Theon Greyjoy

Theon Greyjoy. Imagem de Jenny Dolfen
Theon Greyjoy é o filho e herdeiro presumido de Balon Greyjoy.
No final da Rebelião Greyjoy , Theon foi levado como refém e afilhado por Eddard Stark. Ele é o capitão do barco Prostituta do mar (?Sea Bitch) .
Ele tem 19 anos, é magro e moreno, é um bom arqueiro. Matou um homem que segurava uma adaga na garganta de Bran com uma flecha.
Ele foi levado por Eddard Stark quando tinha dez anos e viveu em Winterfell por dez anos com os filhos de Ned.
Sua relação com os Starks sempre foi respeitosa e ele considerava Robb Stark como seu irmão mais novo, embora rivalizasse com Jon Snow, o outro “intruso” da família. Theon sempre procurou a aprovação dos Starks, mas geralmente se sentia insatisfeito.

No seriado da HBO, Game of Thrones, Theon
será interpretado por Alfie Allen, irmão de Lilly Allen.

Atenção o trecho a seguir contém SPOILERS sobre o primeiro livro.
A Guerra dos Tronos
Theon estava presente quando as crianças Stark encontraram pela primeira vez os lobos gigantes. Ele permaneceu em Winterfell após Ned ir para Porto Real. Nessa época Theon salvou Bran de um grupo de selvagems e desertores da Patrulha da Noite, mas Robb o criticou por não ter agido mais rápido o que feriu Theon profundamente.
Após a eclosão da Guerra dos Cinco Reis , no entanto, Theon torna-se um confiável companheiro de batalha Robb, lutando seu lado na Batalha dos Campos e na Floresta Sussurrante (* não sei se no livro foi traduzido assim).
 

Atenção o trecho a seguir contém SPOILERS sobre o segundo livro.
A Fúria dos Reis
Robb envia Theon de volta para casa, às Ilhas de Ferro para oferecer a Balon a realeza sobre as Ilhas de Ferro se ele aceitasse atacar os Lannisters com seus navios.
Aeron e Balon criticam sua aparência e comportamento (nortista-continental), e rejeitam a proposta de Robb.
Mais tarde, Theon se encontra com sua irmã Asha , que o seduz sob uma identidade falsa e o humilha.
Theon descobre os planos de Balon para arruinar o Norte, mas recebe uma posição de autoridade inferior.Sob a supervisão da Aeron e Dagmer Cleftjaw , Theon comanda oito escaleres encarregados de destruir A Costa rochosa (Stony Shore).
Ele invade várias aldeias e enfrenta dificuldades em controlar os homens. Insatisfeito com os seus deveres e com ciúmes de Asha, Theon planeja a captura de Winterfell. Ele convence Dagmer Cleftjaw a marchar sobre a Praça Torrhen para atrair a guarnição de Winterfell. Com um pequeno grupo, ele então invade Winterfell e domina os guardas restantes.
Com Winterfell sob seu controle, Theon toma Bran e Rickon como reféns e encontra dificuldades em controlar o povo de Winterfell, muitos dos quais ele conhecia.
Ele liberta Ramsay Bolton , sob o disfarce de “Reek”, do calabouço do castelo, e coloca-o a seu serviço. Maester Luwin também serve Theon e pede para que ele mostre misericórdia e tolerância.
Bran e Rickon Stark conseguem escapar com a ajuda do Osha , Hodor , Meera e Jojen . Theon não consegue encontrar os garotos, e seguindo o conselho de Ramsay, mata dois meninos camponeses com a mesma idade e mostra seus cadáveres como se fossem os irmãos Stark.
 
Como o retorno da guarnição de Winterfell, Theon pede ajuda a Asha. Ela chega com seus homens, e avisa Theon que eles não teriam sucesso em manter o castelo. Depois de sair com um grupo de homens, ela abandona Winterfell e aconselha Theon a fazer o mesmo.
Theon percebe então que o seu maior feito não lhe rendeu nenhum respeito nem dos homens do norte ou dos Homens de Ferro e entra em desespero.
Ele liberta Ramsay e o manda procurar ajuda em Forte Terror antes da chegada da guarnição sob o comando de Rodrik Cassel . Como uma cartada final, Theon ameaça Beth , a filha de Rodrik, se for atacado. No entanto, enquanto Theon aguarda a decisão Rodrik, Luwin o convence Theon a aderir à Patrulha da Noite, onde seus crimes serão perdoados, e ele poderá ganhar respeito. Antes de Theon se render, os homens de Bolton chegam e surpreendeem as forças de ataque de Rodrik, aniquilando-os. Theon tenta agradecer a Ramsay, então o bastardo revela sua verdadeira identidade e leva Theon como prisioneiro.
Theon é responsabilizado pelo assassinato dos meninos Stark e pela destruição de Winterfell.
Ele é levado para Dreadfort, onde permanece preso passa a ser esfolado à moda Bolton. Um pedaço de sua pele é entregue a Catelyn Stark.
Alguns dos Homens de Ferro, incluindo sua irmã Asha, acreditam que ele está morto.
 

A Dance with Dragons
Se você chegou até o fim do post ou gosta de SPOILERS ou leu todos os livros, então aproveite e descubra o que aconteceu com Theon Greyjoy em um capítulo do livro A Dance with Dragons (que ainda será publicado) que foi liberado por George R. R. Martin e traduzido aqui no blog.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Alberto Fabiano

    Sim, eu também tive muita pena dele, aliás… Martin é um sádico! 😉