George R. R. Martin fala sobre a “polêmica” escalação do Víbora Vermelha


Em mais um caso em que os leitores e espectadores pegam no pé dos produtores de Game of Thrones por questões de cunho racial em relação ao casting da série, o escritor George R. R. Martin resolveu se pronunciar. Dessa vez, a polêmica girou em torno da escalação do ator chileno Pedro Pascal para viver um dos personagens mais queridos pelos leitores: O Príncipe Oberyn Martell aka Víbora Vermelha. Olha só o que ele escreveu nos comentários do seu blog:

Eu não estava presente da audição de Pedro Pascal, mas eu fiquei sabendo que ele foi excepcional na leitura do texto. E desde que sua escalação foi anunciada, o produtor de outro programa de TV em que ele trabalhou recentemente escreveu-me dizendo o quanto Pascal é fantástico, nos parabenizando. Então, eu suspeito que ele vai passar a ser um maravilhoso Víbora Vermelha.

Sei que David, Dan e a HBO favorecem um elenco racialmente e etnicamente diverso na série. É verdade que perdemos vários personagens negros que aparecem nos livros (Chataya e Alayaya, Jalabhar Xho, Strong Belwas), mas para equilibrar isso, personagens como Salladhor Saan e Xaro Xhoan Daxos, que são brancos nos livros, foram interpretados por atores negros. Missandei também, embora nos livros os Naathi tenham a pele dourada, e não branca.

Quanto ao dorneses, bem, embora em geral eu rejeite todas as analogias, eu sempre imaginei os “dorneses salgados” sendo mais mediterrâneos do que africanos na aparência, como gregos, espanhóis, italianos, portugueses, etc, cabelos e olhos negros, pele oliva. Pedro Pascal é chileno. (Confira a versão do Amok para o Red Viper, é assim que eu o imaginei. Ou o retrato bonito e sexy da Magali Villenueve para a Princesa Arianne).

Quando e se a série apresentar as filhas do Príncipe Oberyn, as Serpentes de Areia, eu espero que nós vejamos a mesma diversidade que elas exibem nos livros, que vão desde Tyene (loira e de olhos azuis) para Sarella (pele levemente morena, como sua mãe era nas Ilhas de Verão). E eu espero que a tripulação do CINAMMON WIND seja toda feita com atores negros … apenas, claro, se a viagem de Sam seja mostrada na série.

Leia o original em inglês clicando aqui.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • leoff

    No WinterIsComing.net a “polêmica” veio de um dos moderadores que tem uma visão absurdamente politicamente correta ao ponto do Martin ser “racista” por dizer que o termo ‘africanos’ se refere a pessoas negras.

  • Isso significa que a produção preferiu optar pela interpretação, do que pela aparência física do Víbora Vermelha. Isso é bom, mas vai dá um bocado de trabalho pro pessoal da maquiagem…
    Quando as Serpentes, eu estou com o Martin, espero muito que eles mostrem ela da mesma descrição e diversidade dos livros. Principalmente Obara e Tyene

  • Richardsound

    Então tem vaga prá Juliana Paes como Arianne Martell?

    (brincadeira, viu gente?)

  • Vinícius Nabak

    Sério, achei a escalação fantástica. Como o próprio Martin já disse em uma entrevista, os Martell tem uma profunda inspiração na Espanha, e, os próprios personagens tem muito do “perfil” espanhol nos livros. A escolha de um ator da América Latina, que tem um profundo laço com a Espanha e com os indígenas (cabelos escuros e lisos, etc) foi realmente excelente, além do mais GoT vem crescendo muito por aqui. Quem sabe um dia um brasileiro ganhe um papel de destaque, até mesmo, na nobreza Martell…

  • LadyTargaryen

    Acho tanta bobagem implicar com a cor dos atores, cor dos olhos, tamanho, forma física… Sério, há tantas coisas boas e sérias para comentar e criticar e povo me vem com isso? É muita infantilidade e falta do que fazer…

  • Tiago Muniz

    mas iria ficar legal

  • Tiago Muniz

    por favor se alguém puder me ajudar infelizmente eu não tenho condições financeiras de compra os livros, e ler pela tela do pc ja esta me prejudicando, alem de atrapalhar a leitura, se alguém se interessar em me ajudar eu do meu endereço CEP tudo certinho. eu não tenho idade para trabalhar com carteira e minha mãe não deixa eu trabalhar em mercado ( que as vezes pega sem carteira) e eu priorizo a escola, minha mãe não tem condições de me dar algumas coisas mas a vontade de ler persiste.

  • Nathália Do Vale

    concordo com o moço do winter is coming. pessoalmente, quero acreditar que o martin não é racista a esse ponto. penso que ele teve que concordar publicamente com a troca da coloração para não ficar uma situação chata, sabe? ele criticar abertamente os produtores, dizer com todas as letras que eles foram racistas, ficaria feio.

    e mais: para mim, xaro e sallador só entraram para preencher a cota racial. até agora não engoli aquela cena do último episódio, da dany branca salvan do os negros.

    ps2: também sempre imaginei os dorneses com pele oliva.

  • Brendow Butinhol

    Pra ser sincero, tinha criado uma imagem totalmente diferente do Víbora, pensava em alguém entre o Oded Fehr e o Rodrigo Santoro (como Xerxes, claro que todo sem aquele “glamour”).

  • Drics

    Well…eu imaginava os dorneses, pelas descrições dos livros, como tipos mediterrâneos ou árabes. Nunca vi menção alguma que remetesse a pele negra. Mas…tem gente e polêmica pra tudo nessa vida, né?

  • Adam Henrique Freire

    Só eu que acho que o desenho de Arianne da Magalli parece com a Beyoncé? Será que a Beyoncé entra em Game of Thrones? Ela ta ficando cada dia mais pálida…

  • Guilherme

    Eu consegui 4 primeiros livros em 4 bibliotecas diferentes. Também acho caro e, pelo computador, não é a mesma coisa… Para fazer cadastro em bibliotecas, no geral, leve comprovante de residência e documento de identificação originais. Boa leitura!

  • Felipe Lobato

    Não entendi essa polêmica toda com o Pascal.

  • Acho que o Rodrigo Santoro daria relativamente um bom Víbora.

  • Marcos Tadeu

    A Arianne tem q ser uma atriz muito gata oO

  • Carlos Oliveira

    É provável que eles enxuguem todas elas e as resumam em uma só víbora da areia. SHUSUHSUSHS

  • Felipe Park

    Não sei se alguém aqui vai concordar comigo, mas direi o que acho.

    Criar qualquer tipo de polêmica por causa de cor de pele é lamentável. Independente de qual seja sua cor, raça, etc.

    Se um ator é bom, quer dizer que por ele ter uma certa cor, ele não pode garantir o papel?

    Pelo menos pra mim, foi com quase todos esses traços que imaginei o Víbora. A escolha é feita do jeito que é e pronto.

    As escolhas para Salladhor Saan e Xaro Xhoan Daxos foram perfeitas pois eu os imaginava dessa forma, e foi uma mudança de padrão na série em relação ao livro. Gostei muito.

    E tenho boas expectativas sobre Pedro Pascal, provavelmente irá representar seu papel muito bem, como a maioria dos atores e atrizes na série.

  • Thiago

    Meu deus, ainda tem gente falando da cena do ultimo capitulo ? Produtores de GOT, proxima vez que estiverem no marrocos, fretem um avião e peguem figurantes na DInamarca, obrigado ! Assim essas teorias estupidas nao sao cogitadas ! Apesar de que se fazer isso com certeza irá começar : “A la ta vendo, prefiraram fretar aviao pra dinamarca ao invez de pegar figurantes locais por causa da cor da pele ! ” Meu deus, assim nao da !

  • mario

    penelope cruz e catherine zeta-jones…. huuHUuuuausausau e o vibora tinha que ser o antonio bandeiras

  • Biblio bibliotecária

    Por que será que confundem morenos com negros? acho tão diferente…a Wiki diz da aparência dos dormeses ” a aparência clássica dos dorneses, com olhos e cabelos escuros, e uma pele de tom de oliva.”.

  • Vitoria Fonseca

    Posso doar o quinto livro por enquanto! Me passe seu endereço que eu faço questão de mandar 🙂

  • Felipe Bini

    Cabou a discussão agora pros que insistiam na arabização do cara?
    Provável que sim.

  • Wagner Bonfioli

    Ja tem um brasileiro Lino Facioli que interpreta o Robyn Arryn o filho do Jon Arryn e Lysa Arryn

  • Tiago Muniz

    2° Travessa Sergio de carvalho Rua A n° 7- FEDERAÇÃO
    Salvador-BA
    CEP-40230079

    acho que só precisa disso né? Muito obrigado, vc não tem idia de como eu to feliz, não tem ideia mesmo.

  • Tiago Muniz

    Bairro FEDERAÇÃO
    endereço 2° Travessa Sergio de carvalho Rua A n°7
    SALVADOR-BA
    CEP 40230-079

    ta tudo certinho meu nome é esse mesmo, muito obrigado, muito obrigado mesmo você não tem ideia do quanto eu estou feliz.

  • la muerte

    Essa é a Ultimate Arianne rsrs Acho essa ilustração dela fantástica, talvez porque tenha imaginado os dois exatamente assim (Arianne e Arys).

  • Stenio Camara

    ai ia ser caro demais….kkk

  • Stenio Camara

    concordo. Ele só nao podia ser loiro(caucasiano) dos olhos azuis…mas de resto ta otimo…

  • Maluco

    É muita falta de sexo pra esse povo que reclama.

  • Diego Paiva

    O povo adquiriu o pensamento de que moreno = negro, e não de CABELOS negros. Há pessoas loiras, e há pessoas morenas, gente, é isso!

  • Diego Paiva

    Procurei, procurei e não encontrei… cadê os HATERS? kkkkkkk

  • Diego Paiva

    This.

  • Roberto

    Muito mimimi. Martin, seu velhinho malvado, já está acabando do livro 6?

  • Biblio bibliotecária

    Epa, existem muitos árabes com pele clara. muitos acham que árabe é escuro. Sou neta de árabe e sou branquela….sou mais clara que a maioria dos brasileiros.

  • Nathasha

    Pela descrição tem árabes que poderiam se encaixar no papel, já que muitos são morenos de pele por serem bronzeados, sendo claros mesmo com olhos e cabelos escuros. Até se considerar que os traços de espanhóis e portugueses tem muito a ver com o domínio árabe da idade média. E o ator escalado pra mim se encaixava tanto na ideia de árabe que eu tenho quanto na descrição doMartin.

  • Nathália Do Vale

    Eu entendo que os únicos figurantes presentes tinham aquela cor de pele. E meu maior problema não é com isso, mas sim com aquela coisa toda da Dany ser levantada e glorificada, estilo Jesus. Se tivesse ficado mais parecido com o que foi no livro, seria igualmente épico, mas enfim.

  • Thaynan Galhardo

    Martim é foda. Sempre dando ótimas respostas…

  • Thiago

    Honestamente é procurar chifre em cabeça de cavalo, falta do que discutir, algo meramente ilustrativo, mais nada.

  • José Luiz Borsatto Junior

    Só tenho um volume de cada, e os em formato digital não vão ajudar. Dependendo do que conseguir como doações, quem sabe é possível comprar o que faltar num sebo?
    Aqui tem o link, com preços de até R$30,00. Tem todos os livros: http://pdh.co/SeboASOIAF2. Espero que consiga todos!

  • Maria

    Amigo, vc já tem/leu o terceiro? Se não, ou se quiser ler novamente, envio pra ti por correio na segunda-feira. Aguardo sua resposta. Abraço!

  • Tiago Muniz

    não li não. muito obrigado

  • Tiago Muniz

    o livro chegou, muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito obrigado, tive que explicar para minha mãe que valar morghulis não tinha nada a ver com uma seita satânica kkkkk, ela e religiosa e tals, olha, não espera pode demorar umas semanas, mas vou te enviar algo, pode ser algo da Bahia, uma coisa simbólica, mas é como agradecimento. vlw mesmo

  • Bruno Velasco

    Que mané Árabe não sei porque fica tentando enfiar esse negócio de árabe no meio… as pessoas de aparência árabe ficam em Essos.

  • Bruno Velasco

    Porque queriam transformar os Dorneses em árabes kkkkk e o Martin já falou que não tem nada a ver com negócio de árabe… só falta quererem que tenha camelo também…

  • Nariani Rocha
  • Biblio bibliotecária

    Sem querer parecer racista, os árabes são considerados caucasianos: Wikipedia: Uma definição comum de uma pessoa “branca” é uma pessoa principalmente, ou totalmente, de ascendência europeia.1 No entanto, o termo é usado às vezes de forma mais ampla, de modo que se torna semelhante ao conceito da raça branca ou de pessoas caucasóides, que incluem as pessoas com ascendência do Oriente Médio, Norte da África e partes da Ásia Central e Meridional, que compartilham certas características fisiológicas e genéticas com os europeus, além da cor da pele.”
    As pessoas de Dorne têm a pele oliva: “Oliva, bege, ou pele bronzeada (também chamada de “morena”) são termos que descrevem a cor de pele de pessoas de origem caucasiana, mediterrânea, asiática ou provenientes do Oriente Médio.”
    Apenas para esclarecer, árabes não são negros. Nada a ver.

  • Marcy M

    Não queriam transformar em árabe, o que seria bem razoável e lógico. Pelos papos que ouvi queriam um negro. Oberyn negão é totalmente non sense.

  • Storvs

    Que polêmica idiota!