Catelyn Tully

Catelyn Tully é a esposa de Eddard Stark e Lady de Winterfel. Ela tem 5 filhos: Robb, Sansa, Arya, Bran e Rickon.

Catelyn nasceu na Casa Tully, é a filha de Hoster Tully e Minisa Tully, seus irmãos são Edmure e Lysa. Catelyn é conhecida por seu senso de justiça e honra, tendo seu comportamento regido por príncipios.

Tem um amor profundo pela família e forte fé nos Sete. Ela nunca considerou o bastardo Jon Snow como parte da família e nunca perdoou Eddard por trazê-lo para casa.



História:
Catelyn cresceu em Riverrun onde se tornou amiga de Petyr Baelish, um protegido de seu pai. Petyr se apaixonou por ela, mas ela sempre o considerou um irmão.
Quando ela tinha 12 anos, foi prometida a Brandon Stark, herdeiro de Winterfell. Petyr desafiou Brandon em um duelo pela mão de Catelyn, porém ele foi derrotado e sobreviveu graças aos pedidos de Catelyn pela sua vida. Catelyn nunca mais falou com ele e queimou a única carta que ele lhe enviou após a morte de Brandon.

Apesar de amar e de estar noiva de Brandon, ela acabou se casando com seu irmão mais novo, Eddard, depois que Brandon foi morto pelo Rei Louco.

**Atenção o trecho a seguir contém spoilers referentes ao primeiro livro**
Em A Guerra dos Tronos:


Depois da chegada da família real em Wintefer Catelyn recebeu uma carta de sua irmã, avisando que a os Lannisters mataram seu marido, a mão do rei, Jon Arryn. Isso deixa os Starks alarmados, já que Ned havia sido convocado para o mesmo cargo por Robert I.

Depois que Bran é atacado por um assassino, Catelyn viaja para Porto Real para informar Eddard sobre o ocorrido. Ao chegar, Catelyn é informada por Petyr Baelish que a adaga pertence a Tyrion Lannister.

Em seu caminho de volta para Winterfell, Catelyn encontra Tyrion e o leva preso para o vale de Arryn, lá Tyrion escapa de sua execução, mas sua prisão é o estopim para o início da guerra.

Fonte: ASOIAF wiki

Tags: Tags:, ,

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados

  • Gostei muito dos POVs dela.

    Spoiler:

    Só espero que Martin não mate a Brienne!!

  • Eu gosto de Brienne tb =)

    ** spoiler

    As partes dela com Jaime são mto engraçadas, eu me acabava de Rir.

    Eu gostava de Catelyn, mas nada me tira da cabeça que a burrice dela foi a ruína dos Stark.

  • nao acho que tenha sido burrice dela. Foi mais do filho dela de não manter a palavra que fez com os Frey. Essa foi a ruína. E ela não podia fazer nada, o rei era ele.

    Eu também ria demais da Brienne e Jaime juntos huahuahua…

  • Ah, mas eu acho que a burrice dela começa no início do livro.
    Desde quando ela convenceu Ned a ir pra Winterfell e depois quando ela pega Tyrion, aí depois ela vai atrás e Lysa, aí desanda a história toda!!!!

    E ela ainda se deixa enganar por Petyr!

    WTF??

    Eu tinha vontade de matar ela o tempo todo, mas mesmo assim eu gosto dela…

  • Vinícius Nabak

    Estou na Tormenta de Espadas, e chorei muito com o que aconteceu com a Grandiosa Lady Catelyn Tully Stark. Vejo que ela tem um pouco de influência no declínio Stark, mas ela sempre lutou pelo bem de sua família. Espero MUITO que GRRM evoque alguma magia para traza-la ao normal, qualquer magia: dos Filhos da Floresta, dos Sete Deuses, do Deus Afogado e até mesmo de R’ollor, um deus que me enoja (principalmente por causa de Melisandre) mas que nas mãos de Thoros de Myr seu poder é usado com coerência.