GRRM: “Vocês definitivamente ouvirão mais sobre Jeyne Westerling”

“Caraca, eles mataram o Kenny a Talisa! David e Dan sabem o final da série. Isso significa que a Jeyne não terá mais nenhuma importância nos livros?”

… Nada disso.

Em resposta a um comentário de um dos seus posts no livejournal – aquele que mostrava o vídeo In Memoriam da série exibido na ComicCon – George R. R. Martin disse que muitos personagens que foram mortos apenas na série ainda serão “usados” por ele nos livros, o que inclui Jeyne Westerling, substituída por Talisa na adaptação e morta durante o Casamento Vermelho. Veja o comentário logo abaixo:

Nem um pouco. Se eles estão vivos nos livros, eles estão vivos nos livros, e pode muito bem aparecer novamente. Irri (e Jhiqui) ainda está servindo como serva de Dany, Rakharo continua sendo um dos seus companheiros de sangue, Mago vai certamente aparecer novamente. Vocês vão conhecer o destino de Pyat Pree em Ventos [do Inverno; o próximo livro]. Os Treze ainda são uma das facções em luta pelo poder em Qarth. Vocês podem ver mais de Alayaya e Chataya também, e vocês definitivamente ouvirão mais de Jeyne Westerling.

Ok, isso pode não significar nada. Apenas mais uma ocasião que o velho aproveita pra “trollar” os fãs à la Mestre dos Magos. Mas também pode significar que Jeyne Westerling será sim importante pra o futuro da saga, independente da série tê-la descartado. Se for assim, o que a HBO pretende fazer? Apenas omitir o que quer que venha a acontecer com ela daqui pra frente? O que vocês acham?

Dica dos leitores Cris Cestaro e Marcos Soares.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Matheus Vítor Pereira Lima

    HBO fará a pior cagada da historia!!!!!!!!! Que Jeyne westerling realmente nao esteja grávida ou se não lascou tudo!!!!!!!!!!

  • Mauro Ferreira Rebouças

    Vai aparecer para morrer.

  • Fábio Neves

    Jeyne Westerling tem que aparecer mesmo, afinal ela carrega o filho de Robb Stark

  • Roberto

    Quem leu os livros e acompanhou os tratados assinados pelo rei Tommen sabe que os Spice saíram ganhando nessa história e que a Sra. Stark não vai deixar barato quando se descobrir um peão nessa trama toda…

  • Victor Dias

    Imagino as “soluções da HBO”

    “Quem morreu no Red Wedding foi a Irmã gêmea do mal!!”

  • João

    com certeza ela é importante, ela tem o filho de robb no buxo, alguns nortenhos(e brynden peixe-negro) a protegeriam com unhas e dentes, ela definitivamente ainda vai nos dar muitas emoções.

  • Lucas Duarte Guerra

    me iludindo com a ideia de um filhote do Jovem Lobo porquê sim.

  • Caiou Cerqueira

    eu acho que o seriado deveria ser mais fiel ao livro, se isso for verdade, eles terão que inventar uma história miraculosa para revive-lá, creio que o herdeiro Stark em seu ventre será de suma importânica.

  • Diego Natan Canteri

    A gente vai ouvir sobre ela, ok, mas ele não disse que será algo importante e muito menos que será algo realmente interessante… provavelmente a gente vai só ouvir que ela se casou com um nobre qualquer ai, talvez até qualquer cavaleiro Lannister da quarta divisão de torneiros reais, sei lá… mas nada de importante.

  • Ahhhhh agora fudeu!

    Então quer dizer que não podemos tomar porra nenhuma como base na série pra comparar com os livros?

    Então essa teoria maluca ainda pode ser verdade?

    http://www.gameofthronesbr.com/2013/03/poderia-jeyne-westerling-estar-gravida.html

    E eu pensando que a série estava soltando spoilers e tapando os buracos.

    Como eu falei há algum tempo, tava bom demais pra ser verdade, se continuarem assim vão fazer pior que Allan Ball e daqui a pouco fica pior que True Blood, não curti! =(

    Não sei quem é mais troll, Martin ou os produtores….
    CHATEEI

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Andrey Coutinho

    Essa tradução de “may well turn up again” como “podem transformar-se novamente” tá meio maluca. “Turn up” tá com sentido de “aparecer”. Ele quis dizer que os personagens podem aparecer novamente.

  • neto

    ou eles vão acabar inventando que o robb teve filho com outra mulher

  • Flávio Gama

    Eu já desencanei total! Desde a 2ª temporada que, pra mim, são duas estórias diferentes. Nem por isso deixo de gostar, pelo contrário, a série está cada vez melhor!

  • Déborah Carolina

    Acho q assistir ao seriado é ótimo, mas nunca seriado ou filme algum vai se igualar aos livros nos quais são baseados. Os livros são sempre mil vezes melhores e mais completos. Por isso eu sempre leio, tudo que eu assisto eu leio, e cada vez mais eu amo os livros….os filmes e séries, para mim, são apenas um complemento, nunca espero muito deles.

  • Tulio Cesar Domingos Corrêa

    Mano, pelamor né…
    Era óbvio que a série estava tomando um rumo completamente diferente dos livros desde que a segunda temporada foi como foi…

    Não gostei dessa substituição da Jeyne pela Talisa desde o começo, pois já havia lido os livros e é bem claro mesmo quando você lê com atenção que a Jeyne que o Jaime vê não é a mesma, que ela provavelmente foi levada pra longe e escondida… E isso só poderia ser pelo óbvio motivo de que ela tá sim grávida do Robb… Isso não significa que vai ser determinante para o final da história, mas certamente é importante para a trama como um todo.

    A série está tomando rumos diferentes. Pode ser que ela termine com o final basicamente igual ao do livro, mas nunca 100% igual. E pode até calhar dela terminar de uma forma TOTALMENTE diferente…

  • Carla Azevedo

    George, que não é bobo, usou o verbo ouvir quando falou da Jeyne (e ver quando falou da Chataya e Alayaya), então é possível que os personagens POV ainda falem dela. Se ele queria evitar o clichê do Robb vingando a morte do Ned, um possível filho do Robb vingando-o tb é outro. Ele sabe que os outros personagens que citou são irrelevantes pro fandom dele, então ter falado da Jeyne foi p/ deixar todo mundo maluco, hehehe. GRRM causando!

  • Marcos Vinícius

    A solução seria um discípulo do “Senhor da Luz” ter aparecido nas “entrelinhas” e ressuscitado a pobre mortal, mas ai vem a pergunta porque ela e não Roob ? <>

  • Ótima observação! =D

  • Estou achando que vocês estão desesperando demais por conta disso. Ok, vamos ouvir mais sobre Jeyne Westerling nos livros. Mas, quais são os plots possíveis?

    O único que eu sei é essa possibilidade dela estar grávida do Robb. Eu particularmente acho pouco provável, pelo mesmo motivo que a Carla Azevedo citou abaixo. Mas, vamos então supor que ela está grávida. Vocês realmente acreditam que o Norte vai se unir em torno de um herdeiro vindo de uma casamento que a maioria acredita ter sido a ruína do Robb? Um herdeiro que praticamente não terá nenhuma influência Stark, além do nome – afinal, qual Stark sobrou para criar essa criança?

    Na minha opinião, se a Jeyne realmente estiver grávida, isso vai ser apenas mais um plot de alguém para tomar controle do Norte (Brynden Tully, talvez). Já temos Mindinho com a Sansa, temos o Lord Manderly com o Rickon, e talvez planos do Rei Stannis envolvendo Jon Snow.

    Então, qual seria o grande problema da HBO cortar isso da série? George Martin disse que ouviremos mais dela, mas em momento algum deu a entender que o plot seria importante.

  • Sloany Medeiros

    Se nao houver filho de Jeyne, acho q tudo bem, mas se tiver um filho de Robb… ja era!

  • A Jeyne vai aparecer só para todo mundo ver que está grávida e ser morta pelos Lannisters ou etcs HAHAHAHAHAHA acho que a série só “adiantou” isso.

  • Cida Lima

    Uma coisa que eu não entendi ainda: os livros já foram escritos ou estão sendo escritos? Além de termos de contar com as adaptações para a TV, que nunca são iguais as dos livros ainda teremos de passar pelas possibilidades da cabeça do autor dos livros! Eu, francamente, não entendo.

  • rog

    acredito que os “meios” serao diferentes para o mesmo fim

  • Ananda Brenda

    Se os produtores sabem como a história vai se dar, eles não matariam Talisa se estivesse grávida, certo?
    E num capítulo do Jaime, no Festim dos Corvos, ele tem uma conversa com a mãe de Jeyne, que deixa bem claro que ela não está grávida, então provavelmente se nós ouvirmos falar dela novamente, não será por isso.

  • rog

    como o tempo nos livros e mais “longo” o desenrolar dos personagens nao tem como acompanhar o ritimo da serie qu tem que ser mais simplificada e alguns “fins” de persongens abreviados,porem acredito que teremos diferenças nos”meios” nao no fim da saga

  • ana luiza

    Ainda acredito que se a Jeyne fosse essencial ou ao menos importante pro desenrolar da história o Martin não ia deixar a personagem ser substituída e posteriormente morta. Ela pode ate aparecer, nada proíbe isso já que ela ainda ta viva, mas duvido que esteja grávida ou que tenha relevância pra trama

  • Zélia Pamplona

    Nossa, eu quase caí da cadeira aqui!!! Quando li a descrição da Jeyne no POV do Jaime e comparei com a descrição dela no POV da Cat, eu tive CERTEZA de que não era a Jeyne que o Jaime conheceu e sim a irmã dela, daí mil teorias na minha cabeça ne? Até uma que, acho que vi aqui, e ela estaria grávida, apesar das poções que andava tomando, e teria fugido com o BlackFish, ou mesmo que a mãe a teria escondido ao saber que ela estava grávida, com medo de retaliação, ou sei lá…

    Não tenho muito amor pelo Robb Stark, na verdade acho ele um tremendo pamonha, mas a ideia dele ter deixado um herdeiro me agrada, não sei porque, acho que porque o Rickon ainda é muito novo e o Bran talvez não tenha herdeiros, sei lá… Alguma segurança de que os Stark vão continuar [um pouco mais espertos, por favor].
    Eu espero que o GRRM não esteja trollando, porque se essas pistas, como as diferenças entre as descrições da Jeyne, forem mesmo levar a algo como essas teorias, seria muito, muito foda!!!
    Só não sei como a HBO vai sair dessa enrolada, se a Jeyne estiver grávida ou for fazer algo importante nos livros, vão inventar que a Talisa e o bebê foram ressucitados pelo Thorus? Agora é foda né? A mulher levou as facadas na barriga.

  • George Martin trollando todo mundo desde 1990

  • Eduardo Marques Rodrigues

    Galera… gosto dessas adaptações para a TV… e sempre tem algum tipo de mudança… sou fã de Tolkien, e quando li os livros achei estranho os filmes… a série do GOT tá demais…
    As adaptações na série… são… opiniões do que poderia acontecer…
    Lembro que em gibis que eu lia da Marvel, tinham histórias “O que aconteceria se…” enfim… sou fã incondicional!

  • jorge_lito

    Acho que você já tá exagerando!
    Ele disse que iria falar dela, beleza, mas logicamente não será algo RELEVANTE.
    Os produtores da série sempre consultão o Martin sobre as decisões difíceis da série. Eles até se reuniram recentemente para discutir o futuro da série baseado nos livro que serão lançados. É a obra dele que tá sendo adaptada, eu sei que ele não tem poder de decidir o que vai ser colocado na série, mas lógico que sua opinião é levada em conta.
    Agora dizer que se a série continuar assim vai ficar pior que True Blood (que assisto também, mas sei reconhecer que ultimamente tá um lixo) é demais. Alan Ball desvirtuou totalmente o que True Blood é nos livros para a série, enquanto os produtores de Game of Thrones fazem um trabalho muito bom quanto a isso.

  • oO
    Game of Thrones AINDA não chegou ao nível de esculhambação de True Blood. Mas na verdade se vc olhar em várias entrevistas (traduzidas e postadas aq) Martin já disse que não tem poder de veto e que não decide sobre a série e já deixou claro que série e livros são coisas completamente diferentes.
    Eu não me importei que Talisa fosse uma personagem completamente diferente de Jeyne e que fosse morta desde que isso não interferisse sobre o restante do enredo em relação aos livros. Mas essa revelação pra mim é o tipo de esculhambação que pode levar a série ao nível de True Blood sim.
    Minha opinião…não estou exagerando, estou sendo realista com base no que eu penso sobre a série.
    Vc tem a sua opinião oposta a minha e não vejo problema nisso, não vou mudar a minha só pq vc acha que estou exagerando…

  • jorge_lito

    Tá na cara que ele escreveu isso de propósito para deixar o povo irritado como você.
    Não se sinta ofendida, minha intenção nunca foi de ofender.
    O site é ótimo, obrigado.

  • MarcelDinis

    Isto não é a cara da HBO… e sim d GLOBO
    hahahahaha

  • kaka

    Jeyne foi tão relevante nos livros até agr, qto Talissa foi na série, portanto, acho que ele falou pq ele é um bastardo sacana mesmo!

  • Eduardo Amorim

    Boa comparação do GRRM com o mestre dos magos!! ashaushuahsuahsuahsua

  • Se tem uma coisa que eu não preciso fazer por aqui é incitar o povo a falar mal da série e dizer que não é fiel aos livros…
    Basta olhar o comentário de qualquer notícia e ver que a maioria só comenta isso…mesmo que até agora não tenha sido o problema.
    Então, não tá na cara pq eu não disse nada disso.
    A postagem foi do Rafael Bacellar, eu não tinha visto ainda essa notícia e sim achei muita sacanagem terem feito isso e continuo achando, não sei pq vc se sentiu tão incomodado com meu comentário…

  • Joao Palmadas

    Jeyne Westerling… O Jovem Lobo estava com a guerra ganha e jogou fora por uma buceta…

    O Ned Stark era mão e regente, e jogou fora o poder porque era honrado e confiou em gente sem honra. O Reizinho Joffrey poderia ter reinado sem guerra, e jogou fora a chance porque queria parecer severo para o povão. O Stannis quase ganha a capital e a guerra, não ganhou porque sua tropa ficou com medo do fantasma do Renly. A Cersei herdou uma aliança vitoriosa forjada pelo pai, jogou fora por arrogância, vaidade e paranoia contra a Margaery Tyrell (se pelo menos tivesse paciência para esperar a guerra acabar!).

    O Víbora Vermelha estava com a vitória nas mãos, mas tinha que encarar o Montanha e ouvir ele confessar…

    Nessa história é assim: a pessoa está com a vitória definitiva nas mãos, faz m… e joga a vitória fora. E às vezes joga a vida junto.

  • LyannaStarkWIC

    Cersei ouviu várias profecias da Maegi na noite que sua melhor amiga morreu, uma delas e que viria uma rainha mais jovem e que tomaria tudo que ela mais ama. Jeyne Westerling se tornou rainha do norte ao se casar com Robb. Seria interessante vê-la se vigar de Cersei pela morte de seu amado.

  • DragonSlayah

    Uma coisa que eu fiquei meio encabulado no livro… Os Westerling traem os Lannisters… mas depois são recompensados… isso quer dizer que isso tudo de passar pro lado Stark foi uma armaçao e os Westerlings sempre estiveram ao lado Lannister ? O plano deles para ajudar os Lannisters então seria seduzir Robb, mas como, se Jeyne nem sabia de nada e amava Robb? Acho que ficou meio confusa a pergunta, mas tudo bem, se alguem entender e me responder eu agradeço! :p

  • Depois de saber que Robb Stark havia quebrado a promessa aos Frey e casado com Jeyne Westerling, e que a Casa Westerling havia se juntado ao Rei do Norte, Tywin começou a tramar através de cartas com a mãe de Jeyne, Sybell Spicer, com Roose Bolton, que havia mudado de lado após tomar Harrenhal, e com Lorde Walder Frey, que considerava o casamento de Robb um insulto à sua Casa. O Casamento Vermelho foi fruto direto dessa conspiração, onde Robb Stark foi traído e assassinado, além de ter a maior parte de seu exército liquidado, pondo um fim à Guerra e assegurando a vitória para a Casa Lannister.

    http://wiki.gameofthronesbr.com/

    =D

  • Judah88

    Não se esqueça que Vento Cinzento não gostava da família de Jeyne, quem sabe tudo não foi armado desde o princípio, pois sendo a avó ou bisavó dela (não me lembro mais) Maegy a Rã, poderia ter dado alguma poção pro Robb se enfeitiçar por ela e outra pra Jeyne não engravidar.

  • Lucas Facó

    Eu acho o Príncipe Doran Martell é o único membro tolerável do clã Martell. Seu irmão Oberyn era um pavão idiota, panaca, rude, promíscuo, prepotente e arrogante como a maioria dos cavaleiros do Sul, um guerreiro incompetente com excesso de confiança subestimando a fúria e o vigor físico de Gregor (acreditando que um guerreiro ferido não conseguisse se mover de forma ameaçadora após tantos ferimentos graves). Ao longo prazo, provocou a ruína de seu clã com seu comportamento e suas ações. Exemplo de sua estupidez: o seu duelo com Lorde Edward Yronwood por causa de um rabo de saia.

    O destino do Clã Martell e do Reino de Dorne está nas mãos da Princesa Arianne Martell e das Serpentes de Areia (Obara Sand, Nymera Sand, Tyrene Sand e Sarella Sand). O que não é uma boa coisa para os nobres e os plebeus de Dorne.

    A Casa Yronwood é a segunda casa nobre mais poderosa e rica do reino de Dorne. É paciente para a sua ascensão ao poder. Certamente apoiará Daenerys Targaryen durante a Segunda Dança dos Dragões e ainda será a casa nobre dominante de Dorne por causa da estupidez e da obsessão da Casa Martell pela vingança.

  • DragonSlayah

    Bom, depois de saber que a casa Westerling mudou pros Starks, Tywin começou a tramar com eles para eles trairem os Starks, mas eles não fizeram nada de mais. Ao meu ver, único Westerling que foi decisivo de fato nisso tudo foi Jeyne, que nem tramou nada com Tywin.

  • Wagner Silva

    Provavelmente os produtores da série “descartarão” a Talisa(Jeyne Westerling), mas se fizerem isso estarão dançando sobre uma corda bamba, porque como o própio George R.R. Martin(autor da saga) deixou claro, ele ainda “usará” essa personagens em seus livros, fazendo com que a corda sobre a qual os produtores estariam dançando se rompa. No terceiro livro da saga(A Tormenta de Espadas) a personagem Jeyne, chamada na série de Talisa, fica em Correrrio, sede da Casa Tully, e não viaja com Robb(seu marido) para As Gêmeas(sede da Casa Frey) onde é assassinado depois de descumprir uma promessa feita ao anfitrião Frey.Diferentemente na série da HBO, a personagem é morta n’As Gêmeas, depois da descoberta de sua gravidez. Na série, o problema surgiria se a “linha de história”, de Talisa se “cruzasse” com a “linha” de outra personagem principal, pois não seria representada, deixando a história incompleta.

  • Carlos Alberto

    de certa forma ela ainda é a rainha do norte , não se pode esquecer de jon snow ele pode se tornar um Stark e tem o Rickon que não se fala diretamente no quinto livro

  • Uhtred Uhtredson

    Então só tem 2 coisas que podem acontecer, sendo elas:

    1- Ela voltará a aparecer, porém sem importância nenhuma e nada de relevante vai acontecer com ela;

    2- Ela voltará a aparecer e estará grávida, como a Talisa estava na série, porém será morta juntamente com o bebê, como aconteceu na série.

    O que é fato é que ela não terá um herdeiro Stark, pois se tivesse ele seria importante nos livros, e sendo importante nos livros ele não poderia deixar de aparecer na série.

  • Eu pensava assim, mas agora acho que não sei de mais nada… oO

  • Acho que sou muito burra. Eu não percebi que a Jeyne que fala com o Jaime não é a mesma!!!

  • Bruno Carvalho

    Também acho isso… é o bebê morrer não é nada demais também… afinal ele é um Stark…

  • Angelo Fontenele R. Aragão

    Stannis perdeu porque não quis dividir a vitória com a Melisandre, o fantasma de Renly tinha pouco a ver com isso

  • Túlio Nogueira

    Ou uma opção n° 3 (Que eu acho improvável) -Ela voltará a aparecer e estará grávida, e o filho dela vai ser extremamente importante para a historia.
    Vcs se enganam muito sobre o George. Ele nunca iria mudar a propria historia para ela se adaptar à série. Se ele quiser que a Jeyne tenha um filho herdeiro do norte, ele não vai pensar duas vezes antes de fazer isso.
    É como ele disse em uma entrevista, a série é a série, com seus proprios autores e suas modificações e o livro é o livro, eu que escrevo.

  • Zélia Leticia Dantas Bezerra

    Discordo TOTALMENTE! Oberyn era um dos mais fodas dos livros… Fez merda, claro, mas ele tava guardando um rancor e desejo de vingança por ANOS. O duelo dele com Lorde ORMOND Yronwood, foi proposta do proprio Ormond, não dele. Cara, Oberyn podia ser TUDO, menos um guerreiro incompetente… Ah, por favor, O Vibora Vermelha, ele era temido, ele matou a porra da montanha que cavalga, acho que isso não é coisa de um guerreiro incompetente.

    Quanto as Serpentes de Areia, elas são tremendamente capazes, os Martell [incluindo as Serpentes de Areia, com excessão, talvez, da Obara] são uma das casas que melhor esta jogando o jogo dos tronos.

    Você esta TOTAL e COMPLETAMENTE enganado a respeito da casa Martell. Quem melhor esta se saindo entre todas as casas, são eles. Doran é um PUTA de um estrategista, talvez até melhor que o Tywin, e embora eles tenham passado por momentos tensos graças ao sangue quente do Oberyn e a pouca maturidade da Arianne, ainda são os mais fodas. Tanto a princesa, quanto as primas bastardas, agora que conhecem os planos do tio, que por sinal são MUITO bem elaborados, estão andando lindamente na linha e cumprindo seu papel pra as coisas darem certo. A Sarella NÃO esta no meio, ao contrário do que você falou, ela esta desaparecida, suspeitas de que ela seja o Alleras, Esfinge.

    Os Yronwood, apesar das diferenças, estão muito fieis aos Martell e eles não tem condições de governar Dorne, porque como esta especificado nos livros, tanto o Oberyn, quanto a Arianne Martell, são tremendamente amados em Dorne, então se os Yronwood sonhassem em trair seus suseranos, o que não é o caso, os demais já teriam tomado o lado dos Martell.

    Como o próprio GRRM falou sobre o Doran, “Doran joga para ganhar, seja Cyvasse, ou o jogo dos tronos”

    Unbowed, Unbent, Unbroken!!!!!

  • Lili

    Concordo.
    Não acho que a Jeyne terá um filho do Robb. Isso seria muito clichê. Acho que quem deve restaurar o norte é o Rickon
    Os produtores da série sabem o fim da saga, pois o George já contou pra eles, então eles não matariam um personagem importante como o filho do rei do norte se ele tivesse alguma relevância para a história.
    Não gosto da Jeyne, nem da Talisa!!!

  • Rosana

    A impressão que eu tive ao ler é que os pais de Jeyne armaram pro lobo, fazendo a filha seduzi-lo para que ele perdesse o apoio dos Frey, o que deu muito certo, só que ela acaba gostando dele de verdade e desaprova o desfecho fatal, então ela foge com o Peixe Negro e sua família a substitui por outra filha. Acho que ela reaparecer será ajudando o Tully foragido ou Rickon, mas grávida não creio.

  • Beatriz Medeiros Noleto

    A série e os livros estão se afastando cada vez mais, acho que a HBO matou a Talissa deliberadamente, sabendo que seria diferente dos livros e criou um nome e um background novo para deixar isso claro. A Talissa não é uma traidora, nem faz parte de um clã de traidores. Talvez a família nobre dela do outro lado do mar estreito queira se vingar pela morte da filha, e mudar o rumo da guerra. Eu acho ótimo.Por mais que a gente saiba que a série é uma adaptação, que não tem que ser exatamente aos livros, é chato ver as mudanças mínimas, dá a impressão de que é falsificado. Mas quando a série diverge muito, aí sai da sombra dos livros, se torna uma obra original com seus próprios méritos e traz novidades para todo mundo.

  • Beatriz Medeiros Noleto

    Ou não. A mãe da Jeyne estava arquitetando a traição, não seria bom que soubessem que ela estava grávida. Ao trocar uma filha pela outra ela agrada os Lannisters, e tem um trunfo guardado na manga com a verdadeira Jeyne.

  • DandaraCFM .

    Robb não perdeu a guerra por uma buceta. Ele casou com a Jeyne porque era filho do pai dele, por honra, não a dele, mas a dela. No livro o Robb estava ferido e triste (não lembro se era por causa da notícia sobre seus irmãos e Theon em Winterfell ou outra coisa) Jeyne cuidou dos ferimentos dele e o consolou de uma maneira que não deveria ter acontecido. Robb pra preservar a honra da menina casou com ela, porque ele acreditava que com aquela noite ele a tinha desonrado. Ele não casou pela buceta dela, por amor (como com Talysa) nem por capricho, casou por que era honrado, por que era filho do Ned. Ele perdeu a vida e a guerra por que era como o pai.

  • David Pessoa de Aguiar

    O Stannis quase ganha a capital e a guerra, não ganhou porque foi precipitado, achando que a vitória já era certa atacou sem cautela. Edmure também foi tolo e pôs a perder toda a estratégia de Robb. Enquanto isso, quem é frio, calculista e desonrado geralmente se dá bem, até um certo ponto, pelo menos.

    Com esses acontecimentos, Martin desconstrói a maioria das expectativas dos leitores, no entanto insere fatos novos no decorrer da narrativa, e é isso que tem sustentado a força de vontade dos fãns em prosseguir na leitura. O problema é que isso tem que ter limite, ou então a obra nunca acaba.

    Por outro lado, me parece que nestes pequenos deslizes que trazem sérias consequências é que está o realismo da obra, bem como algum aprendizado que podemos ter.

    Mesmo assim, como fã e como leitor acho que ele bem podia de vez em quando satisfazer nossos anseios, com o sucesso dos personagens que simpatizamos e torcemos.

    Além disso, ele tem que parar de ficar matando todo mundo, pois se não no final não sobra mais nenhum personagem do início da narrativa.

  • Fabio Roberto Lopes

    E o Willas Tyrell??

  • Hanna Skarlety

    Tanto a Jeyne, quanto a Talissa foram relevantes. Afinal, os acontecimentos posteriores ao envolvimento do Robb com ela que o levaram a morte.