Renly e Loras: série X livros

Ao longo dos livros, o leitor tem uma visão externa da relação entre Renly Baratheon e Loras Tyrell, já que nenhum dos dois são personagens com POV (point of view – personagens com pontos de vista, ou seja com capítulos próprios).
Embora, à primeira leitura, o relacionamento dos dois pareça apenas mera amizade, há alguns indícios que sugerem que o amor de um pelo outro vai além do mero companheirismo. Esse fato foi confirmado pelo episódio controverso de Game Of Thrones, além do próprio autor.
Nesse post serão discutidos alguns pontos dos livros onde são ambos mencionados por outros personagens, ou declarações deles mesmos. Esses pontos demonstram que numa leitura mais atenta se consegue perceber que os dois são realmente gays!
ATENÇÃO: esse post contém SPOILERS referentes aos livros: “A Guerra dos Tronos”, “A Fúria dos Reis” e “A Tormenta de Espadas”* e também referente a primeira temporada da série “Game Of Thrones”.

*Os spoilers de ASOS (A Storm of Swords – A Tormenta de Espadas) estão ocultos quase no fim do texto e foram usadas referências da versão americana

I. REFLEXÕES SOBRE Renly
Muitos boatos parecem circular por Westeros em torno de Renly. Vamos analisar alguns deles.

1) a virgindade de Margaery
O próprio irmão de Renly parece duvidar de sua sexualidade. Em A Fúria dos Reis pág 310, uma conversa entre Renly e Stannis:
“…e eu fiquei com Margaery, Ficará feliz por saber que chegou às minhas mãos donzela.”
“Na sua cama é provável que morra donzela.”
Isso pode ser apenas uma brincadeira entre irmãos, mas Stannis parece ser um homem honesto, e suas palavras significam que Renly é não é muito apaixonado por mulheres. Mace Tyrell também jura que Margaery ainda é virgem, quando ela se casa com Joffrey, então parece que Stannis estava correto em sua previsão.
2) A Guarda do arco-íris
Em vez de uma Guarda Real padrão, Renly decidiu chamar seu grupo de “Rainbow Guard.” Como no nosso mundo, arco-íris são associados a homossexualidade, isso poderia ser GRRM adicionando uma pequena pista para implicar que Renly é gay. É claro que pode ser apenas coincidência.
Renly e Loras via fuckyeahlorasandrenly.tumblr
3) “Gosto pela moda”
Renly também tem uma reputação de estar na moda e ser o homem mais bem vestido da corte (A Guerra dos Tronos Pág. 141). Como senso de moda em um homem é outra pista de que seja gay no nosso mundo, este poderia ser um outro indício para ajudar a apontar a homossexualidade de Renly.
“Se bem que muito mais bem-vestida – brincou Mindinho. – Lorde Renly gasta mais em vestuário que metade das senhoras da corte.”
II. REFLEXÕES SOBRE Loras
Existem diversos rumores sobre Loras que apontam para o fato de que ele só poderia ser gay.
1) O Cavaleiro dos Maricas
Em A Fúria dos Reis pág. 302, Chiswyck diz a seus amigos uma história do que Gregor fez depois que ele foi derrotado por Loras no Torneio da Mão. Ele menciona que Gregor estava “meditando sobre o Cavaleiro dos Maricas e o truque que ele usou.” Por um lado, isso parece implicar que há rumores bem conhecidos de que Loras é gay. Por outro lado, é claro que Gregor ficaria chateado por ter sido derrotado, e acreditaria em tais rumores.
2) Robar Royce e Cuy Emmon
Depois que Loras descobre que Renly está morto, ele próprio mata Sor Robar Royce e Sor Emmon Cuy, os dois cavaleiros da Guarda arco-íris, que juraram protegê-lo. Sua ira parece muito forte apenas para a perda de um amigo, o que implica que Renly significou algo mais para Loras.
III. Rumores sobre o casal
Assim como os boatos circulam sobre cada um individualmente, também há vários boatos sobre os dois implicando em uma relação gay.
1) A Festa em Bitterbridge
Em A Fúria dos Reis pág 228, Renly é o anfitrião de uma festa em Bitterbridge. Lá, Catelyn nota que ele dá pouca atenção à sua noiva Margaery, mas passa o tempo rindo e brincando com Loras. Margaery é muito atraente, então por que Renly a trocaria por Loras?
2) “A pequena rosa de Renly”
Oberyn Martell tem algumas palavras sobre Renly e Loras em sua conversa com Tyrion em ASOS pág. 437:
“Há quem diga que Sor Loras é melhor do que Leo Longthorn nunca foi”, disse Tyrion.
“A pequena rosa de Renly? Eu duvido disso.”
Oberyn mostra claramente que, pelo menos, acredita que haja um relacionamento gay entre o casal.
3) Observações de Jaime
Jaime fica furioso com Loras ao retornar para Porto Real (King’s Landing), e acrescenta alguns rumores soobre o que sabemos sobre Loras e Renly.
“Agora guarde sua espada sangrenta, ou eu vou tirar isso de você e enfiá-la em algum lugar, que nem mesmo Renly tenha encontrado.” ASOS pág. 698
4) A Velha Chama
Em ASOS Pág. 137, Tyrion tem uma conversa com Loras. A conversa cai eventualmente no fato de por que Loras iria se juntar a Guarda Real em vez de se casar. Loras comenta que ele uma vez amou alguém, mas
“Quando o sol se pôe, nem mesmo uma vela pode substituí-lo.”

6) “Oração” (SPOILER de A Fúria dos Reis)
Parece bastante possível que Loras e Renly tivessem um encontro sexual durante a oração da noite antes da morte de Renly. À medida que a noite cai, Renly pede para ver Loras sozinho.
“Loras, fique e me ajude a rezar. Faz tanto tempo que eu até me esqueci.” A Fúria dos Reis pág. 313
Eles a aparentemente ficaram sozinhos a noite toda, e depois Loras refere-se à essa noite.
“Nós tivemos … nós oramos juntos naquela noite.” ASOS Pág.760
Observe que Loras hesita antes de dizer o que ele e Renly fizeram juntos.

Os trechos a seguir contém SPOILERS de partes importantes de ASOS:

exibir


1)As servas de Renly
Tyrion contrata alguns funcionários antigos de Renly, em ASOS pág. 655.
Varys tinha sugerido uma mulher que anteriormente, tinha prestado serviços domésticos a Lorde Renly na cidade, o que tinha lhe ensinado na prática a ser cega, surda e muda.
Que segredo teria Renly que seus empregados deveriam manter o silêncio? Pode haver muitas opções, mas a homossexualidade parece ser a mais provável.

2) Observações de Garlan 
Como Renly, Loras também tem seu irmão, aparentemente acreditando que ele é gay. Garlan faz uma observação estranha para Sansa durante seu casamento:
“Loras é valente e bonito e todos nós gostamos muito dele … mas o Duende será um marido melhor.”
ASOS Pág 322
Garlan é conhecido por ser nobre, ele poderia estar simplesmente tentando acalmar Sansa durante seu casamento forçado. Mas, ele diz que Loras não seria um bom marido. Por quê?

3) A Guarda Real e Observações de Mindinho
Enquanto viaja para o Vale, Mindinho explica algumas coisas sobre política para Sansa. Entre elas, ele menciona por que Loras se juntou a Guarda Real:
“E livrou ele {Mace} da difícil tarefa de tentar encontrar terras e uma noiva para um terceiro filho, nunca é fácil, e duplamente difícil no caso de Sor Loras”. ASOS pág. 769
Claro que faz sentido ter um terceiro filho se juntando à Guarda Real, lhe salvando o problema de arranjar um casamento para ele. Mas Mindinho emenda que é “duplamente difícil no caso de Sor Loras” o que implica que havia mais razões. Por que encontrar um casamento para Loras seria mais difícil? Se ele é gay, o problema se resolveria quando ele se juntasse a Guarda Real, jurando manter a castidade.

4) Sansa e Loras
Quando ela fala com Loras Sansa em ASOS p64, a conversa acaba chegando a Renly. Loras fica irritado e mal humorado com a menção a Renly, e muda rapidamente de assunto. Por quê? Talvez Loras esteja sentindo a perda de um amigo próximo … ou talvez seja a perda de um amante.

5) Observações de Loras sobre Renly
Loras tem algumas palavras a dizer sobre Renly em ASOS pág. 759. Depois de expressar a raiva extrema sobre a morte de Renly, ele continua a dizer:
“Eu enterrei ele com minhas próprias mãos, em um lugar que ele me mostrou uma vez quando eu era um escudeiro em Ponta da Tempestade. Ninguém jamais irá encontrá-lo lá para perturbar o seu descanso.” Ele olhou para Jaime . “Eu vou defender o rei Tommen com todas as minhas forças, eu juro. Vou dar minha vida caso seja necessário. Mas eu nunca vou trair Renly, por palavra ou ação. Ele foi o rei que deveria ter sido. Ele foi o o melhor deles. “


A partir desses pontos dá pra perceber que em todos os livros foram apresentadas pequenas pistas desse relacionamento. Porém cabe ao leitor mais atento juntar as pontas.
Por isso a cena entre Renly e Loras exibida pela HBO não foi descabida, serviu para revelar o que não sabíamos por falta de um POV do casal. Aos fãs dos dois recomendo o fuckyeahlorasandrenly.tumblr.
Referências: Tower Of The Hand

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Eles eram um bom casal, fico feliz que tenham chamado atenção pra esse relacionamento na série. Acho lindo as formas como o Loras se refere ao Renly depois da morte dele. “Eu vou defender o rei Tommen com todas as minhas forças, eu juro. Vou dar minha vida caso seja necessário. Mas eu nunca vou trair Renly, por palavra ou ação. Ele foi o rei que deveria ter sido. Ele foi o o melhor deles.”

  • Patrick

    É sabido.