Resenha do livro A Guerra dos Tronos

Pode ser que você esteja entrando nesse blog pela primeira vez e não tenha idéia do que se trata A Guerra dos Tronos, bem deixe-me te dar uma pequena pista.

Eddard Stark empunhando sua espada Ice (Sean Bean em cena de Game of Thrones da HBO)

A Guerra dos Tronos é o primeiro livro da saga A Song of Ice And Fire (Uma canção de gelo e fogo, no Brasil e Portugal) , do autor George R. R. Martin, composta por 4 livros atualmente e mais 3 que estão por vir:

  1. A Game of Thrones A Guerra dos Tronos
  2. A Clash of Kings – A Fúria dos Reis 
  3. A Storm of Swords – A tormenta de espadas
  4. A Feast for Crows – O festim dos corvos
  5. A Dance with the Dragons – Uma dança com dragões (não lançado ainda)
  6. The winds of winter – Os ventos do inverno (não lançado ainda)
  7. A Dream of Spring – Um sonho de primavera (não lançado ainda)

Bem, confira a sinopse do livro:

Em uma terra onde o verão pode durar décadas e o inverno toda uma vida, os problemas estão apenas começando. O frio está de volta e, nas florestas ao norte de Winterfell, forças sobrenaturais se espalham por trás da Muralha que protege a região. No centro do conflito estão os Stark do reino de Winterfell, uma família tão áspera quanto as terras que lhe pertencem. Dos lugares onde o frio é brutal, até os distantes reinos de plenitude e sol, George R. R. Martin narra uma história de lordes e damas, soldados e mercenários, assassinos e bastardos, que se juntam em um tempo de presságios malignos. Entre disputas por reinos, tragédias e traições, vitória e terror, o destino dos Stark, seus aliados e seus inimigos é incerto. Mas cada um está se esforçando para ganhar este conflito mortal: a guerra dos tronos. – A Guerra dos tronos Editora LeYa.

O livro começa contando a história da família Stark, que mora no Norte de Westeros, os Stark são uma antiga família nobre cujo líder é Eddard Stark, também conhecido como Ned. Eddard tem cinco filhos: Bran, Rob, Rickon, Arya, Sansa e o bastardo Jon Snow, sua esposa se chama Catelyn
No início do livro, os Stark recebem a notícia de que um amigo de Ned, Jon Arryn,  A mão do rei, acaba de falecer e que o rei de Westeros, Robert Baratheon, e a corte real estão vindo para Winterfell.


Eddard não vê o rei desde o fim da rebelião em que ele ajudou Roberth a derrotar os Targaryen, antiga família que reinava em Westeros e assumir o trono de ferro. 
Após a rebelião, Robert casou-se com Cersei Lannister e teve três filhos: Joffrey, Tommen, e Myrcela. Robert tornou-se um rei glutão,gordo e bêbado, muito diferente do amigo que Ned conheceu.
Além dessa surpreendente visita, os Stark sabem que o inverno está chegando, o verão durou aproximadamente 10 anos, e quanto maior o verão, pior e mais longo será o inverno que está por vir. Junto com ele, vem maus presságios, criaturas estranhas e malignas.
Eddard não deseja se envolver nas intrigas da corte, mas acaba vendo-se enredado nos acontecimentos que estão por vir.

Além da família Stark, ao longo do livro, somos apresentados a outras famílias de Westeros:  Lannister, Baratheon, Arryn, Targaryen, Tully, Tyrrel, Clegane, entre outras.


Daenerys Targaryen, juntamente com seu irmão Viserys, são os últimos descendentes da família Targaryen, eles fugiram de Westeros após a derrota e destruição da casa Targaryen, por Robert o usurpador, vivendo de favores em uma terra estranha, porém  ambos ainda sonham com a terra distante.


A Guerra dos Tronos é uma aventura inteligente e empolgante do início ao fim, não há como abandonar esse livro. Leitura obrigatória para os fãs de fantasia e aventura. 
O livro traz guerras, intrigas, mentiras, traição, orgulho, inveja, dragões, religião, política, preconceito, mocinhos e bandidos em uma história onde você não sabe em quem confiar e seu personagem favorito pode morrer a qualquer momento!


Acredite, esse livro não se parece com nenhuma história fantástica que você conhece. Sucesso internacional na última década e traduzido para diversas línguas, você não pode deixar de conferir! 


Muitos comparam a obra de Martin à Tolkien, mas após conhecê-la você irá perceber que há poucas semelhanças. Não existem elfos, além disso, os dragões e seres mágicos não são o elenco principal da história, aparecendo apenas timidamente ao longo da obra. 
O centro da obra são as casas nobres de Westeros e a sua luta no jogo de tronos.


Caso você ainda não tenha se convencido da grandiosidade da obra, recomendo a leitura da resenha da saga feita em detalhes pela Ana Carolina do blog Leitura Escrita, foi a partir dessa resenha que comecei a me interessar pela série. Espero que a minha resenha também traga novos fãs, assim como a resenha da Ana fez comigo 😉


Além de todos os motivos citados acima, a HBO lançará ano que vem a série Game of Thrones.
Para comprar o livro clique aqui.


Lembre-se: o Game of Thrones BR é o primeiro site brasileiro dedicado à A Song Of Ice and Fire – Crônicas de Gelo e Fogo! =)

  

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Eu ia comprar, mais o frete do submarino nao tava gratis, e olha q eu passei dos 78,90…

    Breve. To aguado 😀

  • Uma pena, mas livro tá caro mesmo esses dias…
    Se souber de promoção, eu te aviso ^^
    O meu tá chegando, se vc ficar na fila eu te empresto!
    rsrssrs

  • Hj o frete é grátis, aproveite!!!

  • Olá, não sei se é viagem minha, por isso vou colocar aqui pra vocês que são fãs me dizerem se é isso mesmo.
    Estou no meio do A Guerra dos Tronos e de repente me deu um estalo: GRR Martin fez uma homenagem gigante a Senhor dos Anéis.
    Jon Snow é um Frodo, e quem são seu melhor amigos?
    Pyp = Pippin
    Samwell = Samwise (gordinho tbm)
    Grenn = Merry

    É isso mesmo??? Acho que tem tudo a ver, são os 3 melhores amigos de Jon, assim como em SDA, e Samwell é mais ligado a Jon assim como Pyp a Grenn. Frodo e Sam; Pippin e Merry

  • Não tinha pensado por esse lado.
    Pq a jornada de Jon Snow é bem diferente da de Frodo (até o momento, nunca se sabe, né?)
    Mas acho que combina sim, ainda mais que Samwell sempre está apoiando ele, da mesma forma que Samwise.
    /****/ Spoilers
    Mas acho que Frodo mesmo, eu compararia com Arya.
    Vc já reparou como ela vai e vem pra qualquer lugar que ela não quer ir, assim como Frodo 😉
    /****/
    Quem sabe, existe mesmo essa homenagem. Vou dar uma pesquisada sobre o assunto, achei a idéia interessante…

  • apesar do próprio Martin já ter dito que tem um pouco da influencia de Tolkien, acho que isso aí foi apenas uma coincidência, nada mais que isso, porque depois muita coisa muda com Jon e seus amigos. E com a Arya também XDD

    Na resenha faltou falar dos lobos, a ligação com eles é muito importante no livro, principalmente para Jon, Bran e Robb. Depois faremos um “Destripando Jogo de Tronos” por aqui. hauhauha Me nego a chamá-lo de Guerra ¬¬

  • Odeio 'a guerra dos tronos', pq não um jogo de tronos? Bem melhor…

    Eu não acho Jon parecido justamente pq ele não tem uma jornada…
    Acho que seja uma coincidencia. Já Arya faz uma viagem…

    Não falei sobre os lobos pq senão ia ficar muito grande XD
    E isso não é muito revelado no primeiro livro, é esclarecido mais adiante…

    Boa idéia destripar esse livro, se ficar com raiva, faço isso mesmo
    AUSHAUS

  • Bem, estou ainda lendo o primeiro livro e não sei tanto sobre a série como vocês, mas olhando bem acho que foi sim uma homenagem dele a SDA.

    Jon não tem nada de Frodo, até porque se a jornada deles fosse igual seria apenas uma releitura de SDA, mas isso não quer dizer que ele não tenha feito dos amigos dele da patrulha da noite uma homenagem a Tolkien.

    Samwell e Samwise tem nome praticamente igual, estão acima do peso e tem problemas iniciais de confiança; Pyp é o mais brincalhão do grupo assim como Pippin, nomes idênticos, muitas vezes chamam Pippin de Pip; A maior diferença é entre Grenn e Merry, mas mesmo assim Merry é o mais sério da dupla.
    São 4 amigos nas duas histórias, há formação de duas duplas mais amigas Frodo e Sam; Merry e Pippin.
    Além disso o que chama Merry e Pippin para a aventura é o fato de terem roubado verduras de uma fazenda, e Grenn e Pyp também vão parar lá por terem roubado.

    Enfim, não é que por isso os personagens de Martin vão evoluir como os que ele está homenageando, mas as características iniciais estão lá para os fãs de ambos verem, até porque é um mundo diferente, com regras diferentes.

  • Achei uma pagina com uma entrevista de Martin que perguntam sobre Samwise e Frodo, vejam http://www.westeros.org/Citadel/SSM/Entry/1165/
    Pergunta 9 e 10. Ele responde bem humorado.

    E outra em que vêem essa homenagem e outras http://bang.saidadeemergencia.com/index.php?topic=1021.0

  • @Icemann muito obrigada pelo link da carta, adorei várias respostas dele!
    E sim, ele confirmou as homenagens.
    Como eu disse, acho que Sam realmente confere com o personagem.
    Mas Jon não, nesse ponto eu me lembro de Arya.
    Nos outros livros ela sempre acaba indo e voltando e pára em lugares onde ela não queria estar.
    Tudo que Frodo quer é levar o anel pra Mordor e sempre Gollum ou Sauron, ou alguém sempre o atrapalha de alguma forma.
    Quando eu li, sempre pensava em Arya e Frodo 😉

    Adorei suas dicas @Icemann apareça e boa leitura!!
    Querendo comentar mais apareça, eu adoroOOOOOOOO falar do livro tá!
    😉

  • Dei uma olhada nesse link da sDE, achei mto engraçada a comparação entre Stannis e Ahab e o nome de Eddard Stark ser referência à Tony Stark é bastante interessante 😉

    ótima discussão @icemann 😉