O resto da saga de acordo com as profecias (Parte I: O dragão do pantomimeiro)

Com a grande sorte de teorias e especulações que circulam pela internet sobre as muitas perguntas ainda não respondidas nas Crônicas de Gelo e Fogo, é bem possível que, ao menos uma delas, seja verdadeira.

Decidimos fazer uma série de posts onde separamos algumas delas, fazendo um estudo de cada uma bem como das profecias que estão presentes no livro para tentar definir o cenário mais convincente para os futuros volumes da saga.

In The Sorrows (por Marc Simonetti)
AVISO: A série de posts contém SPOILERS de praticamente todos os livros da saga, portanto, se você não está em dia com a leitura das Crônicas, é melhor aguardar e não prosseguir. Você foi avisado.

Nesse primeiro post trataremos de um assunto específico, ou melhor, um personagem, o Jovem Griff (suposto Aegon Targaryen).

– Não. – A voz do eunuco pareceu mais profunda. – Ele está aqui. Aegon tem sido moldado para governar desde antes que pudesse andar. Foi treinado em armas com convêm a um cavaleiro, mas esse não foi o fim da sua educação. Ele lê e escreve, fala diversas línguas, estudou história, leis e poesia. Uma septã o instruiu nos mistérios da Fé desde que teve idade suficiente para entender. Viveu com pescadores, trabalhou com as próprias mãos, nadou em rios, remendou redes e aprendeu a lavar as próprias roupas na necessidade. Ele consegue cozinhar, pescar e curar uma ferida, sabe como é sentir fome, ser caçado, sentir medo. Tommem tem sido ensinado que a realeza é o direito dele. Aegon sabe que a realeza é seu dever, que um rei deve colocar seu povo em primeiro lugar e viver e governar para eles. (Varys, “A Dança dos Dragões”, pág.811)

1. O Jovem Grifo não é o verdadeiro Aegon Targaryen segundo as profecias de Quaithe, Moqorro e a visão na Casa dos Imortais

Dragões antigos e jovens, verdadeiros e falsos, brilhantes e escuros. (Moqorro)
Logo virá a égua descorada e, depois dela, os outros. A lula gigante e a chama escura, o leão e o grifo, o filho do sol e o dragão do pantomimeiro. (Quaithe)

O “dragão do pantomimeiro” também é mencionado nessa visão da Casa dos Imortais:

Brilhando como o pôr do sol, uma espada vermelha foi erguida na mão de um rei de olhos azuis que não projetava sombra. Um dragão de pano oscilou em mastros por cima de uma multidão exultante. De uma torre fumegante, um grande animal de pedra levantou voo, exalando fogo de sombras… Mãe de dragões, matadora de mentiras.

A visão acima sobre o dragão de pano, mais tarde é esclarecida por Daenerys, quando ela conversa com Sor Jorah em “A Fúria dos Reis”.

– Os pantomimeiros usam-nos em seus espetáculos, para dar aos heróis algo com que lutar.
“Um menino forjado é o que ele é.” – Randyll Tarly

1.1 “Aegon” é um Blackfyre 

A teoria mais famosa e mais aceita pelos leitores nos fóruns é a de que “Aegon”, na verdade seria um filho de Illyrio com a sua falecida esposa Serra, uma das últimas descendentes da linhagem feminina dos Blackfyre. Isso explicaria o porquê de ele ter todas as características físicas de um verdadeiro Targaryen.

Mas primeiro quem são os Blackfyre?

A Casa Blackfyre foi fundada pelo filho bastardo de Aegon IV, Daemon, depois de ele ter sido legitimado pelo pai quando este estava em seu leito de morte. O nome escolhido veio da espada de Aegon I, o Conquistador, que tinha sido herdada por Daemon.

Durante os anos de sua existência, a Casa Blackfyre entrou em rebelião contra a Casa Targaryen mais de uma vez por causa da sucessão ao trono. Na última delas, onde eles foram derrotados por Daeron II  (filho legítimo de Aegon IV) e seu exército, seus membros foram exilados e mandados para as Cidades Livres, onde um dos seus principais partidários, Aegor Rivers, o Açoamargo, fundou a Companhia Dourada, que atualmente ajuda Jon Connington e o Jovem Griff na retomada de Westeros. O que pode ser um indício de que a teoria é verdadeira.

Mas se Illyrio planejava desde o início usar o seu filho como um falso Targaryen e mandá-lo para Westeros. Por que ele abrigou e cuidou de Viserys e Daenerys durante a estadia deles em Pentos? Certamente casar seu falso Aegon com Daenerys daria mais força a sua pretensão, mas como ele podia saber que Viserys – herdeiro legítimo do trono no caso de Aegon ser mesmo um falso Targaryen – morreria? Seria possível que ele e Drogo tenham feito algum tipo de acordo? E qual a participação de Varys nisso tudo?

Muitos questionam o fato de Illyrio ter presenteado Daenerys com os ovos de dragão sendo que, o mais lógico seria que ele os oferecesse ao seu filho, o falso pretendente. Mas vamos lembrar que os ovos de dragão eram pedras e que ninguém no mundo iria imaginar que Daenerys ou qualquer outro poderia vir a chocá-los. Talvez nem mesmo o próprio Illyrio. E vale lembrar que Illyrio enviou para Qarth três barcos para Daenerys quando soube da história dos dragões. Ele queria que ela retornasse imediatamente para Pentos, mas, felizmente (ou não), a Mãe dos Dragões decidiu tomar outro caminho e partiu para a Baía dos Escravos.

Por outro lado, vocês acham que Jon Connington, amigo leal do príncipe Rhaegar, aceitaria participar desse plano sabendo que o Jovem Grifo não é seu filho verdadeiro? O mais provável é que Illyrio e Varys estejam escondendo isso dele, caso a teoria seja mesmo verdadeira.

Quase todos os leitores do Martin (se não todos) acham que ele coloca uma série de pistas escondidas em sua narrativa, muitas vezes isso acontece por meio de profecias e, em outros casos, tais “pistas” estão escondidas em histórias do passado, como no caso dessa passagem do livro 4: O Festim dos Corvos, no 7º capítulo da Brienne, quando o Septão Meribald conta a história da estalagem Dragão Ressonante. Muitos acreditam que nesse trecho existem referências que suportam a teoria de que Aegon é na verdade um Blackfyre se passando por um Targaryen.

O trecho em questão e a análise do mesmo seguem logo abaixo:
— Alguns chamam‐lhe Velha Estalagem. Há ali uma estalagem há muitas centenas de anos, embora esta só tenha sido construída durante o reinado do primeiro Jaehaerys, o rei que construiu a estrada do rei. Jaehaerys e a sua rainha dormiam aí durante as suas viagens, diz‐se. Durante algum tempo, a estalagem foi conhecida em sua honra como Duas Coroas, até que um estalajadeiro construiu uma torre sineira, e mudou o nome para Estalagem do Toque de Sino. Mais tarde, passou para um cavaleiro aleijado chamado Jon Comprido Heddle, que se dedicou a trabalhar o ferro quando ficou demasiado idoso para combater. Ele forjou um novo sinal para o pátio, um dragão de três cabeças em ferro negro que pendurou de um poste de madeira. O animal era tão grande que teve de ser feito numa dúzia de peças, unidas com corda e arame. Quando o vento soprava, tinia e ressoava, de modo que a estalagem se tornou conhecida por todo o lado como o Dragão Ressonante.
 — O sinal do dragão ainda lá está? — perguntou Podrick.
— Não — disse o Septão Meribald. — Quando o filho do ferreiro era já um velho, um filho bastardo do quarto Aegon ergueu‐se em rebelião contra o seu irmão legítimo e escolheu como símbolo um dragão negro. Estas terras pertenciam então ao Lorde Darry, e sua senhoria era ferozmente leal ao rei. Ver o dragão de ferro negro deixou‐o furioso, de modo que cortou o poste, fez o sinal em pedaços e atirou‐os ao rio. Uma das cabeças do dragão foi dar na costa da Ilha Quieta muitos anos mais tarde, embora por essa altura estivesse vermelha de ferrugem.

“Preto ou vermelho, um dragão é um dragão.” – Illyrio Mopatis

Os Targaryens usavam um dragão vermelho como símbolo, o símbolo dos Blackfyre era um dragão negro. Como já disse um pouco acima, depois da derrota, os Blackfyre foram desmanchados e forçados a atravessar o Mar Estreito (“… fez o sinal em pedaços e atirou‐os ao rio”). Essa passagem poderia estar prevendo a chegada de um Blackfyre à costa de Westeros que, pelo tempo em que os Blackfyre foram derrotados, acabaria sendo confundido com um Targaryen (“… embora por essa altura estivesse vermelha de ferrugem”)?

Então, vamos recapitular os fatos que suportam essa teoria do Aegon ser um Blackfyre:

  1. A Companhia Dourada suporta Aegon, uma companhia fundada por partidários dos Blackfyre e cujo o objetivo principal foi por muito tempo o retorno dos Blackfyre a Westeros e ao Trono de Ferro.
  2. O livro menciona que a linhagem masculina dos Blackfyre foi extinta, mas a descrição da esposa morta do Illyrio, Serra, sugere que a linhagem feminina sobreviveu.
  3. A história da Rebelião de Robert sugere que Varys esteve alimentando a paranóia do Rei Aerys de que seu filho, o príncipe Rhaegar, estaria formando um complô com outros senhores para tirá-lo do trono. Isso provavelmente desempenhou um papel importante na violenta transição de poder, que eliminou quase toda a linhagem Targaryen. Se o Varys for mesmo leal aos Targaryen, essas ações não parecem ter sido muito inteligentes, mas no entanto, se ele por algum motivo for um partidário dos Blackfyre, suas ações fazem todo sentido.

E será que o Illyrio aceitaria “dar o filho” com a mulher que ele amou (segundo o próprio) para governar Westeros? Por que não? Quem não gostaria que o seu filho fosse rei? Mesmo que o Aegon nunca venha a saber da verdade sobre seu verdadeiro pai e que acredite para sempre que é filho de Rhaegar, Illyrio poderia ficar perto do filho, servindo como um membro do conselho, algo que certamente ele almeja visto que em Pentos, embora seja rico, ele não tem grandes influências políticas. Além disso, que outra melhor forma de homenagear sua amada Serra do que colocando seu filho Balckfyre no Trono de Ferro realizando assim o sonho dos seus antspassados?

Outra teoria que vêm ganhando força nos fóruns é a de que Illyrio e Varys planejam colocar o Jovem Griff no Trono de Ferro e usar Daenerys e os dragões para unificar as Cidades Livres, assim como Aegon, o Conquistador fez com os Sete Reinos há 300 anos. Isso deixaria praticamente todo o mundo conhecido sob o comando dos dragões.

Mas, se o Jovem Griff não é o verdadeiro Aegon Targaryen, quem seria? Supondo que ele não tenha de fato morrido no Saque de Porto Real ou em alguma outra circunstância posterior…
O personagem mais mencionado na internet como um outro possível Aegon é o Gerold Dayne, também conhecido como Estrela Negra. Muitos apontam o fato dele ter semelhança com os Targaryen ( …Possui um grosso cabelo prateado que cai até seus ombros como gelo, dividido por uma mecha negra como a meia-noite. Seus olhos parecem pretos, mas de perto são violeta-escuro, escuros e furiosos.) além de traços dorneses supostamente herdados da mãe, que no caso seria Elia Martell, esposa de Rhaegar (Gerold Dayne tem um nariz adunco, bochechas altas e um forte maxilar…).

Um fato que enfraquece essa hipótese, no entanto, é a idade do Estrela Negra que, supostamente, seria a mesma da princesa Arianne, 23 anos, enquanto o verdadeiro Aegon teria cerca de 18.

Além disso, se o Estrela Negra é o Aegon e o Doran sabia disso e esteve escondendo ele… Por que esperar tanto tempo? Por que deixar que Balon Swann saia caçando ele? Ou será que ele mandou Obara Sand atrás do Estrela Negra junto a Swann justamente para que ela pudesse impedir que ele fosse capturado?

Eu acho que, pelo fato de ser um personagem aparentemente irrelevante mas que ainda assim (por algum motivo que eu desconheço) muitas pessoas gostaram dele, vários rumores começaram a surgir a respeito do Gerold, como por exemplo, o de que ele seria filho da Ashara com o Ned ou o Brandon Stark…

 É. Quem sabe um dia ele ainda surpreenda…

Outro personagem que é geralmente citado como possível Aegon é o bastardo Aurane Waters. Mas eu não encontrei nenhum texto que  suportasse essa teoria além do fato de que a Cersei repetidamente se refere a ele como sendo muito parecido com o príncipe Rhaegar, no Festim.

“Os homens chamam-me Estrela Negra, e eu pertenço à noite.” – Gerold Dayne

1.2 “Aegon” é o Aegon mesmo

Como todos sabem, no passado, Varys foi um pantomimeiro, então é possível que a expressão “dragão do pantomimeiro” queira apenas dizer que o Aegon é controlado pelo Varys (o que de certa forma é verdade) e não que ele é necessariamente um Targaryen falso. Ou seja, tudo o que eu escrevi lá em cima pode não passar mesmo de mera especulação.

 Seja quem for o verdadeiro Aegon, o fato é que o destino mais provável pra ele é casar-se com a Arianne, conseguindo o apoio dos Martell e de Dorne e ajudando assim o Príncipe Doran a realizar (ou não) seu sonho de vingança com fogo e sangue.


E vocês? Concordam com alguma parte dessa teoria? O que acham? Os comentários estão livres para discussão. E com SPOILERS, é claro.

*As imagens do Jovem Griff e do Estrela Negra são as mesmas ilustrações usadas no Card Game da série.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Eu tambem concordo e tenho certeza de que o Ben Plumm é uma das cabeças.Tem muitas evidências.

  • Eu acho que uma das cabeças é Ben Plumm.

  • Só eu estou torcendo pro stannis aqui ? shuhsauusah

  • Aquele George Martim vive criando e destruindo expectativas, por várias vezes eu achei que ia ser uma coisa mas foi outra, no final do festim eu ja achava que as 3 cabeças eram a Daenerys, Euron Greyjoy e Quentyn Martel, depois no final do 5 livro tava achando que o Jon ia marchar pro sul com um exercito de selvagens com gigantes e tudo mais pra ele morrer na outra pagina, e do jeito que o cara é doido é capaz do jon ta vivo no próximo livro.

  • Terminei de ler agora pouco o quinto livro e estou me sentindo um idiota pelo fato de tantas coisas passarem despercebidas por mim enquanto eu lia. 

  • sim!

  • Não fique assim não João Vitor! =D

  • Se o Jaqen é mesmo o Syrio, então o que aconteceu com o guarda real que estava lutando contra ele? 

  • Alguém poderia me explicar o prologo do Festim de Corvos? Fiquei muito confuso porque realmente não lembrava quem realmente era o Pate. Obrigado (:

  • Quanto a teoria de R+L=J, o Jon como Targaryen não deveria oferecer alguma resistência ao fogo? mesmo que mínina?

  • Os Targaryens não são imunes ao fogo.

  • Não são imunes (Aerion), certo, mas eles são mais resistentes, certo? ou errado? e se não estou enganado, o Jon quando matou o Othor, se queimou como qualquer westerosi e ficou com uma sequela até sua suposta morte! ele não deveria  oferecer alguma resistência?

  • gente, eu sei que não têm nada a ver. mas vocês não acham que o exército de lobos da Nymeria pode vir a ser importante para o resto da saga. só imagino a Arya montada na Nymeria com um exército de lobos seguindo elas, lutando contra os white walkers.

  • Sera que o Bran Stark,voaria em 1 dos 3 dragões,?,

    Segundo:::
    _Voce nunca andará novamente,Bran – Os pálidos lábios prometeram- mas você VOARÁ.
    .

    ???..

    ou seria eu querendo de qualquer forma,ver winterfell ocupada pela a familia STARKS ,srsr

  • SInceramente,considero as seguintes possibilidades
    I-Aegon é um Verdadeiro Targaryen,sendo que Varys ajudou a queda do Rei Louco pelo seu estado
    II-As 3 Cabeças são:Victarion,Daenaerys e Stannis
    III-Jon é filho da pescadora que salvou Eddard Stark em Irmãdoce(Dança dos Dragões)
    IV-Mindinho planeja se coroar Rei com o apoio do Vale e do Norte(último capítulo de Allayne,dança dos dragões)

  • Não!

  • Não sei se a Danny confiaria nele de novo…

  • Ah, e você tem dúvida ainda? kkkk

  • Então, também acho isso, o GRRM menciona muito essa alcateia pra não ter um uso pra ela… Talvez quando os Starks restantes aprenderem melhor a usar seus dons de wargs…

  • Se ele não amarrar a história por querer surpreender o público e deixar um monte de pontas soltas ele é um idiota.

    O pessoal acha que livro é trem-fantasma, tem que ficar levando susto toda hora.

    Grande livros sabem lidar com a previsibilidade, mas sem ser incoerente.

    O pessoal já está acertando muita coisa e se ele ficar de mimimi com isso vai estragar a obra toda por capricho. O povo vai acertar pq são várias pessoas debruçando sobre o mesmo o problema, ele é só um e não é Deus. Se for coerente e levar a trama acima de tudo, terá um grande livros.

    Se se contentar em dar sustinhos como um trem-fantasma de parque de diversões de quinta não vai passar de uma saga quebrada e incoerente.

  • Eu tb acho que várias coisas já foram descobertas.
    Dei risada com o trem fantasma. AUSHAUSASH

  •  “Alguns Targaryens têm uma alta tolerância ao calor, embora eles não sejam imunes ao fogo.”
    Alguns, tá explicado! pensava que todos tinham alta tolerância!

  • Tinha ficado tão contente com + um Targaryen…
    A casa Blackfyre é tão 'importante', mas está mt nas entrelinhas do livro.
    Assim como várias histórias, tomara q o George coloque nas 'linhas' essas entrelinhas. 

  • Bom, Varys é pantomimeiro, quem sabe se ele não fez lá um truque com os documentos dele…

  • sei não, mas seria no minimo cômico imaginar o Tyrion montado em um dragão depois de ele ter montado uma porca… kkkkk 

  • Se tem uma paz que Dança me trouxe foi a Arya, terminou o quarto eu fulo da vida com Martin, rsrs ele odeia os fãs! kk Quando mostra um Jaime que a gente gosta, pá! Toma-lhe Vargo… pelo menos a Arya tá caminhando legal… eu achei que o Jon era um Targaryen, mas já acho que não… mas aquelas “pistas” que o Ned dá indica que sim, e o fato da Dany ter visto a muralha, nem me atrevo mais a especular que são as três cabeças dos dragões, vou deixar isso com o Martin. Não gosto do Aegon, pra mim ele não é um legítimo Targaryen, ele pode até ser duma ramificação da família, mas acho que a pretenção da Dany ao trono é mais forte.

  • “…o filho do sol e o dragão do pantomimeiro.”
    Talvez por que ele passou a vida vida encenando, viveu fingindo que era uma pessoa comum para não chamar atenção. O que acham?

  • hehehe…..

    Como disse espero que me surpreenda, mas nada de trem-fantasma desgovernado….

    por exemplo a virada do Jaime, ele inseriu o POV na hora certa e isso fez muita gente gostar do personagem. Só que era coerente.

  • Acho que o fato do Tyrion não ter contraído Escamagris qdo caiu no rio, o velho Grifo pegou, e de não ter tb contraído a doença da égua descarnada, parece que a merreca pegou, provaria q ele é um Targaryan, me lembro bem da Dany afirmando que os Targaryans não pegam doenças, ela mesma se lembra de nunca ter ficado doente.

  • Numa parte do livro a Melisandre profetiza: “Um homem, um lobo, um homem novamente”. Só pode ser para o Jon isso. 

  • “Brilhando como o pôr do sol, uma espada vermelha foi erguida na mão de um rei de olhos azuis que não projetava sombra” todo mundo pensa que é stannis,mas alguem já parou pra pensar que pode ser gendry ? No primeiro livro ele é descrito ser identico a robert,e ele era ferreiro que trabalhava com aço de valiria (espada vermelha).Se Stannis o reconhece ele seria o proximo rei,pela lei do trono.E por ultimo,Baratheons carregam sangue Targaryen,Robert foi nomeado rei por isso,e Gendry sendo filho dele.Gendry pode ser o dragão do pantomimeiro.

  •  Faz sentido. A Genna falou que Tyrion é filho  de Tywin mas não falou que era biológico, talvez por eles terem qualidades parecidas e além disso, se não me engano, o Tywin fala que Tyrion não é seu filho, pode ser por raiva já que estava prestes a morrer ou estava falando a verdade.

  • Disponha rsrsrs ^^

  • Vocês acham que Jon Snow está realmente morto

  • Como se explica o resurgimento de Brienne?

  • Concordo com vc , isso explicaria o pq Jaqen estava na masmorra.

  • Eu acho que existe algo de muito podre na história de Brandon. Ele não me parece flor que se cheire.

  • O que vocês acham do bobo Cara-malhada? Aquele que fica sempre junto com a filha de Stannis. Melisandre diz que em suas visões costuma vê-lo em volta de crânios humanos, além disso, o bobo costuma cantar algumas músicas sombrias como: “As sombras vêm dançar” ou “As sombras vêm para ficar”, etc. Acho que ele desempenhará alguma papel relevante até o final da série.

  • Poderia ser também Dragão do Pantomimeiro num outro sentido. O Aranha era um pantomimeiro e o YG está servindo aos propósitos dele não é mesmo? Então, se ao invés de Dragão do Pantomimeiro significar dragão falso, poderia significar Dragão que “pertence” a um pantomimeiro, no caso, Varys.

  • Acho ele muito sinistro, nas frases que ele solta devem estar escondidas revelações.

  • Certo, mas lembra que que o Tyrion menciona que o tio que ele mais gostava viajou para leste atras das riquezas de Valiria? Eu seu que é meio louco mas poderia ser esse tio dele, irmão legitimo do Tywin ser o leão e não o Tyrion? Seria uma coisa que o Martin seria capaz de fazer. Mas né. 

  • talvez
    kkkk

  • Eu acredito que ela tenha dito isso para esconder o que realmente aconteceu, ja que nesse momento ela ainda estava cega com a possibilidade de se casar com o Joffrey e de ser rainha.

  • Legal, mas tem alguns fatos que não estão sendo comentados que eu gostaria de saber a respeito, como por exemplo o acordo da Briene com a Corção de Pedra para assasinar o Jaime ou na importancia de Victarion na historia, ja que Moqorro afirma ter visto que ele iria ter sucesso na sua missão, ou seja, casar-se com a Dany, isso faria com que ele se tornasse provavelmente uma das cabeças do dragão (ou naõ), sem contar que Moqorro apresenta um grau de entendimento aos sinais de Rhillor que aparenta ser muito superior ao de Melisandre, apartir do momento que prevê, detalhadamente, varios acontecimentos na viagem de Victarion, reforçando o fato de que ele realmente se casará com Dany.

  • No título do post tem: parte I
    😉

  • quando sai a Parte II? *—*

  • vi em algum lugar, que a Melisandre poderia dar o sopro da vida nele. assim como aconteceu com a Senhora Coração de Pedra =D

  • Absolutamente verdade, eu nem percebi o “do”.

  • Caramba! Muito boa a postagem!

    Honestamente, a questão do Aegon ser um possível Blackfire parecia mirabolante, mas estas teorias estão muito sedutoras! Acabei cedendo em considerar por causa da postura de Varys em colocar o rei Aerys contra seu filho, isso _foi estranho…

    Até o momento, estou inclinada a acreditar na veracidade de Aegon. Mas acho que a chance de Aegon ser um falso dragão está mais ligada à natureza dele. Ele pode ser um Targaryen e  NÃO ser um dragão.

    Viserys (que os deuses o tenham) era a prova viva disso: sangue Targaryen purissimo, era um dragão falso. Quando ele morreu a própria Daenarys comentou que _ele não era dragão algum, o fogo não podia queimar um dragão_>

    bju

  •  Oi

    Eu concordo com essa ideia de que o Bram montará um dos dragões, no sentido figurado claro. Se ele fosse 'voar' apenas em corvos e águias ele não ia ser essa 'coca cola toda', né? Ele não ia ser diferente, já que outros troca peles fazem isso…

    Acho que Bram é a solução para os problemas de Daenarys, os dragões dela são MUITO selvagens, mesmo com aquele berrante que chama dragões, ainda acho que um verdadeiro vidente verde seria a solução. E se o Bram _conseguir_  entrar em um dragão, os Stark entram na guerra de novo  (aí o guri tem que ser o CARA mesmo),

    .

  •  Concordo, ALGUMA utilidade uma alcatéia de uns 300 lobos deve ter. Seria muito bom a Arya reencontrar sua loba.

    Eu só gostaria de saber O QUE vai desencadear a volta da Arya para Westeros, e SE por ventura ela está ficando parecia com Lyanna Stark enquanto cresce.

  • Lindo post. Adorei como sempre.
    Mas ai vem a questão… o Martin colocar um Aegon bem agora faz total sentido para não acabar com a linhagem Targaryen. Ele pode ser um Targaryen e não ser um Dragão como já falaram…
    A coisa é bem complicada, pois…

    A Dany, coitada, não pode ter filhos e tecnicamente ela é a última que sobrou dos Targaryen, se ela morrer a linhagem morre e consequentemente os dragões e a guerra pelo trono continuaria mesmo se ela tomasse o trono já que ela iria morrer um dia e não ia ter nenhum sucessor. Então a história seria um beco sem saída nessa parte se não tiver um Aegon.
    MAS..

    A não ser que, Jon Snow seja mesmo filho do seu irmão e alguém revele isso para eles, o que pode acontecer (mas eu acho muito difícil…)  dado que agora Snow quebrou mesmo seus votos da patrulha e esta a beira da morte (maneira que o Martin encontrou para libertar Snow da muralha e fazer um possível encontro com a Dany quando ela for para o norte com os dragões para derrotar os outros).

    E ainda mesmo Aegon sendo um Blackfyre ele ainda meio que seria parente da Dany e possivelmente um sucessor do trono futuramente.

    No texto foi levantado tbm a pergunta pq Illyrio que estaria com o verdadeiro Aegon desde o começo e ainda assim foi ajudar Dany e seu irmão. Mas quem disse que ele ajudou? Ele conhecia muito bem os costumes  dos Dotharaki, ele talvez imaginou que Dany nunca resistiria a um casamento com os costumes selvagens e que seu irmão chato seria morto (o que realmente aconteceu). Talvez fosse o plano perfeito para se livrar deles, afinal ele sabia que  Drogo e seu povo tinham medo do Mar e nunca iria atravessar ele para conquistar Westeros, que um outro Khal poderia vir e matar Drogo e matar ela, enfim N possibilidades  num clã que vive no deserto saqueando cidades não é mesmo? Não é o lugar mais seguro do mundo para príncipes… Só que tudo mudou para ele quando Dany aguentou e teve Dragões.

    Efim é uma confusão, pq algum parente próximo ela TEM que ter se ela for mesmo assumir o trono, por isso eu acho que o Aegon tem chance de ser o Aegon, não um dragão de verdade mas um Targaryen. 

    Complicado…

  • Alguém já levou em consideração a que essa questão de “Dragão de Pantomimeiro” pode ser mais simples do que se pensa?

    Eu acredito que o Dragão = Aegon Sim é um Targaryen, e se colocarmos um vírgula depois disso tem o De Pantomimeiro = Varys, no Livro um Varys diz que quando era Criança foi um Pantomimeiro por isso ele e mestre nos Disfarces….

    Varys que está “Criando o Dragão” eu acho que é isso que significa.

    Mas também não acho que ele venha ser rei ou Alguma coisas, como Martin é imprevisível ela terá alguma grande Influência, mas que ele é um Verdadeiro Targaryen e POR DIREITO ele que deveria estar no trono isso é….

    Tanto que varys uma vez diz para Tyrion – Eu sou como você, faço tudo Pelo Reino, não pelo rei. (Não necessariamente com essas palavras mais isso que ele quis dizer).

  •  Na verdade o Martin é Deus sim, de Westeros pelo menos.

  •  II- Stannis não, de acordo com a cartinha simpática do Ramsay pro Jon.

  • (Trecho da entrevista do Martin publicada pelo site)
    Você já disse várias vezes que As Crônicas de Gelo e Fogo é baseado em parte na Guerra das Rosas, em que os Lancasters, cujo símbolo era uma rosa vermelha, como os Lannisters, lutaram contra a família York, que tem uma rosa branca como seu emblema, como os Starks. Podemos esperar um final semelhante para a sua saga?
    Não conte com isso. Os Lancasters e Yorks lutaram até a extinção, quando os Tudors apareceram. Mas os Tudors foram realmente uma nova dinastia, não eram Lancasters. Então…
    ——————x————-x—————x—————–x——————————x
    Nessa parte, eu fiquei um pouco cismado. O Final da Guerra das rosas, se deu com a ascensão de um “Tudor” ao poder, que era digamos assim, aliado dos Lancaster. Para unir toda a nação novamente, o Henrique Tudor, rei declarado dos Lancaster se casa com uma “York” para unir o trono novamente.

    Onde eu quero chegar?

    O Rei Aemon Targaryen (Não sei se foi ele mesmo) se casou com uma princesa Dornesa para anexar Dorne aos 7 reinos. Seria possivel acontecer o contrario? não necessariamente seguindo a linha de raciocionio da Guerra das Rosas, mas os Tyrell estão “Tomando o poder” (Ainda não terminei A Dança dos Dragões então não tenho certeza) então será que não pode acontecer algo parecido? Bran é o HERDEIRO de Winterfell, será que não vão querer casar Margaery com Bran para unir os 7 reinos novamente? Sei la, só especulação e viajem mesmo

  • Bom meu achismo,é :
    Jon (não sabe de nada)Snow,ressucita com os poderes do deus da escuridão e se casa com Val,e se torna the king of the north.em winterfel,Enquanto isto Catelyn Starks sabe que Jeyne esta gerando um filho de Rob Starks.E faz seu caminho rumo a Winterfel com jayne e teu filho,para tirar JON(não sabe de nada)snow,do trono ,porque ela não gosta (ou tem algo mais alem) do Jon,e pediu a Rob que não o colocasse como sucessor de rob na CARTA.se lembram?. então..Arya.ainda não consigo ver ela em westeros.Bran Starks voara no Dragão de jon snow.(ou outras coisas piores).Sansa Starks mata mindinho e se casa com Robert ,e depois de algum tempo Robert que é muito fraco de saude,morre com seus ataques Crazys.e Sansa reinara no vale arryn,e se junta tua forças com the king of the north em WINTERFEL,Theon Greijoy  com a coragen de tua irmã Asha Greijoy ,volta para reclamar o trono que é seu de direito jnto com o Victarion o senhor capitão da frota de ferro.a casa Greijoy tem o rei sucessor de BALON GREIJOY.e esta casa faz juramento ao the king of the north da casa WINTERFEL.Tyrion seria um dos 3 dragões se juntaria a Daenerys Targaryen,e voaram rumo a westeros.Onde encontrar o rei, um Aegon Targaryen FAKE forjado pela a aranha VARYS.Intrigante esta saga, rsrsrPs;Meu achismo nada mais

  • Alguem pode me dizer qual capitulo esta faltando no quinto livro?

  • Não sei por que tem gente dizendo que a saga ficaria sem graça caso as teorias que já foram publicadas forem certas. No caso de R + L = J , isso acho que é 99,9% de certeza que é verdade, principalmente pela visão da Daenerys na Casa dos Imortais em que ela enxerga uma rosa azul em uma parede branca.

    Porém, o fim da saga ninguém conhece. E dai que o Jon seja Targaryen, mesmo assim ninguém sabe se ele vai montar um dragão, e mesmo que monte, com que finalidade seria?

    ________________________________________________________________________

    Eu tenho uma suspeita, e depois explico o porque dessa suspeita, que o Jon Snow vai se tornar o grande 'vilão' da saga. Vejam bem, ele não tem mais com quem contar nessa história. Seu pai foi morto, seus irmãos (pelo que ele sabe) foram todos mortos, sua mãe ele não sabe quem é e acredita que seja uma prostitua qualquer e seus irmãos da Patrulha da Noite trairam ele. Os únicos que ele ainda seria 'amigo' são os selvagens, mesmo assim acredito que aquele ferimento queimado da mão dele na hora que matou aquele outro é o que vai tornar ele um outro, e com todo conhecimento e habilidades dele ele pode se tornar o Rei dos Outros, talvez ele vire algo como o Mãos-Frias (que possivelmente seja o Benjen Stark).

    E isso tudo pode acontecer pelo fato do G.R.R.Martin ser um grande fã de ficção cientifica. E vamos pensar, qual uma das maiores obras de ficção cientifica? Ora, Star Wars. E lembrem do Anakin Skywalker, que no início da saga era tido como a salvação dos Jedi e era um personagem 'bonzinho' , e depois virou o Darth Vader. Bem, pode ser que o Martin tenha se inspirado nisso pra criar o Jon Snow, bonzinho e tudo mais até quase o fim da série, e depois se vira contra tudo e contra todos e o final ninguém sabe o certo o que acontece.

    Se tratando do Martin, é possível que o mal vença o bem.

    Bem, é uma teoria, dentro de várias outras possíveis, acho que a mais cabível é mesmo que o Jon seja o Azor Ahai renascido e que tenha que enfiar a espada no coração da Daenerys.

    Porém acredito que a Luminífera seja a Gelo, que agora está metade com o Jaime e metade com a Brienne, pode ser que de alguma maneira essa espada caia nas mãos do Jon e da Daenerys.

  • quando sai a parte II 🙂

  • Rafa está fazendo.

  • obrigado pela resposta! vcs deste site sao muito atenciosos…
    este com certeza eh o melhor site sobre as cronicas! parabens!

  • Toda dinastia é usurpadora do poder. As regras de sucessão são relativas, servem só para definir quem é o novo dono do poder enquanto uma determinada família domina. Os Baratheons são tão legítimos quanto os Targaryen foram.

  • Nós que agradecemos!! 😉

  • Vou dizer a minha teoria para os próximos livros: a Dany encontra com a Quaitre ou com algum feiticeiro que enfatiza que ela precisa “ir para trás para poder ir em frente” então ela voa nas costas do Drogon até Asshai. (Talvez alguém viaje junto com ela, em outro dragão, pode ser o Tyrion ou o Victarion) Ali descobrimos essa terra misteriosa pelos olhos de POV da Dany, e ela deverá saber das profecias e que ela é o Azor Ahai renascido. Paralelamente a isso, os Outros encontram o berrante de Joramum e irão colocar muralha abaixo, invadindo Westeros e trazendo o inverno com eles. A patrulha vai se fragmentar, Melisandre vai fugir com “o corpo” do Jon, enquanto ele é um lobo e se aventura na floresta assombrada, descobrindo algo sobre os Outros.

    O que vocês acham? 😀

  • Eu acho, os coments, que a maioria das pessoas esquece a importancia que o Bran tem na história. Ele foi o primeiro personagem a aparecer na historia, (primeiro capitulo do primeiro livro). Agora, sendo um vidente verde, ele tem a possibilidade de esclarecer todas estas questões atraves de suas viagens pelos represieros (passado e presente). Acredito que será ele que descobrirá a verdadeira origem do Jon ,que na minha opinião é mesmo filho de Lyanna e Rhaegar. A personalidade do Eddard Stark supõe que ele jamais falou sobre a origem do seu bastardo com ninguém (nem mesmo Robert sabia e eles eram melhores amigos). Acredito que ele só “falaria” sobre esse assunto em orações diante dos deuses antigos. Por outro lado, mesmo que Jon seja filho de Rhaegar, ele é bastardo, pois foi concebido fora do casamento, então por isso ele não seria a terceira cabeça do dragão. Na minha opinião o Tyrion tem mais possibilidade de ser o dragão, principalmente pelo fato de ele não ter sido afetado pela escamagris

  •  Eu já acho que o Bran fica melhor como Vader considerando que ele está sendo treinado pero corvo!

  • Com certeza, também acho que ele vai descobrir muitas coisas pelos represeiros.

  • *Não sei se alguém levantou essa questão, mas o Aegon poderia ser um Targaryen por parte do Aerion Targaryen, até mesmo em união com a casa Blackfyre pela linhagem feminina, o que o tornaria legítimo 2 vezes. 1ª quando Aegon V o improvavél assumiu o trono, o direito de sucessão foi negado a um suposto filho de Aerion Targaryen, que teria  pretensão melhor do que todos supostos Targs e Blacks; 2ª se um suposto Targ por parte do Aerion se casasse com um Black, e o Aegon fosse descendente dessa união, há quem diga (fãs e dentro da próprria estória) que os Blackfyre tem melhor pretensão (leia The Hedge Knight), ou seja: pretensão por parte Targ e Black ao mesmo tempo!!!(doublekill)
    *Se o Aegon não é o filho do Rhaegar, o que o Varys fez com o verdadeiro?

    Conclusão: Martin deixa várias “dicas” para os leitores ficarem bem entretidos com suas teorias, e dê no que dê dúvido, que alguém vai dizer que tinha certeza absoluta 100% do que iria acontecer.

    *não acho que Jon seja filho de Rhaegar + Lyanna, muito na cara e ele só tem traços do Norte, e é sábido que o sangue Targaryen é forte, como dizia Jon Arryn, “a semente é forte”.(vide imagens da linhagen Targaryen) (posso estar errado, mas faz sentido.)

  •  Não ela não está com Varys.

  • Eu imagino que o Aegon seja um Targaryen  e mais importante um Martell  pois na profecia da Daenerys um dos dragões seria montado pelo sol ou algo parecido e outro pelo leão ou seja Tyrion, acho que o Jon não seja um dragão mais sim o príncipe escolhido pois nas lenda não diz nada sobre Targaryen  especificamente.

  • tem previsao de quando sai?

  • qual q eh a metafora da rosa azul na parede branca? eu nao entendi :p

  • “Brilhando como o pôr do sol, uma espada vermelha foi erguida na mão de
    um rei de olhos azuis que não projetava sombra. Um dragão de pano
    oscilou em mastros por cima de uma multidão exultante. De uma torre
    fumegante, um grande animal de pedra levantou voo, exalando fogo de
    sombras… Mãe de dragões, matadora de mentiras.”

    Stannis tem olhos azuis, Stannis tem uma espada que brilha (não sei se é vermelha) Melisandre matou Renly com a sombra de Stannis (que parece não projetar mais sombra a partir desse episódio) e Melisandre outra vez disse que o dragão de pedra levantaria caso ela sacrificasse Edric Storm nas chamas, para mim esta claro que esse trecho se refere a Stannis com o dragão do pantomimeiro e não Aegon.

  • Tão mandando muito bem! Também estou ansioso pela segunda parte!

  • Valeu galera, Rafa está separando as profecias pa escrever. 😉

  • Concordo com Renata sobre a origem de Jon Snow. Pude perceber em passagens sobre as lembranças de Eddard Stark. Vou arriscar um palpite: Jon é que é o escolhido e, quanto aos traços do norte, a irmã de Eddard, Lyanna, era do norte. Ela morre de febre nos braços de Eddard eantes de expirar, o faz prometer algo.

  •  Parede branca = Muralha
    Rosa Azul = Lyanna Stark

    Lembre que a flor favorita da Lyanna é a rosa azul, isso é citado em alguns momentos do primeiro livro, quando o Ned conversa com o Robert.

  •  Mas o Bran não vai poder se mecher … a não ser que ele tome o corpo do Jon pra isso … mas dai já acho que é muito exagero!

  • Se Jon snow for filho de rhaegar com lyanna, espero que george r.r. Martin tenha uma explicaçao muito boa para ele ter queimado a mão no primeiro livro (que parece que nao melhora nunca). Tbm achava que ele poderia ser filho do ned com ashara dayne ate o ser Barristan dizer no pov dele que ashara tinha os olhos purpuras.

  • Os Targaryens não são imunes ao fogo. Pode pesquisar aqui no site.

  • Calvin

    No entanto, se Aegon tivesse sido citado nessa conversa seria a prova definitiva (pelo menos para os leitores)que ele está mesmo morto. Martin jamais cometeria esse erro.

  • Nigellus

    então Calvin, é isso que to querendo afirmar, que a teoria é muito convincente ja que, nunca se ouviu falar por Varis que o filho de Rhaegar morrera e ele e o “ilirio” armaram pra ele retornar ao trono, o que me leva a pensar que ele nunca quis que o Visiris ou a Dany assumissem o trono dos Sete Reinos e casala com um khal de um calazar seria mais pra mante-los longe dos Sete Reinos.

  • Calvin

    Mas ele não precisaria se livrar da Dany e de Viserys, caso esse Aegon seja mesmo o sobrinho deles sua pretenção ao trono, pelas regras de sucessão de Westeros (e da nossa própria Idade Média), é a maior de todas.

  • Pedro Luiz

    A questão é que “Aegon” e Jon Snow não tem a mesma idade. Mas a maior falha dessa teoria, é que a gente sabe, enfim, que o Varys tirou um bebê de lá, não tirou? E entregaria para Illyrio, por ser seu amigo. Aegon pode não ser aquele, mas que ele está em algum lugar, ele está.

  • Nigellus

    sim concordo mas se tivessem mais pessoas com pretensão ao trono iria dificultar as coisas, ainda mais com a suposta morte dele, poderiam alegar que ele seria um impostor e apoiarem os tios contra ele em vez de se unirem.

  • Gente sou novo por aqui, mas é o seguinte.

    Estava lendo os comments daqui e alguém mencionou Ashara Dayne grávida, eu nunca tinha ouvido falar nisso, então fui procurar algo a respeito sobre isso, e por coincidência ou nao mencionava algo acerca da septã lemore, então pensei: Bom como Ashara Dayne se jogou no mar seu corpo nunca foi encontrado e ninguém pode constatar realmente que era ela, (nós só temos relatos de ashara se jogando ao mar). E se as duas forem as mesmas pessoas e a promessa de Ned a Lyanna tivesse o levado a outra linha de ações totalmente diferente do que alguns supõe (Jon Snow filho de lyanna e rhaegar)? Ned prometeu a lyanna algo e até onde se sabe Aegon está morto, E se Ned tiver levado a criança para Tombastela e lá a colocado sobre a guarda de Ashara, seu antigo amor, uma pessoa a quem provavelmente ainda depositasse muita confiança e realmente tido uma criança com Wylas. Então um embuste poderia ser criado e seria um dos maiores. Ashara finge sua morte e foge com o filho de lyanna e rhaegar, (afinal se matar por um amor perdido é uma coisa terrivelmente idiota, mas ainda assim um pretexto), enquanto isso Ned leva seu bastardo para o norte e realmente diz a verdade a Robbert no caminho a porto real. Então atualmente Septã Lemore é apenas um disfarce para ashara que cuida do filho de rhaegar e lyanna, que se passa por Aegon, que na verdade é uma identidade bem mais segura, pois se um targaryen é poderoso, um targaryen, Stark e martell é ainda mais, muito mais, e perigoso principalmente aos lannister e tyrrel. Então Aegon está realmente morto, e ned se consumiu em culpa e pesar por não saber o destino do filho de sua irmã por 14 ANOS (que é o tempo q ele se diz consumido pela culpa), não saber se a criança e seu antigo amor estavam bem, talvez ned pensasse q ashara realmente se matou no mar e q a criança se perdeu, e por isso sua culpa seria ainda maior. Um engodo de idade é completamente plausível para sustentar a diferença entre esse filho e o Aegon verdadeiro. outra possibilidade é que Jon Snow seja filho de Ned com ashara mesmo, pois ashara engravidou de um lobo no torneio Whent, e a essa época ned ainda não era casado, e septã lemore apresenta marcas de uma antiga gravidez, um fato que corrobora a teoria de que ela e ashara são a mesma pessoa. Wylla com certeza está envolvida, ela servia a casa Dayne, e como Edric diz a Arya, ele e Jon Snow são irmãos de leite, ashara deve ter dado seu filho para a criada criar, pois seria perigoso e indecoroso que uma senhora como Ashara tivesse um filho, cujo pai não podia ser revelado. Ainda levanto a questão de que a história se encaixa no titulo da série: Uma Canção de Gelo e Fogo, o rapaz que se passa por Aegon é filho do Gelo (Lyanna Stark) e do Fogo (Rhaegar Targaryen). A pouco tempo li uma entrevista de GRRM na qual ele dizia que seus fãs procuram sombras onde elas não existem. Então tudo que GRRM nos apresentou são fatos, parte de um quebra cabeça gigante, nós só ainda não percebemos qual vai ser a montagem final deste. Sei que é uma teoria com muito furos e somente com provas circunstanciais mas queria compartilhá-la com alguém.

  • Castiel The Angel

    Bom, não tinha visto essas teorias ainda (prometo ler todas) pq, na época, não havia terminado o livro 5. Mas agora q já terminei, vou ler tudinho…

    Para mim, Jovem Griff é Aegon mesmo. Por mais que os livros tenham, em sua maioria, um ritmo rápido (no sentido de muitas coisas mudarem da Capa ao Epílogo; com exceção, talvez, do livro 4), e como faltam apenas dois livros para a saga acabar, para mim, não faria sentido o George apresentar um personagem que não é o que parece ser, e que envolve uma série de teorias por de trás de sua identidade.

    Vale atentar, também, um fator, parafraseando a profecia postada nesse mesmo artigo:

    ”Logo virá a égua descorada e, depois dela, os outros. A lula gigante e a chama escura, o leão e o grifo, o filho do sol e o dragão do pantomimeiro. (Quaithe)”

    Quaithe está citando os personagens que virão de encontro a Dany (ou que procurarão vir), ordenados em pares, no livro 5. Primeiro Victarion e Moqorro, depois Tyron e o próprio Jovem Griff (que inicialmente queria ir até Dany), depois Quentyn e o dragão (que aqui pode ser apenas o desejo do Quentyn de ”ser um dragão” (ter o sangue Targaryen e poder controlar dragões)). Ou seja, vale notar que a Quaithe cita PARES que viajam juntos, em algum momento da história, para ir até a Dany. O dragão citado, ainda, poderia ser Drogon (sendo sua vinda, a cena em que invade a Arena), ou até mesmo a própria Dany (já que ela se vê, constantemente, como uma ”Rainha de Mentiras” após se casar com o Meerense).

  • Calvin

    Uma possibilidade também é que ele morra, e nunca fique
    claro (nem para os leitores) se era ou não Aegon. Parece que atualmente, mesmo
    alguns historiadores sérios, afirmam que Perkin Warbeck poderia realmente ter
    sido o príncipe Ricardo de York, como alegava. Para quem não sabe do que eu
    estou falando, leia sobre a grande inspiração do Martin: A Guerra das Rosas.

  • Calvin

    Uma possibilidade também é que ele morra, e nunca fique
    claro (nem para os leitores) se era ou não Aegon. Parece que atualmente, mesmo
    alguns historiadores sérios, afirmam que Perkin Warbeck poderia realmente ter
    sido o príncipe Ricardo de York, como alegava. Para quem não sabe do que eu
    estou falando, leia sobre a grande inspiração do Martin: A Guerra das Rosas.

  • Fox

    Varys pode ser uma mulher…

  • Eu assistir uma entrevista com o Martin no [email protected] em que ele fala que passa bem longe das teorias já pra evitar esse tipo de coisa! O negócio é confiar nele que até agora não nos decepcionou

  • Nathalia Hörlle

    Eu acho que ele é o Aegon sim.. e acho que ele, a Daenerys e mais um terceiro Targaryen (o dragão tem três cabeças) vão derrotar os Outros.

  • Nathalia Hörlle

    Só para lembrar, os Baratheon são descendentes dos Targaryen. São descendentes de uma linhagem feminina, e mesmo assim eles tem cabelos negros.

  • Nathalia Hörlle

    Ou o fato dos Baratheon, sendo descendentes de uma linhagem feminina dos Targaryen, também não terem.

  • Nathalia Hörlle

    Eu acho ele muito arrogante e não acho a teoria R+L=J tão absurda assim. Leia de novo os livros.

  • Luiz Cardoso

    Minha teoria:

    o Jovem Griff não é o verdadeiro Aegon (provavelmente é mesmo um descendente Blackfire), mas conquistará o Trono de Ferro assim mesmo.

    Lembrem que o verdadeiro Aegon deveria ter cerca de 18 anos, e Tyrion o identificou como tendo no máximo 14…

  • brun

    Cara os Targaryens n são imunes ao fogo o proprio George já disse isso

  • Gabriela Borges

    essa teoria faz muito mais sentido, ate porque jon como targaryen teria que ter as caracteristicas de um, e nao ser tao parecido com um stark.

  • Calvin

    Também acho isso, pra mim a grandes questões são outras: Por quanto tempo ele permanecerá com o trono? E como sua “verdadeira” filiação será revelada?

    Cheguei até a formular uma teoria bem clichê, se convocaria um Grande Conselho (como aquele que escolheu Egg como rei) para decidir quem seria o rei de direito, cujo resultado seria um impasse entre os dois “filhos de Rhaegar”, pois nenhum dos dois teria provas conclusivas; para evitar maiores conflitos optaria-se por colocar tudo na mão dos deuses, por meio de um combate individual. Jon vence, mas poupa Aegon, o que se revela um erro, ele aproveita que o outro está distraído comemorando para tentar matá-lo com uma flecha… Não consegue, Val que estaria grávida entra na frente protegendo Jon, tal ato lhe custa a vida mas felizmente seu filho é salvo, Aegon precisaria fugir. O menino nasceria Targaryen dos pés aos cabelos platinados, sepultando quaisquer dúvidas sobre a filiação de Jon!

  • Gabriel França

    Existem teorias que dizem que Jon Snow é na verdade filho da Lysana Stark com Rhaegar Targaryen, o que o classificaria como uma das três cabeças do dragão.

  • Vinicius

    não pense que um targaryen tenha que obrigatoriamente possuir cabelos loiros e olhos violetas ou purpura… Baelor Quebralança, era filho de Daeron e uma Martell, e nasceu com cabelos negros, puxando assim as caracteristicas da mãe, da mesma forma o pai de Robert Baratheon, que era filho de uma targaryens e acabou tendo cabelos negros, puxando as caracteristicas dos Baratheon.
    Assim Jon Snow pode muito bem ser filho da Lyana e do Raegar, mas isso só o Martin nos responderá.

  • Noeli Dantas

    Exatamente… Nos livros vários personagens reconhecem Jon como o bastado de Ned pela aparência que tem.

  • Ada Joyce

    Só uma pergunta: O Jon vai morrer mesmo?

  • Andrew

    Porque 18? Ele tinha em torno de um ano quando supostamente morreu, e a rebelião de Robert foi há 13 anos.

  • DragonSlayah

    Levo mto em considerações as previsões de Quaithe e Cara-Malhada. Achei por um momento que Jovem Griff não fosse Aegon por Quaithe se referir a ele como “Dragão do Pantomimeiro”. Mas se for ver, como dito acima, ele é o “dragão do Varys”, o que se encaixaria na frase de Quaithe. Na frase de Quaithe para Dany, ela diz “Logo virá a égua descorada e, depois dela, os outros. A lula gigante e a chama escura, o leão e o grifo, o filho do sol e o dragão do pantomimeiro. Não confie neles.” Não entendi a parte do não confiar. Tyrion é um cara de confiança, ele é o leão nessa frase. Logo, Aegon tb pode ser um aliado e alguém a nao se temer.

  • Luiz Cardoso

    A rebelião de Robert/saque a Porto Real ocorre no ano 283. No ano 288 é a rebelião Greyjoy, como a história está no ano 300, Aegon deve ter entre 17 e 18 anos.

  • Nathalia Hörlle

    Eu sou dessa teoria. Ele seria a terceira cabeça do dragão.

  • Will Norman

    Vale lembrar que Varys deu a ideia a Robert Baratheon, de contratar os Homens Sem Rosto, para assassinar a Daenerys.Plano à Mindinho, ele mudou de ideia… em citações no livro diz que se fosse contratados os HSR, ela com certeza estaria morta.

  • Davi_Gilmar

    Varys é um Blackfire. Tirem printscreen e venerem-me quando o último livro for lançado!

  • o/

  • Slag, o desnecessauron

    Resposta: talvez sim, mas não agora.