Game Of Thrones para novatos

Esse post, uma espécie de Game of Thrones for dummies, foi concebido a partir de várias perguntas enviadas pelos leitores do blog (algumas neste post) e seguidores do twitter também. Diariamente são enviadas várias dúvidas para mim, pertinentes aos mais diversos assuntos ligados à série e aos livros. 
Esse post apresenta um grande resumo sobre diversos temas abordados na série, desde lugares, nomes, batalhas, histórias de personagens à própria série em sim. Além dos resumos, são apresentados diversos links no final do texto, tanto para posts do site, quanto links para sites externos que tem excelente conteúdo sobre a série e os livros e podem esclarecer mais dúvidas. 
Agradeço a todos que colaboraram com suas dúvidas, o post ficou gigante, mas espero que seja útil para aqueles que estão se sentindo perdidos em meio a tanta história! 
Qualquer coisa tentem o velho “CTRL+F” para localizar suas respostas.
WESTEROS
A história de Game of Thrones acontece em um mundo ficcional que é dividido em vários continentes. 
Grande parte dessa história se passa em Westeros, um continente composto (antes da unificação) por Sete Reinos e uma área não mapeada ao norte, que é separada do restante do reino por uma parede maciça de gelo, a Muralha (The Wall) que é guardada pela Patrulha da Noite (Night Watch). 
Esta terra ao norte não é mapeada, devido às temperaturas extremamente baixas e aos habitantes hostis conhecidos como wildlings (selvagens). As terras do norte de Westeros são menos povoadas que as terras do sul.
Os Sete Reinos, como uma nação única, tem suas origens na Guerra da Conquista, quando o valiriano Aegon I invadiu Westeros com seus dragões, conquistando seis das sete nações independentes e consolidando-os sob o governo único da Casa Targaryen. Cada reino, por sua vez, é governado por um alto lord que responde diretamente e apenas ao Rei. Antes da Conquista estes reinos eram:
  • O Norte, governado pela Casa Stark como Reis do Inverno.
  • O Vale, governado pela Casa Arryn como Reis da Montanha e do Vale.
  • As Terras da Tempestade, governadas pelos Reis da Tempestade.
  • A Campina, governada pela extinta Casa Gardener.
  • Terras do Oeste, governada pela Casa Lannister como Reis do Rochedo.
  • As Ilhas de Ferro e as Terras dos Rios, governadas pela extinta Casa Hoare.
Aegon construiu a capital da nova nação no lugar em que pousou primeiro, Porto Real. O último reino,Dorne, só entrou para os domínios dos Targaryen dois séculos mais tarde por meio de um pacto de casamento.

Após a guerra os Sete Reinos foram reunidos sob o domínio da Casa Targaryen, porém cada região permaneceu sob controle de uma das casas mais importantes.

As estações do ano em Westeros têm durações imprevisíveis, os invernos e verões durar muitos anos. No início de Game of Thrones o último verão durou uma década, por isso muitos temem que um inverno longo e rígido esteja chegando.

CIDADES LIVRES
As cidades livres (the Free Cities) são um grupo de nove cidades agrupadas ao longo da costa ocidental do continente Essos. Essas cidades negociam e interagem freqüentemente com os Sete Reinos de Westeros. Antigamente, essas cidades (exceto Braavos) eram colônias do império Valyriano.
As cidades são: Pentos, Braavos, Lys, Qohor, Norvos, Myr, Tyrosh, Volantis, Lorath.

DOTHRAKI
O povo Dothraki tem uma cultura nômade e guerreira. Os Dothrakis cavalgam pelas estepes do Mar Dothraki. Eles tem pele e olhos amendoados, vivem em tribos chamadas khalasars, cada tribo é dirigida por um chefe chamado khal . Os Khalasars são divididos em grupos, chamados khas, que são lideradas por um dos capitães do khal, o chamado khos.
Os Dothraki tem apenas uma cidade permanente, Vaes Dothrak, que serve como sua capital.

A MURALHA(THE WALL)
A Muralha é uma parede de gelo maciço na fronteira norte de Westeros. 
De acordo com as lendas acredita-se que a Muralha tenha sido construída há cerca de 8.000 anos por Brandon, o Construtor (Brandon the builder) um Stark, com a finalidade de proteger os Sete Reinos de uma ameaça do Norte. A maioria acredita que a ameaça sejam os selvagens (wildlings) que habitam o norte e finalidade da Muralha seja proteger o Reino de uma invasão, porém alguns acreditam que a Muralha tenha propriedades mágicas com a finalidade de proteger o Reino dos “Outros”. 

PATRULHA DA NOITE (NIGHT’S WATCH)
A Patrulha da Noite (Night’s Watch) é uma organização cujo objetivo é proteger o reino e defender a Muralha.
Apesar da grande importância que teve ao longo dos anos, atualmente a Patrulha da Noite tem funcionado como uma colônia penal, para onde são enviados criminosos, os exilados políticos e nobres derrotados. 
A Patrulha da Noite vem diminuindo cada vez mais, porém ainda é composta por homens capazes e dedicados. Atualmente a função dos irmãos da Patrulha da Noite garantem que os selvagens que vivem nas regiões ao norte da Muralha, não atravessem e invadam para o lado sul da Muralha.
Apenas homens podem servir à Patrulha da Noite e devem servir durante toda a vida. Se um homem ingressar voluntariamente, ele é livre para sair a qualquer momento em sua formação, porém se ele ingressou como uma punição criminal ou se for um exilado ele nunca poderá deixar a Patrulha da Noite, assim como depois que ele fizer os seus votos, um juramento que inclui a promessa de nunca tomar uma esposa ou ter filhos.
A deserção é punível com a morte.  Os homens da Patrulha da Noite vestem somente roupas pretas.
Por que Will foi considerado um desertor quando foi para Winterfell e Benjen Stark foi para winterfell mas não foi considerado um desertor?
Bem, Will não estava indo para Winterfell, ele estava fugindoo mais longe possível do norte, com medo dos Outros, porém no caminho acabou sendo capturado pelos homens de Ned, em algum lugar nas terras de Ned. Como ele havia fugido e abandonado a sua missão (e poderia também ter matado seus companheiros, mas NÓS sabemos que não), ele foi capturado e condenado à morte por deserção. Benjen foi para Winterfell por causa da viagem do rei. Como nós sabemos, a Patrulha enfrenta grandes dificuldades atualmente, Benjen certamente foi pedir ao rei que enviasse mais homens à Muralha, da mesma forma que o Lorde Comandante pede à Tyrion quando este vai a Muralha. Além diss, Benjen foi visitar sua família e levar novos recrutas para a Patrulha (como Jon Snow), mas o ponto principal é que diferentemente de Will ele recebeu autorização para viajar, por isso não era um desertor.

Como Will que estava a norte da Muralha foi encontrado ao Sul, para isso ele não deveria ter passado pela Muralha?
Sim, Will atravessou a Muralha. Existem dezenove fortalezas construídas ao longo da Muralha, porém atualmente apenas três, estão ocupadas durante a história d’ As Crônicas de Gelo e Fogo. Entre as fortalezas inabitadas a floresta está chegando cada vez mais perto da Muralha. Esses problemas se devem ao reduzido número de irmãos na Patrulha atualmente. Eu acredito que Will como um irmão da Patrulha e um ótimo rastreador deve saber quais os locais inabitados e desguarnecidos, por isso ele consegui atravessar, sem ser pego pelos irmãos da Patrulha.

OS OUTROS ou WHITE WALKERS
Os Outros, são uma raça de criaturas que existem ao Norte da Muralha.
Antes dos acontecimentos de “A Guerra dos Tronos”, os Outros não tinha sido vistos em Westeros desde o final d’ A Longa Noite há mais de 8.000 anos atrás.
A Longa Noite é o nome dado a um período da história em que uma escuridão terrível caiu sobre Westeros e o Leste. Ela ocorreu cerca de oito mil anos antes de Aegon O Consquistador chegar a Westeros, no meio de um grande inverno que durou anos. A Longa Noite durou uma geração e devastou boa parte do mundo através da fome e do terror.
Nos Sete Reinos, os Outros são considerados uma raça extinta, ou simplesmente um conto de fadas. Eventos ocorridos n’ As Crônicas de Gelo e Fogo comprovam que essa crença seja falsa
.Mais informações aqui e aqui.

QUANTOS SÃO OS LOBOS GIGANTES?
No início do livro Robb Stark e Jon Snow encontram uma loba morta com seis filhotes, um para cada filho da casa Stark e mais um para Jon Snow, o bastardo.
Os lobos foram encontrados na neve pelos Starks junto com sua mãe, uma loba maior que um pônei estava morta na neve com um chifre de cervo enterrado em seu pescoço. Segundo algumas lendas, a mãe pode ter dado a luz após a morte. A símbologia da sua morte significa para Catelyn um mau agouro para os Starks.
Os filhotes passam a ser criados pelas crianças que as amam de todo o coração. Até mesmo o pequeno Rickon que só tem três anos (no livro) ganha a obrigação de criar seu lobo, o Cão Felpudo (Shaggydog).
Devido a enorme importância desses lobos para todos os acontecimentos que sucedem à Casa Stark, os lobos tem uma importância incalculável na história.
Os lobos são uma parte da saga que misturam o real e a fantasia, o amor dos Starks pelos seus filhotes é tão grande que uma ligação sobrenatural é criada entre eles.
Os lobos são:
  • Vento cinzento (Grey Wind) – o lobo de Robb
  • Fantasma (Ghost) – o lobo albino de Jon Snow
  • Lady – a lôba de Sansa Stark
  • Nymeria – a lôba de Arya
  • Verão (Summer) – o lobo de Bran
  • Cão felpudo (ShaggyDog) – o lobo de Rickon Stark
Mais informações aqui e aqui.

MÃO DO REI (KING’S HAND)
A Mão do Rei é o principal conselheiro do rei e também um executor de seu comando sobre os Sete Reinos. A Mão deve comandar o exército real, elaborar leis, fazer a justiça, e administrar o reino, tendo autoridade para agir em nome do rei. Jon Arryn foi o último a ocupar o cargo, porém com sua morte misteriosa, Robert nomeou seu amigo de confiança Eddard Stark para ocupar o cargo.

RELIGIÃO: 
QUEM SÃO OS SETE?
A Fé dos Sete é a religião oficial dos Sete Reinos e está fortemente integrada às suas leis e cultura. A Fé dos Sete é uma religião onde se venera uma divindade com sete aspectos (ou faces).
As Sete Faces são: Mãe, Pai, Guerreiro, Virgem, Ferreiro , Senhora, Estranho.
Mais informações aqui.
QUEM SÃO OS DEUSES ANTIGOS?
Os deuses antigos são espíritos da natureza, sem nome, que são principalmente adorados no Norte embora ainda haja adeptos dessa religião nas regiões do sul.
Quando os Ândalos (que vieram do oeste) conquistaram o sul de Westeros, eles trouxeram com eles a sua Fé dos Sete (fé nos Sete deuses).
Os espíritos foram então apelidados de Deuses Antigos e a prática do seu culto tornou-se limitada ao norte de Westeros.
Mais informações aqui.

MEISTRES (MAESTERS)
O Maesters são uma ordem de acadêmicos, médicos e cientistas que são formados em uma escola chamada Cidadela.
O Maesters são estudiosos, cientistas, conselheiros para a nobreza e, ocasionalmente, os pesquisadores pseudo-religiosos do ocultismo.
Os homens de qualquer idade podem começar a treinar como um Maester; mulheres não têm permissão para estudar ou ingressar na Ordem.
As famílias nobres de Westeros, por vezes, enviam seus filhos mais jovens para a Cidadela. O Maester, como os irmãos da Patrulha da Noite, são considerados agentes de Westeros e todo o seu povo e, em teoria não tem filiação política.
Mais informações aqui.

O QUE ACONTECEU ANTES DE GAME OF THRONES? (Ou do Livro 1, A guerra dos Tronos)
Como Robert venceu a guerra contra os Targaryen e tomou o Trono de Ferro?
Como o irmão e a irmã de Eddard, Brandon e Lyanna morreram?
Como Jaime Lannister se tornou o regicida (kingslayer)?
Como Cersei e Robert se casaram?

COMO OS TARGARYEN CHEGARAM A WESTEROS?

DE ONDE VIERAM OS TARGARYEN?

O QUE ACONTECEU COM OS DRAGÕES?

COMO VISERYS E DAENERYS FORAM EXILADOS?
Durante a rebelião de Robert, Aerys, envia sua mulher Rhaela, com Viserys e Daenerys ainda no ventre para Pedra do Dragão (Dragonstone), ficando com a princesa Elia e os netos, tentando garantir a ajuda de Dorne. Os Targaryen foram derrotados no fim da rebelião e a mãe de Daenerys morreu durante o parto. Viserys e Daenerys foram levados por Sor Willem Darry para Braavos, uma das cidades livres. Sor Willem foge com os dois, mas morre pouco tempo depois. Dany e Viserys são então roubados e expulsos de casa. Apesar de se considerarem os herdeiros de direito do Trono de Ferro, eles ficam cada vez mais pobres vagando pelas Cidades Livres e vivendo da ajuda de pessoas como Illyrio Mopatis, que acerta o casamento de Dany e Drogo.

COMO ACONTECEU A REBELIÃO DOS GREYJOY?
Os Greyjoy ainda não se submetem ao reinado de Robert. Balon Greyjoy se proclamou rei das Ilhas de Ferro e não aceita a rendição. Robert, Ned e os Greyjoy entraram em um confronto, que resultou na derrota dos Greyjoy e na morte dos dois filhos mais velhos de Balon, Rodrik e Malon. Além disso, Theon Greyjoy é levado por Ned como protegido e de certa forma refém, para assegurar a aliança e rendição das Ilhas de Ferro.

A BATALHA DE SUMMERHALL
Na verdade foram três batalhas travadas em um dia nas ruínas do castelo Targaryen Summerhall durante a rebelião de Robert Baratheon.
Os senhores das casas Fell, Cafferen e Grandison planejaram unir suas forças em Summerhall e enfrentar Lord Robert Baratheon. Lorde Robert chegou primeiro e derrotou as três forças, uma de cada vez, matando o Lorde Fell, capturando seu filho Silveraxe e os Lordes Grandison e Cafferen.

QUEM É A MÃE DE JON SNOW?
Existem três teorias/hipotéses, leia cada uma aqui: 1 2 3

Cuidado, pois algumas hipotéses podem conter SPOILERS para aqueles que ainda não leram os livros.

SOBRE OS LIVROS

Quantos livros tem a saga As Crônicas de Gelo e Fogo?
A saga deve ser composta por 7 livros:

A Game of Thrones A Guerra dos Tronos
A Clash of Kings – A Fúria dos Reis 
A Storm of Swords – A tormenta de espadas
A Feast for Crows – O festim dos corvos
A Dance with the Dragons – Uma dança com dragões (não lançado ainda)
The winds of winter – Os ventos do inverno (não lançado ainda)
A Dream of Spring – Um sonho de primavera (não lançado ainda)

O quinto livro tem data de lançamento nos EUA prevista para 12/07/11 e já se encontra em tradução.

Qual o nome original da saga?
A Song of Ice And Fire, no original em inglês.

Quantos livros foram publicados até o momento?
Nos EUA somente 5:
A Game of Thrones – A Guerra dos Tronos
A Clash of Kings – A Fúria dos Reis 
A Storm of Swords – A tormenta de espadas
A Feast for Crows – O festim dos corvos
A Dance With Dragons – A Dança dos dragões

Quantos livros foram publicados no Brasil?
O primeiro, A Guerra dos Tronos 
O segundo, A Fúria dos Reis 
O terceiro, A Tormenta de Espadas

O quarto, O Festim dos Corvos. 


MAPAS
Segue alguns links com mapas da história:

POSTS SOBRE PERSONAGENS

CASAS DE WESTEROS

COMENTÁRIOS DOS EPISÓDIOS:

RESENHAS DOS LIVROS:

OUTROS SITES:

INFOGRÁFICOS:
O cast completo da série está disponível aqui.
Para mais perguntas, leia o FAQ do site ou utilize os sistemas de pesquisa (na barra lateral do blog).

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados