Comentários sobre o livro I – Game of Thrones

Esse texto contém spoilers. =D

Engraçado, no início do livro, pensei que Ned ia ser o fodão, a mão do rei, que ia fazer justiça e punir todos os malvados.
Ledo engano, acho que ele foi fraco e lento, poderia ter evitado grande parte dos problemas do reino.

Se ele tivesse falado francamente com Robert, acho que ele acreditaria. Além disso, ele poderia ter voltado e abandonado Robert e a sua corte de menitorosos e ladrões. Ele não pensou nos filhos, nem ele nem Cat, quando eles descobriram que os Lannister tentaram matar Bran, deveriam ter enviado Sansa e Arya de volta a Winterfell, quando Cat supostamente voltou para casa. Ela também não imaginou que os Lannister não iriam deixar barato se ela seqüestrasse Tyrion? É claro que Jaime iria agir, e isso implicaria em Ned e todos os outros correndo perigo, por isso a morte dos soldados e a do prórpio Ned, é em grande parte culpa dela. Se ela não tivesse agido de forma precipitada, Ned teria tido mais tempo para agir com calma e pegar os Lannister de surpresa. Catelyn deveria ter tido sangue frio para ignorar Tyrion e deixar que o marido dela tomasse as devidas providências, não foi isso que eles haviam combinado?

Como que Eddard foi confiar em Littlefinger? Eu sempre achei que ele estava fingindo, que ele não ia ajudar os Stark depois do que aconteceu entre ele Catelyn e Brandon. Mais uma burrice.
Por que Eddard avisou a rainha dos seus planos? Após esta conversa, ele deveria ter enviado alguém para convocar Robert de volta e avisá-lo de que todo o reino estava em perigo. Ele deveria ter prendido Cersei em segredo e avisar a todos a sua volta sobre o que ele descobriu, lembrem-se que Renly foi embora sem saber de nada do que ela havia feito e tramado. Por guardar tanto segredo e temer pela vida dos filhos de Cersei ele colocou a vida de todos os seus em grande perigo.

Em relação à Eddard, outra coisa que não gostei foi o fato dele ter se rebaixado ao se declarar culpado de traição, eu não imaginaria ele na Muralha entre os Night Watch, ele que era tão cheio de honras, o Senhor do inverno, descendente dos Reis do Norte, aquela não era vida para ele, mas no último minuto, pensando em Arya e Sansa, ele voltou atrás em sua palavra e acabou saindo como vilão na história, isso eu não gostei mesmo. Preferia que ele tivesse morrido com dignidade. Uma pena a sua morte, pois só teremos uma temporada de Sean Ben, se a HBO seguir até o fim do primeiro livro.

Eddard teve uma grande culpa pelo caos no reino, porém Robert era o rei, e ele se deixou enganar e manipular por uma corja de mentirosos, ele era um rei que só pensava em festas, bebidas e mulheres, talvez ainda pior do que o rei anterior. Por isso os Lannister conseguiram tomar o trono tão facilmente.

Jon Snow é um personagem singular, por este livro você já imagina que o seu destino é ser o Lord Comandante e que ele ainda será um dos maiores heróis da história. Mas e sobre seu passado? A sua ascendência é motivo de grande curiosidade, por ser tão comentada no livro, um dos maiores mistérios.  Na minha opinião ele não é filho de Eddard, mas ele tem que ser um Stark, todos falam o quanto ele se parece com Eddard, mais ainda que seus filhos legítimos, então quem seria a sua mãe? Bom, depois de pensar em Brandon, ou em alguém que Eddard amava antes de Catelyn, recusei as duas possibilidades, pois Eddard era muito honrado e ele não teria um filho bastardo, pois ele não trairia a confiança de sua esposa, sobre Brandon conhece-se tão pouco que é difícil tirar alguma conclusão. Então pensei em Lyanna, lembrem-se que ela foi raptada e estuprada por Raeghar, logo se Jon fosse filho dela com o príncipe, Robert e todos iriam querer matá-lo caso sua identidade fosse revelada, porém mesmo sendo motivo de vergonha para Ned Lyanna deve ter pedido a ele para não matar o seu filho, com isso ele foi obrigado a criá-lo como um Stark porém sem nunca revelar a sua identidade.
Ainda tenho a impressão de que no fim das contas Jon será um dos maiores Lords de Westeros, quem sabe o próprio rei.

Sansa bem que mereceu os maus tratos de Joffrey, está pagando pela própria burrice!

Aquela Lysa Arryn e o filho dela são dignos de pena.

Tyrion é um dos melhores personagens do livro, ainda bem que escolheram um ator bem qualificado para o papel, a sua inteligência e sagacidade são incríveis, eu ri muito quando ele enganou a Lysa direitinho no Eyrie. Espero que ele faça Joffrei pagar por cada uma das suas maldades com rei. Aparentemente ele é o único dos Lannister que tem coração, com certeza devido a sua condição vergonhosa para a família, ele nunca foi tão orgulhoso com Jaime ou Cersei e nunca foi amado pelo seu pai, como vemos em suas conversas com Jon. Espero que ele tenha um bom final a despeito do que aconteça com a sua família.

Sobre Daenerys, achei a história dela muito triste, quando finalmente ela se sentia como uma rainha, tudo lhe foi tirado novamente. Mas ela é já uma mulher crescida, sozinha e cheia de inimigos mais próximos do que ela pode imaginar, então espero que ela consiga dar a volta por cima e retornar a Westeros com seus dragões! Viserys foi patético, nem precisa comentar, a única parte legal dele no livro foi a sua morte! Kharl é outro personagem muito bom, mas que parte muito cedo! Adoraria vê-lo levando seus homens contra Joffrey, Cersei ia ter um treco!

Outro ponto alto livro são os lobos, adorei essa parte da história, estou muito curiosa para saber como eles serão no seriado. Gostei mais deles até que dos dragões de Dany.

Agora minhas perguntas são:

  • Como Cersei pode ser tão miserável? Ela é uma bruxa, não uma rainha!
  • Nymeria ainda voltará para Arya? E ela ainda conseguirá encontrar seus irmãos ou sua mãe?
  • O que são esses Outros atrás da muralha?
  • Quem é a mãe de Jon?
  • Quem será o rei de Westeros no fim da história?

O livro é muito bom, acho que a publicação no Brasil fará bastante sucesso!

Agora comentem sobre o que vocês acharam do livro! Concordam ou discordam da minha opinião?

Compartilhe:

Ao comentar no site você aceita as regras previamente estabelecidas.

Posts Relacionados