Como jogar Cyvasse?

Imagem: reprodução.
Caso você tenha lido A Dança dos Dragões ou O Festim dos Corvos deve ter ficado encantado ou no mínimo curioso em entender o funcionamento desse jogo. Cyvasse é um jogo da Antiga Volantis frequentemente mencionados nos livros, jogado pelos nobres e pela plebe, ganhou  muitos seguidores e tem sido usado para tudo, desde uma boa aposta até educar os jovens. De acordo com Martin ele se inspirou em um pouco de xadrez, um pouco de blitzkrieg, e stratego para criar o jogo.
Até o presente momento George R. R. Martin não vendeu a licença e nenhum jogo oficial foi lançado, enquanto isso alguns leitores se adiantaram e resolveram adaptar e criar algumas regras para que fosse possível ter um tabuleiro e um jogo de verdade. Abaixo apresentamos algumas destas regras e o funcionamento geral do jogo, traduzido do site gameofcyvasse.com mantido por @dylanrw.

INÍCIO
O tabuleiro é composto de uma área dividida em 8 por 8 hexágonos, formando 64 “azulejos” no total (veja a figura acima). Cada parte, em uma área de 8 por 4 é separada no início do jogo. É usada uma tela para proporcionar uma cobertura suficiente, de modo que cada jogador não possa ver a parte do outro. Durante esta fase, cada jogador recebe seus azulejos e pode construir a sua parte do tabuleiro, colocando azulejos de acordo com cada um dos atributos e considerações conforme definido abaixo. Após a organização dos azulejos, os jogadores devem colocar suas peças. Uma vez que ambos os jogadores concordem em terminar, a tela é retirada e pode-se começar o jogo.

AZULEJOS
Montanhas x 6 (laranja-vermelho, castanha-avermelhada)
É intransitável para todas as unidades, exceto Dragõs. Unidades de longo alcance podem atacar dragões que estão em montanhas, mas não podem atacar através de uma. Os jogadores não podem exceder duas montanhas por linha. Isso evita que as montanhas se tornem muros intransponíveis.
Água x 5 (lápis-lazúli, azul)
Pára o movimento de uma unidade, uma vez nela. Essa unidade não pode ser movida no próximo turno e deve esperar até o próximo turno antes de se mover novamente. Trabucos, Catapultas, e besteiros não podem atacar, enquanto uma peça estiver neste azulejo.
Floresta x 6 (verde, jade escuro)
Diminui o alcance máximo de uma unidade por um, ao entrar nela. Por exemplo: se um cavalo leve, que tem uma alcance de três, entra numa floresta na sua primeira jogada, pode agora mover-se apenas mais um espaço.
Grama x 14 (jade, verde)
Não dificulta ou melhorar as habilidades de qualquer peça.
Fortaleza x 1
Proporciona a salvação de uma unidade que esteja ocupando. Se uma unidade estiver ocupando uma fortaleza e for atacada, normalmente seriam tomadas, em vez disso o jogo continua e a fortaleza é ‘destruída’ no lugar. Uma fortaleza arruinada não pode ser usada novamente nesta maneira.
PEÇAS DO JOGO
Há 10 peças, cada uma com suas próprias habilidades únicas. Cada jogador recebe umA de cada no início do jogo para colocar onde quiserem dentro de sua terra. Todas as peças podem matar uma peça do seu tipo de um tipo inferior e do seguinte acima dele. A lista abaixo começa com as peças mais fracas progredindo para as mais fortes.
Plebe
Podem se mover em um espaço de cada vez.
Lanceiros
Podem se mover  um espaço de cada vez. Não podem ser tomados pela cavalaria quando na defesa.
Besteiros
Podem se mover um espaço de cada vez e podem atacar em um raio de um quarteirão. Besteiros são capazes de matar dragões.
Cavalo leve
Podem se mover por três espaços de uma vez.
Cavalo pesado
Pode se mover por dois espaços de uma vez.
Elefantes
Podem se mover um espaço de cada vez.
Catapulta
A catapulta pode mover um espaço em um tempo e pode atacar em duas linhas de bloqueio. A catapulta é capaz de matar dragões.
Trabuco
Pode se mover um espaço de cada vez e atacar em três linhas de bloqueio na direção do último movimento. É capaz de matar dragões.
Dragão
O dragão é capaz de atravessar todas as partes do tabuleiro sem nenhuma penalidade. Pode mover-se por todo o tabuleiro e é bloqueado apenas pelo dragão inimigo. Pode esconder-se nas montanhas, mas não pode atacar peças que estejam em florestas.
Rei
O rei pode matar qualquer outra peça e mover-se um espaço.
REGRAS
Movimento
Peças se movem e atacam ao mesmo tempo semelhantemente ao xadrez. Ao mover você deve contar quantos espaços você se moveu. Isto pode traduzir-se em movimentos retos, diagonais ou retornos no tabuleiro. Isso se aplica a todas as peças, com exceção do dragão que deve mover-se em caminhos retos na horizontal / vertical / diagonal. Peças inimigas podem bloquear seu caminho e precisam ser removidas para continuar.
Combate
Peças são tomadas por um jogador de outro através de manobras hábeis em todo o campo. Um ataque termina o movimento do turno. Os jogadores podem atacar suas próprias peças.
Torneio
Peças de torneio podem atacar outras peças movendo-se e ocupando o espaço da peça alvo, que é então destruída. Quando uma peça está envolvida em um torneio ficam parados até o fim do turno.
Patrulha
Peças de patrulha(besteiros, catapultas, trabucos) não precisam se deslocar para atacar, mas podem selecionar o avo e remover peças apropriadas que estão a seu alcance.
Fim do Jogo
O jogo termina quando o rei de um jogador é morto.
Construa seu próprio tabuleiro com alguns modelos aqui e aqui, ou algo mais elaborado como o da imagem acima. 😉
As regras ainda estão em adaptação e podem ser alteradas a qualquer momento. Para manter-se atualizado, visite o site do idealizador dessa versão do Cyvasse.
E vocês já tentaram jogar? Já inventaram outras regras? Ou ainda não jogaram e bateu a vontade de
testar…
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  • onde compra? kk

  • Leia de novo Diego. 😉

  • Creio que seria legal se o jogo fosse produzido com as regras originais. Tenho certeza que o George sabe exatamente todas as regras… =)

  • Mas se só pode comer peças inferiores ou uma superior, então se o trabuco matar o dragão o jogo está vencido pois não há como matar o rei?

  • Certeza eu também tenho, mas como foi dito no texto ele ainda não divulgou, nem vendeu o jogo, então quem tiver interesse em jogar pode pegar o que tem nos livros e usar a criatividade…

  • Não necessariamente.

    Rei

    O rei pode matar qualquer outra peça e mover-se um espaço.

  • Só podia ser post da baiana semi-analfabeta mesmo. Escrever “Ladys” ao invés do correto. E isso que leu os livros em inglês… Como já dizia o Professor Pasquale: ESCREVA ESSA PORRA DIREITO!

  • Achei simplório. Talvez por eu ser jogador de xadrez, a idéia de que as peças devem ter movimentos determinados me pareça lógica.

    Nesse jogo de cyvasse não existe trabalho mental no decorrer da partida. O resultado do jogo vai ficar preso a quem melhor arrumou (por sorte), suas peças.

    Já no enxadrismo existem as táticas em geral se concentram em ações de curto prazo
    e podem ser calculadas precisamente por um enxadristas.

    Em uma posição tática com
    um limitado número de variantes forçadas, é possível calcular uma longa
    seqüência de lances.

    Ações táticas simples de um ou dois
    movimentos – ameaças, trocas de material, ataque duplos, como
    sacrifícios, cravaduras, garfos, ataques descobertos simples e duplos
    (especialmente xeques descobertos), desvios, interceptações e lances
    intermediários.

    Cada uma dessas táticas direciona o rumo da partida – quando você usa uma, não significa que você esteja necessariamente ganhando.

    Para mim, é possivel criar um jogo de cyvasse adaptando o movimento das peças do xadrez tradicional. Assim séria um jogo inteligente, e mais fácil por conta das limitações de algumas peças (pronto para ser comercializado).

  • Achei simplório. Talvez por eu ser jogador de xadrez, a idéia de que as
    peças devem ter movimentos determinados me pareça lógica.

    Nesse
    jogo de cyvasse não existe trabalho mental no decorrer da partida. O
    resultado do jogo vai ficar preso a quem melhor arrumou (por sorte),
    suas peças.

    Já no enxadrismo existem as táticas em geral se concentram em ações de curto prazo
    e podem ser calculadas precisamente por um enxadristas.

    Em uma posição tática com
    um limitado número de variantes forçadas, é possível calcular uma longa
    seqüência de lances.

    Ações táticas simples de um ou dois
    movimentos – ameaças, trocas de material, ataque duplos, como
    sacrifícios, cravaduras, garfos, ataques descobertos simples e duplos
    (especialmente xeques descobertos), desvios, interceptações e lances
    intermediários.

    Cada uma dessas táticas direciona o rumo da
    partida – quando você usa uma, não significa que você esteja
    necessariamente ganhando.

    Para mim, é possível criar um jogo de
    cyvasse adaptando o movimento das peças do xadrez tradicional. Assim
    séria um jogo inteligente, e mais fácil por conta das limitações de
    algumas peças (pronto para ser comercializado).

  • Achei simplório. Talvez por eu ser jogador de xadrez, a idéia de que as
    peças devem ter movimentos determinados me pareça lógica.

    Nesse
    jogo de cyvasse não existe trabalho mental no decorrer da partida. O
    resultado do jogo vai ficar preso a quem melhor arrumou (por sorte),
    suas peças.

    Já no enxadrismo existem as táticas em geral se concentram em ações de curto prazo
    e podem ser calculadas precisamente por um enxadristas.

    Em uma posição tática com
    um limitado número de variantes forçadas, é possível calcular uma longa
    seqüência de lances.

    Ações táticas simples de um ou dois
    movimentos – ameaças, trocas de material, ataque duplos, como
    sacrifícios, cravaduras, garfos, ataques descobertos simples e duplos
    (especialmente xeques descobertos), desvios, interceptações e lances
    intermediários.

    Cada uma dessas táticas direciona o rumo da
    partida – quando você usa uma, não significa que você esteja
    necessariamente ganhando.

    Para mim, é possível criar um jogo de
    cyvasse adaptando o movimento das peças do xadrez tradicional. Assim
    séria um jogo inteligente, e mais fácil por conta das limitações de
    algumas peças (pronto para ser comercializado). 

  • Se alguém topar diagramar o jogo, eu crio as regras.
     

  • Gildo, pq vc não dá uma melhorada nas regras e envia pra gente?

  • Aí eu já não sei, infelizmente não trabalho nessa área. =/

  • Vou tentar traçar esse tabuleiro e paças… no fim de semana … depois envio 

  • Nuss que vontade de jogar…

  • O tabuleiro e peças estão prontos vou imprimi-los tentar ir no encontro do dia 1º 

  •  faça as regras o tabuleiro e as peças estão prontos, postei as fotos no face

  • jorge?

  • Jorge Candeias, tradutor dos livros para a língua portuguesa no Brasil e em Portugal…
    Pq?