Qual a família mais rica de Westeros?

Desde o início da história sabemos que a Casa Lannister é a mas rica dentre as Grandes Casas. Com Rochedo Casterly e suas minas de ouro, Cersei, Tyrion e cia acreditam que a riqueza dos Lannister é infinita.

cersei

Tywin

Durante o cerco de Stannis a Porto Real a população passa a encontrar cada vez mais dificuldades para se alimentar. A situação agrava-se à medida que a guerra continua e chega ao ponto de a população enfrentar e atacar o próprio rei nas ruas. A dificuldade enfrentada em Porto Real é ainda maior que no restante do continente pois a maior parte dos alimentos consumidos na cidade vinha da Campina ou das Terras Fluviais. Porém a primeira, administrada pela Casa Tyrell estava ao lado de Renly e a segunda administrada pela Casa Tully ao lado de Robb, além disso, durante as batalhas boa parte das plantações das Terras Fluviais foi destruída, sendo reduzida a cinza pelos exércitos dos Lannister.

Pedaços do Alto Septão

Como resultado dessa destruição,  muitas páginas mais tarde, acompanhando Jaime pelas Terras Fluviais, vemos que com todos se preparando para os esforços de guerra e impedidos de trabalhar, os celeiros estão vazios.

Após a Batalha de Água Negra, a chegada dos Tyrell em Porto Real é marcada pela distribuição de comida entre os esfomeados de Porto Real como uma forma de demonstrar seu poder e aumentar a popularidade.

margaery distribuindo comida aos pobres

A grande questão é que apesar de os Lannister terem minas abarrotadas de ouro, são os Tyrell que ainda tem condições de alimentar exércitos e cidades com a produção da Campina. Ambas as casas passam a enfrentar algumas dificuldades com o avançar da história, mas os Lannister encontram-se em uma posição bastante delicada, como discutimos aqui.

casa tyrell

A verdade é que não se pode comer ouro, nem alimentar exércitos e cavalos com ele ou ainda se aquecer durante o inverno que está por vir, o ouro serve apenas como uma moeda de troca. A escassez e inflação em tempos de guerra podem levar os alimentos a preços exorbitantes, tornando os recursos dos Lannister menos valiosos que os alimentos produzidos na região mais fértil de Westeros governada pelos Tyrell.

SPOILER DO LIVRO 5 (Não clique se você ainda não leu!)

Após a chegada de Aegon e da Companhia Dourada, Westeros fica sob ataque também de um inimigo externo, além da guerra interna pela qual estava passando. Adicionando-se ainda a chegada do inverno e a possibilidade de um ataque dos Outros, indica que o continente irá enfrentar um longo período de fome e escassez e consequentemente de aumento dos preços.

OlennaTyrell e Cersei Lannister

Analisando todas as perspectivas da situação política e econômica de Westeros e da posição em que se encontram as duas Casas, conclui-se que os Tyrell estão ganhando vantagem sobre os Lannister e caso não haja nenhuma reviravolta na história, certamente a Casa Tyrell pode ser considerada a mais rica de Westeros.

Olenna Tryell

Concordam? Deixem sua opinião nos comentários!

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Kayam Mendes

    Última foto da Olenna, felling like:
    “2bjs Cersex, pega essa”.

  • kkkkk essa foi a ideia!

  • Henrique

    Concordo completamente, eu já havia percebido um declínio discreto dos Lannister perante os Tyrell. Como a batalha por Westeros não depende completamente do ouro, os Lannister não podem contar simplesmente com a riqueza. Embora os caras possam pagar quantos soldados quiserem, nenhum deles luta faminto, é por isso que Tywin faz questão que Cersei junte-se aos Tyrell e Tyrion à garota Stark, pois além da salva-guarda do ouro, teriam terras para investir a riqueza. Mas se fosse tão fácil assim os livros não seriam tão interessantes!

  • Mickey Lucas

    acho q no fim. o espinho ira se sobressair sobre as rosas e os leões. e se tornarão a mais rica. ao lado dos lagartos. [ deletem se tiver informações demais ]

  • wlad_br

    Não sei como anda o estoque de ouro dos Lannister, mas se o inverno e a guerra pegar todo Westeros (chegando até em Dorne, que irá se mover). Pode ser que A Campina também seja arrasada pela guerra. E uma terra queimada e/ou gelada não dá frutos.

    Não é possível comer ou vestir ouro, mas ele compra ambos e ainda mercenários (ou não, se você tiver dragões, não é Dany?).

    Os Tyrell podem ser os mais ricos do momento, mas a longo prazo (após a guerra), aposto nos Lannister como a família mais rica (a não ser que sejam extintos).

  • O problema é que já estão chegando perto disso. 😉

  • François Boris

    a família mais poderosa são os Hightower da Vila Velha. O Randyll Tarly já falou duas vezes nos livros que eles são ricos como os lannisters, que eram reis antes da chegada dos ândalos e que eles tinham vários vassálos próprios, além de ser capazes de fornecer três vezes mais soldados que qualquer lorde da campina. Os tyrell’s em si não são tão poderosos, eles são muito dependentes dos vassalos deles, e nem todos são completamente leais, visto que a ascensão deles ao poder foi ilegítima (os florents estavam na frente na linha de sucessão do trono da flor, depois da morte da família Gardener). os Hightower tem a segunda maior cidade de westeros, não se envolvem em nenhuma guerra a milhares de anos e são riquissimos. Hightower>Lannister>Tyrell

  • Leonardo Capeletti

    Difícil é ter Lannister para administrar essa grana. Cersei está à beira da morte, Jaime está na guarda-real, Tyrion está indo para Essos, Myrcella sem uma orelha e Tommen é uma criança e está nas mãos do Tyrell. Para mim, antes da destruição dos Starks, tão comentada, veremos a extinção dos leões.

  • Brenda Gomes

    Os Lannisters já estão sendo derrotados, e agradeço por isso. Essa casa tem que ir pra lama, pro fundo do poço e ser desimada. SPOILERS> E já se foram Joffrey e Twyin, mal posso esperar pela destruição da casa. THE NORTH REMEMBERS

  • Matheus Henrique

    Gente não acho que os Lannisters estejam perto da extinção, pois mesmo que o ramo principal seja extinto, ainda tem o ramo secundário, e acho que o Tyrion é a salvação da família, tenho esperança de que ele dará continuidade à família Lannister (se ele for mesmo um Lannister… Mas tudo bem).

  • Felipe Lobato

    A Revolta em Porto Real aconteceu antes do Stannis cercar a cidade.

  • Outra questão que eu acho importante de se pensar é que o Trono de Ferro tem uma grande dívida com os Lannister (não parece ser pouco dinheiro), e uma vez que os Lannister estão com o poder, essa dívida fica meio que “esquecida”, afinal de contas são os próprios Lannister já pagando para sustentar o sistema. Isso parece uma perda considerável, principalmente se somada aos gastos com a guerra. Não é a toa que colocaram o Tyrion tão preocupado com as finanças na segunda temporada (mesmo sabendo que no livro isso não fica tão ressaltado).

  • LyannaStarkWIC

    Não só com os Lannister, mas também com o banco de Braavos, algo que ainda vai dar o que falar…

  • Isso é interessante, um post sobre a situação econômica do Trono de Ferro e as dívidas de quem ocupá-lo. Tá pior que as prefeituras depois das eleições…

  • Johnny Winter

    Nada disso importa ,Tywin caga ouro .

  • Luna

    Mas será que vai sobrar um Lannister vivo até o fim da saga?

  • Chris

    Na verdade ainda tem bastantes Lannisters, eu vi no apêndice e tem uns 15 ainda vivos

  • jorge_lito

    É verdade gente, diferentemente dos Starks que a família vem da raiz do Ned, os Lannisters não puxam só a Tywin. AINDA TEM UMA PORRADA DE LANNISTERS…

  • Angelo Fontenele R. Aragão

    os Lannister estão longe da extinção, até chegar no Emmon Frey (onde eles começam a virar Frey, rs) tem um monte de gente, mas a maioria crianças, rs

  • Vicente

    Dinheiro é dinheiro. Ouro compra comida e soldados, mesmo que seja de outros continentes, vindos de navio. Lannisters continuam sendo os mais ricos.

  • Letícia

    Burn it all. Quero ver ter divida dps rs

  • Nigellus

    esse seria um verdadeiro problema, mas temos que lembrar que agora os Lannister’s tem correrrio e as gemeas onde grande parte da produção dos sete reinos são produzidos e correrrio esta bastante abastecida.

  • Diego Natan Canteri

    Pra mim a única divida que será honrada em caso dos Lannisters perderem o trono será a do Banco de Braavos. Se o Stannis ganhar a guerra os Lannisters devem ficar felizes em não perderem o Oeste e até mesmo Casterly Rock, já se houver uma restauração Targaryen as dividas serão provavelmente “perdoadas”, mas as terras do oeste provavelmente continuarão com a família…

  • Diego Natan Canteri

    Não haveria navios suficientes. E para que os capitães deixassem de importar especiarias e trouxessem grãos seria necessário que os grãos fossem tão caros quanto essas especiarias, mais fácil atravessar todo o povo de westeros pra Essos do que trazer grãos em quantidade…

  • Dinheiro é dinheiro, mas quando você e sua família estão passando fome, um saco de batatas vale mais do que um de moedas de ouro. A quem os Lannisters podem dar ouro em troca de comida? (considerando a realidade de Westeros no 5o livro).

  • Além da questão de uma certa perda de valor do ouro em tempos de guerra, os Lannisters ainda enfrentam outros problemas, meio que “administrativos”.

    SPOILERS DO 4o E 5o LIVROS

    Sem Lorde Tywin para administrar a família, com Jaime pouco se lixando e Tyrion como fugitivo, Cersei é quem está por conta de “comandar” a família, e todos já vimos como ela é péssima nisso. Nesse ritmo, os Lannisters vão perder aliados, e se afundar mais ainda.

    Agora, não necessariamente os Tyrell vão sair ganhando. Outras casas consideradas menores certamente vão crescer nesse cenário, como por exemplo a Casa Hightower, citada pelo François Boris, que é tão rica quanto os Lannisters, ou mesmo os Tarly, sob o comando de Lorde Randyll, que não são tão ricos, mas bem abastados em terras (sem falar que eu acho o Randyll meio parecido com o Tywin, na forma de agir).

  • Lucas Facó

    O anão Tyrion Lannister é um homem desonrado, mais do isso, amaldiçoado perante os homens e os deuses pelo
    assassinato de seu pai Tywin.

  • Lucas Facó

    A civilização de Westeros vai desabar: não haverá Estados, leis, nada; apenas destruição e morte. A ordem é sobreviver; ainda que não se saiba até quando nem para quê. Os que melhor conservarem o autodomínio, o autocontrole, a frieza e a sanidade serão aqueles que tenham um forte de dever, de missão e de obrigação.

    Rochedo Casterly é um fortaleza com uma mina de ouro sob ele, com vista para Lannisporto e para o Mar do Poente. É a sede da Casa Lannister. A fortaleza é esculpida numa enorme colina de pedra maciça, e suas defesas naturais são reforçadas com muralhas e outras estruturas. De fato, o Rochedo nunca caiu. Lendas dizem que o Rochedo Casterly recebeu este nome da família que o governava na Era dos Heróis, os Casterly, que foram extintos. Os Lannister afirmam que sua linhagem remonta a Lann, o Esperto, que enganou os Casterly, expulsando-os do Rochedo, e o reivindicando para si. Após milhares de anos mais tarde, as minas de ouro ainda não estariam produzindo. A riqueza acumulada por Lorde Tywin veio de seu forte e astuto senso de negócios, fazendo empréstimos rentáveis, controlando outras casas nobres menores com minas de ouro, o domínio de um importante centro comercial em Lannisporto e de ser a Mão do Rei por mais de duas décadas. De qualquer forma, eu acho que a riqueza dos Lannisters foi usada para financiar a Guerra dos Cinco Reis. Os milhões de dragões devidos à Casa Lannister pela Coroa provavelmente não será paga, como a Casa Tyrell parecer ter firme controle sobre o Trono de Ferro e eu não vejo dando aos Lannisters um único centavo. Isso significa, que quando Tyrion conquista o Rochedo Castery, com o apoio dos dragões (negro ou vermelho), ele vai abrir os cofres e encontrá-los vazios de ligotes de prata ou de ouro, com nada para pagar suas dívidas prometidas, e as minas estão exauridas devido aos milhares de anos de exploração intensiva. Então o velho ditado “Um Lannister sempre paga suas dívidas” será revelado ser falso, as dívidas acumuladas de Tyrion não serão pagas significando a ruína da Casa Lannister como uma grande potência política, econômica e militar.

    Nos setes infernos, Lorde Tywin vai sorrir e rir por último pela desgraça de seu filho ingrato e patricida.

  • Zélia Pamplona

    na wiki de gotbr é dito que os Hightower são tão ricos quanto os Lannister, por sua influência e administração de Vilavelha, e por sua postura sempre muito cuidadosa ao demonstrar apoio. Tecnicamente eles estão seguindo os Tyrell, mas o apoio, até agora, foi extritamente nominal.

  • Joao Palmadas

    Mas agora o Banco de Ferro vai financiar o Stannis, e o Banco de Ferro tem mais dinheiro que os Rosas e os Leões juntos… Acho que, no lado financeiro, o Stannis ganha. Mesmo ele não sendo da família mais rica.

  • pdebastiani

    O problema é que depois de morto, ele não caga mais nada.

  • Paulo Igor

    Sem o Tywin, os Lannisters estão condenados. Não basta ter só ouro, o pai do Tywin quase faliu a família mesmo com as minas. A Cersei é maluca, e tem os Tyrell e Banco de Ferro como inimigos, o único com capacidade para reverter a situação é o Tyrion que está longe. O Tyrell vão assumir o trono de ferro vamos ver mais intrigas palacianas entre Hightower e os Tyrell.

  • Pois é cara, além de td ainda tem o Kevan.
    Eu acho que os Lannisters mesmo tendo herdeiros não conseguirão manter fortuna e poder do início da história.

  • gabriel

    não podemos esquecer que stannis está lutando com o inverno que tudo indica ser o mais pica grossa de todos, no extremo NORTE, onde tudo indica que logo mais a coisa vai fica loka por lá….
    cercado por todos os lados, mesmo ele sendo financiado pelo banco de ferro a situação não tá nem um pouco fácil e só irá piorar…

  • gabriel

    pra que isso se nós sabemos que logo mais os WW vem sentando a piroca se dirigindo pro sul, e todos nós sabemos que esse n é o único problema…
    a situação é que westeros está fodida, dez do camponês mais mendigo até o mais nobre pica das galaxias…

  • gabriel

    respondi pra pessoa errada ‘-‘

  • gabriel

    realmente, mais oque vc vai fazer com o ouro se n tem onde gastar?
    e comercializar coisas com outros continentes n é tão fácil assim, em westeros n temos trans-atlânticos nem boing 747 fi.

    caso vc tenha lido os livros sabe a merda que foi a viajem do Tyrion…
    e mesmo lah pro lado de Essos a treta ta pegando forte, falta de comida e uma epidemia das mais pica grossa de todas.
    de forma que:
    westeros = lascada
    Essos = mais lascada ainda
    só um milagre pra salva esse mundo véi… ou talvez uma macumba braba pro senhor da luz…

  • Felipe Bini

    Paxter Redwyne também manda lembranças… Essa Campina é curiosa, as casas vassalas de lá me parecem mais poderosas que uns Tully da vida, overlords, por exemplo.

  • Joao Palmadas

    Eu não disse que o Stannis é o favorito, eu disse que ele é o melhor no sentido financeiro.

    Agora, é verdade que ele tem que encarar o inverno no norte, mas em compensação os lannisters e os tirells vão ter que encarar… Cersei.

    Sei não, viu, mas eu acho que prefiro encarar o inverno no norte.

  • Diego Natan Canteri

    Eles tem correrrio e tem o tridente como um todo, só não tem mais tempo pra produzir porque o inverno já chegou…

  • Fernanda Krambeck

    Os Hightower são mais ricos que os Tyrell…it’s known

  • Jefferson

    Quem tiver do lado do varys e do mindinho ganha cara, os caras são muito manipuladores/conspiradores.

  • Larissa_Alves

    Mas é isso mesmo que os conspiradores do reino atual querem que isso aconteça, pois com os Sete Reinos praticamente destruídos pela mal administração do reino que deixará o povo a mercê da miséria, guerra e do inverno. Então a população prontamente irá apoiar um novo rei que tenha uma acedência “real” e que se mostre capaz de reunir os Sete Reinos…Quem leu o quinto livro até o fim sabe o que eu tô querendo dizer…u-u

  • Larissa_Alves

    Com toda a certeza que quando o inverno chegar, as casas que se prepararam e cultivaram e guardaram bastantes mantimentos, é que iram se tornar as mais ricas, pois aquelas que só se preocuparam com o ouro irão querer comprar os mantimentos. E é claro que nesse momento essas mercadorias ficarão com preços exorbitantes, bem os Lannisters que uma quantidade de dinheiro que pode se dizer que é quase infinita, só quero ver se esse atributo irá perpetuar até o final deste inverno, que é previsto ser o mais longo por sinal…É os Starks avisaram…kkkkk
    No meu ponto de vista até o momento é de que os Tyrell e as famílias da Campina estão na vantagem, possa ser que alguma outra casa possam se ascender como os Baratheon, se Stannis conseguir dar a volta por cima e ainda destituir os Lannisters de todas as suas posses e obtê-las para si e consequentemente sua família, por que não?…

    Só sei mesmo que o dinheiro com certeza irá perder um tanto o seu valor quando o inverno realmente chegar a Westeros…
    ♫ Quando o inverno chegar…♫

  • Gladi Pieri

    e se Tywin não for o Pai dele ?

    ai ele não é amaldiçoado. hehe

  • Nigellus

    Sim mas Correrrio esta totalmente abastecida, tanto que quando cercam o peixe negro diz que eles conseguiriam passar o inverno todo la dentro sem problemas.

  • Guest

    Acho que foi força de expressão deles, pois nem dá pra saber quanto tempo o inverno vai durar. De qualquer forma Correrrio é só um castelo, eles precisam alimentar lá dentro o que? No máximo dos máximos umas 50 mil pessoas se todo o feudo em volta estivesse escondido lá dentro junto com a guarnição e remanescentes dos exércitos do reino do norte.

  • Diego Natan Canteri

    Tipo, os castelos tem comida, mas não comida o suficiente para todos, pois todos ou pelo menos grande parte dos celeiros que não estavam fortificados na região do tridente foram perdidos. Sem contar que as ultimas colheitas foram perdida devido à guerra.

  • ricardo

    gostei do ´´(se ele for mesmo um Lannister… Mas tudo bem).que seja do sangue do dragão

  • LiNest

    Eu sempre achei as tiradas dos Tyrell demais, é minha casa favorita.

    Por mais que os Lannisters conseguem sempre o que querem com sua astucia, é necessário mais do que poder pra sobreviver, sem dúvida quando o inverno finalmente chegar quem saber ser mais persuasivo é que vai ganhar e os Lannisters são orgulhosos demais.

    Acho que na hora H vai ser que nem no conto da formiga e da cigarra.

  • Daniel Grun

    EDITADO

  • Vc acha mesmo que eu não sei disso?

  • Cuper

    Verdade, eles se comparavam aos lannister em riquezas, mas com atual situação de Westeros creio que a casa Higtower seja a mais rica de Westeros.