Episódio 1×04: Cripples, Bastards and Broken Things [CRÍTICA SEM SPOILERS]

ATENÇÃO: esse post é LIVRE de SPOILERS, pode ser lido por aqueles que acompanharam o último episódio: 
“Aleijados Bastardos, e coisas quebradas”

Para mim, esse foi o melhor episódio da temporada até agora! Mesmo assim, acredito que tenham sido dadas informações demais, muita história e várias explicações para aqueles que não conhecem a história dos livros. Na medida do possível (SEM SPOILERS) vou tentar explicar alguns acontecimentos para aqueles estão acompanhando apenas a série*.

Em Winterfell…
Muitos já haviam reclamado dos sonhos de Bran, que já deviam ter acontecido, de acordo com os livros! Mas achei bem mais pertinentes mostrar o sonho agora, pois já sabemos que Bran saiu do coma e está “quebrado”(?). No episódio anterior e nesse também, vimos que ele não se conforma com a situação. No sonho de Bran, vemos que ele está andando atrás de um corvo, que se vira e mostra seus três olhos. Nos livros, ele tem esses sonhos durante o coma, o corvo “conversa” com ele e fala que vai ensiná-lo a andar. Esses sonhos são como visões. O corvo é assustador, tive que voltar a cena pra conferir os três olhos.
Quando ele acorda, o seu lobo Verão(Summer) está na cama quando Theon Greyjoy o “chama” para receber uma visita a mando de Robb, que agora é o Lorde de Winterfell.
Depois vemos Robb mostrando como se recebe um Lannister (lembrando que os Starks já suspeitam de que a queda de Bran foi culpa dos Lannisters), com Vento Cinzento (Grey Wind), o lobo de Robb, também na cena.
Tyrion, mais uma vez mostra que é o melhor ator, leva o projeto de uma sela adaptada para Bran, mostrando que nem todos os Lannisters são o que parece. Mas, aproveita para perguntar se Bran se lembra de alguma coisa quando caiu…


Depois Tyrion aproveita para contextualizar a situação de Theon em Winterfell e falar sobre a família Greyjoy. Theon mora em Winterfell, pois sua família foi derrotada por Robert e Eddard Stark, na Rebelião Greyjoy , quando a Balon Greyjoy (pai de Theon) declarou a independência das Ilhas de Ferro e se autoproclamou o rei. A batalha principal aconteceu em Pyke, onde os Greyjoy foram derrotados, mas houve ataques também em Lannisport (cidade dos Lannisters) e a frota dos Lannisters foi queimada. Após o fim da rebelião, Lord Eddard Stark levou Theon Greyjoy como refém, uma garantia de que os Greyjoy manteriam a paz. Por isso, os comentários de Tyrion, chamando Theon de lacaio dos Stark.
Na Muralha…
Samwell Tarly, certamente deve lembrar muita gente do companheiro inseparável de Frodo, Samwise Gamgee! John Bradley foi um perfeito Mr Piggy (apelido dele nos livros), Sam apanhou e esperneou no chão, enquanto Jon Snow fazia cara feia. Sor Alyser (o mestre de armas da Patrulha da Noite) é ainda pior que nos livros – ODEIO. Mais uma vez o lobo de Jon Snow não apareceu…

Atravessando o Mar Estreito…em Essos
Somos apresentados a Vaes Dothrak, a única cidade do povo Dothraki. Achei a visão da cidade Dothraki linda. Não parecia muito uma cidade (como Porto Real (king’s Landing), que é bem avançada em comparação), mas ficou perfeito. Vaes Dothraki, não tem uma muralha, e é grande o suficiente para juntar todos khalasars, mas tem uma população pequena.
Vyseris mais uma vez mostrando que é um completo chato, devia ter viajado a pé como foi no livro, assim ficava calado. Daenerys já está evoluindo e mostrando quem é o verdadeiro dragão da família, Viserys deve ter algum parentesco com as lagartixas, pelo menos o ator sempre me faz rir! Sor Jorah conta um pouco da sua história de exilado: o pai foi pra Patrulha da Noite (o comandante Jeor Mormont) para que o filho pudesse assumir o lugar de Lorde, porém ele vendeu alguns ladrões como escravos (o que é proibido em Westeros) pra dar mais luxo a mulher. Ele foi condenado por Robert e deveria ter ido para a Patrulha da Noite, mas quando Eddard vai prendê-lo ele foge de Westeros e se exila em Essos. Porém, sua mulher acaba abandonando-o devido à suas condições…
Vermithrax Pejorative. Fonte

Uma cena meio nerd porn entre Viserys e Doreah…ele fala um pouco sobre a história de Valyria (um bom background aqui para a história dos Targaryen). Ela faz referência ao dragonglass ( a obsidiana). Viserys cita vários dragões durante essa cena, entre eles os três dragões usados na conquista de Westeros, Vhagar, Meraxes e Balerion. Uma outra citação importante é a de Vermithrax, uma referência ao dragão Vermithrax Pejorative que aparece em um dos filmes favoritos de George Martin e de muitos nerds – Dragonslayer ou O dragão e o feiticeiro.

Em Porto Real, Sansa e a septã com seus comentários futéis e mais uma aula de história. Ned parece ter envelhecido uns 10 anos. E finalmente a frase do livro: “The seed is strong” (A semente é forte!), que mais tarde vai ter seu significado revelado, quando Eddard finalmente desvendar os mistérios envolvendo a morte de Jon Arryn. Maisie está cada vez mais perfeita como Arya!

Na Muralha
Sam contando sua história, por que ele decidiu vestir o negro. Que os Outros levem o seu pai! Com uma família dessas ele ainda vai pra Patrulha da Noite sofrer bullying, muita gente esperava o zangief kid
Em Porto Real mais uma vez, Mindinho conta a Ned os segredos de espionagem dos “jogadores”. Mindinho mostrando toda a sua inteligência a Ned.
Depois somos apresentad@s ao cavaleiro Sor Hugh do Vale, todo pomposo, que despreza Jory. Porém no Norte os títulos de cavaleiros são raros, uma vez que no norte são adorados os Deuses Antigos, e os cavaleiros precisam aderir a Fé dos Sete para serem agraciados. Por isso Jory simplesmente fala eu não sou um cavaleiro…
O “melhor” é que depois ele morre com apenas um golpe de Sor Gregor.
Finalmente Gendry apareceu, ainda não sabemos o por que das visitas de Jon Arryn aquele local, muito menos Ned, mas temos alguma idéia. Porém, ao observar os traços de Gendry ( minha mãe era loura…). A semente é forte! Mais um livro sobre linhagens…o que será que Jon investigava? Pelo menos Eddard descobre um bastardo real!
A cena de Jaime guardando a porta foi totalmente explicativa, Robert é um cara totalmente sem excrupúlos. Se fosse Cersei teria matado Robert, de uma forma bastante dolorosa…
Mais história sobre a batalha de Pyke e os Greyjoy e um comentário sobre Thoros de Myr, guardem esse nome, ainda vai ser importante, mas daqui pra lá quase ninguém vai se lembrar dessa frase mesmo…
Na Muralha de novo…
Jon Snow e sua paixão amizade avassaladora por Sam. Me perguntei de novo onde estava Fantasma (Ghost) o lobo de Jon! Aí finalmente ele deu as caras! \o/ 
Lembram que ele é albino? Assustador, como todo lobo gigante deve ser! Aí, me lembrei de uma coisa, nos livros às vezes Fantasma desaparece, Jon fica até perturbado se perguntando se ele sumiu, por isso a jogada da HBO de só mostrar ele agora! E aí? É melhor enfrentar Fantasma ou Allyser Thorne? o.O

De volta a Vaes Dothrak Dany tenta integrar Viserys à comunidade, oferecendo trapos Dothraki! Mas aí finalmente ela mostra quem é que tem o dragão e coloca a lagartixa no lugar! A cara de Viserys é impagável! Ela mostra como Dany está evoluindo de uma menina boba e sem reação para uma mulher forte e decidida! She is a khaleesi now!

Na Muralha mais uma vez…
Todo mundo quer a Ros? Nessa parte Jon Snow explica sobre os bastardos e os sobrenomes: os bastardos não carregam os sobrenomes dos pais, mas sim um nome para cada região: Snow, Sand, Flower, Stone
Voltamos pra Porto Real com o torneio…
Mindinho conta a história de Sandor, o cão (The Hound) e Gregor, a Montanha.
Cersei vai conversar com Ned, pra lembrar que ela também pode matar e faz uma referência a morte de Brandon, lembrando que Ned foi criado para seguir e que não sabe liderar.

Gregor X Sor Hugh

Por fim, Tyrion perdeu uma oportunidade de ficar calado, se tivesse uma língua menor certamente teria se livrado de uma enrascada. Catelyn faz o mesmo que fez nos livros (ARGH!), convoca a lealdade dos presentes e depois os comanda a prenderem o anão assassino!

Aguardemos o próximo episódio! =(

*As explicações de algumas partes feitas no post não contém spoilers, apenas tentei explicar algumas cenas que podem ter ficado confusas para quem não leu os livros! ^^

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados