Explicando “A Casa dos Imortais”

Esse post contém SPOILERS referentes aos livros 1, “A Guerra dos Tronos“, 2 “A Fúria dos Reis“, e 3 “A Tormenta de Espadas“. Também contém spoilers sobre a segunda temporada de Game Of Thrones.

 



ATUALIZAÇÃO: as discussões desse texto são em grande parte teorias, já que nem tudo é claro e explicado em Game Of Thrones. Logo vocês podem discordar, confrontar e discutir todas as teorias aqui apresentadas! Fiquem à vontade.

No segundo livro, Daenerys passa pela Casa do Imortais, ela ouve e vê muitas coisas. Algumas são profecias, algumas reflexões sobre o seu passado, alguns futuros que nunca acontecerão. Vamos dar uma olhada, a partir de citações nas páginas 450-455 do livro 2.

 

1

 

“Numa sala, uma bela mulher estendia-se nua no chão enquanto quatro homenzinhos rastejavam por cima dela, Tinham caras pontiagudas de ratazana e mãozinhas cor-de-rosa, como o criado que lhe tinha trazido o copo de sombra da tarde. Um deles subia e descia entre as suas coxas. Outro atacava seus seios, mordendo seus mamilos com a boca úmida e vermelha, rasgando e mastigando.”
Acredita-se que essa citação se refira a Westeros, sendo atacada e estuprada pelos quatro reis restantes que estão brigando pelo poder. (Renly já está morto neste momento.)
2
“Mais à frente, viu um festim de cadáveres. Massacrados de forma selvagem, os convivas jaziam espalhados por cima de cadeiras viradas e mesas de montar estilhaçadas, estatelados em poças de sangue coagulando. Alguns tinham perdido membros, ou até a cabeça. Mãos cortadas seguravam taças ensangüentadas, colheres de pau, aves assadas, nacos de pão. Num trono acima deles, estava sentado um morto com cabeça de lobo. Usava uma coroa de ferro e segurava numa mão uma perna de cordeiro como um rei seguraria um cetro, e seus olhos seguiram Dany com um apelo mudo.”
Essa descrição se encaixa no Casamento Vermelho. O homem com a cabeça do lobo e a coroa de ferro é Robb, mostrando como o Freys costuraram a cabeça de Vento Cinzento sobre o corpo de Robb.
3
“Conheço esta sala, pensou. Lembrava-se daquelas grandes vigas de madeira e das faces de animais esculpidas que as adornavam. E ali, do lado de fora da janela, um limoeiro! Vê-lo fez o coração de Dany doer de saudade.”
Esta é a casa da porta vermelha, a casa em Bravos onde Dany viveu com Viserys e Sor Willem Darry.
4

 

“Por fim, um grande par de portas de bronze surgiu à sua esquerda, mais grandiosas do que as outras. Abriram-se quando se aproximou, e teve de parar e olhar. Para além delas estendia-se um cavernoso salão de pedra, o maior que alguma vez vira. Os crânios de dragões mortos miravam- -na das paredes. Num trono elevado cheio de farpas, sentava-se um velho com ricos trajes, de
olhos escuros e longos cabelos cinza-prateados. – Que ele seja rei de ossos esturricados e carne assada – disse para um homem que estava
embaixo. – Que seja rei de cinzas”
Este é Aerys, comandando Rossart a queimar Porto Real – como é descrito por Jaime a Brienne em “A Tormenta de Espadas”.
5
“O homem tinha os cabelos do irmão, mas era mais alto, e seus olhos eram de um tom escuro de índigo, e não lilases. – Aegon – ele disse para uma mulher que amamentava um recém-nascido numa grande cama de madeira. – Que nome seria melhor para um rei? – Fará uma canção para ele? – a mulher perguntou. – Ele já tem uma canção. E o príncipe que foi prometido, e é sua a canção de gelo e fogo – ergueu o olhar quando disse aquilo, e seus olhos encontraram os de Dany, e pareceu que a via ali em pé através da porta. – Terá de haver mais um – ele disse, embora Dany não soubesse dizer se estava falando para ela ou para a mulher na cama. – O dragão tem três cabeças”
O homem é Rhaegar, a mulher é Elia, e o bebê Aegon. Esta cena dá a entender que Rhaegar conhece algum tipo de profecia sobre o “Príncipe que foi Prometido” e um dragão com três cabeças. Aparentemente Rhaegar acredita que duas cabeças eram seus filhos Rhaenys e Aegon, mas parece que ele estava enganado, pois Rhaenys certamente está morta, e Aegon provavelmente também. A ‘canção de gelo e fogo’ é igualmente misteriosa, provavelmente parte da profecia que Rhaegar descobriu.
Sobre “o dragão tem três cabeças” acredita-se que Dany ainda terá mais duas pessoas para montar os dragões ao lado dela. Alguns dos candidatos que têm sido cogitados incluem Tyrion, devido ao seu amor pelos dragões; Bran, devido à sua capacidade, e Jon, devido ao fato de que ele pode muito bem ser um Targaryen. (Veja “Quem são os pais Jon Snow?”)
6
“… Mãe de dragões … filha de três … três cabeças tem o dragão … mãe dos dragões … filha da tormenta…”
“O dragão tem três cabeças” é a mesma coisa que Rhaegar indicou acima. A “mãe dos dragões” é óbvio. “Filha da toermenta” refere-se à tempestade em que Dany nasceu. A “filha de três” é algo obscuro. Pode se referir ao fato de que ela ‘renasceu’ com seus três dragões, ou simplesmente sobre os trios listados abaixo:
7
“… Três fogueiras tem de acender… uma pela vida, uma pela morte e uma pelo amor …”
A primeira foi acesa, obviamente, quando Dany acendeu a pira funerária Drogo e deu vida aos dragões. O fogo da morte poderia se referir ao fato de que Drogon queimou Os Imortais e deu-lhes a morte, mas isso é incerto. Também poderia significar o uso de fogo de dragão para trazer a morte para os Outros. O fogo do amor é ainda mais incerto.
8
.. Três montarias tem de montar… uma para o sexo, uma para o terror e uma para o amor…
A montaria para o sexo certamente refere-se a Drogo. A montaria para o terror poderia ser um dragão, que seus inimigos vão sofrer, ou uma pessoa a quem Dany virá a temer (talvez Daario?). Muita gente acha que a montaria  para o amor será Dany se apaixonando por Jon, mas isso não passa de teorias.
9
“… Três traições conhecerá… uma vez por sangue e uma vez para o ouro e uma vez por amor …”
A traição de sangue é provável que seja Mirri Maz Duur que traiu Dany e matou seu filho. Alguns leitores pensam que a traição de Sor Jorah seja a traição por ouro ou amor. No entanto, Jorah não aceitava ouro por sua traição. Ele a traiu por amor a sua casa, mas o trio ficaria fora da ordem. Assim, Jorah não é provavelmente uma das outras duas traições, deixando a questão ainda aberta para debate.
10
“Viserys gritou quando ouro derretido escorreu por sua cabeça e encheu sua boca. Um senhor alto, com pele de cobre e cabelo louro-prateado, ergueu-se sob um estandarte com um garanhão fogoso, tendo uma cidade incendiada como fundo. Rubis escorreram como gotas de sangue do peito de um príncipe moribundo, e ele caiu de joelhos na água, e com o seu último suspiro murmurou um nome de mulher… Mãe de dragões, filha da morte… “
O “filha da morte” sugere que estas são três mortes importantes na vida de Dany. O primeiro a morrer é Viserys, o segundo é o seu filho Rhaego, e o que teria acontecido se ele vivesse. O terceiro é Rhaegar, sendo morto por Robert em Ruby Ford.

11
“Brilhando como o pôr do sol, uma espada vermelha foi erguida na mão de um rei de olhos azuis que não projetava sombra. Um dragão de pano oscilou em mastros por cima de uma multidão exultante. De uma torre fumegante, um grande animal de pedra levantou voo, exalando fogo de sombras…. Mãe de dragões, matadora de mentiras.”
Mais uma vez, “matadora de mentiras” implica que estas são três mentiras que Dany vai desmascarar.
11.a A primeira visão mostra Stannis (o rei de olhos azuis, sem sombra) segurando Luminífera. O que sugere que Dany vai provar que Stannis não Azor Ahai renascido.
11.b A segunda visão é sobre um falso dragão. Mais tarde conversando com Sor Jorah Dany diz: “- Um dragão de pano montado em varas – Dany explicou. – Os pantomimeiros usam-nos em seus espetáculos, para dar aos heróis algo com que lutar.” (AFdR, pág 564).
A explicação da segunda visão contém spoilers do livro 5, A Dance With Dragons. Clique no link abaixo para ler.
Você foi avisado!

exibir

Essa visão aparentemente faz referência a um falso inimigo que está sendo usado para dar a um exército algo pelo que lutar, e Dany vai desmascarar isso também. Uma das hipotéses mais provavéis é de que seja sobre o plano de Illyrio, Varys e Jon Connington para invadir Westeros com a Companhia Dourada e Aegon Targaryen, o filho de Rhaegar que estaria escondido durante todo o tempo. O que implica que talvez este não seja realmente Aegon.
11.c O dragão de pedra parece ser o dragão que Melisandre quer que Stannis acorde, talvez Dany vai provar que isso seja uma mentira também.
12
“Sua prata trotou pela grama, dirigindo-se a um riacho sombrio sob um mar de estrelas. Um cadáver ergueu-se à proa de um navio, de olhos brilhantes na face morta, lábios cinzentos sorrindo tristemente. Uma flor azul cresceu de uma fenda numa muralha de gelo e encheu o ar de doçura… Mãe de dragões, noiva do fogo.”
A primeira cena é Dany indo para o rio quando consumou seu casamento com Drogo. A segunda cena é mais difícil de descobrir. Os lábios cinzento sorrindo tristemente podem significar gray + joy, ou Greyjoy. Talvez Dany comece um relacionamento com Euron ou Victarion. A terceira visão é sobre uma rosa azul na parede. Como as flores favoritas de Lyanna eram rosas azuis, esta visão poderia apontar para Jon Snow (Veja “Quem são os pais Jon Snow?“), o que fortaleceria a teoria de que Dany ainda vai se apaixonar por Jon.
13
“Sombras rodopiaram e dançaram dentro de uma tenda, elásticas e terríveis”
Seriam as sombras que Mirri Maz Duur invocou para tentar reviver Drogo.
14
“Uma menininha correu descalça para uma grande casa com uma porta vermelha.”
Dany se vê na casa em Bravos onde viveu com Willem Darry.
15
“Mirri Maz Duur guinchou entre as chamas, com um dragão irrompendo de sua testa.”
O momento em que Dany queimou Mirri Maz Duur viva.
16
“Atrás de um cavalo prateado, o cadáver ensanguentado de um homem nu foi arrastado aos solavancos.”
Isto é o que aconteceu com o vendedor de vinhos que tentou envenenar Dany.
17
“Um leão branco correu por pastos mais altos do que um homem.”
Acredita-se que o leão represente Jaime ou Tyrion – Jaime, porque o leão é branco, ou Tyrion, porque o leão parece tão pequeno. No entanto, como todas as outras cenas neste parágrafo vem da vida de Dany, parece provável que este leão é seja sobre o hrakkar de pele de leão branco que ela ganhou de Drogo.
18
“A sombra da Mãe das Montanhas, uma fileira de velhas nuas saiu de um grande lago e ajoelhou-se tremendo diante dela, com a cabeça cinzenta inclinada.”
Isto é, quando as Dosh Khaleen proclamaram que Dany estava carregando o garanhão que monta o mundo.

18
“Dez mil escravos ergueram mãos manchadas de sangue enquanto ela passava por eles a galope em sua prata, correndo como o vento. “Mãe!”, gritaram. “Mãe, mãe!”
Esta é a cena em que Dany libertou os escravos em Yunkai em ATdE.

ATdE = A Tormenta de Espadas
AFdR = A Fúria dos Reis

A maior parte do texto foi traduzido e adaptado de What Do The Various Prophecies Mean?

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • “Sua prata trotou pela grama, dirigindo-se a um riacho sombrio sob um mar de estrelas. Um cadáver ergueu-se à proa de um navio, de olhos brilhantes na face morta, lábios cinzentos sorrindo tristemente. Uma flor azul cresceu de uma fenda numa muralha de gelo e encheu o ar de doçura… Mãe de dragões, noiva do fogo.”
    Relendo esta visão da Dany me parece que o cadaver em questão seria o Jon que volta como um outro…

  • Sônia Patrycia

    Quando diz “dragão de pano”, acredito que se refira ao fato de o Aegon será manipulado, e não necessariamente q ele deixe de ser o Aegon. até mesmo porque a visão do Rhaegar deu a entender que haverá 3 descendentes dos Targaryen, que na minha opinião são Aegon Daenerys e , claro, Jon Snow.
    “Terá de haver mais um.O dragão tem três cabeças.”

  • Tayene Milanez

    “Um senhor alto, com pele de cobre e cabelo louro-prateado, ergueu-se sob um estandarte com um garanhão fogoso, tendo uma cidade incendiada como fundo.”

    Esse de “pele cobre e cabelo louro-prateado” não seria Gerold Dayne?!

  • Andreia Carbonari

    Excelente artigo!! Isso me fez ter uma explosão de teorias aqui… Não se alguém escreveu algo, mas vamos lá:

    Por exemplo, na maioria delas o nº 3 está sempre evidente… e vou destacar algumas que mais chamaram a minha atenção:

    7 – “… Três fogueiras tem de acender… uma pela vida, uma pela morte e uma pelo amor …”

    8 – .. Três montarias tem de montar… uma para o sexo, uma para o terror e uma para o amor…

    9 – “… Três traições você vai saber … uma vez por sangue e uma vez para o ouro e uma vez para o amor …”

    12 – “Sua prata trotou pela grama, dirigindo-se a um riacho sombrio sob um mar de estrelas. Um cadáver ergueu-se à proa de um navio, de olhos brilhantes na face morta, lábios cinzentos sorrindo tristemente. Uma flor azul cresceu de uma fenda numa muralha de gelo e encheu o ar de doçura… Mãe de dragões, noiva do fogo.”

    ———–

    Minhas teorias:

    Particularmente acho que as quatro estão relacionadas. E representam passado, presente e futuro.

    Passado: Khal Drogo

    Presente: Euron ou Victarion Greyjoy

    Futuro: Jon Snow

    Passado, Khal Drogo

    Sabemos que Daenerys acendeu a pira onde, além do corpo de seu filho e da Mirri Maz Duur estava o corpo de Drogo. Ela acendeu a pira e deu VIDA aos dragões.

    Sexo – explicaria a visão de Dany com pata no local onde ela CONSUMIU seu casamento com o Khal.

    Sangue – foi sacrificada a vida do filho de Daenerys (SANGUE DE SEU SANGUE)
    para tentar trazer Drogo à vida e a traição da Mirri Maz Duur.

    Presente, Greyjoy… Victarion ou Euron.

    Com a disputa dos dois Greyjoys pela Dany, por poder, claro (OURO?), a ideia de cortejá-la pode trazer tragédia para um deles (ou os dois) -> CADÁVER DE LÁBIOS CINZA E SORRISO TRISTE. (sorriso triste talvez implicaria em Euron)…

    —-

    Futuro, Jon Snow

    Se Jon for mesmo filho de Lyanna com Rhaegar, e como mtas teorias contam e e ligam, dá a entender que Dany ainda vá conhecê-lo e vai se apaixonar por ele (o ar se encheu de doçura) e o “noiva do fogo” acredito estar ligado as visões “acender uma fogueira por amor” / “traição por amor”. Se Jon for mesmo Azor Ahai e Dany sua Nissa Nissa…

    De qualquer forma, o “Fogo e Gelo” ao meu ver não se trataria apena de Jon e/ou Jon e Dany… mas tb de Rhaegar e Lyanna + Starks e Targaryens…