Por que R. R. Martin escreveu o Casamento Vermelho?

O James Hilbert da Entertainment Weekly acabou de publicar uma matéria onde George responde essa pergunta. Ele já falou sobre isso diversas vezes mas, devido ao episódio de ontem, é bacana ler sobre isso de novo.

Ontem a noite, milhões de pessoas ao redor do mundo foram dormir mais tristes por conta da carnificina sem proporções que vimos na adaptação da cena mais chocante do livro A Tormenta de Espadas. A maior parte dessas pessoas foram pegas de surpresa porque, apesar de tudo, muita gente não fazia ideia do conteúdo que “Rains of Castamere” nos apresentaria. Se você é uma dessas pessoas, saiba que Martin vem recebendo cartas há uma década com leitores extremamente nervosos por conta disso. E é disso que ele fala na entrevista a seguir:

EW: Em que momento do processo de escrita dos livros você soube que mataria Robb e Catelyn?
GEORGE: Eu sabia desde o início. Não no primeiro dia, mas muito cedo. Eu já disse em várias entrevistas que eu gosto que minha ficção seja imprevisível. Eu gosto que haja um suspense considerável. Eu matei Ned no primeiro livro e isso chocou muita gente. Eu matei Ned porque todo mundo acha que ele é o herói, e que com certeza ele vai entrar em apuros mas em seguida sairá dessa. A próxima coisa previsível é pensar que seu filho mais velho vai se rebelar e vingar o pai. Todo mundo espera isso. Então, imediatamente o assassinato de Robb tornou-se a próxima coisa que eu tinha que fazer.

EW: Já que A Song of Ice and Fire subverte tantas vezes as expectativas do leitor e evita estruturas narrativas de fantasia tradicionais, os fãs devem ter alguma esperança real de que esta história terá um final feliz? Como o “Boy”  disse recentemente em Thrones: “Se você acha que isso terá um final feliz, você não deve estar prestando atenção.”
GEORGE: Eu já disse várias vezes que eu pretendo fazer um final agridoce.

EW: Que tipo de reações você recebeu dos leitores ao longo dos anos sobre essa cena?
GEORGE: Extremas. Tanto positivas como negativas. Essa foi a cena mais difícil que já tive que escrever. Fica em dois terços na narrativa do livro, mas eu pulei ela quando tive que escrevê-la. Então o livro todo estava pronto, mas ainda faltava esse capítulo. Daí eu o escrevi. Foi como matar dois filhos meus. Eu tento fazer o leitor sentir que vivo os acontecimentos do livro. Assim como você se lamenta se um amigo está morto, você deve se lamentar se um personagem fictício é morto. Você deve se preocupar. Se alguém morre e você só ir buscar mais pipoca, é uma experiência superficial, não é?

Vestido de Roslin Frey

Detalhes do vestido de Roslin Frey

Vestido de Roslin Frey

Vestido de Roslin Frey

 

EW: Por que você acha que gerou uma reação tão poderosa? Robb não era um de seus “personagens com ponto de vista” nos livros, e Catelyn não era realmente uma pesonagem amada.
GEORGE: [Longa pausa] É uma pergunta interessante. Eu não sei se eu tenho uma boa resposta. Talvez a maneira que eu fiz. Há uma certa quantidade de mau agouro que leva essa história. É uma traição. É numa festa de casamento. Robb trabalhou pela paz e você acha que o pior já passou. Em seguida, isso surge do nada. Há também personagens secundários mortos. Em seguida, centenas de juramentados Stark são mortos. Não são apenas duas pessoas.

EW: Para mim, o fato de Robb e Catelyn serem uma família família torna tudo pior. E Catelyn sofreu tanto e perdeu tantas pessoas ao redor dela, e ela realmente acha que perdeu mais do que ela realmente tem (já que ela não tem certeza de que Arya, Bran e Rickon estão vivos). E então, isso acontece.
GEORGE: Ela também tem o momento de advogar. A vemos matando um refém. Ele não é um filho que o Frey valoriza particularmente*. Então, no final o blefe dela é vazio. E ela o faz. Ela vai até o fim. Há um certo poder nisso também.
[*na série mudaram o filho Frey para a esposa]

EW: Eu tenho certeza que eu sei a resposta para isso, mas: Alguma vez você já se arrependeu da cena?
GEORGE: Não, não como escritor. É provavelmente a cena mais poderosa nos livros. Custou-me alguns leitores, mas me ganhou muitos mais. Vai ser difícil para mim assistir a isso [na série]. Será uma noite difícil. Porque eu amo esses personagens também. E em um programa de TV que você começa a conhecer os atores, você também está terminando o relacionamento com um ator que você tem afeição. Richard Madden e Michelle Fairley fizeram um trabalho incrível.

rains of castamere rains of castamere

EW: O que você diria para os leitores que estão chateados com a cena?
GEORGE: Depende do que eles estão dizendo. O que você pode dizer a alguém que diz que nunca vai ler o seu livro novamente? As pessoas lêem livros por diferentes razões. Eu respeito isso. Alguns lêem para o conforto. E alguns dos meus ex-leitores disseram que sua vida é dura, sua mãe está doente, seu cachorro morreu, e eles lêem ficção para fugir. Eles não querem ser atingidos na boca por algo horrível. Quando se lê um certo tipo de ficção, onde o cara vai sempre ficar com a garota e os mocinhos vencem no fim, isso reafirma a você que a vida é justa. Nós todos queremos isso às vezes. Há um certo desprendimento do sofrimento nisso. Então eu não desprezo as pessoas que buscam isso. Mas isso não é o tipo de ficção que eu escrevo, na maioria dos casos. Certamente não é o que Ice and Fire é, que tenta ser mais realista sobre o que é a vida. Ele tem alegria, mas também tem dor e medo. Acho que a melhor ficção captura a vida em toda a sua luz e  trevas.

EW: Um dos meus elementos favoritos da cena é você apresentar essa ideia do “sal e pão.” – Nós aceitamos isso como leitores – ok neste mundo de fantasia as pessoas não prejudicam-se, uma vez elas que comem o pão e sal de um anfitrião. E então você quebra a sua própria regra. É como se estivesse batendo na cabeça do leitor  por ser tão dura – “É claro que eles não vão seguir essa regra boba o tempo todo”.
GEORGE: Roubei isso da História. Leis de hospitalidade eram reais na sociedade da Idade das Trevas. Um anfitrião e convidado não estão autorizados a prejudicar uns aos outros, mesmo que fossem inimigos. Ao violar essa lei, a frase é “estão para sempre condenados”

EW: E sobre o Casamento Vermelho em si? É com base em História também?
GEORGE: O casamento vermelho é baseado em um par de eventos reais da história escocesa. Um deles era um caso chamado The Black Dinner. O rei da Escócia estava lutando contra o clã Black Douglas. Ele estendeu a mão para fazer a paz. Ele ofereceu ao jovem conde de Douglas passagem segura. Ele veio para o Castelo de Edimburgo e teve uma grande festa. Então, no final da festa, [os homens do rei] começaram a batucar em um único tambor. Eles trouxeram um prato coberto e colocaram na frente de Earl e revelaram que era a cabeça de um javali negro – o símbolo da morte. E assim que ele viu, ele sabia o que significava. E então eles os arrastaram para o pátio, para morrer. O maior exemplo foi o massacre de Glencoe. O clã MacDonald passou a noite com o clã Campbell, com as leis da hospitalidade supostamente aplicadas. Mas os Campbells levantaram-se e massacraram todos os MacDonald que poderiam ter em suas mãos. Não importa o que eu invente, há coisas na história que são tão ruins quanto, ou até piores.

Leia o original em inglês clicando aqui.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Ah velho sem coração….

  • Thiago

    Esse cara não é de Deus.

  • Donilo

    Eu curto essa coisa dos personagens morrerem… É por isso que eu acho que a história teria que continuar por mais uns 10 livros (haha), que ai veriamos os personagens que são pequenos crescerem, batalharem e eventualmente morrerem pra depois serem subistiruidos por outros, como um grande ciclo sem fim. A vida é assim e eu gosto disso, mas pra aplicar em um livro fica inviável.

  • Flavia Vianna

    Quando cheguei nessa parte do livro chorei horrores. Acho que reli umas 5x porque matar Robb e Catelyn, como ele mesmo disse, era uma coisa inimaginável para os leitores.

    Não entendi a mulher do Robb ali, mas tudo bem.

    Achei a cena muito bem feita, triste e tensa… Ficou do jeito que imaginei (apesar das adaptações).

  • Aracnos

    Eu, como pretenso escritor, tenho muito a aprender com esse senhor.

  • Joao

    eu queria que ele respondesse o porque da forma como ele matou! ele deveria no mínimo ter morrido em batalha, ou oferecido alguma resistencia, seria mais honroso…

  • Rafael

    reparou que ele entrega algo ali, ele diz as pessoas acham que Ned o heroi e ele o mata, depois as pessoas acham que Robb vingará o pai e será o heroi e então ele o mata…

    Será que dá pra cravar quem é/são os reais herois da historia?

  • ITALO GOMES ADVOCACIA

    “Não importa o quanto eu invente, há coisas na História que são tão ruins ou piores.” Não só na História, George, mas hoje também. Um massacre desses acontece por dia na Síria, nos países africanos vítimas dos seus ditadores, etc.

  • Rafael

    Ela estava ali por efeito de cena, seria mais chocante Robb perder literalmente tudo, inclusive seu filho.

  • Lara nee

    Martin.. é realmente um escritor sublime. *-*

  • Rodrigo

    Igualmente meu caro. Temos muito pra aprender.

  • Lu

    “Não importa o quanto eu invente, há coisas na história que é tão ruins ou piores.”

    O pior é que ele tem mesmo razão. Mas não torna a leitura mais fácil.

    Por outro lado, se pensarmos bem, os sinais estavam lá. O casamento de Edmure não podia terminar bem. Robb cometeu erros demais.

  • Natalia

    Quando li esse trecho, me revoltei. parei de ler por um mês, acho que precisei desse tempo pra digerir tudo isso. Adoro os livros, apesar dessas tragédias!!!

  • Henrique Marques

    A vida nem sempre vai dar uma morte honrosa aos heróis. Isso é o que Martin quer passar nos livros.

  • Gustavo Monjardim

    George Martin é um gênio!!

  • SCHH

    Ler os livros do GRRM é realmente uma experiência única. Essa sensação de virar a página e nunca saber o que pode acontecer… Bem, eu não li nada igual!
    Você lê a morte do Ned, sofre e supera. E então não acredita que ele possa fazer algo chocante de novo. Mas ele é o GRRM e o CV surge te fazendo querer jogar o livro longe.

  • Raniel Carvalho

    Uau, é verdade que existe ex-leitores; não consigo imaginar isso!!!

  • Luiz Felipe Crispim Lourenço

    Ótimo post, só uma pequena correção: no último parágrafo o correto seria “…SÃO tão ruins ou piores”.

  • Rafael

    Se a historia tiver mais 10 livros, Martin deverá viver até os seus 200 anos pelo menos. rs

    Cara, como estou ansioso para ler os proximos dois livros, uma vez ou outro to entrando no site do Martin para ver se tem alguma atualização, eu nem leio os capitulos que ele deu de brinde, pq não quero estragar a surpresa…

  • lobo stark

    EXATO! Deixa o cara morrer com honra poxa!

  • Rodrigo Alves Coelho

    Na verdade notei que o Martin se referiu ao Robb como filho mais velho de Ned… Então Jhon Snow não é o bastardo de Ned, ele é mais velho que Robb…

  • Cris Fontineles

    Porque a morte do Robb assim fica mais dramática assim: nunca perdeu uma batalha e é morto numa emboscada.

  • Rodrigo Silva

    ‘Acho que a melhor ficção captura a vida em toda a sua luz e trevas.’

    Nunca deixei de admirar ou melhor, gostar do autor por conta dessa regra de fugir da regra e matar os personagens principais. Acho que qlqr pessoa que perde apreço por conta do estilo, não o entende.. Não tem uma base pra se adaptar com as diferenças e imprevisibilidade da vida que é tão mais provável de acontecer quanto tudo terminar com final feliz sempre.

    Esse estilo dele, é o que mais me impressionou e me faz admirá-lo não só como escritor, pois essa serie o transcende, gera sentimentos correlato com a admiração. Acho ele engenhoso demais. Alguém que vou sempre me lembrar e falar com fervor.

    Leia mais: http://www.gameofthronesbr.com/2013/06/por-que-r-r-martin-escreveu-o-casamento-vermelho.html#ixzz2VAMINoLD
    Under Creative Commons License: Attribution

  • Rayana Alves

    Eu achei magnifico! Sem padrões. Expetacular *-*

  • Jessica Costa

    É, eu acho melhor histórias assim também, porque mesmo sendo triste nunca tu fica na zona de conforto na história, sempre esperando algo acontecer. E recém estamos no início, o Casamento Vermelho é apenas mais um empurrão para as personagens principais (Arya, Bran, Sansa) se desenvolverem.

  • Vítor

    No fim, o herói vai ser Mindinho!

  • Natalie Melo

    Não li os livros, apenas assisto a série e, apesar de muito ter xingado o George R. R. Martin, concordo plenamente quando ele diz que seus livros são realistas sobre o que realmente é a vida. Ta certo Mr. Martin, por mais que nos doa, por mais que tire de nós incontáveis lágrimas, de contos de fadas e histórinhas com heroi se dando bem e vilão se dando mal todos nós estamos fartos. (Mas eu te suplico, a khaleesi não… :()

  • losk

    Na vida, nem todos morrem com honra.

  • Grey

    Quando li essa cena fiquei bastante impressionada. É o tipo de coisa que faz você deixar o livro de lado por alguns minutos, tentando assimilar a ideia. Mas acho que o que mais triste da cena não foram nem as mortes em si, mas o fato de Arya estar quase lá e aí chegar tarde demais. Esse quase é de doer o coração de qualquer um. Lá no fundo, tinha esperança que modificasse isso um pouquinho na série,

  • Nuno Cristiano Silva

    confesso que depois do casamento vermelho só mais uma cena me surpreendeu ainda mais… e foi umas cento e tal páginas a seguir… no mesmo livro… e não … não foi o casamento seguinte!!! 😛 …. nem mesmo as cenas finais do danças com dragões..
    Saudações de Portugal…

  • Guilherme Tarifa

    But now the rains weep o’er his hall,
    With no one there to hear.

  • matheus

    algo relacionado com uma besta e uma latrina, meu caro?
    se sim..cmg tmb 😀

  • Tata Baughtter

    “Eu já disse várias vezes que eu pretendo fazer um final agridoce.”- GRRM.

    As vezes tenho até medo!! O que será que ele está preparando?

  • Acho que é bem plausível nos cenários que ele citou. Imagina como seria alguém com mãe e irmão (e até cachorro de estimação) doentes/morrendo/mortos acompanhar aquela cena? Acho que o trauma é muito forte.

  • Só sei que se ele matar a Arya… ah velho sem coração (2x)!

  • Manucalice

    Acho que se ele morressem em batalha seria mais algo que a gente encararia com tristeza, mas pensando: “ah, foi um batalha, não foi um ato covarde”. O CV causou revolta justamente por conta da covardia e injustiça, e isso contribuiu para o impacto que causou.

  • Flavia Haweroth

    Jhon não émais velho que Robb, Ned engravida Cat logo antes de partir para a guerra, de onde ele volta com o bastardo. E mesmo se fosse, acho que ele quis dizer Robb como sucessor dele.

  • Flavia Haweroth

    O que acontecer hoje vira história amanhã, é assim que funciona.

  • Flavia Haweroth

    Na série ficou muito mais evidente que Robb casou com Talisa por amor, nos livros isso não fica muito claro por causa da falta de narração e por causa da propria situação. Nos livros ele pareceu muito burro quando ele fez isso. E o casamento vermelhos mostra de uma forma muito brusca ele pagando por este erro cometido por amor. Também tenho essa visão do acontecimento. No geral, eu nao sei o que vai acontecer com os Stark e com o Norte. Ainda tem muitos vivos, e muita coisa pode acontecer… até mesmo nenhum deles ficar com o Norte.

  • Wenderlly Araujo

    Jon não é mais velho que o Robb. Ned deixou a Catelyn grávida antes de ir pra guerra que foi quando ele trouxe o Jon, se eu me lembro direito.

  • Marcos

    Se tu matar a Arya, vlh…

  • Davi Dias

    Acho que até agora você foi o único com quem eu concordei sobre a essência de SofF&I. Não tem nada a ver com heroísmo, mocinhas e vilões. É sobre verdade, sobrevivência e natureza humana: nociva e cruel. Não me surpreenderei em ver mortes como as de Jon, Tyrion, Bran e ver personagens como Margeary, Stannis e Sansa erguerem-se sobreviventes (mas talvez, não vitoriosos)

  • Li Dorigan

    George é um gênio, com dor no coração, sim, mas eu reconheço que o Red Wedding foi uma tacada de mestre. Não é qualquer um que se atreve a fazer coisas assim.

  • Lucas Emanoel Janke

    Eu na verdade gostei do que fizeram com a esposa do Robb. Essa mudança tornou o RW ainda mais chocante pra quem leu os livros.

    FIquei com muita pena dela, depois de perceber que não era uma traidora Lannister…

  • Lucas Emanoel Janke

    Ele se referia ao filho que iria vingar o Ned. Mesmo se Jon for mais velho, ele não sabe.

  • Bel Ribeiro

    Algumas guerras são vencidas com espadas, outras, com pena e tinta.

  • Laercio Macedo

    saudades de portugal? o que é isso???????

  • Isabella

    “Eu já disse várias vezes que eu pretendo fazer um final agridoce.”
    Cada dia mais eu acredito que Jon é Azor Ahai e o sacrifício vai ser a Dany.
    Todos vão ficar felizes pelo Jon mas tristes pela morte da Dany isso é agridoce
    suficientemente para mim ,talvez eu esteja errada.

  • Alexandro

    Certas pessoas tinham que cagar ouro…

  • Gabriel Dantas

    R R Martin melhor escritor ever!

  • Mari Sb

    O segredo pra não sofrer enquanto le ou assiste, é não se apegar demais aos personagens e sim a história em seu contexto geral e nas reviravoltas. Mas rá! Até parece que isso é possível. Se ele matar o Jon ou a Arya, eu não sei quanto tempo vou precisar para me recuperar =(

  • Messinho’

    Eu li uma teoria de que o filho de Ned é aquele Gerold, e sua amante foi a que se jogou da torre, enquanto Jon seria filho de Lyanna e Rhaegar. Não tenho paciência para cronologia, então você(s) pode(m) me explicar se isso é possível?

  • Messinho’

    Acho que eu sei qual cena se trata e envolve um colar e uma latrina…

  • Messinho’

    Mas eu ri tanto com sua súplica, kkkkkkk

  • Messinho’

    A internet depois de Game Of Thrones:

  • MoisesSPFC

    só em escrever tais livros ricos em detalhes estao de parabens nao somente ele como varios outros,porem a forma como ele escreve,com coisass imprevisiveis,é demais.sem saber o que vai acontecer,e vai alem,depois dos livros e da serie,ele vai mudar a visao de muitos diretores de outras series e filmes,

    parabens

  • Wancharle

    Viajando…eu cheguei nessa teoria:

    O livro é cronicas de gelo E fogo . Pelo que vimos ate agora o fogo representa a vida e o gelo a morte… Acho que todos os starks vao morrer e vao lutar pelo “senhor do gelo” como whitewalkers ou coisa do tipo… Tipo se olhar o que ele disse o lógico é colocarmos nossas esperancas nos proximos herois que sao jon, bran, ricon e Arya… (No fim a sansa pode ser ate a verdadeira heroina se aplicarmos a logica inversa) so que como ele ja disse ele quer ser imprevisivel etao ele vai matar todo mundo…

    Ai quando todo mundo ta achando que o senhor do fogo é bom e. A dany que dee reinar os starks voltam e apresentam o outro lado da historia e motivo da briga entre esses “dois senhores” do fogo e do gelo.. talvez seja uma senhora e tenha ate um romance como nos deuses mitologicos da grecia…

  • Rubens Zanatta

    “se” ele matar o jon…. então…”seria” uma tragédia né =(

  • Tamir M. Silva

    GRRM rei do mundo

  • Ana Mendonça

    Pra mim ficou claro como a luz do sol, no livro, que se casaram por amor.

  • Ana Mendonça

    Verdade!

  • Guest

    entao nao vai se recuperar kkkkkkkkk

  • Luciano Belitzki

    Na verdade não há Heróis para o Sr. Martin, mas sim personagens que buscam conquistar seus ideais, e ideais sem apego a nada, e muito menos sentimentos, e se precisar se matarem para conseguir o que quiserem, qualquer um fará isso, se dó, sem emoção, na frieza e com gana, porque ser um conquistador não pode ter coração.

  • Túlio Nogueira

    Sei que se Daenerys morrer ele vai ser o culpado pelo minha morte. Sinceramente, eu acho que eu ficaria muito mal mesmo, a ponto de querer morrer, e nem é exagero.

  • Túlio Nogueira

    No livro, quando eu fui ler o POV da Arya e vi o quanto perto ela passou, eu fiquei muito louco. Eu tive

  • Túlio Nogueira

    Quando eu comecei a ler o POV da Arya e vi que ela passou tão perto, meu desespero foi tão grande que eu tive q interromper a leitura por alguns dias. Um leitor que assimila as emoções não consegue ficar em paz qnd se coloca no lugar da Arya.

  • Túlio Nogueira

    Eu realmente gosto dele pq ele não tem medo da reação dos fans, ele faz o q ele quer do jeito que ele gosta. Ele tenta acima de tudo agradar a ele. E essa confiança que faz os livros serem tão bem escritos.

  • EvaldoReis

    No livro (Festim dos Corvos, acho) a explicação de Robb é que foi pela honra, já que ele seduziu (ou foi seduzido por) aquela que tratou dos ferimentos dele (Jeyne Westerling). Não sei a razão do povo pensar que isso foi burrice. Inconsequente, sim, galante/cavalheiresco, talvez, mas burrice… eu acho injusto. E além do mais, a reação de Walder Frey foi extremamente exagerada e de um oportunismo canalha. Nada justifica uma ação psicopata daquele tipo.
    E quanto aos starks, lembro que li, não sei onde (se nos livros ou numa entrevista) que os lobos iriam voltar a Winterfell. Isso, com certeza, deve fazer parte do “final agridoce” das crônicas. Pelo menos esse final eu quero ler. E quero ver os boltons todos esfolados também.

  • RHoffman

    SAUDAÇÕES. O cara é português e está sendo educado. Só isso.

  • EvaldoReis

    Sim, concordo. Foi o jeito que eles acharam pra tentar ao menos igualar (quem sabe, superar) o que estava no livro. E, na minha humilde opinião, eles se saíram muito bem.

  • Beatriz Correa

    Sim, é possível.
    Jon nasceu na época q Robert matou Rhaegar no Tridente, mais ou menos na época q Lyanna morreu “de uma grave doença” q ngm explica…

  • Manucalice

    Acrescento Jaime a essa lista. Passei a gostar do personagem no livro 3. Jaime, Jon, Arya e Tyrion são meus preferidos.

  • “Um leitor que assimila as emoções não consegue ficar em paz quando se coloca no lugar da Arya.” ISSO.

  • Gislaine Oliveira

    A gente se junta e mata ele!

  • gabriel

    GRRM é um gênio

  • Gislaine Oliveira

    Eu chorei mais por ela não ter conseguido, do que pelo fato de Cat e Robb terem morrido. E eu gostava mais da Cat do que do Robb, aquele burro! Podia ter ficado com a outra mocinha lá como amante, o povo num faz isso lá? Casava com a filha do Frey e tudo ficave bem… maaaaaaaaaas ele fez uma bela duma cagada!

  • O_Iconoclasta

    Cara, essa dai é da boa… tu puxa um fumo facio!

  • Isabella
  • Larissa_Alves

    Certamente isso me surpreendeu pra caramba, ainda mais porque foi executado por um personagem muito querido, que eu nem imaginaria que ele chegaria a esse ponto, sei que os motivos que o levaram fazer isso são aceitáveis, mas no momento da cena levei um tremendo choque, tá…Com uma pontada de satisfação…

  • Larissa_Alves

    Eu também não quero nem pensar nisso, isso não vai acontecer, não pode…Quero ver a Arya assassinando o povo, tipo um Assasin’s Creed de Westeros…

  • Juliana Rodrigues

    Eu acho que é exatamente isso que ele não quer, ele não quer, esteriótipos, quer nos surpreender, nos mostrar que os livros podem se basear na vida, e na vida nem sempre as coisas são justas, somos fruto de nossas escolhas, em tempos de guerra Rob não poderia ter sido vencido pelos desejos e aberto mão de um compromisso. Acho até que o ato de ter sido morto covardemente, nos intriga ainda mais. AGORA ainda preferia te-los todos vivos!!!! 🙁

  • Larissa_Alves

    Tenho medo de eu ter uma sensação desconfortável no desfecho do livro…Do tipo de que agradou, mas com algum incômodo de certos fatos ocorridos, é isso que eu tô imaginando desse final “agridoçe” do Martin nesse momento…
    Preciso apagar isso da cabeça!

  • Joao

    ele poderia ter morrido traído e de forma covarde e numa emboscada, mas em alguma situação onde ele pudesse ter oferecido um minimo de resistencia, ter matado alguem tbm… (tipo uma cena de Coracao Valente onde alguns aliados de Willian Wallace não entram em batalha conforme o combinado..). O Martin teria satisfeito todos os lados…

  • Isabela Lorenzon

    Acho que sou uns dos poucos fãs que gostaram do casamento vermelho rs 🙂 É verdade, quando comecei a ler eu tinha me apegado muito ao Ned e depois que ele morreu fiquei muito triste mesmo, e decidi não me apegar a mais nenhum. Só admiro os Lannisters, Daenerys e o Cão de caça :]

  • Larissa_Alves

    Está certo que histórias fictícias sempre foram feitas para “escape” da vida real, mas com o passar do tempo elas estão ganhando mais realidade, pois parece que isso traz uma proximidade maior entre o leitor e o personagem. E podem comprovar isso, se vocês forem ver algumas séries ou desenhos que vocês assistiam antes, você irá perceber como eram um tanto bobinhas…
    Nas histórias de Martin, todos seus personagens não são totalmente perfeitos, são mostrados seus medos e fraquezas, e acho que isso encanta ainda mais, pois dá mais personalidade aos personagems, você sente mais emoções com as situações que eles passam e até teme pela vida deles!
    Trabalhar com um formato mais realístico é um tanto arriscado, pois se matar tal personagem, com certeza ocorrerá o risco da perda de fãs, pois esse personagem foi tão real e marcante a eles que sua morte acabou sendo tão insuportável para parar de continuar de ver tal saga…
    Até hoje a morte do Ned me marcou, admirava bastante esse personagem, senti uma facada no peito com a morte dele e o jeito que ela aconteceu. Aí depois veio o Casamento Vermelho e essa faca cravou-se ainda mais, pois queria dizer que foi adiada a vingança à morte do Ned e de outras injustiças…É difícil, mas não consigo parar de ler a saga!!!

  • lilia carvalho rohca

    UM GN

  • Arthur Britto

    Eu prefiro que Jon morra, gosto muito da Dani, mas GRRM nunca faz nossas vontades…

  • Arthur Britto

    Imaginar o que seria isso para ele é doloroso…

  • Rodolpho R. da Silva

    Eu simplesmente amo essa série, apesar de todos os desapontamentos que já tive com ela desde o primeiro até ao último livro lançado. Algumas mortes são muito doloridas pra mim, porque quando a gente lê uma série como essa, cheia de detalhes e realismos, a gente se apega realmente ao personagem, e naquele momento em que você está sentado na poltrona lendo é como se esses personagens de fato existissem. E eu torço para que aqueles que eu mais gosto tenham suas vitórias. Quando um deles morre é muito frustrante. Mas, a história em si não é baseada na figura de somente uma pessoa, mas de todo um grupo de pessoas, e é isso que diferencia os textos “martinianos” dos textos dos demais autores.

  • Gustavo

    Isso tudo faz parte de um plano Mindinhavélico de Martin para dominar o mundo. E ele está conseguindo!

  • Èlcio Tavares

    Apesar de já estar esperando por tudo o que aconteceu, o que mais marcou foi o silêncio no final do episódio…

  • Èlcio Tavares

    pow mano entaum é melhor encomendr com a SINAF.

  • Èlcio Tavares

    esfolados e esquartejados!!!

  • Isabella
  • Guilherme

    “E o machado a acertou em cheio na cabeça”.[Capítulo da Arya após o Casamento Vermelho] Entendi que a Arya morria nessa parte, refleti 10s e joguei o livro pro lado e não consegui acreditar que ele fez isso coma Arya, e .. comigo! :O

  • Karen

    Medo do agridoce dele ! Ele já matou Robb, que era um dos meus favoritos. Mas ok, eu aceito. Agora se ele matar a Dany, eu vou ter muito ódio dele, sério ! Ela é a única pessoa que ele não pode matar pra mim, sério meeesmo !

  • GalahadGraca

    só falta ele matar o Jon, a Dany e o Tyrion, aí acabou a graça da história.

  • Johnny Winter

    HAHAHAHA , quando ele disse que ia fazer um final agridoce meu cu caiu da bunda .

  • Pedro Augusto

    Acho que você já deveria ter aprendido com Dondarrion e com Coração de Pedra que uns simples golpes de adaga podem não significar nada.
    Para mim Jon está vivo até ele ser queimando em uma fogueira

  • Brun Costa

    concordo que os mocinho devem morrer ou serem mutilados afinal é uma ficção mais me dar raiva e de ver o rei jofrey ainda vivo

  • Clayton

    Parabens cara, continue assim que só vai ter personagem pé no saco nesse lixo.

  • Douglas Pires

    Isso é um fato. Ele consegue trabalhar de forma excelente os extremos das emoções, ora felicidade, outrora tristeza, ódio e vingança e geralmente os três últimos juntos.

  • Rodrigo

    Pô A morte de Robb foi covarde e chocante… mas precisava acabar com o lobo daquela maneira… sacanagem, podia deixar o bixo dilacerar umas gargantas antes né ? Francamente !

  • Renan

    eu tmb, foi a que eu parei de ler, eu tinha passado do casamento de boa, mas quanto “mataram” a Arya, ai nao deu.

  • Renan

    vc ja leu o quinto livro?

  • Val

    Porra.. desde o primeiro livro nós vemos Dany e a sua luta para retornar e tomar o trono de ferro…
    ” Todo mundo espera isso. Então, imediatamente o assassinato de Robb tornou-se a próxima coisa que eu tinha que fazer.”
    Só uma palavra a dizer…. TROLL!!

  • Não matando a Arya, eu já fico feliz. Sério, se essa garota terminar mau, eu vou ficar… devastado.

  • Messinho’

    Continuando a teoria: Daí Ned escolhe levar Jon por causa de Robert, e deixa seu bastardo seguro em Dorne… Sinto que fiz vários rodeios e não trouxe nada de novo 🙁

  • Flavia Vianna

    Sim, eu lembro que tinha lido várias teorias dizendo que a Talisa na verdade seria uma espiã escrevendo aquelas cartas para o Lannister.

    Fiquei com pena, mas achei sensacional o encerramento desse núcleo, como os produtores disseram. Agora eu quero ver como será no livro.

  • Flavia Vianna

    Sim, para encerrar aquele núcleo.

    Eu pensei que eles seguiriam o livro. Afinal, ali ainda podemos ter surpresas. (apesar do chá da lua…)

  • Sanderlei Souza

    A todos os que odiaram a cena do Casamento Vermelho, tanto no livro quanto no seriado, lembrem-se o que George diz: “Valar Morghulis”. 🙂

  • Querendo ou não, esse cara é um gênio!

  • No final apenas o Norte irá restar! Pode me cobrar!

  • HU3zileiro
  • Já eu vou adorar, personagem chata demais no livro, e mais chata ainda na série

    Mas to plenamente ciente que ela é amada pela grande maioria dos leitores =/

  • A morte do Robb foi dolorosa de se ler sim, porem nao me chocou a metade da morte do Ned, pois até entao, nao esperavamos que o autor ousasse tanto, por isso a morte do Ned foi ainda mais chocante. Ja a morte do Robb, embora chocante, ja nao me surpreendeu tanto, pois ja tinha ocorrido algo similar.

  • Victor Antunes Campos

    Todos podem morrer, essa é a melhor parte da história do Martin

  • Kevin Eduardo

    Concordo cara, ele diz que vai fazer tudo que o leitor não espera, então ele quer estragar a historia porque acredito que ninguém quer ler algo mais ruim que a realidade…. querem ler “ficção” e não “baseado em fatos reais” ‘-‘ não curti isso, na boa, perdeu tipo 90% da graça de ver GoT..

  • Kevin Eduardo

    ‘-‘ estou com raiva desse cara. ele só pensa em si mesmo huurr durr.. devia ter pensado nos leitores ‘-‘ duvido alguém ter gostado disso, não tem que ser um maniaco psicopata pra ter gostado da cena…

  • Victor Antunes Campos

    Acho que por mais que reclamem e fiquem tristes todo mundo deve gostar do casamento vermelho, é o ponto alto do livro que é considerado por muitos o melhor da série

  • E que historia é essa que o Ned nao deixou despirem a Cat? QUe eu lembre ela comenta que elogiaram os peitos dela pro Ned

  • Victor Antunes Campos

    Eu considero como burrice por dois motivos gritantes, o primeiro por ele quebrar uma promessa com um aliado ( até que poderoso, nada de sensacional mas era vital manter ele do seu lado ) que já estava descontente com a família dele e ter histórico de ser uma pessoa que guarda rancor e ser do tipo que fica em cima do muro e pula do lado vencedor, nada mais inteligente, acham que ele se juntou ao Robb por honra ou dever? isso não é do feitio dele, se juntou porque.. sinceramente eu não sei o porque, não consigo acreditar que ele via alguma chance na causa dele (sim ele foi muito longe, mas ninguém esperava isso, Um garoto de uns 17 anos contra o Tywim Lannister? até hoje eu acho que ele foi mais do que incrível por resistir tanto tempo nessa guerra). o outro motivo é que a mãe dele dava excelentes conselhos, não sei se mais alguém reparou nisso mas o Robb deve muito a ela, o Frey por exemplo só se juntou a causa dele por causa dela, e ela avisou e aconselhou ele muito.. teve outras burrices dele como o que rolou com os Karstarks e aí somou a burrice da mãe dele em liberar o Jaime .. enfim, não digo que ele seja burro, mas ele fez diversas burrices nesse período e elas lhe custaram a vida

  • Diego Paiva

    Esse agridoce aí também me deixou encucado! kkkk

  • Diego Paiva

    Comentário resumido e perfeito.

  • Jose Leitao

    Melhor pedir ao Ramsay para fazer a circunsisão nele.

  • Rafael

    Eles seguiram até onde deu, mas é aquela coisa…eu vejo a serie tentando esquecer o maximo do livro, eu não espero aquela cena ou aquilo acontecer enquanto vejo, pq sempre que vc fica esperando algo estraga um pouco, depois eu penso se ficou legal ou não, melhor não vai ficar, vai ficar diferente, são midias diferentes então elas devem abordar a cena de formas diferentes.

    Quando vi blackwater temporada passada eu não gostei exatamente por isso, pq eu ficava pensando em como era diferente do livro, tipo…cade a corrente, ou cade isso ou aquilo…depois fui ver novamente com outra otica e ficou melhor a experiencia.

  • Lucas Nastaro Stassi

    é tudo o que eu mais quero acreditar…. mas tem que levar em contar que rr martin é UM FILHODAPUTAAAAAAASEMCORAÇÃO!!!!!!!!!

  • Patrick Ramos

    Ele não escreve para agradar ao leitores. O personagem é dele e ele pode dar o fim que ele quiser ao personagem.

    Quanto a sua dúvida de alguém tenha gostada, então sua dúvida foi sanada, pois eu gostei da cena. E não é porque a pessoa gostou da cena significa que ela seja uma psicopata. Você cria um estereótipo das pessoas só porque a opinião dela é contrária a sua e a julga por conta dessa diferença. Se a pessoa curtiu a cena é porque ela admira a genialidade do autor em manter a sua linha de escrita que não é a mesma preconizada entre a maioria dos autores, onde tem o dualismo bem versus mal, mocinho versus vilão. ASOIAF não é novela adolescente não, meu amigo.

  • Patrick Ramos

    Não gosta do velho tapa de realidade? Então vá assistir novela da globo.

  • DemetrioSnow

  • Karen

    A melhor e a pior ao msm tempo né !

  • Karen

    Mas assim, não para de ver não, pq apesar do Casamento Vermelho ser muito triste, ele vai desencadear várias coisas, e agora a história anda bastante. Tem mta coisa legal pra acontecer na quarta temporada. A partir de agora vem a melhor parte da história (considerando que eu tô no Festim ainda e não tenho ideia do que acontece no Dança).
    E eu quero ver a Arya vingando todo mundo ! ( tô torcendo pra que isso aconteça !) É a única Stark com culhões pra isso.

  • Karen

    Ainda não cheguei no Dança mas já ouvi esse papo aí ! PQP se ele fizer isso nunca mais leio nada dele.. sério.
    Já falei que Dany pra mim é a única que ele não pode matar.

  • Marcos Eduardo

    Aposto que você nunca leu um livro de George Martin..

  • Gabriel Petermann

    Eu pensei que ele havia se baseado na Noite de São bartolomeu. Quando os Reis franceses que eram católicos, planejaram um casamento entre uma católica e um protestante como símbolo de uma união entre eles. Mas após o casamento houve um grande massacre de protestantes em Paris nessa mesma noite.

  • Gustavo

    Puts, é mesmo…Fudeu!

  • Gustavo

    Tenha calma, meu bom homem. Tudo a seu tempo.

  • Gustavo

    Kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Jean Freitas Serrano

    Tenho uma forte impressão que o fim de A song of ice and fire vai ser tipo o fim dos dinossauros.

  • Josue Belges

    pOw!!! nem acredito!! nessa sacanagem!
    que mataram o Robb e a mãe dele, putz vai entender neh!

  • Raphays Simon

    Desculpe, mas isso tem alguma coisa a ver com a rainha margott?

  • Eu também acredito em algo tipo isso, mas o Martin jura de pé junto que vai ser um final “agridoce”. Quero só ver.

  • O Ned morrer foi completamente inesperado (creio eu). Tanto por ele ser um personagem importante, quanto por ter ocorrido muito cedo. E isso causou o choque tão forte.

    E, é verdade que a morte do Robb já era pedra cantada desde o final do segundo livro. Mas o choque agora foi a forma como ocorreu, a morte também da Cat (e na série, da Talysa tb), a quebra do guest right, e o que fizeram com os corpos após o casamento. Não acho que ninguém esperava por tal brutalidade na derrocada do exército Stark. É uma forma diferente de chocar, mas tão (ou até mais) intensa quanto a outra.

  • Lucas

    Cara, no inicio do episódio já tinha percebido que era neste episódio que o Robb morreria. Tinha até me conformado com o “fim” dos nortenhos. Só que uma coisa me surpreendeu e me deixou pasmo e pensando por umas duas horas… No livro durante o capitulo do casamento vermelho a mulher de Robb, Jeyne, não está presente. Já na série a Layla está lá e é a que tem a morte mais terrível, ao meu ver. O que foi o “baque” pra mim foi o momento em que o Robb está com a Layla, morta, com o estômago todo perfurado, em seu colo e sem reação alguma!!!!!!

  • Talysa morreu pra encerrar esse arco da história. Sem Westerlings, sem Jeyne, sem Talysa, fim da história.

  • Jáilon Calheira Alves

    Disse tudo, Herick. Se acontecer alguma coisa de ruim ou a Arya ou a Daenerys… eu não sei o que faço. Ainda estou no segundo livro.

  • Vione Guy

    O problema é que o autor quer ganhar do público, quer fazer algo inovador e mostrar que todas as nossas crenças para romances estão erradas. Mas o mal maior é se fizer como Lost, uma das melhores séries que assisti, com um final bizarro, sem noção e totalmente uma afronta à criatividade. Ou seja, os autores se perderam em suas próprias ideias. Espero que isso não aconteça com GOT.

  • Raphael Cerqueira

    Discordo, acho que o escritor tem que se preocupar sim com a opinião do leitor, afinal é por conta de nós que ele tem onde morar e o que comer,e sim, fazendo uma analise Psicologica do Martin ele é um psicopata, o senso de realidade dele tá atrelado a um condicionamento histórico inaceitável pros padrões de sociedade vigentes.

    Ótimo, temos que fugir do padrão, é o discurso de todas as pessoas que não conseguem se adequar, das pessoas que são excluídas. Acontece que em várias culturas, e sociedades antigas, só os mais fortes viviam, os outros eram mortos e jogados aos lobos ainda bebes (exemplo – Sparta), e nós não enxergamos nada de mais nisso, é parecido com essa história do livro, do Anti-herói, do malvado ter mais chance, ou o mais audacioso.

    Nós não temos que aceitar isso, não temos que achar isso normal, nao temos que atrelar isso com a realidade, por mais similar que seja, é por pensar assim, é por tomar esse tipo de comportamento e pensamento que as coisas nao mudam, esse tipo de pensamento e atitude tem que ser muito questionado e banido, o honrado honesto morre, o justo morre, agora imagina se todos pensassem assim, e todos começassem agir assim? você estaria de volta à idade média.!

  • Brendon Rammon

    Acho que algo que nunca imaginaremos terminara a historia. Como talvez, Jofrey virando bom?

  • Sarah Moreira Utzig

    Além dos episódios da história da Escócia que ele citou, teve também o massacre do Templo de Tenochtitlán no México, quando os espanhóis foram recebidos como deuses pelos aztecas e depois de entrarem no Templo a convite do Imperador Montezuma massacraram todos quase todos os nativos. Ou seja, na história podem ser achados vários exemplos de traições e massacres tão ou mais covardes como o de Walder Frey e Roose Bolton em A Song of Ice and Fire. Acho até que a cena é tão poderosa porque a gente sabe que mesmo sendo ficção ela é muito realista.

  • Matheus

    Só duas palavras para esse episódio:Valar Morghulis (todos os homens devem morrer).

  • Flavia Vianna

    Verdade.

    Eu vou tentar esquecer um pouco o livro. Mas é igual TWD, eu li a história em quadrinhos antes e fico frustrada com o seriado (gosto muito do mesmo jeito) mas me deixa com aquela sensação FUEEEM.

  • Janiny

    Eu espero pelo menos que no final a Daenarys consiga o trono… pelo menos isso

  • Zane

    Concordo!

  • Lucas Silva

    Acho que esse tal final agridoce envolve Jon ou Dany morrendo na batalha final contra os Outros.

  • Luiz Rafael Masera Bittencourt

    Ele mostra nessa entrevista que se preocupa com a opinião do leitor, mas não deixa isso comandar sua mente para que ele tenha que escrever para agradar o leitor. Ele falou isso muitas vezes que ASOIAF não é para quem quer fugir da realidade.

    Claro que não temos que achar isso normal, assim como quando acontece tragedias no nosso mundo nós ficamos horrorizados, mas nós temos que aceitar, você diz que nos não temos que aceitar isso? Quem me derá fosse assim na realidade não é ? Minha mãe morreu, mas eu não aceito isso então “Deus” vai me ouvir e ressuscitar ela ?Não é normal e você pode não ter gostado, mas não pode negar que isso acontece e é a realidade. Acredito que muitas pessoas, embora tenham gostado da cena, teriam preferido que não tivesse acontecido, mas ASOIAF tenta se assimilar a realidade, então quem continuar a ler a série vai ter que se conformar.

    E você pensa que ele é um psicopata, não dizendo que ele não é, por quer mostrar para os leitores que ninguém é intocável nos seus livros, como realmente é na nossa realidade ? Eu respeito sua opinião, mas discordo dela.

    Massacres, morte de gente inocente, morte dos justos e bons, acontece desdo inicio dos tempo, não deve ser considerado normal é claro, deve ser considerado horrível, mas devemos seguir em frente e ele não matou todos os Starks, ainda.

  • Lucas l

    acho que seria “doce” demais haha

  • O velho é sádico! É verdade que a história não é preto no branco, coisas imprevisíveis podem acontecer, mas as pessoas se apegam aos personagens, especialmente aqueles que representam esperança diante do caos. Parece estar na moda matar os heróis, é um reflexo de nossa sociedade relativista ao extremo.

  • E tem mais, é da tradição judaico-cristão ocidental acreditar que, no fim, o bem vai sobrepujar o mal. Mas Martin parece nem querer saber disso, Joffrey continua fazendo suas maldades por aí … por enquanto

  • Sarah Moreira Utzig

    Certamente não é o caso. Lost eles não sabiam o que estavam fazendo, por isso foi um desastre. Sem contar que não dá pra comparar a capacidade intelectual e criativa dos escritores de Lost com a capacidade de George R. R. Martin. O final provavelmente não vai agradar todo mundo, mas não vai ser algo sem pé nem cabeça como Lost. Dá pra ver em suas entrevistas que e o autor de A Song of Ice and Fire sabe bem o que está fazendo. ^^

  • BrunO_R

    “…todo mundo acha que ele é o herói, e que com certeza ele vai entrar em apuros mas em seguida sairá dessa…”

    Eu acho que depois de Ned e Robb, muita gente tá apostando na Daenerys como heroína…

    Ao mesmo tempo ele sabe que o favorito da galera é o Tyrion e a Arya…

    Uma coisa que achei interessante na série, que é cheia de “pistas”, é que o Cão diz a Arya que ela é muito boazinha (não lembro se foi esse o termo exato) e que um dia ela morrerá por isso…

    Meu Deus, galera, estamos perdidos…imagino que ainda teremos vários “casamentos vermelhos” (o que deixa a estória cada vez melhor rsrsrs)!!

  • Rafael Pires

    eu achei bem justo pois o Robb vivessem com certeza atrapalharia a daenerys e seus planos dominadores. foi muito chocante + aprendes-se a viver com isso 🙂

  • Lud

    Conheço essa história do Montezuma, ele venerava os “brancos” por causa dos olhos, achava que eram deuses,mas eles começaram a matar seus convidados ainda à mesa. Montezuma manteve-se acreditando que eram deuses, e não se voltou contra eles, então seu povo o apedrejou. É, acho que o pior no CV é não só a covardia, mas a frieza, e como eles matam um filho em frente à mãe, cortam a cabeça do filho e colocam a do lobo dele no lugar, jogam o corpo dela no rio como zombaria… É muito desumano

  • Lud

    O George virou o autor que é, com essa fama, repercussão e fãs por ser do jeito que é – o cara que faz o que quer e danem-se os leitores. Admiro isso. Porque, apesar das trizilhões de teorias na internet sobre o fim da saga, sei que ninguém pode saber o que se passa na mente dele.Esse mistério ansioso é o que diferencia ASOIAF

  • Lud

    Exato, eu realmente não esperava a brutalidade… Mas o que me matou no primeiro livro foi que, em todos os livros que eu já li até agora, POVs não morrem. O Ned,o mais legal e importante, que vira um segunda pai pro leitor já na segunda página, morre e você fica lá, sem acreditar.

  • Lud

    Tyrion, Arya, Dany = DON’T TOUCH THEM, GEORGE! Haha, se ele matá-los, não sei o que vai ser da minha vida… Aliás, se a série acabar e o pai do Jojen e da Meera não abrir a boca pra dizer quem é o pai do Jon eu tenho um treco

  • Lud

    Sinceramente? O CV é a última coisa anti-starks massiva que você vai ver por um longo tempo. A vingança se aproxima dos Lannister. Não deixe de assistir, se parar vai perder as melhores partes

  • Marcelo moura

    Sem palavras,um amigo que viu antes de eu assistir falou que foi a cena mais triste que ele já viu,na boa podia ter poupado o lobo.

  • Kevin Eduardo

    Não vou parar de ver 🙂 só disse que perdeu bastante a graça de ver… mas ainda tem coisas que quero ver acontecer, tipo isso que vc disse, e também o Jon Snow.

  • Kevin Eduardo

    asdsadasdasdas também não é pra tanto, mas o cara exagero na realidade ai…

  • Snow

    De boa galera, quem acompanhou o livro sabe como é, como matou a Jeyne na série, significa que ela vai morrer no livro tb, dai morre as dúvidas que ficaram se ela estava grávida mesmo mas uma cadê a cena onde o Robb discute com Cat sobre colocar o Snow como sucessor do Norte? meu estou assistindo a série só pelo nome mesmo, o que quero mesmo é o sexto livro que tá osso viu………….. Sim se vcs observarem as crianças estão cade vez maiores, nesse ritmo ai o Bran vai fazer o papel de outro personagem kkkkk a Arya nem se fala.. é só ver a primeira temporada….

  • Vittor Gazetti

    “Ao violar essa lei, a frase é ‘estão para sempre condenados'”… Está revelado o destino de nossos amigos da Casa Frey!

  • Naiara Sigalles

    Rsrsrsrsrsrsrsrsr

  • Sandro David Guchilo

    tá… uanto ao casamento e os fatos ali, todo mundo já falou, agora mudando de assunto,o jhon fugindo e deixando para trás sua companheira selvagem, o ue ele pretendia com isso!! acho ue ele é o próximo a ir pro saco preto!!!

  • Raphael Cerqueira

    Beleza, você tem que aceitar que sua mãe morreu, mas, alguém matou ela? se sim, o que você nao pode aceitar é que pessoas continuem matando as outras, e nao o fato imutável de ela ter partido.
    Peguei estatiscas na internet de varios sites diferentes, por isso não vou por fonte, você pode pesquisar por si, 80% das vendas dos livros de GOT são do 1º, 2º e 3º, ou seja, muita gente parou de ler depois do terceiro, o maior Gênio de Fantasia da História do mundo voltou atrás com a morte de um personagem e rasgou mais de 250 paginas de um esboço do livro de Contos mais vendido do mundo, se não identificou ainda, to falando do Gandalf e de TOLKIEN.
    A diferença é que quando ele leu o que tinha escrito, percebeu que tinha um personagem FANTASTICO, quase INESPLORADO, personagem esse que seria então com a reescritura do conto, a peça chave pro desenrolar da história.
    Garanto! Se Martin for metade do Gênio que foi tolkien ele já se arrependeu e se arrepende de ter escrito Red Wedding todos os dias!

  • Vittor Gazetti

    Auahuahuah, a verdade é que Jon ainda estava dividido entre honrar a patrulha e sua companheira… Ele escolheu a honra.

  • Maicon italo

    o foda é que ate agora 6 livros , daenerys NÃO CONSEGUIU O TRONO DE FERRO ! PARECE QUE NAO TEM FINAL FELIZ MESMO ESSA PORRA

  • Maicon italo

    HAA É FODA , , eu acho que nem vale apena ver a 4 temporada …

  • Maicon italo

    esse martin parece que é DO “DEMONIO” ele passa a ideia que o bem não estar prevalecendo sobre o mal , isso é bem estranho quando o mal sempre estar vecendo o bem !

  • Maicon italo

    tipo se os personagem queridos morrerem , eu mesmo não terei estimulo pra continuar assistindo ,

  • Maicon italo

    agridoce é doce e amargo ao mesmo tempo , bom e ruim = uma merda decepcionante como estar sendo ate agora

  • Maicon italo

    agridoce é doce e amargo ao mesmo tempo , bom e ruim = uma merda decepcionante como estar sendo ate agora !@#$

  • Raphael Cerqueira

    Modinha Pseudo-Cult, o povo quase tem orgasmos quando morre um herói, e te digo até o motivo disso, esses são tão insossos que não se identificam com os heróis, e por se acharem melhor que os outros leitores expectadores, acabam se afeiçoando ao anti-herói, pq esse tem sempre uma ligação maior com a realidade e a maioria das pessoas confunde abstração com Imaginação e também na maioria das vezes elas não tem muito de nenhuma das duas!

  • Bárbara Mafei

    Não, o Jon vai morrer bem antes 🙂

  • Bárbara Mafei

    “fazendo uma analise Psicologica do Martin ele é um psicopata, o senso de realidade dele tá atrelado a um condicionamento histórico inaceitável pros padrões de sociedade vigentes”. Isso é meio anacronico, a realidade na Idade Média (e ainda mais na realidade do mundo de GOT) era beeem diferente da nossa: o que é normal para eles não o será para nós, e vice versa.

  • Bárbara Mafei

    Na real, Martin vai voltar atrás na morte da Catelyn. Como?Assistam!

  • Valmor FC

    Poupado o lobo??Como vão arrancar-lhe a cabeça e costurá-la no lugar da do Robb sem matá-lo?

  • Thiago Athanázio

    A torta…ops…batata deles ta assando! xD

  • Thiago Athanázio

    Recomendo a quem está assistindo, que não pare! Ainda temos personagens fantásticos, e ainda outros que surgirão.
    É, sem sombra de dúvidas, o melhor livro que eu já li.
    Espero que a série continue a prosperar, pois a história “agridoce” de Martin causa fortes e incríveis emoções.

    Ah.
    Deixa esses malditos Frey/Bolton/Lannister. Valar Morgulis pra eles!

  • Erick França

    ME AJUDEM A ENTENDER!!!

    eu gostei da cena na serie, mas confesso que esperava mais, no livro a cena foi mas dramática e emocionante, no livro Catelyn pega o sobrinho do velho, na serie é a mulher dele, ate ai tudo bem, mas a morte de Catelyn na serie da HBo ficou estranha, pois assim que o Roob morre, Catelyn serra o pescoço do garoto, ele morre, tiram a faca da mão dela, ai no paragrafo fala que dez corvos ferozes devastavam seu rosto com garras afiadas, rasgando fitas de carnes, vcs acham que os corvos são simbólicos, ou eles realmentes estavam presentes na cena do livro ???

    E Outra, o sangue faz cócegas em Catelyn, ela começa a ir diabolicamente, que faz com que ela grite, isso não teve na serie!!! ai eles falam – Louca- disse alguém-, perdeu o juízo. Outra pessoa diz – De um fim nela, ai sim cortam a garganta dela!!!!

    Vcs gostaram da cena da serie, deixem sua opinião e digam se foi simbólico, ou não os corvos na cena do livro…

  • Gabriel Gomes

    Ygritte morre bjão

  • jardel

    o jon!!!o que tristeza eu acho que a morte chegara mais cedo pra ele

  • Vittor Gazetti

    Sim, CREIO que foi simbólico. Momentos antes dela morrer a narração nos dá indícios de que ela “perdeu o juízo”. Sofreu com a morte do marido, com a suposta morte de Bran e Rickon, com suas filhas como reféns e agora com seu filho sendo assassinado na sua frente… Acho que não precisava de mais nada para Catelyn surtar. Eu gostei da cena da série, me deu arrepios e calafrios.

  • Rodrigo Maximo

    A Rainha Margot mostra exatamente essa historia.

  • Rodrigo Maximo

    Para de dar spoiler, que coisa imbecil.

  • Victor Antunes Campos

    Sou meio masoquista, adoro ver os personagens sobrevivendo milagrosamente ( Like a Tyrion xD) e adoro ver as mortes também, ainda não li nenhuma morte que eu pensei “essa foi sacanagem” e fiquei triste ou bravo

  • Tharcio Souza

    Os dez corvos são simbólicos, e pelo que eu entendi Catelyn perde o juízo e rasga o rosto com as mãos (dez dedos=dez corvos), ai alguém diz que ela está louca e cortam a garganta dela.

  • Vinícius Brando

    Eu realmente queria que aparecesse ela rasgando o próprio rosto com as unhas, mas o que fizeram na série foi MUITO bom, fez parecer que logo que o Robb morre, ela morre também, sem que haja necessidade de que alguém cortasse sua garganta.

  • Daniel Máximo

    acho que foi por causa dos lobos, não para abandonar ela, os lobos significa que tem irmão deles la, para não achar ele fugiu. eu acho

  • José Roberto

    Eu não li os livros… porém assisti a série de tv e vou dizer.. esse escritor é totalmente sem lógica e inrritante… ele da importancia a personagens que não participam da trama dando enfase a bruxaria e a maldade e traição… o cara matou um justo no inicio da série… depois mata o heroi da parada com outra traição, somente para dar ao anão a casa dos lobos… é um absurdo… Continuarei assistir porque quero saber o final… mas que matar o robb foi sacanagem foi… So me resta agora torcer pra loira gostosa passar fogo em todos dessa trama…

  • Fabiene S.

    Não diz se ele morre mesmo ou não. Ele foi atacado, mas em nenhum momento se teve a certeza de que ele estava morto.

  • Erick França

    obrigado a todos por ter matado essa minha dúvida, valeu.XX

  • Henrique

    Velho, bateu uma dor no peito quando a Ygritte atirou flecha no Jon, na boa, é um dos caras mais fodas na minha opinião. Eu não li os livros, então por favor não respondam dizendo “Ah, ele vai morrer daqui a pouco”, pois eu não gostaria de saber ahueha.

  • Ray Brum

    Você não leu o texto acima pra dizer isso né? só pode, se desde o começo viu que nao é historia pra criança ou pra te iludir, saísse fora, parasse de ver. Só pelo ultimo argumento, escroto pra caramba dá pra ver que você é idiota e cego né? o cabelo da Daenerys é BRANCO

  • Ray Brum

    se chama vida real, realidade, não é porque você é bom que vai ganhar algo por isso

  • Nigellus

    kkkkkk a torta também acho

  • Nigellus

    pode não valer por tantas modificações que tem, mas os livros são muito bons

  • Nigellus

    A Daenarys pode chegar ate perto mas não creio que ele fara isso, ele sabe que ela é um dos personagens preferidos dos fãs de GoT, embora eu a ache tão chata as vezes como a Cath.

  • Nigellus

    joffrey? putz faltou ler o livro

  • Ricardo Rocha Barroso

    A vida é assim amigo! Os americanos venceram enquanto mulheres, crianças e idosos foram incinerados em Hiroshima!
    O nome do livro não é as cronicas dos Starks, o final pode não ser justo!

  • Ricardo Rocha Barroso

    Amigos, vcs acham que eu devo continuar só assistindo a série ou posso ler os livros a partir daqui?

  • Victor Antunes Campos

    Concordo contigo Ray Brum ( tirando a parte do cabelo da Daenerys, pra quem não leu o livro e só viu o seriado é até normal confundir aquele branco com loiro )

  • Victor Antunes Campos

    Você deveria ir assistir Smallville José Roberto, é um seriado voltado a um público que você se encaixa ( ou quem sabe Revenge kkkk )

  • Victor Antunes Campos

    Eu realmente senti falta disso na serie, mas eles devem ter tido os seus motivos para fazerem como fizeram.. bom, essas mudanças ao meu ver só servem para deixar cada vez mais claro que o livro é mil vezes melhor do que a adaptação, seria impagável ver a Catelyn, tão contida e calma surtando

  • Victor Antunes Campos

    Você acha o seriado decepcionante ou o livro? ( ou os dois? )
    E cara.. agridoce, pelo nome e definição do dicionário promete ser ruim mesmo, mas até agora o Martin está sendo agridoce e eu to achando muito bom

  • Fabiana

    se nao esta satisfeito com o seriado seria mais adequado que procurasse um do seu gosto para se satisfazer. a realidade é agridoce Maicon, nada é do jeito que queremos, entretanto o seriado vc ainda tem a opção de nao assistir!!!

  • Lucya Almeida

    Temos que torcer para os vilões pq so assim ele matara os personagens certos

  • Guto Hamú

    Nego tem que ver turma da mônica, revenge, ou coisa do tipo. O autor não matou um justo e beneficiou um mal. As ações de cada personagem gera uma reação em outros. Você ache que a traição que o Robb cometeu iria ficar de graça para os Frei? Nesse universo que ele escreve não existem bons ou maus. Os próprios Baratheon são maus se parar pra pensar que eles foram os rebeldes que acabaram com a casa targaryen.

  • joao

    é melhor ler o livro… aí vc pode tirar suas próprias conclusões sobre cenas e personagens. Vc pode utilizar outros meios complementares por causa da complexidade da trama, mas não deixe de ler, pois será vc lendo e criando em sua mente a partir da mente do autor, sem intermediários.

  • Willer

    Vida real??? Na minha historia de vida o bem sobrepujou o mal, eu posso ate lutar todos os dias, mas eu sei que não sou vencido e tal… Eu acho que esse pensamento preto e branco é uma extrapolação da realidade…

  • Willer

    mimimi eu sou super intectual e vou falar uma frase de efeito mimimi

  • Ray Brum

    Na sua história pessoal

  • Nathan

    Leia os livros desde o início cara. A série se baseia neles, mas é uma obra diferente, já que é uma adaptação.

  • Roberto

    ele quer dizer Biblia

  • Roberto

    e quem se importa ?

  • Roberto

    no final Jon ou a DAny, teram de escolher quem morre para poder criar a espada incandecente

  • Roberto

    eu gostei da morte de Robb, e ele mereceu por não ter cumprido sua promessa

  • Roberto

    o correto na verdade é IMACULADOS, porque eles foram castrados ainda criaças

  • Cintia Leal

    Discordo no ponto onde vc diz que não dá pra comparar a capacidade intelectual e criativa dos escritores de LOST com o G.R.R. Martin. Todos criaram grandes histórias, nem por isso um é melhor ou mais capaz ou mais inteligente que outro. LOST teve um fim decepcionante, mas, sem dúvida, foi uma das melhores séries que já fizeram. Quem acompanhou todos os episódios sabem o que estou dizendo. Perderam a linha em alguns pontos mais pro fim da história, não explicaram algumas coisas, erraram nisso. Mas ainda assim não deixou de ser genial!

  • Patrick Ramos

    Não há vilões em ASOIAF.

  • Raniel Carvalho

    A pessoa deve ficar o tempo todo pensando
    ” eu devia continuar a Leitura”
    isso é uma tortura e tanto

  • Lucas Alves

    kkkkkkkkkk, ela nem saiu de essos ainda…

  • Heartless

    Diga isso na cara de quem foi vítima de Joffrey. Ou ou daqueles que dependem dos Lannister. À exceção de Tyrion, naturalmente; por mais que ele não seja um santo, ao menos honra ele tem.

  • Rosana

    minha teoria: acho que Jon é o Azor Ahai e vai ser ressucitado por Melizandre e encontrará a Lumífera e ajudará os dragões de Dany (fogo) a destruir os Outros (gelo)

  • Sonado Alaikor

    [spoiler]

    Joffrey é louco por causa do insesto, os seus irmãos mais novos são dois fofos e já a mae deles é uma mulher amargurada por ter sido pea de seu pai a vida inteira. Jayme é provavelmente um dos maiores heróis trágicos que já tive o prazer de ler e Tyrion também tem grande estima minha.

    Somente o pai deles poderia ser tido por um vilão, que fodeu a vida da família inteira por poder e gerou todo este caos.

  • Romulo Cesar Maximiano

    Eu concordo com você exceto por Petyr Baelish, Mindinho é um vilão do caralho! Ah, e os outros, lógico…

  • Roberto Pinheiro

    Com as lições da história, nunca se confia em ninguém, e se há inimigos, se esquecem as regras de honra!

  • Heartless

    Joffrey é louco porque ele foi mimado além da conta por sua própria mãe e morreu sem saber sobre seu verdadeiro pai ou o incesto. Tinha pouca ou nenhuma preocupação com certo ou errado, demonstrado no flashback quando ele matou uma gata prenha apenas para poder ver seus filhotes (fato que deixou Robert horrorizado e o fez bater nele). Jayme tem duas vezes menos honra por fazer o que fez com sua própria irmã e debaixo do nariz do próprio marido (que, pra piorar, é um rei que ele serve) e jogar um pobre garoto (Bran) de uma torre, sem um pingo de piedade. Cersei e Tywin nem merecem menção, todo mundo que viu a série e/ou leu o livro já sabe muito bem da maldade dos dois. Quanto às duas crianças, não quis direcionar a crítica à elas, são inocentes.

  • Fernando Santos

    Vemos todos os dias nos noticiários tragédias tão absurdas quanto a do livro (seriado), mas como estamos distante das pessoas envolvidas e dos reais motivos, tais fatos não despertam tanta comoção. Na verdade o autor com essa história, quer mostrar mais humanidade e realidade, pois no nosso mundo real, heróis morrem, não há justiça propriamente dita e o bem e o mal se misturam às circunstâncias. o Micro engole o macro. Não sei o final da história mas creio que o o “mau puro” está além das muralhas de gelo e o bom está fora do continente, seria o exército da Daenerys, Cercado por essas duas forças puras está westeros com seu caos insignificante pois, a verdadeira batalha é entre Daenerys e o exército dos mortos.

  • Daniel Batista

    quando eu li o casamento vermelho eu me senti um idiota, eu pensei tipo “ele deixou claro no primeiro livro que qualquer um pode morrer, entao por que nao o robb?”