Quem são os pais de Jon Snow? Parte IV

Esse post faz parte de uma série de teorias (veja o significado aqui, antes de dizer que é spoiler!) onde discutimos quem pode ser a mãe e/ou pai do bastardo mais popular de Westeros: Jon Snow.
Nas primeiras partes, discutimos sobre as possibilidades apresentadas nos livros por diferentes personagens, já que a identidade da mãe de Jon Snow ainda não foi definida e cada personagem parece ter uma opinião diferente. 
Na primeira parte da discussão, foram apresentados pontos que confirmam Eddard Stark e Ashara Dayne como os pais de Jon, devido a boatos que circulam pelos Sete Reinos.
Na segunda parte, são apresentados fatos que apontam para Eddard Stark e Wylla como os pais de Jon, a partir de declarações de Eddard e Edric Dayne.

ATENÇÃO: essa postagem pode conter spoilers relacionados ao terceiro livro A Tormenta de Espadas. Você foi avisado!

Na terceira parte chegamos a algumas conclusões a partir de observações e deduções das leituras dos livros 1 a 3, levantando-se a hipótese de que Jon não seja filho de Eddard, mas sim de Rhaegar e Lyanna Stark.
Nesta publicação, vamos continuar apoiando esta teoria (da terceira parte, leia antes aqui), a partir de fatos observados na primeira e segunda temporadas de Game Of Thrones.
1) Hipótese

Rhaegar Targaryen era casado com Elia Martell, e pai de dois filhos dela, Rhaenys e Aegon. No entanto, foi um casamento político, e no torneio Harrenhal no ano da falsa primavera, Rhaegar encontrou seu verdadeiro amor – Lyanna Stark. Juntos, os dois se apaixonaram e fugiram juntos algum tempo depois, para a torre da Alegria na Serra Vermelha de Dorne.
Lá, Lyanna ficou grávida de Rhaegar. No entanto, Rhaegar teve que deixá-la para lutar com Robert e três soldados da Guarda Real foram enviados para a Torre da Alegria para proteger Lyanna e seu bebê.
Após sair de Porto Real indignado pela forma como os filhos de Rhaegar foram assassinados pelos Lannister e Robert nada fez a respeito, Eddard e seus companheiros de batalha descobriram a localização do Lyanna. Eles assumiram que Lyanna foi seqüestrada por Rhaegar, e não que ela fugiu com ele por vontade própria.
Eddard e seus homens chegaram a Torre da Alegria, e lutaram com os guardas. No final, apenas Eddard e cranogmano Howland Reed ficaram vivos. Eddard encontra Lyanna na torre. Ela deu à luz o bebê, mas, devido a complicações do parto, está morrendo. Ela faz Eddard prometer nunca revelar a verdadeira paternidade da criança, para que o ódio de Robert pelos Targaryen não o levem a matar a criança. Então ela morre.
Eddard chama a criança de Jon. Ele, Jon e possivelmente Howland vão para Tombastela(Starfall), para devolver a espada Dawn, que pertenceu a Arthur Dayne até que ele morrer em combate. Lá, talvez Eddard e Wylla conspirem para fingir que Wylla é a mãe de Jon, para protegê-lo (ver parte I). Além disso, por algum motivo Ashara se mata (ver parte I).
Eddard então retorna ao norte com Jon, alegando que é seu filho com Wylla para proteger o bebê do ódio de Robert pelos Targaryen.

2) Evidências apresentadas na série

a) Declaração de Ned

A primeira pista e possível evidência deixada pela série está no segundo episódio da primeira temporada, quando Jon e Eddard se despedem após saírem de Winterfell, na declaração enigmática de Eddard:
“Você pode não ter o meu nome, mas você tem o meu sangue” (You may not have my name, but you have my blood).

Esta frase pode ter dois significados o primeiro é simples e direto, Jon não tem o sobrenome de Eddard por que ele é apenas um filho bastardo. O segundo pode ser apenas paranoia de quem acredita na teoria R+L=J. Jon tem o sangue Stark por ser filho de Lyanna e não filho de Ned. Mesmo sendo filho de Lyanna ele deveria ser um bastardo, ok sabemos disso. Porém a questão é: qual a relevância dessa frase no contexto da série? Até aqui já havia ficado claro que Jon É um bastardo, precisava deixar isso mais evidente  ou a série pretendeu fortalecer ainda mais essa dúvida?
b) Jon Snow no Trono de Ferro

Neste trailer da Primeira Temporada, Jon Snow é um dos personagens que aparece sentado no Trono de Ferro, juntamente com Cersei, Jaime e Tyrion Lannister, Robert, Eddard, Catelyn, Daenerys e Mindinho. Mais uma vez, a frase de Ned é repetida (para destacar o sangue de Jon?).

Nós sabemos que todos os outros que estão no Trono, estão diretamente ligados ao “jogo de tronos” (você ganha ou morre!) e Jon Snow que vai pra Muralha, o que tem a ver com o Trono de Ferro? Ele é o escudo que protege o reino, se você pensar como um espectador da série não tem a menor lógica justamente ele sentar no Trono de Ferro!

Robb como herdeiro e filho legítimo (além de futuro – na segunda temporada – Rei do Norte!) teria muito mais direito a estar nesse cartaz/trailer do que o Jon Snow. Como Robb não teve um destaque semelhante na primeira temporada, esta parece ser mais uma pista deixada pelos roteiristas, ou apenas um trailer e cartaz ilógicos interpretados por fãs paranoicas.

c) A cor dos cabelos de Rhaego
Durante a passagem pela Casa dos Imortais, Daenerys tem uma visão de como seria Rhaego (interpretamos assim):

“Um senhor alto, com pele de cobre e cabelo louro-prateado, ergueu-se sob um estandarte com um garanhão fogoso, tendo uma cidade incendiada como fundo.”

Vejam que pela visão, Rhaego tem cabelo louro-prateado, enquanto na série o Rhaego que aparece no colo de Drogo tem cabelo preto. Mais uma vez pode ser apenas paranoia de fã que precisa de mais detalhes pra sustentar a teoria, ou então ter um significado mais profundo.
Rhaego 
Será que eles não conseguiram encontrar um bebê com cabelo louro-prateado? Ou esqueceram desse detalhe e selecionaram um bebê aleatoriamente?
Dany + Drogo = Rhaego ♥
Porém, saindo um pouco do mundo fantástico de Game Of Thrones e comparando ao mundo real, observamos que o cabelo preto de Rhaego pode ser uma combinação dos genes de Daenerys e khal Drogo que de forma simplificada gerou um menino de cabelos pretos. Como sabemos que cabelo loiro é uma característica recessiva, isso pode significar que os cabelos louro-prateados do Targaryen também é recessivo, indicando que um filho de Rhaegar e Lyanna tem maior probabilidade de nascer com cabelos escuros, como os Stark. Um outro exemplo que fundamenta essa teoria é a própria filha de Rhaegar: Rhaenys Targaryen. Segundos os livros, ela tem as características de Elia Martell, com cabelos escuros.

Concluindo esta primeira parte, levantamos novas evidências apresentadas na série que podem ser pistas relacionadas a terceira parte desta discussão. Ainda temos dois livros pela frente e muita coisa pra esclarecer mas dentre todos os mistérios esse é um dos mais debatidos pelos fãs. Sabemos que muitos leitores e espectadores acreditam nesta teoria, enquanto alguns consideram que não passa de especulação, cada um tem sua “mãe de Jon Snow preferida”. Enquanto não temos certeza de nada, continuaremos aqui discutindo as nossas possibilidades.

Na próxima parte desta discussão, levantaremos novos fatos que surgiram com o quarto e quinto livros, O Festim dos Corvos e A Dança dos Dragões, desconsiderados nesta discussão até o momento. Ainda existem alguns fatos nestes livros que precisam ser considerados, mas não haviam sido discutidos aqui pois os livros não haviam sido publicados e preferimos evitar revelações antecipadas.

Pedimos então que, sejam evitados spoilers referentes a esses dois livros nos comentários, todos os comentários que desconsiderarem este pedido serão excluídos.
Serão permitidos comentários referentes aos livros 1 a 3.
Agradecemos pela compreensão! ^^

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Pra mim faz todo o sentido, e adoraria mesmo que a Dany e o Jon estivessem juntos no trono de ferro.

  • Faz sentido!

  • Sem querer ser chato, nunca tenha o seriado como base para tese alguma….DANY and VISERYS não tem olhos violetas ou indigos no seriado, tyrion não tem um olho de cada cor no seriado, Jaime faz aquela merda quando esta preso apenas no seriado…Se for pra criar alguma tese, por favor, tome por base apenas dados descritos nos livros…
    Jon é filho da ASHARA DAYNE com o irmão mais velho do EDDARD, isso explicaria ele não ter herdado nenhum traço valyriano, já que a ASHARA era “mestiça”. E por favor, antes de falar baboseira à respeito de genética, alelos, genes rescessivos e predominantes lembre-se: ASOIAF é ficção, e regra aqui não é necessariamente regra lá, ou seja, JON pode até ser filho do R+L, mas em nenhum momento no livro aparecem evidências CONCRETAS disso, até onde sei, até o TYRION pode ter sangue do dragão. JON no trono pode ser meramente marketing, EDDARD “sentou” lá também e agora é rei da terra dos pés juntos, e sobre o RHAEGO me recuso a comentar…..SERIADO FAIL…..

  • Leia as partes I a III antes de criticar.

  • Gostei das teorias , e creio que seja isto mesmo,
    R + L = Jon

  • SERGIO

    BEM E ESSE AEGON NOVO?
    PODE SER NA REALIDADE FILHO DE RHAEGAR… MAS COM LYANA! LOOLOLOLOLOLOLO

  • Judah88

    Fácil achar óbvia a teoria depois de ler trocentos blogs na internet ¬¬
    Até pra testar isso perguntei pra outros 6 amigos que tinham lido e não viram nada na net se já tinham pensando nessa hipótese e nenhum deles sequer cogitou. A mente só foi clareada depois de entrarem aqui e ligarem os pontos.

  • Judah88

    Encontrei mais uma pista em um mapa de Westeros, não sei se ele vem junto com os DVD’s ou em alguma outro lugar, mas tinha ele como plano de fundo no PC e depois que notei o desenho na parte superior. Lá em cima do mapa as pilastras terminam em um arco, e esse arco é dividido, no lado direito, pela cor vermelha com um homem de cabelos compridos e louro-platinados, e no lado esquerdo e azul, jaz uma mulher de cabelo castanho e com uma coroa de flores na cabeça. Segue um link no qual eu achei o mapa de novo, analisem e tirem suas conclusões:
    h*ttp://www.broliant.com/2011/07/game-of-thrones-map-of-westeros*/
    (sem os asteriscos)
    http://www.broliant.com/2011/07/game-of-thrones-map-of-westeros/

  • Roberto

    No segundo episódio da 1° temporada, ao visitar a Lady Stark com o menino Stark na cama por conta da queda, a rainha disse que teve um filho com cabelos negros, esse menino foi acometido pela febre e morreu, mas ela nunca foi visitar a sua cripta… Será que esse menino morreu mesmo, ou será ele Jon Snow??

  • lidianycs

    Isso não existe nos livros.

  • Judah88

    Não exatamente assim Lidiany, mas, a não ser que esteja confundindo o livro com a série, acho que me lembro da Cersei falando que abortou quando esperava um filho legítimo de Robert. E não lembro qual personagem comenta que, caso nascesse a criança com cabelos negros, não haveria toda essa especulação em relação aos outros filhos serem ilegítimos. Naquele meu cometário abaixo você analisou o mapa?

  • lidianycs

    Exato, vc confundiu o livro com a série.

  • lidianycs

    Esses mapas foram feitos por fãs, não é nada oficial.

  • Judah88

    Vish, to vendo que está na hora de reler então, kkkk

  • Judah88

    Ah ta, pensei que ele viesse em um dos DVD’s. Valeu mesmo por tirar nossas dúvidas aqui.

  • Sam descobrirá e os dragões de Daenerys provarão, afinal eles sabem, e Jon Snow montará um, certeza.

  • Julio

    Se jon for um verdadeiro dencendente do trono de ferro eu não sei mas quero ver ele montado em um dragão e o fantasma correndo no chão

  • Luis Da Luz

    ???? E como vc explica a propria Danny nao se queimar a tacar fogo nela, no drogo, na maegi e nos ovos?

  • Luis Da Luz

    Meu, que foto bizarra essa ai viu rsrs

  • Luis Da Luz

    Difícil, muito difícil. Só vou acreditar no que o tio Martin puser nos livros,

  • Tem um post sobre isso, leia.

  • Juliana

    fooogo não machuca…. calor no metal sim……..
    tanto que o irmão da dany morre com ferro derretido na cabeça pela serie!!!

  • Nymeria Sand

    Quando assisti a série, sem ter lido o livro, achei que o menino poderia ser o Gendry. Até porque ele fala que lembra da mãe cantando pra ele e que ela tinha cabelo loiro. Achei que o Jaime ´podia ter dado um jeito de se livrar do menino por ser filho do Robert, mas como no livro não tem essa fala, esqueci a idéia.

  • Nymeria Sand

    Quando o Barristan está lembrando do torneio em Harrenhal, ele pensa em Ashara, que teve uma filhA, que nasceu mortA. Que por causa da dor de perder a criança e do homem que a desonrara em Harrenhal, ela se jogou da torre. Que se ele tivesse ganho o torneio, a teria coroado rainha do amor e da beleza e ela nunca teria olhado para o Stark.

    Acho então, que o Ned realmente engravidou a Ashara e por isso não quer que ninguém fale do assunto, mas que não é Jon o filho deles e sim uma menina que nasceu morta. Sou da opinião que Jon é filho da Lyanna com o Rhaegar.

  • Tatiza Feitosa Lima

    “Mesmo assim, por vezes, Dany conseguia visualizar os acontecimentos… Seu irmão, Rhaegar, combatendo o Usurpador nas águas sangrentas do Tridente e morrendo pela mulher que amava. “AGOT P26

    Este trecho ao menos comprova que ele estava apaixonado por ela só não temos algo claro sobre Jon ser filho dos dois e se ela também estava apaixonada por Rhaegar!

  • Vinicius

    O pessoal se atem muito a cor do cabelo, não necessariamente um filho de um targaryen com uma pessoa de outra Casa tem que ter cabelos louro – prateados. Temos como exemplo o Baelor quebralança, filho de Daeron II Targaryen e uma Martell e o Aegor Rivers (Açamargo) Filho de Aegon IV e uma Breken, que tinham cabelos negros e são descritos como tendo as caracteristicas das mães. Assim a cor do cabelo de Jon Snow não intefere em nada na sua possivel acendencia targaryen.

  • Vinicius

    Há ainda o Aegor Rivers (Açamargo) que era filho do Aegon IV e uma Breken, e ele tinha os cabelos negros, e há o Steffon Baratheon, pai de Robert, que era filho de uma Targaryen e de um Baratheon e tinha cabelos negros, portanto a cor pouco importa.

  • Talisson Santos

    De acordo com minhas Leituras e Releituras, JON SNOW além d ser Stark/Targaryen tudo indica q ele tbm pode ser a Reencarnação de Azor Ahai….
    Tenho mtas teorias a mostrar q tem mto sentido, falarei quando abrirem o tópico: Quem são os Pais de Jon Snow Parte V (5)

    Lidiany Estou na espera o

  • Talisson Santos

    Lembremos q Dany representa FOGO como já sabemos o JON “SNOW” Gelo…SNOW = Neve em Inglês

  • Talisson Santos

    Eu posso até estar enganado, mas tem umas pequenas partes q sugerem q SANSA seja filha de Mindinho. (Espero estar errado)

  • Talisson Santos

    PQ Canção de Gelo e Fogo? Simples: Dany Possui os Dragões de Fogo e Jon vai possuir os de Gelo (Spoiler contada pela VELHA AMA ao JON rsr).

  • Mauricio Moura

    Uma rápida pergunta 😀

    Se ele for msm filho de Rhaegar e Lyanna ele pode chegar ao trono de ferro?

    já que por sucessão direta ele seria o único herdeiro de Rhaegar

    E também isso me agradaria 🙂

  • Brenda Alexia Vitrio Elias

    o sobrinho de Danny é Aegon,eu soube spoilers dos proximos livros (estou lendo o 3º) ele foi criado como bastardo em um anvio ate descobrir sua verdadeira identidade.

    Os livros falam muito da semelhança física de Jon com seu pai, Ned Stark, que ele seria de todos os filhos o mais parecido com ele, então não colocaria o Jon como filho de outro homem, só fico muito em dúvida mesmo quanto á mãe dele.

  • Mauricio Moura

    Pessoal compre o box da 1 e 2 temporada em blu-ray que vem com a serie Game of Thrones History and Lore, já tinha visto alguns mais ñ todos quando fui olhar a historia de aerys(mad king aerys) contada sobre a visão de Robert Baratheon vi uma foto onde Rhaegar estava com Lyanna não parecia que ela estava sendo rapitada mais sim fugindo com rhaegar(ninguem acende uma tocha se estiver fugindo com uma pessoa rapitada)!

    Bem pode ser apenas uma paranoia(provavelmente) ou alguma super pista deixada por martin e os produtores da serie

    quem puder dar uma olhada e comentar sobre isso seria da hora:D

  • Mauricio Moura

    Desculpe a correção mais Catelyn Stark que fala sobre isso no 1 livro diz que todos os seus filhos puxaram aos Tuly(casa de Cat) ela diz que que jon puxara os traços do pai os traços de um stark assim como arya ou seja ela falou que parecia com os starks não com o ned especificamente ela cita que ele tem cabelos negro e olhos da cor do cabelo ou seja características também presentes em Lyanna(comuns em um stark)

  • Tah Diniz

    quando sai a próxima parte? haha

  • Judah88

    Mas mesmo sendo filho deles ele não deixa de ser um bastardo, portanto, a não ser que alguém o legitimasse, ele não pode subir ao trono.

  • Calvin

    É possível, mas pouco provável, afinal ele continuaria sendo bastardo. No entanto, há um tempo atrás vi uma teoria interessante: De que Rhaegar e Lyanna teriam se casado secretamente, o que tornaria o Jon Legítimo, e aquele com a maior pretensão depois do outro filho de Rhaegar. Isso seria possível porque como a poligamia já foi praticada pelos Targaryen (Aegon, o conquistador, casou-se com ambas as irmãs), em tese ela ainda seria permitida. Certo, eu sei que parece muito mirabolante, entretanto pra mim por enquanto é a única explicação para uma coisa, a Batalha da Torre da Alegria; não faz sentido que depois da morte de Aerys e Rhaegar, aqueles três guardas reais continuassem guardando Lyanna, no lugar de irem proteger o rei de direito, Viserys. Há não ser é claro que o rei de direito estivesse bem ali, dentro da torre.

  • Cintia Leal

    Espero que logooo! Essa teoria tá me deixando doida.

  • Leticia

    Eu acho que sou a unica que não quer que a lyanna seja a mãe do Jon :/

  • victor

    verdade

  • victor

    cara vcs n percebem ne…e o irmao de ned?por ser um corvo nao pod ter filhos…se vcs reparam no livro 1…quando robert vai ao castelo de ned…em um dos banquetes quando jon se embreaga sozinho o ben vai ate ele e puxa uma conversa…ate ai tudo bem…mas quando volta a falar com jon ele o xama de filho uma ou duas vezes..ai jon fica com raiva e sai do banquete…sera que eu percebi isso?
    calculem comigo…

    ned com outra mulher = jon

    lyanna com roberte = jon

    lyanna com o principe dragao =jon
    ou o irmao de ned com alguma mulher…

    mas tambem no livro 5 jon encontra uma karlstark que diz conhecer a mae dele….

  • Nos livros, Benjen é muito jovem para ser pai de Jon, observe a cronologia.

  • Day

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK nossa ri alto agora, por q vc teve a mesma imagem q eu cara!!! ele todo imponente montado no dragão e o fantasma la acompanhando tudo kkkk ADORO o fantasma, é um protagonista.

  • Day

    Pois é a única saída que vejo pra deter os Outros seria os dragões chegarem la e botarem fogo em tudo,estão tomando mto espaço ,enfim… tem q incendiar os mortos vivos

  • Tiago Muniz

    nao da pra fugir, dany ver na casa dos imortais uma flor azul na muralha, jon é a canção de gelo e fogo e dany é Nissa Nissa

  • Wanila Goularte

    Concordo! Jon é o Azor Ahai e a Dany é a Nissa Nissa!

  • Felipe Vieira

    Ae acho realmente que o Jon vai deslizar para dentro de um dragão, porém, aquele que acredito estar dentro da muralha: o dragão de gelo. Afinal, a última coisa que Jon sente é frio. É estranho o Martin enfatizar isso justamente no extremo (quase) norte, que é naturalmente frio.

  • Mariana

    Ja saiu a parte V ? É que ja faz tamto tempo que postaram essa e eu só vi agora, e pelo que olhei no site não achei a parte V

  • Sim, tenho mesmo que fazer, ainda não saiu 🙂

  • Mariana

    Obrigada, esperando anciosamente ><

  • Frodo Bolseiro

    então jon vai enfiar a luminífera no coração de danaerys