Os Ventos do Inverno: GRRM lê o segundo capítulo de Tyrion na WorldCon

Para aqueles que reclamam que As Crônicas tem poucas batalhas, George R. R. Martin afirmou que começará “Os Ventos do Inverno” (The Winds of Winter) com duas das grandes. Essa que vocês estão prestes a ler logo abaixo parece ser uma delas, e faz parte do segundo capítulo de Tyrion, que ele leu na WorldCon. O resumo abaixo foi feito a partir de anotações do leitor Joseph Nobles, que esteve no evento, então é possível que existam algumas incoerências. Eu nem preciso dizer que o texto CONTÉM SPOILERS, preciso? Vamos lá:

Tyrion está com os Segundos Filhos e Jorah, preparando-se para a batalha. Ben Mulato foi ver a menina general. No entanto, os Segundos Filhos ainda estão do lado de Yunkai. Há grandes lamentos de que eles estão lutando pelo lado errado. Há batalha na Baía dos Escravos e sob a muralha. A luta chegará a sua posição em breve.

Tyrion vê o nascer do sol sobre o campo de batalha. Um dos dragões (ele não pode dizer qual) come soldados que estão sendo arremessados no ar por uma das seis coisas chamadas de Irmãs Cruéis (grandes catapultas yunkaítas). “Por que os deuses continuam me jogando no meio das batalhas?” Pensa Tyrion,  já que ele não é feito para isso. Seus pensamentos se voltam primeiro para Shae, em seguida, para sua primeira batalha no Ramo Verde. Ele se lembra do Ramo Verde melhor do que da Água Negra. E os Segundos Filhos tristemente fazem com que ele lembre de Bronn.

Ele ainda não está com armadura, então ele retorna para a sua tenda. Merreca está lá, vestindo de armadura real para sua defesa. Enquanto ela ajuda a vestir Tyrion , eles conversam. Quando ele menciona Cersei, Merreca diz: “Você venderia sua irmã por um copo de mijo de cavalo.” Tyrion começa a rir: ” O meu gosto por mijo de cavalo é famoso ou você já conheceu a minha irmã?” Em seguida, ele explica o seu pensamento sobre estratégia para a próxima batalha – um grande plano para ser ouvido e seguido por ninguém. E enquanto ele lembra-se de seu pai comandando a batalha no Ramo Verde, Merreca o beija.

Tyrion está enfurecido. Ele reclama para ela sobre o massacre no campo de batalha e a realidade prestes a invadir o seu mundo inocente. Merreca pede desculpas, dizendo que ela está assustada. Mas esse eco de Shae torna as coisas piores. Ele sai para ver a batalha. É Viserion devorando soldados voadores. E Rhaegal também está à vista. O acampamento está em pânico.

Um homem em armadura dourada cavalga trazendo uma mensagem do Comandante Supremo Gorzak. Ninguém no acampamento sabe quem é Gorzak. Este homem é o seu emissário e ordena que eles movam-se para a baía e ataquem os selvagens nos navios de lula. Tyrion, como Lannister, está bem ciente das depredações dos homens de ferro e não está inclinado a seguir o comando. Os Segundos Filhos concordam: eles são cavalaria e não podem andar sobre a água. Eles decidem esperar Ben Mulato voltar . O emissário,  assegurando-lhes da ira de Gorzak, se afasta. Tyrion e Jorah concordam – eles estão lutando do lado errado.

Viserion desaparece dos céus, mas Rhaegal ainda os sobrevoa.

Ben Mulato retorna. Melessa quer que eles defendam uma das Irmãs Cruéis. Tyrion aponta grosseiramente que a menina tem os seios bonitos. E nesse ponto, um nobre yunkaíta chega à cavalo. Tyrion aprova as cenas eróticas retratadas em sua armadura, mas a notícia é menos bem-vinda. O nobre jura vingança ao Príncipe Esfarrapado e Tyrion zomba dele. Ben Mulato defende Tyrion do nobre até que o põe pra correr.

E Ben Mulato proclama que eles foram homens da rainha o tempo todo! Juntar-se a Yunkai foi apenas uma manobra inteligente. Tyrion não se deixa enganar por isso, mas fica feliz com a notícia.

Estratégias, batalhas, dragões, homens de ferro… Tudo isso em um único capítulo!

Além disso, George disse no evento que a série e os livros são coisas diferentes, e que os personagens que morreram na série, também morrerão nos livros (ou não), mas da sua própria maneira. No entanto, ele afirmou que futuramente pretende mostrar um lado mais gentil da Osha nos livros, graças à interpretação de Natalia Tena na série.

O mestre também falou sobre como Tolkien foi uma de suas maiores influências. Ele amava os livros, mas o que mais lhe intrigava era a maneira como Aragorn governou por tantos anos tão sabiamente. Qual era a política de impostos dele? Esse tipo de pergunta motivou ASOIAF.

“Os Ventos do Inverno” ainda não tem previsão de lançamento (e ele disse pra não acreditar em nenhuma que não esteja em seu website), mas depois dessa leitura eu espero mais do que nunca que seja o mais breve possível!

(Para ler os outros capítulos já traduzidos de TWOW, basta clicar aqui)

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Bruno Carvalho

    Nenhuma previsão de quando vai ser lançado?? =C

  • Tiago Torigoe

    Muito loko 😀

  • Felipe Bini

    Resumindo, realmente os yunkai’i rodaram na batalha (ao que parece a própria organização hierárquica e de poder deles já tá uma bagunça, afinal ninguém nem sabem quem é o “supremo Gorzak”), os ironborn e Barristan vão vencer e agora vai ser esperar a Daenerys voltar pra ver os desdobramentos.

  • Pois é, a batalha do gelo e a batalha de Meerem precisam ser resolvidas o quanto antes. Pela lógica agora deve haver o seguimento da batalha, e um encontro entre nosso anão favorito e Barristan Selmy.

    Enfim, só a resolução dessas batalhas vai consumir no mínimo umas 100 páginas. Vai ser um livro longo, e que provavelmente não virá antes de 2015.

  • Laercio vilanova

    eu quero ler,mas nao quero saber de spoilers muito grandes(tipo morte de personagens),por favor alguém que leu pode me dizer se tem spoiler pesado?

  • Felipe Lobato

    Nossa, muito bom. Agora os Second Sons voltaram pro lado da Daenerys.

    Só falta a própria Daenerys retornar.

  • Thay

    Quando eu penso que estou controlando essa sede por WoW, me lançam isso, MEU R’HLLOR!

  • Matheus Vinicius

    Dragoessssssssssss o/

  • Samara Imad

    Meu coração parou por alguns minutos ..como eu gosto desse Tyron !!!

  • Laercio vilanova

    eu quero ler,mas não quero saber spoilers muito grandes(tipo morte,ou aquelas surpresas absurdas que o Martin coloca),alguém que leu por favor me diz se tem spoilers grandes.

  • José Luiz Borsatto Junior

    Do último capítulo revelado para esse, parece que muita coisa interessante aconteceu nos outros POVs.

  • Ademar Fernandes

    Tantas coisas para pensar e ele pensa logo em “Qual era a política de impostos dele?” UHAUHA
    Ah, George…

  • BrunO_R

    Nossa cara, isso me dá uma ponta de esperança de que lançamento desse livro está cada vez mais próximo…Por outro lado, minha memória é fraca e já não lembro de alguns nomes ou mesmo como alguns personagens terminaram no livro 5 (o Tyrion e o Victarion, são alguns deles rsrs)…Vou penar um bocado pra me readaptar durante a leitura do livro 6!

  • BrunO_R

    Será que vai ter algum vídeo dele lendo o POV, como da outra vez?

  • Joao Palmadas

    Então, os irmãos menores do Drogon entrarão na briga?

    Já era tempo, hein?

  • Guest

    Só eu que acho que essa Penny é a Merreca do Dança?! .–.

  • Sloany Medeiros

    Só penso numa coisa nos homens de ferro chegando e cadê Daenerys pra cuidar dos seus dragões(filhos)!!!Medo daquele negocio tocar e os filhos dela ficarem presos a Lula(Abestalhado do Victor…). Mas alguem pensa q aquele sacerdote vermelho vai se virar contra a Lula e ajudar Dany a não perder os dragões, pq acho q o Deus Vermelho é meio q um grande apoiador do Ideal dela, eu espero…

  • Sloany Medeiros

    Espero q ela retorne com Drogon, como Khal alem de Rainha e não é pedir muito, já q ela Monta um Dragão ;p

  • Sloany Medeiros

    kkkk realmente… assistindo agora O Senhor dos Anéis na Warner, mas alguem acha os filmes melhores q os livros, please, não me atirem pedras…

  • Sloany Medeiros

    Pois é! Se eles tão comendo os corpos jogados contra a cidade, faz um grande favor a Barristan evitando contaminação pela “egua branca” ou sei lá o nome da praga, afinal dragões não adoecem 😀

  • Lili

    Penny é o nome em inglês, Merreca em português!!

  • Tiago Matos

    Homens de Ferro tocando o terror na Baía dos Escravos!!! Como esperei por esse momento!!!

  • Felipe Bini

    Chama-se tradução

  • dancruzsc

    “e ele disse pra não acreditar em nenhuma que não esteja em seu website”. ai, ai…

  • Bacellar

    É que eu chamo tanto de Penny que acabei esquecendo de traduzir, mas já resolvi isso. Perdão! 🙂

  • Bacellar

    Tomara! Assim podemos traduzir o capítulo na íntegra 🙂

  • Felipe Bini

    Discussão lá no tópico em que o cara postou o resumo do capítulo no fórum do Westeros tá boa sobre isso…

  • Mariana

    ele não ia mencionar coisas do tipo antes do lançamento do livro, vai sem medo

  • Miguel Mlaker

    Ele faz isso para torturar a gente.

  • Renan

    eu não leio nada dessas coisas uhahua gosto de ler na hora q pegar o livro.
    A Leya tinha q lançar logo Tales Dung and the Egg, espera o livro e a série sem ter nada de Westeros é foda auhahu

  • Gabriel Dias

    Égua descorada! rsrs
    Tb acho que tava na hora de os dragões fazerem alguma coisa.

  • Gabriel Dias

    Ele disse que iria ser em meados de 2014, mas……….. :/

  • LadyTargaryen

    Aaaaaah como eu amo Essos! E só de pensar que temos mais um POV lá, e logo o POV do Tyrion, me faz morrer mais ainda de ansiedade por esse livro…

  • José Luiz Borsatto Junior

    É que o Martin queria um universo mais palpável. Ele encheu de detalhes por isso. Se ver, não só ouvimos falar de outras terras ou vemos no mapa. Sabemos de outras culturas (religião e costumes são exemplos) moedas, política, fauna e flora e por aí vai.

  • Túlio Nogueira

    Embora seja totalmente improvável eu iria gostar ainda mais se a Dany chegasse montada no Drogon e tacasse fogo no ** dos Homens de Ferro.

  • Túlio Nogueira

    Eu acho que ela vai perder o Rhaegal e o Viserion, mas ela vai continuar com o Drogon, pq como lembramos bem, no ultimo capitulo dela, ela encontrou com o khal.

  • Túlio Nogueira

    DRAGÕÕÕÕÕÕÕEEEESSSSSSSS, AHHH, COMO EU AMO DRAGÕÕÕÕÕÕÕOEEEEESSSSSSSS!

  • Cintia Leal

    Adorei ele dizendo que ama os livros do Tolkien! Nada ver a rivalidade que colocam entre as histórias, né? Amo LOTR e to aprendendo a amar tb ASOIAF.
    =)

  • Calvin

    Acho que mais difícil que tecer teorias sobre aquele que será o rei dos Sete Reinos no final, é como ele (seja quem for) saudará as dívidas da Coroa. Alguma idéia?

  • Joao Palmadas

    Ah, concordo. Essos merecia uma série só para ele.

  • Seriados em Série

    Notícia de Game Of Thrones BR na segunda edição do DROPS, confiram: http://www.youtube.com/watch?v=Vjtbqf6pklo

  • Felipe Lobato

    Sou muito mais Essos do que Westeros.

  • LadyTargaryen

    Eu tbm! As vezes penso “Que se foda Westeros e o Trono de Ferro, pq brigam tanto por aquilo? Eu quero é Essos!” xD

  • LadyTargaryen

    Com certeza! “Contos em Essos” ou algo assim seria de mais! Acho que até um dos motivos por eu gostar tanto da Daenerys é ver através do olhar dela o choque cultural, as línguas, as cidades milenares… E amei a chuva de POVs lá que rolou no Dança com Tyrion, Quentyn, Barristan, Jon Con… Que continue assim! xD

  • Sloany Medeiros

    Espero q ela nao perca! :/ os outros; apesar de Drogon ser meu preferido… Espero q a teoria de q o sacerdote do Victorion vire a casaca pra Dany 😀 e ela volte montando em Drogon e com o Khal dela pra cima dos homens de ferro!!!!! Sonho meu, mas é tão bom pensar assim 😉

  • Messinho’

    Se brincar você nem vai entender muita coisa, dependendo de sua leitura dos outros livros…

  • Alderley

    Osha mais gentil em Skagos? Hehehehe Essa eu quero ver, ou melhor ler.

  • Rodrigo Lucas Pereira

    Eu que acho que pode acontecer e que o victarion fique com um dos dragões e talvez o tyrion fique com o outro.

    Quando tu lê sobre o Aegon e suas duas irmãs percebe que um era guerreira e gostava de resolver no “braço” e a outra era diplomata e sutil e o Aegon era o equilibrio, se tu perceber pode funcionar da mesma forma com a Daenerys, Victarion e o Tyrion. Por que o dragão tem 3 cabeças.

  • Thiago Ramos da Silva

    dificil é acreditar que ela vai perdoar os Second Sons, mais facil ela mandar matar todos eles, principalmente quando ver que um deles é irmão do homem que assassinou o pai dela, msm q ele fosse seu guarda real

  • Sloany Medeiros

    Eu preferiria q fosse o John(quase certo um Targaryen) e o Tyrion só se ele for mesmo Targaryen :9 pq né ninguem eh doido de querer mexer com os dragões e ficar tostado como o Sapo do Martell; Mas o Victarion pode até ficar com o controle de um dos dragões como parece q vai acontecer mesmo, mas espero q por pouco tempo! Tem tbm o Aegon(se for verdadeiro…) ele pode ser uma das cabeças embora eu prefira John e Tyrion 😀

  • Sloany Medeiros

    Mas Tyrion tem o bonus de que matou o Tywin q foi o verdadeiro causador da desgraça do pai Louco dela, acho q Dany não é tão doida de desperdiçar a inteligencia e as informações de Tyrion até pq Barristan vai aconselha-la bem, quero ver a reação dela com o Jorah( q pra mim já merece seu perdão faz tempo…)

  • la muerte

    Não deveria ter lido isso. Agora sim vou morrer de vez de ansiedade! Victarion tocando o terror <3

  • Felipe Lobato

    Dany não pode se dar ao luxo de dispensar ajuda. Talvez ela se vingue do Ben Plumm depois, mas agora ela precisa dos Second Sons.

  • Alice

    kkkkkk

  • Alice

    Nossa, não lembrar o nome do Tyrion ou do Victarion é foda hein..

  • BrunO_R

    Se vc lesse direito teria visto que não é o nome do Tyrion e Victarion que esqueci e sim o fim que tiveram no no Dança dos Dragões. Eu e mais 5 pessoas aí, esquecemos (ou temos a facilidade pra esquecer) nomes de personagens secundários!

  • Ju

    A coroa não terá mais dividas se um certo Lannister anão, for mesmo a terceira cabeça do dragao… Como dizem os Lannister cagam ouro…
    E como a sorte vai de mal a pior, para Cercei e Jaime, não vai sobrar mais ninguém além de Tyrion para herdar todo ouro do rochedo, e como ele vai se juntar a Dany, as coisa ficam mais fáceis…. Kkk

  • Calvin

    Essa é uma possiblidade, mas me parece muito óbvia, uma que eu pensei há pouco tempo é o Illyrio levar parte da sua fortuna para Westeros afim de comprar o apoio das casas relutantes à Aegon, e ocorrer um “extravio”.

  • Tamires

    Pergunta: alguém sabe se ele já leu outros trechos, ou esse foi o único trecho do Ventos do Inverno “liberado” até agora?

  • Tem um post com todos os capítulos já divulgados e traduzidos, só procurar.