Lançamento: “A Guerra Dos Tronos e a Filosofia”

A Editora Best Seller lança no Brasil a coleção Cultura Pop que apresenta ao leitor uma análise filosófica de obras de ficção da literatura estrangeira.
“A Guerra dos Tronos e a Filosofia” analisa os dilemas apresentados na obra de George R. R. Martin por meio do pensamento de filósofos como Hobbes, Platão e Maquiavel.
O livro, organizado pelo professor de filosofia Henry Jacoby, é uma coletânea de textos de diferentes intelectuais sobre ética, poder, moral, metafísica, virtude, felicidade, determinismo, livre-arbítrio e, é claro, política.
“Filósofos teorizam sobre política há pelo menos 2.500 anos”, escreve Greg Littmann no artigo “Meistre Hobbes Vai a Porto Real”. “Uma das formas de testar essas teorias é levar em conta quando elas funcionam bem em situações fictícias e hipotéticas”.

A honra e a virtude são necessárias para a felicidade ou só ficam no caminho? Poderiam os Wargs, os Lobos gigantes e outras criaturas mágicas revelar verdades sobre a consciência e nossa própria realidade? As profecias provam que somos meras marionetes do destino, ou somos livres para viver a vida de forma autêntica?

Para Marcus Schulzke, em “Jogando o Jogo dos Tronos: Algumas Lições de Maquiavel”, “Cada um emprega a sua própria estratégia para alcançar um objetivo em particular, mas fica claro que algumas dessas estratégias são mais bem-sucedidas do que outras”. Apesar de ser uma ficção, os personagens complexos de Martin apresentam diversas falhas de caráter e são levados, com frequência, por situações que escapam do controle de apenas um indivíduo, características que resistem ao maniqueísmo.

Via: Folha

Para os fãs de Filosofia e de As Crônicas de Gelo e Fogo pode ser uma ótima chance de juntar as duas coisas e conseguir ótimas análises. Após ter lido “Matrix – Bem-vindo ao Deserto do Real” entendi vários detalhes do filme que não são facilmente perceptíveis para os leigos em filosofia, mas que certamente gostei de entender, mesmo com as partes chatas do livro. Veremos se este é mais um caça-niqueis atrás da fama da série ou se vale a leitura. Aguardem resenha do livro em breve aqui no site.
O livro está a venda na Livraria Saraiva por R$ 29,90.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados