Richard Madden comenta o Ep.9 – “The Rains of Castamere”

Atenção, esse post contém spoilers do episódio 9 da terceira temporada, The Rains of Castamere. Você foi avisado!

Pois é pessoal, o tão esperado Casamento Vermelho finalmente se concretizou, deixando milhares de fãs pasmos e sem reação pelo mundo todo. Mas como será que foi filmar uma cena dessas sob o ponto de vista dos atores? Richard Madden (Robb Stark) falou um pouco sobre isso, e você confere os comentários dele traduzidos abaixo:

“Eu só espero que as pessoas realmente tenham ficado surpresas. Tomara que muita gente não tenha sido tão estúpida quanto eu e descoberto tudo no Google, antes da hora. Eu aprendi essa lição lá atrás, na primeira temporada. Eu queria que fosse tão chocante e arrebatador quanto foi para os leitores nos livros, e como foi para mim, quando li que isso ia acontecer”

Não era segredo para ninguém que a meta dos diretores David Benioff e Dan Weiss era chegar até a terceira temporada, e mais especificamente, nessa cena do Casamento Vermelho. Para tanto, eles optaram por escrever o capítulo em conjunto, afim de que saísse exatamente como eles haviam planejado. Richard Madden descreveu a semana de filmagem dessa cena como “um momento difícil”, e completou dizendo que foi particularmente difícil filmar com Michelle Fairley (Catelyn Stark), devido ao laço que os dois já haviam desenvolvido desde a primeira temporada da série.

“Filmamos aquelas cenas com nossos corações pesados porque realmente amamos trabalhar juntos nessa produção. Você raramente consegue trabalhar com os mesmos atores, e eu e Michelle nos damos muito, muito bem”, diz Richard, “Levamos alguns dias para gravar tudo. A cena era longa e complexa, e havia aquele momento em que eu e Michelle trocávamos olhares e aquele era o momento em que Robb Stark estava dando adeus à sua mãe e desistindo de tudo.”

E continua, “Muito além de um momento ruim, é um trágico momento de alívio de certa forma, porque esses personagens vêm lutando tanto, tanto e tanto, e de uma forma ou de outra, agora acabou. Eu acho que eu e Michelle sentimos aquilo naquele dia no set, bem como grande parte da equipe. Foi um momento muito emocionante, porque éramos uma grande família que cresceu com os anos e de repente tudo se foi num dia triste”

Assim que Richard terminou de filmar a sequência do Casamento Vermelho, ele diz ter saído do set imediatamente, “fui direto para o aeroporto e peguei um avião, porque eu não suportava mais ficar ali”. Ele foi para sua casa, em Londres e “chorei durante o vôo inteiro. Eu era o homem louco chorando no avião, a viagem inteira”

O clima no set foi muito parecido, especialmente durante as cenas finais de Richard, Michelle e Oona Chaplin, com suas mortes terríveis. Quando questionado a respeito da filmagem dessas cenas, Richard respondeu apenas “honestamente, foi terrível”.

“Foi um dia muito difícil para todos. Muita gente estava chorando, eu inclusive, apenas por serem aqueles personagens, e pela forma como tudo acontece. Robb Stark com sua rainha morta em seus braços, o estômago dela perfurado e rasgado, com o sangue jorrando para fora. Sua mãe tendo sua garganta cortada… Foi um dia atormentador, porque aquilo foi uma parte tão importante da minha vida, e da de Michelle e de Oona também, assim como de muitos na equipe. Nós passamos por tanta coisa juntos, desde as condições extremas do clima até a mera jornada de fazer deste show o melhor possível, mesmo com alguns problemas que forçavam o contrário. Existe um sentimento de exaustão muito forte na cena, e por isso ela foi horrenda. Os personagens que você ama, sendo massacrados.”

Um fato que deve ser mencionado é que a mulher de Robb nos livros, a personagem Jeyne Westerling, não comparece ao Casamento Vermelho e não morre dessa maneira, ela continua viva até o presente livro. Porém Richard achou essencial que a mulher de Robb na série, Talisa, que estava grávida, estivesse presente no evento.

“Nos livros os personagens são muito diferentes e isso é algo que nós temos de aceitar. Dos livros para o script a diferença é grande demais, é outra história. Eu acho que foi importante que ela tenha morrido, porque foi um ponto final na história de todas aquelas pessoas, de todo aquele núcleo”, diz ele. “Eu acho que é ainda mais trágico quando nada sobra. Quando não existe a possibilidade de Talisa estar escondida e grávida de um menino que será o Rei do Norte algum dia. Existe um sentimento muito mais forte que permeia essa tragédia total, algo mais efêmero”.

E a parte mais difícil da morte de Robb, admite Richard, é que ele não será mais parte de Game of Thrones. Ele diz que ainda sente como se devesse voltar para o set de gravação com o resto de seus amigos e companheiros para a quarta temporada, e não acha que a ficha vai cair totalmente até que ele assista o episódio The Rains of Castamere. Ainda assim, ele diz que não houve ressentimento pela morte dou personagem ou pela forma como acontece, nem diz que tentou persuadir os diretores a mudar o destino de Robb.

“O episódio será muito difícil de se assistir, pois eu acho que vai trazer à tona muitas emoções e sentimentos que eu possivelmente deixei guardados por um tempo. Acho que assistir o episódio vai ser o meu verdadeiro adeus ao Robb”, diz Richard. “E eu acho que assistindo o episódio eu finalmente vou poder entender melhor todo o arco do personagem, desde o início até o fim, e também descobrir um pouco mais sobre mim mesmo”, ele adiciona, “E espero que eu possa ter construído uma relação com o público, enquanto Robb Stark, assim como eu construí com a equipe e com a direção desde o início, e que as pessoas estejam tão envolvidas com esse personagem quanto eu.”

E quando questionado como gostaria que Robb fosse lembrado na série, Richard diz “Eu gostaria que ele fosse lembrado assim como seu pai, Ned Stark. Como um homem honrado, e um humano, acima de tudo. Na maior parte das vezes, no universo de ‘Game of Thrones’, as pessoas que tendem a fazer o justo e serem honradas são também aqueles que tendem a morrer mais cedo, e Robb é um grande exemplo disso. Eu espero que ele seja lembrado como um homem bom, e essencialmente o homem que poderia ter reinado de forma correta nos Sete Reinos. É trágico que ele morra, porque eu sinto que ele seria o melhor rei de todos os candidatos nesse momento.”

Muita gente que leu “A Tormenta de Espadas”, o livro em que a temporada é principalmente baseado, sentiu dificuldades em continuar a leitura depois do Casamento Vermelho [jogamos o livro longe], incluindo o próprio pai de Richard. Quando questionado se ele tinha alguma forma de encorajar os fãs traumatizados pela morte de Robb a continuar assistindo a série, Richard respondeu “Não tenho.” Depois de uma pausa, ele adiciona, “Ninguém está seguro em Game of Thrones.”

Você pode comentar o episódio The Rains of Castamere aqui (com spoilers) e aqui (sem spoilers), e não deixe de assistir o preview do próximo episódio, Mhysa, que vai ao ar no próximo domingo e marca o fim da terceira temporada de Thrones.

Fonte: [Zap 2 it]

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Beatriz Rocha

    Vou sentir TANTA falta do Robb =/

  • Gril Yagami

    Eu gostava dele ;—-;

  • Victor Dias

    “Ninguém está seguro em Game of Thrones.”

    A frase que bota medo em todos

  • Felipe Lobato

    Se eu que sou hater dos Stark fiquei meio abalado com o episódio, imagina os atores.

  • Era tão legal ver como ele e a Michelle trabalhavam em sintonia! Embora eu não ache ele um ator acima da média, como ela é, acredito que ele cresceu bastante como profissional na série, e sem dúvida foi uma experiência incrível participar de uma produção desse porte, e contracenar com profissionais tão bons como a Michelle Fairley e o Clive Russell, entre outros

  • Thiago Peixoto

    Eu penso como o Richard também, o Robb seria um rei de Westeros justo e bom, acho que somente ele e a Daenerys poderiam ser melhor para os 7 reinos, ele cometeu um erro, como ele deixou claro ele é humano, se não fosse por isso ele poderia ter sido o rei de Westeros, vou sentir falta dele e da Catelyn, mesmo lendo o livro foi bem emocionante a cena e imagino como foi difícil grava-lá, mas é isso né, fãs dessa série/livro tem que ser fortes pra aguentar tudo que acontece e seguir em frente .-.

  • metabolic

    muitos acham q a serie perde a graça com esse massacre stark, mas ai q ta a graça ai q o circo pega fogo tem muito q rola e a guerra apenas começou

  • Sr. Ovo

    “Os personagens que você ama, sendo massacrados.” uma autobiografia por George R.R. Martin.

  • Felipe Lobato

    Um erro? Só um? Robb Stark é uma sucessão de erros.

  • Fagner Maia

    Luto!

  • Thatah

    “when you play the game of thrones you win or you die.”

  • Carlos Augusto Esperança Cesar

    Bem, acho que é somente um adeus de Robb Stark, mas para Catelyn Stark é apenas um nascimento para algo mais terrível e violento para os inimigos, a verdadeira vingança ainda está por vir

  • Fabio

    Nossa! Não consegui nem dormir!

  • Ronildo Pinheiro

    Recebei na minha timeline agorinha hehe

    “SUPER TRISTE COM A MORTE DA RAINHA E DO REI(ROBB) STARK…CHOREI DE RAIVA ONTEM!! UM BOICOTE A SERIE SERIA MUITO DIGNO!!”

    uhauahua AInda bem que eu já sabia de tudo pq deve ter sido dolorido =_= Acho que o impacto visual foi muito maior do que quando eu lia, ainda mais pela primeira morte, brutal e desleal.

  • Michael Ferranti

    Não acredito que a Catelyn morreu, sacanagem, vou xingar muito no twitter! #chatiado

  • disqus_zSurGeOgWe

    Para mim ficou claro uma falta de compromisso com a obra original, pois a morte da esposa de Robb, pode deixar um final diferente do dos livros…

  • Messinho’

    ele venceu e morreu, ele é foda, kkkkk

  • Henrique Pinho

    Mas Robb ja tinha deixado bem claro, que ele seria apenas Rei do Norte e que o Sul não tinha interesse pra ele

  • Guest

    Estou no inicio da Tormenta das Espadas e me recuso a ver esse episodio, antes de terminar o livro, mesmo morrendo de ansiedade :/

  • [email protected]

    Estou no inicio de A tormenta de Espadas e me recuso a ver este episodio, antes de terminar o livro :/

  • Júlia

    Melhor do que o Kit Harington, pelo menos, ele era 🙁

  • lotarzinho

    Palhaçada!

  • Concordo. O Kit Harington é um dos poucos atores na série que eu acho de fato ruim. O Richard Madden não era ruim, mas também não achava nada incrível.

    Para mim os melhores são a Michelle Fairley (Catelyn), o Charles Dance (Tywin), o Peter Dinklage (Tyrion), a Carice van Houten (Melisandre) e o Jack Gleeson (Joffrey).

  • Anderson Lima

    Meu caro, os produtores já sabem os principais pontos finais da obra, pois GRRM já contou para eles. Eles não tem um “compromisso” com a obra original. O que eles tem é poder para mudar o que quiserem de forma que a série fique ótima.

  • Anderson Lima

    Acho que agora o pessoal começa a voltar os olhos para os outros núcleos… os Stark já eram! hahaha

  • Diego Rodriguez

    Caramba fiquei muito impressionado… ficou muito linda a cena,espetacular mesmo fiquei arrepiado, é interessante isso onde tem essa dança das cadeiras nessa série tão maravilhosa tipo qualquer personagem pode sair e os que ficam dão conta do recado e consegue levar a série em frente, a grande vantagem de colocar bons atores sem nenhuma estrela que se ache a maior do que os outros tenho certeza que os nomes serão lembrados nas premiações da tv americana esse ano.

  • Diego Rodriguez

    esqueceu a Danerys… hum

  • Maria Elisa Cananéa

    Desculpa, Richard, mas eu não lembro do Robb como você gostaria. Eu respeito ele,mas, poxa, quanta burrada!!!

  • Beatriz Rocha

    Ainda tem a Arya. Eu não subestimo ela não. Acho que ela ainda vai supreender.

  • Não acho a Emilia Clarke uma atriz excepcional, para mim ela está no mesmo patamar que o Richard Madden. A personagem dela é sensacional, e acho que por isso muita gente acaba atribuindo isso a atriz. Acaba sendo um pouco superestimada. Do núcleo da Daenerys o meu ator favorito é o Ian Glen (Jorah Mormont).

  • galo doido

    O que vai ter de gente, chorando, esperneando, resmungando, falando, brigando é se perguntando o por que acontecer isso, não vai ser pouco.
    O sentimento que fica depois de assistir esse ep, é querer sair na rua, gritando “não, não pode ser… num é verdade” Com certeza, esse ep foi um dos mais foda.

  • marco quadros

    agora vou torcer pelos dragões! que episódio foda!

  • Alessandra Andrade

    eu gostei do fato de a esposa de robb ter falecido. E não fica a interrogação sobre as teorias que surgiram sobre a Talysa e o bebê caso ela não estivesse morta.

  • jorge_lito

    Acrescento também Nicolaj (Jaime)….

  • werberthcarvalho

    fui pego de surpresa. meu emocional está abalado. eu também me sinto traído.

  • Dracarys

    Pra mim, Arya, como Daenerys, são as heroinas!

  • Danilo Prudenciio

    nossa muita mancada mata eles nossa que mancada o cara ia ser um rei bom mesmo e ainda ter a mae assasinada brutalmente que pena

  • Túlio Nogueira

    Nem sei viu, os Starks estão todos a espreita, cada um aperfeiçoando seus dons. Quando a Grande Noite chegar nada disso vai importar mais. kkkkkkkk

  • Túlio Nogueira

    Quem desiste sem ler o resto nem imagina que os livros realmente pegam embalo é a partir daí.

  • Túlio Nogueira

    O rei que ganhou todas as batalhas mas perdeu a guerra. Ele realmente fez muita burrada, se ele tivesse seguido os conselhos da Catelyn com certeza teria se salvado.

  • Caio

    Existe Bran, Rickon, Jon, Arya e Sansa. Não pense que está acabado… A noite é escura e cheia de terrores >=)

  • EvaldoReis

    Tem a Sansa, Arya, Rickon e Bran. Nos livros, um provavel filho de Robb e Jeyne (eu, particularmente, duvido). Tem muito Stark pro George massacrar, se der na telha.

  • Rafael Dias

    Coloco minhas fichas na Arya tbm e na galerinha Stark que sobrou.

  • EvaldoReis

    Concordo com tudo. E acrescento a lista Liam Cunningham (Davos Seaworth), e o “imortal” Sean Bean (Edd Stark). Mas, poxa, tem também o Regicida, Brienne, Mindinho, Cão de Caça… cara, com um elenco estelar desse fica até injusto citar um e esquecer os outros. A maioria absoluta é espetacular.

  • Guest
  • Thayná Abel da Cruz

    Eu não li os livros pq a série já tinha começado estava no primeiro episódio da primeira, então resolvi seguir a série e depois que ela acabasse eu leria os livros, mas as coisas aconteceram de formas trágicas demais que eu to realmente pensando em assistir a série e deixar de sofrer depois que ela acabar, Os melhores morrem na série e os Lannisters perpetuam… Que bosta eu to muiiito magoada, Primeiro o Khal e Ned, depois o Robb e a Cat .. Eu to com medo do que pode acontecer com a Dany

  • Thayná Abel da Cruz

    Sim, foi surpreendente como a morte do Ned.

  • Lucas l

    Não gostei da Catelyn Stark ter morrido, imaginem agora a vida de Bran, Rickon, Sansa e Arya, por ter perdido os pais, nossa tenso. Quanto ao Robb, antes ele do que eu kkkk, mentira gostava dele tbm, seria um ótimo rei.

  • Levy Cristian

    Com Certeza, como pode acontecer algo assim, o que sera da série?
    (Fiquei Triste )

  • Erika

    Espero sinceramente que isso não seja verdade, mas é o Martin né? 🙁

  • Nubia de Oliveira

    Estou em choque. Eu só espero que Arya e Sansa sobrevivam até o final e uma morte muito brutal e lenta para o rei Joffrey. Só isso…

  • Pedro Madeiro

    Cara, nunca fiquei tão indignado com uma serie como eu fiquei depois que vi a arapuca criada pra mata-los, sério… o emocional ta abalado kkk :

  • Davi Anderson

    ele vai morrer no proximo episodio, mas vai ser rapido e indolor
    affs, ele devia ser esfaqueado, estrangulado, esquartejado, queimado os restos e dados para os cães

  • Cindomar Ferreira

    Como ela foi uma péssima esposa e mãe, teve uma morte muito digna. Robb trocou um reino por um charque, também mereceu!!! O filme ficou muito melhor que o livro. a mudança da música deu toda uma dramaticidade à cena. Excelente!

  • Roose Bolton

    Olha o spoiler aqui diretoria!

  • Roose Bolton

    Depois de ler essa entrevista, até eu fiquei emocionado. ):

  • Rômulo Canuto

    PQP QUE EPISÓDIO FOI ESSE?… NÃO TO ACREDITANDO QUE ACONTECEU ISSO, NÃO É POSSÍVEL, PO TO MUITO BOLADO COM A SÉRIE

  • não tem spoiler nenhum, esse cara viajou na maionese.

  • Ribamar Almada

    A ARYA VAI TERMINAR MATANDO TODOS AQUELES QUE ESTAO FAZENDO ELA SOFRER TANTO COMO A MORTE DO PAI E AGORA MAE E IRMAO, BASTA LEMBRAR DA CENA DELA COM A FEITICEIRA , E O CARA QUE MATOU 3 PESSOAS COMA ORDEM DELA, LEMBRAM

  • Guilherme

    Viu gente? É isso que ele quer! Botar as expectativas todas em um personagem para depois destruir com tudo!
    Sdds Arya

  • Karen

    Acho que a resposta pra esse suposto filho do Robb veio nesse ep. Tb, com tanto Stark vivo, pra que um filho dele? Não tem necessidade alguma.

  • Karen

    Tb acho que vai ser Arya que vai vingar geral. É a cara dela isso. E ela é quem mais tem sede de vingança, pq Sansa né, convenhamos, é uma mosca morta. E msm qd Bran descobrir, já vai ter passado um tempo.. e ele não “viveu” essas mortes como a Arya. Ela ia voltar pra casa, e então, tudo acontece.

  • Luana

    eu to passada , em choque, triste, quase tive um ataque , que arapuca foi essa , pqp, episodio top, top, top, topissimooooooooooooooooooooooooooo! Games of thrones é muito animal , brutal , sensacional , maravilhosa, melhor de todos os tempos, como esperar um ano meu senhor, como, vou comprar os livros tudo e ler durante esse hiatus maldito!

  • Karen

    Pra mim foi justamente a morte dela a mais chocante. Foi a que fez a cena ficar mais sinistra, pelo menos pra mim que já sabia o que viria pela frente.

  • Priscila Manfredini

    Minha esperança agora é que o santo da Melisandre seja forte mesmo e que as outras duas sanguessugas tenham efeito: que Balon Greyjoy e Joffrey, the Incest’s Bastard tenham mortes piores que a do Rei do Norte!!!!!!!! (se isso for possível ç_ç)

  • Ian Carlos Matos

    Agora as histórias da maioria dos personagens vai tomar um novo rumo, Arya, Bran, Tyrion, e aguardem, novos personagens e novas familias vão aparecer. Parece que cada um vai pra um canto e depois eles vão acabar se juntando…

  • Eu acho – não é spoiler, tô achando só, puro chute – que a Sansa ainda ficará com Winterfell pra ela algum dia. Ela é a mais velha agora, não acho que o George um dia matará a personagem.

  • The North Remembers

  • bruno

    KKK legal ver que tem muita gnt que não conhece os livros e se surpreendeu com a serie, eu quando le isso fiquei puto, fiquei quase um mês sem ler depois disso, mas depois voltei.

  • Thalwin

    Bem, uma sanguessuga já foi pro saco

  • Miguel Chame

    Roose Bolton nunca fica emocionado.

  • Cássio Scherer

    Não tem com não ficar emocionado, ou “traumatizado” de uma certa forma, depois de assistir este episódio. E após ler essa entrevista, é mais tenso ainda.
    É como Richard disse: Ninguém está seguro em Games of Thrones.

  • Vitor Nascimento

    Dá pra sentir esse climão que ele tanto ressalta na cena. Fica mais que evidente.

  • Pedro Vital

    Não posso dizer nada sobre o Joffrey…só posso dizer que o que tiver de interessante a respeito dele, certamente deve ficar para a quarta temporada.

  • Pedro Vital

    Ninguém mereceu nada! Parem! Vou chorar de novo! ;—;

  • Paulo Alves

    Seriado pra mim acabou!

  • Maxwel,

    AHHHHHHHHHHHH velho nao acredito nisso afffffffffffffffff

  • Maxwel,

    puts ele n podia te morrido :(((((((((((

  • Pedro Henrique Ribeiro

    Eu to com a boca aberta até agora tentando entender o que eu acabei de assistir, eu levantei, xinguei, bati na mesa, quase dei um soco no monitor.

  • Lucas De Oliveira Gonçalves

    Péssimo Stark. Confiou demais em que sempre deu motivos pro contrário e traiu um juramento, coisas que o Ned nunca faria. Pra mim Robb tinha muito mais de Tully do que Stark.

    Jon é mais Stark que ele 🙂

  • Lucas l

    Concordo com você, só fiquei triste pelos filhos dela. A música tocada na hora foi de arrepiar

  • Lucas l

    Também fiquei bolado cara. Mas vai ter muita coisa legal pra acontecer q a gente vai até esquecer isso (acho) rs.

  • Guilherme Caran

    Tenho que discordar de você, caro Thiago. Em que âmbito os dois poderiam ser melhor para Westeros? Só porque eles são justos e bons? O dois deram provas de que são bons conquistadores, mas não bons governantes (pelo menos ainda não, no caso da Daenerys). Tomando emprestado umas ideias maquiavélicas, um bom governante é aquele que instaura a ordem acima de tudo, seja por medo ou respeito, e os dois falharam nesse quesito. O governante deve ser justo sim (afinal para haver ordem saudável tem que haver lei), mas não necessariamente bonzinho ou heroico. Na minha opinião o melhor candidato (e legítimo rei) é Stannis, pois dentre todos é o que mais possui as características de um governante experiente e preparado, apesar da série denegrir um pouco sua imagem (na minha opinião), taxando-o como ganancioso, insano e malvado (as vezes), além de forçar a barra aumentando sua dependência da Melisandre, descaracterizando a personagem.

  • Renan

    Claro q ele chorou, se eu fosse um ator desconhecido q ganhou um papel em uma série de nome, q tava me deixando famoso ai vem um roteirista e fala “teu personagem morre”, o cara escutou “vc ta despedido, vai procurar o que fazer”. CHoraria tmb.

  • Bruna C

    Se você acha que essa série depende de Robb e Catelyn, pode parar de assistir e se poupar dos outros acontecimentos. Porque assim é Game of Thrones: cruel, mas verdadeiro.

  • Bruna C

    Young Wolf morreu, gente, eu sei que é triste. Mas isso aqui não é uma série bondosa. É muito real. Vocês tem que lembrar que ninguém ali é completamente bom ou mau, não tem vilão nem o mocinho ou coisas certas. Qualquer um pode morrer. É assim que GoT funciona, e se vocês não gostam disso ou não admitem, só resta parar de ver a série…

  • Lyncon Pradella

    Episódio sensacional. Quase chorei na cena, muito triste.

  • Messinho’
  • Tamir M. Silva

    acho que ele só supos isso ai do Joffrey QQQ

  • Tamir M. Silva

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ai 🙁

  • Charlles Pires

    Imagina que doido Bran dominando os dragões.

  • Charlles Pires

    Concordo, ela tem sofrido muito com tudo isso e acumulando muita raiva. Basta ver a prece dela. “Cersei, Joffrey, Ilyn Paine, cão de caça e etc…”

  • Igor Melim

    O Liam (Davos) para mim deu uma outra dimensão a um personagem que eu já achava legal.

  • HU3zileiro

    Se na série mataram Robb, e todos, por causa da traição de Robb (que não se casou com uma das filhas do Filch (não sei o nome dele em GoT). Nos livros, ele morreu por que [se ele casou com a filha do Filch]?

  • > wiki.gameofthronesbr.com

  • Anderson Lima

    oxe! pq ele quebrou o acordo que tinha feito com Walder Frey!

  • Anderson Lima

    por causa disso? afff

  • Anderson Lima

    só restam duas…

  • Anderson Lima

    Com certeza terão… não sei se piores, mas terão! xD

  • Guest

    Daora…

  • Anderson Lima

    não sei da onde vc tirou isso, mas beleza!

  • Anderson Lima

    Filme? Não sei onde que ficou melhor, mas blz? E por que ela foi uma péssima mãe e esposa? Me atualize cara!

  • Anderson Lima

    é até pq o Khal era muito bom mesmo…

  • Anderson Lima

    quero ver o que vai acontecer quando eles descobrirem que os dragões vão comer a Daenerys viva! xD

  • HU3zileiro

    Ok, entendi…
    Pensei que ele tivesse se casado com uma das filhas do Filch. Mas pelo jeito foi com uma outra rapariga lá.

  • Anderson Lima

    Sansa mosca morta… UAEHAUHEUAEHUAHEUAH

  • Mesmo eu tendo lido todos os livros, e ter imaginado como seria essa cena toda, eu fiquei impressionado com o peso dela. Foi angustiante desde o primeiro momento que a Cat se dá conta do Frey fechando as portas e da música tocando. Eu senti todo o receio dela, o cheiro de medo, a vontade de pegar todos os entes queridos dela e sair correndo, a fúria, o desespero, a dor. Michelle deu um show de interpretação, como todos ali (a cara do Roose Bolton, as apunhaladas na barriga da Talysa, etc), claro, mas fiquei impressionado com a atuação dela. Ótima atriz!
    A cena da Arya assistindo as mortes, do lado de fora, e vendo o Vento Cinzento morrer covardemente, só vai contribuir para o crescimento dela. E ela vai se vingar! O norte se lembra.

  • Allan Hercy Silva

    Aguarda e confia.

  • Enio de Oliveira

    Foi uma das cenas mais impactantes que já assisti. O mesmo se compara com a morte de Rita em Dexter, fiquei sem acreditar nas duas cenas. =X

  • Não acho que o Robb seja bonzinho. Ele não hesitou por um segundo em cortar fora a cabeça do Karstark pela traição, mesmo sabendo as consequências. Essa é a justiça dele. Acho que o Robb e os Stark de forma geral levaram essa fama de bonzinho apenas pelo Ned, e esse sim deixou a sua misericórdia falar mais alto e pagou um preço alto por isso. É certo que falta uma malícia pra eles no sentido de “jogar sujo”, mas isso é mais uma questão de princípios mesmo. Eu acho que ele seria um ótimo rei sim, mas teria que ter as pessoas certas do lado dele. O Tyrion como Mão para ele seria divertido, se fosse possível.

  • Beatriz Rocha

    ele não casa com a filha do Walder Frey (Argus Filch rs) no livro também. Ele casa com a Jeyne Westerling, e é morto pelos mesmos motivos.

  • Beatriz Rocha

    Exatamente! Valar Morghulis neles!

  • Nara Coelho

    :(! Triste.

  • Naiara Sigalles

    Também concordo,o Stannis pra mim seria o rei mais apropriado(e de direito),mesmo não simpatizando muito com ele,a Dany dos livros é muito mais humanizada que na série(minha opinião),e Robb pagou pelos seus atos,foi burro e imaturo,mas chorei com sua morte,mesmo sabendo o que ia acontecer,a cena foi muito forte.

  • Reptcho

    Jon é mais Stark que ele 🙂 /2

    Mas não se esqueça que Ned tem um bastardo. E o casamento é um juramento…

  • Evandro Pena Batista Arruda

    Achei esse episódio fantástico, angustiante… realmente um “divisor de águas” como é no livro.

    Mas eu acredito que ele poderia ter sido mais “dramático”, no sentido de usar mais elementos do livro. Por exemplo: A falta do Grande Jon Umber foi a primeira coisa que notei. Esse personagem dá um tom de ira, de ‘revolta’, de fúria quanto à traição dos Frey, virando mesas e matando soldados;. Poderiam ter posto a Dacey [Mormont] tentando sair do salão, numa tentativa de fuga desesperada, e sendo morta com um machado na barriga; E acho que eles poderiam ter usado as palavras do Roose Bolton do livro, em que ele diz “O Regicida manda lembranças”, e faz o Rob cogitar que ele está naquela situação pq a mãe libertou o Jaime… Além, claro, dos vários Frey que vem dar cabo da vida da Cat e, por último, cortam sua garganta (mas acho que isso ficaria MUITO pesado).

    Enfim… episódio perfeito, chorei quase como chorei lendo o livro. Sensacional.

  • Ivo Barbosa

    Imagino a surpresa de quem não leu e viu que um dos personagens principais da trama morre, espere para ver as próximas temporadas, as surpresas não param por aí.

  • Tiago Muniz

    aff robb era uma merda, ficaria sentido por Cat, mas ela vai renascer mais foda ainda, leia o livro.

  • Joel Borrego

    Poh é verdade que um dos músicos do casamento era o baterista de Cold Play?

  • robertozahluthcarvalhojnior

    É exatamente o contrário. 90% das burradas do Robb são conduzidas pela Catelyn.

  • Maicon Rogério Schultz

    Cara… Excelente comentário… eu tive a mesma sensação…

  • No name

    Para os que ficaram chateados com o
    episódio, que gostariam que tudo seja como nos filmes de Hollywood com happy
    end, que o bem vença o mal… desculpem, mas essa série não é para vocês! GoT
    não é uma série maniqueísta do tipo: caras bons vs os caras maus. Aliás, é
    muito maquiavélica (no sentido estratégico), é muito mais realista (apesar de
    ser uma ficção com dragões, gigantes, etc.), em que cada um não é nem bom, nem
    mau em si, que pelo contrário, pois podem tanto cometer atos de bondade quanto
    de crueldade. São múltiplos interesses envolvidos, sendo que o objetivo maior é
    a conquista do trono de ferro. Como diria Nietzsche: é vontade de potência!
    rsrsrs Obs* Robb foi muito ingênuo…

  • Lucas Miranda

    Certeza que esse bastardo é do Ned?

  • Evandro Pena Batista Arruda

    Cê vai deixar de ver TWD caso o Daryl morra tbm, cara? Que pena…

  • Evandro Pena Batista Arruda

    Tem que ler melhor os livros, hein, fera. Cat foi uma ótima mãe que foi vítima de circunstâncias que fugiam totalmente ao seu controle. No caso da libertação do Jaime, foi um momento de completo desespero. Foi um erro, sim, mas um erro que qualquer mãe nos 7 Reinos (e no mundo real tbm) cometeria.

  • Evandro Pena Batista Arruda

    Cê deveria ler os livros, Thayná, mesmo enquanto a série estiver em curso. Se o seu medo é sofrer, sugiro que pare até de ver a série. Mas se seu interesse é na história, nas personagens, leia os livros. Eu, por exemplo, descobri a existência dos livros quando assisti o primeiro episódio da primeira temporada, comprei o livro quando essa temporada estava na metade e comecei a ler imediatamente. Meu prazer em ver os pormenores e as “versões reais” dos acontecimentos da série valeram qualquer sofrimento. Recomendo muito que você leia os livros.

  • eita! como assim 90%? me lista esses motivos aí, então que eu fiquei curiosa.

  • Eduardo Silva

    Comparação Perfeita !

  • Thiago

    Nossa, que frescura hein cara, o excepcional do game of thrones é isso, o fato de eles fazerem com que a gente começe a gostar dos personagens bonzinhos, e mostrar que o bem nem sempre se da bem como nos filmezinhos manjados, e por causa disso você desiste da série? então vai assistir os blockbusters do cinema brother e deixa as séries de verdade pra quem sabe criticar.

  • Joelton Luz

    … e o fim de Spartacus.

  • Joady Junior

    Arya a vingadora, Jon o justo e Bran o mito! Como não li o livro ainda, imagino que esses 3 personagens façam o Norte ser lembrado! Esperemos as cenas dos próximo capítulo e temporada.

  • Joady Junior

    Compartilho do mesmo pensamento!

  • Marusia Iva

    Eu mesma achei que foi a cena mais chocante assistida até agora em Game of thrones, a cada episódio uma surpresa e é isso que faz com que a série no meu ponto de vista fique mais fascinante. eu mesma não li os livros, mas meu filho que leu não me conta justamente pra que eu possa me envolver mais com a série. Depois conversamos sobre o mesmo. Até agora tenho me emocionado a cada episódio.

  • Juliana Muniz

    Jon Snow, essa vingança esta nas mãos dele. Ep.9 – The Rains of Castamere, foi mais impactante que a morte de Ned Stark, Melhor episode da série.

  • Guest

    Tem muita gente julgando o rapaz se esquecendo que no livro ele tem apenas 15 anos. Claro que, se só dependesse da série onde ele parece bem mais velho, nós esperaríamos que o Robb tivesse um pouco mais de juízo já que é Rei. Mas, poxa, ele é quase uma criança nos livros, e qualquer um se deixaria levar pelas emoções no lugar dele. Com os hormônios e tal. Tipo, se pensarmos nos tempos em que nós tínhamos 15 anos, com certeza a gente não agia com juízo as 24 horas do dia. É o que eu acho.

  • Ananda Brenda

    Tem muita gente julgando o rapaz se esquecendo que no livro ele tem apenas 15 anos. Se pensarmos somente no seriado onde Robb parece bem mais velho, claro que esperaríamos um pouco mais de juízo da parte dele já que é um Rei. Mas nos livros ele ainda é uma criança, qualquer em seu lugar se deixaria levar pela emoção, nenhum jovem de 15 anos age com consciência as 24 horas do dia. É o que eu acho.

  • Marcos Medeiros

    sim..

  • Lucas Miranda

    E se o bastardo não for do Ned?

  • Arny

    Sim sim

  • tio

    arya ganhou uma moeda. será que agora ela vai usa-la????????

  • Guest

    Tem muita gente julgando o rapaz se esquecendo que no livro ele tem apenas 15 anos. Se pensarmos somente no seriado onde Robb parece bem mais velho, claro que esperaríamos um pouco mais de juízo da parte dele já que é um Rei. Mas nos livros ele ainda é uma criança, qualquer em seu lugar se deixaria levar pela emoção, nenhum jovem de 15 anos age com consciência as 24 horas do dia. É o que eu acho.

  • Felipe Alcântara

    Com a morte do Robb, irão renascer DUAS Starks fodas!!! Confie na serie e espere para ver o desfecho da Arya e futuramente da Sansha.

  • Felipe Alcântara

    Piores nao mesmo, mas eficientes do mesmo modo!!! rs

  • Felipe Alcântara

    A morte do Joffrey nao é nem rapida muito menos indolor. Pelo contrario. A unica morte rapida é do grejoy.

  • disqus_DcIAR1Wrop

    simplesmente o episodio q irei lembra pro resto da vida
    na hora q toca a musica The Rains of Castamere e a Catelyn olha o cara fechando a porta simplesmente da um aperto no coraçao e tu fica pensando pq essa musica??

    episodio simplesmente EPICO lembrarei pra sempre

  • Carol

    Um dos melhores episódios, mas nem se compara com o impacto de ler esse capítulo!! O livro sempre será melhor!

  • Reptcho

    Tô no Festim, cara. Grato pelo spoiler HDUSAHDUIASHDIAUSHDAISUH

  • ramon

    nao acho que a cat recomendou ao robb , esquecer uma forte aliança com os frey por causa de uma vadia.

  • “Coisas que o Ned nunca faria”

    O Ned confia no Mindinho, no Varys e subestima a Cersei. Ele conseguiu confiar nas piores pessoas possíveis no menor espaço de tempo.

    Robb dos livros é um menino de 15 anos, com muito mais méritos do que a série mostra e menos deméritos também. Mesmo o Robb da série, embora cometa erros, não foge desse escopo. Quando te colocam num contexto onde você só tem 2 vassalos e ambos são traidores, fica meio difícil, né?

    E não entendi a comparação com o Jon. O Jon é um dos personagens que mais cometeu erros nessa série até agora.

  • Roose Bolton

    Verdade, foi apenas um cisco no olho.

  • Joao Pedro Nascimento Sousa

    Ate agora to de Boca Aberta…

  • Nara Amaral de Paula

    Episódio sensacional!!! Já pensei em assistir novamente… Mas nao consigo…

  • Angelo

    ainda bem que o peixe negro foi mijar!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • gtsilva

    não é spoiler… é uma teoria muito grande que tem rodado

  • Juliano Frederico de Souza

    excepcional o trabalho que a HBO está fazendo! Sem dúvida o melhor episódio junto com a batalha da baia negra!

  • Georgiana Pietrobelli Ruediger

    qual livro que segue após esta temporada da tv???
    gostaria de ler a parit deste ponto…

  • diose

    a 4° temporada ainda segue a Tormenta de Espadas (pelo o que eu li)… se for seguir o livro ainda tem muita coisa pra acontecer depois do Casamento Vermelho.. O começo da queda dos Lennister..o/

  • Massi Marques

    esse episódio não vejo nunca mais!

  • Fernanda

    eu chorei cara ! como que Robb morre ? eu não terminei de ler o livro e começei a assistir a temporada ! não quero nem ler mais o livro , estou decepcionada ! 🙁 melhor ator , melhor homem ! pqp que merda e eu achando que a arya finalmente iria achar a familia ! bom Dhaerenys é a que eu to gostando ! GOT s2

  • Matheus Lima Mendonça

    Mano. Dizem que os leitores quiseram jogar o livro longe. Cara eu continuei lendo até não querer mais!!! A historia simplesmente impressiona. Todo e qualquer personagem nas Cronicas de Gelo e Fogo é um grande alvo de morrer. Isso se prova no final do livro cinco.(cortando os pulsos para não dizer spolers). Mas pra mim. isso só me ajuda a querer ler mais e mais os livros dessa saga que o final e impossível de deduzir como sera.

  • Massi Marques

    esse epi vai ter análise??

  • Diane Santos Machado

    Chorei horrores!

  • Matheus Lima Mendonça

    Esse episodio impressionou muito!!! Aconselho a continuarem a ler os livros pois se você acha que já vi-o de mais e não vai mais se impressionar, está mais enganado do que os Starks no Casamento Vermelho. Fica um peso de saudade no coração. Esses personagem eram muito bem interpretados. Mas parece que a quarta temporada vai cativar ainda mais no casamento do Joffrey……………….. Se não for no próximo episodeo.

  • Matheus Lima Mendonça

    Verdade. A coisa toda da musica que a Cat escuta. O interessante e que a musica retrata o que vai acontecer. A queda da família Reyne como canta na musica e a destruição da casa Stark. Agora vão fazer “Chuvas de Winterfell” ou de “as Gêmeas”.kkkkkkkkk

  • Matheus Lima Mendonça

    concordo. Isso venho pensando desde o inicio. É como se o erro dele causa-se a queda da casa Stark (que causou). Mas ele foi salvo pois fez a burrada por amor.

  • Matheus Lima Mendonça

    Idem.

  • Matheus Lima Mendonça

    Cara. Esses três dão um curso esplêndido para a historia nos próximos livro. É coisa de loco. O final do quinto livro é o melhor. Aconselho a lê-lo.

  • Valmor FC

    Segue ainda em a Tormenta de espadas…tem muita história depois do casamento vermelho!!!Acredito eu que ainda deve ter pelo menos uns 4 ou 5 capítulos baseados no terceiro livro.

  • Matheus Lima Mendonça

    Cara. Jon não cometeu erro algum. Ele tana patrulha por questão de estar em um local onde um bastardo tem lugar. E em questão aos acontecimentos para-lá da muralha, o Jon foi ordenado ao Qhorin a fazer tudo aquilo. E isso vai causar um dos acontecimentos mais importantes na muralha…

  • Eduardo Ximendes

    Perdi até o sono assintindo esse capitulo. Pra que ?????

  • Evandro Pena Batista Arruda

    Verdade, Ananda. O mesmo pode ser dito sobre a Daenerys, cujas conquistas “perdem” um pouco do brilho por conta da interprete ter certa idade, enquanto a personagem, no livro, ter menos de 15 anos, se não me engano. A idade dos personagens em Game Of Thrones é um fator de grande impacto na história, mas que se perde no seriado pelos motivos que todos sabemos. =)

  • Robson Lima

    O terceiro livro foi dividido em duas temporadas. A quarta temporada tera o final do terceiro livro e o quarto livro juntos. Pois o contexto do livro 4 eh muito simples

  • Robson Lima

    Acho q sim. O livro foi cortado em dois e Arya soh usa a moeda no fim do livro 3 mas como a prox temporada tera elementos do fim do livro e o quarto inteiro entao fica dificil deixar ela com o cao nesse e depois mudar o destino dela

  • Robson Lima

    Nao esqueça de Sansa. O passarinho que ainda ta numa gaiola mas logo aprende a voar. Vai vendo.

  • Robson Lima

    Mas ele nao se casa com a filha do Senhor Frey. Mesmo no livro. Acredite a serie eh muito fiel aos livros e as mudancas sao todas aceitas pelo escritor que tbm trabalha na serie

  • Flávio Balula

    Ahh o episódio da Dany tomando os Imaculados também foi phoda (font letra gótica) hehe

  • Fernando Gustavo Abinader Dutr

    O pior é que, como não li o livro três, comecei a achar o Brynden esatav envolvido no golpe. Muito angustiado, fui atrás de spoilers para matar qualquer expectativa que tivesse com relação a série e ao livro. Sempre imaginei que por mais difícil fosse, os Starks lutariam como um nação até o final dos 7 livros, mas percebi que algo estava errado na morte de Rikard Karstark. Ali vi que Robb não iria seguir vivo na história.

  • Por não ter sido capaz de matar a Ygritte ele se perdeu dos seus companheiros e fez com que eles fossem pegos, e ele próprio foi capturado. Se isso por si só já não é um erro enorme, eu não sei o que é…

    Não estou querendo criticar o Jon nem nada, ele é tão humano, e, portanto, sucessível a erros quanto os outros personagens, só não vejo sentido em rotular ele como “mais digno de ser Stark” que o Robb usando como argumentos os erros.

  • vai sim, as duas.

  • Moises

    Mas os Stark tem que errar, é parte da natureza deles e é necessário para a história se desenvolver. Na luta pelo poder, cada personagem e família se atém as suas características e acabam criando seus próprios pesadelos.
    Os Stark, como diz seu lema, estão sempre prontos, sempre com atitude pra lutar pelo que acreditam ser certo, com determinação e respeito.
    Isso significa invariavelmente que iriam pisar em ovos e de fato o fizeram inúmeras vezes sendo que Robb, Catelyn e Ned cavaram seus túmulos.
    Isso também dava aos Stark vantagem em combate e admiração (que o levou a ser coroado pelos nortistas) mas é justamente o ponto principal da série, poder é uma balança, tudo que nos constrói pode nos derrubar.
    Pode-se dizer que os Lannisters também terão seu fim por suas características, provavelmente encalacrando-se em esquemas e traições, assim como todos os outros personagens.
    Os vencedores dessa série provavelmente serão os que restarem em pé, vivos, e provavelmente serão os dissonantes de suas famílias e os que lutam pra viver.

    Lady Sansa, governanta de Winterfell? provável que sim.

  • José Luiz Borsatto Junior

    Como a próxima temporada saí só ano que vem, eu sugiro ler todos os livros, pois as diferenças entre a série e os livros não são nada sutis. Principalmente pelos cortes, e o não acesso aos pensamentos, sonhos e outras informações que a série não proporciona.

  • Bruno Gurgel

    Eu lacrimei … vou homenagear Robb STARK e sua família em meu facebook.

  • Joana D’arc

    Ele foi muito feliz nesta frase “É trágico que ele morra, porque eu sinto que ele seria o melhor rei de todos os candidatos nesse momento”.

  • Ewerton Coutinho

    por amor não , por tetas firmes…kkk

  • Thatah

    Ele venceu algumas batalhas, mas não conseguiu chegar onde queria…

  • Lucas Miranda

    Não li em lugar algum dizendo de quem ele realmente é filho, comecei essa teoria na minha cabeça desde Tormenta de Espadas. Pensa aí. =D

  • Pedro Vital

    Essa temporada para no meio do terceiro e muita coisa é melhor e mais elaborada nos livros. Leia todos.

  • Bruna M.

    Concordo

  • Matheus Lima Mendonça

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… Verdade…kkkkkkkkkkk

  • Messinho’

    E então, ele venceu as guerras, mas o jogo por trás das guerras ele não venceu. Ele perdeu vencendo. Sacou?

  • RobertaGausmann

    se for ver, a queda da casa Stark ocorreu por uma sequência de erros, a começar pela Cat ter libertado o Jaime (1), ai o Karstark que queria matar o Jaime, matou os moleque lá, e foi decapitado pelo Robb (2), que perdeu boa parte dos aliados, fazendo com que ele precisasse de novo dos Frey e o Robb que traiu os Frey, se casando com a Talisa (3).

  • RobertaGausmann

    Cat tem que se vingar de todo mundo que fez mal aos Starks.
    “The North Remembers”

  • RobertaGausmann

    no livro ela nem tá grávida o.o pelo que lembro, ela se lamenta que ela não conseguiu engravidar antes do Robb partir pro casamento. e no seriado a Talisa morre.

  • Naiara Silva

    Não gostei, no livro fiquei muito mais comovida pela cena, ainda mais pelo sofrimento do Vento Cinzento em defender o Robb, e isso não teve na série.Mas aprovei o fato da Talisa ser fiel a Robb e ter dado para ele a incrível ilusão de ser pai.

  • Lud

    -Quando questionado se ele tinha alguma forma de encorajar os fãs traumatizados pela morte de Robb a continuar assistindo a série, Richard respondeu “Não tenho.” Depois de uma pausa, ele adiciona, “Ninguém está seguro em Game of Thrones.”

    Resumiu a saga inteira

  • Gutierrez Rodrigues Reis

    Eu tô muito ‘wtf’ até agora..

  • Tiago Muniz

    isso mesmo.

  • LunaB

    “cada um não é nem bom nem mau em si”. Sério?! Alguém consegue ver algo bom nos Bolton, nos Frey?? Se consegue deve ter alguma perturbação cognitiva ou emocional.

  • Carlos Souza

    Eu ainda estou chocado com tudo que aconteceu ..um misto de raiva , espanto e …paixao pela serie …muuuito bom mesmo !!

  • minha nossa, uma lágrima insistiu em cair novamente, lendo o depoimento do ator q fez robb, imaginei como devia ser o clima no set de filmagens depois q acabaram as filmagens.

  • Shizuka Hiou

    Que figurinos incríveis, só pela foto que vi os lobos em forma de broche! O mesmo aconteceu com o leão no vestido da Sansa. Essa mulher dos figurinos é incrível! Vai ter que ter mais dessas exposições com as coisas das novas temporadas!
    (só os figurinos da Talisa que deixaram a desejar…)

  • Alex Araujo Silva

    Foi chocante demais… Não li os livros e não podia imaginar o que iria acontecer… Ainda estou pensando nisso até agora… Fulminante! Inacreditável! É difícil de aceitar que toda uma linha da história encerre assim, sem sua vingança, sem a a devida punição! Nunca fiquei tão impressionado com nada que tenha assistido antes, nem filmes, nem séries. É difícil até de pensar em rever o episódio.

  • Bete Lima

    Fiquei possessa.

  • Cristiano Hipólito Pinto

    Caraca, faço das palavras do Alex as minhas, não me lembro de me impressionar tanto com uma cena de filme igual ao episódio casamento vermelho. è uma pena mesmo pois eu torcia muito pelos Stark para vingar a morte do Ned. (É difícil até de pensar em rever o episódio²) rsrsrsrs

  • Lucas De Oliveira Gonçalves

    Concordo com vocês, mas não comparei o Rob ao contexto que o Ned estava nos livros. Ned estava na capital em um lugar que não era o dele fazendo coisas que não sabia.

    Quando disse coisas que o Ned nunca faria quis dizer o seguinte: “Coisas que o Ned nunca faria na guerra”.

    Ned sabia fazer guerra e não política, por isso sua trajetória em Porto Real foi trágica.

    Agora as coisas que o Ned nunca faria estando em guerra e o Rob fez:

    – Trair a confiança de um homem que todos no reino dizem ser capaz “tirar um exército dos calções”.

    – Por mais apaixonado que estivesse por uma mulher Ned não faria o perjúrio ainda mais quando se tratasse da união de duas casas.

    – Ned não executaria o lorde Karstark, acredito que nem daria oportunidade pra ele cometer um ato de “traição”. Acredito que Ned puniria a primeira traição (da Cat), sim acredito que ele era um homem capaz de punir a própria família.

    – Acredito que o Ned não daria tanto poder pro Bolton, visto que, a casa Bolton por 8 mil anos tentou tomar o norte pra si. Não sei como mas Ned Stark acharia uma forma.

    Quando quis compará-lo ao Jon foi ao fato de que o Jon mesmo amando uma mulher é capaz de trair esse amor pra cumprir o seu dever, já o Rob não foi capaz disso.

  • Lucas De Oliveira Gonçalves

    Outra coisa, o que você quis dizer com ter apenas dois vassalos e ambos traidores?

    Pelo que lembro-me os Starks tinham muitos vassalos.

  • A partir da 2ª temporada os únicos vassalos que são mostrados do Robb são Rickard Karstark e Roose Bolton, ambos o traem em algum momento.

    Great Jon Umber existia na 1ª temporada e depois sumiu, e quanto aos muitos outros, como Glover, Tallhart, Manderly… Eles nem apareceram. Por isso mesmo quando o Robb mata o Karstark ele “perde metade do exército”.

  • Ana Paula Vasconcelos

    Eu tentei várias vezes e não consigo…parava nos primeiros minutos por imaginar o desfecho do cap.

  • Lucas De Oliveira Gonçalves

    Ah pode crê, eu ainda não li o terceiro livro estou finalizando o segundo. Não sei como o Bolton ganha tanto espaço dentro do exército do Rob.

    Bolton estava em Harenhall sozinho e com dois terços dos soldados do Norte, não entendi por que não ter um Peixe Negro da vida colado nele lá? Porém independentemente da forma como Bolton cresceu dentro do exército do norte acho que foi muito despreparo do Rob dar tanto espaço a ele, Ned nunca o faria.

    Mas como você mesmo falou Rob era uma criança na serie ele é um adulto mas nos livros é um guri de 15 anos. É normal crianças serem despreparadas.

    Mas vou me retratar, eu não quis ofender o personagem 🙂 só acho que dentre todos os filhos do Ned ele é o que mais se parece com a mãe. Ele me parece muito mais Tully do que um Stark, o que não é um defeito, mas custou a guerra.

    abraço

  • Aroldo Bruno

    Muita violência. Após assistir fiquei tão impressionado que acordei de noite e não pude dormir mais, terrível pensar em uma gestante que ama seu marido de uma forma tão linda morrer de forma tão grotesca e horrorosa. Uma pessoa que até então se dedicava a ajudar pessoas feridas em combate, uma alma boa e generosa, morrer não mãos de um infame que sequer a conhecia de forma brutal. Mãe e filho morrendo e se entreolhando sabendo que tudo aquilo pelo que lutaram termina ali sem um fim apropriado, mas insano esem a menor lógica. O escritor brinca de ser deus quando na verdade não passa de um demônio adorador do diabo, disseminando ódio e a cultura da violência totalmente dissociada de alguma racionalidade.

  • Aí sim eu concordo, o Robb é o que parece mais com um Tully, inclusive fisicamente. O que acontece é que toda história dele foi contada na série de forma a ressaltar os erros e diminuir os méritos, além deles terem jogado o mapa de Westeros pela janela. Na leitura dos livros você vai perceber como ele tem outros vassalos que são super importantes, afinal de conta os Stark mobilizaram o Norte inteiro contra a Coroa. Leia também essa última análise da Ana, sobre o Rains of Castamere, lá ela cita um trecho do capítulo do Casamento Vermelho que mostra como aquele evento foi muito mais do que a “morte de 2 Starks”.

    Abs 😉

  • Lucas De Oliveira Gonçalves

    Eu li a análise da Ana. Quanto ao RW ser mais que a morte de 2 Starks isso eu já sabia (li um resumão do terceiro livro).

    Eu respondi pra você em outro comment mas não foi aprovado mas gostaria de complementar minha opinião.

    Quando eu disse coisas que o Ned não faria, eu quis dizer: “Coisas que o Ned não faria em guerra”

    Ned nunca trairia o Frey (pois Walder Frey é capaz de tirar um exército dos calções).

    O que aconteceu com Ned em Porto Real foi (na minha opinião) por que ele estava fazendo algo que não sabia (Política). Ned era um guerreiro ele não sabia jogar o jogo dos tronos.

    Se fosse Ned na posição do Rob, acredito muito que o caminho teria sido outro e possivelmente com a vitória dos Starks.

    Quanto a comparação com o Jon eu acho que não da pra discutir aqui por que contém Spoilers (por isso meu comment não foi aceito).

    Abs

  • romecraft

    Não gostei do episódio. Achei muito violento também. Exagerado! Por essa principalmente mas também por outras cenas fortes estou ficando com um pé atras com esse seriado… E o pior é que tem gente que gosta dessas cenas e que achou esse episódio “sensacional”… Foi impactante sim mas é uma pena que para causar impacto tenha que ser por cenas brutais … Poderiam explorar mais outras coisas… A “mitologia” do universo de Game of Thrones é tão interessante…

  • Riva Fernandes

    Cara, lembre-se que a série é pra mais de 18, então tem cenas de violência, e no livro foi assim. E tem que se lembrar que GoT não é um conto de fadas onde os mocinhos ficam bem e vivos no final e os vilões se ferram. O bom dessa série é que todos os personagens são humanos, sujeitos a traiçoes e morte e tudo mais. E mano, o universo é do cara, se ele quiser fazer uma invasão alien ele faz, mas é o fato de ele ser inprevisível, incrível e realista que faz ele ser um Deus mesmo. Todo espectador/leitor de Game of thrones deve estar ciente de que não é um conto de fadas, ninguém esta seguro, não existe mocinhos nem vilões…

  • Rychellon Hayslan

    Definitivamente foi o meu último capítulo! Assim como eu, todos que acompanham a série e não os livros, tinham esperanças e creio que a maioria esperava pelo triunfo de Robb derrotando todos, governando os 7 reinos e retomando seus irmãos. Em resumo, era isso que todos esperavam da série (ponto final). A morte de Ned Stark no início já foi uma tremenda decepção e acabou de repetindo com Robb, o honesto que foi traído e morto brutalmente. Sinceramente, eu esperava muito dessa série, tanto que ela acabou se tornando demais pra mim. São duas da manhã, estou sozinho em casa e acabei de assistir.. fiquei tão pasmo que essa é a primeira vez que entro no Google para buscar por críticas ao episódio na internet. Enfim.. vou fazer de tudo para não ouvir mais nada a respeito de Game Of Thrones, pois realmente não quero mais saber como tudo termina. Não sei se vou conseguir, mas tudo que estou sentindo agora é raiva, tensão, ódio, pavor e o coração acelerado até agora.. Quando os nortenhos começaram a ser atacados, foi tudo tão inacreditável e de repente que eu forcei acreditar por um instante que aquilo pudesse ser somente uma visão ou um sonho da Arya ou de Bran.. sei lá. Qualquer coisa.. menos que fosse verdade. Affz!

  • Rychellon Hayslan

    Nem eu! Affz!

  • Felippe

    Po pessoal não fode! o cara falando que teve pesadelos, a serie é pra maiores de 18! se você assistiu a culpa não é dos diretores o EP foi otimo!

  • Felippe

    É Sensacional É Original, e a classificação é prar maiores de 18, como disse o proprio Martin ele se baseia na vida real, tem varios casamentos vermelhos que aconteceram de verdade na idade media, GoT não é um conto qualquer, posso considerar como um trabalho de historia misturado com Épicos Fantasticos!

  • Roberto

    Quanto ódio no seu coração! Esta série retrata a própria humanidade. Não existem mocinhos ou bandidos. Todos temos nosso lado bom e ruim convivendo juntos. A série não tem como objetivo dar um final como um contos de fada. Acho melhor vc procurar outro tipo de ficção.

  • Renata Caetano

    Robb se foi e deixou um vazio enorme aqui dentro.

  • Osíris Brito

    Acho engraçado o que o pessoal fala “só fica assim quem não leu o livro, porque no livro blablabla”. Pelo amor de Deus, parem de ser hipócritas, se os produtores decidiram fazer uma série voltada pra tv tem-se que esquecer dos livros. TV é TV, livro é livro. Não façam uma série esperando que o público em masa entenda as situações achando que eles leram os livros.

  • Gabriel Coelho

    Continuem lendo/assistindo. O final do terceiro livro e a 4ª temporada compensam. O motivo? Tyrion.

  • Gabriel Coelho

    Não pare de assitir, meu querido. Não se esqueça: “O Norte Não Esquece”.

    Por sinal, se você anida não é fã de Tyrion, passará a ser, garanto.

  • Nathan

    É cara, não é uma série para os fracos! Game of Thrones não é historinha hollywoodiana que tudo é bonitinho, fofo e justo o tempo todo. Game of Thrones é cru quase como a vida que vivemos. Alguns ainda na vida real tem a ilusão de que a justiça e a felicidade são direitos absolutos de todo mundo e que sempre irão ser concedidas de uma forma ou de outra em algum momento da vida.

    Você precisa entender que o Robb (apesar de ser um dos meus preferidos, até porque é um Stark) errou feio ao trair aquele velho (perdão, me esqueci o nome do velho que armou a emboscada no casamento) ao se casar com a personagem da Oona. Ele cedeu a um impulso e acabou condenando grande parte dos Starks e aliados ali presentes por um desejo egoísta. E como se não bastasse isso, ele ainda teve a cara de pau de ir pedir ajuda para o velho denovo oferecendo outro no lugar. Gostava dele, mas já previa que ele se daria mal… só não imaginava que seria tão cedo… me pegou de surpresa. Quando ouvi a música dos Lannister na festa e vi a malha de ferro no braço do Roose Bolton, tive a certeza de que ia dar merda. =/

  • Nathan

    Sem lógica? Vou repetir um trecho da resposta que dei a outro comentário aqui:

    “Você precisa entender que o Robb (apesar de ser um dos meus preferidos, até porque é um Stark) errou feio ao trair aquele velho (perdão, me esqueci o nome do velho que armou a emboscada no casamento) ao se casar com a personagem da Oona. Ele cedeu a um impulso e acabou condenando grande parte dos Starks e aliados ali presentes por um desejo egoísta. E como se não bastasse isso, ele ainda teve a cara de pau de ir pedir ajuda para o velho denovo oferecendo outro no lugar.”

  • Nathan

    Vai assistir A cinderella meu caro. Ou quem sabe a Branca de Neve. Creio que faz mais o seu gosto.

  • Nathan

    Também acho cara…

    Mas lembre-se que os Starks não estão todos mortos e ainda tenho esperanças de que os remanescentes irão se fortalecer demais com estas mortes. A Aria promete demais hehe. Mas é lógico que eu estou preparado para eventuais tragédias que estão por vir.

    Gosto da obra do George Martin justamente por essa dureza de Game of Thrones. Você consegue separar as pessoas pelas reações delas a certos momentos, como o casamento vermelho. Não sei se você consegue entender o que eu quero dizer. Hoje em dia as pessoas estão embriagadas com ilusões de alegria e felicidades plenas. Se esquecem que nada na vida é realmente certo e definitivo a não ser a morte. E o seriado mostra bem isso. Daí é comum você se deparar com esse tipo situação depois de um episódio desses… pessoas irritadas, revoltadas e tudo mais porque o seriado não cumpriu o suposto dever de arrebatar os telespectadores (os mais frágeis, principalmente) da realidade.