Quem é Azor Ahai?

Azor Ahai foi um herói lendário que viveu há cerca de oito mil anos antes da chegada de Aegon. Diz-se que durante o meio da Longa Noite, Azor Ahai ergueu-se, enfrentando os Outros e derrotando-os empunhando a sua espada de fogo, chamada Luminífera (Lightbringer). 

Azor Ahai e sua esposa, Nissa Nissa




A Luminífera

A escuridão pairava sobre o mundo e um herói, Azor Ahai, foi escolhido para combatê-la. Para combater a escuridão, Azor Ahai precisou forjar uma espada digna de um herói. Ele trabalhou por trinta dias e trinta noites, até que foi feito. No entanto, quando ele foi mergulhá-la na água, a espada quebrou. Ele não era de desistir facilmente, então ele começou tudo de novo. Na segunda tentativa ele levou 50 dias e cinqüenta noites para fazer a espada, ainda melhor que a primeira. Para testá-la desta vez, ele capturou um leão e mergulhou a espada em seu coração, mas mais uma vez o aço foi quebrado. Tentou pela terceira vez, com o coração pesado, pois ele sabia de antemão o que devia fazer para terminar a lâmina, ele trabalhou por uma centena de dias e noites até acabar. Desta vez, ele chamou sua esposa, Nissa Nissa, e pediu que ela desnudasse os seios. Ele então cravou a espada em seu peito, e sua alma combinada com o aço deu origem à Luminífera.

Quando o mundo estava mergulhado em escuridão, Azor Ahai decidiu forjar a espada dos Heróis: Luminífera. Duas vezes ele tentou, e duas vezes a espada quebrou. Ele decidiu forjar uma terceira vez. Este puxou a espada do fogo e espetou no coração da sua esposa Nissa Nissa a espada. O sacrifício dela deixou o seu espírito unir-se à espada e criou Luminífera, a Espada Vermelha dos Heróis.



O Príncipe que foi prometido

De acordo com a profecia proveniente de Asshai, que tem mais de cinco mil anos, Azor Ahai deverá para renascer novamente como “O Príncipe que foi prometido para desafiar os Outros”. A profecia afirma que “quando sangra estrela vermelha, e as trevas se reúnem, Azor Ahai deve nascer de novo em meio a fumaça e sal para acordar os dragões de pedra.” Isso deverá ocorrer após um longo verão, quando uma escuridão, o mal frio, cair sobre o mundo. Diz-se que “O Príncipe que foi prometido”, empunhando a Luminífera mais uma vez, vai lutar contra os Outros, e se ele for derrotado, o mundo perecerá junto com ele. 


Assim está escrito na profecia também: Quando a estrela vermelha sangrar e a escuridão aproximar-se, Azor Ahai irá renascer no meio do fumo e sal e acordar os dragões feitos de pedra. 



Luminífera = Alvorada? 
Alguns indagam também que a Luminífera pode ser na verdade a Alvorada, espada que pertence à Casa Dayne. Ela foi forjada a partir de um meteoro que caiu na terra, e foi devolvida por Ned para Tombastela (Starfall) depois da morte de Arthur Dayne.

Um fato que contradiz essa hipótese é o de que a Luminífera é descrita como uma espada vermelha enquanto a Alvorada seria “branca como o leite”.




AVISO: A PARTIR DAQUI O TEXTO CONTÉM SPOILERS




Possíveis Identidades 
Stannis Baratheon – De acordo com Melisandre, Stannis é Azor Ahai renascido. Ele é “renascido” no meio da fumaça, numa cerimônia em Pedra do Dragão. Ele empunha uma espada de fogo que clama ser a própria Luminífera, mas quando ele vai à Muralha, Meistre Aemon dá a entender que aquela é uma espada falsa pelo fato dela não emanar calor e ter cheiro de aço queimado.

Beric Dondarion – Quem leu o terceiro livro tem motivos para acreditar que Beric Dondarion é Azor Ahai renascido, pelo próprio fato de ele ter renascido várias vezes e por brandir uma espada flamejante. Além do mais, Beric tem um sacerdote de R’hllor a seu serviço, Thoros de Myr, e sua primeira “ressurreição” se deu praticamente no mesmo período em que o cometa surgiu em Westeros.

Rhaegar Targaryen – Em sua juventude, Rhaegar pensou que ele mesmo poderia ser Azor Ahai renascido. Mas na “Casa dos Imortais”, quando Daenerys tem a visão de seu irmão e sua esposa, Elia, ela escuta ele dizer que seu filho, Aegon, é o “Príncipe que foi prometido”.

O homem tinha o cabelo do irmão, mas era mais alto, e os seus olhos era de um tom escuro índigo e não lilás.
– Aegon – disse ele para uma mulher que amamentava um recém-nascido numa grande cama de madeira – Que nome é melhor para um Rei?
– Fareis uma canção para ele? – Perguntou a mulher.
– Ele já tem uma canção – respondeu o homem – é o príncipe que foi prometido, e é sua a canção de gelo e fogo.


Daenerys Targaryen – Após Sam dizer a Meistre Aemon dos rumores sobre Daenerys e seus dragões, Aemon pensa que Daenerys é a líder profetizada. Ela nasceu durante uma tempestade em Pedra do Dragão, e acordou os dragões dos ovos petrificados (os “dragões de pedra”). Penso também que os dragões podem ser a própria Lightbringer, pois se for traduzir o nome da espada para o português livremente, terá algo como “Portador da Luz”, o que pode muito bem ser aplicado ao fogo de Drogon, Viserion e Rhaegal. 

Existe uma passagem interessante do segundo livro que fortalece essa teoria de que Dany seja a “portadora da luz”. Na Casa dos Imortais, ela tem uma visão: 

Brilhando como o por do Sol, uma espada vermelha foi erguida na mão de um Rei com olhos azuis que não tem sombra…Mãe de Dragões…Destruidora de Mentiras 


O rei de olhos azuis e sem sombra, só pode ser Stannis Baratheon, visto que Melisandre dá vida a sombras com a sua forma.

E a última parte diz que a “Mãe de Dragões” (Daenerys), deverá destruir essa mentira. Ou seja, isso nos faz supor que Stannis não é Azor Ahai e que Daenerys deve colocar um fim nessa farsa. Mas isso quer dizer que ELA é a prometida? Não necessariamente, mas é um ponto forte a se considerar…

Victarion Greyjoy – Durante uma viagem por mar, seu braço é curado por Moqorro, um sacerdote de R’hllor. Este diz que vê um grande futuro para Victarion a serviço do “Deus Vermelho”. O braço de Victarion fica mais forte do que nunca esteve, e, aparentemente, passa a fumegar quando ele se move. É dito também que ele bateu em sua esposa até a morte, o que pode ser uma possível referência à Nissa Nissa.

Jon Snow – No quinto livro, Melisandre só consegue ver Snow em suas chamas, e o patrulheiro passa também a ter sonhos onde ele enfrenta os Outros com uma espada flamejante. Se ele for mesmo filho de Rhaegar Targaryen, é possível que seja o “Príncipe prometido” citado pelo pai…

Bran Stark – Outro candidato a Azor Ahai é Bran que já está no norte. O seu renascimento de sal e fogo pode vir a ser quando ele emergiu das catacumbas de Winterfell e surgiu na ruínas queimadas após a chegada de Ramsay Bolton.

Existe a lenda de que havia um dragão adormecido debaixo de Winterfell por centenas de anos. Durante um sonho de Bran na pele de Verão, este vê quando Winterfell está sendo queimada, e vê uma serpente alada a sair da fumaça. Este pode não ser o dragão propriamente dito, é possível que seja apenas uma interpretação de Verão para o cometa que brilha no céu.

Na mesma passagem, Osha faz um comentário aleatório, que pode ser uma frase inocente mas que também pode ser um pista escondida por GRRM, vai saber…


We made enough noise to wake a dragon.

Davos Seaworth – Davos renasceu literalmente do fogo e sal, depois da batalha de Blackwater. Mas ele não parece que venha acordar muitos dragões. (Até agora.)
Mas isso podia explicar porque Melisandre pensa que Stannis é Azor Ahai. Ela pode ter visto mal… Em vez de ver Davos, viu Stannis, o homem que está a frente dele… 



Luminífera = Gelo?
Depois da execução de Eddard Stark, a espada longa que pertencia à ele, Gelo foi dada ao carrasco que executou a sentença, Sor Ilyn Payne. Mais tarde, ela foi reforjada à mando de Lorde Tywin Lannister que presenteou com as duas lâminas originadas da primeira o filho Jaime e o neto, Joffrey Baratheon.
Joffrey nomeou a sua espada como “Lamento da Viúva” (Widdow’s Maker) e Jaime colocou na sua o nome de “Cumpridora de Promesas” (Oathkeeper), logo depois entregando-a para Brienne de Tarth que saiu à procura das filhas de Catelyn Stark.


O principal motivo para se cogitar essa possibilidade é um sonho que Jaime tem no terceiro livro:

Enquanto dormia com a cabeça apoiada em um tronco, Jaime sonha que ele está em sua casa, no Rochedo, e que ele tinha suas duas mãos. Então ele percebe que está cercado por uma dúzia de figuras altas, trajando vestes que escondem seus rostos e com lanças nas mãos. Elas levam-no para as profundezas do Rochedo, e lá ele vê Tywin, e Cersei, e Joffrey. Quando ele se pergunta que lugar é este,  uma voz ecoando lhe responde “O seu lugar”. A voz  era de todos os Lannisters desde Lann, o Inteligente.  E os outros viravam-se para sair, embora ele pedisse-lhes para não que não o deixassem sozinho no escuro. E então Brienne aparecia, nua e acorrentada, implorando para que lhe corte as correntes, e ele o faz. Em seguida,ele ouve Cersei clamando: “As chamas vão queimar enquanto você vive”, e “Quando elas morrerem, você também morrerá”.. Depois que ela sai, seis cavaleiros se aproximam: Oswell Whent, Jon Darry, Lewyn Martell, Gerold Hightower, Arthur Dayne e Rhaegar Targaryen. Brienne diz que ela fez um juramento para mantê-lo seguro, e Arthur Dayne responde que “Todos nós fizemos juramentos”. Então, os outros antigos membros da Guarda Real o acusam de falhar em seu dever, e Rhaegar diz que ele havia confiado nele para manter sua esposa e filhos em segurança, e então as chamas começam a desaparecer até que apenas a espada Brienne está em chamas e os fantasmas estão correndo em sua direção. Ele grita e acorda.

Isso pode ser uma pista falsa de GRRM pra nos fazer acreditar que Jaime ou Brienne possam ser a ressurreição de Azor Ahai. Ou é possível que eles sejam, de fato. Seria interessante e controverso que uma espada chamada “Gelo” fosse na verdade “A espada flamejante dos heróis”. Outro fato que reforça essa teoria é o fato de que o ferreiro que forjou as espadas notou labaredas nas lâminas, e não conseguiu repetir esse efeito por mais que tentasse. 


Outras Teorias
Circulam na net rumores de que Azor Ahai pode ser na verdade um coletivo de pessoas e não só um único ser. Nesse caso, seria possível que os prometidos fossem Jon, Daenerys e o Príncipe Aegon (supondo que ele tenha sido trocado por outro bebê durante a guerra e tenha sobrevivido ao ataque e supondo que Jon seja mesmo um Targaryen) ou até mesmo a Patrulha da Noite, que enfrenta os Outros. 


Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Seria legal se a Luminífera fosse a Gelo mesmo e acabasse na Casa Stark de algum modo, aí como seu aço foi dividido em duas lâminas seria como se existisse duas Luminíferas (faz sentido? o.O'), uma caia nas mãos de Azor Ahai, e uma de um ´”líder” dos Outros para dificultar um pouquinho mais kk. Quanto a Azor Ahai, acho que pode ser qualquer um, todas as possibilidades são especulações, e dependendo da interpretação pode ser até o Sam (por que não? ele matou um Outro), ou Theon, Arya, Rickon… E ainda tem mais dois livros, aé lá GRRM pode fazer muitas outras renascenças e acordar muitos outros dragões kkk

  • Muitos acreditam que Daenerys é o fogo e que Jon Snow é o gelo, e acham que eles vão terminar juntos a série. – Minha teoria desde o começo!!!

  •  Adorei sua teoria e seus argumentos, mas acho que precisamos considerar o Jon também sim. Ou então outra coisa que me lembra muito Avatar pode acontecer: quem são os pais de Jon e o que aconteceu com a mãe do Zuko? HEHE Porque se o fim do Jon no 5º livro foi aquilo mesmo, porque tanto mistério por tanto tempo?

  • Lidi pelo visto não é muito fã do Jon Snow tbm rsrsrsrs
    Eu não consigo gostar dele de jeito nenhum e espero realmente que nunca passe nem perto do Trono xD

  • Mas ele pode voltar a vida, e acredito realmente que isso venha a acontecer ou Martin não daria tanta visibilidade para o personagem, mas isso não quer dizer de jeito nenhum que ele seja Azor Ahai, se não todo mundo que voltar a vida vai poder ser o “príncipe prometido”… Vou até lançar uma teoria sobre a Lady Stoneheart kkkkkkkkk

  • Eu até que gostava da história dele, torci pra ele ficar com Ygritte, mas dps acho que ele ficou muito boring rsrsrs
    Espero que ele não mate a Dany, acho essa teoria furada, mas queria ver Dany matá-lo ASUHAUSHS

  • WFT?! tá aí uma coisa que eu não tinha pensado! Shaushuashus Mas sou suspeita pra falar tbm pq detesto essa teoria, 1º por falar que a Dany vai morrer e 2º pelo cara mais chato e sem sal virar no final o “grande salvador” e matar minha personagem favorita!

  • eu acho q realmente Jon e Daenerys sejam Azor Ahai e terminem como um casal, ja q os votos do Jon Snow ja terminaram 

  • No começo tambem achava isso mais hj acredito que esse final seja pouco provavel.
    Ainda axo que Jon seja Azor Ahai mais Daenerys se sacrificar para forjar luminifera nao faz o perfil dela, alem dela nem saber da existencia dos outros.

    Jon é o unico da saga a cuja principau preocupaçao e deter os outros, até a propria patrulha da noite esta mais preocupada com os selvagens do que com os outros.

    Penso que seria mais facil ele se apaixonar por Val ja que os dois parecem ter uma certa afinidade, e como ela eh uma selvagen ela sim poderia ser o sacrificio necessario para a forja de luminífera

    O unico modo de uma mudança para que o reino perceber a existencia dos outros seria se a muralha caisse, oque eh possivel ja que o berrante de mance não era o Berrante de Joramun.

    Outra coisa que percebo eh o termo “acordar os dragoes” presente na professia de Asshai que todos pensao que Daenerys os “acordaram” quando os fez nascer pode ser interpretado tambem como doma-los para lutar contra os outros.

    Um fim bom para mim seria Jon sendo Azor Ahai e apos derrotar os Outros se tornar o Rei-para-lá-da-Muralha. Em westeros Daenerys se casa com aegon e retoma a dinastia Targeryan

  • Mari

    Pensei em uma coisa outro dia, não sei se pode ter a ver. Bom, no nacimento de Daenerys, Tyrion e Jon (levando em consideração que Jon é filho de Lyanna) as mães morreram dando a luz. Ambos Tyrion e Daenerys nasceram em cidades costeiras. Poderia ser a morte das mães um paralelo a morte de Nissa Nissa? Bom, não acredito muito nisso. Mas achei interessante compartilhar, quem sabe alguém não consegue encaixar melhor as coisas ? Bom, como diz a Dany, o dragão tem três cabeças.

  • Pra mim, Jon é o Azor, os dragões da Dany a luminífera e nisso dará a Canção deGelo e Fogo. Jon vencendo os Outros com a ajuda da Dany e esta conquistando Westeros. O dragão tem 3 cabeças, Jon, Dany e Aegon.

  • Kellin Godoi de Andrade

    Mas o Jon não é realmente um bastando, se você levar em consideração que sua mãe é a Lyanna e seu pai Rhaegar. Em nenhum momento o Ned fala que o Jon é o filho dele. Pra Caty ele diz que ele é do sangue dele, e é isso que importa.

  • Kellin Godoi de Andrade

    Poxa to gostando bastante de ler as teorias do pessoal aqui. Acredito também que o Jon é Azor Ahai renascido, e acredito que ele tem alguma relação com a Dany. Aliás, quando li essa coisa do Jon ter que fundir a luminífera no coração da Dany tiver certeza que era isso mesmo, apesar não curtir essa possibilidade rs. Mas tava divagando com um amigo meu sobre a possibilidade do Jon ser um Targaryen (caso sua mãe seja mesmo a Lyanna e seu pai Rhaegar), e meu amigo sugeriu uma coisa meio maluca mais plausível: o Jon vai ser um dos caras que montarão um dos dragões da Dany, e talvez ele utilize sua capacidade como warg para fazer isso. Eu não acho que o Aegon seja um Targaryen, acho que ele deva ser um Blackfire. Seria legal se o Tyrion montasse um dragão igual um colega sugeriu ali embaixo, mas a Dany recebe o conselho daquela mulher que aparece nos jardins dela para não confiar no leão… enfim. Mas seria massa o Tyrion, o Jon e a Dany nos dragões. Os melhores personagens, montando dragões.

  • Ju

    Eu acho que as profecias sempre levam ao mesmo ponto gelo e fogo.

    Li algumas reportagens e nosso tio Martin falou que a historia do nascimento de Jon seria revelado nos 2 próximos livros , e é meio Luke Skywalker… que assistiu Star Wars já teve a sua resposta… No nascimento De Luke e sua irmã gêmea, para fugir das garas dos “tiranos” eles são separados, o menino é levado para casa para ser criado como filho legitimo de seu tio. Para mim isso já responde muito, e eu acho que Jon é realmente filho de Rhaegar e Lyanna. Porque essa Historia de rapto está muito mal contada. ( Em todas as passagens de Dany no livro quando fala do irmão Rhaegar e de sua morte ela fala que o irmão morreu por amor no Tridente e os unicos que falam do rapto é Robert, por motivos Obvios).

    Na casa dos imortais eu acredito que a mulher que a Dany viu com Rhaegar era Lyanna e não Elia. ( porque que raios Rhaegar ia cantar a canção de gelo e fogo para o seu filho com Elia)outra coisa ele fala:

    – Aegon – disse ele para uma mulher que amamentava um recém-nascido numa grande cama de madeira – Que nome é melhor para um Rei? isso é uma pergunta, ele não está afirmando que o nome é realmente Aegon, que por motivos obvios não poderia colocar outro nome como Jon….pq senão o livro ia acabar…rsrs
    – Fareis uma canção para ele? – Perguntou a mulher.
    – Ele já tem uma canção – respondeu o homem – é o príncipe que foi prometido, e é sua a canção de gelo e fogo.

    ( outra coisa que percebi é que na serie eles mudam muitas coisas em relação aos livros , para esconder o obvio, pq se eles fizessem a casa dos imortais com os reais personagens, nos iriamos ver antes da hora o desenrolar da História, nos livros nós só imaginamos. E ai eles fizeram o que com a casa dos imortais na serie, levaram Dany para a muralha- o que indica que ela vai para lá conhecer o Jon – e colocaram ela na tenda com Drogo e seu Filho morto ( isso não tem nos livros, o que tem é que ela vai achar uma rosa crescendo na muralha) para mim isso significa um simbolismo que ela não vai ter Drogo e seu filhos morto de volta, mas ela pode achar um novo marido e um novo filho na Muralha. Outro simbolismo ” Quando o sol nascer a oeste e se pôr no leste, Quando os mares secarem e as montanhas forem sopradas pelo vento como folhas, Quando o seu ventre estiver pronto a ganhar vida e der à luz um flho vivo. Então ele voltará, e não antes…” foi o que a Bruxa falou para Dany. Isso pode significar também que ela poderá ter outro filho na muralha, quando o sol nascer a oeste ( a oeste da muralha). Tem a passagem da casa dos imortais que fala de uma criança de 3 anos ( pode ser um futuro filho da Dany )

    Eu acho que a interpretação dessa profecia assim: Quem sempre protegeu a muralha e manteve os outros afastados? a guarda da noite e os Starks que descendem dos Primeiros Homens. Sendo assim pq o Príncipe prometido, não poderia vir da linhagem dos Starks e ainda mais sendo Comandante da patrulha da noite. Por outro Lado Dany acordou os dragões de pedra em meio as cinzas, sob o cometa vermelho que anuncio a chegada dos Dragões.

    Acredito também que Gelo é a espada Luminífera pq Gelo é uma espada muito antiga desde os Primeiros Reis do Norte, que descendem dos Primeiros Homens, com isso pode ser sim a espada para combater os outros. E porque ela foi dividida em 2? logo em 2…para 2 pessoas empunharem ela, e destruírem os outros?

    Aí a minha conclusão é a seguinte:

    Eu acho que a ameaça dos outros vai chegar nos ouvidos da Dany, ela vai para a Muralha com os Dragões, encontra com Jon, que é o príncipe prometido e descobre nele o grande amor e sua alma gêmea e se une a ele para matar os outros. na verdade eu acho que Dany( A filha da tormenta, a não queimada ) é Nissa Nissa renascida, e por isso a espada foi dividida em 2, para cada um empunhar a sua. E assim eles cumprem a profecia e destroem os outros com o fogo dos Dragões, e aja fogo para esse monte de outros que tem…rsrs.

    A historia de matar a esposa é mais um simbolismo, ela pode ter sacrificado a vida para ajudar ele, e agora ela volta para acabar com o mal de vez junto com ele… sei lá….

    E ai gostaram da minha verão, pq eu realmente acredito nela…kkk

    Será que eu descobri o final do livro…kkk

  • Ju

    Eu também acha que é Lyanna, são só profecias não quer dizer que ele estava realmente, pq ele tecnicamente já estava morto ou morrendo no momento do parto… pode ser ele em “espirito”. Pq ela também morreu no parto. eu coloquei a minha teoria lá em cima.

  • Tem mais um detalhe que passou despercebido… Quando drogo morre, Dany vai pro meio da fogueira junto com o corpo de drogo e os ovos de dragões de pedra. Isto poderia representar o sacrifício de Nissa Nissa, pois foi neste momento que ela ressucitou os dragões.

  • bruna

    nuss pode ser nunca pensei nisso

  • Fabiana R. Corrêa

    ADOREIIIIII

  • brun

    Olha para todos os efeitos Jon e sim um bastardo pois se ele e filho de Rhaegar é um filho ilegitimo ja que Rhaegar n se casou com Lyanna

  • Fred Sakata

    Acredito que o Jon seja o Azor, e isso se concretizará no próximo livro. #SPOILER# Jon é teoricamente morto no “Dança”. Minha teoria é que Melissandre ressuscitará Jon através dos poderes do Deus Vermelho, a exemplo do Lorde Beric, e ele renascerá através do fogo e sal… Quanto a luminífera, acredito que esteja relacionada com a Dany, e que o encontro dos dois, e principalmente de Fantasma com os Dragões, seja peça fundamental na “Canção de Fogo e Gelo”… Também sou adepto da teoria de que Jon é filho de Lyanna e Rhaegar, o que o tornaria filho do fogo e do gelo. Mas isso é só uma teoria.rss

  • Caíque Reis

    Acredito que a “Lightbringer” seja a “Night’s Watch” (vide o juramento deles: “Night gathers, and now my
    watch begins. It shall not end until my death. I shall take no wife,
    hold no lands, father no children. I shall wear no crowns and win no
    glory. I shall live and die at my post. I am the sword in the darkness. I
    am the watcher on the walls. I am the shield that guards the realms of
    men. I pledge my life and honor to the Night’s Watch, for this night and
    all the nights to come.”) e que o Azor Ahai tenha sido seu primeiro comandante (não tenho idéia se as datas batem). O atual Azor Ahai para mim é o Jon Snow, ele
    não só pode ter morrido no fim do quinto livro, como pode ser
    ressuscitado por Melisandre (o que o libertaria do juramento que fez), e niguém sabe realmente como foi a destruição de “Hardhome” (sabe-se que foi semelhante à da antiga Valirya – o que pode ser uma indicação de estar relacionada aos dragões, havendo assim a possibilidade de mais deles despertarem). Uma outra coisa que me intriga é o fato do Bran voar (eu não sei se isso já aconteceu, afinal ele “wargou” em um corvo), há quem diga que ele voará em um dragão – nesse momento não me refiro ao “dragão” adormecido de “Winterfell” ou um dos de Dany, mas sim a um “dragão de gelo”, elemento de uma outra narrativa, a qual tem cunho infantil, do Martin que poderia ser incluso nessa, sendo o Bran a o despertar. E aí gente o que acham?

  • Fred Sakata

    Acho q o Jon pode nao ser bastardo…. Elia foi morta em porto real, depois dan morte dela Rhaegar pode ter casado com Lyanna, o que legitimaria o Jon quando ele nasceu…