Matéria especial: A Dança dos Dragões, parte II

Share Button

Como prometido, segue mais um texto dedicado especialmente ao lançamento do quinto livro, A Dança dos Dragões.
No post anterior foi discutida a divisão de conteúdo do quarto e quinto livro feita por Martin e apresenta algumas curiosidades sobre o quinto livro (sem spoilers).
Da maneira como os livros foram divididos, alguns personagens que foram mostrados no livro três, A Tormenta de Espadas, retornam apenas no quinto livro, por isso, para relembrar o que aconteceu nos dois últimos livros e refrescar a memória para quem começará a ler o quinto livro, fizemos um breve resumo dos acontecimentos mais importantes dos dois últimos livros.

ATENÇÃO: o texto contém SPOILERS para quem ainda não leu A Tormenta de Espadas e O Festim dos Corvos.


A TORMENTA DE ESPADAS

Ao Norte e no Tridente

Robb perde grande parte das forças dos Stark e se encontra em uma situação delicada, Catelyn insiste para que seu filho recupere o apoio da Casa Frey. Robb negocia com Lorde Walder Frey e faz um acordo: Lorde Edmure Tully deverá casar-se com uma das filhas de Frey, Roslin, para reparar a desonra que Robb causou a família após casar-se com Jeyne Westerling. O casamento acontece nas Gêmeas com uma grande festa para todos os senhores e vassalos dos Stark, os Bolton e os Frey. Os músicos da festa são péssimos e mais tarde quando começam a tocar as Chuvas de Castamere, se revelam como soldados armados, unindo-se aos Boltons e Freys para matar todos os Starks, desprevenidos e bêbados. Um homem vestido com as cores dos Bolton mata Robb Stark gritando que Jaime Lannister lhe envia saudações. Catelyn mata um Frey e enlouquece. Grande parte dos senhores nortenhos são assassinados ou tomados como prisioneiros em um dos maiores acontecimentos de toda a saga: “O Casamento Vermelho”. Apenas duas pessoas escapam: Lady Maege Mormont e Lorde Galbart Glover, que Robb enviara a Atalaya de Águacinzenta em busca do apoio de Lorde Howland Reed. Arya através de Nymeria, descobre que sua mãe está morta e toma um barco para a cidade livre de Braavos usando a moeda que ganhou de Jaqen H’ghar.
Fonte.

No Sul e em Porto Real

Durante o casamento entre Margaery e Joffrey este é envenenado e morre em plena festa. Tyrion é preso, acusao de assassinato por Cersei e Sansa Stark escapa do castelo com a ajuda de Mindinho partindo para o Ninho da Águia. Mindinho confessa à Sansa que ele é o responsável pela morte de Joffrey. Cersei, convencida da culpa de Tyrion, manipula todos que pode para que testemunhem contra Tyrion.
Lorde Oberyn Martell de Dorne luta por Tyrion em um julgamento por combate contra Sor Gregor, “A Montanha Que Cavalga”. Oberyn é morto e Tyrion é condenado à morte, porém escapa com a ajuda de Varys e Jaime. Antes de fugir porém, Tyrion mata Tywin e Shae. Jaime envia Brienne com uma espada forjada a partir de Gelo para encontrar e salvar Arya e Sansa Stark.
No Ninho da Água, Lysa confessa a Sansa que foi ela quem envenenou o marido, Jon Arryn e culpou os Lannister a mando de Mindinho. Mindinho atira Lysa pelo portão da lua, e culpa o cantor Marillion pelo crime. 
No epílogo, Lady Catelyn Stark aparece ressuscitada como Lady Coração de Pedra, em busca de vingança pelo que fizeram no Casamento Vermelho.

No Norte, na Muralha e Para-lá-da-Muralha 
Bran e seu grupo conseguem chegar até a Muralha e são ajudados por Sam que lhe diz que alguém o aguarda em uma porta mágica para atravessar a Muralha. Bran e os demais cruzam a porta ao lado de Mãos Frias. Enquanto isso, Rickon segue com Osha e seu lobo gigante Cão Felpudo para o litoral. Jon retorna a Patrulha e luta contra os selvagens, a Patrulha da Noite sai vitoriosa, mas Ygritte morre na batalha.
O exército de Mance ataca pelo Norte e após perder as esperanças, a Patrulha consegue resistir graças a ajuda de Stannis e seu exército. Jon prende Mance e toma o Berrante de Joramun. Sam e Goiva chegam a Castelo Negro e então Jon é eleito o novo Lorde Comandante da Patrulha da Noite.

No Leste 
Após passar por Qarth, Daenerys Targaryen se dirige até a cidade livre de Pentos para reencontrar Ilyrio Mopatis. Durante a viagem de navio, sor Jorah Mormot convence Dany a fazer uma parada na Baía dos Escravos para reunir um exército e conquistar os Sete Reinos. Em Astapor, Daenerys consegue os Imaculados e derrota as cidades de Astapor e Yunkai. Enquanto cerca Meereen, descobre a verdadeira identidade de Arstan Barba-Branca; ele é Barristan Selmy, o Ousado, e o perdoa por ter servido durante o reinado do Usurpador. Também descobre que sor Jorah Mormont, enviava informações sobre seus passos a Varys. Daenerys o exila e decide ficar em Meereen para governar antes de viajar rumo aos Sete Reinos.

O FESTIM DOS CORVOS

Porto Real
Cersei faz um acordo para restaurar a Fé Militante, envia Sor Loras para um ataque a Pedra do Dragão. Loras é gravemente ferido em batalha.
Margaery e Cersei lutam pelo poder em Porto Real, as duas são acusadas de adultério e outros crimes e são presas.
Terras fluviais
Jaime tenta restabelecer a ordem e controle real na região devastada pela guerra. Ele recebe uma carta de Cersei pedindo ajuda, ele queima a carta e ignora o pedido.
Brienne continua sua busca por Sansa e é capturada pela Irmandade Sem Estandartes e condenada à morte por Coração de Pedra, que promete libertá-la se ela concordar em encontrar e matar Jaime Lannister. Brienne recusa e é enforcada juntamente com seus companheiros, enquanto está sendo estrangulada, ela grita uma palavra.
No Ninho da Águia
No Ninho de Águia, Sansa interpreta a filha bastarda de Petyr, Alayne, amiga do jovem Robert Arryn. Mindinho revela que ele irá casar Sansa com Harrold Hardyng, herdeiro de Robert, quando Robert morrer, Sansa irá revelar sua verdadeira identidade, e recuperar Winterfell.
Ilhas de Ferro
Nas ilhas de Ferro, Aeron Damphair convoca uma assemléia para definir o sucessor de Balon Greyjoy como rei das ilhas de Ferro. A disputa ocorre entre Victarion Greyjoy, Asha e Euron Greyjoy, o exilado “Olho de Corvo”, que é escolhido como rei devido à sua promessa de que ele pode controlar os dragões. Euron envia seu irmão Victarion para propor uma união entre ele e Daenerys Targaryen em seu nome, mas Victarion planeja traí-lo e se casar com ela.
Dorne
Em Dorne, Doran Martell é confrontado pelas oito filhas de Oberyan Martell que querem justiça pela morte do seu pai. Arianne Martell planeja coroar Myrcella Baratheon como rainha de Westeros e é frustrada por Doran. Myrcella é atacada, fica com o rosto desfigurado e Sor Arys morre, durante a fuga planejada por Aryanne. Apesar de irritado com sua filha, Doran revela a que há muito tempo ele planeja sua vingança e que seu irmão, Quentyn foi para o leste para trazer vingança com “Fogo e Sangue”.
Vilavelha / Cidadela
No prólogo, Pate, um jovem aprendiz na Cidadela em Oldtown, está estudando para se tornar um Meistre. Ele rouba uma chave importante para um depósito de livros e registros, a pedido de um estranho em troca de uma recompensa, depois de receber a recompensa ele morre envenenando. No final do romance, Samwell Tarly chega na Cidadela para começar seu treinamento, onde ele conhece uma colega aprendiz que se apresenta como “Pate”.
No Leste
Chegando em Bravos, Arya Stark vai para o templo dos assassinos conhecidos como os Homens Sem rosto. Arya torna-se uma aprendiz e tenta joga todos os seus tesouros na água (exceto sua espada, Agulha) ela mata Dareon para abandonar Patrulha da Noite e seu irmão jurado, Samwell Tarly. Sam e Arya encontram-se rapidamente sem saber um do outro. Após o assassinato de Dareon, ela admite que foi “Arya” que cometeu, e toma um copo de leite quente como punição. Depois de beber, ela acorda na manhã seguinte cega.

Texto baseado em A Tormenta de Espadas e A Feast for Crows.

Espero que o resumo ajuda na leitura e aguardem que ainda publicaremos mais posts especiais sobre A Dança dos Dragões.

Share Button

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados