Episódio 1×04: Cripples, Bastards and Broken Things [CRÍTICA COM SPOILERS]

ATENÇÃO: esse post contém spoilers referentes ao livro “A Guerra dos Tronos”

 
Já começo o texto dizendo que, na minha opinião, esse foi o melhor episódio da temporada até agora!
Foi melhor ainda que o piloto, o que mais me empolgou!
Mesmo que tenha muita gente reclamando de informações demais, muita história e várias explicações, esse foi meu favorito, até agora!
Primeiro começa com o tão esperado sonho de Bran! Achei que a HBO acertou em cheio jogando esse sonho agora, depois de ter mostrado que o Bran acordou, que ele não tá legal, ele está “quebrado”(?). Ficou bem melhor do que ter mostrado isso durante o coma, ia ficar confuso.
O corvo é assustador, tive que voltar a cena pra conferir os três olhos, mas tenho a impressão de que quem não leu os livros pode passar batido e não vai entender nada, mas vou tentar explicar isso em outro post.

Verão(Summer) ao lado de Bran quando ele acorda e Theon mostrando toda a sua gentileza, uma lula na neve

Depois vemos Robb mostrando como se recebe um Lannister, com Vento Cinzento (Grey Wind) também na cena.
Tyrion, mais uma vez mostra que é o melhor ator, adorei quando ele dá o projeto da sela de presente, mostrando que nem todos os Lannisters são o que parece. Robb é burro, vê se Jon trata Tyrion assim? ¬¬
Depois Tyrion aproveita para contextualizar a situação de Theon em Winterfell, um lacaio de Stark…e falar sobre a família Greyjoy.
Jon e Sam. HBO
Samwell Tarly, certamente deve lembrar muita gente do companheiro inseparável de Frodo, Samwise Gamgee!
John Bradley foi um perfeito Mr Piggy, Sam apanhou e esperneou no chão, enquanto Jon Snow fazia cara feia. Sor Alyser é ainda pior que nos livros – ODEIO.
Aí me perguntei: CADÊ FANTASMA, CADÊ?
Atravessando o Mar Estreito..
Achei a visão da cidade Dothraki linda, belíssimo lugar. Não parecia muito uma cidade (como Porto Real que é bem avançada em comparação), mas ficou perfeito…Vaes Dothraki, a única cidade dos Dothraki.
Vyseris é um completo chato, devia ter viajado a pé, assim ficava calado.
Daenerys já está evoluindo e mostrando quem é o verdadeiro dragão da família, Viserys deve ter algum parentesco é com as lagartixas, mesmo assim estou gostando do ator, sempre me faz rir!
Sor Jorah é um safado! O pai foi pra Patrulha da Noite pra ele ser o Lorde, aí ele começa a vender escravos pra dar mais luxo a mulher, aí quando ele é exilado a mulher dá um pé na b…
Bem feito, né? Traidor…

 

Vermithrax Pejorative. Fonte
 Uma cena meio nerd porn entre Viserys e Doreah…ele fala um pouco sobre a história de Valyria (um bom background aqui para a história dos Targaryen). Ela faz referência ao dragonglass ( a obsidiana) e a um homem que muda de rosto como troca de roupa, será Jaqen? Viserys cita vários dragões durante essa cena, entre eles os três dragões usados na conquista de Westeros, Vhagar, Meraxes e Balerion. Uma outra citação importante é a de Vermithrax, uma referência ao dragão Vermithrax Pejorative que aparece em um dos filmes favoritos de George Martin e de muitos nerds – Dragonslayer ou O dragão e o feiticeiro.
Vermithrax Pejorative. Fonte
Em Porto Real Sansa e a septã com seus comentários futéis e mais uma aula de história. Ned parece ter envelhecido uns 10 anos. E finalmente a frase do livro: “The seed is strong” (A semente é forte!).
Posso contar quem foi que matou Jon Arryn? Maisie cada vez mais perfeita como Arya!
Sam contando a história dele, que os Outros levem o seu pai! Com uma família dessas e o cara ainda vai pra Patrulha da Noite sofrer bullying, muita gente esperava o zangief kid
Em Porto Real mais uma vez, descobrimos os segredos das velhas fofoqueiras
Mindinho mostrando toda a sua inteligência a Ned…e ele confiando…
Aquele cavaleiro, todo pomposo e depois…não aguenta um golpe de Sor Gregor.

Finalmente Gendry apareceu, achei ele um pouco velho, mas todo mundo tá né? Gostei da cena, foi como eu imaginava.

Aquela cena de Jaime na porta foi totalmente explicativa, se fosse Cersei já teria matado Robert, de uma forma bastante dolorosa…
Mais história sobre Pyke e os Greyjoy e um comentário sobre Thoros de Myr, guardem esse nome, ainda vai ser importante, mas daqui pra lá quase ninguém vai se lembrar dessa frase mesmo…
Fantasma (Ghost). HBO

Na Muralha de novo…

Jon Snow e sua paixão avassaladora por Sam, aí eu perguntei de novo:
CADÊ FANTASMA, CADÊ?
Aí finalmente ele deu as caras! \o/
Assustador, como todo lobo gigante deve ser! 😉
Me lembrei de uma coisa, nos livros às vezes Fantasma desaparece, Jon fica até perturbado se perguntando se ele sumiu, uma vez até eu fiquei preocupada, mas ele sempre volta na hora que Jon precisa…
E aí? É melhor enfrentar Fantasma ou Allyser Thorne? o.O
Dany tentando integrar Viserys a comunidade, oferecendo trapos Dothraki! Mas aí finalmente ela mostra quem é que tem o dragão e coloca a lagartixa no lugar dele! A cara de Viserys é impagável! She is a khaleesi now! (Ainda bem que não estão falando do garanhão que monta o mundo…odiava aquela parte…)
Todo mundo quer a Ros? Uma boa hora pra Jon Snow explicar sobre os bastardos e sobre os nomes!
Acho que o Mance Rayder da série vai ter que ser idoso pelo comentário de Alyser…

Voltamos pra Porto Real com o torneio…Arya sabe os apelidos de todo mundo! Mindinho dando uma de pedobear e contando a história de Sandor e Gregor, isso foi uma mudança estranha. Os fãs de San/San não vão gostar! Mesmo por que cortou uma cena do cara, já que é ele que conta isso nos livros. Mesmo assim ainda espero uma cena de Sansa/Sandor…

Cersei vai conversar com Ned, pra lembrar que ela também pode matar e faz uma referência a morte de Brandon, lembrando que Ned foi criado para seguir e que não sabe liderar (tenho que concordar com ela, garota esperta!).
Por fim, se Tyrion tivesse uma língua menor certamente teria se livrado dessa enrascada e salvado muita gente.
Catelyn faz o mesmo que fez nos livros (ARGH!), convoca a lealdade dos presentes e depois os comanda a prenderem o anão assassino!
Ainda bem que Khal Drogo não apareceu! \o/

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados