derretido.

    Revanshe: Então ela não seria capaz de voltar a fazê-lo novamente?

    George_RR_Martin: Provavelmente não.”

    The hope lives on

  • Nightfear

    Nunca tinha pensado nessa teoria, mas achei muito interessante! Só acho que tem alguns contrapontos:

    Randyll sempre é descrito como severo, sem qualquer pretensão ou paciência para jogar o jogo dos tronos e extremamente radical em suas decisões, por isso acredito que se ele descobrisse que a mulher havia parido um filho de outro homem, mesmo de um Baratheon, ele não pensaria duas vezes antes de matar a criança (até porque Robert nunca mostrou interesse pelos seus bastardos, com uma leve exceção do que vivia em Ponta Tempestade) e talvez até a própria mulher. Acredito que ele tomaria essa decisão tanto para manter sua honra quanto para deixar claro que nenhum comportamento fora de sua ética seria tolerado (como castrar os próprios soldados por terem estuprado mulheres ao longo das batalhas).

    Também penso que Randyll, a partir do momento em que Renly Baratheon morreu e ele jurou fidelidade aos Lannisters, rapidamente daria a notícia de um “novo” bastardo de Robert estar vivo para Tywin. Isso serviria a diversos objetivos de Randyll: provar para o senhor da casa mais rica e poderosa de Westeros e o mais propenso a ganhar a guerra que ele é fiel ao seu novo soberano; se livrar de uma vez por todas de seu primogênito e de suas pretensões a Senhor de Monte Chifre (mesmo na Patrulha, um documento real ainda poderia reconferir-lhe a predileção ao posto); e por último, mas não menos importante, finalmente sentir o prazer de ver o garoto gordinho, que o desapontou desde o momento em que nasceu, morrer.

    Mas nunca se sabe, né? Vai que Randyll tinha uma vaga esperança de que um dia Sam lhe trouxesse benefícios se fosse reconhecido como um dos bastardos do (então)Rei e por isso resolveu poupá-lo para ver no que ia dar? Com GRRM, nunca se sabe o que esperar.

  • Samara Imad

    Vinícius deve ter com certeza, mas eu não lembro de ter visto em português . Mas adoraria se os conhecedores do site e do Fórum ajudassem a gente 😉

  • Felipe Cunha

    Acredito que o título “As crônicas de GELO e FOGO” seja bem pertinente. Lyanna Stark + Rhaegar Targaryen = Jon Snow.

  • Luiz Gustavo

    Ainda acho que não faria muito sentido Jon se chamar Snow. Em todos os lares que são vassalos do Ninho da Águia, os bastardos são chamados de Stone. Então não seria Jon Snow, seria Jon Stone.

  • Carolina Devens Rabelo

    Mas se formos ver bem situação Ned protege Jon Snow, mas não o ama exatamente como filho, em seus POV’s se refere a Jon como Jon, e não como filho.Acho que ele é mesmo filho de Lyanna, mas não tenho certeza do pai. Acho que se ele fosse filho de Rhaegar, Rhaegar não teria deixado Lyanna para lutar no Tridente com Robert. Ele é descrito como alguém muito calmo, que preferia a música às batalhas. É uma idéia bem absurda, mas Jon pode ser filho de Lyanna com um dos irmãos Brandon ou Benjen, e talvez por isso Ned achou melhor ele ir para a muralha, para ficr com o pai, talvez…. El talvez seja um motivo de Benjen ter ido para a patrulha da noite. Ninguém explica muito bem o porquê de Benjen ter se juntado à patrulha.

  • Carolina Devens Rabelo

    Uma coisa que me chama atenção é que no primeiro capítulo eles acham os lobos, e cada lobo é destinado a um filho de Ned, mesmo sendo Jon o bastardo, ele possui um lobo, e possui as mesmas características de seus “irmãos”, Bran, Arya e Robb, de ser um troca-peles. Só não sabemos se Rikkon tem, mas pelo jeito também deve ter. Até Daenerys ver a flor na muralha não havia nenhum indício de Jon ser um Targaryen. Mesmo que seja filho de Lyanna, o que eu acredito que seja mesmo, não faz muito sentido ele ser tão parecido, em termos de habilidade de troca-peles e fisicamente com os filhos de Ned, ele se parece mais com Ned que os outros meninos, que puxaram Catelyn. Se GRRM decidiu que Jon era filho de Rhaegar, em algo ele deveria ter semelhança, alguma característica, mas ele não possui nenhuma! Nada em John diz que ele seja. Acho que estamos analisando muito os indícios mas não a pessoa em si, de Targaryen o Jon não tem nada, nem físico nem psicológico. GRRM em praticamente todos os personagens, colocou a influência da genética em algum ponto sobre eles, porque deixaria Jon de lado?

  • Guest

    Todas as crianças bastardas do norte recebem o sobrenome Snow (neve/das neves), uma clara referencia ao frio nortenho, assim como os nascidos na campina tem o sobrenome de Flowers….depende da região em que o bastardo pertença. Isso não é exclusivo de Jon, há outros personagens que aparecem nos livros com o sobrenome Snow, como o Ramsay, filho bastardo de Lord Bolton, vassalo da casa Stark.

  • Rômulo José Tonin

    Tem um post falando sobre isso, Carolina! A questão é que as características Targaryen, aparentemente, são genes recessivos. O príncipe Baelor Quebra-Lanças também tinha cabelos negros pelo que li! Ah, e tem mais: o dom warg está no sangue dos Stark, e Jon é meio Stark por parte de Lyanna. Acredito que não sejam os filhos de Ned propriamente, mas sim quem possui sangue Stark nas veias. O sangue dos Stark é milenar, deve ter mil miscigenações, hahaha. Logo, dá pra presumir que o poder de troca-pele que Jon também possui diz respeito a isso. Louco seria Jon montado num dragão, e ainda comandando o Fantasma! Hahahaha.

  • Carolina Devens Rabelo

    Acho que é filho do Lyanna, seria o mais provável, dadas as partes dos livros de Ned, mas não acredito que Lyanna tenha fugido com Rhaegar. Se ela nas conversas com Ned dá a entender que não gostaria de se casar com Robert pois ele iria dormir com outras mulheres, mas iria fugir com um homem casado com filho pequeno, herdeiro do trono com um pai louco? Acredito que ela tenha sido sequestrada grávida e quando Rhaegar viu que ela estava grávida, foi lutar na guerra, provavelmente sabendo quem era o pai, ou até mesmo achando que era de Robert. Depois de renegar tudo, causar o escândalo do século para fugir com Lyanna, o que faria Rhaegar sair de perto dela se realmente a amava tanto? Isso não faz muito sentido para mim. Pelo que podemos ler em certas partes do livro, Rhaegar era um bom combatente, mas era mais ligado na música e na poesia. Não consigo ver Jon como Targaryen, mesmo supondo que toda a genética Targaryen foi suprimida por genes Stark.
    E também não imagino Lobo e Dragão Lado a lado!

  • Pâmela

    O que tu disseste faz sentido, Carolina. Pra mim, o único motivo que me faz duvidar de Lyanna + Rhaegar = Jon é o fato do Jon não ter NENHUMA característica Targaryen. Essa explicação de os genes Stark serem dominantes sobre os dos Targaryen não me convence. Claro, pode ser, porém mesmo assim o Jon teria uma característica que fosse de Targaryen, mas ele é totalmente Stark, a própria Catelyn se incomodava pelo fato do Jon ser mais parecido com o Ned do que os próprios filhos dela, ou seja, se até os genes da Catelyn se mostram nos filhos do Ned com ela, não faz sentido dizer que o gene Stark é tão forte assim para sumir por completo com as características Targaryen, sendo que os genes Targaryen não são tão “fracos” assim. Mas o Jon ser filho da Lyanna com o Robert também não faz sentido, senão porquê motivo o Ned esconderia tão fortemente isso? Aposto que o Robert ficaria super feliz em ter um filho que o lembrasse do amor da sua vida.

    Enfim, o GRRM é mesmo imprevisível e vem mostrando isso ao longo da história, muito provável que a verdade sobre o Jon seja alguma que nenhum de nós sequer cogitou.

  • Carolina Devens Rabelo

    Não acho que seja filho de Robert, só comentei que quando Rhaegar vai lutar na guerra, talvez tenha ido pensando que o filho que Lyanna guardava fosse de Robert.
    Acho que é filho de Lyanna com alguém que não seja Rhaegar nem Robert, talvez pode ser Howland Reed ou um dos irmãos dela mesmo, o que seria uma teoria mais macabra.

  • Guest

    A gente sabe que o Jon não é apenas um troca-peles, mas um um troca-peles poderoso (acho que é o Varamyr que diz isso)! Acho que mais poderoso do que os outros Stark, inclusive o Bran. A questão é que ele é inexperiente e não conhece direito suas habilidades (nem quer a ajuda da Mel). Eu acho que, de alguma forma, isso também deve ser explicado pela sua descendência… Não sei como, mas acho. Pior que eu acredito realmente que ele seja fruto de L+R, mas também não sei como tudo isso se explicaria…

  • Calvin

    Não sei se a maioria aqui vai se lembrar, há em um dos primeiros episódios da primeira temporada uma conversa entre Robert e Ned em que o primeiro indaga sobre a identidade da mãe de Jon, nessa cena o que mais chama atenção não é nem a resposta que ele deu mas a expressão em seu rosto. Pra mim aquela expressão só quer dizer uma coisa: Que a mãe do garoto não é quem Ned disse que era, e de maneira alguma Robert podia descobrir quem é realmente.

  • Victoria

    Tirando a Arya (e o Jon, obviamente), os outros filhos de Ned não possuem quase que nenhuma (ou nenhuma, para mim) semelhança para com os Stark. Sansa é descrita como uma criança de verão, com muito mais de Tully em si do que Stark. O mesmo funciona para Robb.
    Podem alegar que a personalidade de Robb é bastante semelhante com a do pai, mas vale lembrar que Robb conviveu catorze anos com Ned, ao passo que Jon, se for mesmo filho de Lyanna e Rhaegar, nunca teve a chance de falar com o pai ou qualquer parente, então a ‘personalidade Targaryen’ não pode se aplicar à ele. Talvez, se Lyanna e Rhaegar tivessem outros filhos, algum/alguns puxassem os genes Targaryen.

    É muito mais comum que Targaryen case com Targaryen (Viserys diz, até, que era pra Dany ter casado com Rhaegar se tivesse nascido antes), então preservar os genes nesse caso é muito mais fácil. Alguns Targaryens que casaram com pessoas de outras famílias tiveram filhos que não possuíam as características da família.

  • Micaele Boos

    Ué, mas no livro não falam que Aegon é o bebê que supostamente a Montanha teria trucidado mas que foi trocado antes?

  • Caio Rossan

    Para fechar a discussão. A característica que definirá que Jon é um Targaryen será a resistência dele ao fogo, algo que nem todos os Targaryen possuem, mas que não deixa de ser um indício, e uma forma de aproximar-se de Daenerys, que seria sua tia.

  • Lucas

    Ele quis dizer que, se Jon tivesse nascido mesmo em um lugar que prestou vassalagem no Ninho da águia, o certo seria chamar ele Stone e não Snow.

  • Eva Cordeiro

    É o seguinte,caso Jon realmente tenha morrido no quinto livro,então deve haver outro possível Targaryen.Quem seria esse,comecem a teorizar isso tb!

  • Elivelton santos

    é claro que tem outro Targaryen , o Aegon

  • Ana Viana

    A genética Targaryen é recessiva, portanto a genética Stark é mais forte no Jon. Mas falando em lobos, qual a cor do Lobo do Snow e qual a cor do cabelo dos Targaryen? GRRM está sendo sutil no caso do Jon, temos que observar os pequenos detalhes e pistas que ele nos deixa.

  • Marcos Antunes

    Para mim está tudo muito claro. O dragão tem três cabeças: Aegon, Dany e Jon Snow.

  • Hellysson Wesley

    é mas Tyrion pode ser targeryan e acho que ele é a outra cabeça. o Aegon creio que seja descendente dos blackfyre.

  • Hellysson Wesley

    Acho que o Aegon é Blackfyre. Aposto no Tyrion

  • Wlange Keindé

    No quinto livro, quando Drogon cospe fogo na Daenerys na arena, ela fica um pouco queimada, apesar de não morrer. No último capítulo, logo no início, ela diz que suas queimaduras na mão estão se curando, se eu não me engano. Então é mais uma prova de que Targaryens não são imunes ao fogo, e de que Jon pode muito bem ser Targaryen

  • Wlange Keindé

    Então foi daí que Jon puxou a ideia de trocar bebês suhaushauhs
    Mas, falando sério, achei essa teoria super interessante. E, ao contrário da do post, essa não exclui todas as outras histórias/boatos a respeito da mãe de Jon.

  • Guest

    Hoje na aula de história nós estávamos falando um pouco de Tróia e da Grécia,então,como já vimos George se inspira em fatos históricos para fazer algumas partes de seus livros,vocês já pensaram que RHAEGAR é TRÓIA helena é LYANNA e ROBERT é a GRÉCIA,pensem,tróia roubou helena da grécia,mas tem relatos de que helena se apaixonou por um troiano,e outra coisa para comprovar tudo isso.
    TYWIN é o CAVALO DE TRÓIA,ele disse que ajudaria AERYS para acabar com a rebelião,mas, em vez disso, saqueou a cidade e a entregou para ROBERT.

  • Luana Dias

    A menos que os Lannisters entrem na jogada, certo? Afinal, não foi nessa época que Robert casou com a Cersei?
    (To viajando eu acho, cade meus remedios? ssrsrrs)

  • Martins

    Como já foi apontado, um Targaryen não necessariamente herdará as características valirianas da família. A exemplo disso foi o príncipe Baelor Quebra-Lanças e a princesa Rhaenys, filha de Rhaegar com princesa Elia Martell. Ambos eram inquestionavelmente do sangue Targaryen no entanto possuíam as características físicas do povo de Dorne.

  • Martins

    Ah sim, desconsiderando tbm a intervenção dos Lannisters na jogada mesmo oq seria bem possível. Mas como comentado pelo Vinicius, se Jon fosse filho de Robert ele teria as características físicas de um Baratheon, ficou bem claro tanto nos livros quanto na série a ideia da “semente é forte”. Jon tem as características de um nortenho….

  • Luana Dias

    Aaah! Bem lembrado ^-^’d

  • Agnes Castaño

    cara, porque a aparência é tão importante? a característica principal de ser um targ é SER um targ… isso simplifica muito as coisas e não deixa de fazer sentido…

  • Agnes Castaño

    ou jon snow+daenarys? são os eventos mais recentes e mesmo que o jon seja um targ. ele se parece bem mais com os starks (que tem um sangue tão antigo e “forte” quanto)

  • Agnes Castaño

    será que o sacrifício da dany, se ela for a nissa nissa, envolve ele entrando no fogo novamente?

  • Agnes Castaño

    não sei onde eu li que ele tinha previsto escrever só até o WW, agora ele já disse que vai ter que fazer mais um justamente pra finalizar a história com todos os detalhes dignos dele…

  • Agnes Castaño

    muito interessante esse ponto de vista… faz todo sentido, o varys sabia de tudo claro! e o ned sempre quis dizer a verdade sobre a mãe do jon – ela estava viva e era uma nobre e coisa e tals.

    PS. – e o falso dragão?
    – e o terceiro dragão? não ser que seja realmente o tyrion…

  • Martins

    Mtos acreditam realmente nisso, que “a canção de gelo e fogo” faça referência a Jon (Stark/Gelo) e Dany (Targaryen/Fogo). Como vc disse, Jon mesmo sendo um possível bastardo Targaryen, obviamente tem as características dos antigos reis do Norte……esperar pra ver né.

  • Martins

    Interessante mesmo a teoria.. embora ela fuja daquela regra geral de que um Baratheon vai ter um porte físico privilegiado, olhos azuis escuros, cabelos negros….etc. Eles deixaram bem claro essa ideia de “a semente é forte” nos livros. Mas explicaria a raiva do pai pelo pobre Sam e o Robert se deitava com qualquer coisa que se mexesse né………….

  • Martins

    Sabe, eu não acho que ela tenha sido propriamente sequestrada.. acho que ela foi embora com ele de bom grado e com alguma coisa prevista para o futuro… eu li certa vez, acho que aqui mesmo no GoTBR, que Rhaegar talvez quisesse fazer de Lyanna sua segunda esposa, a exemplo de Aegon, o Conquistador. Aegon tomou suas duas irmãs Visenya e Rhaenys como suas esposas e rainhas de Westeros…de repente ele queria retomar esse costume valiriano, já que o casamento incestuoso já acontecia entre os Targaryen, oq seria a bigamia né……….kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Luiza

    os genes targaryen são recessivos. isso pode ser bem observado quando o ned analisa o livro dos baratheon, onde já foram feitas aliaças baratheon-targaryen e baratheon-lannisters em tempos mais antigos, e TODOS, sem exceção, nasceram com cabelos escuros e inclusive sem os olhos violeta. a genética targaryen só é mantida (como no caso da dany, do viserys e do próprio rhaegar), quando fruto do incesto. não é novidade que todos os targaryen, com poucas exceções, só se casaram e tiveram filhos entre si. e recessivo com recessivo só pode dar recessivo né. pra mim, jon é um targaryen.

  • Luiza

    acho BEM difícil o ned ter trocado o filho da lyanna po um suposto filho do brandon. no livro é dito que os dois eram muito ligados e que ele amava muito a irmã. me lembro de ter lido que a relação da arya e do jon é parecida com a do ned e da lyanna. acho difícil ele ter se “desfeito” do filho dela.

  • Gabriel

    Eu não gosto mas não descarto a teoria de que Jon é filho de Rhaegar e Lyanna, apesar que não acho que seja uma linda história de amor. Mas esta teoria tem apenas um ponto contra, Jon sofre uma queimadura quando salva Mormont do Outro, o que é sempre evidenciado pelo gesto de Jon abrir e fechar a mão. Se realmente filho do dragão, o sangue do dragão não é (ainda) forte nele.

  • Beatriz

    Até Viserys se queimou, acho que o fato de não se queimar é algo um pouco incomum inclusive entre os Targaryen.

  • Josi Souza

    Gente, eu acho viagem total essa teoria, o Ned era sinonimo de honra, ele ia trocar o bebe da irmã? mesmo que fosse pelo do irmão, enfim… Mas ele tinha uma promessa para com Lyanna, ele não ia ser tão vil. só rindo viu kk

  • Mayron

    Os Targaryen não são imunes ao fogo.

  • Kamila

    nem todos. Viserys morreu queimado!

  • Kamila

    poxa Samara, faz muito sentido! mas não acho que Ned quebraria a promessa feita a Lyanna. E Varys saberia de tudo, acho muito dificil ele ter concordado com isso! Se bem que é Varys e Mindinho, dali eu espero tudo e mais um pouco!

  • Jlouseiro

    Creio que Jon não morre. A muralha ainda tem a Melisandre que assim como Thoros de Myr fez com o Beric Dondarrion pode dar o “beijo de fogo” em Jon e trazer ele de volta. Todos os sacerdotes vermelhos tem de saber fazer isso (pelo menos é o Que Thoros diz e Moqorro, confirma)

  • Gustavo Coziol

    No livro “o cavaleiro dos sete reinos”, é mais visível este aspecto dos poderes dos Targaryen. pois mais de uma vez cita o fato de alguns Dragões podem fazer tal coisa outros não, e com relação as características físicas também dá mais detalhes sobre as misturas de Targaryen’s e outras famílias. Lembrando que este livro foi escrito após o °1 volume das cronicas.

  • Gustavo Raposo

    Aegon V o Improvável, morreu queimado junto com todos os filhos em Solarestival, provando que nem todo Targaryen é imune ao fogo, muito pelo contrário, podem vir a ter uma grande tolerância, mas ser imune é extremamente raro.

  • Gabriel Blackfyre

    Exato, e cabelos loiros e olhos claros são gene recessivos, as características do gene Stark prevaleceriam sobre os genes Targaryen sem dúvidas. Os Targaryen que tem as características originais normalmente são filhos do incesto.

  • Gabriel Blackfyre

    Os Targaryen são os tipos mais poderosos de Warg, por isso são os únicos capazes de controlar Dragões. Essa é mais uma pista de que Jon é filho de R + L. A sua capacidade de controlar o lobo vem de sua herança genética como Stark, outrossim, os olhos e cabelos claros são características de genes recessivos. Os Targaryen com as características mais puras são aqueles filhos do incesto. Por isso Rhaeggar, Vyseris e Daenerys são parecidos e os filhos de R+E não tinham características Targaryen, isso também fica bem claro no Cavaleiro dos Sete Reinos e outras passagens dos livros que fala sobre a família. Quanto as características da personalidade do Jon, são bem parecidas com aquilo que é descrito sobre Rhaegar, como o olhar melancólico e triste, mas que também é um bom guerreiro mas não o melhor que já houve. O Jon mesmo confessa que Robb era melhor cavaleiro que ele em algumas passagens.

  • Targaryens não são wargs, sua relação com os dragões é de outra natureza.
    E no meu entender a sisudez e a austeridade do Jon remetem mais à frieza de muitos dos próprios Stark. Ainda que Eddard não seja o pai dele, ele era outro que também tinha as mesmas características. Catelyn até nota que ele sempre tinha sido assim, desde mais novo.
    Quanto à recessividade dos “genes Targaryen”, não é possível afirmar isso categoricamente. Historicamente, houve tanto casos de uniões de Targaryen com outras casas que geraram filhos com aparência valiriana quanto a outra aparência. Não é dominante, mas também não se pode dizer que seja recessivo sempre.

  • Não compro, absolutamente. Além de não ter base textual para tanto, não faz sentido.
    Se assim fosse, não justificaria o Randyll ter empreendido tantos esforços para tentar moldar o Samwell no filho de lorde ideal que ele sempre sonhou: ele o enviou para ser pajem do Paxter Redwyne, tentou que vários mestres de armas o ensinassem a lutar, tentou feitiçaria qartena, fez o menino dormir em cota de malha, não o deixou ir para a Cidadela… Por essas inúmeras tentativas ele aparentemente queria mesmo que o Samwell mudasse e se tornasse um lorde. O Randyll não me parece ser o tipo de pessoa que faria isso sabendo que o filho não era seu. Como Nightfear falou, seria muito mais condizente (e cômodo) pra ele simplesmente matar a criança (arrumando uma desculpa de que ficou doente ou um acidente qualquer).
    Do jeito que ficou escrito, parece que o Randyll descontou no o Sam só porque teria descoberto que o Robert seria o pai. O desprezo do pai já é bastante explicado nos livros: as sacanagens que ele fez foram porque o Sam não era nada do que ele queria que fosse, mesmo sendo filho dele.

  • Hugo Rafael

    Também acho que Targaeryans não são wargs, mas acredito na teoria R+L=J, acho também que a aparência valiriana é de certa forma recessiva. Vamos viajar um pouco e considerar também a teoria A+J=T (do Tyrion). O Tyrion tem os olhos verdes dos Lannisters e o Loiro também, só que um pouco mais claro que o de seus irmãos. Se não me engano, no primeiro livro diz que os olhos de Jon são muito escuros, mas apresentam traços de azul. E nunca nos esquecendo das profecias: 3 são necessários.

  • Carolina Costa D’Ávila

    Comprei O Mundo de Gelo e Fogo, então to aqui lendo e relendo e relendo as teorias… acho que essa teoria dos pais de Jon Snow já é bastante aceita, a única coisa que eu não entendo muito é uma supervalorização de um bastardo por outro. Porque, veja bem, se a teoria de que Aegon é um Blackfyre (a teoria mais aceita) está correta, ele ainda é um dragão, por mais que seja um bastardo, afinal de contas, ele descende de Aegon IV com Daena, ambos Targaryen legítimos – e Daemon, o filho dos dois, só não recebe o nome de família por nascer fora do casamento. Ainda que Daemon e suas linhagens posteriores não tenham se casado com Targaryens, parte do sangue do dragão corre em suas veias, assim como em Jon, que é só em parte Targaryen, se a teoria for verdade. Então, por que Jon seria uma das cabeças do dragão e Aegon não?

  • Nena

    Os targaryen que tem as caracteristicas citadas por você, geralmente são frutos de incestos