A Fé dos Sete

Septã Mordane.
Governanta dos Starks em Game of Thrones
Esse texto  dá continuidade a série de posts sobre a religião n’ As Crônicas de Gelo e Fogo, na primeira parte se comentou sobre os Deuses Antigos, agora continuamos com A Fé dos Sete.


A Fé dos Sete é uma religião onde se venera uma divindade com sete aspectos (ou faces).
A Fé dos Sete é a religião oficial dos Sete Reinos e está fortemente integrada às suas leis e cultura.
Foi trazida para Westeros pelos Ândalos, suplantando o culto local dos Deuses Antigos.
Depois da conquista de Aegon , se tornou a religião oficial dos Sete Reinos . Muitas vezes é referida como a “Fé” ou como “Os Sete”.


Os Sete
Na Fé se adora os Sete, uma única divindade com sete aspectos ou faces, cada um representando uma virtude diferente.
Os devotos oram aos aspectos específicos do Sete, pedindo ajuda e orientação de acordo com sua necessidade.
As sete faces são:
§ Pai (Father), o que representa julgamento, ele carrega balanças e é evocado por aqueles que pedem justiça.
§ Mãe (Mother), representa a maternidade e o carinho, ela clamada para aqueles que necessitam de fertilidade ou compaixão.
§ Guerreiro (Warrior), representa a força na batalha, é clamado por aqueles que pedem a vitória.
§ Virgem (Maiden), representa a inocência e a castidade, ela é geralmente evocada para proteger as virtudes de uma donzela.
§ Ferreiro (Smith), representa o artesanato e o trabalho, é geralmente evocado por aqueles que precisam concluir um trabalho.
§ Senhora (Crone), representa a sabedoria, ela carrega uma lanterna e é evocada quando se precisa de orientação.
§ Estranho (Stranger), uma exceção para os outros aspectos, representa a morte e o desconhecido. Adoradores raramente procuram o favor do estranho, mas às vezes marginalizados se associam a este deus.


Práticas

A fé tem um grande número de ensinamentos morais. Condena o jogo, a bastardia, amaldiçoa coisas como incesto e fratricídio.
Um dos santos textos centrais da Fé é a Estrela de Sete Pontas, que é dividido em seções como o evangelho. Cada um dos Sete tem seu próprio livro. Durante os julgamentos por combate , os Sete devem intervir do lado do combatente apenas. Para se tornar um cavaleiro, um escudeiro deve passar uma noite em vigília em um Septo e ser ungido em nome dos Sete. Por esta razão, há poucos cavaleiros em áreas onde a Fé não é mantida, como o Norte .
O número sete é considerado sagrado para a fé. Ela afirma que há sete infernos, bem como sete rostos. Sete constelações no céu são consideradas sagradas. O número sete é usado em rituais ou objetos com um significado sagrado. Os adeptos da Fé usam estrelas de sete pontas, prismas de cristal e arco-íris como ícones da religião. Ritos de culto envolvem o uso de luz e cristais para representar o deus Sete-em-um.
Os lugares de culto das Sete são chamados de “septos”, onde são feitas artes para retratar cada um das Sete faces. Em septos da zona rural, podem ser usadas apenas máscaras esculpidas ou simples desenhos a carvão numa parede, enquanto em septos ricos, os Sete podem ser estátuas embutidas com pedras e metais preciosos.
Adoradores mantém velas acesas nos altares simbolizando cada uma das sete faces. Cerimônias são liderados pelo mais alto membro do clero masculino, e hinos são geralmente cantados. Na nomeação de uma criança, sete óleos são usados para ungir o bebê. Casamentos são realizados em pé entre os altares do Pai e da Mãe. Ritos de culto realizado em áreas ricas e em ocasiões especiais podem apresentar enfeites tais como corais de setenta e sete septas.


Clero

Septões
Os membros masculinos do clero da Fé são chamados de “septões”, há várias ordens de devoção, entre eles, cada um concentrando sua devoção em um aspecto dos Sete.
Por exemplo, há septões jurados do Ferreiro, estes usam martelos metálicos em uma corrente no pescoço. Septões sem septo vagam pelo campo, ministrando ao povo em troca de comida e abrigo. Eles são, por vezes desprezados como “irmãos mendigos”, e usam uma tigela de metal pequeno em seus pescoços.
Septãs
As sacerdotisas são chamadas “septãs”, e há várias ordens de devoção entre elas. Existem ordens de septãs, chamado septas branco, cinza ou azul, mas não é revelada a qual o aspecto da divindade de cada uma delas é dedicada. Há conventos de septas chamados ‘casasmães”. Septãs muitas vezes servem como governantas nas famílias da alta nobreza.
Irmãs silenciosas
É uma ordem separada para as mulheres que fazem votos de castidade e silêncio, elas manipulam os corpos dos mortos, e não são consideradas como septas.
As Irmãs silenciosas são muitas vezes chamadas de ‘Esposas do Estranho”. Elas se vestem de vinza e mantêm os rostos cobertos, exceto pelos olhos.

Os Mais devotos 
A Fé é governada por um conselho do clero mais alto, chamado de “Os Mais Devotos”. A maioria dos devotos são lideradas pelo Alto Septão, um cargo eleito pela maioria. Embora o Alto Septão geralmente seja eleito entre os mais devotos, este não é um requisito. O Alto Septão renuncia ao seu nome quando assume o cargo. Geralmente usam uma grande coroa de cristal, enquanto desempenham suas funções. O Alto septão e Os Mais Devotos se reúnem no Grande Septo de Baelor em King’s Landing (Porto Real), um grande edifício de mármore branco, com sete torres de cristal. Antes da vinda dos Targaryen , a sede da Fé foi o ornamentado Septo em Oldtown , construído em mármore preto com vitrais.
Fonte: AWOIAF

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados