Game Of Thrones: a série mais pirateada de 2012

Essa tirinha incrível do Oatmeal
revela o por que de números tão altos.
Veja completa aqui.
Foi divulgada nesta semana, no site da revista americana Forbes, uma notícia revelando que os episódios da segunda temporada de Game Of Thrones exibidos até o momento já foram baixados mais de 25 milhões de vezes via torrent. O maior pico de downloads ocorreu no dia 30 de abril quando um episódio foi baixado mais de 2.500 vezes em apenas um dia.
No ano passado, a série ficou em segundo lugar como a mais pirateada de 2011, perdendo por muito pouco apenas para a 6ª temporada de Dexter. Mas o gráfico abaixo da Big Champagne, mostra que a segunda temporada vem superando o número de downloads dessa mesma temporada de Dexter. Apesar de ter menos episódios por temporada, o cálculo é feito por episódios e não por toda a temporada, com isso a série provavelmente será a mais pirateada de 2012 mesmo com a estreia da próxima de Dexter.
Lembrando que essas informações levam em consideração apenas os downloads via torrent, não são considerados outros canais de downloads ou os facilmente disponíveis streamings online.
Downloads via BitTorrent ao longo do tempo, a contar da primeira aparição de episódios da nova temporada em trackers de BitTorrent. Fonte: Big Champagne.

Em um outro artigo também na Forbes, a HBO é responsabilizada por esses números, pois nos EUA é possível Game Of Thrones apenas pelo canal ou pela HBO GO (se você tiver uma assinatura a cabo), a série não está disponível pelo Hulu ou NetFlix e o iTunes somente exibe a primeira temporada. 

Para os milhões de americanos que não assinam a HBO, ou que não podem mesmo assistir a programas na TV, isso significa que não há nenhuma forma legal de assistir Game of Thrones. Se você apenas assistir TV em seu notebook, não há condições de pagar US $ 50/mês para TV a cabo e outros US $ 15/mês para a HBO. Erik Kain – Forbes.com

Além do alto preço que se precisa pagar para assistir o programa, fora dos EUA e especialmente aqui no Brasil, simplesmente não existem outras opções além do canal. Como foi citado em outra reportagem da Forbes, a opção da HBO GO simplesmente não existe fora dos EUA e aqui definitivamente não há nenhuma opção de ver os episódios legalmente em qualquer lugar fora da TV.

Depois de ler essas notícias, imediatamente lembrei das muitas reclamações sobre a legenda e dublagem da HBO Brasil que são postadas aqui no blog e facebook a cada episódio exibido e que muita gente já afirmou que prefere ver o episódio com a legenda feita por fãs (aqui no Brasil pelo grupo DarkSide). Para fazer uma avaliação, fui ao LegendasTV uma das maiores fontes de legendas feitas por fãs do Brasil e não houve nenhuma surpresa ao observar o ranking de legendas mais baixadas da semana.
Top da Semana em 15.05.2012

Justamente a legenda do sexto episódio de Game Of Thrones, exibido no último domingo 06.05. Isso mostra perfeitamente que a série está entre as mais pirateadas tanto nos EUA quanto aqui e talvez no mundo todo.

Nesta temporada, a HBO Brasil e LA inovou em exibir os episódios simultaneamente aos EUA, o que já coíbe uma parte da pirataria, visto que não foi preciso esperar semanas ou meses para ver a nova temporada, como acontecia com muitas séries famosas aqui no Brasil. Porém, para diminuir esses números apenas essa medida é insuficiente, pois tanto nos EUA quanto aqui, paga-se um preço alto por TV a Cabo, com muitos canais que simplesmente não tem bom conteúdo e para assinar canais bons como a HBO é preciso desembolsar uma boa grana (que muita gente mesmo sendo fã da série não tem). Além disso, muitos simplesmente não tem tempo para ver quase nada na TV, acompanhar programação diária e semanal e acha um desperdício manter a assinatura de um monte de programas que não irá assistir. Porém, a grande maioria do público que gosta de séries como GoT tem acesso a internet e tem condições de 1 – ver o episódio online, 2 – pagar pela exibição de um único episódio ou de assinar um único canal. Em minha opinião seria simplesmente maravilhoso que esses canais entendessem que o mundo mudou e esses números são uma prova real de que a TV não é mais uma fonte única e exclusiva de entretenimento. A Internet hoje possibilita que cada pessoa escolha o que e quando assistir, só resta a esses canais entrarem nesse meio o mais rápido possível e disponibilizarem esse tipo de conteúdo o quanto antes universalmente. Tenho certeza de que muitos prefeririam pagar uma quantia justa para ver a série online(sabendo que estaria contribuindo para mantê-la no ar) do que simplesmente baixá-la gratuitamente, caso existisse essa primeira opção.

*Como vocês já devem saber, por questões legais não divulgamos em nenhum canal do Game Of Thrones BR links para downloads ou streaming. Esperamos que entendam que essa não é uma medida hipócrita ou inútil, apenas tentamos nos manter dentro da lei, evitando, entre outras coisas, que retirem o site do ar.
E vocês o que acham de todas essas informações?

Dica do leitor: Jozueh Lynhares.
Colaborou: Victor Caio Ramos.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados