Furos da Segunda Temporada: o que não aconteceu na série mas aconteceu nos livros

Fizemos um breve resumo de alguns detalhes da trama que são muito importantes nos livros e foram ignorados na série até o final da segunda temporada. Como a terceira temporada estreia hoje, gostaríamos de apontar esses “furos” e especular como a série poderá lidar com cada um deles para que a trama fique mais completa e fechada.

A Morte de Bran e Rickon


Nos livros:
 Catelyn recebe a notícia de que Bran e Rickon foram assassinados por Theon Greyjoy em Winterfell. Na tentativa de salvar suas filhas, Cat liberta Jaime Lannister e o envia juntamente com Brienne para que os Lannister devolvam Sansa e Arya (que ela acredita ainda estar em Porto Real).
Catelyn é considerada uma traidora pelos Karstark, mas Robb fica do seu lado, por compreender que ela fez o que fez em uma tentativa desesperada de salvar suas filhas.
Robb foi ferido na Batalha do Despenhadeiro e ficou sob os cuidados de Jeyne Westerling. Nesse meio tempo, recebeu a notícia de que Theon invadira Winterfell e matara seus dois irmãos mais novos, Bran e Rickon (embora fosse uma farsa). Após ser confortado por Jeyne, Robb lhe tirou a virgindade. A fim de preservar a honra da moça, ele casou-se com ela imediatamente a seguir, quebrando o acordo que tinha com os Frey. O homens Frey que o acompanhavam, furiosos com o que havia acontecido, o abandonaram em seguida.


Na série:
 Catelyn percebe que os soldados de Robb estão prestes a matar Jaime Lannister e o liberta, em uma tentativa de trocá-lo pelas suas filhas. Ela envia Brienne juntamente com ele para Porto Real, a fim de que ela traga Sansa e Arya de volta. No momento em que ela liberta Jaime, ela não tem conhecimento de que Bran e Rickon estão (falsamente) mortos. Quando descobre o que aconteceu, Robb a chama de traidora e coloca seus homens para vigiá-la.
Durante a segunda temporada, Robb conhece Talisa (uma personagem que existe apenas na série) e flerta com ela ao longo dos episódios. Ao saber da traição de sua mãe, Robb conversa com Talisa e depois transam. Alguns episódios depois ele conta a mãe que está apaixonado por Talisa, ela o lembra de que um homem na posição dele não se pode dar ao luxo de se apaixonar. Robb então lembra a mãe que ela foi quem quebrou as regras ao libertar o Regicida e que ele é o Rei do Norte e agora é a vez dele de errar. Após isso, ele se casa com Talisa.
Nesse meio tempo, Lorde Roose Bolton informa a Robb que Theon capturou Winterfell e tomou Bran e Rickon como reféns, a despeito das tentativas de Catelyn de convencer Robb a negociar com Theon, ele afirma que irá executá-lo como traidor. Roose Bolton convence Robb a deixar seu filho bastardo (Ramsay Snow) recapturar Winterfell.
Porém, ao final da temporada nem Robb nem Catelyn tomam conhecimento de que Bran e Rickon estão (falsamente) mortos.
Wex Pyke

Esse pode ter sido um personagem ignorado pela maioria dos leitores até um certo trecho de A Dança dos Dragões.
Nos livros: Wex é o filho bastardo de Sargon Botley de Fidalporto, e é o escudeiro de Theon Greyjoy. Ele possui doze anos, e nasceu mudo.
Ele se tornou escudeiro de Theon Greyjoy ajudando na captura de Winterfell. Quando Bran e Rickon Stark desapareceram, Wex fez parte do grupo de busca. Ele é o primeiro a se juntar a Theon quando os Nortenhos vieram retomar o castelo.
Em A Dança dos Dragões sabemos que ele sobreviveu ao Saque de Winterfell planejado por Ramsay Snow, ao subir na árvore-coração do Bosque sagrado. Wex presenciou a partida de Bran e Rickon, junto de seus lobos gigantes e companheiros. Ele, então, seguiu Rickon, Osha e Cão Felpudo, antes de retornar à civilização. Wex foi capturado, e levado a Porto Branco, onde eles percebem que ele não é um decifiente mental, mas apenas mudo. Eles começam a ensiná-lo as letras, fazendo apenas perguntas de sim ou não. Quando a verdade sobre o saque de Winterfell começou a escapar, seus guardas o levaram para Wyman Manderly, Senhor de Porto Branco, que começa a criar um plano para procurar e reinstaurar Rickon como O Stark, Príncipe de Winterfell.
Na série: O personagem de Wex não foi apresentado, porém como Theon leva consigo para Winterfell vários homens de ferro, não fica clarro se um desses homens pode desempenhar o papel de Wex no futuro, mesmo sem ter sido nomeado como tal personagem.

Osha e Rickon

Nos livros: Após a destruição de Winterfell, Meistre Lwin recomenda a Osha que Bran e Rickon sigam viagem por caminhos separados para evitar que os herdeiros de Robb possam ser capturados de uma só vez.
Na série: Ele afirma que os garotos devem ir para o Norte já que seus inimigos estão no Sul. Na Muralha eles devem pedir proteção a Jon Snow. Ele não pede que os garotos se separem.
Já que na série, Bran, Rickon, Osha e Hodor irão seguir viagem juntos, não fica claro se eles irão se separar em algum momento da viagem ou se eles mudarão o curso da história para que eles se separem ao longo da Terceira temporada.

Jojen e Meera

Nos livros: Meera e Jojen são irmãos, filhos de Howland Reed, o Senhor de Atalaia da Água Cinzenta. Os dois são apresentados em A Fúria dos Reis, quando vão até Winterfell para declarar lealdade a Robb Stark através de Bran, o atual Senhor de Winterfell na ausência de Robb. Quando  Winterfell é tomada por Theon, Jojen e Meera estavam em Winterfell ajudando os dois a escaparem. Após a destruição de Winterfell, os dois partem com Bran e Hodor rumo ao Norte, enquanto Rickon parte com Osha. Jojen tem algumas premonições acerca do que acontece a Winterfell através de seus sonhos verdes, essas premonições ajudam a guiar Bran através de sua viagem rumo pelo Norte.
Na série: Jojen e Meera não foram introduzidos na segunda temporada e foram anunciados junto aos novos membros do elenco para a Terceira. Ainda não foi divulgado de que forma os dois irão se encontrar com Bran, Rickon, Osha e Hodor. Especula-se que a partir do momento em que o grupo se juntar, Meera e Osha irão se desentender de forma que gere a divisão do grupo.
Jojen será interpretado por Thomas Brodie-Sangster e Meera será interpretada por Ellie Kendrick.
A Casa Tully

Nos livros: Sor Bryden Tully, o Peixenegro, encontra-se com sua sobrinha Catelyn quando esta chega ao Ninho da Águia trazendo Tyrion Lannister como prisioneiro. Após argumentar com Lysa sobre o fato dela não enviar ajuda para sua família em Correrio, Bryden decide deixar seu posto ao lado de Lysa e partir para ajudar Robb e Catelyn e Fosso Cailin. O Peixenego permanece ao lado de Robb e se torna um de seus maiores aliados e conselheiros na guerra. Seu personagem é introduzido no primeiro livro, A Guerra dos Tronos.
Catelyn reecontra seu pai, Lorde Hoster Tully, Senhor de Correrio, também no primeiro livro, ele está cada vez mais doente e apesar de esconder sua situação dos inimigos está acamado. Seu filho, Sor Edmure Tully, assumiu o lugar do pai na guerra e durante o primeiro livro é capturado por Jaime Lannister em uma das batalhas na Guerra dos Cinco Reis. Quando Robb chega a Correrio com seu exército, ele surpreende o exercíto de Jaime, o derrota e resgata Edmure. Após a proclamação de Robb como Rei do Norte, Edmure como Senhor das Terras Fluviais jura lealdade a Robb e junto com seus vassalos declaram-no seu rei.
Na série: Apesar de Catelyn ter visitado Correrio desde o primeiro livro e tanto o Peixe Negro quanto Edmure terem se tornado aliados de Robb na Guerra dos Cinco Reis, nenhum dos personagens foram introduzidos ainda na série. Com as cenas e imagens liberadas pela produção da série, acredita-se que Robb e Catelyn irão para Correrio quando as notícias da morte de Lorde Hoster Tully forem divulgadas. Com isso, algumas conversas entre Catelyn e Lorde Hoster a respeito de Lysa certamente serão excluídas da série.Alguns outros detalhes…

  1. O fator Talisa que já comentamos neste post aqui.
  2. A relação de proteção que Mindinho tem em relação a Sansa que, mostrada tão cedo na série, estragou uma das surpresas do final de A Tormenta de Espadas.
  3. A expressividade dos lobos na série é muito menor do que nos livros. Nymeria que está viva e por perto nos sonhos de Arya, a inteligência de Fantasma e Vento Cinzento como uma verdadeira máquina de guerra.
  4. Os garotos Walder Frey, que são hóspedes de Bran em Winterfell. Eles não são personagens que fazem diferença significativa na trama mas estão presentes em todos os livros publicados até agora.
  5. A fama do maligno bastardo Ramsay “Bolton”, Fedor e o destino de Theon.
  6. Sam e os White Walkers. Bem, como a série vai continuar de onde parou, saberemos se Sam cumprirá o mesmo papel dos livros em algumas horas. Vamos torcer por Sam Matador!

Leia mais: http://www.gameofthronesbr.com/2013/03/furos-da-segunda-temporada-o-que-nao.html#ixzz2PbWBmEnp
Under Creative Commons License: Attribution

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados