A Guerra dos Tronos: opinião dos leitores

O livro foi lançado há pouco tempo aqui no Brasil e já está fazendo a cabeça dos fãs de literatura fantástica.
Muitas revistas e blogs nacionais estão publicando resenhas e tecendo comentários a respeito de como a obra de Martin é maravilhosa.

Em alguns lugares, principalmente onde o livro está sendo divulgado para a venda, há a comparação com a Terra Média e os livros de Tolkien, eu não faria essa comparação visto que o estilo de escrita e o foco das obras são totalmente diferentes.
Mas ressalto que a história criada por Martin não perde em nada para a história criada por Tolkien e que sua obra deve fazer bastante sucesso pelo mundo inteiro. Porém Martin não se preocupou com aspectos minunciosamente dissecados por Tolkien como a linguagens e a criação do mundo como conhecemos em sua obra.


Deixando a comparação de lado, ressalto mais uma vez que A Guerra dos Tronos ( A Game of Thrones) é um dos melhores livros já lançados aqui no Brasil e que deve arrebatar fãs aficcionados nos próximos meses, fora os fãs que já conhecem a obra há mais tempo como eu, e que já divulgam a bastante tempo esta obra prima.

Apesar do tamanho do livro ser assustador ( não pra mim) e de a adaptação do livro ter deixado um pouco a desejar, creio que em pouco tempo esse livro se tornará mais um a disputar o topo da lista de mais vendidos no Brasil!

Se você ainda tem dúvidas sobre a qualidade da obra, ou se quer conhecer mais detalhes do livro, recomendo a opinião de duas leitoras que devoraram o livro em menos de uma semana e já estão ansiosas pelo próximo volume:

Ótimas resenhas, revelam um pouco da beleza da obra, mas não liberam spoilers.
Se você publicar uma resenha do livro e quiser divulgá-la aqui no blog, basta me enviar o link que terei prazer em ler e divulgar.

Se ainda não comprou o livro, clique sobre a capa do livro e veja onde comprar.

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • O livro é ótimo mesmo!!! Eu espero q vc esteja certa qto a ele se tornar um dos mais vendidos, pq eu já li livros ótimos de fantasia q permaneceram nas sombras… Mas acho q depois q a HBO começar a transmitir a série isso tem tudo para acontecer sim.
    O livro é ótimo e extremamente istigante!!!

  • Pelo tamanho o livro assusta.
    Mas quando a HBO passar GOT, vende tudo.
    Os livros de True Blood são ruinzinhos e vendem feito água, oops sangue fresco
    rsrssrsr

  • Oi Lidiany!
    Menina…tô perdendo o sono por causa dessa série. Não vou aguentar esperar 1 ano. Morro até lá! kkk
    Nossa… foi o melhor livro que li nos últimos tempos e está no topo da lista dos 10 mais de 2010.
    BJs

  • AHhah, pra mim foi o melhor livro dos últimos tempos.
    Vou reler o primeiro e não sei nem o que vou ler dps pra passar o tempo XD
    Baixa o capítulo de portugal pra matar a ansiedade…

  • Oi gente, passando pra deixar minha opinião.
    Estou começando a ler a versão brasileira agora. Então não posso opinar sobre a tradução (ainda).
    Mas posso dar minha opinião sobre a obra (q li toda)e sobre o autor(já li outros trabalhos dele).Lá vai.
    As Cronicas de Gelo e Fogo são os melhores livros de fantasia que já li, sim incluindo os do Tolkien.
    Não acho que cabe o pudor de compará-los. O mundo do GRRM é tão complexo e fechado em si quanto a Terra Média do Tolkien.
    Sinceramente acho o GRRM melhor contador de história do que o Tolkien.
    Tolkien era um linguista e a Terra Média nada mais é do que o mundo criado por ele pra povoar de personagens que falassem as linguas que ele criou.O mundo de GRRM tem a finalidade de contar a história e o autor não tem pretensões de desenvolvê-lo mais do que o necessário. Nós conheceremos os lugares que os personagens conhecerem.
    Quanto às histórias a do Senhor dos Anéis é alta fantasia em estado puro além de ser praticamente a precurssora de todo um gênero.Mas a história do Tolkien é relativamente simples, principalmente se comparada com a do GRRM, e o autor do Hobbit se torna, na minha opinião, excessivamente descritivo o que por vezes torna os livros dele enfadonhos (leia-se Entebate). GRRM tem uma trama rápida e ininterrupta que torna quase impossível largar o livro e seus personagens são muito mais do que simplesmente bons ou mals.GRRM parte do princípio de corromper todo e qualquer clichê jah criado em fantasias, sem contar no sem número de teorias que sua história criou, todas discutidas aaté hj 14 anos depois.Como defeito, além da demora, GRRM peca pelo excesso de personegens(denovo na minha opinião)o que torna difícil seguir o que todos os personegens de fundo estão fazendo.
    Quanto a inspiração o GRRM parece ter se inspirad na Guerra das Rosas pro conflito de Guerra dos Tronos (Stark vs Lannister/York vs Lancaster).O Tolkien tb não criou tudo do nada, seus personegens e tramas são completamente isnpirados nos Edda Nórdicos (poemas da mitologia nórdica).

    Resumindo. Pra cada mim os dois são ótimos autores, cada um superando o outro em alguns pontos, mas por causa das Cronicas do Gelo e Fogo GRRM vence por pouco.

    Desculpem a texto imenso (rsrsrsrrss)
    Ps: acho que não sou tão Quiet assim… :p

  • @QuietWolf Eu concordo com vc que a comparação é um tanto desnecessária.
    E concordo também que o mundo criado pelos dois é completamente diferente. Eu adoro o Hobbit e o Silmarillion.
    Mas GRRM nos apresenta todo o seu mundo de uma forma subjetiva, sujeita a interpretações pessoais de cada personagem…
    Estava até comentando com a Kate que nos livros, nós geralmente vemos apenas um lado da moeda…e que as histórias podem ter mais de uma versão!

    Agora dps de ler todos os livros vejo isso claramente.
    Só queria que ele terminasse logo a história e pronto. Tomara ele não faça como o Stieg Larsson =/

    @QuietWolf não se preocupe com o tamanho dos comments, eu tb exagero na dose!!!

    Comecei a ler o livro da LeYa essa semana, mas vou demorar pra ler inteiro. Estou me confundindo toda com os nomes e lugares…

    Abs e volte sempre!

  • De inicio o livro é bastante complexo.
    A quantidade de nomes, as linhagens,guerras,traições..Mas depois tudo se acerta e lê-se muito rapidamente.
    As crónicas de gelo é considerada por muitos a melhor fantasia de sempre,com intrigas fantásticas e personagens brilhantes.Os cenários,as descrições dos banquetes,os salões,os reis,as batalhas,os castelos,os torneios,tão bem descritos.
    Parece uma ficção histórica misturada com fantasia.
    As traições são de cortar a respiração,tal como a morte de personagens que adoramos.
    Envolve com grande realismo.
    Parece tudo muito real com as casas com cada história e podemos seguir as linhagens.
    É de longe mais complexo que senhor dos aneís.
    Até ao momento o meu livro de fantasia preferido é o nome do vento e o ciclo da herança, mas acredito que as crónicas de gelo e fogo ( a meu gosto pessoal) vai ultrapassar o ciclo da herança que adoro , e talvez o nome do vento que tambem já é dos melhores livros de fantasia de sempre e ainda nem acabou.
    Mas admito que o nome do vento me agarrou mais que as crónicas de gelo e fogo, mas atenção pois ainda não acabei de ler todos , ainda vou só a começar o terceiro, e esperam grandes passagens e surpresas.

    Nunca estive tão ansiosa que uma serie começasse.
    Parece que vai ficar muito boa a adaptação pela HBO.Pelo menos o elenco é muito bom até agora.

  • O ciclo da Herança são os livros de Eragon né?
    Eu já li também, mas diria que são um “lanchinho”. Mas gostei muito dos livros, inclusive já li os três…
    Ah, quando vc terminar todos vc vai ver que “as crônicas” é uma obra ainda mais impressionante do que vc imagina…
    A cada final de cada livro eu ainda conseguia me surpreender mais e mais!

    Apareça @mariana! Legal receber sua visita de Portugal aqui no blog 😉

    Abraço!

  • é o melhor blog das Cronicas de gelo e fogo que já encontrei em português.(acho que não encontrei um blog de portugal!apesar de a serie ser um espectaculo,a melhor de fantasia.Mas com a serie ganhará ainda mais fama)!
    Eu sei eragon é um autentico lanche se compararmos , obviamente.Brisingr subiu muito de qualidade comparando.Eram os meus livros de fantasia preferidos , ultrapassando harry potter que também gosto.Depois li o nome do vento , que é realmente muita qualidade, e o seu autor já está junto com george martin , robert jordan,etc como os melhores escritores.
    Tenho noção que apesar de ainda estar a começar vai ser épico e ainda lerei grandes,grandes passagens.

    Li o senhor dos aneís quando era mais nova , mas só li a irmandade do anel, mas ainda vou ler os restantes.Na altura achei um pouco monótona, mas tenho consciência que é a maior obra de fantasia,e os filmes também.Ainda vou ver se gostarei mais das crónicas de gelo e fogo ou do senhor dos aneís.

  • Quando comecei a ler Canção, até que tentei comparar ela com Tolkien, mas depois vi que não tem nada a ver. Cada um tem seu lugar ao sol em lugares diferentes, e não chegam – pelo menos não deveriam chegar- a ter enfrentamentos de fãs pelo mundo. Tolkien é pura alta fantasia, Martin é pura fantasia medieval(ou épica), muito mais centrada nas personalidades dos personagens e suas ambições pessoais. Nada de heróis querendo salvar o mundo ou algo do tipo. Cada um quer ter poder(que o diga a p*** da Cersei), e farão de tudo para conseguir. Tampouco Martin está escrevendo uma obra completamente inovadora. Como disse Quiet Wolf, ele se baseou numa história real para criar a saga, e muitas outras coisas deve ter vindo da nossa idade média, mas a trama que ele criou, tão complexa e “real”, que surpreende e colhe fãs por todo mundo. O problema disso é a lerdeza dele pra escrever ¬¬ … isso me mata!!!!!!! Mas tenho paciência! ^^

  • Parabéns quanto ao blog.

    To lendo livro e ja virei fã da série, já eh a serie que mais tive prazer pela leitura desde que li “As Crônicas de Artur” de Bernard Cornwell.

    Eu só percebi que ao menos aqui em Porto ALegre ele não esta nas principais prateleiras da cidade. Só vejo divulgação pela internet mas não é fácil achar nas livrarias.
    Se “Dragoes de Eter” tem em tudo que livraria, queria entende porque a falta de divulgação de A Guerra dos Tronos pela Leya.

  • @Nando
    Realmente é difícil ler e não gostar né?
    Esse livro é pra quem gosta mesmo de ler e curte fantasia/ficção. Se vc analisar bem, ele tem todos os aspectos de um bom livro desse gênero e acima de tudo é original!
    Realmente não entendi muito bem a estratégia da LeYa, veja que a produção do livro já começou ruim…e agora essa descuido da LeYa está se estendendo a área de marketing. Eles insistem em vender o livro de Martin como o novo Tolkien, esse é o slogan, na minha opinião muito ruim e não estão divulgando a obra.
    Vejo blogs empurrando vários livros e alardeando propagandas de obras sem conteúdo, enquanto alguns poucos blogs estão divulgando A Guerra dos Tronos por uma questão de gosto pessoal.
    Além disso, o livro baixou o preço e não está sendo amplamente divulgado como deveria nas livrarias e na internet.
    Lembro que quando a Trilogia Millenium estreou no Brasil eu comprei devido a propaganda que me atormentava em todos os lugares…

    Acho que a LeYa espera que o livro seja vendido pelo “boca a boca”…
    Sinceramente não entendo mais essa editora não…
    😛

    Obrigada pela vista e comentários!