O que aconteceu com Fedor em Forte do Pavor?

ATENÇÃO: este artigo contém spoilers do quinto livro, A Dança dos Dragões.

Ramsay Bolton é o bastardo legitimizado, filho do Lorde Roose Bolton. Originalmente, chamava-se Ramsay Snow e era conhecido como Bastardo de Bolton ou o Bastardo do Forte do Pavor. Ramsay considera-se um verdadeiro Bolton, apesar de seu nascimento, e é extremamente ressentido por seu status de plebeu, referindo a si mesmo orgulhosamente como um legítimo rebento do Forte do Pavor, e corrigindo violentamente aqueles que se dirigem a ele de outra maneira.
Ramsay é cruel, feroz e selvagem, deliciando-se em torturar outros, sendo bem afeito ao antigo costume Bolton de esfolar seus inimigos. Ramsay abertamente gosta de práticas abusivas e doentias, como despir jovens mulheres e soltá-las nas florestas ao redor do Forte do Pavor, para caçá-las com cães ferozes. Ele dá uma morte rápida às mulheres que o divertem (após estuprá-las), e então esfola seus cadáveres, nomeando seus cães segundo as mulheres que estupra para “honrá-las”. As mulheres que não o divertem são estupradas e esfoladas vivas. Todas as peles de suas vítimas são levadas com ele e mantidas no Forte como macabros troféus. Os corpos das mulheres são dados aos cães.

Após uma leitura atenta do quinto livro, A Dança dos Dragões, alguns fãs perceberam fatos inquietantes a respeito da tortura sofrida por Theon Greyjoy, também conhecido como Fedor (Reek).


Sabemos que Theon foi torturado por Ramsay Snow diversas vezes em Forte do Pavor. Durante essas torturas, Ramsay retirava a pele dos dedos de Theon e o deixava gritar de dor, até que ele implorasse para que o dedo fosse cortado. Ramsay também quebrou e arrancou vários dos dentes de Theon, pois odiava seus sorrisos.  Theon é obrigado a assumir a identidade de Fedor, antigo lacaio de Ramsay, e proibido de tomar banho até ficar imundo da cabeça aos pés com lama e excrementos.
Devido á tortura, a aparência de Theon mudou dramaticamente. Foi como se ele envelhecesse quarenta anos, vários de seus dentes foram arrancados ou pendem frouxos da boca, de modo que ele sequer pode comer sem sofrer. Ele perdeu muito peso, sua pele se tornou esponjosa e seu cabelo branco, frágil e quebradiço, além disso se tornou incapaz de usar o arco devido á perda de dedos nas mãos e passou a andar mancando.
A TEORIA


Mesmo após ter aprontado tanto e se tornado um dos personagens mais odiáveis da série, ainda somos capaz de sentir compaixão e pena por Theon. George. R. R. Martin se aproveita dos capítulos de Fedor para descrever vários momentos que levaram Theon à loucura ou algo quase próximo disso, o que nos deixa no mínimo desconcertados pois a crueldade de Ramsay parece não ter limites.
Como se todas essas torturas não fossem mais do que doentias, George ainda deixa um enigma para seus leitores. Algumas lembranças e frases do personagem deixam implícito o fato de que Ramsay possa ter removido também a genitália de Theon Greyjoy.
Nos capítulos de Fedor em A Dança dos Dragões, encontramos algumas passagens perturbadoras:

“— Oh, ele foi esfolado, aqui e ali — disse Ramsay.” Fedor I.

“O Lorde Ramsay nunca se limitava a cortar o dedo de homem. Preferia esfolá-lo, e deixar a carne exposta secar, estalar e infetar-se.  Fedor  foi chicoteado, supliciado e cortado, mas não havia dor nem de perto tão atroz como a que se seguia ao esfolamento. Era o tipo de dor que levava os homens à loucura, e não podia ser suportada por muito tempo. Mais tarde ou mais cedo, a vítima gritaria “Por favor, basta, basta, pare com a dor, corte-o” e o Lorde Ramsay fazia esse favor.” Fedor I.

Além destas em que parece que não resta muita coisa para ser cortada:

“Se eu tivesse uma cauda, o Bastardo já a teria cortado. ” Fedor I.

“se eu disser algo errado ele vai me tirar outro dedo. ou pior ele vai, ele vai…”. Fedor I

“ele só tirou dedos dos pés e das mãos e aquela outra coisa, quando podia ter arrancado a minha língua ou esfolado minhas pernas do calcanhar até a coxa.”. Fedor II

Para encerrar, temos ainda a passagem após o casamento entre Ramsay Snow e a falsa Arya (Jeyne Poole), em que Ramsay ordena que Fedor “apronte” a noiva. Ao receber as ordens, Theon parece não entender o significado, pois não há o que fazer a respeito, ou pelo menos é o que podemos entender após a leitura do diálogo abaixo:

Ramsay se levantou, com a luz do fogo brilhando em seu rosto.
— Fedor, venha aqui. Deixe-a pronta para mim.
Por um momento, não entendeu.
— Eu… quer dizer… senhor, eu não tenho… eu…
— Com sua boca — disse Lorde Ramsay. — E seja rápido. Se ela não estiver mulhada quando eu acabar de tirar a roupa, cortarei fora sua língua e a pregarei na parede.

Outra possibilidade é que ele tenha se confundido, pois não teria mais dedos suficientes para realizar esse trabalho, essa é uma das interpretações assumidas pelos fãs.
Mas por que o autor teria deixado tantas pistas indicando que Theon Greyjoy se tornou um eunuco/foi castrado/teve sua genitália removida/mutilada, se isso não aconteceu? Esse é então mais um enigma deixado pelo autor para que seus leitores desvendassem.

O que vocês acham? Deixem sua opinião nos comentários!

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Fabio Abelha

    Pra mim está mais que claro que Theon perdeu a torneirinha. Não sei se este fato em particular terá alguma repercussão direta no Jogo dos Tronos (o fato dele não poder ter herdeiros Greyjoy)… acho que foi só mais um detalhe de perversidade do jeito que o nosso bom e velho (safado) George Martin gosta.

  • max

    os fatos que ocorrem com Greyjoy talvez sejam um teste para o próprio leitor, de como nossas opiniões podem mudar diante das circunstâncias. Ver um personagem que faz coisas ruins, e depois se redime, com atitudes louváveis, é fácil. Mas e uma pessoa que foi ruim, e só esta sofrendo por isso? Onde termina o “Maldito Greyjoy matador de crianças” e começa o “Por favor, matem-no logo mas não o deixem sofrer mais”? Algumas pessoas, lógico, não tem segundas impressões, e não mudam de opinião, mas creio que quase todos agora entendem perfeitamente a frase “não queria isso nem para o meu pior inimigo…”

  • comprovado ^^

  • Calvin

    A repercussão que eu vejo é que pode levar a Asha, aparentemente contra a idéia de casamento, a ter que repensar sua opinião. Áfinal caso contrário isso significaria o fim da linhagem de seu pai, o que talvéz ela estivesse menos disposta a aceitar do que a perda de sua “liberdade” (me pareceu ser esse o motivo dela para não querer se casar). O que levantaria outra questão: Com quem Asha se casaria?

  • A série confirmou essa teoria.

  • Julio Soares

    pra mim, essa ultima frase foi definitiva para eu enteder que foi o pênis
    mas a serie confirmou

  • Lu Romagnoli

    acho que a série só seguiu as pistas que o livro deixa e concretizou para os telespectadores.

  • Erika

    A série acabou fazendo a mesma coisa que no livro a respeito disso…Parece que deixou claro que cortou fora o pênis do Theon, mas ainda é confuso pq vejo muita gente comentando sobre essa cena e ficando na dúvida. E acho que ficaremos no escuro por algum tempo, mas acredito que o Ramsay cortou fora sim, ou no mínimo mutilou oq já é sofrimento suficiente.

  • Locke Venture

    O seriado acabou de confirmar que Theon foi castrado. Mesmo a série sendo diferente dos livros, acho que Martin fez questão de deixar claro na TV oque muitos supunham nos livros.

  • ZeroZephy

    Theon agora é um eunuco, sei lá, se ele sobreviver a isso, so falta no fim da serie ele se torna um septão nas Ilhas de Ferro ou no Norte

  • vanessa rejane

    no 3 x10 é confirmado pelo envio da genitália ao pai e a irmã dele

  • Danilo Rozendo

    Eu me lembro que o Theon se gabou no começo dos Greyjoy serem ótimos com arco e ótimos amantes…. Acredito que o Bastardo tenha ouvido falar e acabou com tudo kkkkkkkkkkk

  • Solange Bispo Dos Santos

    Compaixao? Hahahaha Eu eh que queria estar torturando o Theon. O que o Ramsay faz a ele eh pouco! Morro de rir nas cenas de tortura. Ele merece muito mais.

  • Solange Bispo Dos Santos

    E queria sim! Teria uma boa lista de pessoas que mandaria passar umas f’erias com o Ramsay.

  • karine

    Nesse último episódio comprovou que ele ficou eununco.

  • Andre Silva

    Coitado do Theon

  • Erika

    Well, eu escrevi isso ANTES do ultimo episódio, então ainda rolava a dúvida… Pelo menos isso eles deixaram claro 🙂

  • Thiago

    A série confirmou o que ? A menos que o proprio Martin venha e diga que o meninao teve seu “meninao” mutilado, a série nao me confirmou nada. A série pra mim é o que os produtores acham, se eles acham isso, ótimo pra eles, eu ainda posso tirar minhas conclusões…eu até acho que foi cortado mesmo, mas aparecer isso ou nao na serie nao me prova nada. Nos livros o Renly é descrito como uma versão mais nova do Robert em praticamente todos sentidos, e na serie é uma merda de viadinho enrustido. O livro da indiretas que ele curte uma noitada com o senhor Loras, sim, mas nada parecido com o seriado.
    Por isso nao me importo com que aparece na serie ou nao, nao me é nenhuma verdade absoluta.

  • Tiago Muniz

    mas é isso mesmo.

  • max

    Rsrsrs. Eu tb imagino algumas pessoas que merecem um Ramsay por um bom tempo.

  • Claudia

    ta mais que confirmado no livro e na série, tem uma passagem no livro qdo theon vai convencer os homens de ferro a se renderem a Ramsay que ele diz para se mesmo: nem ao menos sou mais homem, isso basta para saber não é? e na serie ele até mandou de presente pro pai de theon seu membro, lembram? Não há dúvida nenhuma de nada

  • Claudia

    Deixaria Theon com Ramsay sim,apesar que convenhamos,ele não teve uma infância boa, apesar de ser bem tratado pelos Stark, o pai dele é um fdp . Agora, Jaime é um mimado que mandaria de presente para Ramsay desde o início do primeiro livro até o último.,

  • Claudia

    Se fosse ela, não casaria, deixa morrer essa raça horrível kkkkk

  • Alex Vieira Rêgo

    Arrisco a dizer que ficou provado mesmo pelo que vimos na série. Tenho certeza de que aparecerão comentários do tipo “não ficou nada provado para mim”. Mas quem faz esse tipo de comentário com certeza esquece que Martin faz parte da produção da série.
    Fiz uma breve leitura novamente do post, e me coloquei no lugar do Theon… Com certeza se tivesse acontecido algo parecido comigo, eu evitaria ficar dizendo, e até mesmo pensando, como é o caso do nosso amigo Greyjoy. Por ser um pov do personagem, acho que Martin se preocupou em nos fazer sentir o que Theon sente e pensa a respeito de si naquele momento.

  • Alex Vieira Rêgo

    Eu mandaria o Jaime, mas até o segundo livro. Depois do terceiro, passei a admirar o personagem

  • Bruna Athayde

    e o fato dele ser abertamente gay o impede de ser uma versão de robert em quase todos os sentidos? o livro fala que o renly parece com o irmão fisicamente. também dá pistas de que ele é homossexual e levemente afeminado sim.

  • Alberto Fabiano

    só se for um membro imaginário, sabe como é! 😉

  • Alberto Fabiano

    verdade, está claro no livro quem e como é Renly.

  • Alberto Fabiano

    Totalmente coitado.

  • Alberto Fabiano

    Sádica.

  • Alberto Fabiano

    verdade. E gentalha, gentalha, gentalha quem corta genitálias…

  • 123parrudo

    “A série confirmou”, ah minha gente, bom senso né ?
    As obras alcançaram distinções que não são mais apenas superficiais.

    Justamente essas sutilezas e faltas de clareza nos livros é que os deixam tão especiais. Ao mesmo tempo que Martin é explícito e brutal ele consegue ser sutil e sensível com detalhes cruciais.

    Eu prefiro enxergar duas obras distintas, livro e série, e adoro ambas. As diferenças são incontáveis e o membro do Theon pode simplesmente ser mais uma delas. A série deixa óbvio, o livro faz mistério. Cada uma das maneiras funciona para suas respectivas obras. Que discussão mais besta.

    [Spoilers adiante marujo!]

    Eu estou muito mais curioso para saber, por exemplo, quem é que vai arrancar o Dentadas de cima da Brienne na série, já que Gendry teve seu rumo alterado pelos eventos do programa e muito dificilmente chegará até aquela estalagem. É incrível como uma salsicha pode gerar tantos teorias, G. Martin é bom mesmo…

  • Emanuel Stark

    Concordo com você, eu prefiro enxergar duas obras como distintas, livro e série. Muitas coisas foram alteradas da história do livro na Série.

  • Calvin

    Não sei bem o que aconteceu, mas há um tempo atrás apagaram vários comentários aqui, inclusive o meu então o estou colocando de novo: “Para mim só existe um fim para o Ramsay que irá satisfazer os leitores, que alguém o esfolasse vivo (de preferência o Jon). Sei que parece demais a primeira vista mas dúvido que ajá alguém que não apreciasse, não podemos esquecer que haveria uma certa justiça poetica na cena, os ancestrais de um fizeram isso muito contra os do outro a situação apenas se inverteria (sem contar que o fato de ambos serem bastardos aumentaria a ironia). No entanto acho que as chances de acontecer são bem poucas, matar tudo bem mas Jon fazer algo assim não combinaria com o personagem.

    Opa, de repente me veio a mente como poderia acontecer sem parecer forçado: Ramsay chega a Muralha quando Jon está prestes a ser queimado, sem demonstrar qualquer temor ou respeito pelos mortos ele impede o ato dizendo que um bastardo não merece tal dignidade, em seguida afirma que retalhará o corpo e enviará os pedaços para todo o Norte (ou coisa parecida); mas quando vai começar o bastardo “revive”, o que pega de surpresa o outro bastardo e seus homens, os fazendo serem facilmente dominados, ainda arrogante Ramsay tenta provocar afirmando que acabará usando a pele de Jon. Um tempo depois um mensageiro chega a Wintefell, ele diz que Ramsay vem logo atrás e deseja ver o pai tão logo chegue para comunicar-lhe pessoalmente sua vitória; quase imediatamente as tropas surgem, elas entram facilmente áfinal Ramsay vem na frente, parece que tudo terminou.

    No entanto, quando Roose se aproxima de seu filho para comprimentá-lo, seu bastardo puxa uma faca que usa para perfurar o peito do pai, que em choque tem a chance de chamá-lo de “assassino de parentes” antes de cair; ninguém consegue acreditar no que vêem, e menos ainda no que acontece a seguir: Ramsay leva a mão ao rosto e o retira, revelando o rosto de outro bastardo por baixo (Jon arrancará a pele do rosto dele para fazer uma máscara, tirei essa idéia do filme silêncio dos inocentes), ao mesmo tempo que dá ordens para atacar. No fim os homens dos boltons ainda surpresos são facilmente vencidos, Winterfell é retomada.”

  • Cara, vc tem uma porrada de comentários e todos estão aprovados, nada sumiu.

  • Calvin

    Então onde foram parar os mais antigos desse post?

  • Todos os comentários que vc postou foram aprovados.

  • Lucas

    Eu acho é pouco!
    Todo sofrimento não é o suficiente para esse ingrato vira-casaca!
    Spoiler~
    Fiquei chateado no final do quinto livro, quando Asha encontra com fedor na tropa de Stannis. Tomara que queimem esse FDP!

  • Barbara

    Será que o Podre ainda se lembra de que é Theon Greyjoy?

  • Julia

    theon fez coisa errada sim. mas oq vc faria no lugar dele? se ele se recusasse a ajudar Balon, ele seria considerado vira-casaca pela familia dele. theon nunca foi um stark, o unico q gostava dele era o robb, ele fez isso pq assim ele achava q conseguiria gloria, q os homens de ferro iriam apoiar ele (afinal, ele é o herdeiro de Pyke), e q, d alguma forma, isso iria melhorar a relaçao dele com a familia etc.
    alem do mais, NINGUEM merece ser torturado do jeito q ele foi. vimos claramente no livro q ele se arrependeu, e muito. q ele queria ter morrido ao lado de robb, se sentia culpado pelo bran (msm n sendo o bran d vdd), ainda salvou a jeyne.
    a descontruçao q o george fez dele no livro foi pfta. acho q deveriamos ver ele além do q ele fez