Robin Hood

A história de Robin Hood, o Príncipe dos Ladrões, deve ser conhecida de todos.
Robin é um herói mítico inglês, um fora-da-lei que roubava dos ricos para dar aos pobres, na época do Rei Ricardo Coração de Leão. Era hábil no arco e flecha e vivia na floresta de Sherwood, ajudado por seus amigos “João Pequeno” e “Frei Tuck”, entre outros moradores de Sherwood. Teria vivido no século XIII, gostava de vaguear pela floresta e prezava a liberdade. 
Existindo ou não tal como o conhecemos, “Robin Hood” é, para muitos, um dos maiores heróis da Inglaterra.
Fonte: wikipédia

Eu confesso que já perdi as contas da quantidade de vezes em que assisti esse filme de Robin Hood com Kevin Costner, é um de meus filmes favoritos quando era criança.

Você pode estar se perguntando o que Robin Hood tem a ver com o blog, mas se você já avançou na leitura de “As crônicas de Gelo e Fogo” deve saber que essa é uma das referências de George Martin. Começando por Robin Hood, depois citarei outras referências e inspirações perceptíveis ao longo da saga.
A partir daqui o texto contém spoilers para quem ainda não leu A Fúria dos reis e A tempestade de espadas.
Não revelei muita coisa sobre o enredo dos livros, contei apenas a parte que se assemelha a história de Robin Hood, então, caso você esteja morto de curiosidade, sinta-se a vontade para ler.

Lorde Beric Dondarion. Fonte: Winterfel.altavista
No primeiro livro, Lorde Beric Dondarrion chega a corte para participar do torneio em homenagem a Eddard Stark, a Mão do Rei.
Beric permanece na corte, mesmo após o fim do torneio e é enviado por Ned na liderança de outros homens com o objetivo de prender Gregor Clegane, que estava aterrorizando as Terras Fluviais a mando dos Lannisters tendo como desculpas a vingança pela captura de Tyrion.
Porém, durante o cumprimento da missão, Beric é morto em uma emboscada e ressuscitado por Throros de Myr, um sacerdote vermelho de R’hllor. Após voltar a vida, Beric juntamente com Thoros e seus homens fundam a Irmandade Sem Bandeiras.
Quando o grupo foi enviado por Eddard, eles estava a serviço do Rei Robert e Gregor Clegane era um fora da lei. Porém após a morte de Robert, Beric e seu grupo se tornaram os fora da lei, enquanto Gregor Clegane estava a serviço dos Lannisters.
A irmandade foi então formada como um grupo de guerrilha, convencidos por Beric Dondarrion de que deveriam continuar lutando em nome do falecido Rei Robert. Beric foi morto várias vezes de diferentes formas e novamente ressuscitado por Throros.
Inicialmente os Lannisters e seus aliados foram o alvo da Irmandade.
Com o agravamento da guerra e com o povo tornando-se cada vez mais indefeso em meio ao turbilhão de soldados e casas lutando pelo poder, a Irmandade sem Bandeiras mudou seu objetivo para proteger a população indefesa. O povo continou dando-lhes suporte, avisando sobre perigos e fornecendo alimentos. Acreditando na nobreza de sua causa, a Irmandade sem bandeiras protegia o povo das injustiças dos nobres já que o povo não tinha nada a ver com suas contendas, nem com a briga pelo Trono de Ferro.
Com essa descrição, podemos ver claramente onde está a inspiração em  Robin Hood.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Ei Lidiany,

    Ainda não li A Guerra dos Tronos mas estou louca para ler, a Hérida me indicou seu blog e passei para conhecer 🙂

    P.S: Se vc gosta de Robin deveria ler “Fora da Lei” amei o livro.

    bjoo

  • Nanda A guerra dos Tronos é sem dúvida, o melhor livro que já li, a Hérida tá aí pra confirmar que é muito bom!
    Espero que vc leia e goste tanto quanto nós duas gostamos!
    Obrigada pela dica, vou pesquisar sim!

    ^^

  • Ok, naum pude ler por causa dos spoilers… mas como eu adoooooroooo Robin Hood e já vi esse filme um zilhão de vezes só pode ser coisa boa!!!

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

  • Pulando Hehehehe

  • Pulando por que?
    Por causa dos spoilers? Tomei cuidado, tá bem simplificado esse resumo. Não podia contar tudo não…tem coisa cabulosa no meio dessa história aew
    =)

  • Isso. Spoilers! Pulando!

  • Também pulo!
    Poxa, não assisti Robin Hood! 🙁

  • Liziany vc não viu?
    ohoohohohh