O que pode acontecer se a série alcançar os livros?

tyrion_book

Tyrion Lannister no episódio Kissed by Fire da 3ª temporada

Quando Game of Thrones foi anunciada há alguns anos, a principal preocupação da maioria dos leitores que Martin já tinha naquela época era o tempo que George levaria pra terminar de escrever os livros. Isso por que em 2010 A Dança dos Dragões ainda não havia sido sequer publicado e George já travava uma verdadeira guerra contra os insistentes fãs ansiosos pela continuação da história.

É estranho pensar que em menos de três anos, desde estreia de Game of Thrones na HBO (em 2011), tivemos a oportunidade de ver a adaptação de cenas icônicas dos livros  do Martin que até então estavam ali vivas e frescas apenas na nossa imaginação. De repente percebemos que o tempo está passando muito rápido e já chegamos ao ponto em que vemos a HBO adaptando três livros simultaneamente pra conseguir manter a continuidade na história de maneira equilibrada. Se você andou dormindo e ainda não está sabendo, fazemos questão de frisar isso bem no início deste texto: a 4ª temporada de Game of Thrones contará com elementos de todos os livros publicados até agora.

Um dia depois do último episódio da 3ª temporada ir ao ar, o site da revista Entertainment Weekly publicou um artigo onde os produtores da série e George R. R. Martin falavam sobre o fato de que o tempo de Game of Thrones seria uma bomba relógio. Porque George ainda está escrevendo o que ele espera ser o penúltimo livro da saga (Os Ventos de Inverno), com a intenção de entregar para a editora no mínimo algum dia este ano. Ou nãoNo mínimo. E enquanto isso a série segue firme e forte, se aproximando agora do livro O Festim dos Corvos. E o problema de chegar perto de O Festim é o fato de que este é um livro irmão do quinto livro. Sim, os dois livros são simultâneos, porque na verdade, são um livro dividido em dois. Ou seja: A 4ª temporada pode e irá contar com fatos de todos os livros já publicados até então. E a maneira de se escrever cenas e montar as tramas de cada temporada a partir de agora será cada vez mais difícil e complexa.

“A série chegou a um ponto onde há tantos personagens, (…) que corremos o risco de rebentar pelas costuras enquanto tentamos empinar cada subtrama e todos os vários personagens, e isso torna-se impossível a nível orçamental, torna-se impossível em apenas um episódio mostrar em poucos minutos 30 personagens e vários locais diferentes. Nós não queremos fazer isso, reconhecemos que há risco e tomaremos as medidas para não cair nessa armadilha. ” – Benioff

Os fãs mais atentos perceberam que a 3ª temporada foi extremamente tendenciosa a desacelerar as coisas. Não foi a toa que o season finale foi tão morno (morno mesmo), nos privando de tantas cenas e sendo um anti-clímax respeitoso com o Casamento Vermelho e no entanto um recurso considerado um pouquinho entediante para com o desenvolvimento da história.

O  problema é um só: a esta altura o mundo esperava que Os Ventos de Inverno já tivesse sido publicado, ou pelo menos que tivesse uma data de lançamento. Como isso parece estar longe de acontecer, e a produção da série continua acontecendo ano após ano a todo vapor, é inevitável pensar que a série irá alcançar os livros em algum ponto. É claro que a HBO vai optar por adaptar o Festim dos Corvos e a Dança dos Dragões simultaneamente para manter a consistência cronológica, além de manter todos os personagens em todas as temporadas. Mas em quantas temporadas eles poderiam fazer isso? Duas?

“Eu finalmente compreendo o medo dos fãs – o que eu não tinha ideia há alguns anos atrás: E se a narrativa alcançar os livros?”, disse o presidente de programação da HBO, Michael Lombardo. “Vamos todos esperar e rezar para que isso não seja um problema”

A pessoa menos preocupada com isso é Martin. Para ele, a HBO ainda tem muito material inédito nas mãos com os livros que ainda não foram adaptados e ele adiciona que os livros que estão saindo do forno possuem tanto conteúdo que a HBO passaria um bom tempo trabalhando neles antes de alcançá-lo. Vale lembrar que, assim como aconteceu com Spartacus do canal Starz, Game of Thrones poderia interromper sua narrativa para adicionar no meio de suas temporadas uma adaptação do prequel de As Crônicas de Gelo e Fogo (no caso, os Contos de Dunk and Egg), conteúdo que já sabemos que Martin negociou com a HBO.

A maior preocupação para David Benioff, produtor e criador da série, é o fato de que as crianças estão crescendo, mas na história elas continuam crianças. Além disso, ele não quer que Game of Thrones seja uma série muito longa, com dez temporadas.

“A voz de Issac [Hempsted Wright] está mudando. Todo mundo está ficando cada vez maior. Temos este maravilhoso elenco, mas não temos uma quantidade infinita de tempo … Nós não queremos nos tornar uma série que tenta transformar cada livro em três temporadas. Parte do que nós amamos nesses livros na série é esse sentimento de força e construção em direção a algo. Se tentássemos transformar isso em uma série de 10 de temporadas, estaríamos estrangulando nosso ganso de ouro. “

david_dan_hbo

David e Dan, produtores e criadores da série

O presidente de programação da HBO, Michael Lombardo, conta que está fora de cogitação que a série entre em hiato (por questões orçamentárias com o canal que não teria como preencher a lacuna de uma das séries mais populares e rentáveis da atualidade), além disso os atores estariam desempregados e poderiam abandonar o projeto.

Mas para tentar entender como provavelmente os produtores da série estão resolvendo isso hoje, é necessário se perguntar: quantas temporadas de Game of Thrones poderíamos ter para que o livro chegue as telas de maneira equilibrada sem sobrepor a escrita de Martin? 

Nessa entrevista mais recente, David e Dan disseram que gostariam de contar a história em 80 horas (oito temporadas). Mas um outro produtor da série já soltou o verbo de que seriam sete anos de série, veja aqui.

Sinceramente? NOVE temporadas seria o número mais consistente, como vocês podem ver no esquema gráfico abaixo:

INFO_LIVROS_TV

esquema baseado na sugestão do blogueiro Adam Whitehead do The Wertzone

Existem várias coisas incoerentes nesse cenário otimista, é claro. O ator que interpreta Bran Stark, por exemplo, teria 19 anos durante última temporada. Mas, além disso…

Será que os livros ainda não publicados teriam tanta história assim pra contar?
Absolutamente sim, né? Imagine só a quantidade louca de batalhas que ainda estão por vir… basicamente cada personagem precisará de uma conclusão para a sua saga particular. E são MUITOS personagens. Veja bem, Martin pretende que os últimos dois livros tenham o mesmo fluxo e páginas que vimos em A Tormenta de Espadas, e A Dança dos Dragões, uma vez que ele já tenha revelado que o manuscrito do livro seis teria 1.500 páginas mais ou menos (o que resulta em 1000 páginas na impressão). Para escrever A Tormenta de Espadas, George demorou dois anos, mas O Festim dos Corvos e A Dança dos Dragões levaram CINCO cada um (contando com o fato de que a história de Daenerys em Meereen, com todas as teias que ligam os personagens que estão procurando por ela no livro, foi o enredo que definitivamente atrasou George em sua escrita. Além do trabalho para dividir O Festim e A Dança no meio e ter que reescrever muita coisa perdendo aí quase um ano inteiro de trabalho).

Ah! Não podemos esquecer que o plot de Festim e Dança são extremamente diferentes do que vemos na série hoje. A série continuará mantendo sua popularidade quando a história começar a ficar cada vez mais distante daquela ideia que tínhamos de Westeros durante a primeira temporada? Falo de Meereen, Braavos e a Muralha. Com vários dos personagens queridíssimos da audiência mortos ou envoltos em um grande emaranhado de histórias que parecem estar descolados do enredo principal até então (como Arya por exemplo que neste momento da história encontra-se, há muito tempo, exilada).

Já pararam pra pensar na estrutura gigantesca que será contar os capítulos de Tyrion em A Dança dos Dragões, paralelamente a Arya e Daenerys, Quentyn Martell e os Greyjoy?

daenerys_bitch

Seja como for, depois da quarta temporada, a ideia é que a HBO se aprofunde nos livros 4 e 5 , por pelo menos duas temporadas. Os dois livros possuem bastante conteúdo e teriam que se acomodar ali em pelo menos 20 episódios. De acordo com o esquema gráfico que colocamos ali em cima, especula-se que a HBO comece a trabalhar nos elementos do livro 6 apenas no final da sexta temporada, que iria ao ar em 2016. Ou seja, em 2016 o livro 6 já deveria estar nas prateleiras ao redor do mundo e em 2017 o livro 7 teria que estar chegando também.

Sendo assim, podemos desejar que o livro 6 seja publicado entre 2014 e 2015.

E o livro 7, entre 2016 e 2017. Seriam dois anos para a publicação do último livro, para que a temporada referente ao livro 7 comece a ser produzida depois que o livro for publicado, de maneira que não vazem spoilers do set e das gravações com elementos dos livros que ninguém leu. Esse inclusive é um desejo dos próprios produtores da série. Martin daria conta? Porque se por acaso ele não der, a série de fato passaria os livros.

Ainda temos também a pergunta mais assustadora de todas: serão mesmo apenas sete livros? Sabemos que Martin já se enganou antes. Daí começamos a imaginar, em uma linha do tempo macabra, o que poderia dar errado nessa história…

NA PIOR DAS HIPÓTESES

1. George perderá o controle da história e publicará mais do que sete livros, todos com longos intervalos de entrega dos manuscritos e a série terminará antes da publicação de todos os livros.

2.  Tendo um final alternativo à história inventada por Martin, a série da HBO terá outra história (mesmo porque é de conhecimento geral que Martin confidenciou a Weiss e Benioff sobre o final da saga por precaução). Lembrando é claro que Martin seria convidado pra escrever um episódio ou outro, além de ser constantemente consultado. Dessa maneira Martin poderia dar spoilers da obra ainda em andamento (coisa que parece que ele já tem feito atualmente na série). E vamos combinar, do ponto de vista da construção de personagens, a série já se distanciou dos livros há um bom tempo… No entanto, se a gente for menos cético sobre isso, temos pontos bons a destacar:

NA MELHOR DAS HIPÓTESES

1. Os Ventos de Inverno seria publicado entre o natal de 2014 e o começo de 2015. Um Sonho de Primavera (livro 7) chegaria as prateleiras dois anos mais tarde, nos primeiros meses de 2017, a tempo dos produtores escreverem o roteiro da oitava temporada da série junto de Martin. Mas, só começariam a produzir a série depois que o livro fosse publicado. Nesse cenário, os roteiristas e produtores teriam que ser ninjas e tudo daria certo.

2. A série acabará primeiro e será diferente do livro, mas não veremos problema nisso. O que não é de todo mal. Procure fazer uma maratona da segunda temporada da série, por exemplo. Agora que o furor com aquela parte da história já passou, podemos perceber que (pelos Sete!) essa série é excelentemente bem feita!

3. Podemos sonhar com a primavera da seguinte maneira: aceitar que a HBO passará os livros, curtir as duas histórias (que serão diferentes) e comemorar o fato de que, no final das contas, depois que a série acabar ainda teremos mais história pra ler. Ou esperar que Martin na verdade já tenha toda a história (seus twists e caminhos tortuosos inclusos) pronta, precisando apenas ser levemente editada e finalizada, pois ele estaria segurando os livros para lançamentos estratégicos.

tumblr_mcegwnE0cg1rjea8go1_500

No mais, torcer para que ele termine de escrever um livro em um curto período de dois anos é covardia. A história das Crônicas de Gelo e Fogo merece todo o tempo do mundo pra ser concluída de maneira épica. É o que Martin já disse inúmeras vezes em inúmeras entrevistas: ele já sabe o final que quer dar para cada personagem. Mas precisa construir todo o enredo que levará todos os nós a todas as pontas. Martin não é um escritor lento. Ele escreve normalmente, mas se alonga no processo de edição e finalização dos manuscritos. São esses detalhes que te fazem gostar tanto dessa história. Pegue portanto teu manto negro e tua espada, a mais afiada de todas. Este será um longo inverno e você precisa começar a sua vigília.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Lucas Nascimento

    ainda temos q ver como eles vão colocar os elementos dos proximos livros nessa temporada, mas sempre imaginei que o terceiro livro seriam duas temporadas, e o quarto e quinto livro umas duas temporadas e meia, pois na serie eles precisam dar uma desenvolvida em certos personagens novos q não são introduzidos como nos livros alem daquelas cenas especialmente da serie, n acredito realmente q os produtores queiram encher linguiça ao estilo dragon ball mas seria interessante dar uma explorada nos personagens e dar tempo ao martin, afinal se ele esta demorando algo bom deve estar vindo…

  • Felipe Bini

    Bem completa a análise, parabéns. Eu sou cético e em certa medida até pessimista quanto a esse assunto.
    Acredito que vai ser extremamente difícil o GRRM resolver todos os plots satisfatoriamente em 2 livros, e no caso de se manterem mesmo só TWoW e ADoS, 2018 é a perspectiva mais otimista possível para a conclusão de ASoIaF (ainda pode muito bem aparecer outro meereenese knot pra atrapalhar). Se o World of Ice and Fire tem lançamento previsto para o outono setentrional deste ano, chuto que o mínimo para TWoW seja a mesma época de 2015.
    Dou por praticamente certo que a série vai alcançar e ultrapassar os livros, o que deve significar queda drástica de qualidade nos roteiros. Pra mim, nos arcos exclusivos da série das temporadas anteriores dá pra ver que o cuidado e o detalhismo não são os mesmos do material original, são arcos bem menos consistentes. Se ultrapassar mesmo ASoIaF, GoT vai ser toda assim, não só arcos secundários.
    Torçamos para que eu esteja errado em tudo.

  • Lucas

    Seria meio impossível o bom velhinho escrever o final da saga em dois anos,pois ele põe muito capricho nos livro,porém,se ele só fechar a saga,sem teorias ou novas tramas,só mostrando o final “agridoce” que ele prometeu e como os personagens lidarão com isso poderia,ou não, terminar em uns 2 anos e meio 3 anos.

  • Lucas

    E a mãe do Jon Snow?Será que ele vai falar nos próximos livros?

  • Felipe Bini

    E digo mais, se a série alcançar e ultrapassar mesmo os livros, D&D, Cogman, Taylor e companhia vão fazer uma coisa não muito diferente dos fanfics que o GRRM abomina, afinal vão ser outras pessoas brincando com os “filhos” dele.

  • LuisIzb

    Acredito que a publicação de Os Ventos de Inverno será feita a tempo, para que a série o aborde, mas não creio que Martin escreverá Um Sonho de Primavera em menos de dois anos…

    Então é só se desapegar dessa idealização com a série, pois eles de qualquer jeito vão ter que fazer uma ”gambiarra” (seja boa ou ruim) para concertar isso daí. Afinal, ver um Bran com 19 anos tocando árvores é assustador.

  • Gabriel Dias

    Esse último parágrafo disse mt!
    O esquema que vcs montaram foi mt bem feito, esclarecedor e a serie pode mt bem ser adaptado dessa maneira, mas o problema mora na publicação do 7 livro. O quinto livro saiu em 2011 e o sexto é previsto para 2015/2016 (quase cinco anos de diferença) daqui que lance o sétimo, já é quase 2020 :/

  • Emerson Meyer

    Excelente texto e ótima análise. Infelizmente também me sinto pessimista. Acho impossível atribuir qualquer data aos novos livros do Martin, e a TV não tem como esperar.

  • LyannaStarkWIC

    O mais provável é que GRRM acabe escrevendo um oitavo livro, a história chegou a um certo nível de complexidade na qual não será possível fechar em sete…melhor que ele escreva com calma do que entregue um livro feito nas cochas como foi o último da trilogia Jogos Vorazes.

  • Arny

    Desfechos diferentes (para a série e o livro) acho furado. Vai acabar gerando uma eterna discussão entre os fãs de ambas as mídias. Tem de ser canônico.
    Sinceramente não ligo de ler os livros, mesmo já sabendo qual será o final.. o Martim sempre dá um jeito de tonar a narrativa angustiante. In Martim I Trust.

  • Paloma R F

    Com certeza a série vai ultrapassar os livros, todo mundo tá careca de saber que o Martin é muito “lento” pra escrever, mas nem por isso eu reclamo, se ele fosse muito rápido os livros não seriam tanto sucesso. O jeito é curtir as duas obras separadamente, sabendo que os finais serão diferentes.

  • Júlia Machado

    Esse último parágrafo deu até arrepio! Para criar livros tão maravilhosos, enredos tão envolventes e personagens tão memoráveis, George tem o direito de demorar o quanto ele quiser!

  • andrecatapan

    [Pode Spoiler aqui? Em todo caso, possíveis Spoilers abaixo]
    Quando
    eu acabei A Dança dos Dragões eu tive aquela certeza de quem não sabe
    nada que seria impossível o tio Martin fechar essa história em mais 2
    livros, principalmente por que em vez de começar a amarrar as pontas o
    livro joga o novelo de lã todo no chão, indo fio pra tudo que é lado. O
    novo Aegon foi uma surpresa e na hora fiquei decepcionado, até que
    recentemente li as teorias e me parece que faz sentido. A Dany ainda não
    ter chegado em Westeros e quando a carona dela finalmente parece chegar
    (Victaryon) ela acaba indo mais pra longe e por aí vai.
    O negócio é
    que no começo desse ano resolvi reler os 5 livros, principalmente para
    interpretá-los sob a luz das teorias lidas nas interwebs da vida, e, na
    minha opinião, vejo muita semelhança entre os livros 4 e 5 com o livro
    2. Tenho pra mim que são como a calmaria antes da tempestade. É
    impressionante o tanto de história que o Martin conseguiu escrever no
    livro 3 e quão bem ele consegue dar um fecho satisfatório para todos os
    personagens (haja vista que a história iria parar e retornar tempos
    depois, decisão que foi mudada depois).
    Se tivermos livros tão
    grandes como o terceiro e que possuam o mesmo ritmo acelerado, acho não
    só possível, mas como certo que a obra acabe com 7. Mesmo sabendo da
    história, Tormenta de Espadas foi um turbilhão de emoções e espero que
    Winds of Winter siga o mesmo caminho.
    Agora, se o George não se apressar e a HBO ultrapassá-lo, bem, fazer o que né?

  • dome

    Creio que há outro ponto a se pensar: E se winds of winter e a dream of spring tiverem personagens divididos (assim como festim e dança)? E se por algum acaso algum personagem não aparecer no livro 6 e aparecer no livro sete, como a hbo lidaria com isso? Eu acharia estranho um final diferente ou uma adaptação totalmente distinta por conta disso, enfim, muitas possibilidades (boas e ruins). Eu tenho medo do que possa acontecer, mas não sei como poderia ser, é tudo tão confuso .-.

  • Joao Palmadas

    ATENÇÃO ==== Vou tentar dar o mínimo possível de spoilers, mas terei que dar alguns ==== ATENÇÃO

    Quanto às crianças:

    1) Bran está estudando (ou seja lá o que ele está fazendo) com o corvo de três olhos em seu buraco;

    2) Arya está estudando com aqueles ninjas esquisitos no exílio;

    3) Sansa (que aliás não é mais criança, é uma donzela já florescida) está aprendendo a jogar o jogo dos tronos com o Mindinho;

    4) Rickon sumiu da história e não deve aparecer na quarta temporada. Acho que teremos um recast para ele também, como tivemos com o Tommen (é o único que não está estudando nada, o felizardo, deve ser só mais uma criança feliz);

    5) Myrcella está em Dorne, estão querendo ensinar o jogo de tronos para ela também, mas por enquanto ela ainda não aprendeu muita coisa (os professores dela são uns desastres); e

    6) O Tommen já foi substituído por outro ator, a Myrcella também pode, já que ela, o Tommen e o Rickon aparecem menos na tela.

    Portanto, quanto às crianças, não há muito com o que se preocupar, é só ajeitar a cronologia: o que leva algumas semanas nos livros passa a levar anos na TV, assim a Arya e o Bran podem levar anos e anos estudando antes de aparecerem mais na história, a Sansa, a atriz que faz a Sansa, Sophie Turner, já tem quase 18 anos (ela vai fazer 18 no próximo 21 de fevereiro), com alguma maquiagem ela pode ser uma mocinha por mais seis temporadas, se a série tiver 10 temporadas (e parece que querem menos) a Sophie Turner ainda será uma jovem de 24 anos. Assim, as crianças Stark passam anos estudando e as crianças Lannister mais o Rickon terão recast.

    Assim, eu não vejo problemas com o crescimento dos atores crianças.

  • Maria Dias

    O que mais me preocupa é realmente os atores crescerem, Isaac, Sophie e Maisie já não tem mais a carinha de criança de quando começaram a série e (principalmente com o Isaac) eu tenho muito medo de que daqui a umas duas temporadas eles sejam obrigados a fazer o recast.

  • Júlio Domeneghini

    concordo, vai ir para 8 ao meu ver

  • Elvys Daúde Paes

    Se alcançar os livros eu fico na torcida para que eles parem com a cronologia dos livros e façam temporadas abordando o passado. Desde a antiga Valíria, Hera dos Heroes, enfim abordem toda a historia do passado de Westeros. Aí sim tem conteúdo de sobra pra mais umas 5 temporadas.

  • BrunO_R

    Na pior das hipóteses:
    1. Ele morre.
    2. Eu morro.

    Na melhor das hipóteses
    1. Ele vive e termina a história!
    2. Eu vivo e termino de ler! o/

  • LadyTargaryen

    É por essas e outras que eu comentei com um amigo que a HBO vacilou e só devia ter lançado a série ano passado com pelo menos os cinco primeiros livros já disponíveis e o sexto próximo de chegar…

  • Donilo

    Eu não sei o que pensar. Uma boa opção seria preencher esse hiato com as visões do Bran e assim contando a história do passado (sobre Raeghar e Lyanna) ou sei lá, qualquer coisa pra encher linguiça. Mas ainda assim ficaria muito estranho todos os personagens sumirem e ficarem só o Bran…

    Antigamente eu reclamava que só tinha uma temporada com dez episódios por ano. Hoje em dia isso é a salvação. rs

  • LadyTargaryen

    Por isso acho a 1ª temporada de longe a melhor! Se tivessem seguido aquele ritmo e desenvolvido bem cada personagem (e percebam que naquele tempo até a ordem dos POVs era respeitada, assim como cada fala), sem pressa (pra que pressa afinal?), hoje teríamos uma série ainda melhor e sem essa preocupação latejante que está se apoderando dos fãs. Mas ainda me permito ter esperanças e torço para que voltem com essa “tática” para as próximas temporadas, não me importo com a lentidão (POV’s da Brienne e afins) desde que seja uma coisa bem feita seguindo sempre o padrão de qualidade das produções da HBO.

  • Luna

    Sinceramente?
    Acho que esse é o tipo de livro que não acaba.
    Não é como Senhor dos Anéis, com início, meio e fim. Uma história com um objetivo pré-determinado desde o começo…
    Como está no título, são crônicaS.
    Assim como Nárnia (apesar de nunca ter lido, tô chutando pelo oq já ouvi).
    Mesmo ele acabando com o final agridoce, vai ser uma obra que ele vai passar o resto da vida trabalhando, uma história sem um fim propriamente (já pensou, o velhinho fp nos 45 do segundo tempo engata outra história contagiante nesse universo e morre deixando em aberto?!).
    Lembrando que ele tem uma veia de RPG, podemos considerar q ele, como um mestre brilhante, criou um universo a ser explorado ad infinitum (tipo Tormenta, a história carro-chefe tb conhecida como “Holy Avenger” acabou, mas até a última vez que eu fui numa banca – faz tempo – ainda se tinha publicações e histórias oficiais rolando nesse mundo).
    Lidem com essa idéia.

  • Luna

    Talvez o tanto de recast q a série já teve tenha como objetivo acostumar o público com essa idéia…

  • Obrigado por trazerem essa discussão pra nós. Terminei o 5 livro a pouco tempo e estou MUITO preocupada da série alcançar o livro. Falo isso pra todos os meus amigos (só que nenhum deles terminou o Quinto) e eles não fazem IDEIA do que está acontecendo.
    EU CONFIO PIAMENTE no George Martin, acho que ele sabe tudo que está fazendo, e acho que ele já tem um plano pra todo o final. Porém a série fica nas mãos do Dan e do David (Que amam os livros). Espero muuuuito que eles mantenham o equilíbrio, não se adiantem muito. Até agora não tenho o que reclamar do trabalho dos dois. Game of Thrones é a melhor série e o melhor trabalho que já vi. AMO AMO AMO. E desejo que termine de forma gloriosa e perfeita (como HP), com milhares de fãs se emocionando e sendo uma grande herança pra nossos filhos e netos.
    Vamos rezar para Deuses antigos e para os novos, pra R’ollor, Deus afogado e até os de muitas faces. Que o Martin TERMINE LOGO “Os Ventos de inverno” e que o “Sonho e primavera”, são fique só sendo um SONHO e vire REALIDADE!

  • Andre Silva

    Depois que for lançado nos EUA vai demorar mais uns 5 meses pra ser lançado aqui ?

  • Felipe Bini

    Eu também acho que a primeira temporada foi a melhor. O material original já é o melhor possível, inventar moda demais só aumenta a chance de fazer coisas abaixo da média. Acho que a primeira temporada foi assim pra testar, se a recepção da série fosse fraca D&D jogariam na conta da tentativa de ser fiéis demais a um material que não teria se mostrado possível de ser bem transportado para a TV. Depois que a season 1 foi sucesso de crítica e público, se deram a liberdade de fazer como achavam ser melhor da segunda em diante.
    Nem a adaptação da primeira temporada é 100% fiel – tem cenas extras e omissões, mas todas de pequena relevância ou de situações implícitas dos livros transportadas pra cenas (e.g. Renly e Loras) – mas mostrou que se ater ao material original também dá ótimo resultado.
    Mas eu não consigo ser otimista quanto a isso, e não acho que vão “voltar às origens”, pelo contrário… A própria Brienne que vc citou é uma que eu acho que vai ter seu papel muito reduzido. A temporada passada já deu mostras disso com ela matando os soldados Stark com requintes de crueldade. Em AFFC é que a gente vê ela matando pela primeira vez, não sem antes bastante reflexão sobre isso nos POVs, sobre se ela sequer conseguiria tirar a vida de alguém…
    Vai ver foi até por perceberem que a série vai fatalmente alcançar os livros que D&D resolveram botar as asinhas de fora desde logo e adaptar como bem entendiam, ao sabor dos seus interesses (e contratos), afinal o show é deles.

  • BrunO_R

    Eu quero tentar ser otimista e acreditar na versão que diz que isso é tudo marketing do Martin, como foi dito no texto, ele não é um escritor lento, mas passa muito tempo revisando! Talvez ele já tenha terminado esse bendito livro, mas tá escondendo o jogo…

    Agora, se tudo der errado mesmo, acredito que a série vá “mastigar” ainda mais o conteúdo dos livros e não necessariamente acrescentar fillers entre os episódios. Talvez começando já a partir desta temporada! Acho que o maior problema dos produtores mesmo é o núcleo de Theon. O porquê…bem, quem leu sabe e quem não leu, não darei spoilers ^^

  • Felipe Bini

    Credo, Deathly Hallows não foi nada de glorioso e perfeito pra mim. Deus ex machina, personagens e subplots novos pra tudo quanto é lado, e anticlimático acima de tudo. Acho um livro corrido e bem abaixo dos outros, acredito que inclusive por conta de pressão dos editores em cima da Rowling.
    Penso que a demora do GRRM mostra inclusive que ele não sofre desse problema e que quer publicar o melhor trabalho possível. Não sei que que ia ser pior, o GRRM dar uma de Robert Jordan ou de JK Rowling.

  • Felipe Bini

    É tipo um “GRRM is not your bitch” bem-educado.

  • Luh

    Tenso

  • BrunO_R

    Não, o lançamento será simultâneo!!

  • Felipe Bini

    O título original não é “crônicas”, é “canção”.

  • Cara pode acreditar, depois do último livro tomei um nojo de Harry Potter que não aguento nem ouvi falar. Credo, se acontecer algo próximo disso vai ser uma das maiores decepções da minha vida. Obviamente eu nunca depositei tanta confiança em JK…e nunca achei os livros dela essas coisas toda, mas na época era modinha e só se falava nisso, mas não passou de perda de tempo…

  • Luh

    Essa questão dos livros e da série eu já vinha há mto trabalhando o conceito de que eles são diferentes, então n fico fazendo comparações o tempo todo, já q pode ser q eles decidam divergir bem mais, por medo do alcance com os livros, ou só pra adaptar melhor para a TV. O q eu mais neuro é com o tom q a série vai tomar a partir do quarto livro, q eu concordo q tem uma vibe bem diferente dos anteriores, e com como a série vai lidar com isso. Acho q seria ruim se ficasse aquilo de vários personagens em um canto, ter q seguir cada um deles e ainda adicionar novos, e a trama central fica completamente indefinida.
    E, na minha opinião, se for pra fazer q nem o Spartacus, como falaram ali, o mais interessante para o publico seria fazer sobre a Rebelião do Robert. Nada contra o Dunk & Egg em si, mas acho q o publico vai gostar mais de ver algo q tem mais a ver com a história original, e por mais q o Martin diga q tudo o q ha pra saber sobre ela vai ser falado nos livros, a série ainda n tratou disso com a profundidade necessária, se formos assumir q os eventos ocorridos nela vão fazer tanto impacto no resto da série, com as histórias dos Martell e, se for verdadeira, R+L=J (aposto q quem só vê a série mal sabe quem era Rhaegar e Lyanna e mto menos Elia Martell). Claro, isso assumindo q a teoria é verdadeira e q isto será tratado na série, o q pode mto bem n ser.
    Porém, ainda afirmo q eu concordo com mto do q foi falado aí, mas tbm acho q ninguém está vendo e lidando com esses problemas mais do q David & Dan e o próprio George. Eles com certeza estão encarando essa preocupação bem mais do q a gnt e podem até ja ter uma solução bolada. Vamos esperar pra ver o q a quarta temporada nos trás, já q ela pode em muitos pontos divergir dos livros, e tirar nossas conclusões então.

  • Eduardo Amorim

    O livro ou a série? Pq creio q o livro demore um tempo mesmo por causa da tradução.

  • Luna

    Eu sei, mas se o uso de ‘song’ estiver relacionada ao seu uso na nossa idade média, ela está muito mais ligada a narrativa/crônica/história do que o entendimento atual que se tem por canção, dá no mesmo. 😉

  • Eu não creio que a idade das crianças entre livro e série seja um grande empecilho não(no momento). O história deles dá brecha para “crescerem um pouco” sim…………<=== spoiler em letras tamanho 0,1

    De resto concordo com o infográfico da matéria.

    A quinta temporada, pelo trailer da quarta, dá para notar que pode seguir sim com os mesmos livros, tem muita luta neste meio heim.

    E assim dá tempo dele lançar o TWoW neste meio tempo e depois caminharem juntas ou não em 2016 como descrito no infográfico mesmo.

    Na verdade eu acho que o GRRM vai optar pelo que der mais dinheiro. Se a série render, ele vai atropelar os livros e pronto, ponto final.

    BTW texto muito bom da Ana Carol.

  • Oxi! Era bem isso que eu queria dizer. Deveria ler tudo antes de postar rs.
    Bem elaborado.

  • Felipe Bini

    Mas não tem nada oficial quanto a isso.

  • Felipe Bini

    Uai, mas as chansons de geste não eram poemas épicos sobre os feitos de heróis, dentro de um contexto maior? Acho que isso é bem condizente com ASoIaF. Os poemas tinham fim, ainda que seus temas perdurassem.
    Não entendi por que isso possa significar que a série não vá ter um final. O universo pode continuar existindo depois da ASoIaF, mas isso não quer dizer que aquela canção dentro do universo não vá ter um fim determinado. As declarações do GRRM, inclusive, são no sentido de que ele já tem traçado qual é o destino dos personagens principais.
    E falando propriamente dos livros, o Rhaegar identifica, numa visão da Daenerys na Casa dos Imortais, o filho dele como sendo o dono “da canção de gelo e fogo”, em clara alusão ao nome da série.

  • Rodrigo Ferreira

    Acredito que no Festim e na Dança há material para três temporadas, se os livros forem bem aproveitados.
    Outro grande problema, já citado no texto, são os atores mirins. Acho que isso abre uma brecha para outra discussão, uma troca nesses atores em algum momento do show. Não gosto disso, gosto do trabalho deles, mas uma hora isso se tornará inevitável.

  • Clóvis Diaz Jr.

    Se a série estivesse começando somente agora tudo daria certo, se bem que muitos personagens seriam interpretados por outros atores.

  • Felipe Bini

    Mas acho que felizmente não corremos esse risco, como falei ali, justamente pela “demora” do GRRM.
    Além, é claro, dele ser um escritor infinitamente mais competente que a Rowling.

  • LadyTargaryen

    Exatamente! Prova de que a 1ª temporada deu tão certo é que foi a única verdadeiramente conhecida nas grandes premiações e afins. A gente tinha oportunidade de digerir cada ceninha e ter seu devido luto. Hoje mais me parece uma avalanche de acontecimentos com mortes cada vez mais banalizadas. Não que eu não goste, mas podia ser melhor, muito melhor…

  • Dinho Junior

    espero que o cara não morra antes de lançar todos os livros ‘-‘

  • Luna

    Acho que estamos falando a mesma coisa, não? ^^

    Como escrevi acima: Mesmo ele acabando com o final agridoce, vai ser uma obra que ele vai passar o resto da vida trabalhando.

    Digo isso tb, pq como já foi dito em outra caixa de comentários, o autor reconhece que a trama ganhou uma complexidade maior do que ele imaginava.

  • Luna

    Apesar de acompanhar os livros e não o seriado, concordo contigo.
    Seria bem mais interessante falar sobre a Rebelião do Robert do que de Dunk & Egg e assim ainda se aproveitaria parte dos atores/personagens, que o público já conhece. Seria quase uma temporada de flashback sobre os eventos do passado (a curto prazo) que levaram a série.
    Kkkk

  • Iury

    Três temporadas de Tyrion andando de barco e Brienne andando pra lá e pra cá. Isso que affc e adwd já vão começar nessa temporada.

  • Matheus

    Mas Lidianycs ela só apareceu para mídia só com HP, você com certeza nunca tinha ouvida falar dela antes de HP.Concordo que o último foi bem abaixo dos outros seis livros, mas falar que foi horrível, ai foi demais.Martin é outro que nunca foi famoso até lançar as crônicas, mas ele é diferente da JK e não vai ceder a pressão da série, e portanto acho que o final vai ser espetacular.

  • “Pegue portanto teu manto negro e tua espada, a mais afiada de todas. Este será um longo inverno e você precisa começar a sua vigília.”
    > Essa foi a frase mais legal =)

    Enfim; acho que o sr. Martin está escrevendo é os dois ao mesmo tempo, e vai surpreender todo mundo =P

  • Fernanda

    Li uma entrevista da JK Rowling em que ela afirmava que principalmente nos últimos dois livros a pressão de editora, fãs, warner e tudo mais foi tão grande que ela acabou correndo na escrita e deixou muita coisa pra tras ou escreveu de forma apressada. Ela disse ainda cogitar publicar uma espécie de “director’s cut” dos livros, com essas alterações na trama.
    O Deathly Hollows foi decepcionante. Um livro enorme em que quase nada acontece em pelo menos metade da história. De repente, tudo acontece em algumas páginas, super corrido, sem muita explicação ou sentido.

  • Nem me pagando leio mais nada relacionado a HP…

  • Por mim gosta quem quer. Eu nunca achei lá essas coisas toda, pra mim sempre foi modinha. Só li pq todo mundo parece que tinha aprendido o ABC pra ler esses livros de HP. Nunca vi nada demais na história e antes disso já tinha lido muita coisa bem melhor e fantástica. 😉

  • Fernanda

    Hahahahahahaha, apesar de ter odiado o último livro, HP tem um lugar especial no início da minha adolescência. Acho que leria o possível “director’s cut” do sétimo livro pra ver se ele passa a ter sentido, mas sem grandes pretensões.

  • Eu só espero que não façam o mesmo que fizeram com True Blood.
    :'(

  • Pedro Henrique Carvalho Silva

    O que aconteceu com True Blood?

  • Se distanciou completamente da história dos livros e mesmo que os últimos livros não tenham sido tão bons quanto os primeiros, a série conseguiu ficar muito pior.

  • Mauro

    Ok, os livros 4 e 5 tem bastante enredo p/ mais 2 ou 3 (sendo otimista) temporadas se olharmos o todo! Se olharmos as histórias individualmente, veremos que algumas personagens como a do Bran, Arya e do Theon não terão conteúdo p mais 2 temporadas quiçá 3 (sempre quis usar quiçá xD) … isso sim me preocupa

  • Husky

    Concordo com seu comentário. Seria ótimo uma temporada ou duas só com os acontecimentos da rebelião de Robert. É muito vago ficar sabendo do passado apenas por comentários de certos personagens.

  • Husky

    Isso só mostra a verdadeira intenção da HBO : $$$…

    Não falo dos produtores e do Martin que com toda certeza querem fazer um trabalho com toda a excelência possível.

  • Husky

    ### Spoiler sobre Bran ###

    Seria uma ótima ideia ter o Bran contando o passado através das visões dos represeiros. Mas, se não me engano, Bran só vê através das árvores coração. Se for deste jeito, ele não estaria presente onde de fato as histórias aconteceram. Eu viajei aqui e pensei em um conteúdo com histórias da Velha Ama, seria maneiro.

  • Husky

    Meu medo é que Hodor não seja mais capaz de carregar o Bran nas costas. O moleque ta quase do tamanho da Sansa!

  • Tatiza Feitosa Lima

    Em relação a adaptação dos livros 4 e 5 acredito que ficaria bem melhor se mesclassem os dois em até 2 temporadas!!O Festim é um livro que demora a ser lido e tbm não tem os personagens mais queridos pela maioria!!E juntar os dois em duas temporadas já está de bom tamanho. E até o final destas temporadas os Ventos já terá sido publicado!!(espero hehehe!!)

  • Chris

    SPOILER LIVROS 4 E 5
    Acho bem improvável a 6 temporada ter partes do livro 4 como está na previsão de vocês… O 9 episódio da 5 temporada para mim vai ser com a arena de Meereen, a batalha de Winterfell (visto que estão adiantando cenas do Stannis e Theon/Ramsay na 4 temporada), a caminhada da vergonha de Cersei e a Arya deixando de ser cega. O 10 episódio deve ser do Jon sendo esfaqueado e da morte do Pycelle e Kevan… A morte do Quentyn provavelmete será no começo da 6 temporada e a batalha de Meereen no meio da temporada

  • Gente, vamos considerar que Harry Potter é uma leitura infanto-juvenil. ESTÁ MUITO LONGE de uma estrutura complexa da história do Martin. Eu achei super perfeito o desfecho de HP. A mulher conseguiu fazer crianças lerem um livro de 700 páginas. Por favor, vamos parar e pensar que é um livro direcionado pra CRIANÇAS.

  • Como assim não acontece NADA? Foram dois filmes pros acontecimento de “Deathly Hollows”.
    E um pequeno detalhe, a J.K. queria matar meio mundo de personagens nos livros e a editora não deixou. Creio que não vamos ter esse problema com o Martin, pq desde do primeiro livro somos preparados pra isso. Eu gosto de Harry Potter, acho que foi um livro que marcou minha infância-adolescencia. Agora, acho que As crônicas de Gelo e Fogo marca o começo da minha fase adulta. E eu acho que nenhum escritor, escreve como o Martin. Ninguém tira isso da minha cabeça

  • Fernanda

    Mas na última temporada ele já nã estava carregando o Bran. Improvisaram uma carrocinha pra carregar o Bran.

  • Laís Severo

    Que os Sete estejam ouvindo. Acho que seria a melhor coisa se ele nos surpreendesse e lançasse os dois ao mesmo tempo!

  • Paloma R F

    acho mto improvavel

  • Paloma R F

    eu li os livros e acompanho a série, True Blood ficou ridícula, a ultima temporada deu vergonha alheia assistir.

  • Eduardo Amorim

    Meio profeta agora!!! kkkkkkkkkkkkkk

  • Paloma R F

    só dá pra ficar especulando né, mas eu acho que a série vai passar dos livros e nós teremos a série diferente dos livros.

  • Eu não li os últimos 2 e depois que soube do final nem pretendo ler. A série eu parei ver na quarta e olhe que eu era HIPER MEGA ULTRA fã da história. Uma pena… =/

  • Felipe Bini

    A crítica não era à Rowing, eu não tirei os méritos dela enquanto escritora de fantasia infanto-juvenil. A princípio em nem tava comparando ela com o GRRM, afinal a resposta é mais do que óbvia. Eu só acho que Deathly Hallows foi uma queda drástica de qualidade em relação aos outros livros da própria série Harry Potter. O fato dela ter conseguido fazer crianças lerem livros de 700 páginas não muda isso, afinal desde Goblet of Fire que todos os livros tinham mais ou menos o mesmo tamanho em número de páginas, e o único que foi inferior foi o último.

  • Paulo Eduardo Siox High

    tem nada disso… a 4 temporada ,ira relatar os fatos da metade ate o finao do 3 livro

  • hahahhah

  • Paulo

    Você pareceu um conhecido meu falando, mas ele usa esses termos para Game of Thrones, dizendo entre outras coisas que é uma cópia de Senhor dos Anéis e que só faz sucesso porque tem várias partes envolvendo sexo.

    Sobre Harry Potter, eu já fui bem fã, mas o final me deixou um tanto decepcionado, tanto que eu nunca mais reli os livros.

  • Anderson Lima

    O sucesso da série se deve principalmente pela história em si, criada pelo G.R.R. M. Assim, se ela alcançar os livros e seguir um caminho próprio, as chances de virar uma porcaria são grandes sim…

  • Eduardo Amorim

    Essa conversa está me dando medo *~*

  • Caetano Eduardo

    mas isso na verdade foi culpa dos proprios produtores q aceleraram certas coisas, como por exemplo Daenerys no deserto e em Qarth e Arya em Harrenhal

  • Donilo

    Andei pensando também, acho que o livro 5 tem sim muito conteúdo a ser explorado, coisas que não foram narradas em detalhes no livro e que podem se encaixar muito bem na série. Um exemplo é a tomada de Pedra do Dragão pelo Loras, no livro não mostra isso, é apenas uma ‘notícia’. Eles podem muito bem adaptar isso para a série, sem contar muitos outros eventos que não tem os PoVs…

    Enfim, acho que agora eu tenho esperança, pelo menos se Martin publicar o TWOW até o início de 2016 no máximo.

  • Matheus

    Concordo, mas, imagine a pressão que ela deve ter sofrido no último livro.Compare o último com o cálice de fogo por exemplo, é sensacional o quarto livro.E a Laís batista ta certa, só ela ter conduzido uma geração de criança para ler, eu tiro o meu chapéu para ela, o próprio martin a elogiou por isso.

  • Joao Palmadas

    Vocês perguntam: “”O que pode acontecer se a série alcançar os livros?” A pergunta está errada. A pergunta certa é “O que pode acontecer QUANDO a série alcançar os livros?”

    O Martin diz que detesta fanfics. Eu digo que há fanfics e fanfic$. Por que, afinal, o que é e$$a $érie $enão vário$ fanfic$? Quando a série passar dos livros, os roteiristas da HBO vão desenvolver várias histórias diferentes das histórias dos livros. E o Martin pode detestar fanfics, mas nesse caso não serão fanfics. $erão fanfic$.

  • Mas eu gosto de SDA. Só pq é bom não tira o mérito de George, que tem uma história muito bacana e totalmente diferente de SDA, nem sei pq o povo compara tanto. Mas eu detesto HP em todos os sentidos que vc possa imaginar. E sim conheço gente que parecia ser ser analfabeto e descobriu as letras pra ler esses livros…

  • JFC

    Tudo começou quando deram para o Martin a ideia de dividir ADWD em POVs. Se ele não fosse tão cabeça dura o tomo seria lançado em duas partes e ele não teria reescrito os capítulos, não teria mais ideias e provavelmente já estaríamos com TWOW, pelo menos.

  • Mohamad Kammouni

    Vai sonhando amigo..

    Se fosse só isso não veríamos Theon no trailer, não teria Bran no trailer, então cara vc está se iludindo.

  • BrunO_R

    Me desculpem, eu me lembro de ter visto aqui mesmo algo a respeito da Leya ter dito que o lançamento seria simultâneo, posso ter me enganado, sonhado ou algo assim, pois não estou mais encontrando a notícia… Algum moderador do site poderia responder mais exatamente!

  • A série tem lançamento simultâneo. Livros levam meses pra traduzir.
    Tudo sobre o livro já publicado aq:http://www.gameofthronesbr.com/tag/os-ventos-do-inverno

  • BrunO_R

    Obrigado Lidiany, eu realmente me confundi! Me desculpem pessoal! Mas quem sabe se não acontece um milagre, né? rs

  • Tomara…

  • Messinho’

    Acho que li uma entrevista do Martin afirmando que não dividiria mais as histórias

  • Messinho’

    Nessa vibe de histórias complementares, ficaria legal (muito legal) se após o conteúdo dos livros 4 e 5 terminassem, eles interligassem com os fatos da Rebelião de Robert e todos os seus mistérios, daí quando o livro 6 saísse até mesmo “O prometa-me Ned” – que foi ignorado antes – seria reaproveitado em momento oportuno. E isso também daria a chance de explorar quase todo o conteúdo do livro 6 sem parecer ser novas informações, pois seriam apenas continuidades. Uma ou duas temporadas (uma seria ideal, duas no máximo) com essas informações de antigamente, além de darem um novo gás à série, contribuiria bastante com a finalização dos plots. E mesmo o problema com as crianças seria irrelevante, já que Dany nos livros tem 14 anos e a atriz que a interpreta ter idade pra ser mãe dela.

  • Bruno Lopes Vasconcelos

    Esse argumento do crescimento das crianças série x livros é mt furado. Quantas séries/filmes usam efeitos, maquiagem, figurino, entre outras tecnicas para adequar a idade do ator ao personagem.

  • Bruno Lopes Vasconcelos

    mas é exatamente por só saber os detalhes que o autor pode se valer de reviravoltas, como a tão conhecida R+L = J. Acho q dá pra pegar uns episódios de flashback da Rebelião de Robert, mas não uma temporada inteira pra falar disso. Fugiria demais da trama principal.

  • Larissa_Alves

    E comprovando mais uma vez que essa saga é impossível ser reproduzida p/a TV sem algum conflito…

  • Peterson

    eles poderiam ir desacelerando e explorar bem as habilidades do Bran e fazer ele ter umas visões sobre o passado… veríamos o Ned, o Robert, a Liana, etc… Nossa… seria perfeito! Lógico, tomando cuidado pra não fazer uma temporada SÓ de visões. Mas eu acho q equilibrando bem entre presente e passado seria uma solução ótima pra esperar o velhinho terminar d escrever.

  • Stenio Camara

    Acho até que não precisam “deixar” os atores mais novos. Apenas cresceram e pronto! Ninguem vai reclamar de ve-los já adultos na trama. Não muda nada na estoria…

  • Stenio Camara

    Eu realmente acho que a serie poderia ter trabalhado com flashbacks. Ter mostrado a morte do irmão e pai de Ned. Mostrar a profecia de Maggy a Rã, mostrar como Jaime assassinou o Rei Louco, mostrar como Ned recusou o trono e “deu” para Robert. Muito melhor ver a cenas do que escutar Jaime contando à Brienne, já que visualizar é muito mais interessante! Tem muita coisa pra mostrar do Saque de Porto real. As tramas da aranha, a vida e ascensão de Mindinho. Putz….e a historia ficaria muito mais clara aos leitores!

  • Muito bom o post Carol!
    Era uma dúvida (e receio que tinha) gostei muito das explanações e hipoteses sobre o que pode acontecer!

  • Rafael Rodrigues

    Só ficou faltando um tópico na parte das piores hipóteses.

    3 – George Morre

  • Monyze Negreiros

    Por mim o Martin pode levar o tempo que ele quiser para terminar os livros. Eles são uma obra-prima: dá pra ver o cuidado que ele tem com a criação das tramas super complicadas e interessantes, as descrições… E o Martin tem um cuidado extra para não deixar deixar erros e furos. Se a galera curte o que ele oferece, tem que ter isso em mente. Escrever dá trabalho; escrever algo bom é ainda mais difícil. Ser um escritor como o nosso velhinho troll é coisa de artista, de gênio.

    Mas por um lado eu realmente fico preocupada com a situação da HBO. Eles estão fazendo um trabalho bacana. Talvez se não tivessem cortado tanto as tramas paralelas (incluindo as profecias, sonhos) nas tramas anteriores eles estariam mais tranquilos porque ainda teriam muito conteúdo para trabalhar. Claro, há toda a questão orçamentária; a série seria BEM maior do os sete anos que um dos produtores (e provavelmente a HBO) deseja, eles teriam que desembolsar muito dinheiro.

    Se eles tiverem que criar um final alternativo, tudo bem. Desde que seja crível e digno da história toda. Se quiserem enfiar Dunk e Egg, eu ficaria maravilhada em ver a dinastia Targaryen no poder!

    Vamos ver no que essa coisa toda vai dar

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Monyze Negreiros

    Cara, é uma boa pedida, mas aí temos que avaliar as coisas.

    Pra quem leu/está lendo os livros seria uma boa. Quem não fica louco pra saber mais sobre essas histórias paralelas?

    Mas e pro grande público que não está nem aí pros livros ou prefere ver a série a ler os livros (tenho alguns amigos assim)? Como eu li em um cometário aqui mesmo nessa página a galera nem sabe direito quem é Rhaegar Targaryen. Pra eles isso não importa. Imagine saber a história sobre uma terra distante que foi devastada que, da forma como a série foi montada, não acrescente em nada pra tama desenrolando. A sensação que iria dar é que “po**a, quero saber logo quem vai ficar no sentar no trono de ferro, se vão conseguir vingar o ned, pq eles tão contando essa história que não tem nada a ver?”
    Além do que a HBO dá a entender que não quer muitas temporadas (deve estar querendo cortar ga$to$); então a gente teria essas temporadas “spin-off” pra depois retomar o curso da história.

    Seria sensacional ver a tão famosa Valíria antes de sua perdição, mas acho que não vai rolar.

  • Thiago F. Coelho

    A série ter um final diferente dos livros? Pode ser coisa minha, mas acho isso uma péssima ideia. Não sei explicar por quê, apenas acho ruim.

    E a pior das hipóteses não é essa aí, não: a pior das hipóteses é ele MORRER antes de terminar!!! “You’re not getting any younger, you know? (…) So write, George. Write like the wind”.

  • Thiago F. Coelho

    Os Sete e os incontáveis antigos deuses dos primeiros homens.

  • Heberus Stormblade

    Post sensacional. Minhas congratulações Ana.

  • Gustavo

    Kkkkkkkkkkk eu ia falar que não precisava nem comentar, pois já tinham pensado em tudo. Mas realmente, ainda tem isso! Kkkkkkk

  • Victor Hugo Macedo

    Realmente acho que o maior problema da série é exatamente o crescimento natural dos atores do núcleo infantil da série, o Isaac tá quase do tamanho do Hodor kkkkkkk

  • Certissímo! Eu pensei que A Dança dos Dragões ia começar a se resolver e tapar os buracos da história, aí o Martin cava mais 50.
    Embora isso serviu pra aumentar ainda mais minha curiosidade, não faço ideia de como vai terminar isso tudo e de como ele vai fazer pra tapar tanto buraco em 2 livros. Também concordo. Acho que The Winds of Winter vai ser na mesma carga de emoção que A Tormenta de Espadas.

  • Rafael Rodrigues

    Se o George morrer o final da série não vai passar de uma fanfic

  • M_Tulio

    Aposto que a serie terá um final alternativo antes dos livros. E eu vou achar isso excelente.

  • Fred Neison

    Ou eles podem fazer um temporada “filler”, como aconteceu com spartacus. Nessa temporada poderia ser contada a história da Rebelião do Robert. Acho que seria bem legal.

  • Relacionando seu comentário com o do Peterson, logo abaixo: uma forma de fazer isso é através das visões do Bran! Sério, isso abre um leque razoável de opções para os produtores. Claro que não rola uma temporada inteira, mas dá para inserir bastante conteúdo, e ganhar tempo.

  • Everton Oliveira

    que não seja filler que nem do Naruto tá valendo

  • Quando eu ouço essa palavra me dá calafrios UASHUASHASHAUHS

  • Bill T.Prefect

    Seria inviável, como dito no texto, deixar os atores desempregados por 1 ano…

  • Bill T.Prefect

    Vamos ser realistas, o 6 livro provavelmente sai em 2015, mas o 7 em 2017 ? acho MUITO dificil… Logo a ultima temporada vai ter que ser do jeito da HBO… Não é o que gostaríamos, mas provavelmente vai ser isso…

  • Bill T.Prefect

    Acho que a série, tirando a primeira temporada, é MUITO diferente dos livros…………

  • Bill T.Prefect

    Oh sweet summer child….

  • Bill T.Prefect

    Gente é IMPOSSÍVEL ter 1 temporada retratando o passado, é basicamente como ter um hiatu, os atores ficariam desempregados e provavelmente abandonariam, fora que é quase impossível a HBO fazer isso por que seria um custo enorme, novos atores, sets e etc… O jeito é aceitar que a história da ultima temporada ta nas mãos da HBO.

  • Também não vejo a menor possibilidade disso. Eu mesmo parei de ver Spartacus dps que começou esse hiato.

  • Stenio Camara

    Exatamente Renata. Seria mais ou menos que nem Lost. Que metade do tempo eram flashbacks e eram muitos legais. Dava pra explicar melhor as personalidades dos personagens e ainda ganhava tempo. Fora que da pra fazer flashbacks com todos os atores adultos e ainda possibilita participacoes especiais de Ned o/ ! Mas pelo que ja percebi dos produtores, eles nao trabalham com flashbacks! Mas gostaria de mandar um email pra eles sugerindo. kkkkk

  • eu acho q ainda há chances d o Martin entregar o final real para a HBO caso ele esteja sei lá … morrendo

  • Luciano gonçalves dos santos

    se você não assistiu a 2ª e 3ª temporada de spartacus você perdeu uma ótima série, além do mais o hiato de spartacus também foi muito bom.Não gostaria desse recurso em GOT mas seria interessante ver na TV a rebelião Robert ou a conquista de Aegon, a primeira dança dos dragões

  • Ives Leocelso Silva Costa

    Em 2020 quando a história ainda estiver inacabada vou lembrar disso. ‘A história das Crônicas de Gelo e Fogo merece todo o tempo do mundo pra ser concluída de maneira épica.’

  • Alcori Alcori

    Infelizmente acho que ele se perdeu nos livros… Acho que não consegue mais, após deixar tantas pontas da historia aberta, fechar toda a trama de forma satisfatória e fazendo com que tudo tenha sentido… Afinal são muitos personagens…

  • Leo

    Eu quero muito que ele escreva um oitavo livro e termine nele. Tenho a impressão de que em 2 livros restantes a história vai ficar muito corrida e, principalmente no final, gostaria de ler os POVs dos personagens bem aprofundados. Ao contrário de muitos, A dança dos dragões foi o meu livro preferido justamente por isso.
    Essa série de tv é uma bosta, não curto nem um pouco e vou ficar muito frustrado se o George não escrever um oitavo livro por causa dessa palhaçada.
    E sobre os atores estarem crescendo, não vejo nenhum problema nisso visto que a Daenerys do livro tem 13 anos mais ou menos e a do seriado tem cara de ter 20. Pra mim foi piada a Sansa do seriado já burra velha ficar menstruada. Sério, o Bran é o menor dos problemas dessa série tosca hahaha

  • Cara, da próxima vez maneira aí na esculhambação. Se vc só gosta dos livros, tem post sobre eles vai lá e comenta. O próximo nesse nível não será aprovado e vc será bloqueado.

  • Leo

    Foi mal se peguei pesado. Deve ser ansiedade pelo próximo livro haha

  • Eu acho que ele devia esquecer um pouco a série e focar nos livros, eu particularmente gosto mais dos livros, a série é perfeita, mas eu não posso comparar toda a obra a uma seria televisiva por melhor que seja. Minha opinião, não me bane pls! haha

  • Myriel

    Concordo plenamente. Acredito que as melhores maneiras de explorar o passado da saga seria através de um spin-off ou através de animações bem executadas. Ambos necessitaram de grande investimento, mas não deixam de ser opções para quando a série terminar.

    Tenho a sensação de que a HBO já pensou em adaptar os contos de Dunk e Egg para quando a série for finalizada, se sua popularidade ainda estiver em alta.

    Pessoalmente falando, eu adoraria ver animações da série, de maneira semelhante aos quadrinhos já lançados. Com as animações seria possível explorar muitos detalhes que são inviáveis na série. Mas sei que é um processo muito caro e que talvez não seja tão apreciado pelo público adulto (mesmo sendo voltado a ele).

  • Matheus Cardoso

    temos que torcer é para o velho barbudo não bater as botas por que se não … ai ai .

    o ideal é 8 livros .. do jeito que ele é , eu penso que seria assim : sexto livro =segundo semestre de 2015 , 7 livro=2019; 8 livro=2024 kkkk …

  • Matheus Cardoso

    produção de um GTA novo vs Martin escrevendo um livro – quem demora mais ?

  • Matheus Cardoso

    concordo.. mas o problema é que o velho barbudo não é imortal ‘-‘

  • Ives Leocelso Silva Costa

    Concordo plenamente, acho que essa é a verdadeira razão da demora toda e ele já deu indicações disso em algumas entrevistas

  • Bill T.Prefect

    Mas há de se admitir que os dois mesmo demorando, são igualmente fantasticos hahaha

  • Matheus Cardoso

    sim hehehe

  • Hericsson Bueno Marchiorato

    Queria que a saga dos livros chegasse a 10 o invés de 7, pois a história é demasiada complexa, e gosto muito de detalhes. (E assim a série da hbo seria longa também)

  • Giovanna Givoni

    tudo é possivel.

  • Nitay

    Cara… dae tu pensa que supernatural já esta na 9 temporada… e olha que os caras enfretaram lucifer na 4 ou 5…
    Pq GOT não pode ter mais de 8?

  • HAHAHAHAHAHA PQP
    os caras enfrentaram LUCIFER a cinco anos atrás e ainda tem história pra contar?

  • Nitay

    ah pois é… tu vê, realmente não sei mais o que eles podem inventar.

  • Eduardo Santos

    Vai acabar igual ‘Caverna do Dragao’… sem fim

  • Flávio Gama

    Eu acho que ele já escreveu tudo. Ele não estaria envolvido em tantos projetos se faltasse tanto pra terminar a principal estória dele. O lançamento de cada livro deve mesmo ser de forma estratégica.

  • Victor Hiago

    Acho que se a série tiver um final diferente dos livros não tem muito problema. Na verdade, eu até opto por isso, caso o Martin não consiga terminar de escrever o último livro antes da série (o que penso que vai acontecer). Ele teria apenas dois anos para concluir o 7° livro, e como sabemos, o Martin é um escritor lento.
    Pensem bem, a série termina, e depois de alguns anos, o último livro é finalmente publicado. O Martin poderia demorar todo o tempo do mundo para que a saga terminasse de forma épica, e a série poderia ter um final diferente. Duas histórias iguais com desfechos distintos. Para mim, não há problema algum nisso, pois curtiríamos esses dois finais, cada qual da sua forma.

  • Val

    P mim, esse velho é um sacana! xD
    Veja bem eu adoro ele, criou um universo magnifico, blablabla
    Porém, a impressão que eu tenho é que ele já tem boa parte dos livros escritos, se já não tem ‘Os ventos do inverno’ pronto, esperando apenas um momento estratégico.
    Ele parece tão despreocupado, envolvido em diversos projetos e soltando capítulos por aí…
    Martin passou 5 anos com o dança, mta coisa foi refeita e mta coisa foi cortada… fico pensando que ele deve ter produzido material para todos os livros.
    Esse capítulo da Arya, que saiu essa semana, diz-se que ele tá chutando a vários livros… Martin escreve mto e qndo ele revisa, se dá conta que tal coisa seria melhor em outro momento e tal coisa não esta boa aqui e assim ele vai acumulando coisas p depois…
    Não sei, essa é impressão que tenho qndo vejo as entrevistas e declarações dele.
    Ou vai ver eu estou errada e tudo isso é um engodo e na real ele está desesperado! It’s a trap!!

    De boa, espero que ele consiga! Ele realmente criou uma série extraordinária, que eu curto mto. As cronicas de Gelo e Fogo merecem um final digno; e como dizem os fãs por ai, e eu concordo xD, levando o tempo que for preciso.

  • Jiog

    Os motivos de GoT não poder ter mais de 8 temps são diversos, mas, na minha visão, o maior de todos é a idade dos personagens… Como eles farão quando a atriz da Arya ou o ator de Bran começarem a ficar muito velhos para os papeis? Essa quarta temporada já está estranha por causa do tamanho e voz de Bran e talz, imagina daqui alguns anos…

  • Everton Oliveira

    kkkk na maioria das pessoas

  • Virgílio Santos

    Uma coisa que a gente não veria em nossos tempos de vida seria a Blizzard fazer um jogo baseado no sétimo livro

  • Virgílio Santos

    Champs, só pra constar, a Sophie Turner tinha pouco mais de 15 anos quando gravou a Sansa e ela é só um ano mais velha que a Maisie WIllians

  • Sir Ponce

    Simples, no meu ponto de vista.
    O que rende mais dinheiro? O que tem mais interesses envolvidos? O que dá maior Visibilidade ao Autor? >> Resposta: A Série.

    A série tem maior peso Econômico do que os Livros. A série pode simplemente finalizar com a história original, não necessariamente diferente do que virá nos livros (posteriormente), obviamente os livros terão maiores detalhes.

    Qual o problema disso? Não depende apenas do Sr. Martin, acredito que uma boa negociação resolve o problema com facilidade.

    Valar Morghulis

  • debohnovello

    Em caso de a série alcançar os livros eu acho muito melhor fazer um final alternativo e encerrar duma vez. Se Martin revelar o fim com antecedência e permitir que eles coloquem na série não vai ter graça nenhuma esperar os livros para ler, se já saberemos qual será o final. Afinal, o mais legal dessa série são justamente as reviravoltas e a indefinição constante.

  • Eliezer Laufer

    KKKKKKKKKKKKKK

  • Eduardo Felix

    Pelo que eu vejo, a causa da demora na escrita e publicação dos livros é a forma como o George escreve. Toda a história está ligada, do primeiro livro até o quinto e certamente até o último que já é planejado por ele.
    Além disso, toda trama tem pistas sobre o destino da história, assim como lendas, mitologia, histórias de antepassados que são extremamente elaboradas (como rebeliões, histórias das companhias livres, etc).
    Acho que a essência do enredo já está toda pensada, o que demanda tempo mesmo é ligar todas as pistas, manter coerência, etc.

  • Ai é que tá, pra mim supernatural deveria ter acabado na quinta temporada.

  • 7 livros para 7 reinos

  • Dexter

    Pelo jeito eles vão encerrar a série faltando dois livros a serem publicados, já que Ventos de Inverno não sai esse ano 🙁