O Torneio de Harrenhal e a identidade do Cavaleiro da Árvore que Ri

O Torneio em Harrenhal foi organizado pelo Lorde Whent em honra de sua filha e para exibir o poder de sua Casa; foi o maior torneio da época e, talvez, de todos os tempos, estendendo-se por 10 dias.
Sor Barristan Selmy afirmou que o torneio foi anunciado logo após a visita de Sor Oswell Whent da Guarda Real ao gigantesco castelo de seu irmão, Harrenhal. O Rei Aerys II apenas compareceu ao torneio pois Varys o havia alertado que seu filho, o Príncipe Rhaegar Targaryen, havia providenciado o torneio como um pretexto para se reunir com diversos grandes Lordes para remover seu próprio pai do trono.

Torneio em Game Of Thrones

Torneio em Game Of Thrones

ATENÇÃO: esse post pode conter spoilers dos livros A Guerra dos TronosA Tormenta de Espadas e A Dança dos Dragões.

O Príncipe da Pedra do Dragão foi o campeão, e ao final escolheu Lyanna Stark como Rainha do Amor e da Beleza, dando a ela uma coroa de rosas azuis de inverno. Foi um fato escandaloso, não apenas porque Rhaegar era casado com Elia Martell de Dorne, mas a própria Lyanna era noiva do Lorde Robert Baratheon, de Ponta Tempestade.

Rhaegar coroa Lyanna rainha do amor e da beleza.

Rhaegar coroa Lyanna rainha do amor e da beleza por M.Luisa Giliberti©.

A indiscrição do Príncipe culminou em seu sequestro de Lyanna um ano depois, que foi o estopim da Guerra do Usurpador, e trouxe o fim do reinado Targaryen.
Também nesta ocasião, aos 15 anos de idade, Jaime Lannister foi admitido na Guarda Real. Ainda, um cavaleiro misterioso, o “Cavaleiro Da Árvore Que Ri”, apareceu nas listas para lutar pela honra de Howland Reed de Atalaia da Água Cinzenta.

O torneio teve 5 dias de combates e como campeão o Príncipe Rhaegar Targaryen.

Ocorreram os seguintes combates:

  • Combatentes desconhecidos derrotaram 4 filhos do Lorde Whent;
  • O Cavaleiro Da Árvore Que Ri derrotou um membro da Casa Haigh;
  • O Cavaleiro Da Árvore Que Ri derrotou um membro da Casa Blount;
  • O Cavaleiro Da Árvore Que Ri derrotou um membro da Casa Frey;
  • O Príncipe Rhaegar Targaryen derrotou o Lorde Yohn Royce;
  • O Príncipe Rhaegar Targaryen derrotou Brandon Stark;
  • O Príncipe Rhaegar Targaryen derrotou Sor Arthur Dayne;
  • O Príncipe Rhaegar Targaryen derrotou Sor Barristan Selmy.

Houve ainda um torneio com sete combatentes, no estilo antigo, do qual Robert Baratheon participou. Também houve uma competição de arqueiros e de arremesso de machados; uma corrida de cavalos e um torneio de cantores. Houve também um show de pantomimeiros.

Lyanna e Rhaegar por  ~martinacecilia

Lyanna e Rhaegar por ~martinacecilia.

O CAVALEIRO DA ÁRVORE QUE RI


O Cavaleiro da Arvore que Ri foi um cavaleiro misterioso que lutou no torneio em Harrenhal . Ele defendeu a honra de Howland Reed , desafiando e derrotando três cavaleiros cujos escudeiros lhe tinha intimidado. O Cavaleiro da Árvore Ri é assim chamado por causa do brasão em seu escudo, um sorridente árvore do coração.

O Cavaleiro da árvore que Ri por Amoka

O Cavaleiro da árvore que Ri por Amoka

A maioria das informações sobre o Cavaleiro da Arvore que Ri vem de uma história contada por Meera Reed para Bran Stark . Como uma introdução à sua história, Meera sugere que este cavaleiro “poderia ter sido um cranogmano “, ao que Jojen Reed acrescenta: “ou não.” Jojen esperava que Bran tivesse ouvido este conto “uma centena de vezes” de seu pai, Eddard Stark , mas Bran nega qualquer conhecimento do conto.
De acordo com o conto de Meera, um cranogmano – provavelmente seu próprio pai, Howland Reed – participou do torneio em Harrenhal , encontrando lá Aerys II Targaryen (“rei”) e Rhaegar Targaryen (“o príncipe dragão”). Com os Targaryen foram a Guarda Real, para receber Jaime Lannister (“um novo irmão”) em suas fileiras. Os cavaleiros presentes seriam Lorde Comandante Gerold Hightower , Jonothor Darry , Arthur Dayne , Lewyn Martell , Barristan Selmy , e Oswell Whent .  Entre os senhores presentes no torneio estavam Robert Baratheon e Mace Tyrell. Meera relata que Tywin havia brigado com Aerys e intencionalmente não foi ao torneio. No entanto, muitos dos cavaleiros e vassalos da Casa Lannister participaram do torneio.

Entre as mulheres presentes estavam Elia Martell (“a esposa do príncipe dragão”) e uma dúzia de suas aias. A Casa Whent de Harrenhal sediou o torneio. A filha da Casa Whent reinou como a rainha do amor e da beleza na abertura do torneio, apesar disso, seu título tinha de ser defendido contra adversários. Seus campeões eram seus quatro irmãos e o tio famoso, Oswell Whent.

O cranogmano da história de Meera foi intimidado por três escudeiros, não mais velhos que quinze anos de idade. Ele já tinha era adulto, mas os meninos eram todos maiores do que ele em tamanho. Sua única arma ofensiva, uma lança de três pinos, foi facilmente arrebatada pelos seus adversários. Ele foi então jogado no chão. Seus agressores zombaram várias vezes dele, o empurraram e chutaram. A ajuda chegou na pessoa de Lyanna Stark (“a loba”), que gritou indignada e bateu em seus atacantes com uma espada de torneio espalhando-los.
O cranogmano foi ferido e Lyanna o levou de volta ao seu “covil”, que provavelmente era uma tenda. Ela limpou as suas feridas, amarrou-as com uma roupa e, em seguida o apresentou como convidado para seus irmãos Brandon Stark (“o lobo selvagem”), Eddard Stark (“o lobo silencioso”), e Benjen Stark (o “filhote”). Naquela noite, Lyanna convenceu o cranogmano para participar da festa marcada para o início do torneio. Ela insistiu que ele era nobre e tinha tanto direito de participar como todos ali. Não foi fácil recusar a menina lobo. Benjen encontrou um traje adequado para o homem. Dentro de Harrenhal, ele comeu e bebeu com os Starks. Sua mesa também incluiu algumas espadas juramentadas aos Stark, nomeadamente membros das Casas Dustin, Hornwood, Mormont e Manderly.

Durante a festa, o príncipe Rhaegar Targaryen , um músico notável, executou uma canção triste e bonita que fez Lyanna chorar, quando Benjen brincava com ela por causa do choro, ela derramou vinho sobre sua cabeça. Um oficial de recrutamento da Patrulha da Noite estava lá, tentando convencer os cavaleiros a se juntar a Patrulha. Robert Baratheon estava envolvido em uma competição de beber com Richard Lonmouth. Meera nota que Robert ganhou o concurso. O cranogmano concentrou sua atenção em Ashara Dayne (“a aia com lindo olhos roxos sorridentes”), uma companhia de Elia, que estava dançando em turnos com diversos parceiros. Primeiro, um membro da Guarda Real (ou seu irmão Arthur Dayne ou o apaixonado Barristan Selmy), em segundo lugar Oberyn Martell (“a víbora vermelha”), em terceiro lugar Jon Connington (“O Senhor dos grifos”) e, finalmente, Eddard Stark. Eddard era tímido demais para pedir-lhe para dançar, então Brandon perguntou-lhe, em nome de seu irmão.

Ainda durante a festa, tanto o cranogmano como Lyanna reconheceram os três escudeiros que haviam lhe atacado. Um servia a um cavaleiro da Casa Haigh, um servia um cavaleiro da Casa Blount, e o última menino servia a um cavaleiro da Casa Frey. Ela os apontou para seus irmãos. Benjen se ofereceu para dar ao cranogmano um cavalo e armadura, a fim de vingar-se. Ele não respondeu, , estava indeciso pois seu orgulho exigia vingança, mas ele estava com medo de perder e fazer papel de bobo, trazendo vergonha ao seu povo. Ele não era um cavaleiro e não estava acostumado a cavalos e lanças. Antes de ir dormir na tenda de Eddard, o “lobo tranquilo” ofereceu-lhe hospitalidade, e ele orou aos deuses antigos.

Durante os dois primeiros dias do torneio, os cavaleiros das Casas Haigh, Blount e Frey ganharam cada um, um lugar entre os campeões nos torneios. No final da tarde do segundo dia, um cavaleiro misterioso “de baixa estatura” apareceu nas listas. Sua armadura era composta de pedaços de armadura incompatíveis e peças que pareciam mal ajustadas nele. Seu escudo tinha a imagem de “um represeiro branco com o rosto vermelho sorridente”. O conto menciona anteriormente que o cranogmano tinha com ele “um escudo de couro”, mas não especifica se este era o mesmo escudo. O cavaleiro misterioso desafiou e venceu os três cavaleiros mencionados anteriormente, vencendo pela guarda de seus cavalos e armaduras. Nenhum deles era particularmente popular, de modo que o plebeus aplaudiram o misterioso “Cavaleiro da Arvore que Ri”. Quando o trio derrotado procurou resgatar suas propriedades, o cavaleiro declarou seus termos, que deveriam ensinar a honra aos seus escudeiros rudes. Sua voz soava “crescendo” através do seu elmo. O trio castigou seus escudeiros bruscamente.

A Árvore que Ri. Fonte

A Árvore que Ri. Fonte

O cavaleiro misterioso atraiu a atenção indesejada. Robert Baratheon e Richard Lonmouth estavam determinados a desmascará-lo, enquanto Aerys II estava certo de que o homem era seu inimigo. Na manhã seguinte, o cavaleiro tinha desaparecido. Um Aerys raivoso enviou Rhaegar para procurar o cavaleiro desaparecido, mas apenas seu escudo foi encontrado, abandonado em uma árvore.

Sua verdadeira identidade permanece desconhecida, mas existem diversas teorias baseadas na descrição de Meera. Abaixo analisaremos os possíveis candidatos a partir da história contada por ela.

FATOS EXTRAÍDOS DA HISTÓRIA


  • O cavaleiro misterioso era alguém que conhecia a história de Howland Reed com os escudeiros e estava motivado a vingá-lo.
  • Sua altura era abaixo da média, ou então não seria notada em primeiro lugar.
  • A armadura incompatível aponta que o Cavaleiro não tinha acesso a uma armadura regular, ou que a sua armadura poderia revelar sua identidade.
  • A sua voz era provavelmente falseada.
  • O represeiro no escudo implica uma conexão com os deuses antigos e o Norte .
  • Ele foi competente o suficiente no torneio para derrotar três cavaleiros que haviam vencido o primeiro dia do torneio, mas como nenhum deles era muito bem conhecido, ele não precisava ser extraordinariamente hábil.
  • Meera Reed ficou surpresa que Bran nunca tivesse ouvido a história antes, o que sugere que o cavaleiro pode ter sido tanto um Stark , ou alguém próximo à família.

OS POSSÍVEIS CANDIDATOS


Lyanna Stark

Eddard compara sua filha Arya a Lyanna tanto em aparência quanto em  personalidade, acrescentando que Lyanna provavelmente teria uma espada se seu pai tivesse permitido. Lyanna sabia montar e parecia ter interesse em combates com espadas. Saber montar seria necessário e ela poderia ter se preparando também para justas, o que não seria impossível. Benjen poderia fornecer a armadura para ela, como ele se ofereceu para fazer para Howland. Como uma garota menor de idade, ela poderia ser menor do que um homem médio. Desde que ela tivesse a habilidade necessária e um pouco de sorte, Lyanna poderia derrotar três cavaleiros da capacidade incerta. Em torneios “a velocidade do cavalo, proporciona a força do ataque” e não a resistência física. A teoria também explicaria como ela conheceu Rhaegar Targaryen , o homem encarregado de encontrar o cavaleiro. E o mesmo homem que a coroou como sua Rainha do Amor e da Beleza, já que eles não tinham interações anteriormente conhecidas.
Pontos negativos para esta teoria seriam as dúvidas sobre a habilidade e juventude de Lyanna. A existência de habilidades com espadas, não confirma que ela sabia competir em justas. Em sua luta com os escudeiros, haveria outros fatores do lado dela. Não há menção ao fato de os escudeiros estarem armados. Havia provavelmente um elemento surpresa quando eles se encontraram sob ataque. Se eles reconheceram o seu agressor como uma menina nobre, eles podem ter conscientemente evitado machucá-la por medo de arriscar a ira de sua casa. Nenhum desses fatores estaria presente no campo de torneios. Mesmo se ela tivesse treinamento real, este seria o primeiro verdadeiro teste para suas habilidades. Como um novato no esporte, a vitória estaria longe de ser garantida. Lyanna teria logicamente que tentar soar como um homem. Mas apenas o elmo não seria suficiente para produzir uma voz poderosa.

 

Knight of the Laughing Tree (as Lyanna Stark)

Knight of the Laughing Tree (as Lyanna Stark). Fonte

Howland Reed

De acordo com Meera,  ele “era pequeno como todos os cranogmanos”. Ela ainda chama os cranogmanos  de “pessoas pequenas”, em comparação com as pessoas ao seu redor. Portanto, ele seria menor do que a média. Ele tinha os motivos mais fortes para defender a sua honra. Ele não era um cavaleiro, mas seu conto observa o homem foi “corajoso, inteligente e forte.” “Mais ousada do que a maioria dos” cranogmanos. Sua hesitação para lutar pode ter sido apenas um obstáculo temporário. O texto parece prestar atenção à sua oração aos deuses antigos. É possível que a sua oração tenha sido respondida com alguma ajuda sobrenatural. Bran, o ouvinte da história, suspeita fortemente que “o pequeno cranogmano” e o Cavaleiro eram a mesma pessoa, que o cranogmano poderia ter sido transformado em um cavaleiro, “mesmo que apenas por um dia”, ou que o Cavaleiro poderia ser um homem verde, com “pele verde escura e folhas em vez de cabelo”, alguém enviar pelos antigos deuses. Meera não confirma ou nega as teorias de Bran.
Os pontos negativos para esta teoria seria que Howland vai de vítima a herói de sua história em um tempo mínimo. De repente, ele iria mostrar habilidades que Meera mostrou que os cranogmanos não tem. A teoria se baseia em Reed ter sorte de principiante, a justiça, ou o sobrenatural do seu lado. Se os Homens Verdes, os filhos da floresta , ou os velhos deuses interviram nesta ocasião relativamente menor, seria de esperar que eles também intervissem em grandes eventos. Apesar de que a sua falta de intervenção é o que faz o povo de Westeros duvidar de sua existência. A história também pode minar a lealdade de Reed a Casa Stark . Se ele mesmo se vingou, ele não estaria ligado aos Starks por uma dívida de gratidão.

Benjen Stark

Como um filho da Casa Stark, ele certamente teria sido um lutador treinado, assim como todos os meninos nobres e os Starks parecem levar a sério a sua formação. Ele era ainda mais jovem do que Lyanna e, provavelmente, menor. Foi ele quem sugeriu a ideia de buscar vingança para Reed, em primeiro lugar, e afirmou que ele poderia encontrar um cavalo e uma armadura para o cranogmano. Ele poderia ter usado este cavalo e ele próprio a armadura. Ele também não seria o primeiro participante menor de idade em uma partida justa. Bran recorda que Barristan, o Ousado foi um cavaleiro misterioso em um torneio, quando tinha apenas dez anos de idade.
Pontos negativos para esta teoria seria a voz de Benjen e sua formação incompleta. A voz de um jovem Benjen ainda soaria como a de uma criança. Barristan Selmy se recorda de sua primeira partida de justa com detalhes. Ele ainda tinha dez anos e era inexperiente ainda como um escudeiro. Ele pegou emprestado um cavalo de batalha e encontrou sua armadura “mal ajustadas” no arsenal de Lorde Dondarrion . Ele teve problemas para manter sua lança linha reta, e foi facilmente derrotado na primeira inclinação por Duncan Targaryen .

Eddard Stark

Jojen Reed insiste que Bran devia ter ouvido o conto do Cavaleiro “cem vezes”. Mais tarde, ele especificamente pergunta: “Você nunca ouviu falar deste conto de seu pai?” Mais tarde ainda, Jojen continua insistindo: “Tem certeza que você nunca ouviu este conto antes, Bran? O  senhor seu pai nunca o contou para você”. A implicação seria que Eddard sabia bem dessa história, mesmo que ele nunca tenha contado para seus filhos. Levantando a questão se o cavaleiro misterioso não era o próprio Eddard. Enquanto Brandon era o melhor espadachim e lanceiro na família, Eddard também teria recebido treinamento de combate. Ele não tinha um tipo físico impressionante, já que Catelyn Tully descreve-o como menor do que Brandon. Ele ainda estava no final da adolescência e não poderia ter alcançado sua plena altura e estrutura física. Esta teoria explicaria também a lealdade pessoal de Reed para Eddard. Ele iria passar a servir como um dos companheiros mais próximos de Ned durante a Rebelião de Robert , sendo como um dos poucos homens que seguiram Lorde Stark a Torre da Alegria.
O principal problema com a teoria seria que não há nenhuma indicação de Eddard ser muito pequeno. Seria possível para ele ter um surto de crescimento tarde após o Torneio, ganhando os últimos centímetros de sua altura. Mas nenhum personagem parece descrever ou sugerir tal mudança. Além disso, a imagem de um represeiro sorridente parece em desacordo com a personalidade sombria de Ned.

Brandon Stark

Embora seja reconhecidamente mais alto do que Eddard, não foi confirmado que Brandon era extremamente alto. Houve descrições consistentes de que os membros das Casas Baratheon, Clegane e Umber tendem a ser altos, mesmo elevando-se acima de seus contemporâneos. Mas não existe tal descrição para os Starks. Starks parecem tender para o lado mediano. Robb Stark crescido era menor do que a sua mãe (nos livros). Brandon (e Eddard) poderia, então, ser mais alto do que Petyr Baelish e ainda ser menor do que um cavaleiro mediano. Brandon Stark é o único com habilidades confirmadas en duelos. Ele era um dos últimos homens que estavam no último dia do Torneio, só derrotados por Rhaegar Targaryen. O mesmo homem que viria a ganhar contra todos os outros adversários.
Pontos negativos desta teoria seria a altura não confirmada de Brandon e sua aparente falta de motivação. Catelyn parecia particularmente desapontada que Eddard não era tão alto quanto seu irmão. O que poderia significar que Brandon era um homem relativamente alto. Ela nunca reclamou que Brandon fosse pequeno demais para seu gosto. Por outro lado, os cavaleiros misteriosos tendem a ser pessoas de certo modo proibidas a participar de um torneio. Brandon já estava competindo formalmente no Torneio, e até mesmo Eddard provavelmente poderia obter permissão para competir de seu pai.

Ashara Dayne

O conto narrado por Meera parece prestar atenção aos movimentos de Ashara , e demonstrar que ela tinha interação com os Starks. A teoria é que, como uma dornesa, Ashara poderia ter recebido treinamento formal em espada e lança. Dando-lhe uma vantagem sobre Lyanna. Competir no Torneio poderia, então, ser a sua forma incomum de cortejar Eddard Stark. Usando um brasão de represeiro como um tributo a ele. Seus “olhos risonhos” explicaria a escolha de um brasão sorridente.

Pontos negativos desta teoria é que não há nenhuma confirmação de que todos as dornesas recebem treinamento militar. As Serpentes de Areia receberam essa formação, mas isso pode ser atípico para sua cultura. Ashara poderia ter sido levada a agir como uma garota comum. Além disso, a motivação do contador de histórias, Meera, estaria em questão. Além, disso, a história estabelece uma base para a lealdade da casa Reed a Casa Stark. Se em vez disso o conto estabelecesse uma ligação entre os Reed e a Casa Dayne, Meera teria pouca razão para narrar o conto de Bran.

Fonte: Wiki Game Of Thrones BR, AWOIAF

E então, na opinião de vocês, baseado no que foi apresentado nos livros, quem vocês acham que seria o cavaleiro misterioso?

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • fbiocampos

    Sei que pode parecer meio noob mas da onde veio esse texto? Não me lembro dele em outros livros

  • O texto foi escrito por mim, a partir das fontes consultadas e listadas no rodapé que compilam fatos dos livros, se vc não se lembra de nada disso e já leu os cinco livros, é melhor ler novamente.

  • Pablo Gomez

    Essa é uma das minhas partes favoritas desse livro…

  • Gilson Mesquita Do Nascimento

    acho q pode ter sido a Lyanna, sem dúvidas esse teria sido um bom motivo para Howland reed ter ido até a torre da alegria com Ned para resgata-la.

  • fbiocampos

    Hum legal, acho que vou ter de reler mesmo, é que as partes do Bran são tão zzzzzzzzzz para mim que devo ter perdido alguma coisa. Valeu pela resposta

  • Thiago Lima

    Lyanna. Tenho o sonho de Bran que ele vê uma menina lutando com os irmãos. O Howland Reed é o cara que sabe metade dos mistérios da Westeros … quando esse cara vai aparecer …

  • Amanda Matos

    Me pergunto quando Howland Reed finalmente aparecerá na história! Só ele pode desvendar esse mistério, e outro ainda mais importante, envolvendo a verdadeira identidade dos pais de um certo personagem aí… Benjen Stark parece a opção mais lógica, mas a fangirl dentro de mim ainda aposta em Lyanna, e acredita que foi assim que ela e Rhaegar “se apaixonaram” (não acredito na história do rapto)…

  • Aline Rocha

    Saudades dos posts de teorias e esse está incrível como sempre. Nunca tinha parado pra refletir quem seria o Cavaleiro. Sempre pensei que fosse o Howland Reed mesmo, mas a teoria de que possa ser a Lyanna é muito boa, e ainda explicaria como ela e Raeghar começaram a se relacionar;

  • Jason Costa

    Pra mim, é o Eddard. Ele era mais sombrio por causa das mortes do pai e do irmão, do nascimento do Jon Snow e das condições da morte da irmã. O torneio foi antes disso tudo.

  • Caroline Oliveira

    Pra mim e o Howland Reed, eu só consigo imaginar ele como o Cavaleiro da Arvore que Ri mais adoreii o post e espero q GRRM conte quem é 😀

  • Marisete

    Ótima teoria…Aposto na Lyanna!

  • Maria Elisa Cananéa

    Adoro quanto o site posta teorias!

  • Gille Louback

    eu acho que era o eddard e esse torneio resultou na concretização da amizade de eddard e howland

  • Nigellus

    Ta mais pra ser o Ned, a Ashara é mencionada por seu envolvimento com o Eddard, não teria como o Brandon pois o cavaleiro da arvore sorridente aparece quando o torneio esta acontecendo e todos os competidores estão em campo, tanto que o cavaleiro misterioso aponta para quem ele esta desafiando, Lyanna mesmo sendo parecida com Arya não teria porte pra segurar a lança assim como Benjen também não teria, o Reed não faz do tipo guerreiro ja que tres escudeiros o derrotaram sem nenhum problema,(se fosse ele seria estranho por derrotar os cavaleiros e perder pros escudeiros e pelo fato que o cavaleiro misterioso diz para os cavaleiros que os escudeiros desrespeitaram um lorde do norte, o que se dedus que ele estava assistindo as lutas junto dos Stark’s) então só sobra o Ned que era infante ainda, ainda sobre a tutela do ninho da aguia, um menino fransino e de honra elevada.

  • Thiago Leite

    Meu xará, eu faço a mesma pergunta!

  • leandrosr

    Eu sempre achei que fosse a Lyanna mesmo, e olhe que nem lembrava de que foi o Raeghar quem teria ido atrás do cavaleiro quando ele sumiu. E realmente a história explica o laço entre Howland Reed e Ned Stark/ Lyanna.

  • wildfire35

    Também sempre acreditei que fosse a Lyanna, no livro tem uma passagem que diz que ela cavalgava extremamente bem.

    Lyanna era muito parecida com Arya, só que mais velha e mais forte.

    Se disfarçar para defender um injustiçado em combate, seria uma coisa que vejo Arya fazendo tranquilamente.

  • Felipe Bezerra

    Acredito que seja Lyanna. Seria mesmo o elo de ligação entre ela e o príncipe, provavelmente ao descobrir que ela era o tal cavaleiro. Assim que acredito que o “sequestro” da Lyanna ocorreu provavelmente devido ao fato dela já estar grávida do príncipe, mas, como não sei quanto tempo passou entre o sequestro e o provável parto na torre da alegria, posso estar errado.
    Também acho que infelizmente não teremos POV de Howland Reed, e vamos acabar sabendo dessas partes da história através do Bran.

  • Infelizmente, Martin já confirmou em entrevista que não haverá POV do Howland.

  • Altieres Pinheiro

    Minha amiga, estou 100% contigo nessa! Nunca acreditei nesse lance de rapto. Não me parece do feitio do Rhaegar. Se realmente for a Lyanna, temos aí um incrível motivo para ele a ter coroado rainha do amor e da beleza e eventualmente se apaixonar por ela (coragem, defender os fracos e tal). Tudo iria se encaixar, já que ele precisava de outro herdeiro (a Elia não poderia ter mais filhos) para formar o dragão da profecia. Como você deve saber, os Targaryens tinham o costume de ser poligâmicos, então, estaria tudo dentro da tradição. E digo mais, o fruto dessa união é a Daenerys (nada do Jon).

    😉

  • Afonsinho Oliveira

    Acredito mais fortemente que tenha sido Ned Stark pela insistência de Jojeen ao conversar con Bran.
    Entretanto suspeito ainda do próprio principe Rhaegar, seguindo o seguinte raciocinio: Lyanna por ser jovem e tentando defender a honra de Howland toma as dores do cranogmano inocentemente interpela o principe do dragão pra usar da justiça com os escudeiros que o destrataram. O príncipe se encanta com a beleza da “loba” e promete ajudar, no entanto pra não se indispor com as casas as quais serviam os escudeiros promete agir na surdina entrando nas justas e vencendo os campeões das respectivas casas. Após o sumiço do cavaleiro da arvore que rí, o próprio principe é designado para encontrar o cavaleiro desaparecido mas não o encontra, mesmo com todo o poderío que é peculiar ao rei, seu pai.
    Rhaegar toma o represeiro branco como símbolo para homenagear a casa da lady Lyanna, que é devota dos antigos deuses, acrescentando o sorriso como forma de se desculpar por tê-la feito chorar ao entoar canções tristes no banquete.

  • Raoni Lemos

    varias vezes vi gente mencionar algo entre Ashara e Eddard, mas na minha visão se algo aconteceu entre ela e um stark teria ido o Brandon… por sinal alguem sabe quantos anos tem o estrela negra… ?

  • Thiago Lima

    e para vc, quem é?

  • Thallys Rodrigo

    Howland foi confirmado no 6º livro pelo Martin (:

  • Thallys Rodrigo

    Ele pode ser o epílogo do Winds, não?

  • Murilo Leite

    Algo não foi citado… pelo que me lembro o Cavaleiro da Árvore que ri, foi para a Ilha das Caras, após ter apanhado dos escudeiros, que é no Olho de Deus, muito próximo a Harrenhall, onde estava acontecendo o torneio. Sabe-se que na Ilha das Caras há somente represeiros, cada um com uma face diferente, etc… Acredito que possa ser um cavaleiro cronogmano, qualquer, que ao ir para a Ilha das Caras, recebeu algum tipo de magia ligada aos filhos da floresta… E penso que ela tentou contar essa história para Bran, pois é relacionada muito à ele… O cavaleiro tinha o defeito (ser pequeno) e mesmo assim, conseguiu retornar e ter a sua vingança… Pode ser que eu esteja errado, mas o que eu acho, é que Meera contou essa história para enconrajar Bran à atravessar a Muralha.

  • Isadora

    O problema é que Rheagar não era baixinho.

  • Altieres Pinheiro

    Sério? Onde você viu essa confirmação?

    Acreditei que o Martin iria segurar o Howland até a metade do sétimo.

  • Felipe Bezerra

    Isso seria bom demais… Oremos…

  • Hugo Leonardo

    em um capítulo de Brinne em o Festim dos corvos, ela manda pintar um escudo, e é neste momento em que ELA LEMBRA DE UM VELHO ESCUDO NA SALA DE ARMAS DE MESTRE DE GUERRA DE SEU PAI, podem conferir Agora como isto se encaixa nas teorias acima, não sei

  • Joao Palmadas

    Ele veio da arvore, para a arvore retornou e é uma história que faz parte do arco do Bram: é o corvo de três olhos, que muitos dizem ser o Corvo de Sangue, e que naquele dia saiu de sua toca para participar de um torneio e vingar um injustiçado.

  • Sloany Medeiros

    Pode ser; mas prefiro Lyanna pelo fato de Rhaegar ter procurado o tal Cavaleiro ;p e pq John “tem” q ser um Stark/Targaryen…

  • Nigellus

    o Problema de ser Rhaegar é que todos os competidores poderiam ser desafiados pelo cavaleiro misterioso, então todos teriam que esta presentes para o desafio

  • Nigellus

    Acho que esta equivocado se não me engano foi o proprio Howland que foi a ilha das caras, e ele vai antes do torneio ele esta voltando da ilha das caras quando passa pelo castelo com o torneio

  • Amanda Matos

    Nossa, essa é nova pra mim! Daenerys filha de Rhaegar? Seria outra artimanha de Varys? Porque pelo que me lembro Rhaella estava de fato grávida. Eu ainda acredito em R+L=J, e pra mim, Jon, Dany e Aegon (não acredito na teoria de ele ser um pretendente Blackfyre) são as três cabeças do dragão, e que o Príncipe que Foi Prometido seria justamente “as três cabeças juntas” que lutariam contra os outros. Enfim, adoro teorias, hehehe. 😀

  • Beatriz Oliveira

    Sério? Não vejo a hora de conhecer o véio baixinho pessoalmente o/

  • Thallys Rodrigo

    Lembro exatamente onde eu vi não, acho que foi em uma entrevista que ele disse isso, mas, enfim, foi confirmado e eu acho que ele vai ser o Epílogo ou vai aparecer nos POVs de Bran e/ou Theon.

  • Murilo Leite

    “Tem” que ser? kkkkk, só eu que não quero que o Jon seja filho da Lyanna e do Rhaegar?

  • Nigellus

    kkk cara sinceramente se o Jon for filho da Lyanna eu espero que pelo menos o estrela negra seja filho do Ned

  • leandrosr

    Eu tenho lá minhas suspeitas de que Howland Reed já morreu ou aconteça algo que o impeça de contar qualquer coisa. Nada em ASOIF é simples…

  • Zélia Leticia Dantas Bezerra

    Lyanna, com certeza. Acho que essa vai entrar pro numero de histórias e misterios que o Martin, provavelmente, não revelará nos livros… Não vejo como poderia ser revelado isso, talvez com uma visão verde do Bran, mas enfim, acho que a Lyanna é a candidata mais plausível. Como o próprio Roose Bolton fala sobre a Lyanna, que ela era praticamente metade cavalo, e aquele criado fala pra Arya “Monta como um nortenho, senhora, como sua tia, Lady Lyanna”, para ter pessoas, inclusive o Roose – que não tem motivos pra ser gentil e elogiar os Stark, falando que a Lyanna era uma OTIMA amazona, então ela devia montar excepcionalmente bem, o que poderia indicar que ela teve um certo treinamento, talvez de forma ‘ilegal’ como a brincadeira dela com o Benjen quando eram crianças que o Bran viu e talz… Alem disso, explicaria com perfeição como ela e o Rhaegar se conheceram, o jeito impetuoso e audacioso dela pode ter cativado o Rhaegar, contribuindo para a paixão entre os dois, que não teria nascido apenas pela beleza da Lyanna, que de acordo com alguns personagens, não era assim uma beldade irresistível. Se não me engano foi o Kevan Lannister quem falou, comparando Lyanna e Cersei, que por mais que brilhasse a tocha ela jamais iria se comparar ao sol nascente. Logo, haviam outros atributos na Lyanna que chamaram a atenção do Rhaegar, pensando na propria personalidade do Rhaegar – q pelos depoimentos não parece ser do tipo que se apaixona por causa da beleza apenas – então eles teriam que ter conversado ou interagido de alguma forma, e nao daria pra ser no curto espaço de tempo entre ele coroa-la rainha da beleza [já no fim do torneio] e o “sequestro”.

  • Se ele não revelar no final vai ser muito chato =(

  • Peterson

    Acho q foi o Ned incentivado pela Lyanna. ela apelou para o senso de honra do irmão… que ela pintou um sorriso na árvore pra disfarçar o escudo. E por conta disso os Reed’s são leais aos Stark’s.

  • Sloany Medeiros

    Eu disse “tem q ser” pelas várias migalhas/pistas espalhadas nos livros, acho improvável q ele não seja filho de Lyanna; afinal Ned mostrou-se muito honrado para ter um filho fora do casamento(meio q foge do caráter dele); E John se mostrou de muito valor, é só ver as suas atitudes no quinto livro mesmo q tenha terminado naquele final, ele tomou decisões arriscadas, mas com bons propósitos.E aquele discurso no final do quinto livro, onde ele diz vai atrás do bastardo chegou a me arrepiar de emoção, foi o personagem q eu mais vi crescer nos livros, além de Arya claro. E eu gostaria q ele fosse meio Targaryen pois assim ele seria um aliado forte para Daenerys, afinal filho de Rhaegar não é pouca coisa, mesmo q ele continue bastardo.

  • Sloany Medeiros

    Aegon não me desceu ainda como verdadeiro, afinal tem aquela historia do dragão pantomineiro desde q Daenerys foi a casa dos imortais.

  • Sloany Medeiros

    E a beleza/sutilidade q há na história dos prováveis pais de John é o máximo:

    “And the mystery knight should defeat all challengers and name the wolf maid the queen of love and beauty.”
    “She was,” said Meera. “But that’s a sadder story.”
    – A Storm of Swords, pg. 283

    Rubies flew like drops of blood from the chest of a dying prince, and he sank to his knees in the water and with his last breath murmured a woman’s name…
    – A Clash of Kings, pg. 706

    He could still hear her at times. Promise me, she had cried, in a room that smelled of blood and roses. Promise me, Ned. The fever had taken her strength and her voice had been faint as a whisper, but when he gave his word, the fear had gone out of his sister’s eyes.
    – A Game of Thrones, pg. 43

  • Amanda Matos

    Pois é, já considerei essa ideia, mas depois fui pensar melhor, porque, como bem sabemos, as teorias de Martin nem sempre são o que parecem. Em inglês, a teoria fala de “mummer’s dragon” o que seria o “dragão do pantomimeiro”. Varys fazia parte de um grupo de pantomimeiros quando jovem, logo é possível interpretar essa passagem como Aegon sendo o dragão de Varys, o que faz total sentido, pois foi Varys quem salvou Aegon e vem preparando sua ascensão ao trono desde então.

  • Sloany Medeiros

    Pode ser. Mas acho q só vamos ter certeza quando Martin decidir nos entregar o sexto livro Kkk Ansiosa demais!

  • Calvin

    Se foi Lyanna mesmo, uma pessoa viva muito provavelmente deve saber, e talvez confirme mais a frente: Jon Connington. Era um dos amigos mais próximos de Rhaegar, não seria estranho que o príncipe tenha compartilhado isso, e muito mais, com ele. Todo mundo fica ansioso pela aparição de Howland Reed e das revelações que ele pode vir a fazer, mas acho que Connington que já apareceu talvez também tenha coisas a revelar.

  • Altieres Pinheiro

    Então, eu acredito nessa teoria a um tempo já. Mesmo com a suposta cronologia dos nascimentos não batendo, afinal, não há certidão de nascimento em Westeros. Em vários livros podemos perceber pistas bem escondidas de que Daenerys é filha do Rhaegar (ou ao menos que ela não é filha do Aerys), principalmente na Guerra dos Tronos e na Dança dos Dragões. Vou citar algumas:

    – A reação do Ned quando o Robert decide mandar matar a Dany quando descobrem que ela está grávida. Eu sei, tudo é explicado pelo lance da honra, mas, a revolta do Ned é acima do quesito honra. O Robert é o rei dele, e pra desafiar seu, vc precisa ter um motivo muito importante. A familia, por exemplo.

    – No primeiro capítulo da Dany na Guerra dos Tronos, o Viserys afirma várias vezes que ele é o último dragão (os dragões não tem sexo, então, técnicamente, se a Dany fosse pura ela seria um dragão). Ele tbm diz que os targaryens deveriam se casar entre irmãos para manter a linhagem intacta. Ao meu ver, se a Dany realmente fosse filha do Aerys, o Viserys jamais a iria vender para o Drogo. Mesmo em troca de um exercito.

    – Mas a prova final para mim está na página 70 (segundo parágrafo) do livro A Dança dos Dragões, no diálogo entre o Tyrion e o Illyrio!

    Dê uma olhada com o seus próprios olhos…

    🙂

  • Murilo Leite

    Cada um tem uma opinião, isso é óbvio… Pra mim o Jon não pode ser de jeito nenhum Targaryen, mesmo com todos esses vestígios que temos nos livros, que com certeza nos faz pensar que ele seria Targaryen/Stark… Vai saber se não é isso que o George quer que pensemos? Não tem como ter certeza de nada, mesmo com esses trechos que você propôs… Ninguém esperava o Casamento Vermelho ou mesmo a morte do Ned. O George é um gênio… Não tem como ninguém ter certeza de nada. Só espero que você esteja errada… Mas a TEORIA é aceitável.

  • guipazzetti

    Como o Hoeland Reed pode ser um guerreiro tão fraco e sobreviver á batalha da torre da alegria, enfrentando guerreiros lendários como Arthur Dayne? Pra mim ele é um guerreiro fodido e se fingiu de fraco diante dos escudeiros, mas a teoria da Lyanna é bem legal também

  • guipazzetti

    eu não me lembro aonde, mas li que esse escudo é o que pertenceu ao Sor Duncan, o Alto

  • Ocimar Henriques

    Ha muitos argumentos que podem levar a crer que Jon e filho de Lyanna ainda mais se acreditarmos que Jon e Azor Ahai pois se voces lembrarem, Rhaegar achava que seu filho Aegon era o príncipe prometido, acontece que Aegon esta “REALMENTE MORTO” e levando em consideracao o que Sor Barristan explica, o porque o pai e a mae de Daenerys se casaram mesmo nao se amando

    “-Seu avô ordenou. Uma bruxa do bosque dissera para ele que o príncipe prometido [Azor Ahai] nasceria da linhagem deles.” Danca dos Dragoes.

    Vendo que ele fala que o principe prometido viria da linhagem dele, nao necessariamente filho.

    E a visao de Daenerys na casa dos irmortais
    “O homem tinha o cabelo do irmão, mas era mais alto, e os seus olhos era de um tom escuro índigo e não lilás.
    – Aegon. Disse ele para uma mulher que amamentava um recém-nascido numa grande cama de madeira
    – Que nome é melhor para um Rei?
    – Fareis uma canção para ele? Perguntou a mulher.
    – Ele já tem uma canção – respondeu o homem – é o príncipe que foi prometido, e é sua a canção de gelo e fogo.”

    Só que Rhaegar se enganou, não seria Elia que geraria o príncipe prometido com sangue Targaryen. Seria Lyanna.

    A canção de Gelo e Fogo, o príncipe prometido, Jon Snow. So pode ser ele.

  • Sloany Medeiros

    Vamos esperar para ler o que Martin nos proporcionará, acho q de qualquer forma será uma grande narrativa e que todos nós o acharemos incrível no fim de tudo.

  • Amanda Matos

    Sim, sim, e é muito provável que todos nós estejamos errados! Aquele Martin sabe pregar uma peça na gente 😉 kkkkk

  • Churrasco Roll

    Eu também torço contra essa teoria, apesar de admitir o quanto ela é boa. Porém a frase que move o primeiro livro são as últimas palavras de Jon Arryn: “A semente é forte”.
    Não sou tão informado quanto a aparência de todos os targaryens (até acho que é difícil saber por causa de todo o incesto e tal…), mas dos starks sabemos que a semente não é tão forte assim. Visto que a maioria dos filhos do Ned tem aparência Tully, e o pequeno Aegon tem aparência dos Targaryen (a semente superou a aparência dos Martell), um filho de Lyanna e Rhaegar deveria ter aparência dos dragões, não?

  • Zélia Leticia Dantas Bezerra

    Se ele não revelar no final, aquele velho vai se ver cmg ¬¬

  • Zélia Leticia Dantas Bezerra

    Muito provavelmente ele deve revelar de outra forma, fazendo uma enciclopédia, ou por entrevistas e reposta aos fãs, mas Lyanna e Rhaegar morreram, quem iria contar a história do Cavaleiro da Arvore que Rí? Não consigo ver uma situação em que o Howland Reed aborde o assunto, ou alguém para quem ele poderia revelar.

  • Zélia Leticia Dantas Bezerra

    O Howland não é um guerreiro fraco, vale lembrar que na época em que aconteceu esse torneio e que ele foi afrontado e talz, ele ainda era um escudeiro, um menino mirrentinho… O tempo entre O torneio de Harrenhall > “Sequestro” da Lyanna > Morte do Brandon e do Rickard Stark > Inicio da Rebelião de Robert > Meio da Rebelião de Robert > Eventos na Torre da Alegria, já no fim da rebelião, passou-se MUITO tempo, ele certamente foi tendo treinamento e experiência de batalha. Além disso, como o Martin já deixou claro nos livros, destreza em justas não necessáriamente indica habilidade no campo de batalha, não confundir o esporte (justas) com a luta em si.

  • Murilo Leite

    Concordo com cada palavra!

  • Murilo Leite

    Concordo com o Churras… Eu até pensei em fazer um comentário demonstrando como isso é verdade, usando termos da genética e analisando cada casamento dos Starks e Targaryens, pra chegarmos numa conclusão… Ficaria muito viajado, será? Se quiserem que eu poste, avisem, farei de bom grado 🙂

  • Mab Castro

    Mas a Daenerys nasceu em Dragonstone depois dos fatos ocorridos na Tower of Joy, ou seja, Lyanna já estava morta quando Dany nasceu. Mesmo, assim, se isso foi uma invenção dos membros da Guarda Real e de Ned, quem levaria Dany de Dorne para Dragonstone, tendo que passar pelas Terras da Tempestade que estava sob cerco dos Tyrell, e depois por King’s Landing que estava sob comando dos Lannisters? Sem falar que uma viagem dessas para um bebê recém nascido pode ser a morte. Duvido que Lyanna ou Ned teriam entregado a criança recém nascida para uma viagem perigosa dessas, podendo o bebê ficar escondido em Starfall com muito mais segurança.

    “- Procurei-os no Tridente – disse-lhes Ned.
    – Não estávamos lá – respondeu Sor Gerold.
    – Seria uma aflição para o Usurpador se tivéssemos estado – continuou Sor Oswell.
    – Quando Porto Real caiu, Sor Jaime matou o vosso rei com uma espada dourada, e eu me pergunto onde estariam.
    – Longe – disse Sor Gerold -, caso contrário, Aerys ainda
    possuiria o Trono de Ferro e o nosso falso irmão estaria
    ardendo nos sete infernos.
    – Eu vim a Ponta Tempestade para levantar o cerco – disse-lhes Ned -, e os senhores Tyrell e Redwyne baixaram os estandartes, e todos os seus cavaleiros dobraram os joelhos para nos jurar fidelidade. Tinha certeza de que os encontraria entre eles.
    – Nossos joelhos não se dobram facilmente – disse Sor Arthur Dayne.
    – Sor Willem Darry fugiu para Pedra do Dragão, com a sua rainha e o Príncipe Viserys, Pensei que pudessem ter velejado com ele.”

    Se você perceber, no Mapa de Westeros, Dragonstone é mais perto de King’s Landing do que Dorne, e Sor Gerold disse que eles estavam longe de King’s Landing.

    Para completar, Viserys estava em Dragonstone, e viu todos os preparativos para o nascimento de Daenerys. Ele tinha 8 anos, e segundo os livros, lembra-se de muita coisa ocorrida antes da rebelião, não lembrar do nascimento da irmã, principalmente por causa da terrível tempestade que assolou Dragonstone é muito estranho.

    Sobre Ned ficar preocupado, você vê a diferença de tratamento que ele dá ao Jon, ou qualquer de suas filhas à preocupação e oposição ao assassinato de Daenerys. Ele é contra, enfrenta Robert, coloca o cargo à disposição, e só isso. Ele não tenta, de forma, alguma avisar ou impedir que de fato a Daenerys seja morta, sem falar que ele sendo tio, sabendo que a Dany está sendo traída e vigiada por Jorah Mormont, a quem Ned baniu do Norte, iria passar batido sem fazer nada para avisar ou proteger a sobrinha? Sinceramente, o comportamento de Ned é muito mais por solidariedade/honra que por parentesco. Ned só colocou uma coisa acima da honra dele, a vida de suas filhas. Sem falar na Daenerys perdida nas cidades livres, fugindo de Robert, passando fome, e o Ned vivendo numa boa e feliz em Winterfell?

  • Adrian Coutto

    Cara, sobre a Arvore Sorridente, tem um lugar em Westeros próximo a Hornwood do outro lado do Rio Broken Branch que tem uma árvore sorridente, acho que não tem nada haver, mas mesmo assim

  • Alvaro Reis

    Tudo bem que não é o ponto principal do tópico… mas… Quem garante que Rhaegar morreu? Ou, se morreu, quem garante que ele não ressucitou? Não lembro de nada a respeito do funeral de Rhaegar (por favor, me corrijam se eu estiver errado)… E o fato do Rubi? Rubi como o de Melisandre? E se Rhaegar estivesse na fé de R’hllor? Poderia ter ressucitado assim como Beric? Georger nunca fechou o tema da batalha de Robert e Rhaegar, só contou que Robert esmagou o peito do príncipe, espalhando rubis pelo rio… sim? E depois? E o corpo?

  • Alvaro Reis

    E se Rhaegar não morreu? E se morreu, pode ter ressuscitado? Que eu lembre não há qualquer referência a funeral para ele (me corrijam se eu estiver errado!). George só fala a respeito que Robert derrotou Rhaegar esmagando seu peito com o martelo de guerra… e depois, nada mais cita (para onde foi o corpo, se ele foi enterrado, cremado etc…). Depois tem a questão do rubi… há ligação entre os rubis de Rhaegar e de Melisandre? Seria o príncipe dragão devoto à fé de r’hllor? Se Beric e Catelyn ressuscitaram, pq Rhagar não? Os rubis… os rubis são a cheve do mistério!

    Copiem o meu texto e esperem!

  • FSuper

    Na verdade não se passa muito tempo, o sequestro de Lyanna aconteceu cerca de um ano depois do torneio e a rebelião durou quase um ano também, dando 2 anos de diferença. Sim, tempo suficiente para aprimorar qualquer habilidade. O que acredito sobre a habilidade de luta de Howland é q ele fosse um grande lutador, mas não à cavalo por vir de uma região pantanosa e não ter prática nisso, ao mesmo tempo q seria bom ao lutar a pé por viver em uma região um pouco mais selvagem

  • João Schepp

    talvez não, quando aquele patrulheiro morto invade os aposentos de Mormont Jon usa fogo p/ destruí-lo, e se queima feio (queimadura que o incomoda por muito tempo),se todos os Tagaryen são imunes ao calor ele não deveria se ferir.
    Mas há uma chance visto que Viserys é morto pelo calor mesmo sendo um Targaryen legítimo e talz..
    >>>>SPOILER ALERT<<<<< SE VC NÃO LEU O QUINTO LIVRO PARE DE LER ESTE COMENTÁRIO AGORA!!!

    Se Jon não morreu esfaqueado (tomara que não) pode ser que ele tenha domínio sobre um dragão de Daenerys (o branco igual a fantasma) e o outro Targaryen vivo sobre o verde

  • Tatiza Feitosa Lima

    Vejo que algumas pessoas esqueceram uma parte super interessante de A dança dos dragões.Quando Bran adormece e passa a ver uma oração de seu pai em frente a arvore.- …deixe os crescer como irmãos,com apenas amor entre eles – rezou- e deixe que minha senhora encontre perdão em seu coração…(pode estar se referindo a Jon ou ao Theon(crescer como irmãos) já que a Cat também não gostava dele)???Alguém se lembra disso?

  • Marcelo Câmara

    Com certeza será Lyana Stark o cavaleiro da árvore sorridente e isso explica definitivamente, fazendo um elo entre algumas estórias, o romance entre Rhaegar Targaryen e ela, uma vez que Rhaegar deve ter descoberto que Lyana seria o cavaleiro e se apaixonado por ela e Lyana também pode ter se apaixonado por ele, já que ele não deve ter contado ao pai quem seria o cavaleiro sorridente. Isso explica também o fato de que tempo mais tarde eles tiveram um filho e esse filho seria Jon Snow (Jon Stark Targarien, filho de gelo (stark) e fogo (targarien).

  • Marcelo Câmara

    também penso do mesmo modo

  • Marcelo Câmara

    quanto à semente ser forte Jon Arryn estava se referindo aos Lannister e à relação incestuosa entre Cersei e Jaime e ao fato de os filhos não serem filhos de um Baratheon, que possuía um gene dominante em relação à cor dos cabelos, uma vez que todos os seus filhos deveriam ter cabelos escuros e não loiros.

  • Marcelo Câmara

    interessante sua teoria Altieres, me fez pensar na seguinte frase: “o dragão tem 3 cabeças”.Enquanto que muitas pessoas pensam que um dos dragões seria Daenerys, o outro Aegon e o outro um dragão misterioso e desconhecido (alguns acreditam em Tyrion, outros no estrela negra, outros em Jon), chego a pensar que esta frase pode estar se referindo ao príncipe prometido e aos herdeiros do dragão (Rhaegar Targaryen), que teria 3 cabeças, ou seja, três descendentes e herdeiros. Portando, duas cabeças do dragão seriam: Aegon e Rhaenia, que foram mortos, e a terceira cabeça do dragão, o descendente de Rhaegar com Lyana Stark, o príncipe prometido, Jon Snow, filho de gelo/norte/frio (Stark) e fogo/sul/quente (Targaryen).

  • Posssta

  • Helder Pereira

    Reed não é descrito como fraco, mas fica implicito que não ousaria afrontar escudeiros (que são filhos de nobres) sendo que ele era um ninguém vindo do pântano. Enfrentar os escudeiros estava além da posição dele. Ao contrário de fraco, é dito que o povo dele é habilidoso com a lança (mesmo que não em justas ou cavalos) e Howland foi descrito como um cidadão atípico para seu povo.
    Deste modo, sua gratidão para com os Starks se deve ao fato de que eles lhe deram a chance de se “vingar”, ou melhor, retomar sua honra. Ao mesmo tempo em que os Starks se mostraram serem os únicos a darem valor a alguém da região dos pantanos E serem adoradores dos velhos deuses.
    A importância que teria feito Meera pensar que a história fora contada é a importância que q seu pai dava ao ocorrido, não necessariamente a importância que isso teria para os Starks.

  • Aecio

    Talvez poderia ser Rhaegar também. A pedido de Lyanna..

  • Jackson Macedo

    Na minha opinião existem outros mistérios relacionados ao ano da falsa primavera, mas enfim, a história trata da lealdade, como foi dito, dos Reed com os Starks. Acredito que seja Lyanna. Acredito que talvez, a história esteja relacionada também ao inicio do amor de Lyanna e Rhaegar!

  • Jackson Macedo

    Concordo com você. Quem irá nos dizer o que aconteceu na Torre da Alegria, será Howland Reed. Connington também tem muita coisa pra falar, vamos esperar em Ventos do Inverno 😀

  • Jackson Macedo

    Então ficaria a seguinte questão, que tipo de promessa Ned fez a irmã na Torre da Alegria? Algo que atormenta Ned! Ele diz “Nunca me pergunte sobre Jon… Ele é meu sangue e isso é tudo que precisa saber”— Eddard Stark para Catelyn Tully

  • Henrique

    Nossa velho, quanta besteira. Só porque é rubi já tem ligação com melisandre? A armadura dele era negra, e os rubis formavam o dragão de três cabeças dos Targaryen. Rubi é vermelho, o dragão é vermelho… sacou?
    Rhaegar não só levou uma marretada violenta no peito, Robert cravou o espigão do martelo de guerra no peito dele. Está morto, provavelmente foi cremado no próprio Tridente.
    Ah, conhece a Lamento da Viúva, a espada que foi dada a Joffrey no casamento dele? a bainha dela tem leões com olhos feitos em rubi, então deve ter algo a ver com R’hllor também… não maninho, chega de asneiras.