Quem são os pais de Jon Snow? Parte I

O debate sobre os pais do bastardo Jon Snow é uma das maiores discussões da série. George R.R. Martin admitiu que a verdade sobre os pais de Jon será revelada em volumes mais recentes da série. Assim, o leitor pode supor que o segredo da sua filiação vai ter alguma importância na trama e que tem algo mais envolvido do que realmente sabemos.
Atualmente, existem três pares de pais que parecem prováveis:
  • Um par que conhecemos por causa de boatos que circulam por todo o Sete Reinos: Eddard Stark e Ashara Dayne
  • Um par que sabemos das bocas de Eddard Stark e Edric Dayne: Eddard Stark e Wylla.
  • E um par sabemos simplesmente através do poder de observação e dedução. 
Estas três possibilidades serão abordadas em posts separados na ordem listada acima.
Nesse post de hoje é abordada a história de Eddard Stark e Ashara Dayne, são citadas algumas passagens de três livros: A Guerra dos Tronos, A Fúria dos Reis e A Tormenta de Espadas, porém apenas com citações importantes para a discussão sobre Eddard e Ashara. Não são feitas revelações maiores sobre o enredo do livro.
No texto são utlizadas legendas para os livros:
  • Agot – A Guerra dos Tronos (A Game of Thrones)
  • Acok – A Fúria dos Reis (A clash of kings)
  • Asos – A tormenta de espadas (A Storm of Swords)
São usadas algumas passagens dos livros com as respectivas páginas dos livros, para o primeiro livro são citadas as páginas da versão brasileira, para os demais são citadas as páginas do original em inglês.
Então caso tenha interesse nas teorias, não se preocupe com os spoilers, garanto que não vai afetar sua leitura…é comentado apenas o possível relacionamento de Ned com Ashara Dayne.
Pra quem estava mort@ de curiosidade sobre as teorias envolvendo Jon, essa série de posts vai ser muito importante!
Ashara Dayne. Imagem de daiwhatmay
I. Eddard Stark e Ashara Dayne   
Ashara Dayne, a senhora de Tombastela(Starfall), aparentemente foi um interesse amoroso de Eddard antes da rebelião de Robert. Após o fim da guerra, sabemos que Ashara cometeu suicídio atirando-se de uma torre no mar. (Agot p346). Qualquer outra coisa além disso é pura especulação. 
Quando Eddard trouxe Jon para casa, circularam rumores de que Ashara era a mãe verdadeira de Jon. Catelyn ouviu a história dos empregados em Winterfell (Agot p51), e Eddard lhe respondeu de forma interessante quando ela perguntou a ele sobre isso: 

“Nunca me pergunte sobre Jon“, disse ele, frio como gelo. “Ele tem o meu sangue, e isso é tudo que você precisa saber. E agora eu vou saber onde você ouviu esse nome, minha senhora.” Ela obedeceu e disse a ele, e a partir daquele dia, os comentários pararam, e o nome Ashara Dayne nunca mais foi ouvido em Winterfell novamente. 

Nota-se que Eddard não nega os rumores, e ele quer pôr fim a eles. Como Tyrion Lannister diz: 
“Quando você arrancar a língua de um homem, você não está provando-o mentiroso, você só está dizendo ao mundo o que você teme o que ele poderia dizer.” (ACOK P229) 
No entanto, os rumores vazaram e se espalharam. Cersei chegou a ouvi-los (Agot p346). Assim como Edric Dayne (ASOS p495) e Harwin (ASOS p496). Mas será que existe alguma verdade nesses rumores? 
Certamente, Eddard e Ashara pareciam ter pelo menos alguma ligação. Edric Dayne diz a Arya que Eddard e Ashara se apaixonaram em Harrenhal. (ASOS p495). Isso parece verdade. Sabemos da história de Meera sobre o Cavaleiro da Árvore Risonha(Knight of the Laughing Tree) que Eddard e Ashara dançaram juntos no torneio de Harrenhal no ano da falsa primavera. 

“O cranogmananos viram uma jovem de olhos violetas rindo enquanto dançava … com o lobo tranquilo … mas somente depois de o lobo selvagem falar com ela em nome de seu irmão tímido demais para deixar seu lugar.” 

ASOS P281 
O lobo tranquilo era Eddard, e sabemos que Ashara tem olhos violeta em Agot p51. 
No entanto, o torneio ocorreu em Harrenhal um ou dois anos antes da rebelião de Robert. Se Jon fosse concebido durante este período, ele deveria ser muito mais velho. Portanto, temos que assumir que Jon foi concebido em algum momento durante a guerra ou logo antes dela estourar. Mas como? Neste ponto, Eddard já estava casado com Catelyn, e temos tantas referências à sua famosa honra que parece improvável que ele seja pai de um filho bastardo com um antigo interesse amoroso. Nós sabemos que Eddard viajou para Tombastela(Starfall) após a morte Lyanna para retornar a Espada da Manhã de Arthur Dayne ao seu lar. Mas Eddard teria de permanecer em  Tombastela( Starfall) durante nove meses, enquanto Jon fosse concebido e nascesse para que Eddard pudesse trazê-lo para casa. Não temos registro de tão longa permanência em Dorne, mas isso não significa que não poderia ter acontecido. 
Outra possibilidade é que Eddard e Ashara tenho se encontrado secretamente em algum terceiro terço depois do torneio no Harrenhal. É uma possibilidade que eles tenham se encontrado pela última vez pouco antes da rebelião estourar, e foi então que Jon foi concebido. Porém não há provas para apoiar esta teoria, como também não há ninguém para negá-la, tampouco. 
Outro ponto interessante é o fato de Ashara ter olhos violeta e Jon não.
Seja ou não Ashara a mãe de Jon, ela se matou depois da guerra. Por quê? Pode haver várias razões. 
1) Sofrimento devido a morte de seu irmão Arthur Dayne pelas mãos Eddard. 
2) Sofrimento por Eddard ter concebido Jon com outra pessoa. (outra teoria) 
3) Sofrimento por ela ser a mãe de Jon, mas Eddard ainda querer voltar para Catelyn, sua verdadeira esposa 
4) Uma combinação de 1) e 2) 
5) Uma combinação de 1) e 3) 
Em conclusão, sabemos que Eddard e Ashara tinham um interesse amoroso, mas os rumores sobre o fato de que ela é mãe de Jon podem ou não ser verdadeiros. Seu suicídio foi provavelmente uma combinação de vários fatores. Embora algumas evidências apontem para o fato de Ashara ser a mãe de Jon, existem teorias mais tentadoras e com mais evidências, como vamos discutir mais tarde.
Na opinião de vocês é ou não Ashara Dayne a mãe de Jon?

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • “Mas a filha de Ashara nascera morta, e sua bela mãe se jogara de uma torre pouco tempo depois, louca de dor pela criança que perdera e , talvez, pelo homem que a desonrara em Harrenhal também.”
    “Se eu tivesse derrubado Rhaegar do cavalo e coroado Ashara rainha do amor e da beleza, ela teria olhado para mim em vez de Stark?”

    Palavras de Selmy, no livro A dança dos dragões Pág. 745.

  • lucas cristian

    “O cranogmananos viram uma jovem de olhos violetas rindo enquanto dançava … com o lobo tranquilo … mas somente depois de o lobo selvagem falar com ela em nome de seu irmão tímido demais para deixar seu lugar.”

    essa parte me fez pensar q o pai é benjamin stark o pai do jon

  • lucas cristian

    mas ele n pode falar pq o irmao dele tem juramento e n pode ter mulher dai ele diz q e dele o filho

  • Baristaa Bh

    Você fala “Seja ou não Ashara a mãe de Jon, ela se matou depois da guerra”, porém, ninguém sabe se ela morreu de fato. O livro diz que o corpo dela nunca foi encontrado.

    Acredito que Ashara seja a Septa Lemore que acompanha Aegon. Dizem que é uma mulher bonita na casa dos 40 anos e que apresenta uma cicatriz na barriga (aparentemente de um parto) descrita por Tyrion; Ocorre que há uma outra teoria envolvendo Ashara, que ela é mão de Tyene Sand.

    Segundo: Edric Dayne diz ter sido irmão de leite de Jon, mas a literatura diz que ele tem aproximadamente 12 anos, Jon no primeiro livro tem cerca de 16? Para mim, ele só ouviu boatos.

    Quando Ned chega na Torre da Alegria, porque Rhaegar deixa três dos melhores cavaleiros da guarda real com Lyanna?