O reinado de Robert Baratheon



Robert Baratheon assumiu o trono dos Sete Reinos após a rebelião e Guerra Civil contra a dinastia Targaryen.
A rebelião teve início quando o príncipe Rhaegar Targaryen raptou Lyanna Stark, após o torneio da falsa primavera.
O irmão de Lyanna, Brandon Stark e seu pai Rickard Stark exigiram do rei Aerys que Rhaegar seja punido pelo seu crime e Lyanna seja devolvida, porém ambos são mortos pelo rei, que era conhecido como “the mad king – o rei louco”.
Ao mesmo tempo, Aerys exige que Jon Arryn, o Lorde do Eyrie, mate Robert Baratheon (noivo de Lyanna) e Eddard Stark, o sucessor na linha de herança de Winterfell, porém Jon Arryn levanta suas bandeiras e começa a rebelião.
Robert pela sua linha de sucessão invoca seus direitos ao Trono de Ferro, vencendo a rebelião e tornando-se o novo rei de Westeros.





Como Lyanna morre ao fim da guerra, Robert casa-se com Cersei Lannister, selando sua aliança com a família.
Robert mudou bastante após assumir o reino e não foi para melhor, tornou-se um homem doente e infeliz, cheio de  filhos bastardos e conhecido pela sua infidelidade no casamento. Apesar de ser um renomado guerreiro tornou-se gordo devido ao consumo excessivo de álcool e comida. 


Após assumir o trono Robert praticamente deixa o governo do reino a cargo da Mão do Rei, primeiro Jon Arryn e depois de Ned Stark. Enquanto a Mão do Rei juntamente com o conselho real tomavam as decisões importantes relacionadas ao reino, Robert pensava em torneios, bebidas, festas e prostitutas, tornando-se cego aos problemas que o cercavam.
O povo ainda fazia piadas devido a forma como Robert administrava o reino:
 “The king eats, and the Hand takes the shit.”
Quando parte para Porto Real, Ned descobre que o governo está bastante endividado e que mesmo sabendo disso, Robert ainda insiste em gastar sem medidas, realizando torneios e festas sem pensar  nas consequências.

Devido a todos os problemas relatados ao longo de A Guerra dos Tronos, eu não acho que Robert tenha sido um bom rei. Como ele mesmo disse a Ned, no fim Rhaegar venceu. Ele tomou o trono e venceu a guerra, mas nem por isso foi feliz.
Cercado de mentiras por todos os lados, trapaças e intrigas. Robert não assumiu o trono da forma como Ned faria, por exemplo. 
Seu reinado foi rápido e fraco, após a sua morte o reino acabou nas mãos da sua rainha e da família Lannister, deixando Westeros no caos de outra guerra civil, A Guerra dos Cinco Reis. No meio de todos esses conflitos, o povo foi quem mais sofreu.

E vocês o que acham do governo de Robert? Por que vocês acham que ele foi tão fraco ao assumir o governo? Talvez a falta de amigos? A falta de pessoas de confiança ao seu lado e de uma mulher que o amasse de verdade?
Ou será que a sua natureza festeira o impediu de assumir verdadeiramente as suas responsabilidades?
O que vocês acham?

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Mais que nada, acho que ele perdeu o desejo de viver quando Lyanna morreu, porque a amava de verdade. Prova disso foi a primeira coisa que ele fez ao chegar no castelo dos Stark; querer ver seu túmulo. Da conversa com Ned nota-se bastante coisa disso.

    E também por falta de gente de confiança do seu lado. Ned chegou bem tarde, e ele sozinho não seria capaz de muita coisa também. Um rei nunca governa sozinho.

    PS: essas tirinhas que fizeram da saga são hilárias hauhuhauahu

  • Eu fiquei com um pouco de pena dele, mas acho que ele não devia ter sido tão relapso.

    Aguentar Cersei tanto tempo não deve ser brincadeira…
    XD

  • Olá!
    Só de ficar lendo seus posts me da saudades do livro.kkk
    Acho que Cercei minou toda auto-estima e confiança de Robert. Mas na realidade a personalidade dele erá teimosa e voluvel…Não dava ouvidos à Mão do Rei e deixava Cercei influenciá-lo. Ele era fraco!
    Bjs

  • Todo mundo fala mal da Cersei, mas temos que ver o lado dela também.
    Ela ia casar com Rhaegar, ser a rainha e não conseguiu, foi trocada por Ehlia.
    Amava Jaime e não podia se casar com ele.
    Foi obrigada pelo pai a se casar com Robert que nunca a amou, nem demonstrou isso.

    Apesar da sua sede de poder, nunca pôde governar.
    Vivia com medo de que seu romance e seus filhos fossem descobertos e todos eles mortos.
    Imaginem a situação da mulher? 😛

    Acho que se Robert não queria ela, que não casasse…

  • Para mim Robert foi um babaca bebum… Mas claro q minha afeição pelos Stark influencia minha opinião…

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

  • Lidyany,
    Como já foi mencinado nos Livros, não se diz não a Tywin Lannister. O casamento entre Robert e Cersei foi um casamento político.O preço que os Líderes da Rebelião de Robert pagaram pela manutenção do apoio Lannister.
    A Cersei é uma maluca , perigosa, dissimulada, paranóica e com delírios de grandeza (gosto dela) 🙂

    Spoiler
    ..
    .
    .
    .
    .
    .
    .

    Cersei “achava” q ia se casar com Rhaegar, mais delírios na minha opinião. Vc diz que ela ama o Jaime, mas na hora de se casar com o Dragon Prince ela nem lembrou dele..
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    Fim do spoiler

    Resumindo, a Vadia não presta.
    rsrsrs

  • A Cersei não é perigosa, seu corpo é! hauhauhau

    Não gosto dela, mas a entendo bem. O que ela quer é poder e nada mais. Estar acima de todos e fazer o que quiser. Mas que mulher/homem não quer isso? A questão é os meios que ela usa para chegar nos fins que busca.

    Ela foi obrigada a casar com Robert, e ele também foi obrigado, embora não tivesse um pai como Tywin… hehehe

    Desde pequena ela fez tudo o que o pai queria, e após adulta tbm. Se o velho não morresse, ela estaria casada com um Tyrell(se não me engano) agora.

    Mas voltando a falar do Gordo Robert, ele fez bem em se casar com ela, pq teve o apoio dos Lannister; familia poderosa, embora muito ambiciosa e traiçoeira. Muitas outras familias a temem, e não querem criar confusão com ela. Se ele tivesse se casado com uma Stark, acho que seria um rei mais feliz, mas com um apoio bem menor das outras familias. E uma deixa para outra guerra, iniciada pelos Lannister, seguramente. Ou um Greijoy…

  • Acho que vou fazer um post dedicado a “bitch” todo mundo gosta dela!
    AAHHAHAHHAHH

  • Todos personagens são bons personagens. Até mesmo aqueles que vc “adora odiar”…
    PS: Eu sei, O Viserys não fez nada q presta, mas sua coroação salva o personagem hehehe.

  • Acho que se ele estivesse com a Lyanna ia continuar do mesmo jeito, a personalidade dele parece ser fraca por natureza…

  • E a Cersei não é tão má assim, a vida dela é que deve ser bem chata!! o.O

  • Ah Tá!
    Cercei é uma tarada doente…é apaixonada´pelo proprio irmão!!!!Cruizcredo
    Não tenho dó. Pode queimar a bruxa na fogueiraaaa. kkk
    Bjs
    Ah! A continuação de O NOme do Vento só em junho de 2011. Torturaaa.
    http://www.sextante.com.br/onomedovento/

  • ele é fraco por que é tolo u.u
    ele não pode se desapegar a sua noiva no passado Lyana assim gerando um grande despreso a sua rainha (que não é uma santa). Ai as coisas só foram piorando e ele não enfrentou os problemas sempre fugindo até o dia em que “não sobrou ninguem”.

  • @roronoazoro uma pena que Ned só descobriu isso tarde demais hein?
    😉

  • Quando os outro livros forem traduzidos vocês verãoque a Cersei é uma vaca mesmo.
    E burra tbm.

  • mauricio braglia

    Acredito que para Robert a vitoria foi um vasio, pois Lyana tinha morrido sem ela nada tinha sentido humm que rimazinha brega mas é isso é como ter mulheres e milhões e ser sózinho kkkk
    pensando um pouco oq restou para ele ouro gasto vinho sem gosto comida e sexo sem sentimento o resto éra fachada da corte claro resta o poder mas mesmo para ele nao tinha graça acho q ele estava se matando aos poucos

  • Oda Yagyu

    Some men were meant for the battlefield…