Resenha do episódio 1.09: “Baelor” [SEM SPOILERS]

No momento em que estou escrevendo essa resenha o post do Episódio 1.09 já ultrapassou o número de 300 comentários. Esse é um número expresssivo principalmente se considerarmos que a grande maioria desses comentários é sobre o chocante, inesperado (para alguns) e inacreditável final do episódio!
Sobre os SPOILERS: nesse post, pretendo esclarecer alguns pontos do episódio que não ficaram claros em relação aos livros (trechos em itálico, podem pular!), mas sem nenhum SPOILER do próximo episódio ou nos livros.
Leia o post apenas se vc JÁ ASSISTIU o Episódio 1.09.
Lembrando que esse post é apenas para quem não leu os livros e/ou não sabe o que irá acontecer, por isso não serão aceitos comentários com SPOILERS.

Diferentemente dos “não-leitores” eu já estava preparada para o que estava por vir. Já sabia que Ned não seria libertado da prisão por um herói salvador, nem esperava a misericórdia de Joffrey. Porém, já acompanhei a leitura de várias pessoas e os comentários de milhares de leitores e espectadores aqui no blog ^^, isso me dá uma idéia de em quantas teorias é possível se pensar para salvar o Ned…
Varys poderia usar um disfarce e seus conhecimentos das masmorras da Fortaleza Vermelha. Robb poderia capturar Tyrion (ou quem sabe Jaime…), Sansa poderia conseguir derreter o coração do príncipe, Cersei poderia fazer alguma jogada maléfica para manter o apoio dos lobos do norte. E por fim, até mesmo Ned poderia confessar a sua culpa e implorar ao novo Rei dos Sete Reinos por misericórdia.
Mesmo assim, com qualquer um desses planos, seria praticamente impossível fazer Ned atravessar os Sete Reinos e voltar a salvo para Winterfell.
 
Comparação com o livro  
No livro I, A Guerra dos Tronos, Varys pede a Ned que ele confesse a sua traição a Robert e seu legítimo herdeiro, que declare Joffrey como seu rei e dobre os joelhos. Assim, Sansa se casaria com o príncipe e ele poderia vestir o negro e partir para a Muralha.
Enquanto está preso Ned tem vários delírios por conta do ferimento em sua perna (no livro ela foi quebrada) e sonha com a Rebelião de Robert, sonha com Lyanna sua irmã e pede perdão a Jon por não ter lhe contado a verdade. Esses delírios de Ned, apesar de bastante importantes foram removidos, certamente por conta do tempo necessário para amarrar toda a trama. Mas, nessas partes ficamos sabendo que Ned carrega uma grande culpa e se lamenta por não poder reencontrar Jon Snow! Essas cenas foram completamente cortadas (e muita gente reclamou!), mas é bom que todos os não leitores fiquem atentos pela importância que elas podem ter! Não cliquem, tem spoiler aqui!
 
Mesmo com muitos comentários surpresos sobre a morte de Ned, creio que alguns já tinham observado que ele estava em um beco sem saída, alguns ainda esperavam por um arqueiro salvador que tirasse Illyn Payne ou Joffrey da jogada nos momentos finais, mas infelizmente não foi assim que George R. R. Martin planejou. Ned precisava morrer, Cersei já havia nos alertado há muito tempo atrás, mas foi difícil acreditar que o lobo seria humilhado, acusado de alta traição e decapitado (com a sua própria espada Gelo/Ice) pelo carrasco real. So sad
 
Uma coisa bastante interessante sobre essa cena foi a forma como ela pareceu ser contada (pelos olhos de Arya, como no livro), e também pelos sentimentos de Ned, que foi arrastado através da multidão que antes o aclamava como a Mão do Rei e segundo homem mais poderoso do reino. Agora essa mesma multidão queria vê-lo morto! A multidão queria ver o seu sangue, pois ele traiu a memória do rei, seu melhor amigo. Impressionante como o povão nunca sabe de nada, né? Essa cena também me lembrou a morte de Ana Bolena (no filme A Outra) e do momento em que  a multidão clama a Pilatos pela crucificação de Jesus.
Durante a exceução, Yoren, um dos irmãos da Patrulha da Noite, aquele que viajava com Tyrion e contou a Ned sobre a captura do Duende por Cateyn, abraça Arya impedindo que ela se revele na multidão. Muito importante!
Sansa, ao lado da rainha, vê as reais intenções de Joffrey e acaba desmaiando quando seu pai perde literalmente a cabeça…
Sobre os demais personagens, acho que as outras cenas como as de Dany, Tyrion e Jon, perderam um pouco da graça por conta da ansiedade pelo desfecho final.
Tyrion é apresentado por Bronn a bela Shae  conta a sua história trágica com Tysha. Depois tentamos acompanhar a batalha que Tyrion perdeu…
Na série, Robb estrategicamente enviou apenas 2.000 homens como uma isca para enganar Lord Tywin e usou os demais na batalha real que resultou na captura(?) de Jaime Lannister.
Comparação com o livro
No livro, houve a participação de outros personagens como Gregor Clegane, Lord Kevan Lannister (irmão de Tywin) e de Lord Roose Bolton (o comandante das tropas de Robb). Lord Tywin havia preparado uma armadilha para os Starks, mas Lord Bolton não caiu nela e conseguiu recuar antes de perder os seus homens, enquanto isso Robb, com a ajuda de Vento Cinzento e de seus aliados, como Theon, arrasaram as forças de Jaime Lannister e o capturaram ileso, mesmo perdendo alguns aliados dos Starks. Nos livros temos uma participação bem maior de Vento Cinzento, que consegue derrubar um cavalo com uma “bocada só” enquanto Robb avança na batalha. Os homens e os cavalos fogem horrorizados diante do monstro. 
 
Parte da batalha, bem como o lobo foram cortados, porém mesmo assim, não dá pra perder o fio da meada, tudo foi bem explicado. Pra passar tudo isso, acho que só faltando uns 5 episódios ou mais pra acabar…
 
Lembram do Filch de Harry Potter?
Uma parte que merece bastante destaque, foi a negociação de Catelyn pela travessia no Tridente. Lord Frey, um vassalo da Casa Tully (de Catelyn) é bastante ressentido com seu senhor o Lord Hoster Tully (pai de Cat) por ele não lhe dar importância, não ter ido aos seus muitos casamentos, nem ter casado um de seus filhos (Edmure, Cat ou Lysa) com algum dos Frey. Agora Cat vem a ele e pede que apóie seu filho, dê passagem aos homens do norte e se rebele contra os Lannisters. Lógico que Lord Frey pede várias coisas em troca. Um casamento com Arya, um filho escudeiro e uma filha casada com Robb. Além dos filhos, Lord Frey concede parte de seus homens para ajudar Robb na batalha. Prestem atenção, pois toda essa negociação será crucial no decorrer da história…
Na Muralha, vemos o Lord Comandante Jeor Mormont oferecer a Jon sua espada Garralonga, agora com um punho em forma de lobo. A espada de aço Valyriano (rara e valiosissíma) que deveria pertencer a Jorah Mormont foi abandonada por este quando ele fugiu para o exílio. Jon ganha a espada como um prêmio por ter salvo a vida do Comandante do zumbi. Além disso, o Maester Príncipe Aemon conta sua história, um Targaryen que não pôde salvar sua família da destruição, um Maester com sangue real…pede a Jon que não tome atitudes precipitadas e se lembre que após vestir o negro ele renunciou a toda a sua família.
Atravessando o mar estreito Dany luta pela vida de Drogo, bem como pela de seu filho e dela própria. Mesmo tendo o sangue do dragão, a khaleesi não comanda os irmãos de sangue de Drogo. Por isso, com a doença do khal ela enfrenta a oposição do khalasar e tenta de todas as formas possíveis ou não, curar Drogo, apesar dos avisos da maegi Mirri Maz Duur. Jorah não acredita na recuperação do khal, mas mesmo assim segue as ordens de Dany.
Não sei o que me assustou mais, a cara da bruxa ou os gritos da tenda…
O nome do episódio foi “Baelor” por conta do Grande Septo de Baelor (em cuja frente Ned foi executado), templo sagrado dos Sete Deuses em Porto Real (King’s Landing). O nome do Septo é uma homenagem a Baelor o abençoado, um Targaryen lendário e bastante religioso.
Vocês perceberam que a abertura mudou mais uma vêz? Agora apareceram “As Gêmeas” de Lord Walder Frey.
Então, aos que não leram os livros nem sabem o que acontece chutem aí:
  • o que acontecerá com Dany e Drogo?
  • Jaime também será morto após a notícia da morte de Ned chegar ao Norte?
  • como Jon aceitará a morte de seu pai?
  • o que acontecerá com Sansa, agora sozinha em King’s Landing (Porto Real)?
  • Arya continuará se escondendo?
Deêm seus palpites aí sobre o próximo episódio! ^^

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados