Quem são os pais de Jon Snow? Parte III

Seguindo a série de discussões sobre a mãe (e pai?) de Jon Snow, na primeira parte foi discutida a possibilidade de ser Ashara Dayne, antigo amor de Ned, na segunda parte cogitamos se, a mãe de Jon poderia ser Wylla, agora veremos se Jon Snow pode ser filho de Lyanna Stark e Rhaegar Targaryen. As teorias um e dois foram refutadas pela grande maioria, que acredita na terceira teoria.

Lyanna e Rhaegar, por Arkoniel

À primeira vista, esta sugestão parece ridícula. Rhaegar e Lyanna? Não há nenhuma evidência concreta que suporte essa teoria, ao contrário de Ashara Dayne e Wylla.

No entanto, existem muitas pistas sutis que podemser observadas por leitores atentos. E quanto mais olhamos para elas, mais é possível se convencer de que esta poderia ser a resposta. A teoria é uma questão complicada.
Então contiuamos com o mesmo esquema das postagens anteriores.
No texto são utlizadas legendas para os livros:
  • Agot – A Guerra dos Tronos (A Game of Thrones)
  • Acok – A Fúria dos Reis (A clash of kings)
  • Asos – A tormenta de espadas (A Storm of Swords)
São usadas algumas passagens dos livros com as respectivas páginas dos livros, para o primeiro livro são citadas as páginas da versão brasileira, para os demais são citadas as páginas do original em inglês.

Então caso tenha interesse nas teorias, não se preocupe com os spoilers, garanto que não vai afetar sua leitura…é comentado apenas o possível relacionamento de Lyanna e Rhaegar. Porém o texto não é recomendado para quem ainda não leu o primeiro livro, mesmo por que você não irá entender quase nada!
Quanto aos spoilers, não há revelações sobre o enredo, as passagens isoladas dizem respeito apenas à teoria!
Pra quem estava [email protected] de curiosidade sobre as teorias envolvendo Jon, essa série de posts vai ser muito importante!

Primeiramente, será explicada toda a história, para permitir uma compreensão completa da teoria, e depois serão revistos vários elementos que provam cada parte desta hipotése.
1) A História
Rhaegar Targaryen era casado Elia Martell, e pai de dois filhos dela, Rhaenys e Aegon. No entanto, foi um casamento político, e no torneio Harrenhal no ano da falsa primavera, Rhaegar encontrou seu verdadeiro amor – Lyanna Stark. Juntos, os dois se apaixonaram e fugiram juntos algum tempo depois, para a torre da Alegria na Serra Vermelha de Dorne.
Lá, Lyanna ficou grávida de Rhaegar. No entanto, Rhaegar teve que deixá-la para lutar com Robert e três soldados da Guarda Real foram enviados para a Torre da Alegria para proteger Lyanna e seu bebê. De alguma forma, Eddard e seus companheiros de batalha descobriram a localização do Lyanna. Eles assumiram que Lyanna foi seqüestrada por Rhaegar, e não que ela fugiu coom ele por vontade própria.
Eddard e seus homens chegaram a Torre da Alegria, e lutaram com os guardas. No final, apenas Eddard e cranogmano Howland Reed ficaram vivos. Eddard encontra Lyanna na torre. Ela deu à luz o bebê, mas, devido a complicações do parto, está morrendo. Ela faz Eddard prometer nunca revelar a verdadeira paternidade da criança, para que o ódio de Robert pelos Targaryen não o levem a matar a criança. Então ela morre.
Eddard chama a criança de Jon. Ele, Jon e possivelmente Howland vão para Tombastela(Starfall), para devolver a espada Dawn, que pertenceu a Arthur Dayne até que ele morrer em combate. Lá, talvez Eddard e Wylla conspirem para fingir que Wylla é a mãe de Jon, para protegê-lo (ver parte I). Além disso, por algum motivo Ashara se mata (ver parte I).
Eddard então retorna ao norte com Jon, alegando que é seu filho com Wylla para proteger o bebê do ódio de Robert pelos Targaryen.
2) Evidências
a) A personalidade de Rhaegar e seu amor verdadeiro por Lyanna.
No início da série, a história mostra opiniões muito ruins sobre Rhaegar Targaryen, levando o leitor a ter uma certa antipatia pelo personagem.
No entanto, a maioria das opiniões sobre Rhaegar vem de Robert.
Robert faz Rhaegar parecer um cara mau, um estuprador, o que pode ser devido a Rhaegar ter roubado Lyanna, o verdadeiro amor de Robert.
Claramente, nenhum outro personagem tem essa antipatia por Rhaegar, e outros personagens mais parece respeitá-lo e adorá-lo.
Basta uma breve seleção:
[Robert] “E Rhaegar… quantas vezes acha que ele violou sua irmã? Quantas centenas de vezes?” AGOT p 85

[NED] “Pela primeira vez em anos, deu por si pensando em Rhaegar Targaryen. Gostaria de saber se Rhaegar frequentara bordéis; não sabia bem por que, mas achava que não.” Agot p271

– …o cavaleiro [Jorah] deu-lhe um olhar estranho. – É mesmo irmã de seu irmão.
– Viserys? – Dany não compreendeu.
Não – respondeu ele. – Rhaegar AGOT p 471

[Dany disse] “Há algo de bom a ser dito sobre meu pai, certo?”
[Barristan]”Há, Excelência. Dele, e daqueles que vieram antes dele. Jaehaerys seu avô e seu irmão, o seu pai Aegon, sua mãe … e Rhaegar. Mais dele que de todos.” ASOS P815

Rhaegar Targaryen. Imagem: Winterfell.altavista

Assim, parece que Eddard, Jorah e Barristan discordam de Robert e acham que Rhaegar era bom e honesto …dificilmente o tipo de homem que iria raptar uma menina.

Talvez até mesmo Robert tenha percebido isso:
[Robert] O Rhaegar… o Rhaegar ganhou, maldito seja. Matei-o, Ned, enterrei o espi¬gão naquela armadura negra, espetei-o no seu coração negro, e ele morreu aos meus pés. Fizeram canções sobre isso. Mas de algum modo ele conseguiu ganhar. E agora tem Lyanna, e eu tenho ela — o rei esvaziou o copo. Agot P305

A citação poderia eventualmente ser interpretada como Robert admitindo que Lyanna fugiu com Rhaegar por vontade própria.
Esta parece ser uma possibilidade provável – Lyanna apaixonada por Rhaegar, e fugindo com ele. Pois, sabemos que ela não sentia um grande amor por Robert:

“Robert nunca se limitará a uma cama”, dissera-lhe Lyanna, em Winterfell, na noite, há muito tempo, em que seu pai prometera a mão da filha ao jovem Senhor de Ponta Tempestade. “Ouvi dizer que fez um filho em uma moça qualquer no Vale.” Ned segurara o bebê nos braços; dificilmente poderia negá-lo, e tampouco mentiria à irmã, mas assegurara-lhe que o que Robert fizera antes da promessa não tinha importância, que era um homem bom e fiel, e que a amaria de todo o coração. Lyanna apenas sorrira. “O amor é doce, querido Ned, mas não pode mudar a natureza de um homem.” Agot p270

Então, claramente Lyanna não amava Robert, e Rhaegar não era o homem mau que Robert pensava. Assim, parece provável que os dois tenham se apaixonado, e existem algumas provas para apoiar essa teoria.
Por exemplo, no torneio de Harrenhal no ano da falsa primavera, Rhaegar venceu o torneio. Mas, em vez de coroar sua própria esposa Elia a rainha do amor e da beleza, ele coroou Lyanna (ASOS p486).
Ned reflete sobre isso enquanto está tendo alucinações:

“Ned lembrava-se do momento em que todos os risos tinham morrido, quando o Príncipe Rhaegar Targaryen fez o cavalo passar por sua esposa, a princesa dorniana Elia Martell, e depositou a coroa da rainha da beleza no colo de Lyanna. Ainda conseguia vê-la: uma coroa de rosas de inverno, azuis como a geada.
Ned Stark estendeu a mão para agarrar a coroa de flores, mas sob as pétalas azul-claras es¬tavam escondidos espinhos. Sentiu-os penetrar-lhe a pele, aguçados e cruéis, viu o lento fio de sangue correr pelos seus dedos e acordou, tremendo, na escuridão.” Agot P445

Rhaegar, Lyanna e Ned.  Imagem: Winterfell.altavista

Este é obviamente um momento significativo, pois Eddard se lembrou dele enquanto estava preso em uma cela.

Existe também outra referência de Lyanna se apaixonando por Rhaegar no torneio de Harrenhal, a história de Meera sobre o Cavaleiro da Árvore Sorridente:

“O príncipe dragão cantou uma canção tão triste que fez a fungar jovem lôba, mas quando seu irmão lobo zombava de seu choro ela derramou vinho na cabeça dele.” ASOS P281

O príncipe dragão é Rhaegar; a jovem loba é Lyanna. Certamente parece implícito que ela está apaixonada com ele. E outra dica de Meera:

“E o cavaleiro misterioso deve derrotar todos os adversários e nomear a jovem lôba a rainha do amor e da beleza.”
“Ela era”, disse Meera. “Mas essa é uma triste história.” ASOS p283

E então temos várias outras referências:

“Mesmo assim, por vezes, Dany conseguia visualizar os acontecimentos… Seu irmão, Rhaegar, combatendo o Usurpador nas águas sangrentas do Tridente e morrendo pela mulher que amava. “AGOT P26

“E quando Dany tem visões na Casa dos Imortais:
Rubis voaram como gotas de sangue do peito de príncipe agonizante, e ele caiu de joelhos na água e com o seu último suspiro, murmurou o nome de uma mulher … “ACOK P706

Em ambas as citações, GRRM evita usar a palavra Elia e em vez disso usa “ a mulher ” ou ” a mulher que ele amava “, sugerindo que poderia ser alguém além de Elia … Lyanna, talvez?

Robert matando Rhaegar no Tridente.
Imagem: Winterfell.altavista


b) A Guarda Real, a Torre da Alegria e a Morte de Lyanna
Na página 301 de A Guerra dos Tronos, Eddard está sonhando sob a influência do leite da papoula para o ferimento na sua perna.
Durante este tempo, ele tem um sonho sobre sua luta com a Guarda Real na Torre da Alegria.
GRRM afirmou que este sonho não é completamente literal (Ned estava sonhando, afinal), mas alguns fatos básicos podem ser observados a partir dele.
Uma delas é que três homens da Guarda Real, Sor Arthur Dayne, Sor Gerold Hightower, e Sor Oswell Whent, estiveram presentes na Torre da Alegria.
Isso é curioso, uma vez que, até onde sabemos, não havia presença de sangue real na Torre da Alegria – apenas Lyanna.
Então por que eles estavam lá, em vez de com Viserys ou Daenerys? (Rhaegar e Aerys já estavam mortos a esta altura.)
A razão óbvia é, naturalmente, que Lyanna está carregando o bebê Rhaegar e a Guarda Real está lá para proteger a parte do sangue real.
Mas será que Rhaegar confiaria tal segredo a esses homens? Provavelmente. Barristan disse a Dany que o amigo mais velho e verdadeiro Rhaegar foi Arthur Dayne (ASOS p90),
então ele provavelmente era o homem certo para confiar um segredo.
A Guarda Real evidentemente teve um grande efeito sobre Eddard. Em A Guerra dos Tronos, apenas a visão de três homens em mantos brancos lhe causa um calafrio.
Então vem a questão da morte curiosa de Lyanna.
De pensamentos Eddard na Agot p36, ficamos sabendo que ela morreu de uma febre, em um quarto que cheirava a “sangue e a rosas.”
Como os confrontos ocorreram fora da torre, podemos teorizar que o sangue veio do parto de Lyanna?
Nós sabemos que o sangue veio de Lyanna, porque na Agot P301, Eddard lembra

‘Lyanna em sua cama de sangue “. 

Sua cama de sangue – o sangue veio dela, e sangue não é normalmente o efeito de uma febre.

E GRRM coincidentemente já usou este termo para o parto – em Agot p504, Mirri Maz Duur diz que conhece os segredos da “cama de sangue”, que significa o nascimento.


c) “Prometa-me, Ned”

Eu estava com ela quando morreu – lembrou Ned ao rei. – Queria regressar à nossa casa para descansar ao lado de Brandon e do Pai – por vezes ainda conseguia ouvi-la. Promete-me, su¬plicara, num quarto que cheirava a sangue e a rosas. Promete-me, Ned. A febre levara-lhe as forças e a voz era tênue como um suspiro, mas quando ele lhe dera sua palavra, o medo saíra dos olhos da irmã. AGOTp36

Na citação acima, Eddard afirma que ele prometeu a Lyanna enterrá-la em Winterfell.
No entanto, ele lembra da citação ao longo do livro nos momentos e lugares mais estranhos, o que sugere que a promessa significava algo mais.

Nesta frase ‘o medo saíra dos olhos de sua irmã” sugere que a promessa é algo bem mais profundo – porque ela deveria estar com tanta apreensão sobre o seu túmulo?

Isso sugere que a promessa de Eddard pode ter sido manter a identidade Jon em segredo, observando-se a maneira pela qual ele relembra as palavras de Lyanna.

– Vingou Lyanna no Tridente – disse Ned, parando ao lado do rei. Promete-me, Ned, sussurrara ela. Agot p87

Robert lutando com Rhaegar no Tridente.
Imagem: Winterfell.altavista

Esta citação pode ser explicada pelo fato de que Eddard se referiu a Lyanna. Mas Robert matando Rhaegar não tem muito a ver com qualquer coisa sobre Ned ter prometido enterrar Lyanna em Winterfell.
A citação se encaixa melhor, se a promessa for relativa a Jon, porque ela iria se relacionar com o ódio de Robert pelos Targaryen.

– Lembrou-se do filho pequeno de Rhaegar, da ruína vermelha de seu crânio e do modo como o rei lhe virara as costas, tal como fizera na sala de audiências de Darry não há muito tempo. Ainda ouvia Sansa suplicando, como Lyanna suplicara tempos atrás. Agot P146

Agora isso é interessante. Por que no mundo Eddard iria comparar Sansa implorando pela vida de Lady à Lyanna pedindo para ser enterrada em Winterfell – especialmente no contexto de ódio, de Robert pelos Targaryen? Esta referência não faz absolutamente nenhum sentido a não ser que se aceite
que Lyanna estava implorando para manter em segredo a identidade de Jon.

– Contarei – Ned prometeu à moça. Era esta a sua maldição. Robert era capaz de jurar um amor eterno e esquecê-lo antes do cair da noite, mas Ned Stark mantinha seus votos. Pen¬sou nas promessas que fizera a Lyanna quando ela jazia, à morte, e no preço que pagara para cumpri-las. Agot P270

Novamente, isto não faz muito sentido no contexto de Ned prometer a Lyanna que iria enterrá-la em Winterfell.
Qual o preço que ele deveria pagar para fazer isso? Se a promessa for sobre Jon, por outro lado, a citação faz sentido. Ned certamente pagou um preço,
alegando que Jon é seu próprio filho, especialmente a Catelyn.
A próxima citação vem do sonho de Eddard:

“Promete-me, Ned”, sussurrou a estátua de Lyanna. Trazia, uma grinalda de rosas azul-claras e seus olhos choravam sangue. Agot P355

Eddard parece ter um monte de sonhos violentos e perturbados sobre a sua promessa de Lyanna. Por quê?
Parece natural para ele colocar muita importância em algo simples como enterrá-la em Winterfell.

– Comam o maldito. Não importa se se engasgarem com ele. Prometa-me, Ned.
– Prometo – Promete-me, Neâ, disse a voz de Lyanna num eco. Agot P357

Essa citação pode ser simplesmente atribuída a Eddard comparando a promessa feita a Robert em seu leito de morte à promessa feita a de Lyanna.
Então, com tantas referências a essa promessa,
parece que ela foi realmente importante para Eddard, certamente mais importante do que garantir que Lyanna fosse enterrada em Winterfell.


d) Rosas de inverno, azuis como a geada
Assim como a frase “Prometa-me, Ned”, Eddard também se lembra de rosas azuis nos momentos mais estranhos. Isso também pode ser atribuído a Lyanna.

Imagem de marijaperovic

“Ela adorava o odor de rosas de inverno.” (Agot P445)

E a coroa para a rainha do amor e da beleza que Rhaegar deu a ela era feita dessa flor. (Agot P631).
Claro, as lembranças de rosas azuis para Ned só podem ser devido a sua tristeza pela morte de Lyanna, mas poderia significar algo mais …

“- Promete-me, Ned. A febre levara-lhe as forças e a voz era tênue como um suspiro, mas quando ele lhe dera sua palavra, o medo saíra dos olhos da irmã. Ned recordava o modo como então sorrira, a força com que seus dedos agarraram os dele quando ela desistira de se agarrar à vida, as pétalas de rosa que se derramaram de sua mão, mortas e negras. Depois daquilo, não se lembrava de mais nada. Tinham-no encontrado ainda abraçado ao seu corpo, silenciado pela dor. O pequeno cranogmano, Howland Reed, retirara a mão dela da dele. Ned nada recordava.
– Trago-lhe flores sempre que posso – disse. – Lyanna era… amiga das flores.” Agot p37

O quarto em que Lyanna morreu cheirava a rosas, e ela estava com algumas na mão. Interessante. Se Rhaegar sabia que essa era a sua flor favorita, ele poderia ter tentado fazê-la feliz.

“- no momento em que eles atacaram juntos numa confusão de aço e sombras, pôde ouvir Lyanna gritar.
– Eddard! – ela chamou. Uma tempestade de pétalas de rosa soprou através de um céu ris¬cado de sangue, azul como os olhos da morte.
– Lorde Eddard – Lyanna chamou de novo.
– Prometo – sussurrou ele. – Lya, prometo…” AGOT p302

[Cersei] Os olhos dela ardiam, fogo verde na penumbra, como a leoa que era o seu símbolo.
– Na noite do nosso banquete de casamento, na primeira vez que partilhamos a cama, cha¬mou-me pelo nome de sua irmã. Estava em cima de mim, dentro de mim, fedendo a vinho, e sus¬surrou Lyanna.
Ned Stark pensou em rosas azul-claras, e por um momento quis chorar. AGOT p345

“Promete-me, Ned”, sussurrou a estátua de Lyanna. Trazia, uma grinalda de rosas azul-claras e seus olhos choravam sangue. Agot P355

A menina, triste, magra que usava uma coroa de rosas azuis pálidas e um vestido branco salpicado de sangue só pode ser Lyanna. ACOK p809
Outro argumento decisivo vem com uma visão Dany na Casa do Imortais.

“Uma flor azul cresceu de uma fenda em uma parede de gelo, e enchia o ar de doçura.” ACOK P707

Esta citação implica fortemente que as rosas azuis de Lyanna têm algo a ver com a Muralha (o “muro de gelo”). Isso faz sentido porque Jon, o filho de Lyanna e suas rosas azuis, está na Muralha.
Só mais uma dica final vem em ACOK p746. Ygritte conta a Jon uma história sobre Bael, o Bardo.
Bael pegou uma roza azul de inverno em Winterfell, um ano depois, um ano depois ele trouxe o filho que teve com a filha do Lord Stark como pagamento pela rosa.
Como Rhaegar é conhecido por ser um grande fã de música e canções, é provável que ele tenha ouvido esta história,
e com uma visão romântica sobre a vida estaria imitando Bael e suas rosas azuis.


e) Mentiras, promessas quebradas e sonhos pertubadores
Eddard é descrito como um homem extremamente honrado, então ele poderia muito bem se sentir culpado sobre o fato de estar mentindo para todos.
Certamente ele se sente culpado por alguma coisa. Ao longo do livro, há várias referências ao fato de que ele sente culpa por mentir. Essas mentiras provavelmente tem a ver com Jon ou algo igualmente grave.

– O sono perturbado não lhe era estranho. Vivera suas mentiras durante catorze anos, e à noite ainda o assombravam Agot P87

Jon tem 14 anos de idade,o que certamente implica que Eddard viveu catorze anos de mentiras relacionadas a Jon. O fato de que ainda o assombram a noite está em sintonia com os sonhos Eddard sobre rosas azuis e a Torre da Alegria.

– Ela gemeu e olhou para mim, e eu me senti tão envergonhada, mas foi a coisa certa a fazer, não foi? A rainha a teria matado.
Foi a coisa certa a fazer – seu pai respondeu. – E mesmo a mentira foi… algo com certa honra
Agot P161

Eddard poderia facilmente ter comparado a mentira honrosa de Arya à sua própria.

É mais seguro que alguns segredos se mantenham escon¬didos. Estes são por demais perigosos para partilhar, mesmo com aqueles que ama e em quem confia. {Ned pensou} Agot P254

Aparentemente Ned tem seus próprios segredos.

“A chuva empurrara as pessoas para dentro das portas e batia na cabeça de Ned, morna como sangue e inexorável como as velhas culpas. Gordas gotas de água corriam-lhe pelo rosto abaixo.” Agot p270

[Ned] O engano fê-lo sentir-se sujo. As mentiras que contamos por amor, pensou. Que os deuses me perdoem.
Agot p357

Todas essas citações acima sugerem que Eddard esteve mentindo sobre algo durante 14 anos. Se não é sobre Jon, então é sobre o quê? Provavelmente existem outras opções, mas Jon parece a mais provável até o momento.


f) Reflexões sobre Jon
A maioria das citações acima apontam evidências sobre Lyanna e Rhaegar. No entanto, um número considerável de citações sugerem que Jon é mais do que apenas um garoto bastardo. Por um lado, Eddard nunca parece referir-se a Jon como seu filho, o que é interessante.

– Nunca me pergunte sobre Jon – ele dissera, frio como gelo. – É do meu sangue, e é tudo o que precisa saber. Agot p51

Nota-se que Eddard refere-se a Jon como ‘o meu sangue’ e não ‘meu filho’.
Este pode ser um indício de que Eddard está tentando dizer a verdade tanto quanto possível, porque Jon ainda é seu sobrinho, se ele é filho de Lyanna.
E então, em Agot p486:

Ned pensou: Se chegasse a esse ponto, colocando a vida de uma criança que não conheço contra Robb, Sansa, Arya, Bran e Rickon, o que faria? Mais, que faria Catelyn, se fosse a vida de Jon.
Agot p345

Eddard lista todos os seus filhos em sua mente, mas convenientemente não inclui Jon na lista. Interessante.
Eddard tem mais alguns pensamentos sobre Jon enquanto está trancado em uma cela, esperando para morrer.

“Pensar em Jon encheu Ned com um sentimento de vergonha e uma mágoa profunda demais para ser expressa em palavras. Se ao menos pudesse voltar a vê-lo, sentar-se e falar com ele…”
Agot P448

Porque, de todos os seus filhos, Eddard quer falar com Jon antes de morrer? Será que ele finalmente deseja revelar-lhe o segredo de sua origem? Claro, Ned pode estar querendo fazer isso, mesmo sendo a mãe de Jon outra pessoa, então essa frase não se aplica apenas ao cenário Lyanna-Rhaegar. Duas páginas antes, Eddard pergunta a Varys se ele poderia entregar uma carta. Talvez Eddard quisesse revelar o segredo da mãe de Jon, nesta carta.
Bran também tem um sonho interessante, que podemos adicionar aos elementos de prova.

“- Sonhei outra vez com o corvo na noite passada. Aquele com três olhos. Voou até o meu quarto e me disse para ir com ele, e foi o que fiz. Descemos às criptas. Meu pai estava lá, e conver-samos. Ele estava triste.
– E por quê? – Luwin espreitou pela sua luneta.
Tinha qualquer coisa a ver com Jon, parece-me – o sonho fora profundamente perturbador, mais que qualquer outro dos sonhos com o corvo.” Agot P515

Até agora, os sonhos insinuaram algo profético e até um pouco mágico. O fato de que Eddard estava tentando dizer a Bran que havia algo sobre Jon nas criptas pode sugerir que um segredo sobre Jon está lá embaixo – a estátua de Lyanna, talvez?
Jon teve um sonho semelhante:

“Até os corvos desapareceram da colônia, e as cavalariças estão cheias de ossos. Isso sempre me assusta. Então começo a correr, abrir portas com violência, subir os de¬graus da torre três de cada vez, gritando por alguém, por quem quer que seja. Então, dou por mim em frente à porta para as criptas. Lá dentro tudo está negro, e vejo os degraus que descem em espiral. Sem saber como, sei que tenho de descer, mas não quero fazê-lo. Tenho medo do que pode haver lá à minha espera. Os velhos Reis do Inverno estão lá, sentados em seus tronos com lobos de pedra a seus pés e espadas de ferro sobre os joelhos, mas não é deles que tenho medo. Grito que não sou um Stark, que aquele não é o meu lugar, mas não serve de nada, tenho de ir, seja como for, e, portanto, começo a descer, tateando as paredes enquanto vou avançando, sem uma tocha que me alumie o caminho. Fica cada vez mais escuro, até que me dá vontade de gritar … – E é então que sempre acordo – com a pele fria e pegajosa” Agot P191

Isso também parece sugerir que Jon também tem algum tipo de destino nas criptas – novamente, talvez a sua ascendência? Mais uma coisa parece dar a dica para os pais de Jon:

“Rei”, resmungou o corvo. O pássaro voou sobre o ombro de Mormont. “Rei”, ele disse novamente, empertigado para trás.
“Ele gosta dessa palavra,” Jon disse, sorrindo.
“Uma palavra fácil de dizer. Uma palavra fácil de gostar.”
“Rei”, disse o pássaro novamente.
“Eu acho que ele quer dizer que você deveria ter uma coroa, meu senhor.”
“O reino já tem três reis, e isso é dois demais pro meu gosto.” Mormont acariciou o bico do corvo com o dedo, enquanto ele continuava com os olhos fixos em Jon Snow.
ACOK p105

Esta poderia ser apenas uma frase aleatória de um corvo. Ou pode ser um indício sutil que Jon, como o único filho sobrevivente de Rhaegar, deveria ser o rei de Westeros se os Targaryens ainda reinassem.
Ainda há outra possível pista na aparência física dos personagens. Foi afirmado inúmeras vezes ao longo da série que Jon e Arya são muito parecidos fisicamente. Arya também é muitas vezes comparada a Lyanna. Através de seqüência lógica, Lyanna está indiretamente sendo comparada a Jon. (Lyanna parece Arya e Arya parece Jon).
Como uma última prova, pode-se dizer que, se Jon é filho do Rhaegar e Lyanna, ele se encaixa perfeitamente no nome da série ‘A Song of Ice and Fire ‘ (NO ORIGINAL EM INGLÊS, POR ISSO RECLAMEI DA TRADUÇÃO!). Jon poderia ser o personagem principal, e aí caberia o título da série, se seus pais forem Rhaegar (fogo) e Lyanna (gelo).

Então depois de tantas citações, segredos e evidências fica difícil discordar desta teoria e acreditar em qualquer uma das outras duas. Ou ainda criar uma quarta. Eu pessoamente acredito nesta e espero que tudo ainda seja descoberto, quanto a vocês, o que acham?
Parece que a teoria Ashara-Eddard foi apenas um boato. A teoria Eddard-Wylla é uma possibilidade provável até que olhamos para a enorme quantidade de evidências para a teoria Rhaegar-Lyanna. Se a mãe de Jon for Lyanna, então parece provável que Wylla saiba do segredo. Se a mãe de Jon for Wylla, então, Eddard evidentemente tem alguma outra mentira em segredo.
Como GRRM prometeu que os pais de Jon ainda serão revelados vamos ter que esperar pacientemente pela resposta.

Espero que mesmo com o post gigante todos leiam antes de comentar!  

Referências: Tower of The hand: Jon Snow’s parents

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Logo no início pensei logo na possibilidade de Jon ser filho de Lyanna e  Raeghar, com esse texto, relembrando alguns trechos dos livros, parece realmente ter sentido… mas não há nada como esperar pelo final.

  • Isso mesmo. Quando li esta parte, relacionei logo com o Jon como o verdadeiro herdeiro de Westeros e aquele que derrotará os outros. Só não entendia como. Mas aí está: uma das 3 cabeças do dragão. Interessante é pensar em um warg montando um dragão. Poderia Jon entrar na pele dele?

  • Oh, oh! Esse é um forte argumento contra essa teoria. Apesar de não ser todo Targaryen imune ao fogo (Viserys), acho que para ser “do sangue do dragão”, uma das 3 cabeças como a Dany, provavelmente teria que ser imune.

  • A Song of Ice and Fire. A Song of Lyanna and Rhaegar. Isso mesmo: TODOS os acontecimentos do livro, TODO o enredo foi motivado a partir da paixão de Rhaegar por Lyanna, e esse amor não pode ter morrido com eles, mas tem que ter deixado um fruto: JON.
    Quem sabe Rhaegar não fez uma canção sobre eles com sua harpa…

  • Comparando com a teoria de Jon ser Azor Ahai renascido, o Principe Rhaegar achava que era ele próprio, e depois passou a achar que seria o filho Aegon, então, de certa forma as teorias se relacionam… sei lá kkkk, só uma ideia.

  • Pensei na mesma coisa, na verdade quando o Corvo de Três Olhos falou pra Bran que ele poderia voar, logo pensei nele dentro da pele do Dragão, ou algo assim.

  • Realmente, parece bem possível que Rhaegar e Lyanna sejam os pais do Jon. Será?

  • Bom, partindo desse principio vc acredita que a magia de imunidade ao fogo dos Targaryen só começa a partir do momento em que os dragões eclodem dos ovos…Porém ainda permaneço na dúvida já que, desde o início Dany já conseguia ficar muito tempo em temperaturas altíssimas( como na piscina de água fervente, e colocando os ovos que estavam no fogo na mão), então supostamente não havia nenhum link entre o dom dela  e no nascimento dos Dragões, mas eh a teoria mais forte que já li 

  • A teoria de Lyanna-Rhaegar faz sentido, mas não acho que o nome da saga tenha a ver com isso. Em ACOK, Daenerys tem uma visão de Rhaegar falando “… e é dele a canção de gelo e fogo”. Não quero dar mais detalhes, mas pela descrição, não se referiu a Jon.

  • Foi não Leonardo, nessa parte ele fala de Aegon.

  • Leandro

    “The seed is strong” dizia Jon Arryn antes de morrer. Ned percebeu o que significava para saber que os filhos de Cersei não eram de Robert. Ele lia aquele livro sobre linhagens, e em todos os casais onde um é moreno e o outro louro, os filhos tendiam (em todos os casos) a nascerem morenos. Então, já que Lyanna tinha cabelo negro (assim como todos os Starks não filhos de Catelyn) então era provável que Jon nascesse com cabelo negro também. Então considero essa teoria bem provável sim.

  • Felipe

    As pessoas lê as informações no blog, dai começam a falar que é óbvia… Todo mundo é gênio.

  • Gustavo Dias

    Cara-Malhada é o Deus de mil faces! é sabido

  • Jon continua sendo um bastardo, nah. Ele não é herdeiro do Trono de Ferro.

  • lidianycs

    E?

  • Mário Luiz A. silva

    E depois ao o fato dos Targaryen casarem entre si, o que contribue para que sejam muito parecidos entre si, quando entra um sangue diferente pode mudar muito, ou não, vide os Baratheon que tem sangue Targaryen e são diferentes.

  • kelve germano

    Então, é isso que a Mila tá se referindo, Dany, AEGON (sobrinho da Dany), e Jon

  • Juliana

    Nem sempre, Raegar teve um filho loiro e outro (menina) parecida com a mãe. Numa familia de vários filhos alguns parecem com o pai outros com a mãe, nem sempre as regras prevalecem.

  • Tamir M. Silva

    jonerys aqui!!! HAHA
    essa teoria de Lyanna e Rhaegar é tão excitante que me dá um comichão e sempre fico procurando mais pistas nos livros. Seria genial se realmente essa fosse a correta.

  • Camarada Moderado

    Mas não estou falando mal da teoria de Lyanna e Rygar. Estou falando dele se esquivar disso, pois ele vem caminhando para isso.

    Tu comprendeu errado o que eu disse. E pesquei essa teoria no livro e parti para os fóruns com dúvidas. E essa teoria é muito forte e coerente dentro da trama. O problema é o autor desviar desse sentido pq o pessoal descobriu. Não há como vencer a inteligência coletiva, se ele se desviar desse caminho que ele construiu é um erro na trama.

  • Acho que na parte do livro que diz “Uma flor azul cresceu de uma fenda em uma parede de gelo, e enchia o ar de doçura” também pode ser uma evidência de que a Dany vai se apaixonar pelo Jon. Essa parte de “[…]enchia o ar de doçura” pode ser o sentimento dela por ele.
    O GRRM confirmou que os segredo da ascendência de Jon será revelado nos livros e uma coisa que tenho pensado é em como isso vai ser feito. Já pensei no Howland Reed contando ao Jon, mas não tem nenhuma certeza de que ele estava no quarto junto com o Ned no momento em que ele estava com Lyanna, mas com ctz quando ele entrou no quarto e viu o bebê ele ligou os pontos (pq afinal ele não é burro).

    Mas outra teoria que considerei é que por essas passagens do Bran e do Jon é que parece haver algum segredo dele escondido nas criptas. O que acho é que talvez o Eddard tenha deixado alguma carta escondida dentro da estátua de Lyanna (ok, isso é realmente absurdo, mas estamos falando do Martin). E de alguma forma alguém vai achar aquela carta lá.
    Espero que não tenha deixado muitos spoilers.

  • Laís Batista

    Sangue de rei tem poder!!! Veja só o que Melissandre fez com o sangue de Edric. E olha que ele era apenas um bastardo do rei usurpador Robert.

  • Juliane Muniz

    Seria perfeito…Jon no trono de ferro…
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .

    SPOILER:

    Mas o outro filho de Rhaegar, Aegon, tbm esta vivo então o trono é de direito dele.

    Isso faz Jon continuar um bastardo, só que dos Targaryen

  • helena

    vou junto

  • helena

    Qm disse que é definitivo? George pode nos surpreender… Não fala com todas as palavras isso… Também tem a Melisandre

  • li em um lugar uma vez sobre a possibilidade de jon ser Azor Ahai

  • Calvin

    Uma dica, leia o post sobre a teoria do Dragão do Pantomineiro.

  • Mesmo bastardos erdam o trono de Ferro. Se não houver nenhum filho legítimo todo o poderio passa para o bastardo

  • O Viserys era filho legítimo do Aerys e se queimou…não é sobre ser “dragão”, mas sobre ser Targaryen.

  • Kaliza Holanda

    Não consegui abrir o link para a parte II do post… 🙁

  • Mas eu não aonde eu vi, os genes dos Targaryen são recessivos e era por isso que o incesto era incentivado, porque provavelmente qualquer associação com pessoas que não possuíssem os mesmos genes, a linhagem seria manchada. Como o que pode ter acontecido com o Jon Snow. Essa teoria é fantástica porque TUDO TUDO TUDO se encaixa perfeitamente!!!

  • Bornstorm

    Concordo muito com essa teoria, porém uma dúvida em questão de genealogia incomoda, a série mostra que mesmo as relações com os Targaryen e outras família os filhos sempre aparecem com cabelos louro-prateados ou olhos púrpuras (Como por exemplo os filhos de Rhaegar e Elia, Aegon e Rhaenys; e Rhaego vislumbrado nas visões de Dany) além disso mostra os filhos de Ned Starks com características recessivas, por que os filhos de Catelyn e Ned são todos ruivos exceto Arya

  • lidianycs

    Leia a parte IV.

  • Ju

    Na verdade, somente 1 dos filhos de Rhaegar, puxou os traços do Pai (Aegon), Rhaenys era muito parecida com a mãe com os traços Dorneses. Já na familia dos Starks está bem misturado Robb e Sansa parecem com a mãe e Arya e Bran se parecem com os Starks, sendo Arya muito parecida com Lyanna Stark. Como a tendencia o Filho (homem) se parecer mais com a mãe é muito provável que Jon se pareça sim com Lyanna.

    Outra coisa é que podemos se basear com padrões genéticos, mas isso não é uma regra por exemplo: tenho uma amiga que tem a mãe Loira de olhos Azuis e o pai moreno, e cada uma das filhas nasceu de um jeito diferente, nem parecem irmãs… è raro mais pode acontecer.

  • lidianycs

    Leia a parte IV.

  • Pra mim é o Tyrion.

  • talves o sangue stark seja mais forte que o targaryen !

  • Renatinha

    Os Targaryen mantém as características pq pouco se misturavam com outras famílias… Sendo assim, a genética sempre seria loira prateada… Mas, como seria se um Targaryen se misturasse com outra família, como a Stark.. Ao meu ver,já está meio óbvio que Jon é mesmo filho de Lyanna e Rhaegar

  • Leonardo

    se voce tivesse escrito a história ganharia um Oscar lol

  • vanleal

    Vou cons-pirar. O corvo dos sonhos de Bran tem 3 olhos, e são 3 as cabeças do dragão. Talvez isso seja uma referência, um corvo de três olhos, corvo para sacarem que é o John e três olhos para sacarem sobre as cabeças do dragão.

  • Manucalice

    Só uma correção: os Baratheon tem cabelos negros, mas os olhos são azuis. Já os Lannister tem olhos verdes.

  • Manucalice

    Mas os Targaryen, quando se relacionam com pessoas de outras famílias, na maioria dos casos deixa de ter as características de sua família. Rhaenys, filha do Rhaegar com a Martell tinha os cabelos escuros da mãe.

  • Manucalice

    Tem muita gente que acha que ele vai mudar isso porque muitas pessoas descobriram. Mas ele não vai! Vejam o que ele diz nessa entrevista, postada aqui no site:

    Você costuma verificar os fóruns de Internet, a fim de ver as previsões feitas por seus fãs?

    Estou ciente dos principais fóruns da
    Internet sobre As Crônicas de Gelo e Fogo, e eu realmente costumava
    olhar os grupos americanos e ingleses. Hoje em dia, o local mais
    importante é o Westeros.org, mas eu comecei a me sentir desconfortável e
    eu pensei que seria melhor não ver. Os fãs cosmtumam levantar muitas
    teorias; muitas delas são apenas especulativas, mas alguns deles estão
    no caminho certo. Antes da Internet, um leitor poderia adivinhar o final
    que você quer fazer para o seu romance, mas os outros 10.000 não
    saberiam de nada e seriam surpreendidos. No entanto, agora, essas 10.000
    pessoas usam a Internet e lêem as teorias certas. Eles dizem: “Oh,
    Deus, o mordomo fez isso!”, Para usar um exemplo de um romance de
    mistério. Então, você pensa: “Eu tenho que mudar o final! A jovem seria a
    criminosa!”. Seguir essa linha é um desastre, porque se você está
    fazendo bem o trabalho, os livros estão cheios de pistas que apontam
    para o mordomo ter feito isso e ajudam a descobrir que o mordomo o fez,
    mas se você muda o final para apontar para a donzela, as pistas não
    fazem mais sentido, pois elas estão erradas ou são mentiras, e eu não
    sou um mentiroso.

    Você já mudou algumas de suas idéias só porque seus fãs descobriram a verdade?

    Eu finalmente pensei que eu não quero
    mudar nada. O que eu tenho que lembrar é que, se uma pessoa descobre o
    final e outras 10.000 pessoas lêem a teoria, elas ainda vão duvidar e
    ainda há umas 100.000 pessoas que não vão ler o post na internet e eles
    vão se surpreender. Eu tenho que dizer que para cada teoria correta na
    Internet há, no mínimo, 1.000 teorias incorretas. As pessoas gostam de
    ver sombras na parede quando não há nada, mas estou ciente disso. Na
    verdade, minha esposa Parris costuma entrar nos fóruns e me conta se há
    algo particularmente importante, é só isso.

  • Elaine Wenz Saisse

    O Dragão tem 3 cabeças… John é uma delas… 😛

  • icar

    tá, mas erá mesmo que o ned demorou mais de 9 meses para encntrar Lyanna??? não tenho certeza

  • Charles

    Boa pergunta

  • Charles

    Ótimo post, mas além da questão do Icar ai embaixo, tenho uma outra dúvida.
    Se Jon fosse filho de Raeghar, seus cabelos não deveriam ser platinados? Pelo menos até agora, todos os descendentes dos Targaryen tem essa cor de cabelo. Posso estar falando besteira, mas é uma questão importante, ao meu ver.

  • Leia a parte 4.

  • Elton Rodrigues

    Super concordo com a teoria e acho-a bem concreta. No início eu fiquei meio “Como?”, mas tenho que admitir que os argumentos são bem convincentes, mas… Stark ou Targaryen, nosso João das Neves continuaria sendo bastardo. Bastardo tem direito ao trono? Se tiver, tudo bem (ignorando a revelação no final do quinto livro), mas se não, a herdeira do Trono de Ferro continuaria sendo a nossa Dany. Além disso, lembro-me dos Imortais falando que aquela era a canção de gelo e fogo da Dany, mas pode ser que cada um do livro tenha a sua própria canção. E lembrando que da profecia do Azor Ahai, ele iria acordar os dragões de pedra. Até agora somente a nossa querida Dany acordou os seus. Lembro-me também que a Feiticeira de Asshai se ofereceu para acordar o dos Stannis, mas ele se negou. Como Jon acordaria o dele?

  • Tayene Milanez

    Dany mal consegue controlar seus filhos. Acho que “Ice and Fire” remete a Bran, vestindo os dragões…

  • Tayene Milanez

    Jon continua sendo um membro juramentado da Patrulha da Noite. Ele se recusou a herdar o Norte, pq todo mundo acha que ele vai querer o trono?

  • Gabriela Camargo

    Quando Dany entra na casa dos imortais e vê seu filho com Drogo, ele também tinha cabelos escuros.

  • Gabriela Camargo

    Outra coisa que eu acho que confirma a teoria, é que o lobo de Jon é albino, como os Targaryen. Os lobos tem forte significado na série, e acho que Ghost ser albino, metaforicamente diz que Jon é metade Stark (ele próprio), mas sua representação (o lobo) é Targaryen.

  • Marco Antonio Bianchini

    alem disso o lobo é mudo… logo jon tem um segredo

  • Esse post só aceita comentários até a Tormenta de Espadas.

  • Poxa, é uma pena. Sou novo por aqui e ainda não estou familiarizado com as regras das discussões. Acho que não vou ter com quem debater minhas preocupações. :/

  • Tem outros posts sobre a dança dos dragões e que permitem comentários a partir desse livro, inclusive mais atuais que esse, só procurar.
    http://www.gameofthronesbr.com/2014/01/quem-sao-os-pais-de-jon-snow-parte-v.html