O resto da saga de acordo com as profecias: Parte 3 – Maggy, a Rã

ATENÇÃO: Não leias esta postagem caso ainda não tenhas concluído a leitura de A Dança dos Dragões.
Este post contém spoilers do quinto livro. Tu foras avisado.
Maggy 'Maegi' The Frog, por Matt Olson.

Maggy ‘Maegi’ The Frog, por Matt Olson.

Seguindo a série de posts sobre as profecias dos livros, – Parte I, sobre Aegon “Targaryen”, e Parte II, sobre Cara-Malhada – temos aqui outro texto, desta vez detalhando outra profecia que pode mudar  o destino de toda Westeros: a profecia de Maggy.

Também conhecida como Maggy, a ,  ela foi uma feiticeira em Lannisporto durante o reinado de Aerys II, e a bisavó de Jeyne Westerling. Chamada de Maegi, pois ninguém conseguia pronunciar seu verdadeiro nome, ela viera do leste com seu esposo, um mercador de açafrão e pimenta, e era procurada por várias pessoas em Lannisporto para curas e poções.

Uma das várias teorias comentadas pelos leitores diz respeito às profecias que ela fizera sobre a vida de Cersei Lannister, que atormentam esta desde então.


No ano de 276, Cersei Lannister, com dez anos, e suas amigas Jeyne Farman e Melara Hetherspoon, durante um torneio que seu pai organizara, visitaram a tenda de Maggy para saber com quais homens se casariam, e após pagar com seu sangue, fizera três perguntas, cada uma respondida com uma profecia sobre seu futuro, duas das quais ainda não se realizaram.

1. Rainha mais nova

Quando Cersei perguntara se seria rainha, Maggy dissera:

Sim (…) Rainha será… até chegar outra, mais nova e mais bela, para derrubar você e roubar tudo aquilo que lhe for querido.”

Isto levou Cersei a tomar Margaery Tyrell como a tal rainha mais nova, mas conhecemos Martin, e sabemos que as repostas nem sempre são tão óbvias.

Por exemplo, como pode-se ver acima, Maggy não disse necessariamente “outra rainha”, mas apenas “outra”, dando possibilidade para que até mesmo não-rainhas possam cumprir a profecia. Portanto, vejamos as personagens que podem exercer tal função:

     1.1 Margaery Tyrell

De início, a mais provável. Após a morte de Tywin Lannister, Cersei começara a suspeitar de que ela, e seus vários aliados Tyrell, estivessem tentando tomar controle do reino. Essa suspeita agravara-se quando uma moeda fora encontrada na cela de Rugen, carcereiro de Tyrion Lannister, com a face de Garth Gardener, um antigo Rei da Campina (provavelmente, esta moeda fora plantada por Varys).

A partir de um certo ponto no quarto livro, Cersei decidira enquadrar Margaery por adultério e traição, e acabara seduzindo Osney Kettleblack para que este confessasse ao Alto Septãoque fizera sexo com Margaery. Porém, seu plano falhara quando o Alto Septão, ao descobrir a verdade de Osney, decidiu prendê-la por traição, fornicação e assassinato.

O problema de ser a Margaery é que ela não foi a causadora de todos os problemas ocorridos com a Cersei, mas a própria. Além disso, ela não “roubou” aquilo que era querido pela Rainha Regente, afinal as duas estavam sofrendo igualmente.

Já no quinto livro, viu-se que as situações das duas mudaram completamente; enquanto Margaery ganhara liberdade condicional, por falta de provas contra seus alegados crimes, Cersei permanecera aprisionada e, para ver seu filho novamente, aceitara caminhar através de toda Porto Real nua, e depilada da cabeça aos pés, sob o falso motivo de pagar seus pecados, e demonstrar sua inocência em seus crimes perante os deuses.

Apesar de todos estes casos, no epílogo Cersei é vista feliz, jantando com seu filho Tommen. Embora a situação das duas tenham mudado drasticamente, o problema permanece: se por acaso Robert Forte, campeão de Cersei em seu futuro julgamento, perder a luta, isso significa que, pelos deuses, ela seria culpada de todos seus crimes, incluindo adultério. Com isso, a legitimidade de Tommen como Rei, e de Margaery como Rainha, seria duvidosa, e ambas as rainhas sofreriam com isso.

     1.2 Sansa Stark

Descrita várias vezes como uma guria linda, Sansa passou quase doi anos sob a Fortaleza Vermelha, sozinha e rodeada por pessoas que queriam vê-la sofrer, entre estas Cersei e seu filho, Joffrey Baratheon. Após fugir de Porto Real com Petyr Baelish, e permanecer sob a alcunha de sua filha bastarda, Alayne Stone, Sansa começara a perder sua inocência, e a aprender a jogar o jogo dos tronos.

Alayne Stone, por Elia Fernández.

No final do Festim, Alayne descobriu que Petyr planejava casá-la com Harrold Hardyng, um possível herdeiro de Robert Arryn, e revelar sua identidade, se declarando Senhora do Ninho da Águia e de Winterfell, e unindo o Vale e o Norte, e possivelmente as Terras Fluviais, que se ergueriam para defendê-la.

Sansa, com todo este poder em suas mãos, poderia vingar-se da Rainha por tudo que ela fizera a sua família, assim cumprindo a profecia. E ainda poderia, embora pouco provável, proclamar-se Rainha no Norte. Na minha opinião, será ela quem derrubará Cersei.

     1.3 Arya Stark

Alguns leitores pensam que Arya, por conseguir mudar sua face, se tornaria mais bela, para então, com suas habilidades de assassina, matar Cersei. Mas como um Homem Sem Rosto não pode executar um contrato cujo alvo é conhecido, para que isso aconteça ela precisaria abandonar sua ocupação, o que parece-me muito improvável, ainda que possível.

     1.4 Daenerys Targaryen

Muitas vezes considerada linda, e claramente mais nova que a Cersei (ela possui dezesseis anos; não deixem a série confundir-lhes), Daenerys também é uma candidata à rainha mais nova. O que me leva a pensar que não seja ela é o trecho: “roubar tudo aquilo que lhe for querido”, que demonstra um certo nível de inimizade necessário entre as duas mulheres, além de meros motivos políticos; no entanto, a Daenerys não possui nada contra a Cersei, apenas contra a Rainha Regente; perceberam?

Cuidado! Clica abaixo para spoilers do sexto livro:

exibir

     1.5 Arianne Martell

Vimos no final do Festim que Doran planejara desde o início vingar-se do Usurpador e suas Casas aliadas pela morte de Elia. Também vimos no Dança e no capítulo revelado de The Winds of Winter que Arianne está indo ao encontro de Aegon, para averiguar se é o verdadeiro filho de Rhaegar, e, caso seja, oferecer-se como sua rainha, para então, com o poderio da Companhia Dourada e de Dorne, detronar Tommen e expulsar os Lannister de Porto Real. Isto tudo vai consideravelmente de acordo com a profecia, tornando Arianne uma candidata válida.




2. Valonqar

Após Cersei perguntar se ela e o rei teriam filhos, sua última pergunta, Maggy respondera:

Oh, sim. Ele dezesseis, e você três. (…) De ouro será sua coroa, e de ouro sua mortalha¹ (…) E quando suas lágrimas a afogar, o valonqar³ enrolará as mãos² em sua pálida garganta branca e a estrangulará até roubar sua vida.”

¹ = Na versão original, esta frase é dada no plural, o que faz mais sentido, pois ela se refere aos três filhos mencionados anteriormente.
² = Enquanto na nossa versão temos “o valonqar” para identificação do sexo masculino, na versão original tem-se “his hands”, demonstrando que, provavelmente, este valonqar é um homem.

³ = Viram que a Maggy disse “o valonqar“? Voltarei a isso abaixo.


Em “De ouro será(ão) sua(s) coroa(s)”, o leitor é induzido a pensar que todos os três filhos serão reis/rainhas. Isto pode ser verdade, afinal, dois já foram coroados, mas também pode ser um jogo de palavras; “coroa” pode significar apenas aquilo que fica sobre suas cabeças; no caso, os cachos dourados de Joffrey, Tommen e Myrcella.

No entanto, o mais intrigante desta profecia é que o valonqar, valiriano para “pequeno irmão”, será a pessoa a matá-la. Mais uma vez, é preciso atenção nos detalhes.

– “pequeno irmão” pode significar tanto quanto “irmão pequeno” quanto “irmão mais novo”;
 – Como Cersei nascera antes de Jaime e de Tyrion, ambos servem como valonqar.


Assim, obtemos duas personagens capazes de executar tal ato:


     2.1 Tyrion Lannister

Obviamente, a escolha de Cersei. Ela, por achar que seu irmão matara Joffrey, possui um ódio suficiente contra Tyrion para acreditar que ele seja seu valonqar. Porém, Tyrion, apesar de também odiar sua irmã, não ousaria cometer um segundo fratricídio, a não ser que houvesse outro surto de raiva. Além disso, Cersei está à espera de seu julgamento, presa na Fortaleza Vermelha, enquanto Tyrion está na Baía dos Escravos (!), sob contrato de uma companhia mercenária (!!), no meio de uma guerra envolvendo dezenas de milhares de homens (!!!), e dois dragões (!!!!). Para mim, a chance dos dois se reencontrarem é ínfima.

     2.2 Jaime Lannister

Cersei e seu possível valonqar, por Rakiah.

… tem andado a foder Lancel e Osmund Kettleblack, e provavelmente até o Rapaz Lua, tanto quanto sei….”

Essa frase atormentara Jaime durante todo o Festim. E no final do livro, vimos que ele se recusara a atender o chamado de sua irmã para ser seu campeão em seu julgamento por combate, mostrando o quão repugnante sua irmã havia se tornado para ele.

Uma das teorias mais aceitas pelos leitores, com o crescimento do caráter de Jaime, e uma certa perda de sanidade de Cersei, vista em momentos como a queima da Torre da Mão, e sua conspiração contra os Tyrell, é possível que haja um outro momento onde Cersei tente prejudicar a vida de outros, e Jaime seja o único presente para impedi-la, consequentemente matando-a. Seria irônico, pois fora exatamente o que ele fizera com o Rei Aerys II.



Ainda lembram-se do que eu dissera acima, “o valonqar“? Pois bem.
A falta de um pronome possessivo na frente de valonqar pode indicar que este não precisa ser, necessariamente, da Cersei, mas também de qualquer um.


Então, vamos às novas possibilidades:

     2.3 Sandor Clegane

No Capítulo 31 do Festim, Brienne teve uma conversa com o Irmão Mais Velho, na Ilha Quieta. Dentre outros assuntos, foi tratado o destino do Cão de Caça, que é o irmão mais novo de Gregor. Quando Brienne perguntara para onde o Cão havia levado a criança Stark, o Irmão dissera:

Eu não sei onde ela está, ou mesmo se ela vive. Há uma coisa que sei, no entanto. O homem que você busca está morto..”


Logo depois, quando o Irmão explicara tudo o que houvera com Sandor após Arya deixá-lo no Tridente, no terceiro livro, Brienne afirmou que ele estava morto, enquanto o Irmão apenas respondera:

Ele descansou.”

Isto levou muitos leitores a pensarem que Sandor Clegane, como pessoa, não morrera, mas somente sua personalidade perversa e criminosa, o Cão de Caça.

Logo após esta conversa, Brienne avistou um coveiro maior do que ela, manco, e novato da Ordem dos monges. Este poderia ser o mesmo Sandor, agora vivendo uma vida calma, renegando tudo o que um dia já fora.


Tudo bem, tu podes dizer, mas o que isto tem a ver com a Cersei?

Como sabemos, ela enfrentará um julgamento por combate, onde a Fé escolherá seu campeão, enquanto o campeão da Rainha será Robert Forte.


Vocês sabem que o crânio de Gregor, cortado por Qyburn, foi enviado para Lançassolar, certo? E vocês também sabem que Robert Forte foi descrito como alguém que não fala e não mostra a cara, correto? E, em último lugar, sabem que Qyburn fizera experimentos em pessoas vivas e mortas, e por isso fora expelido da Ordem dos Meistres, não é mesmo? Liguem os pontos.

Sandor e Gregor, por Sir-Heartsalot.



Talvez a luta mais desejada entre os fãs, acredita-se que a Fé possa escolher este renovado Sandor como seu campeão, para então derrotar seu antigo irmão e, indiretamente, “roubar a vida” de Cersei.
Não acho provável que algo assim possa acontecer, visto que Sandor perdera seu espírito lutador, mas confesso que adoraria se tal batalha fosse realizada.

     2.4 Stannis Baratheon

Irmão mais novo de Robert Baratheon, Stannis é o único que não precisa de teorias muito complexas para se tornar um possível candidato. Provavelmente, a primeira coisa que ele fará ao chegar em Porto Real é matar a mulher que fizera de seu irmão um tolo durante treze anos. O único problema, é que ele precisaria passar por todos seus inimigos até chegar lá, o que significa, praticamente, Westeros inteira.



Para validar a próxima teoria, é preciso citar uma fala do Meistre Aemon, a bordo do Vento Canela:

Ninguém nunca pensou em uma garota, disse ele. Foi um príncipe que nos prometeram, não uma princesa. Rhaegar, eu pensei… a fumaça era do fogo que devorou o Salão de Verão no dia de seu nascimento, o sal das lágrimas derramadas por aqueles que morreram. Ele compartilhou minha crença quando era jovem, porém depois ele se convenceu de que a profecia se cumpriria em seu filho, pois um cometa foi visto sobre Porto Real no dia do nascimento de Aegon, e Rhaegar estava seguro de que a estrela sangrenta havia de ser um cometa. Quão estúpidos fomos! Nos achávamos tão sábios. O erro veio da tradução. Os dragões não são machos nem fêmeas. Eles são agora um e agora o outro, tão mutáveis como as chamas. A linguagem nos enganou por mil anos.”

Aemon referiu-se aqui à profecia do Príncipe Que Foi Prometido. Como podem ver, ele disse que a palavra em valiriano correspondente a “Príncipe” também serve como “Princesa”. Com essa informação em mãos, certos fãs acreditam, sem nenhuma evidência, que a palavra “valonqar”, assim como corresponde a “irmão”, também pode servir como “irmã”. Com isso, apresento-lhes:

     2.5 Arya Stark

Se já era difícil que Arya fosse a “rainha mais nova”, ser o valonqar é quase impossível. Além de todas as dificuldades citadas em 1.3, é preciso acreditar nas palavras de um velho, à beira da morte, sobre um termo, e então estabelecer uma relação com um outro termo, totalmente diferente. 

Depois de Arya, tu podes tomar todas as outras mulheres do item 1 como valonqares, pois todas são irmãs de primogênitos, adicionando este nível de improbabilidade.



3. A morte de Melara

Melara, que também havia pago com seu sangue, mesmo tendo ouvido tudo o que foi dito sobre o futuro de Cersei, resolvera fazer as suas três questões, sendo a primeira:

Vou me casar com Jaime?”


Para a qual, Maggy respondera:

Não Jaime, nem qualquer outro homem. Vermes terão sua virgindade. Sua morte está aqui esta noite. Pode cheirar seu hálito? Está bem perto.¹”

Após Cersei ouvir isso, ela jogara um pote de poção, que estava na mesa da Maegi, nos olhos da velha. Enquanto as meninas fugiam da tenda, ela as amaldiçoara, em uma língua estrangeira.

Melara, então com onze anos, era saudável como um cavalo pequeno, e estava segura dentro de Rochedo Casterly. Mesmo assim, isso tudo não foi capaz de impedir a sua morte, e logo caiu em um poço e afogou-se. Ou seja, além de prever os filhos de Cersei, e os bastardos de Robert, Maggy também foi capaz de prever a repentina morte de Melara.

¹ = Atente para os trechos em sublinhado. 

Um fato interessante:

Apesar do texto dar uma ideia de tempo, ele também pode passar uma ideia de lugar. Acima disso, a noção de que a morte possa ter hálito, junto de outras passagens do quarto livro, sugerem que Melara fora morta por Cersei, e que Maggy apenas dissera que a pessoa que a mataria estava no mesmo recinto.

Ao conversar com Taena Merryweather, Cersei pensou:

Mas ela não ficou lá muito silenciosa no poço. Gritou e guinchou.”

Isso não é um pensamento que uma amiga possa ter sobre o momento de morte de outra amiga, certo? Mas porque Cersei cometeria tal ato?


Após outra rápida conversa com Taena:

Mais tarde, depois de serem separados, tivera uma série de companheiras de cama, a maioria garotas de sua idade, as filhas dos cavaleiros domésticos ou vassalos do pai. Nenhuma lhe agradara, e poucas duraram algum tempo. Serpentezinhas, todas elas. Criaturas insípidas choronas, sempre contando histórias e tentando se intrometer entre mim e Jaime.”

Talvez por ciúme de Jaime.


Ao relembrar a pergunta de Melara:

Sua garota estúpida, pensou a Rainha, ainda hoje zangada. Jaime nem sequer sabia que você existia.”


E quando refletiu sobre a Senhora Merryweather:

Cersei não tinha uma amiga que apreciasse tanto desde Melara Hetherspoon, e Melara revelara-se uma conspiradorazinha ambiciosa com ideias superiores à sua condição. Não devia pensar mal dela. Está morta e afogada, e me ensinou a nunca confiar em ninguém, a não ser em Jaime.”

Cersei, ao meu ver, atirou Melara para o fundo do poço pois ela, sua melhor e, sob o ponto de vista dela, falsa amiga, estava apaixonada por seu irmão. Infelizmente, ela acabou tornando a profecia em realidade, e talvez seja por isso que possui tanto medo da sua própria profecia: pois sabe, comprovadamente, que ela irá acontecer.

Quem vocês acham que serão a tal rainha e o valonqar? A profecia é literal, ou apenas metafórica? Quando será concretizada? Deixem suas opiniões nos comentários abaixo. ~~~<3

Fontes: wiki.gameofthronesbr.com; westeros.org.

Gurizada, este é o meu primeiro post aqui. Desculpem-me pelo tamanho do texto, eu sei que ficou pequeno, e caso queiram discutir mais sobre o assunto, estarei feliz em participar 😀

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Perfeito, foi tão lindo!

  • Calvin

    Respondeu com dois meses de atraso, mas mesmo assim valeu!
    Se gostou dessa, leia minhas outras teorias.

  • muito legal o post!
    só tenho uma coisa a dizer q lembrei qdo li…
    salvo engano, Stannis é o irmão mais VELHO de Robert e não o mais novo!
    então o item 2.4 perde o sentido.

    tanto é q ele julga q ele é o primeiro na linha de sucessão de Robert, posto q Renly é mais novo e os 3 filhos de Cersei não são de Robert.

  • Ele era o primeiro na linha de sucessão justo porque Robert era o irmão mais velho 🙂

  • Alexsander

    Estou em duvida entra a Sansa ou a Daenerys, mas acho que a Sansa vai incomodar para caralho daqui para frente, o vale ainda não se envolveu na guerra e é um grande potência, se houver esse casamento mesmo entre ela e o herdeiro do vale, vai ter muita força. Porém eu estava pensando no papel do mindinho nessa função, e me lembrei que o Peixe Negro fuigiu de correrio, ou seja para aonde vocês acham que ela vai ir?! Para o vale ele viveu muito tempo por lá e ainda não sabe que sua sobrinha morreu, desda forma ele chegaria lá e seria o antidoto para o mindinho, rebelando o vale contra a coroa esperando o apoio do restante do norte e das terras fluviais. E penso que a primeira casa a ser destruida pelo vale, vai ser os Frey é puro achismo isso, mas tem um pouco de logica tendo em vista a proximidade e a busca de vinganca, claro que para destruir a fortaleza deles é complicado mas quem sabe.

  • Valonqar poderia ser o Rickon também. Não tenho nada para apoiar essa teoria, mas visto que ele sumiu completamente do mapa e já era uma criança agressiva aos três anos, quem sabe no que ele se tornou ou vai se tornar ao longo dos próximos livros? O irmão mais novo dos Stark é uma incógnita interessante a ser adicionada na equação.

  • Valonqar poderia ser o Rickon também. Não tenho nada para apoiar essa teoria, mas visto que ele sumiu completamente do mapa e já era uma criança agressiva aos três anos, quem sabe no que ele se tornou ou vai se tornar ao longo dos próximos livros? O irmão mais novo dos Stark é uma incógnita interessante a ser adicionada na equação.

  • Castiel The Angel

    Como Martin já disse, profecias são facas de dois gumes.

    Não acredito que os sujeitos das profecias da Cersei serão, diretamente, os seus cumpridores, mas sim INdiretamente. Nesse caso, Margaery é, sim, até agora, a rainha da primeira profecia. Ela não tomou, diretamente, tudo o que Cersei tinha, mas, indiretamente, ela foi responsável pela desgraça que acometeu a Rainha Regente (tudo pq a Cersei ficou obsessiva com uma profecia). Vale notar ainda que Mindinho cita que foi Olenna Tyrell quem matou Joffrey. Porém, Olenna, apesar de ”colher” o veneno da Sansa, nunca chegou perto da taça do Rei (ou ao menos, não perto o suficiente). Como a série de Tv já mostrou, e o livro 3 dá a intender, Olenna e Margaery são unidas no que se refere a jogos políticos. Minha teoria é que Olenna pegou o veneno com Sansa, e depois deu-o, escondido, para Margaery, sendo que coube a esta o papel de envenenar Joffrey (alguém acreditou no choro desesperado dela, com o Rei agonizando?). Sendo assim, Margaery matou Joffrey, e foi a responsável, graças a paranoia de Cersei, por aprisionar a Rainha Regente no Grande Septo, o que ocasionou na passagem da Cersei se despindo para Porto Real inteiro (e Sor Kevin cita que Cersei ”perdeu todas as chances de ter algum poder e influência sobre o povo depois da passeata, e que provavelmente vai ser mandada para Rochedo Casterly afim de ficar longe de Tommen ” – ou seja, Cersei perdeu os filhos, a influência e o poder por conta da paranoia para com Margaery). Isso, sem contarmos, é claro, que a série de Tv está dando mais destaque a Margaery, o que poderia ser um indicativo dos produtores (que já sabem o futuro da série).

    Na última profecia, a mesma coisa se aplica. Para mim, o sujeito desta é o Jaime, mas não diretamente. O fato dele ter recusado ir resgatar a Cersei no Septo, ocasionou a procissão que a Cersei teve que conferir. Sor Kevan, ainda, conta que Cersei, após a procissão, não era a mesma mulher, que parece mais mansa e ”sem vida”. Ou seja, a parte das mãos frias seriam apenas metáforas, mesmo, para a ”perda da vida” que a Cersei sofreu.

  • Calvin

    Cersei não perdeu tudo, ainda. Há muito ainda que ela pode cair, e com certeza cairá. Duvido que a enviem para o Rochedo, primeiro ela deve ser inocentada pela Fé (coisa que com certeza ocorrerá temos ainda dois livros pela frente) e até lá muita coisa pode acontecer; sem falar que você deve conhecer aquela expressão: “Nada é mais perigoso que um animal acuado”. Mas numa coisa concordo, depois da caminhada Cersei perdeu qualquer respeito que o povo ainda podia ter por ela, algo que é vital para quem quer que queira governá-lo. como bem disse Varys, possui o poder quem o povo acredita que o possui.

  • Filipe

    melhor post ever. Aguardo ansioso pelas profecias de Melisandre e da velhinha das terras fluviais que obviamente é uma criança da floresta. o valonqar é o tyrion, não importa o quão óbvio isso seja. A rainha já não será fácil descobrir. Mas gostaria que fosse a Sansa. Sempre achei, alias, que ela fosse filha do littlefinger, já que ás vezes tenho a impressão de que a virgindade da Catelyn foi tirada por ele além de ela ser a única Stark que é mais filha de Riverrun do que de Winterfell. Mas ela teria que ser mais velha que o Robb, o que não procede. Parabéns, cara.

  • Natalia Opazo

    por uma questão de idade, Sansa não poderia ser filha do Mindinho. O primeiro filho de Cat foi o Robb. Que eu saiba (posso estar enganada) depois disso ela ficou em Winterfell e só viu o Mindinho quando foi pra Porto Real no primeiro livro, com os outros filhos já nascidos.

  • Natalia Opazo

    a ordem é Robert -> Stannis -> Renly

  • Gustavo Raposo

    Isso não seria possível visto que ‘Mais jovem e mais bonita’. Lyanna e Cersei tinham quase a mesma idade.

  • Calvin

    Tecnicamente, como Lyanna morreu jovem, é como se ela tivesse permanecido “jovem”. Tá, eu sei que parece forçado, mas é o que eu acho.

  • Gustavo Raposo

    É uma ideia…

  • amanda luna

    excelente texto!! Conheci o site hoje e estou muito feliz por poder tirar algumas dúvidas e também criar algumas suspeitas !! Esperando ansiosamente pelo livro 6

  • Danielle Magri

    Ela está certa, Stannis é mais velho que Robert. Robert só foi rei pq foi ele q conquistou na força ._.

  • jonathan

    O que acham deste trecho do livro festim dos corvos.
    Nessa noite, sonhou que estava de volta ao grande septo de Baelor, ainda em vigília sobre o cadáver do pai. O septo estava em silencio e mergulhado na escuridão, até que uma mulher emergiu das sombras e se dirigiu lentamente para o estrado.
    -Irmã? – Ele disse
    Mas não era Cersei. Estava toda vestida de cinza, uma irmã silenciosa. Um capuz e um véu escondiam-lhe as feições, mas Jaime conseguia as velas ardendo nas lagoas verdes de seus olhos.
    -Irmã – repetiu – , o que quer de mim?
    -Não sou sua irmã Jaime – a mulher ergueu uma mão macia e pálida e empurrou o capuz para trás. – Esqueceu de mim?
    “Posso esquecer de alguém que nunca conheci”? As palavras ficaram presas na garganta. Ele a conhecia mais tinha se passado tanto tempo…
    – Também esquecera o senhor seu Pai? Pergunto a mim mesma se alguma vez o conheceu de verdade – seus olhos eram verdes, e os cabelos, ouro tecido. Jaime não seria capaz de dizer que idade ela tinha. Quinze anos, pensou, ou cinquenta. Subiu os degraus e parou junto ao estrado. – Jaime nunca conseguiu suportar que zombassem dele. Era isso que mais destetava.
    -Quem é você? – Tinha que ouvi-la responder
    -A questão é: Quem é você?
    -Isso é um sonho.
    -É? – ela abriu um sorriso triste. – Conte as mãos, menino.
    Uma. Uma mão, apertada com força em volta do cabo da espada Só uma.
    -Nos meus sonhos, tenho sempre duas mãos – ergueu o braço direito e olhou,
    sem compreender a fealdade do seu toco.
    -Todos sonhamos com coisas que não podemos ter. Tywin sonhava que o filho seria um grande cavaleiro, e que a filha seria rainha. Sonhava que seriam tão fortes, corajosos e belos, que nunca ninguem riria deles.
    -Eu sou um cavaleiro – disse-lhe Jaime – , e Cersei uma rainha.
    Uma lagrima rolou pelo rosto da mulher. Voltou a erguer o capuz e virou-lhe as costas. Jaime gritou, mas ela já se afastava, com a saia sussurrando canções de ninar ao raspar no chão. Não me deixe, quis gritar, mas era evidente que ela já o deixara havia muito.

    o festim dos corvos paginas 573/574

    é obvio que Jaime sonhou com Joana, sua mãe…
    mas será que foi sonho?
    que ele perguntou isso é um sonho?
    ela respondeu… É?
    “um é com interrogação…”
    ele achou estranho pois nos sonhos dele, ele sempre tem duas mãos
    e nesse ele viu a fealdade = feiura, do seu coto….
    ela fala sobre coisas que não podemos ter…
    mas Jaime é um grande cavaleiro, e Cersei uma rainha…
    pra mim.. isso dá a entender que Tywin, não é o pai dos gêmeos…

  • Aline Sousa

    Acho que o “Valonqar” pode ser o Mindinho, pois ele anda fazendo todos os tipos de conspiração para tomar o reino e ele é o irmão mais novo, por isso chamam ele de mindinho. Mas so estando na cabeça louca do titio George pra saber o que ele vai aprontar…

  • Tiago Muniz

    não cara lol, o apelido do mindinho faz referencia a duas coisas, por ele ter baixa estatura, e por sua antiga residencia, nos Dedos, ficava no dedo mindinho

  • Daniel Ramos

    Minha interpretação:

    “Oh, sim. Ele dezesseis, e você três. (…) De ouro será sua coroa, e de ouro sua mortalha¹ (…) E quando suas lágrimas a afogar, o valonqar³ enrolará as mãos² em sua pálida garganta branca e a estrangulará até roubar sua vida.”

    Pode parecer viagem, mas eu acho que quando a bruxa fala “valonqar” ela se refere ao Tommen.
    Cersei teve tres filhos, assim como a bruxa previu, e o valonqar (irmão mais novo) pode muito bem ser um dos filhos dela.
    Ps: não me chinguem.

  • Amanda Melo

    “De ouro será a sua coroa e de ouro sua mortalha”. Acho que se refere a Jaime e sua mão de ouro. Mas é tão óbvio, que parece improvável…

  • Arthur

    Cara, vc ta certo. No Danca dos Dragoes, Barristan Selmy diz q Aerys nao amava Rhaenya, mas se casou com ela porque o Principe Prometido nasceria da linhagem deles. Mas na verdade, ele amava a Joanna. Naum acho q foi por acaso o Tywin dizer pro Tyrion E pro Jaime “vc naum é meu filho”. Acho q Aerys tinha um caso com Joanna, e Tyrion, Cersei e Jaime sao filhos dele

  • Aline

    Sempre pensei no Jaime como o valonqar, e na Daenerys como a rainha mais nova. Mas se tratando de GRRM, vai saber… Esses dois palpites são os mais óbvios.

  • fernando staejak

    Não é Rhaenya é Rhaela.

  • Jéssica Tamara

    Podemos ainda acrescentar que Jaime compara Cersei ao Aerys quando ela queima a torre da mão! Louca, por mim bem pode ser filha do rei louco. Alguem diz no livro que “O Rei Jaehaerys II Targaryen uma vez disse que cada vez que um novo Targaryen nascia os deuses jogavam uma moeda para decidir se este seria louco ou poderoso.”

  • Giovani Arieira

    Não é viagem não hein…pode ser sim. Eu não acredito que seja isso porque, mesmo fazendo todo o sentido, não teria muito propósito na história. Seria mais impactante que Cersei fosse morta por um peersonagem que já está no meio da trama há mais tempo. Eu penso que pode ser o Jaime mesmo e a rainha, pra mim seria a Sansa 9é o que eu gostaria, pelo menos). Não acredito que seja a Arianne porque ainda acho que o Aegon é uma armação…ele não é o filho de Rhaegar (eu acho que não! rs).

  • Isabella

    por mais que faça todo o sentido, acho que não porque o tommen é dito como uma criança de bom coração, bem diferente do joffrey. Não acho que ele mataria a mãe.

  • Isabella

    “And when your tears have drowned you, the valonqar shall wrap his hands about your pale white throat and choke the life from you.” Pode ser um comentário estúpido, mas “wrap his hands” implica que ele tenha ambas as mãos, o que jaimie não tem. Sufocamento exige força, por mais que ela já esteja vulnerável, como sugere o trecho “And when your tears have drowned you'”.

  • disqus_rJFoxL6NNE

    Pe peeen. O mindinho nunca mataria ninguém com as proprias mãos. Ele não é impulsivo e faz tudo de maneira “legal” (estrangulamento não é uma) até mesmo tomar metade do reino (O tridente como Senhor de Harrenhal, O Norte com Sansa e Ninho d’aguia com o pretendente de Sansa.)
    Além do mais, ele é o caçula apenas na serie, nos livros ele é o primogenito e filho unico. Seu apelido é devido ao local de onde vem, os dedos, e por ser pequeno: Mindinho.

  • disqus_rJFoxL6NNE

    Parei de analisar o livro em e comecei a analisar o autor. O estilo do GRRM é pregar um mundo “real” onde nada nem ninguém são perfeitos e todos cometem pecados.
    No meio disso ele prega varias peças nos personagens sendo uma das mais obvias o maior ato heroico de Jaime ser o crime por qual é conhecido. Também têm a Brienne que sempre foi fiel a Catelyn, mesmo depois que ela morreu e foi morta pela propria; e claro, Ned, que é o único personagem de honra inabalável (na minha opinião ele nunca traiu Catelyn e Jon é na verdade filho da irmã) morreu justamente por isso. Ter sido fiel e honroso foi o que assinou seu óbito.
    Baseando-me nesses, e em outros exemplos, acho que seria o Jaime a matar a Cersei, como uma lição de que ela não podia confiar em ninguém, e que mais ainda, não se pode pedir o que não se da. Ela mereceria ser “traida” por Jaime, que sempre lhe foi fiel, enquanto ela o traiu.
    Minha opnião é que mesmo que o Jaime não mate a Cersei (duvida culpa de “handS”) ele vai trai-la em algum momento, por que até então ela ainda o tem como aliado.

  • disqus_rJFoxL6NNE

    Tem uma teoria sobre isso.
    Acho que você pode estar certo pelo “senso de humor” do GRRM. Os filhos que L. Tywin amou não eram seus, o único filho dele de verdade era Tyron, e também é o mais parecido com ele (mentalmente).
    Fiquei em duvida sobre essa possibilidade pela semelhança que têm os gêmeos com o descrito de um Lanister, cabelos dourados e olhos verdes, mas me ocorreu que os bastardos e as misturas Targaryan saem parecidos ao outro progenitor, isso pode explicar por que Cersei e jaime não se parecem com Aerys

  • disqus_rJFoxL6NNE

    Bem lembrando!!!
    Uma proXima teoria pode ser CADE O ROCKON!
    Mas uma coisa eu tenho certeza, não existem personagens inúteis para o George, e isso é exatamente o que o Rickon se tornou. Não motivo para o personagem existir até agora, então acho que ele ainda vai nos surpreender, e muito!

  • disqus_rJFoxL6NNE

    Tudo que aconteceu até agora pareceu ser como um rio correndo em direção a coroação de Dany. Quando terminei o quarto livro criei uma certeza de que, ao menos para todos, o Norte, o Vale e o Tridente pertençam ao mindinho é apenas para reforçar a tomada do poder de Dany. Apenas o rochedo é opositor a Dany e Cersei parece amar mais o trono que Tommen então creio que seja Dany a rainha

  • Quem te disse que Brienne morreu?

  • disqus_rJFoxL6NNE

    Final do quarto livro…

  • Débora

    Eu acho que na primeira profecia: “Sim (…) Rainha será… até chegar outra, mais nova e mais bela, para derrubar você e roubar tudo aquilo que lhe for querido.” É em relação a Melisandre, de certa forma ela é a rainha de Stannis, creio que ela é mais nova e mais bela que Cersei, e ela foi a real culpada pela morte de Joffrey, e ela é a quem o Rei Stannis ouve, sendo assim ele ao dizer abertamente que Cersei praticava incesto, foi porque Melisandre disse para ele. Então de certa forma ela também roubou tudo que é mais querido por Cersei, já que Cersei foi acusada de Incesto, sua punição foi ficar “feia”, foi cortado seu cabelo e as pessoas não a consideravam mais uma bela mulher, e com essa acusação a linhagem real de Tommen é posta a prova. Tudo que ela mais quer é que seu filho seja rei e ela poderosa, coisa que ja podemos quer que ela não é mais.

    Bom, é isso que eu acho até o momento, como ainda tem mais livros pra sair, mais mistérios, então é o máximo que chego nas especulações.

    Eu adorei os posts, um ótimo site, parabéns.

    Por favor me corrijam se eu estiver errada.

  • Tainá Santos

    Na verdade acho que os gêmeo são filhos dele sim, o que ele não conseguiu foram filhos fortes e que ninguém risse deles. Quero dizer, Jaime agora é um cavaleiro sem uma mão e a Cersei né…

  • Raven

    Desde que li a profecia a rainha que me veio à mente foi Daenerys. O valonqar parece Jaime, simplesmente pq ela tem muita certeza de ser Tyrion. E jaime seria aquele de quem ela jamais suspeitaria. Mas até mesmo o destino dele é sombrio já que ele saiu com Brienne e ainda não tivemos nem sombra do que pode ter acontecido, a não ser por algumas passagens de Cersei em que é afirmado que Jaime desapareceu.

  • Valonqar = Tommem. Na sua teoria da para descartar ele? Afinal também não gosto de pensar no óbvio de ser Tyrion ou Jaime.