O que acontecerá com Talisa Maegyr?

ATENÇÃO: este artigo contém spoilers da Terceira Temporada de Game Of Thrones e dos livros A Tormenta de Espadas e O Festim dos Corvos.

Na segunda temporada de Game Of Thrones fomos supreendidos com a aparição da atriz Oona Chaplin interpretando Talisa, em lugar de Jeyne Westerling. Neste artigo iremos fazer uma análise das diferenças entre a história dos livros e da série e quais as implicações que essas mudanças podem causar neste arco da série.

NOS LIVROS


No livro, A Tormenta de Espadas, Robb Stark se casa com Jeyne Westerling, a filha mais velha de Lorde Gawen Westerling e Sybell Spicer.

Casa Westerling é uma casa antiga que descende dos Primeiros Homens. Apesar de ser nobre e antiga a família não é rica, suas minas de ouro tem falhado. Presumivelmente para melhorar suas finanças Gawen Westerling casou-se com Sybell Spicer, a filha de uma família enobrecida que descende dos comerciantes. Por causa da posição da mãe de Jeyne, ela foi rejeitada como pretendente para um dos filhos de Kevan Lannister.

A história de Robb e Jeyne começa quando ele invade a fortaleza dos Westerling. Robb ferido por uma flecha, recebe cuidados de Jeyne. Após receber uma mensagem informando que seus irmãos foram mortos por seu ex-amigo, Príncipe Theon Greyjoy. Jeyne consolou Robb e eles dormiram juntos. Para proteger a  honra de Jeyne, ele se casou com ela no dia seguinte.

NA SÉRIE


A história de Robb e Talisa apresentada na série difere completamente do que esperávamos por conta dos livros. Talisa cuida de um soldado Lannister ferido após a Batalha de Cruzaboi, achando que sua perna precisa ser amputada. O Rei Robb Stark a ajuda, segurando o homem e dando-lhe uma mordaça, dizendo que é melhor do que morder a língua. Após a operação Talisa critica Robb por lutar para usurpar a coroa.

Talisa segue acampamento com o exército de Robb Stark quando ele se move. Robb a apresenta para sua mãe Catelyn Stark, e quando ela pergunta sobre sua família, Talisa diz que seu nome é “Maegyr”.

Depois de uma reunião com seus vassalos, Talisa procura Robb para pedir mais suprimentos médicos, ela deseja escrever para o Meistre do Despenhadeiro uma lista de coisas que ela precisa, mas Robb sugere que ela deve vir com ele e obter o material por si mesma. Em seu caminho de volta eles discutem sobre o pai de Robb, Eddard Stark e as lições que ele ensinou a Robb sobre como cuidar de seus assuntos. Eles são interrompidos pela notícia de que Catelyn soltou o prisioneiro Jaime Lannister. Talisa conforta Robb e depois que ela revela mais do seu passado para ele, eles admitem que possuem sentimentos compartilhados um pelo outro e dormem juntos.
Depois disso, eles se casam em segredo perante um septão.

COMO TERMINARÁ?


As diferenças entre as histórias de Talisa e Jeyne são extensas.

Diferentemente da casa Westerling que é vassala dos Lannister, Talisa não pertence a uma casa nobre, seus parentes não fazem parte da história (e provavelmente não farão).

Após o desfecho da história, sabemos que a Casa Westerling conspirou com os Lannister para destruir a Casa Stark e terminar o reinado de Robb, matando o Rei do Norte e boa parte de seus vassalos no Casamento Vermelho. Existem inclusive teorias que apontam para a possibilidade de Robb ter sido enfeitiçado por Jeyne, propositalmente com o objetivo de encerrar sua aliança com os Freys e torná-los um inimigo do Rei do Norte.

No entanto, não temos nenhuma pista das reais intenções de Talisa, não é possível ter certeza de que ela tenha usado poções para enfeitiçar Robb, se ela trabalha para Lorde Tywin, ou se o amor entre os dois é realmente verdadeiro e tudo que sabemos sobre Talisa é verdade.

Durante as gravações da Terceira Temporada, a atriz Oona Chaplin postou alguns comentários sobre o Casamento Vermelho. E foi levantada a possibilidade de que sua participação na série se encerre após essa temporada. Neste caso, provavelmente ela estaria presente no Casamento Vermelho e teria o mesmo destino de seu amado, encerrando a participação de Talisa na história.
Nos livros, ainda somos informados do paradeiro de Jeyne, que permanece em Correrrio e depois é enviada para o seu pai. Após esses acontecimentos os Lannister se encarregam de vigiar Jeyne e procuram se certificar de que ela não carrega um herdeiro de Robb, por algumas razões, existem teorias de que talvez Jeyne tenha sido trocada e esteja grávida de Robb, carregando o futuro Rei do Norte e desta forma, ainda sendo importante para o desenrolar da trama. Contudo, são apenas teorias.

Se os roteiristas da série mudarem desta forma o destino de Talisa, significa que a história de Jeyne após o Casamento Vermelho não terá mais importância e que poderia ser finalizada?
Será que uma alteração dessas tem fundamento em informações dadas por George. R. R. Martin ou foi apenas uma decisão dos roteiristas visando enxugar a história?

Então fica a dúvida no ar, será que Talisa Maegyr morrerá no Casamento Vermelho e a possível morte dela teria ligações com o destino de Jeyne Westerling?

O que vocês acham? Deixem sua opinião nos comentários! Spoilers serão permitidos!

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Alex Vieira Rêgo

    Marcos, no primeiro livro enquanto Ned está aprisionado, Varys vai ao seu encontro e Ned havia escrito uma carta destinada ao Jon… Desde então nunca mais se falou dessa bendita… Mas acredito que nao tenha caido no esquecimento de Martin

  • Alex Vieira Rêgo

    Messinho so hoje estou vendo sua pergunta, no primeiro livro enquanto Ned está aprisionado, Varys vai ao seu encontro e Ned havia escrito uma carta destinada ao Jon… Desde então nunca mais se falou dessa bendita… Mas acredito que nao tenha caido no esquecimento de Martin. Vou procurar a referencia da pág e volto aqui para postar.

  • Messinho’

    Juro a você que mesmo você me falando eu não lembro dessa bendita, quando penso em carta lembro de Robb e tal…

  • Laís Batista

    Pro Robb casar no dia seguinte, é bruxa mesmo…

  • Luana

    Eu acho que ela não tem importância nenhuma, acho que eles estão colocando ela dessa forma na serie para tirar a atenção dos fatos reais, não sei, mas algo de muito doida vai acontecer, não sendo nada de mau com meu Jon Snow, meu gelo!

  • Vítor

    Cara, todo mundo no norte comhece Ros!

  • Thais Godinho

    Eu não acho… Para mim deve funcionar assim: “George, queríamos fazer tal coisa. Podemos?”. E aí o George diz: “Pode” ou “Não, por isso e aquilo, mas não posso dizer mais, só posso dizer que personagem X será útil em Y e Z”. Mas duvido que ele deixe o enredo escapar assim.

  • lidianycs

    Ele já disse em entrevistas que DeD sabem o final da história.

  • Thais Godinho

    Ah, então tudo bem. Mas que perigo hein. Deve rolar um contratinho…

  • Diego Paiva

    Também não sabia disso! o.o
    Alguém, por gentileza, poderia especificar em que parte d’A Tormenta isso é citado? Muito obrigado!

  • Mariza Oliveira

    Ainda Bem que a Ros morreu no episodio de ontem…

  • Felice Del Chiaro

    a carta aparece sim, Martin nao a esqueceu, provavelmente Varys leu a carta e nao a entregou devido ao conteudo dela (alguma coisa a ver com a mae do Jon ,favor checar teoria Lyanna-Rhaegar-Jon)

  • Karen

    Não tá no Tormenta não. Eu só li até o terceiro livro, mas fica claro que eles estavam mancumunados com os Lannisters. Em que mundo Lorde Tywin ia perdoar uma família que era vassala dele e que se “alia” dessa maneira ao Rei do Norte ? NUNCA. Desconfiei deles desde o início, mas qd é falado no Tormenta que eles foram perdoados, tive certeza da conspiração.

  • Karen

    Acho que ela pode estar a serviço de Lorde Tywin sim. Ela brotou da terra de um dia pro outro e não temos como saber se alguma coisa que ela falou é verdade.
    Acho importante eles mostrarem o quanto Robb foi traído, e como isso foi a sua derrocada. Tudo bem que, imaginar que Tywin conspirou com os Frey já tá de bom tamanho, mas ele ter a sagacidade de “armar” um casamento pro Robb, já com a intenção de manipular os Freys a seu favor é genial né gente, pvf ! Isso tem que ter na série ! haha

  • Karen

    é em um dos últimos cap da Cat no Tormenta, não sei se o penúltimo ou antepenúltimo, mas é qd eles tão chegando nas Gêmeas. Ele discute com a mãe sobre o fato de não ter um filho, de Sansa ser a segunda herdeira de Winterfell e diz que por decreto real pode deixar Jon como seu herdeiro e que havia precedentes de bastardos serem considerados herdeiros dessa forma. Depois ele pede pra alguns vassalos assinarem como testemunhas o decreto.

    Cat não gosta da ideia e até fala que uma vez que Jon for um Stark, não terá mais volta.. inclusive, que ele se tornaria uma ameaça a sucessão de um possível filho legítimo do Robb. Mas ele não houve a mãe pq quer impedir que o Norte caia nas mãos dos Lannisters. A maior preocupação dele era em como tirar Jon da Patrulha, uma vez que ele proferiu os votos, e pra isso não havia precedentes nos Sete Reinos. Só não se fala aonde o decreto foi parar depois da morte dele (eu não li o Festim e a Dança ainda, então não sei se é falado desse decreto depois).

  • Diego Paiva

    Faz sentido, Karen. Fui desatento e não pensei nisso ao ler.
    Obrigado!

  • Murilo Negrello

    Manderly também quer reerguer o Norte, porque trazendo um Stark novamente na guerra, todos os nortenhos irão se reunir novamente e ficar encorajados para combater os Bolton e Frey. Por isso Manderly está apoiando Stannis, é até poder conseguir um herdeiro Stark. E eu acho que provavelmente Sansa ou Rickon terão um papel mais fundamental nesse sentido, porque a trama de Jon é na Muralha com os Outros.

  • Cada dia que passa eu acredito mais e mais que ela é a espiã. Se no final ela revelar que o verdadeiro nome dela é “Jeyne Westerling” mandarei um corvo ao Dan cheio de beijos molhados. KKK

  • Diego Natan Canteri

    Não era a flecha dele, na manhã seguinte ele se certifica disso.

  • Diego Natan Canteri

    Vassalos, ou um rei… quem sabe um Stannis da vida…

  • Renatinha

    Tenho quase certeza que é a carta em que finalmente fica claro que Jon é filho de Lyanna com Rhaegar. Mas como eu não terminei de ler os livros, não sei se ela vai ser lida em breve…

  • Amanda Luna

    tambem acredito que ela possa revelar que é na verdade jeyne westerling ! só assim. para o caso dela ter sobrevivido e para caso ela reaparece no 6 livro!

  • Guest

    Na verdade eles transformaram a Jeyne na Talisa e deram um fim nela, e alguns outros personagens tb tomaram rumos diferentes dos que eles tem no livro pq eles sempre deixaram claro que só iriam englobar os quatro primeiros livros (eles (Dan) haviam dito que fariam 4 temporadas mas por causa do tamanho do livro 3, deve ameutar pra 5 temporadas, não sei?). Obviamente deixando a história diferente da dos livros, a história deve se fechar (série) diferente tb. A série tb teve algumas criticas ruins coisa que Dan não esperava. Na minha opinião os diretores devem manipular a história até o quarto livro para se encerrar a série. Sou muito fã dos livros As C^ronicas de Gelo e Fogo, eu ja era fã do Wild Cards, mas sempre tive um pé atrás com o seriado, e eu não sou o unico.

  • Emanuel Stark

    Nem, Martin e os diretores ja disseram que o final da série não vai seguir o padrão dos livros. Lembrando que o contrato da série eram com os quatro primeiros livros, os diretores nunca cojitaram o livro cinco. E Dan em uma entrevista rapida disse que iria trabalhar nos livros 1 a 4 pra trabalhar (novamente, nem cojitando o livro cinco) em um final épico, e que ele sempre viu a série como mais uma “extensão” da saga de livros.

  • andre felipe

    Os livros 4 e 5 são 1 só!