Curiosidade: A carta de Talisa

Galera, vocês lembram daquela carta que Talisa escreve no 7º episódio da terceira temporada? Quando Robb pergunta para quem ela tanto escreve e ela responde que é para a mãe, em Volantis?

Pois é, naquela hora muita gente pensou “Sua espiã! Essas cartas são para o Lorde Tywin!”. Ainda mais considerando que, desde a exibição do episódio, o criador da lingua valiriana, David J. Peterson, divulgou que a carta havia sido escrita por Cat Taylor e traduzida para Alto Valiriano por ele. Ou seja, a carta tinha, de fato, algum significado.

Recentemente foi divulgado o texto da carta traduzido, e vocês conferem ele abaixo:

Em Alto Valiriano:

Muñus jorrāeliarzus,

Olvie hen embraro tolmiot nykēlot avy ivestragon issa. Nykēlo syt ūndon daor luo valzȳro ñoghossi ōressiks. Dārys issa vestris, se prūmio ñuho konir drējior issa. Ȳghāpī īlōn rāelza, kesrio syt lanta iksan, rūso zȳhosy gōvilirose zijo syt pyghas lue prūmie. Vīlībāzma ajomemēbza, yn aderī, mōrī, aōt māzīli se hēnkirī īlvi biarvī manaerili.

Em inglês:

Dearest mother,

So much news I have to give you from over the seas. I find myself held by the arms of a husband I never expected to have. They say he is a king and of my heart that is true. He holds us safe, for now I am two, with his child beneath the heart that beats for him. The war rages on, but soon, when it is all over, we shall come to you and celebrate together.

Em português (tradução do GOTBR):

Querida mãe,

Tantas novidades para você aqui do outro lado do oceano. Me encontro nos braços de um marido que nunca esperei ter. Dizem que ele é um rei, e do meu coração ele certamente é. Ele nos mantém a salvo, pois no momento sou dois, com seu filho logo abaixo do coração que por ele bate. A guerra continua, mas em breve, quando tudo acabar, nós iremos até você e comemoraremos juntos.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Мari

    SEI. hheheeheh

  • E eu imaginando altas conspirações! =P

  • HU3zileiro

    Tiro no pé de tantos fansites.
    Sempre duvidaram da pobre moça e, no fim das contas, ela não era nada mais do que a Jeyne Westerling com outro nome. Ou seja: não influencia em nada na série, hahaahah!!!

    Gosto muito quando teorias da conspiração furadas dão errado, é tão bem ver seus autores (das teorias) quebrando a cara, hahahaha!!!

  • Até que o plot dela como espiã não teria ficado ruim, só que seria mais cruel e traiçoeiro. Enfim, gostei da forma como mostraram na série.

    E agora, será que a mãe dela vai ter alguma participação? Sei lá, procurando a Dany, ou um certo outro personagem? rs

  • O legal é que parece que foi tudo arquitetado para que surgisse essa teoria dela como espiã, eu não achei que eles fossem tão espertos para linkar tudo aquilo, mas parece que eles foram ainda mais espertos ao criarem essa falsa expectativa.

    Na verdade a Talisa teve uma função fundamental e diferente da Jeyne, ela tornou o Casamento Vermelho ainda mais terrível, tanto para leitores quanto para não-leitores.

  • Felipe Lobato

    Isso que escorreu dos meus olhos não são lágrimas, mas suor masculino 🙁

  • Claudio Pereira

    Disse tudo xD

  • Felipe Lobato

    Ela foi uma personagem bem mais cativante do que a Jeyne Westerling. Jeyne era sem sal, Talisa foi mais envolvente.

    Bom é que agora a teoria de que Jeyne esteja grávida cai por terra.

  • Joana D’arc

    Quem diria…e eu na época, antes do CV, pensava horrores dessa coitada!

  • Tarcisio Veloso

    Que carta triste, levando em consideração o fim deles…

  • Adrieline Silva

    Isso tudo pra me fazer sentir pena por ter achado que ela era uma espiã moderfucker? LOL Parabéns produtores, your job is done.

  • Bacellar

    Engraçado é que antes dela morrer, a maioria reclamava dela kkkkk.

  • Fato! kkkkkk

  • Thay

    Agora estou me sentindo culpada por ter desconfiado dela. AUAEHAE

  • Rafael Silva Freitas

    minha opinião é q os roteiristas quiseram meio q justificar o vacilo do Robb, deram uma disneyzada pra galera chorar mais no final. Particulamente acho o Robb chatíssimo e fiquei mais triste com a separação Jon e Ygritte (tanto no livro como na serie) doq com o casamento vermelho.

  • Jo Valdez

    Olha, dizem que ela não morreu!

  • Mas tenho certeza que a HBO instigou essas conspirações. Aquela cena da carta foi demais pra qualquer um dos mais ingênuos telespectadores de Game of Thrones. Atire a primeira pedra aquele que nunca suspeitou da Talisa!

  • Vanessa Lopes

    é meio impossível ela não ter morrido

  • CR

    Mas a Cat falou para o Robb que ele perdeu a guerra quando casou com ela

  • Alberto Fabiano

    Realmente este enredo foi genial, construíram uma personagem mais cativante do que a Jeyne Westerling. Tornando Talisa envolvente, durante muito tempo odiada e agora comovente, não apenas contrariando expectativas mas revertendo sentimentos e vertendo uma admiração maior pela série.

    Este é o GRRM style.

  • Alberto Fabiano

    Onde você escreveu roteiristas troque por GRRM, visto que só mudaram os personagens mas o enredo e o fim foram o criado por GRRM de forma a culminar no casamento vermelho.

  • Ane Rainey

    Nada é impossível para R’hllor.

  • Alberto Fabiano

    Muito plausível que a mãe se una e ainda conceda favores especiais, afinal, este é um spinoff da linha literária de GoT…

  • Carolina Diniz

    No livro ela não morre no casamento vermelho!!!

  • Messinho’

    Dizem por aí que pode ser ela a Lady Coração de Pedra na série, já que a atriz que faz Catelin saiu. E bom, vamos combinar, tudo pode acontecer. Ninguém esperava com Cat viva nos livros e lá estava ela, depois de morrer…

  • Lia Nunes

    (SPOILER)ela de fato, por enquanto nao morreu em nenhum livro, a mae dela so deu um jeito de garantir que ela nao iria esperar nenhum filho do Robb.

  • Aline Dias

    Se considerar que ela nem deveria estar no casamento vermelho, nem o peixe negro que ficaram em correrrio no livro…o produtores cagaram nessa só pra dar uma romantismo na cena….daqui pra frente vai ser só tapa buraco….porque não seguem a porra do livro nunca ?

  • Tassio Moreira Marques

    De fato, no livro ela não morreu. Na verdade ela nem vai ao casamento.

  • Lucas Emanoel Janke

    Eu reclamava dela porque era sem sal e tinha muito tempo de tela. Jeyne é pior, mas o Martin mal mostra ela.

    E honestamente quando ela morreu seu personagem virou mais interessante ~ saber que ela estava com Robb por amor e não era uma espiã foi surpreendente.

  • É que já tava meio na cara (até pra quem não leu os livros) que o Robb já estava com data de validade para vencer.

  • Será que fui a única que não desconfiei? Na real só estranhei a personagem na segunda temporada pois ainda não tinha avançado muito na leitura do 3º livro. Mas depois que a Jeyne surgiu ficou bem óbvio. Ela é a Jeyne sem background. E só colocaram ela aparecendo na série antes (do que nos livros) para os espectadores não ficarem com a sensação de que a Talisa caiu de paraquedas e o romance entre ela e Robb ficar mais crível.

  • Messinho’
  • juliana

    Não teve uma entrevista ae do Martin na qual ele disse que essa adaptação era uma chance de dar uma história melhor pro Robb, que ele meio que se arrependia da forma como foi feita no livro? Posso estar delirando, mas juro que ter visto ele dizendo que a forma como as coisas ocorreram com a Talisa foram mais justificáveis do que na versão Jeyne.

  • Bacellar

    Aconteceu com a Ros também. 🙂

  • RoseannaLima

    É, essa opinião não é muito popular mas eu concordo, Jon sempre foi melhor pra mim que o Robb, e o mesmo não querendo que ele morresse (mais por ser do norte e ser filho do Eddard), até que abriu um caminho legal para o Jon terminar como o Senhor de Winterfell e protetor do Norte como ele merece! o/ Jon e Ygritte também partiu meu .<
    Mas acho que nos livros a Jeyne e a família dela continuam como traidores do Robb e a mãe dela provavelmente agiu com o Tywin para que ela não engravidasse. Mas também não tem problema que Robb já fez o Jon como seu herdeiro mesmo. Vai dar certo no fim, espero. 🙂

  • João Victor Paz

    Pra mim a mulher do Rei do Norte teve um final melhor na série, apesar de triste, e o que foi essa carta? Caramba…

  • [SPOILER]

    Seria uma mudança péssima, pois a Catelyn tem muito mais motivos para se vingar do que a Talisa, e muito mais carisma. A Talisa só existia em função do Robb na série, sem ele ela ficaria muito sem contexto. Pelo menos é assim que eu vejo… Além do mais uma coisa bacana da Stoneheart é que ela teve a garganta cortada, então não fala. A Talisa, no caso, não…

  • Nossa, concordo com o Rafael, seria terrível. Nada contra a Oona Chaplin, que na verdade achei uma boa atriz, mas sim pelos motivos que o Rafael já expôs.

    [SPOILER]

    Agora, se não conseguirem renovar de jeito nenhum com a Michelle (LS aparece pouco, então seriam poucas cenas, sinceramente não acho difícil), fazer o quê né? A Talisa até teria bons motivos tb, mataram o Robb e o filho dela, o jeito seria torcer para a adaptação ficar boa.

  • Marcelo Oliveira

    Dizem que Roslin Frey escreveu outra carta, pra mae da Talysa, mas nao teve coragem de falar que a filha morreu, entao ficou assim

    Mhysa da Talysa, tudo bem ai em Volantis? Dançando no passinho do Volante? Entao, Talysa comeu algo no casamento que nao fez bem, ficou sentindo o estomago coxar…. Ela manda dizer que vcs nao se verao tao cedo, quem sabe no inferno… DIgo, quando o inverno chegar e ela viajar pra escapar do frio…. Seu genro, rei Robb, ta cada dia mais parecido com lobo, como todo bom Stark… Quem sabe agora aprende a honrar alianças,…. Catelyn Tully surtou no casamento do irmao dela comigo, (será que sao incestuosos como os Lannisters?) e matou nossa madrasta, mas nao se preocupe, vovô tem charme e se casará novamente, tio Black Frey pos Cat pra nadar, como toda boa Tully, nao a veremos tao cedo……………. Quanto a criança de Talysa e Robb, bem, está brincando com o filho de Khal Drogo e Dany Targaryen……. No resto tudo de boa aqui nas gêmeas, os Bolton voltaram pra forte do pavor, Ramsay Bolton está ensinando Theon Greyjoy a cantar, “meus dedinhos, aonde estão, aqui estào”, mas parece que os dedos deles nao se saudam, mas se vão…… E lá no sul as coisas vao bem tbm, em breve casamento do rei Joff e de Margaery Tyrell, flor que meio mundo já colheu em Westeros…… Ta um boato que Margaery é tao quente que sufocara o rei Joff, mas se ele for um legitimo leao, tanto de pai como de mae, KKKKK, há de dar conta….. Quanto a mim, bem, eu nao decepcionei Edmure, mas ninguem perguntou o que eu achei dele, velho e metido a malandro, mas vovô ja ensinou maneiras pra ele, que ele nunca esquecerá….

    PS: Fique esperta ai com a égua descorada da Dany……. Nao to chamando ela de égua, entenda como quiser.

  • Li Dorigan

    ai que dó, até eu que não gostava da Talisa fiquei comovida

  • junior

    Acho que a Talysa não morreu, vai acontecer a ela igual a Lucrecia de Spartacus: Blood and Sand, quando todos pensavam que ela tinha morrido com as “facadas na barriga” na nova temporada ela tinha sobrevivido!!

  • Renan

    A carta era séria então! uauha Jurei q teria algum easter egg ai, tipo “minha personagem ta gravida nesse episodio só pro pessoal q le o livro fica com a pulga atras da orelha mas na verdade eu vo morre no casamento vermelho”

  • Fernando Rocha

    essa carta, hummmm .
    Élfico em 1, 2, 3.

  • João Victor C. Mazzei

    ::SPOILER ALERT::

    Na verdade quem não morre é Catelyn, e nos livros a Talysa em si não morre, mas ela fica um peso morto na história, então foi até bom ela ter morrido na série.

  • João Pedro Gonçalves

    Produtores malditos! Passei a maior parte da temporada achando que a Talisa era um espiã, e só fui começar a gostar dela minutos antes dela morrer.

  • Bill T.Prefect

    Seria a pior coisa…

  • Gustavo

    Puts… um tapa na nossa cara!! 🙁

  • Gustavo

    KKkkkkkkk, talvez fosse em relação ao amor verdadeiro

  • Renata Caetano

    meu coração partindo pela 2947284248 vez com esse casal em 3, 2, 1…

  • Elen

    ‘o’

  • Messinho’

    Eu também acho uma péssima ideia. Mas vai saber, os diretores começaram com mudanças sutis na segunda temporada e agora dão spoiler até na cara dos leitores…

  • Leonardo Fábri

    Aff!

  • LadyTargaryen

    E como eu sou muito mal e o sangue do dragão não perdoa, só tenho que rir de quem achou ela era espiã! Eu não gostava dela, mas nem por isso ficava inventando coisas malucas e achando que era verdade absoluta… A única coisa que sabia era que desde que a Oona falou no twitter que cena seria épica e foi cheia de emoções na hora de gravar, eu tive certeza que a Talysa morreria no RW!

  • galo doido

    Pra galera que tava pensando que ela era “espiã” olha ai.

  • Larissa_Alves

    Bom, ela também já não estava ajudando muito com a guerra liberando o Jamie por motivos próprios, o que fez os vassalos do Robb não ficarem muito felizes com essa história e deixou alguns até com muita raiva…

    Então Robb cagou para o que a mãe disse sobre o casamento com a Talissa, com um “você fez merda por que eu não posso?”…Só ele que acabou sendo muito ingênuo com esse ato, por subestimar seus inimigos que seriam capazes de fazerem atos tão baixos e desonrosos para ganhar uma guerra…

    Poisé, Robb você não sabia de nada também, no final das contas…

  • Larissa_Alves

    Veiiii…Foi malíciosa e preconceituosa mesmo…Só porque a pessoa que era uma espécie de uma nobre de um outro país e resolveu virar enfermeira(curandeira?), depois foi para Westeros ajudar os cavaleiros numa guerra que não teria influência alguma para a sua terra natal, acabou se apaixonando por um líder “rebelde” do norte deste país, mas que coincidentemente ele já estava prometido a uma outra garota, por um trato de aliança que fez com a Casa dessa moça ainda desconhecida por este “Rei do Norte”…Mas o amor dela foi correspondido, e ele acabou até se casando com ela, quebrando consequente o acordo com a tal Casa, que até então de lealdade duvidosa, correndo até o risco de perder a guerra, mas fez tudo isso por amor à ela, tem coisa mais bonita que isso?E claro que ela se entregou a esse amor de braços abertos, sem perceber que poderia causar a morte de muitos, e a queda e ruína dos Starks com a própria morte do seu amado…

    Eu fui muito malvada em pensar que ela era uma espiã dos Lannisters e que estava brincando com o Robb…Ela só era uma garota apaixonada…0-0

  • Victor Antunes Campos

    Essa foi boa kkkkkkkkkk
    Quase parei de assistir Spartacus depois dessa parte .. ridícula Ò.Ó

  • Victor Antunes Campos

    Cheio de spoilers kkkkkkkkkkkkkkk
    Curti principalmente a parte da “flor que meio Westeros já colheu” kkkkkkk

  • Victor Antunes Campos

    Talvez no livro não ficou claro pela falta de POV’s do Robb, se juntar o que se viu no seriado com o que tem no livro e excluir algumas partes ficou realmente melhor

  • Victor Antunes Campos

    Não achei essa mudança ruim, foi até bom pra acabar com a teoria .. calma, confirmar a teoria de que ela tava gravida mas que isso não daria em nada kkkk

  • Victor Antunes Campos

    Não acho que a Jeyne foi sem sal, nós que não fomos apresentados a ela

  • Lucas Emanoel Janke

    Ela não é Jeyne porque queriam se livrar de personagens sem importância, então, não.

  • mim

    Eu acabei de morrer um pouco por dentro…que tristeza intensa 🙁

  • Naiara Sigalles

    KKKKKKKKKK rachei com o passinho do Volante.Rsrsrsrsrs

  • Eu sempre achei que ela era uma boa garota, não espiã , desde o começo quando ela apareceu ajudando os enfermos!

  • Carlos Eduardo Santos

    “quando tudo acabar, nós iremos até você e comemoraremos juntos”. sera q nao era um aviso para os Lannisters?

  • Gildo Cravo Batinga Neto

    Esse esposa que caiu de paraquedas continua sem fazer o menor sentido. Sem falar que que perdemos um conflito de intriga que tem nos livros e não teve na série.

    A motivação da personagem do livro é muito melhor do que a dela, uma mulher que oferece abrigo aos captores do seu reino, de forma digna e respeitosa.

    Enquanto que a da série é uma filha de comerciantes ricos e anda sozinha, toda suja (ora é um acampamento de guerra), ajudando a todos nessa guerra.

    Nós sabemos que existe guerra entre as cidades livre. Por que ela veio de tão longe? para uma guerra surpresa contra os Lannisters? que tem que acabar antes que eles recebam reforços? (essa é a ideia por traz do ataque que salvou Correrio),

  • Rafael Sena Luzia

    e por acaso Robb morreu por que? porque não casou com a filha do velho, visto que tava de amores com Talisa…

  • Murilo Martell

    Tem algumas adaptações do livro que eu acho ridículas. No livro ela nunca fica grávida. Seria ótimo ter um herdeiro na barriga, mas não. E não morre. Fica como peso morto, de volta para a casa (vassala dos Lannisters, a propósito). Este negócio de matar mulher grávida com facadas na barriga é muito televisivo pro meu gosto.