Quem são os pais de Jon Snow? Parte II

Seguindo a série de discussões sobre a mãe (e pai?) de Jon Snow, na primeira parte foi discutida a possibilidade de ser Ashara Dayne, antigo amor de Ned. Nesse post é apresentada uma nova teoria, a mãe de Jon pode ser Wylla, uma plebéia, como sugestão de Robert Baratheon que foi confirmada por Ned em A Guerra dos Tronos.
Para entender a teoria clique no link abaixo e continue lendo.

Será abordada a história de Eddard Stark e Wylla, citada em: A Guerra dos Tronos e A Tormenta de Espadas (ASOS), porém apenas com citações importantes para a discussão sobre Eddard e Wylla. Não são feitas revelações maiores sobre o enredo do livro. 

No texto são utlizadas legendas para os livros:
  • Agot – A Guerra dos Tronos (A Game of Thrones)
  • Asos – A tormenta de espadas (A Storm of Swords)
Para o primeiro livro são citadas as páginas da versão brasileira, para os demais são citadas as páginas do original em inglês.


II. Eddard Stark e WYLLA

Wylla é uma ama de leite a serviço da Casa Dayne. Ela é uma suspeita muito forte para ser a mãe de Jon, porque foi o próprio Eddard que disse a Robert que Wylla é a mãe de Jon (aposto que ningém se lembrava disso!).

Ela é mencionada pela primeira vez em A Guerra dos Tronos p84:

Como se chamava aquela plebeia que teve? Becca? Não, essa foi uma das minhas, que os deuses a adorem, de cabelos negros e aqueles doces olhos grandes, podia-se afogar neles. A sua chamava-se… Aleena? Não. Você me disse uma vez. Seria Merryl? Sabe a quem me refiro, a mãe do seu bastardo.
O nome era Wylla – respondeu Ned com fria cortesia -, e eu prefiro não falar dela.
Wylla. Sim – o rei sorriu. – Devia ser uma mulher incomum, pois foi capaz de fazer Lor­de Eddard Stark se esquecer de sua honra, ainda que por uma hora. Nunca me falou do seu aspecto…
A boca de Ned apertou-se em ira.
Nem o farei. Deixe este assunto, Robert, pelo amor que diz ter por mim. Desonrei-me e desonrei Catelyn, aos olhos dos deuses e dos homens.

Isso é interessante, pois Eddard teria apenas um motivo para mentir para Robert sobre a mãe de Jon (o que será discutido no próximo post, na Parte III ). Mas o fato é que ele afirma que Wylla é a mãe de Jon.

No entanto, há uma interpretação alternativa para a afirmação de Eddard.  Ele pode ter respondido a pergunta de Robert, “Sabe a quem me refiro?” Quando Eddard responde ‘Wylla’, ele está se referindo a esta questão, logo ele não está diretamente mentindo para Robert. Wylla pode ter sido a mulher a quem Robert estava se referindo, mas Eddard não confirmou que ela é a mãe de Jon. Isso se encaixa no famoso senso de honra de Ned.
Em ASOS p494, Arya tem uma conversa com Edric Dayne, que nasceu e cresceu em Tombastela (Starfall).
Edric Dayne por Mercuryal

“Como você sabe sobre o Jon?
“Ele é meu irmão de leite”.
“Irmão”? Arya não entendeu. Mas você é de Dorne. Como você pode ser irmão de Jon? “
“Irmãos de leite. Não é sangue. Minha mãe não tinha leite quando eu era pequeno, então Wylla tinha que cuidar de mim.”
Arya fica perdido. “Quem é Wylla?”
“A mãe de Jon Snow. Ele nunca te disse? Ela nos serviu durante anos e anos. Desde antes de eu nascer.”
“Jon nunca conheceu sua mãe. Nem mesmo o nome dela.” Arya pergunta com um olhar desconfiado. “Você a conhece? Verdade?” Ele está fazendo piada de mim? “Se você mentir, eu vou te dar uns murros.”
“Wylla foi minha ama de leite”, ele repetiu solenemente. “Eu juro pela honra da minha casa.”
“Você tem uma casa?” Isso foi estúpido, ele era um escudeiro, é claro que ele tinha uma casa. “Quem é você?”
“Minha senhora? Ned olhou envergonhado. “Eu sou Edric Dayne, o Senhor … de Tombastela”.
Então … nós sabemos de duas fontes que Wylla é a mãe de Jon. Quase tudo se encaixa, com exceção de alguns fatos. Tal como acontece com Ashara (leia o post anterior), Eddard teria que ficar muito tempo em Tombastela com Wylla, a fim de esperar o nascimento de Jon antes que ele voltasse para o norte. Ainda assim, não é impossível que Eddard tenha passado umas férias prolongadas em Dorne.
Então, por que não é muito aceito que Wylla seja a mãe de Jon? Por um lado, há muito mais indícios muito em relação a teoria de número III (próximo post) . Ainda mais, parece que pelo menos Wylla fez parte da trama, pois ela e Eddard, a centenas de quilômetros de distância, mantêm a mesma história.
É possível que Wylla seja apenas uma distração para para nos confundir. Acho que Edric Dayne pensa que ela é a mãe de Jon por que na verdade ela foi apenas a ama de leite dele e Ned não mentiu para Robert, apenas contou parte da informação. Mas quem quer que Wylla seja, não há dúvida de que ela tem uma importante parte da informação. Com exceção de Howland Reed (ver próximo post), Wylla pode ser a única pessoa viva que sabe a verdade sobre a história de Jon, se ela não for a verdadeira mãe de Jon!

Referências: Tower of The hand: Jon Snow’s parents
Imagens de Ned e Robert: westeros.org

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • estava assistindo a 1ºtp de novo, e agora que vi o 2º cp quando ned conversa com o robert, ngm se lembrava disso? talvez na 3ºtp venha alguma coisa… cade a galera que leu os livros?

  • Baristaa Bh

    A única não. Howland Reed estava com Ned na Tower of Joy.

    Acredito que Jon é filho de R+L. Além disso acredito que ele é Azor Ahai.

  • Chris

    Tambem acho