Joffrey Baratheon

Share Button

Joffrey Baratheon é o herdeiro ilegítimo de Robert Baratheon, por ser filho de Cersei e Jaime Lannister. Ele tem 12 anos no início do livro A Guerra dos Tronos.
Desde criança, Joffrey tem um temperamento incontrolável e um tanto sádico.

Como todos os seus parentes Lannisters, ele é alto, loiro e bonito, tem olhos verdes e lábios carnudos (nos livros).

 ATENÇÃO: Os textos abaixo contém SPOILERS dos livros 1 “A Guerra dos Tronos”,
2 “A Fúria dos Reis” e 3 “A Tormenta de Espadas”.
Clique nos links abaixo para exibir/ocultar.
Você foi avisado! 


Em “A Guerra dos Tronos”
Juntamente com o resto da família real, Joffrey viaja para Winterfell, após a morte de Jon Arryn. Lá ele começa a cortejar a bela Sansa Stark , a quem foi prometido em casamento.

No caminho de Winterfell para Porto Real , Joffrey sai para passear com Sansa e encontra Arya Stark e seu amigo Mycah, o filho do açougueiro, praticando a luta de espadas. Joffrey que estava embriagado provoca uma briga com Mycah. Na luta, ele acaba sendo ferido por Nymeria e mais tarde diz perante o tribunal de Robert que ele foi atacado por Mycah e Nymeria. Isto resultou na morte de Mycah e de Lady, com isso ele ganha o ódio de Arya.

Agindo como a nova mão do rei , Eddard Stark descobriu que Joffrey, junto com seus irmãos, eram bastardos nascidos do incesto entre Cersei e Jaime . Cersei protege o segredo de seus filhos, planejando a morte de Robert e, em seguida, prendendo Eddard. Joffrey então assumiu o Trono de Ferro como herdeiro de Robert, enquanto Sansa lhe pede para poupar a vida de seu pai. Joffrey gentilmente promete a Sansa que seria misericordioso, mas a sua misericórdia se revela na decapitação rápida de Eddard Stark em público e perante os olhos de Sansa. Este ato impulsivo foi de encontro aos desejos de sua família e foi o gatilho que mergulhou Westeros na devastadora Guerra dos Cinco Reis .

Joffrey governou com capricho, provando-se difícil até mesmo para sua mãe. Sansa freqüentemente, é espancada pelos Guardas Reais para diversão dele. Quando ele tentou deixá-la nua em público, seu tio Tyrion o parou, e ele nunca mais tentou fazê-lo novamente, embora ele estivesse determinado a eventualmente ter Sansa em sua cama, se casando com ela ou não. Sua crueldade fez dele um rei impopular, e ele quase foi morto em um motim provocado por seu temperamento. Atuando como sua Mão temporária, apenas Tyrion levantou-se contra a autoridade Joffrey, com isso ele desenvolveu um ódio especial por seu tio.

Em “A Tormenta de Espadas”

Depois da Casa Tyrell ter se aliado ao seu reinado, Joffrey descartou Sansa e se tornou noiv de Margaery Tyrell , mesmo assim ele decidiu que iria ter um caso com Sansa mais tarde. 
Durante sua festa de casamento com Margaery, Tyrion se dá conta de que a adaga usada na tentativa de assassinato de Bran pertencia a Joffrey. Ele contratou um subordinado para assassinar o gravemente ferido Bran Stark depois de ouvir Robert mencionar que matar o menino seria misericordioso. A tentativa falhou, e mais tarde foi atribuída a Tyrion Lannister, o que promoveu ainda mais a inimizade crescente entre as Casas Stark e Lannister.

Ainda durante a festa, Joffrey bebeu um vinho envenenado e morreu enquanto toda a corte observava. Cersei culpou Tyrion por isso, bem como sua esposa Sansa, mais tarde percebe-se que a trama pode ter sido orquestrada por Olenna Redwyne e Mindinho. Joffrey, foi enterrado no Grande Septo de Baelor .

Fonte: awoiaf
Share Button

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados